Ver Versão Completa : Motor de Ranger?
fernando_ribeiro
24/06/2005, 11:57
galera gostaria de saber se o moto v6 e 4 cilindros da ranger são pnp no cambio 4m willys ??? tb gostaria de saber se é verdade q o motor 4c vem com 8 velas e duas bobinas ??
Théo_Augusto
24/06/2005, 12:42
galera gostaria de saber se o moto v6 e 4 cilindros da ranger são pnp no cambio 4m willys ??? tb gostaria de saber se é verdade q o motor 4c vem com 8 velas e duas bobinas ??
O motor V6 não sei se é pnp, mas com certeza o 4c é. Precisa usar a capa seca do próprio jeep.
Sim. é verdade que o motor da ranger 4c é com 8 velas e duas bobinas.
Abraços
Théo
Fpolis
Com saudade do jeep com motor de ranger!
fernando_ribeiro
24/06/2005, 12:46
maninho me fala sobre o desempenho desse motor ??
vc sabe me falar as descricoes dele qts cavalos, torque, essas coisas ?
O V6 acho que vai moer o cambio é tudo mais; acho que tem que pegar o conjunto completo no caso do V6.
O 4 cilindros fica bom, e quanto mais novo mais CV tem, pode até ter problema de cambio e embreagem tambem.
vc sabe me falar as descricoes dele qts cavalos, torque, essas coisas ?
Motor Ford Ranger V6:
torque 31 kgfxm a 2.750 rpm
potência 162 CV a 4.800 rpm
[]´s
Beto Lacerda
25/06/2005, 09:36
o cambio 4m é fraco para este motor , eu aconselho vc usar o clarck 4m com flange p/ ohc ...
[]'s
Théo_Augusto
25/06/2005, 20:40
o cambio 4m é fraco para este motor , eu aconselho vc usar o clarck 4m com flange p/ ohc ...
[]'s
Concordo com vc se vc estiver falando do V6!
Usei por dois anos em meu jeep 79 o motor da ranger 2.5 (transparana/raid's/trilhas) e nunca tive problema. Tá certo que o cambio tinha 80.000km quando instalei o motor. Rodei aproximadamente 15.000km neste período e não tive um único problema no cambio. Aliás, só tive problema com a embreagem.... Tive que troca-la 2 vezes :lol: :lol:
Abraços
Théo
Théo_Augusto
25/06/2005, 20:48
Uma imagem vale mais que 1000 palavras, não é?
repare que se o jeep for >76 não é necessário nem mesmo mudar o suporte do motor no chassis! É tudo original.
Pra mim, esta é, de longe, a melhor opção de repotencialização do jeep. Vale salientar as versões deste motor:
as ranger's americanas vem com o motor 2.3 (Até 97)
as argentinas (de 98 até 2000) vem com o motor 2.5 (foto)
as argentinas acima de 2000 vem de novo com o 2.3, só que com 145 cv. Cabeçote de aluminio, etc... etc...
A melhor opção, na minha opinião, é o motor de 98 a 2000.
Abraços
Théo
fabricio barra andrade
27/06/2005, 08:11
Fernando, o 2.5 gasolina da ranger 98/2000 possui duas velas por cilindro, 21 Kgf de torque a 3000 rpm e 121 cv potência máxima a 5000 rpm, muito bom, tenho um desde 1999 e nunca deu trabalho.
[]´s Fabrício.
Fabricio,
Qual é o consumo?
[]´s
Théo_Augusto
27/06/2005, 10:39
No meu jeep o consumo médio era de 8,5km/litro.
Em trilhas vai 5,5km/litro.
Abraços
Théo
fabricio barra andrade
27/06/2005, 12:47
Rodrigo, tenho este motor 2500cc gasolina em uma ranger cabine simples 4x2, o consumo varia de 7 a 10 Km/l, média de 8,5 como disse o Théo,
[]´s Fabrício.
Pessoal,
Nestas opções do 4 cilindros da Ranger, todos são plug and play no Cj5 OHC ?
Vocês tem idéia de preço para um motor destes completinho ?
Abraços Du.
Dúvida: esse negócio de PnP vale para o câmbio de 4 marchas, certo? Mas o câmbio de 4 marchas tem 2 versões. Uma é para o motor 4 cilindros (OHC) e outro para o motor 6 cilindros (BF 161). Já me disseram que tem gente que pega o câmbio do 4cil para pôr o motor de 6 cilindros para anda mais (?!). Tenho 2 F-75 ano 1976. Uma toda original, outra com motor 6 cil (adaptado). O câmbio estava com o eixo piloto cortado (mal soldado) com a ponta do câmbio do câmbio do motor de 6 cil no câmbio de 4 cilindros. A dúvida: esse motor da Ranger é "plug & play" para qual dos câmbios (no caso, é para o 4marchar do 4 cil ou 4 marchas do 6 cil?). :roll:
meu caro Théo_Augusto:
Diz pra mim se o câmbio ficou acoplado PnP e se o câmbio era para motor 4 ou 6 cilindros e se o eixo piloto era original ou de adaptação (ou adaptado)...
A minha dúvida é porque eu tenho 2 F-75... Estou interessado em pôr o motor da Ranger no lugar de um OHC 4 marchar que tem até o selo de fábrica na capa da correia dentada e eu não queria mexer nele se eu puder pôr um da Ranger 4 cil com GNV...
O que você me sugere?
Kerosene
28/04/2006, 12:05
OPA !!!
O CAMBIO QUE DÁ CERTO É O 4 MARCHAS DE PILOTO LONGO QUE SAIU NO MOTOR 4CC...
O PROBLEMA É CAPA SECA.... DO OHC É MAIOR....
ABRAÇO.
então, explica melhor esse "tróço": o motor da Ranger é quase pnp? Plug not Play?
Se for plug and play eu estou propenso a pôr esta opção de motorização numa das minhas f-75.
Quanto mais informações, melhor. Estou analisando...
[ ]s
PL
Théo_Augusto
29/04/2006, 19:02
então, explica melhor esse "tróço": o motor da Ranger é quase pnp? Plug not Play?
Se for plug and play eu estou propenso a pôr esta opção de motorização numa das minhas f-75.
[ ]s
PL
Bem... o que vou dizer se baseia exatamente nas minhas experiências.
Não tive que fazer nenhuma adaptação do motor de ranger 2.5i 98 no cambio do meu jeep (79). Nenhuma! Lembro que usei a caixa seca do próprio jeep (mesma furação) e a caixa idem. Sem nenhuma alteração. Usei o motor de arranque do próprio jeep. Para isto coloquei no motor de ranger a cremalheira do jeep (mesma furação)
Aliás.... este sempre foi um ponto muito ruim no meu jeep - o motor de arranque quase não virava o motor, tinha que estar sempre em ordem. Hj em dia usaria a própria cremalheira da ranger para tentar colocar o motor de arranque da própria ranger.
Abraços
Théo
Ficou uma dúvida: o câmbio do seu Jeep era original acoplado no motor OHC 4 cil? Caso contrário, poderia me explicar que tipo alterações tinham sido feitas?
[ ]s
pl
[ ]s
PL
Não tive que fazer nenhuma adaptação do motor de ranger 2.5i 98 no cambio do meu jeep (79). Nenhuma! Lembro que usei a caixa seca do próprio jeep (mesma furação) e a caixa idem. Sem nenhuma alteração. Usei o motor de arranque do próprio jeep. Para isto coloquei no motor de ranger a cremalheira do jeep (mesma furação)
Aliás.... este sempre foi um ponto muito ruim no meu jeep - o motor de arranque quase não virava o motor, tinha que estar sempre em ordem. Hj em dia usaria a própria cremalheira da ranger para tentar colocar o motor de arranque da própria ranger.
Abraços
Théo
É! Estou pesquisando e concluindo que há 3 motores para a Ranger.Um é 6 cilindros, outro 4 cilindros de 2.5i e um terceiro de 2.3L da Mazda, segundo está no catálogo da Ford.
com relação às aplicaçõe da caixa/capa seca, pelo que entendi aceita todos os motores da Ranger conforme descrito no catálogo da Ford, ou não?
leovalle
02/05/2006, 15:53
OPA !!!
O CAMBIO QUE DÁ CERTO É O 4 MARCHAS DE PILOTO LONGO QUE SAIU NO MOTOR 4CC...
O PROBLEMA É CAPA SECA.... DO OHC É MAIOR....
ABRAÇO.
No meu carro a configuração é a seguinte:
Motor Ranger 2.5 4cc Twin-Spark (8 velas)
Capa seca do OHC do Jeep
Arranuqe do OHC 4cc
Existe o Motor 4cc 2.3 que é canadense e de alumínio. Tem mais torque, mas a manutenção é mais cara.
[]'s
[ ]s
PL
Na minha F-75 que tem o motor 6 cil BF 161, pus alternador do Gol, ignição eletrônica e bateria de 60 Amperes... Passado um tempo, tentei trocar a bateria que estava na garantia e aprendi um detalhezinho: o vendedor testou a bateria e garantiu que estava ótima e pediu para eu tirar o zinabre dos cabos porque ele constatou nos polos da bateria. Fiz o que foi recomendado e o motor de partida parece que trabalha com 2 baterias nos 24 volts. Mas, se eu puder pôr o motor da Ranger na de 4 cilindros vou optar, então, pelo sistema da Ranger.
Abraços
Théo
Na minha F-75 que tem o motor 6 cil BF 161, pus alternador do Gol, ignição eletrônica e bateria de 60 Amperes... Passado um tempo, tentei trocar a bateria que estava na garantia e aprendi um detalhezinho: o vendedor testou a bateria e garantiu que estava ótima e pediu para eu tirar o zinabre dos cabos porque ele constatou nos polos da bateria. Fiz o que foi recomendado e o motor de partida parece que trabalha com 2 baterias nos 24 volts. Mas, se eu puder pôr o motor da Ranger na de 4 cilindros vou optar, então, pelo sistema da Ranger.
leovalle
02/05/2006, 16:41
Detalhes que esqueci:
Uso câmbio willys 3M, com a embreagem do 4M
[]'s
Leonardo Raffi
12/02/2014, 16:16
estou lendo pois penso em um de ranger injetado 8 velas numa rural.... pensando
Leonardo Raffi
20/01/2015, 21:28
como ficaria a caixa 4 marchas palanca em cima neste motor da ranger???
e a do chevete??? 5 marchas??? 4 marchas???? continuo pensando;;;
para adaptar em uma rural de 6 cil cambio em cima de 4 marchas oque eu precisaria?
- eixo primário do cambio para motor 4 cil
- capa seca do 4 cil
- refazer suportes do motor
pinafioffroad
22/07/2015, 18:58
Eu tenho esse motor no meu Jeep desde 2002, eu já tinha o motor 4cc ohc, nao precisou de muita adaptação, pois usei suporte do motor, coxins, caixa seca, motor de arranque, cambio e reduzida do Willys, bateu tudo, só tive que inverter uma ponta do suporte do motor coisa simples.
Mais se forem adaptar em um carro que seja 6cc terão que fazerem um novo suporte para o motor, e a fresa da embreagem não é a mesma pois as do 4cc é fresa fina e do 6cc é grossa.
recomendo esse motor pois até hj não tive problemas com ele se dizer na autonomia e desempenho que ele oferece.
EvandroSTM
26/12/2015, 23:50
Eu tenho esse motor no meu Jeep desde 2002, eu já tinha o motor 4cc ohc, nao precisou de muita adaptação, pois usei suporte do motor, coxins, caixa seca, motor de arranque, cambio e reduzida do Willys, bateu tudo, só tive que inverter uma ponta do suporte do motor coisa simples.
Mais se forem adaptar em um carro que seja 6cc terão que fazerem um novo suporte para o motor, e a fresa da embreagem não é a mesma pois as do 4cc é fresa fina e do 6cc é grossa.
recomendo esse motor pois até hj não tive problemas com ele se dizer na autonomia e desempenho que ele oferece.
Em minha cidade tem uma twin spark parada com graves problemas eletricos, pergunto, teria como fazer um dowgrade nela com ignição e injeção nacionais?
pinafioffroad
03/02/2016, 12:19
Em minha cidade tem uma twin spark parada com graves problemas eletricos, pergunto, teria como fazer um dowgrade nela com ignição e injeção nacionais?
hoje ja existe no mercado kits de injeção programável ,ela elimina o módulo e vários sensores ,acho que é bem possível funcionar com uma dessas, pois um amigo instalou um kit da fueltech (https://www.google.com.br/search?rlz=1C1RNAN_enBR448BR458&q=fueltech&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwinhIST5dvKAhXF6CYKHf1RBRsQBQgaKAA) em um vortec e ficou muito bom...