PDA

Ver Versão Completa : Processo de Imantização de peças metálicas



EduardoLang
09/10/2003, 13:05
Prezados Senhores.........

Pelo que me parece existem muitos engenheiros, mecânicos, mexânicos, químicos, analistas de diversas formas etc etc etc.......

Estou com a seguinte necessidade:

Tenho um kit de chave de fenda e outros tipos mais de ponteiras que NÃO SÃO IMANTIZADOS, pois bem: gostaria de torná-los imantizados e que essa imantização não seja temporária. Como é que devo fazer ? ? ? ?

Existe algum processo que permite isso ? ? ? Já tentei por descarga elétrica, mas permanece por um espaço curto de tempo, então esse não serve.

Aguardo um retorno.
Um forte abraço,
SDS jeepeiras.

du
09/10/2003, 13:25
Eduardo,

Tente descobrir o material das peças, verifique na embalagem se tem alguma especificação.

O método mais utilizado é com campo magnético mesmo, geralmente gerado com eletricidade, mas o que influencia muito é o tempo e a capacidade aplicada.

Abraços Du.

kge
09/10/2003, 13:29
Olá !

Não sei se essa descarga elétrica que vc fez usou o mesmo procedimento que eu.

Eu imantei uma chave de fenda da seguinte maneira: Peguei desses fios (usados em residência) de uns 3mm de diâmetro. Desencapei ele inteiro :shock: .

Enrolei o fio marvado na chave de fenda :twisted: . As pontas encostei no polo positivo e negativo da bateria 12v. Foi só faisca que voava :twisted: . Esquenta um pouco, por isso proteja suas mãos

Depois desse procedimento a chave ficou imantada. Mas faz tanto tempo que não vejo essa chave que nem sei se está imantada ainda !


Abraços.

KGE

"É mole mas sobe!"

billj
09/10/2003, 13:48
http://www.arnoldmagnetics.com/mtc/mag_equipment_introduction.htm

walter.andreis
09/10/2003, 15:55
Eduardo,
Pode também pegar um imã (igual de bobinas de subwoofer) e ficar esfregando-o :shock: na chave por um tempo... já fiz isso várias vezes e funcionou, porém não sei a durabilidade...

Ps.: Depois de imantar, não use estas chaves no seu PC hein...

[]´s