Ver Versão Completa : Problema na Bomba Injetora ?
Rubens Viajante
24/11/2011, 18:05
Boa tarde pessoal.
Minha Defender vem apresentando o seguinte problema: ao desligar a chave de ignição, o motor continua funcionando por mais um ou dois segundos. O mecânico da concessionária me disse que isso era um problema do solenóide da bomba de combustível . Ocorre que essa minha bomba passou por uma revisão geral em uma autorizada da Bosch há pouco mais de três meses.
Seria realmente isso? Problema no solenóide da bomba injetora?
Desde já, agradeço a aqueles que puderem me ajudar nessa dúvida.
Rubens
Dinho_BH
24/11/2011, 18:55
Vou acompanhar...
A minha também (às vezes) faz o mesmo.
Abraços.
henrique wamser
24/11/2011, 21:36
a referida bomba não é a injetora, e sim a bomba de combustível, com acionamento elétrico.se travarmos o embulo do solenóide e fizermos pegar no tranco, não precisamos nem da bateria!
portanto, o solenóide deve estar com um retardo no fechamento.
Caros,
é sim o solenoide da bomba injetora de combustível. Pode ser sujeira e ou corrosão. Agora mesmo com tudo OK eventualmente ela pode vacilar. Acontece.
Substituir é simples e pode ser feito no local, porém é importante limpar tudo a sua volta antes de desmontar, para evitar o entupimento dos bicos. Qualquer, absolutamente qualquer bombista tem conhecimento para este job. Esta bomba (Bosch VE) é a mais popular das populares.
Abraços
Clemente
Dinho_BH
25/11/2011, 14:26
Clemente,
Obrigado!!
Abraços.
Rubens Viajante
27/11/2011, 19:07
Clemente,
Obrigado por mais uma vez ter sanado minha dúvida , com uma resposta clara e precisa.
Abraços
Rubens
Segue um vídeo sobre o solenoide.
Diesel Stop solenoid 200tdi / 300tdi Land Rover Diesel Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7C3UNVL0lTw)
henrique wamser
29/11/2011, 09:50
Desulpem a minha mistura de bombas,baseada em comentarios e sem precisao. deveria ter esperado o Clemente. ;-)
Rubens Viajante
30/11/2011, 17:46
Problema, a princípio, resolvido.
Ontem, levei o Defender a um bombista. Ele testou dalí, testou daqui, e confirmou que o problema estava no solenóide. Trocou uma pequena mola (resistência) que fica dentro do solenóide e, de lá pra cá, não tornou a ocorrer o problema (motor continuar funcionando mesmo depois de desligada a chave).
Rubens
O cara foi gente fina. Normalmente querem trocar toda a solenoide.
Excelente!
Abs
Clemente
Problema, a princípio, resolvido.
Ontem, levei o Defender a um bombista. Ele testou dalí, testou daqui, e confirmou que o problema estava no solenóide. Trocou uma pequena mola (resistência) que fica dentro do solenóide e, de lá pra cá, não tornou a ocorrer o problema (motor continuar funcionando mesmo depois de desligada a chave).
Rubens
Meu Defender apresentou o mesmo sintoma ...
Levei ao bombista para trocar a solenóide e foi detectado que a mesma estava em perfeito estado, mas com um porém. Tinha sinal de alguma limalha. Resultado, deixei para desmontar a BI toda.
A bomba foi toda revisada a 9 meses, porém o carro andou apenas 7.000Km neste período de tempo.
Cabe garantia??
Estou aguardando a facada ...
1265 latinhas ...
Com "desconto" na mão-de-obra pelo curto período de uso após a revisão da BI, 1050 latinhas.
Foi um defeito no came e o reparo sempre é todo trocado novamente. Ficou bom e novamente regulada.
Me indicaram o desgaste causado provavelmente por combustível de origem duvidosa ... será??
Abasteço sempre no mesmo lugar e durante viagens procuro postos (de bandeira) dentro das cidades ao invés de abastacer às margens das BRs.
Abastecer sempre S50 evitaria isto? :pensativo:
Complicado isso. Bem, já foi.
Pelo menos agora está funcionando 100% a solenóide que não precisei trocar ...
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
rafaelfernandez
02/07/2012, 23:30
Abastecer sempre S50 evitaria isto? :pensativo:
Hailton,
Como nossos 300tdi são de projeto/concepção muito antiga, acho que é mais um caso de qualidade de combustível do que o teor de enxofre do mesmo. Ou então fizeram besteira no 1o serviço.
Tens feito a limpeza/drenagem do sedimentador com que frequência?
Eu considero a quantidade de água e sujeira no sedimentador um bom indicativo da qualidade do combustível que está sendo usado.
[]´s
Rafael
Hailton,
Como nossos 300tdi são de projeto/concepção muito antiga, acho que é mais um caso de qualidade de combustível do que o teor de enxofre do mesmo. Ou então fizeram besteira no 1o serviço.
Tens feito a limpeza/drenagem do sedimentador com que frequência?
Eu considero a quantidade de água e sujeira no sedimentador um bom indicativo da qualidade do combustível que está sendo usado.
[]´s
Rafael
Aqui minha parcela de culpa no problema...
Se tivesse esta informação eu não ia arcar com a maior parte do prejuízo!!
*O filtro de diesel é sempre trocado no prazo, mas o sedimentador confesso que deveria abrir mais vezes, principalmente para medir o Diesel dos postos, conforme seu relato.
Vou tentar medir isso, mas sinceramente não acredito que foi o diesel. Acho que alguma coisa passou batida na última revisão.
Além disso, no posto que abasteço, minha ex-Ranger rodou bastante e nunca deu problema (com a mesma BI).
:pensativo:
Abraço!
rafaelfernandez
04/07/2012, 22:36
Hailton,
Li aqui no fórum(salvo engano) uma recomendação para procurar abastecer sempre em postos com muito movimento, evitando assim os postos com pouca rotatividade. O motivo para tal cuidado, ainda de acordo com as informações colhidas, seria que a condensação de água nas paredes do tanque dos postos é extremamente prejudicial, uma vez que água + enxofre = acido sulfúrico.
Talvez, por rodar pouco, esse mesmo fenômeno tenha acabado por acontecer dentro do tanque de sua 90tinha e por sua vez ter danificado sua bomba em pouco tempo. Li por aqui também a recomendação de ao se deixar uma viatura diesel parada por muito tempo, procurar faze-lo com o tanque cheio, diminuindo assim o espaço no tanque para que ocorra a condensação.
Enfim, achei que essas informações lhe poderiam ser uteis de alguma forma. :concordo:
[]´s
Rafael
É verdade Rafael... bem observado!
Ficava mais no estaleiro na reforma do que nas ruas...
Essa fase, já era!! Amém.
Valeu a info.
Abraço!
Bom dia, pessoal.
Ontem cheguei em casa e meia hora depois fui tentar sair novamente e o solenóide da bomba de combustível deu uma falhada e o motor não pegou. Depois que o motor esfriou um pouco pegou normalmente. Até agora tá normal.
Para evitar surpresas, gostaria de substituir a solenóide. Verifiquei no vídeo postado pelo Clemente que o código é RTC6702. Alguém poderia me indicar onde encontro esta peça aqui no Brasil? Normalmente compro na Britcar, mas às vezes demora demais e não gostaria de esperar.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Abcs
Bom dia, pessoal.
Ontem cheguei em casa e meia hora depois fui tentar sair novamente e o solenóide da bomba de combustível deu uma falhada e o motor não pegou. Depois que o motor esfriou um pouco pegou normalmente. Até agora tá normal.
Para evitar surpresas, gostaria de substituir a solenóide. Verifiquei no vídeo postado pelo Clemente que o código é RTC6702. Alguém poderia me indicar onde encontro esta peça aqui no Brasil? Normalmente compro na Britcar, mas às vezes demora demais e não gostaria de esperar.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Abcs
Neste caso não vale a pena importar.
Qualquer oficina de motores diesel tem as peças da BI da Bosch ...
Obrigado, Hailton.
Vou procurar aqui em Ilhéus ou redondezas.
Abçs
"Ontem cheguei em casa e meia hora depois fui tentar sair novamente e o solenóide da bomba de combustível deu uma falhada e o motor não pegou. Depois que o motor esfriou um pouco pegou normalmente. Até agora tá normal."
Explica melhor como que falhou?? o motor de arranque girou forte e não pegou??
Sim. O arranque girou normal, e não pegou com sintoma de falta de combustível. Além de aguardar um certo tempo também mexi no terminal. Pode até ser que o problema tenha sido na conexão do terminal. Mas na dúvida vou aproveitar e substituir a válvula, e fazer uma conexão com parafuso conforme vi em outo tópico com problema semelhante.
Abçs
Sim, verifique bem o terminal, com a ignição ligada, deve ter 12V. Teste com uma lampadinha ou multimetro.
Agora, se começar a ficar difícil ligar com o motor quente, é sintoma de bomba injetora desgastada...
Tomara que seja só mal contato.
Abs
Clemente
Sim. O arranque girou normal, e não pegou com sintoma de falta de combustível. Além de aguardar um certo tempo também mexi no terminal. Pode até ser que o problema tenha sido na conexão do terminal. Mas na dúvida vou aproveitar e substituir a válvula, e fazer uma conexão com parafuso conforme vi em outo tópico com problema semelhante.
Abçs
Obrigado, mestre.
Também espero que seja só mal contato. Foi a primeira vez que aconteceu.
Quando a causa é bomba injetora desgastada, há reparo ou somente substituindo a bomba?
Abçs
Obrigado, mestre.
Também espero que seja só mal contato. Foi a primeira vez que aconteceu.
Quando a causa é bomba injetora desgastada, há reparo ou somente substituindo a bomba?
Abçs
Tem reparo ...
O Kit completo vai sair uns 1500 conto.
Que mestre que nada!! Menas! rsrsrsr
Sim, tem reparo sim, qualquer posto Bosch... Custa ± R$ 1000 :( mas fica 100% nova.
Abs
Clemente
Obrigado, mestre.
Também espero que seja só mal contato. Foi a primeira vez que aconteceu.
Quando a causa é bomba injetora desgastada, há reparo ou somente substituindo a bomba?
Abçs
Galera aproveitando o tópico, estou precisando trocar minha bomba injetora vi lá fora que está custando algo em torno de 700 libras a Genuina o que daria algo em trono de R$2300 fora frete impostos etc... Quais as alternativas que tenho aqui no Brasil sabendo que meu motor é o 200 tdi.
Abs
Suíço,
sua bomba é Bosch. Pode mandar em qualquer posto Bosch. Não precisa colocar uma nova.
Abs
Clemente
Galera aproveitando o tópico, estou precisando trocar minha bomba injetora vi lá fora que está custando algo em torno de 700 libras a Genuina o que daria algo em trono de R$2300 fora frete impostos etc... Quais as alternativas que tenho aqui no Brasil sabendo que meu motor é o 200 tdi.
Abs
Clemente, o Ronald disse que não é Bosh e que é alguma adpatada, saberia me dizer onde arrumo uma bosh zero?
Abs
Deixa eu aproveitar o tópico também.
Minha BI tem 170 mil km. Aparentemente tudo bem. Pega de primeira em qualquer tempo, apesar de uma fumaça clara um pouco maior em marcha lenta. VocÊ acreditam que uma manutenção preventiva da bomba( abrir e trocar o que precisa) seja mais barata ou melhor esperar ela dar pau para ir a um bombista.
Abs
Sergio
Sergio,
verifique o ponto e só. BI só coloque a mão quando estiver ruim (vazando ou com problemas na partida)!
Abs
Clemente
Deixa eu aproveitar o tópico também.
Minha BI tem 170 mil km. Aparentemente tudo bem. Pega de primeira em qualquer tempo, apesar de uma fumaça clara um pouco maior em marcha lenta. VocÊ acreditam que uma manutenção preventiva da bomba( abrir e trocar o que precisa) seja mais barata ou melhor esperar ela dar pau para ir a um bombista.
Abs
Sergio
Sergio,
verifique o ponto e só. BI só coloque a mão quando estiver ruim (vazando ou com problemas na partida)!
Abs
Clemente
OK Clemente. Também suspeitava disso. Vou checar o ponto, principalmente da LDA, acho que é a responsável pela fumaça a mais antes do turbo entrar (mexi nela antes). Vc sabe dizer para que lado eu giro aquele parafuso central? Esqueci rsss.
Obrigado
Sergio
Quanto sai a retífica completa de uma bomba dessas?
± R$ 1200 (você levando ela diretamente no posto Bosch, separada do carro).
Quanto sai a retífica completa de uma bomba dessas?
Olá amigos , Conheço um ótimo bombista em Guarulhos e o mesmo trabalho por alguns anos na Bosh . Tem uma boa experiência e divide o pagamento .
BIT TÉCNICA DIESEL
(11 (http://ddd.guiamais.com.br/busca/11)) 2412-6890
Um abraço e boa sorte a todos que esteja precisando deste serviço !
Obrigado celite e cgauer!
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