PDA

Ver Versão Completa : Diferencial



Alessandro Henrique
24/06/2005, 03:51
Estou postando duas fotos para ilustrar o que ocorre quando nao se respeita o criterio correto de montagem para o diferencial.

Sds.

24/06/2005, 08:42
Poe o nome da oficina que fez esse "ajuste" no diferencial e o nome do dono do jeep que conseguiu rodar com ele ate ficar assim

Ronaldo B.
24/06/2005, 09:06
Alessandro,

Você poderia dar mais informações sobre como isso ocorreu e o que ocasionou isso ??

[]´s

Alessandro Henrique
24/06/2005, 10:44
Você poderia dar mais informações sobre como isso ocorreu e o que ocasionou isso ??


O que posso dizer e que o conjunto coroa/pinhao saiu de um veiculo com tracao integral, sendo que as fotos sao do diferencial dianteiro.
A falha foi ocasionada devido a inexistencia de folga entre coroa e pinhao, o que acabou por acarretar em aquecimento excessivo fundindo os componentes. A provavel causa da falha foi a mistura ou erro na determinacao dos calcos.

Sds.

leopoldo
24/06/2005, 11:47
eu diria que além disso, o diferencial ficou sem óleo.

Alguém esqueceu de colocar, ou na fábrica ou no posto.

Alessandro Henrique
24/06/2005, 12:26
eu diria que além disso, o diferencial ficou sem óleo.

Alguém esqueceu de colocar, ou na fábrica ou no posto.

Esta hipotese nao esta descartada tambem.
O retentor do pinhao estava danificado. A falha do rententor, pode ter sido causada pelo aquecimento excessivo do corpo do pinhao, permitindo o vazamento de oleo, agravando ainda mais a situacao.

Sds.

fernandão
24/06/2005, 12:54
o pinhão da minha nissam ficou assim tambem mas foi por oleo com especificações erradas :mrgreen: e não erro na montagem pois seguimos corretamente a folga enter dentes pedida e a pre carga dos rolamentos


[],s montando novamente o diferencial e usando oleo LSD :oops:

Alessandro Henrique
24/06/2005, 13:09
o pinhão da minha nissam ficou assim tambem mas foi por oleo com especificações erradas :mrgreen: e não erro na montagem pois seguimos corretamente a folga enter dentes pedida e a pre carga dos rolamentos

Tens fotos do conjunto? Por curiosidade, quanto tempo levou para que voce percebesse o problema e qual era o oleo?

Sds.

fernandão
24/06/2005, 13:15
não tenho fotos mas foram cerca de 6 meses pra acabar com o pinhão de vez depois de 2 meses já percebemos que estava tudo perdido dai corri atras da especificações de oleo e descobri que estava usando oleo errado mas ai já era tarde :oops: nunca imaginei que o oleo errado pudesse fazer isso mas descobri
da pior maneira possivel e o pior que é dificil e achar peças de reposição pro meu carro agora depois de 5 meses estou montando o diferencial de novo enunca mais uso oleo sem saber as especificações novamente

[],s :oops:

Alessandro Henrique
24/06/2005, 14:02
fernando 4wd,
Desculpe te perguntar novamente, voce tem ideia do oleo que estava sendo utilizado?

Sds.

leopoldo
24/06/2005, 14:03
Agora vem a questão, Fernando:

Qual era a especificação e qual óleo você usava ???

fernandão
24/06/2005, 14:04
eu usei oleo 90 normal e não podia




[],s

leopoldo
24/06/2005, 14:11
poxa !

ai voce chutou mesmo.

diferencial hipoidal sempre usa SAE 90 a 140 .......... só que com aquelas letrinhas depois dos números ....... EP (de extrema pressão) ou escrito hipoide.

Alessandro Henrique
24/06/2005, 14:21
fernando 4wd,
Na duvida utilize o que o fabricante do veiculo recomenda. Seja cetico com relacao a alguns frentistas de postos e mecanicos formados na base do achometro.

Sds.

fernandão
24/06/2005, 14:41
poxa !

ai voce chutou mesmo.

diferencial hipoidal sempre usa SAE 90 a 140 .......... só que com aquelas letrinhas depois dos números ....... EP (de extrema pressão) ou escrito hipoide.

qual teria que ser usado era o oleo 90 3450 LSD agora qual foi usado eu não sei só que era 90 hipoide

Alessandro Henrique
24/06/2005, 14:54
fernando 4wd,
Se voce possui um diferencial LSD, o mesmo necessita de um oleo com aditivacao especial, como eh o caso do 3450. Esta aditivacao faz-se necessaria, principalmente por causa do mecanismo de deslizamento e nao especificamente para o conjunto coroa/pinhao. Com um oleo 90 hipoidal (que ja contem aditivo ep), voce nao deveria ter tido este tipo de problema. Agora, se foi utilizado oleo 90 de caixa, a causa do problema pode estar ai.

Sds.

DougBRSP
24/06/2005, 18:28
Olás, vi este tópico e realmente me impressionou o estado daquelas peças, especialmente depois que mencionaram q óleo incorreto pode fazer isso, só me surgiu uma dúvida na lubrificação da M715 por favor olhem essas imagens:

Itens 12 e 1:
http://www.m715zone.com/manuals/lubeorder1.jpg

e Nota nº 5
http://www.m715zone.com/manuals/lubeorder2.jpg

Se repararem ele recomenda o mesmo óleo GO90 (seria o mesmo que SAE90?) tanto no câmbio qto nos diferenciais e não faz nenhuma menção a óleo EP ou Hypoidal, o que devo considerar nesse caso?

[]s

leopoldo
24/06/2005, 20:36
Doug,

As Technical Orders não fazem referência aos óleos com os nomes comerciais e sim aos óleos que pertencem a uma família de lubrificantes certificados pela autoridade militar e esse óleos tem uma classificação Military-Standard.

Você tem que descobrir se o GO é equivalente ao comercialmente chamado 90 HD, EP (hipoide).


Só tenha certeza de uma coisa: se o diferencial é com engrenagens hipoidais, o óleo é EP

Eduardo Velo
25/06/2005, 10:05
O óleo recomendado para qqer diferencial normal é o SAE 90 EP API GL 5 .
Teria que ser um óleo muito errado pra causar isso . Pela foto parece ser deficiência de lubrificação ...
O trablalho enforcado (ajuste excessivo) iria criar dentes tipo faca e dar estilingadas qdo vc usasse a tração dianteira , iria perceber algo errado .
Alessandro , vc chegou a ver essa coroa/pinhão antes de instalar no teu Jipe ? Como estava o rolamento do pinhão ??
segue um topico sobre o assunto de lubrificantes do picapes gm


http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=485&postdays=0&postorder=asc&start=0

[]s...

Alessandro Henrique
25/06/2005, 11:14
Eduardo Velo,
Eu vi o conjunto, mas nao estavam instalados em meu jeep, estavam em outro veiculo.
A suposta causa do problema foi o erro na determinacao ou mistura dos calcos.
As pecas sairam de um veiculo de tracao integral, sendo que nao tenho informacoes se o bloqueio do diferencial central estava acionado no momento, mas acredito que se estava, contribuiu mais ainda para a destruicao do conjunto.
Postei as fotos especificamente para chamar a atencao a este detalhe, ja que tenho lido muitos relatos de colegas que pretendem fazer a substituicao de rolamentos ou simplesmente troca de relacao. Resumindo, e possivel de se fazer em casa, desde que se tenha local e ferramentas adequadas, respeitando os criterios de montagem e de seguranca. Caso contrario, teremos mais fotos de pinhoes desdentados. :D :D

Sds.

Eduardo Velo
25/06/2005, 12:16
Caiu a ficha , rsrsrs ...
Pensava que era do teu jipe ...
Ah ta explicado muita coisa , então ta mais pra esse bicho ter rodado sem óleo mesmo , pode até ter sido ajuste mal feito (ta + pra ter ficado folgado) , mas não foi só isso ...
Como rodava integral só foi percebido qdo precisou de tração em alguma subida mais íngreme ... ae abriram e viram a caca ...

Land Rover ??? Niva ???

Bom , de qqer maneira , já aconteceu ...
Uma levantada na vtr pra rodar os eixos na mão de vez enqdo pode evitar que chegue nisso . Mexendo no cardan vc verifica fixação na saida da cx de transf. , rolam. de pinhão e folgas no dif. (Coroa/pinhão/cx sat./plan) .

Todo ajuste de coroa pinhão qdo vc começa a rodar é perfeito , mesmo estando com folga ou apertado , só vai perceber a merd@ passado um tempo de uso , por isso toda atenção ...

[]s...

DougBRSP
25/06/2005, 17:24
Só tenha certeza de uma coisa: se o diferencial é com engrenagens hipoidais, o óleo é EP

No manual do veículo na parte de especificações tá que o diferencial é hipoidal, o que eu acho estranho nesse documento sobre lubrificacao é que não há distinção entre os tipos de óleos utilizados no câmbio e nos diferenciais ele manda usar o GO 90 em ambos, poderia o cambio ter engrenagens hipoidais ou causaria algum estrago utilizar óleo EP em um câmbio?

[]s

Giovani
25/06/2005, 22:06
:o Nooossaaa! Tem que ser um animal no volante! Isso deve ter feito muito barulho!
Se alguém "esquecer" de colocar óleo no diferencial, a 1ª coisa que vai pro saco, são os rolamentos. E vai ser uma sinfonia! Não tem como não perceber! :roll:

[]'s

valmor
26/06/2005, 19:29
e qual é o nome comercial para este Oleo usado em diferenciais ???
( p/ ser usado em CJ5 )

leopoldo
26/06/2005, 21:41
poderia o cambio ter engrenagens hipoidais

não.



ou causaria algum estrago utilizar óleo EP em um câmbio?

dizem que sim mas sempre usei........quando o meu cambio era mecanico.

Alessandro Henrique
27/06/2005, 06:08
e qual é o nome comercial para este Oleo usado em diferenciais ???
( p/ ser usado em CJ5 )

O oleo que deve ser usado denomina-se "oleo hipoidal para engrenagens", com classificacao SAE 90 EP (com aditivo Extrema Pressao).
Todas as companhias de petroleo fornecem oleos para transmissao (caixa e diferencial), mas deve-se estar atento as especificacoes, para evitar confusao.
Veiculos com diferencial do tipo deslizamento limitado, via de regra utilizam o mesmo oleo SAE 90 EP, mas com um aditivo especial para ajudar no desempenho do dispositivo de deslizamento.
Ha alguns anos atras, este aditivo era comercializado individualmente sendo que hoje, alguns fabricantes ja fornecem o oleo/aditivo juntos na proporcao adequada.

Sds.

p.peleje
27/06/2005, 19:03
Galera,

Aproveitando a monstruosidade desse tópico, vou fazer uma pergunta:

É normal vasar um pouco de óleo pelo respiro do diferencial traseiro?

Digo isso pq sempre vasa um pouco pelo respiro diferencial do meu CJ, principalmente qdo pego estrada.

Outro dia fui verificar o nível, estava bem no nível do bujão por onde se abastece de óleo.

Outro dia abri o eixo pra trocar o retentor de roda e acabei tirando a pona de eixo pra ver como tava e tava tudo normal....agora fiquei cabreiro....

O meu diferencial traseiro ñ tem respiro original...perdi aquele chapeuzinho e coloquei uma mangueira presa com braçadeira.....como se fosse um snorkel...


[]s


Peleje

Giovani
28/06/2005, 01:36
É normal vasar um pouco de óleo pelo respiro do diferencial traseiro?
Digo isso pq sempre vasa um pouco pelo respiro diferencial do meu CJ, principalmente qdo pego estrada.
O meu diferencial traseiro ñ tem respiro original...perdi aquele chapeuzinho e coloquei uma mangueira presa com braçadeira.....como se fosse um snorkel...

:D É normal sim... O óleo aquece muito na estrada, aí expande. Forma até um vapor... No meu tem uma mangueira que vai até o cofre do motor. Já vi óleo na mangueira, lá perto do câmbio... :lol:
Uma vez tive a infeliz idéia de puxar os respiros para baixo do painel... Quando peguei estrada, não agüentei aquele cheiro de m3r.d@ dentro... Cheguei à parar o jeep e me deitar embaixo para ver onde estava o vazamento! :lol: Depois é que lembrei o que eu tinha feito... :P :roll:

[]'s

cristiano
28/06/2005, 07:56
Falando de respiro ou suspiro.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu acabei comprando (preguiça :oops: ) aquele snorkel de diferencial da Donatti4x4 para a Toyota, alguma sugestão na passagem da tubulação ? Eu nunca encontro o respiro do cambio, ele normalmente fica perto da tampa ?

Agora essa vai para o Leopoldo, você tinha me dito que OHC do meu Willys bebe água pelos mancais, tem que ter o mesmo cuidado a Toyota (OM314) ?

Giovani
28/06/2005, 15:21
Eu acabei comprando (preguiça :oops: ) aquele snorkel de diferencial da Donatti4x4 para a Toyota, alguma sugestão na passagem da tubulação ? Eu nunca encontro o respiro do cambio, ele normalmente fica perto da tampa ?

:D Sim, fica na tampa, à esquerda da alavanca do câmbio...
Passe a tubulação pelo chassi. Cuidado com cardãs e escapamento. :wink:

[]'s

p.peleje
28/06/2005, 17:34
É normal vasar um pouco de óleo pelo respiro do diferencial traseiro?
Digo isso pq sempre vasa um pouco pelo respiro diferencial do meu CJ, principalmente qdo pego estrada.
O meu diferencial traseiro ñ tem respiro original...perdi aquele chapeuzinho e coloquei uma mangueira presa com braçadeira.....como se fosse um snorkel...

:D É normal sim... O óleo aquece muito na estrada, aí expande. Forma até um vapor... No meu tem uma mangueira que vai até o cofre do motor. Já vi óleo na mangueira, lá perto do câmbio... :lol:
Uma vez tive a infeliz idéia de puxar os respiros para baixo do painel... Quando peguei estrada, não agüentei aquele cheiro de m3r.d@ dentro... Cheguei à parar o jeep e me deitar embaixo para ver onde estava o vazamento! :lol: Depois é que lembrei o que eu tinha feito... :P :roll:

[]'s

Eu imaginei que era normal mesmo, porém vi o terrível tópico e resolvi perguntar.

[]s agradecidos e aliviados

Peleje

Alessandro Henrique
28/06/2005, 18:08
Eu imaginei que era normal mesmo, porém vi o terrível tópico e resolvi perguntar.



Terrivel?! :lol:
O topico e para chamar atencao e nao deixar que o mesmo ocorra em nossas viaturas! :lol:

Sds.

p.peleje
28/06/2005, 20:29
Eu imaginei que era normal mesmo, porém vi o terrível tópico e resolvi perguntar.



Terrivel?! :lol:
O topico e para chamar atencao e nao deixar que o mesmo ocorra em nossas viaturas! :lol:

Sds.

"Terrível" quero dizer pelo fato ocorrido. Não me entenda mal.

[]s

Peleje

Alessandro Henrique
29/06/2005, 04:27
"Terrível" quero dizer pelo fato ocorrido. Não me entenda mal.

Eu entendi o que voce disse, realmente e terrivel :wink: :)

Sds.