Ver Versão Completa : Fechando a EGR.
Carlos A. C. Azevedo
20/11/2011, 12:51
Pessoal fechei a EGR da minha L200 desde ontem, mas foi uma chapa mal feita e ficou vazando uma quantidade muito grande de ar pelos lados, e acho que isso tava atrapalhando o rendimento da turbina por que era muito ar mesmo, com os vidros fechados + ar condicionado com o ventilador no 4 dava pra escutar muito alto o barulho de vento saindo.
Mas hoje, fiz o refiz o cervisso :mrgreen: ficou bem melhor hehehe, tem umas fotinhos abaixo do que foi feito.
Uma chapa de uns 1.5 mm, cortada no molde da junta que ja tem no lugar e a distancia centro a centro dos parafusos é de 6,5 cm, medidos na trena pela falta de paquimetro :parede::parede:, o tamanho do furo é com broca de 5/16'', mas tem que alargar um pouco mais pra não atrapalhar na hora de colocar o parafuso. E no final foi colado com cola de junta 3M só pra ajudar a ficar na forma a chapa + a junta da EGR, só com o aperto ficou bem vedado, não foi preciso usar nas bordas do tubo que vem da descarga.
Na foto 1 foi a chapa de ontem:parede::parede::parede:
Na foto 2 como ficou a obra de arte:putz:
Na foto 3 a chapa nova, ja mais bonita :shock::shock: indo pra forma pra furar.
Na foto 4 foi como ficou no lugar, :dance::dance:só falta o teste hehe:twisted::twisted:
Vou postar mais fotos no proximo post :oops:.
Carlos A. C. Azevedo
20/11/2011, 13:29
As outras fotos.
1 - ficou bem melhor o agora :dance::dance:
2 - forma dos furos :semideia
:concordo:
PauloLimited
20/11/2011, 14:58
Olha ai, eueueu. Com as fotos fica muito mais fácil de fazer. Qual material vc usou pra fazer a chapa ?
Vlw pela ajuda.
Carlos A. C. Azevedo
20/11/2011, 15:13
Ei Paulo, foi um desses pedaço de chapa galvanizada mesmo, que o pessoal usa pra fazer portão, hehehe.
brazilianos
20/11/2011, 17:51
Valeu Carlos!!!:dance::dance:
Pra fazer a chapa pode usar galvanizada como vc uso o melhor ainda inox,mas o inox e mais dificil de corta e fazer os furos.:wink:[]s
Mais uma coisa.Nao meshe na regula da turbina,so vai da trabalho.Ate pode racha o cabecote.[]s
Carlos A. C. Azevedo
20/11/2011, 18:35
Ei Brazilianos, ja mexi de tudo quanto foi jeito nela, :shock:. Mas acho que não foi muito ruim não por que agora do jeito que tá, depois de fechada a EGR, ela tá andando muito, :shock: acelerando muito rapido mesmo, FICOU BOM PRA CARAMBA :dance: :dance: :dance: :dance:
srgrande
22/11/2011, 20:46
Fechei minha EGR faz 10 dias e o Pajero ta quase empinando quando acelera, ficou ligeiro o brinquedo.
Carlos A. C. Azevedo
22/11/2011, 21:20
A tua é qual?
Carlos A. C. Azevedo
27/11/2011, 12:55
Pessoal, só pra confirmar mesmo, o problema da luz de injeção acendendo era realmente a EGR, e agora o carro tá andando muito, HEHEHEHE:mrgreen:.
srgrande
27/11/2011, 20:33
A tua é qual?
O meu e Pajero HPE, 3 portas, 2008, 3.2DID.
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 11:44
Dá pra trocar marcha até 1500 rpm que o carro não sente, ficou muito bom mesmo..
euclidesneto
28/11/2011, 12:33
E não prejudica em nada o motor?
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 12:52
Na verdade Euclides, a EGR é só uma tubulação e valvula que controla a entrada de uma parte dos gases da descarga pra dentro da admissão pra ser usado na queima de novo, ou seja, como ela usa gases " já usados" ela manda pra dentro do motor particulados que em motores sem esse sistema não entram, podendo aumentar a contaminação de camisas, pistoes, até o proprio lubrificante, fora a perda de desempenho, já que nessa parte que entra, tem pouco oxigenio, e muita porcaria, prejudicando "muito" o desempenho.
Claro que vai ter o aumento do NOx, mas isso já um fator "externo". :mrgreen:
Então, fechando a valvula, o motor só vai ter sempre oxigenio novo pra queimar OU SEJA :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: cara, não sei não, mas acho que ela ganhou de 5 a 7 cv nessa brincadeira, claro que é só uma avaliação TOTALMENTE IGNORANTE, mas IGNORANTE MESMO EU SEI QUEM FOI QUE FICOU :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen: HEHEHEHEHE
Fora que ela, a EGR é a causa do problema e acender a droga da luz de injeção em alta RPM..
Imperador!
28/11/2011, 12:54
Provavelmente ela tava acendendo a luz da injeção por causa do excesso de carbonização dentro dos dutos da EGR.
Carlos A. C. Azevedo
28/11/2011, 13:01
Pior que não César, 1 semana antes da coragem de fechar, eu até soltei lá, e vi a tubulação e tinha bem pouquinho só preso na parede, Não sei se pra dentro da parte da admissão tava muito sujo, mas por fora até que tava limpo...
srgrande
28/11/2011, 20:59
No meu nao acendeu lampada nenhuma.
Ja enchi o tanque 3x depois de fechar a EGR e confirmei que o consumo urbano melhorou aproximadamente 0,5 km/l.
Carlos A. C. Azevedo
29/11/2011, 10:23
Grande, isso acontece so nas L200 e Pajero sport com o mesmo motor, o 2.5, que acendia a luz da injeção e o carro perdia força, e no caso era a EGR causadora de tudo isso..
Queria que o consumo melhorasse, mas esses 8 aqui é selado mesmo.
Leo Maluf
31/12/2011, 09:31
Esse papo é muito interessante e vem a calhar: Estou insatisfeito com o consumo da minha Pajero Sport HPE 2.8 ( 4m40 ) 2005/6 e tb com o desempenho, mas, como não sou habil com mecanica como vcs, fico um pouco temeroso de fazer esse procedimento.
Carlos A. C. Azevedo
31/12/2011, 17:52
Leo, sem querer ser muito chato, mas fechar a EGR vai ajudar muito mais no desempenho do que em consumo, mas não tanto assim, coisa bem pouca mesmo.
E eu só fiz isso por que as L200 tem mania de acender a luz da injeção em alta rotação, e tudo por causa da EGR, e também pra não entupir a admissão de fuligem..
Sobre esse consumo ai, tu ja levou pra fazer calibragem dos bicos?
Imperador!
31/12/2011, 19:21
Leo, sem querer ser muito chato, mas fechar a EGR vai ajudar muito mais no desempenho do que em consumo, mas não tanto assim, coisa bem pouca mesmo.
E eu só fiz isso por que as L200 tem mania de acender a luz da injeção em alta rotação, e tudo por causa da EGR, e também pra não entupir a admissão de fuligem..
Sobre esse consumo ai, tu ja levou pra fazer calibragem dos bicos?
Eu dei a dica da EGR pra ele em outro tópico. Mas disse que fizesse a manutenção da Bi e dos bicos primeiro, deixando a EGR por último...
Carlos A. C. Azevedo
31/12/2011, 20:05
é isso ai, acho que revisão da bomba não tem como fazer, ter tem mais acho que vai ser os 5000 pra fazer, mas bicos já é a mesma coisa, só levar lá e calibrar, se tiver ruim de vedação, só trocar, acho que ja fica boa.
( Ps: essa bomba é dessa pajero é com gerenciamento eletronico não é? se sim, pode crer que pra aumentar o desempenho, só fazendo o que eu postei no forum aqui, se for do jeito comum, ai fica tudo beleza só abrir a bomba e fica uma monstruosidade pra andar )
euclidesneto
01/01/2012, 08:30
E porque ela vem de fábrica com essa tal egr fechada?
Imperador!
01/01/2012, 09:32
E porque ela vem de fábrica com essa tal egr fechada?
Ela vem que a EGR aberta, pra reduzir as emissões de NOx no escapamento.
É bom para o meio ambiente, mas ruim para o consumo, desempenho e durabilidade.
euclidesneto
01/01/2012, 12:09
Então posta umas fotos mostrando melhor a localização desse troço que fechar o mais rápido possível.
Carlos A. C. Azevedo
01/01/2012, 13:10
Euclides, tem as fotos ai no começo desse tópico AUHUAAUHHUAHUAHUUHAHUAUHAUAHHUA
euclidesneto
01/01/2012, 16:15
Eu sei Carlos, mas não existe um esquema mais amplo pro mané aqui achar esse troço? Pelas fotos eu vou procurar na caçamba, rs.
Carlos A. C. Azevedo
01/01/2012, 22:06
Euclides, não sei por que mas não to conseguindo subir a foto pra posicionar melhor pra ti achar a peça ai :chorandoderir:
Mas Abre o capô, e vai na tampa onde coloca o óleo do motor, é uma preta escrito em cima OIL :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir:, a EGR é o primeiro troço a esquerda dessa tampa, tem um tubo metalico entrando nela.
vou tentar subir a foto amanha de novo.:chorandoderir:
Imperador!
02/01/2012, 08:57
Uma ajudinha pra vocês!
euclidesneto
02/01/2012, 11:42
Beleza, imperador. Vou dar uma olhada e depois volto com mais dúvidas.
brazilianos
02/01/2012, 15:00
Fotos para fechar a EGR tem aqui tambem http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/62464-amantes-da-l200-savana-triton-gls-gl-hpe-e-outdoor-61.html
srgrande
11/01/2012, 19:53
Pessoal, fiz a troca de oleo lubrificante e respectivo filtro do Pajero na concessionaria, que aproveitou e atualizou a ECU e os bicos injetores, gratuitamente.
O mecanico nao sabe o que altera, mas ele estava seguindo um tutorial de arquivo .pdf com quase oito paginas. Nao troquei filtros de combustivel nem do ar.
Parece que aquela morosidade na saida diminui e o motor ta enchendo mais rapido.
Informaram que esse servico e p ser feito em Pajero 2008 e Triton 2010.
Sera que que posto isto num topico novo?
euclidesneto
17/01/2012, 18:13
Na verdade Euclides, a EGR é só uma tubulação e valvula que controla a entrada de uma parte dos gases da descarga pra dentro da admissão pra ser usado na queima de novo, ou seja, como ela usa gases " já usados" ela manda pra dentro do motor particulados que em motores sem esse sistema não entram, podendo aumentar a contaminação de camisas, pistoes, até o proprio lubrificante, fora a perda de desempenho, já que nessa parte que entra, tem pouco oxigenio, e muita porcaria, prejudicando "muito" o desempenho.
Claro que vai ter o aumento do NOx, mas isso já um fator "externo". :mrgreen:
Então, fechando a valvula, o motor só vai ter sempre oxigenio novo pra queimar OU SEJA :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: cara, não sei não, mas acho que ela ganhou de 5 a 7 cv nessa brincadeira, claro que é só uma avaliação TOTALMENTE IGNORANTE, mas IGNORANTE MESMO EU SEI QUEM FOI QUE FICOU :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen: HEHEHEHEHE
Fora que ela, a EGR é a causa do problema e acender a droga da luz de injeção em alta RPM..
Estava relendo o tópico e fiquei curioso. Qual a razão disso aí em cima?
Carlos A. C. Azevedo
17/01/2012, 20:05
Estava relendo o tópico e fiquei curioso. Qual a razão disso aí em cima?
Euclides, quem falou isso foi o Brazilanos, não tenho uma explicação muito boa pra isso, mas depois de fechar, ela ficou 90%, por que teve um a unica vez que a luz ainda acendeu de novo, mas depois disso nada mais...
é como se o carro estivesse com um tipo de adaptação de andar tanto em baixa rpm, coisa mais dificil eu passar marcha a mais de 2500 rpm, e depois começar a passar marcha de 2500 a 3000, o motor começou a fazer um barulho diferente, vinha da turbina, parece que tava travando ou coisa assim, não tava enchendo direito, e com isso voltava aquele mesmo caso de ela argolar o motor e a luz acender.
Mas não é só isso, a EGR é excelente pro meio ambiente, mas nada boa pro motor, por que recirculando o ar que ja foi queimado, ela joga fuligem pra queimar de novo, e ainda acumula nas paredes da admissão do motor..ai dá um monte de problema, perda de força, consumo alto, uma cagada só...
Tu vais fechar? hehe
euclidesneto
17/01/2012, 21:29
Vou, só estou procurando alguém pra cortar essa chapa, pois não tenho a menor paciência/aptidão para trabalhos manuais.
Carlos A. C. Azevedo
17/01/2012, 22:26
hehe, beleza então,
beto-chaveiro
23/01/2012, 15:16
Depois de acomapanhar esse tópico fiquei morrendo de vontade de fazer o serviço,
cheguei até a tirar a junta da valvula EGR para leva-la a um torneiro para que ele fizesse
uma chapa nos moldes da junta.
Aí bateu uma dúvida e eu resolvi vir aqui perguntar para os amigos:
A minha é outdoor 2007 A/T e vi que tem uns fios saindo em cima da valvula será que vai dar certo?
Carlos A. C. Azevedo
24/01/2012, 10:26
Depois de acomapanhar esse tópico fiquei morrendo de vontade de fazer o serviço,
cheguei até a tirar a junta da valvula EGR para leva-la a um torneiro para que ele fizesse
uma chapa nos moldes da junta.
Aí bateu uma dúvida e eu resolvi vir aqui perguntar para os amigos:
A minha é outdoor 2007 A/T e vi que tem uns fios saindo em cima da valvula será que vai dar certo?
Beto, é só fazer o tampão lá da EGR, não precisa tirar ela fora, muito menos desconectar aquele plug, é só a junta fechada mesmo, se tu tirar aquele fio, vai acender luz de injeção e o negocio vai ficar feio...
Desculpa a pergunta, mas essa tu L200 ja super aqueceu alguma vez? hehe
beto-chaveiro
26/01/2012, 17:41
Carlos, nunca tive problemas com aquecimento.
Tô querendo fechar a válvula só por causa daquele probleminha da luz de injeção acender quando força um pouco mais.
Semana que vem vou providenciar o tampão p ver como fica e aí dou notícias aqui.
Obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
27/01/2012, 12:18
Beleza, :concordo:
euclidesneto
27/01/2012, 12:26
Estou achando a minha meio travada na estrada, parece que a turbina não enche. Será que seria melhor verificar isso antes de fechar a egr?
Carlos A. C. Azevedo
27/01/2012, 22:05
A turbina ta fazendo o "barulho normal " dela? como é que tá o filtro de ar e de combustivel? que diesel tu ta usando?
euclidesneto
28/01/2012, 07:40
Os filtros, preciso verificar quando foram trocados, mas o de ar, sempre é verificado a cada 5kkm, nas trocas de óleo e estava ok. O diesel é o de sempre, BR comum. O baralho da turbina está normal, mas teve uma vez que parecia que só entrava depois de 3000 rpm.
TR4 tb tem EGR?
O procedimento é o mesmo?
Bino
Imperador!
28/01/2012, 19:02
EGR só em motores diesel homologados para o Euro V/Proconve 7
Ah tá...
Perguntei pq no manual da TR4 a EGR está como um item a ser inspecionado...mas esses manuais a gente já conhece e sabe estão repletos de erros...
Isso aí.
Valeu
Imperador!
12/02/2012, 09:10
Deixa eu me corrigir que ficou errado.
EGR existe em alguns motores desde o Euro III (4M40 e 4D56, por exemplo).
Mas somente em motores diesel :concordo:
brazilianos
12/02/2012, 14:29
Tem motores de gasolina com EGR tambem por exemplo o V6 3,0 do Pajero tem EGR.E o mesmo trabalho pra fchar ela tambem.;)
Carlos A. C. Azevedo
12/02/2012, 17:15
Não só nos mit, como também nos Ford , olha esse tópico daqui mesmo http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/90950-sensor-egr-explorer-98-a.html
:shock::shock: Também pensava que era só nos diesel que tinha egr pra "atrapalhar":parede:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/90950-sensor-egr-explorer-98-a.html)
+1, fechei tambem a EGR da minha Pajero Full 2001 motor 3.2, por enquanto ta ok
Carlos A. C. Azevedo
12/02/2012, 21:20
+1, fechei tambem a EGR da minha Pajero Full 2001 motor 3.2, por enquanto ta ok
DCT, tu tens alguma ideia de quanto era o consumo antes de fechar a EGR?
Bom, já que a TR4 tem EGR pergunto: será que é possível adotar nela o mesmo procedimento relatado neste tópico aplicável aos motores à Diesel? Ou vai dar m...?
Abraços,
Bino
Carlos A. C. Azevedo
13/02/2012, 17:06
Bom, já que a TR4 tem EGR pergunto: será que é possível adotar nela o mesmo procedimento relatado neste tópico aplicável aos motores à Diesel? Ou vai dar m...?
Abraços,
Bino
Bino, muita calma nessa hora, creio que só os motores grande da Mit os 6g e alguma coisa tem a EGR, acho que esse 2.0 ai não tem não...
Mas se eu tivesse qualquer outro motor que tivesse uma valvula dessa, eu fechava..:twisted::twisted:
Walter L. L. Casitta
13/02/2012, 17:38
Acho que quase todos os motores tem o sistema EGR.
Os motores que tem comando de válvulas variável usam um sistema EGR interno que não usa a válvula EGR e não tem nenhum componente do EGR externo.
A coisa toda é feita pela controle variável do comando de válvulas que mantem parte dos gases do escapamento dentro dos cilindros pra resfriar a combustão.
Carlos A. C. Azevedo
13/02/2012, 18:10
Acho que quase todos os motores tem o sistema EGR.
Os motores que tem comando de válvulas variável usam um sistema EGR interno que não usa a válvula EGR e não tem nenhum componente do EGR externo.
A coisa toda é feita pela controle variável do comando de válvulas que mantem parte dos gases do escapamento dentro dos cilindros pra resfriar a combustão.
Será que a TR4 tem?
DCT, tu tens alguma ideia de quanto era o consumo antes de fechar a EGR?
Meus ultimos abastecimentos foram 8,86 ..... 9,11 .... e 9,29 todos em cidade e estrada, depois que fechei nao completei o tanque mas se tiver surpresas posto aqui no forum
Carlos A. C. Azevedo
14/02/2012, 14:50
Meus ultimos abastecimentos foram 8,86 ..... 9,11 .... e 9,29 todos em cidade e estrada, depois que fechei nao completei o tanque mas se tiver surpresas posto aqui no forum
Valeu :concordo:
Marcio Fsj
14/02/2012, 21:41
Boa noite a todos outdoor AT tem EGR né........soltei o plug(com o motor ligado) mais não acendeu nenhuma luz no painel......andei um pouco naõ aconteceu nada....ontem antes de ligar o motor soltei o plug não andei 300mts começou a falhar e soltar fumaça branca....encostei pluguei com o motor ligado e voltou tudo ao normal.....tem que por a junta lacrada mesmo né pra isolar o EGR.
Imperador!
14/02/2012, 21:53
Desligar plug não isola EGR... tem que botar uma tampa cega lá.
E a Outdoor tem sim. Fica próximo do intercooler.
Matheus C.
15/02/2012, 03:12
Pajero 95 2.8 4M40 Turbo Intercooler, tem EGR?
Imperador!
15/02/2012, 10:44
Não sei se houve mudanças no motor de 95 pra 2000, pois de 2000 em diante todos tem com certeza.
Pessoal, me interesei pelo fechamento da EGR, mas estou com algumas duvidas. É necessário o fechamento eletronico ou apenas com a junta cega já é o bastante, e como eu moro em São Paulo tem o famigerado "cutrolar", vou ter problemas na inspeção?
Tenho uma L200 sport HPE 2006 A/T, nunca aqueceu e tambem não acendeu a luz da ignição.
Imperador!
15/02/2012, 12:45
Fechamento eletrônico não existe. Tem que ser com a tampa cega.
Você não vai passar no Controlar. Quando for fazer a inspeção, vai ter que tirar a tampa cega e depois recolocar.
Matheus C.
15/02/2012, 13:02
Não sei se houve mudanças no motor de 95 pra 2000, pois de 2000 em diante todos tem com certeza.
Entao, nao entendo muito, nao sei se tem algo haver, mas a minha Pajero é com Bomba injetora mecânica, dai minha duvida..
Imperador!
15/02/2012, 13:07
Entao, nao entendo muito, nao sei se tem algo haver, mas a minha Pajero é com Bomba injetora mecânica, dai minha duvida..
Se eu fosse apostar, eu diria que esse motor tem EGR sim...
Anthoniusnikos
15/02/2012, 17:34
O fechamento da EGR é crime ambiental, e não vai passar na inspeção veicular, além do que você e seus filhos poderão adquirir câncer de pulmão, ou sanguíneo, por intoxicação com os NOx, que esse dispositivo elimina quando está funcionando.
Tenha consciência positiva, e não essa negativa que alguns mal informados querem passar "espertamente", tirando vantagem de tudo para os foristas em busca de boas práticas.
Se quiser alguns pôneis a mais na sua picape, compre uma Nissan Frontier 2013 que já vem com 190 CV e atende as normas PROCONVE L6 que é equivalente ao protocolo EURO V.
Não é uma prática honesta desativar a válvula EGR para ganhar uns 5 pôneis a mais.
Anthom
Walter L. L. Casitta
15/02/2012, 18:19
O fechamento da EGR é crime ambiental, e não vai passar na inspeção veicular, além do que você e seus filhos poderão adquirir câncer de pulmão, ou sanguíneo, por intoxicação com os NOx, que esse dispositivo elimina quando está funcionando.
Tenha consciência positiva, e não essa negativa que alguns mal informados querem passar "espertamente", tirando vantagem de tudo para os foristas em busca de boas práticas.
Se quiser alguns pôneis a mais na sua picape, compre uma Nissan Frontier 2013 que já vem com 190 CV e atende as normas PROCONVE L6 que é equivalente ao protocolo EURO V.
Não é uma prática honesta desativar a válvula EGR para ganhar uns 5 pôneis a mais.
Anthom
Se você tem consciência disso tudo, então porque usa uma picape tão poluidora?
euclidesneto
15/02/2012, 18:36
Eu não quero filhos.
Imperador!
15/02/2012, 19:49
Eu não quero filhos.
Melhor resposta! kkkkkkkkkkkkkkkkk
De qualquer forma, já ficou estabelecido que fechar a EGR, reprogramar ECU e isolar o sistema do Arla (SCR) não é crime. Quando muito, poderá vir a ser infração administrativa - claro, se descobrirem e se seu carro estiver fora dos padrões exigidos para sua faixa de ano. O que são outros 500...
Carlos A. C. Azevedo
15/02/2012, 20:36
Cara, o tópico foi criado pra ajudar o pessoal que tem problemas com a picape devido a essa valvula ser a causadora, e não é pra arrumar potencia, até por que esse motor já é esguelado, pra querer mais potencia só sendo doente mental :putz:... E pelo que eu sei, as Rangers HS 2.5 tem bomba injetora mecanica e nem sonham de ter EGR.. Fumaça preta é só encostar no acelerador...:stop:
Matheus, posta uma foto do motor aqui pra gente dá uma olhada e ver se tem, se tiver deve ta por perto da tampa do óleo do cabeçote...:concordo:
Marco, se na tua nunca acendeu a luz da injeção ao andar em alta rotação, creio que não é preciso fechar a EGR, mas se tu quiser, tu não vais ter mais restos de queima e fuligem dentro do teu motor...:concordo:
Paulista VM
15/02/2012, 23:01
Putamerda, que cara mais ecochato!
Matheus C.
16/02/2012, 00:22
Matheus, posta uma foto do motor aqui pra gente dá uma olhada e ver se tem, se tiver deve ta por perto da tampa do óleo do cabeçote...:concordo:
Amanha postarei sim!
Matheus C.
16/02/2012, 01:07
Grandes Amigos, Dando uma pesquisada por alguns foruns, Achei esse, que se trata do procedimento para o motor 4M40.
EGR valve cleaning for 4M40 - PakWheels Forums (http://www.pakwheels.com/forums/engine-transmission-powertrain/157091-egr-valve-cleaning-4m40)
Estou pensando em fazer na minha, se fizer posto os resultados
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 14:51
E num é Paulista:putz:,
Matheus, tu já deu uma olhada no teu motor pra ver se ele é igual a esse ai das fotos? Se sim, no teu caso é bem mais facil, por que o acionamento desse ai pelo visto ou é por vácuo ou é por pressão, se for assim, nem precisa da junta cega, só de tirar o tubinho que faz a valvula abrir já ta resolvido o negocio :dance::dance:
Caros Amigos , Sou um jovem proprietario de uma Pajero Sport 2007 hpe M/T , tem uns mecanicos me mandando trocar a valvula EGR para resolver um problema do meu carro, mas.... nao sei se é este mesmo o defeito , estou lendo os topicos deste site a tres dias e nao achei alguma soluçao para o meu defeito, meu carro esta perfeito em funcionamento normal, porem acima de 3000 giros, mantendo uma velocidade media de 120 a 130 (o qual ela nao passa) ela começa a esquentar e acende a luz da injeção com a do SRS, este problema so acontece assim, e uma observaçao importante ela nao some agua continua no nivel mas o maximo que cheguei foi 3/4 do esquentar no vermelho , meu mecanico mandou andar com ela com um cano tampado acredito ser cano da EGR ... continuou com defeito e ela tambem nao passou de 130. Desde Já agradeço a colaboração de qualquer usuario...
Estou com ela a 15 dias e ja estou começando a ficar cabreiro com este carro!!!
Marcelo-HPE
16/02/2012, 19:51
Amigo, manda retirar a EGR para inspecionar o coletor de admissão , se este estive muito sujo está aí o problema.
abs
To mandando fazer isto amanha as 8 obrigado!!!
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 20:34
Caros Amigos , Sou um jovem proprietario de uma Pajero Sport 2007 hpe M/T , tem uns mecanicos me mandando trocar a valvula EGR para resolver um problema do meu carro, mas.... nao sei se é este mesmo o defeito , estou lendo os topicos deste site a tres dias e nao achei alguma soluçao para o meu defeito, meu carro esta perfeito em funcionamento normal, porem acima de 3000 giros, mantendo uma velocidade media de 120 a 130 (o qual ela nao passa) ela começa a esquentar e acende a luz da injeção com a do SRS, este problema so acontece assim, e uma observaçao importante ela nao some agua continua no nivel mas o maximo que cheguei foi 3/4 do esquentar no vermelho , meu mecanico mandou andar com ela com um cano tampado acredito ser cano da EGR ... continuou com defeito e ela tambem nao passou de 130. Desde Já agradeço a colaboração de qualquer usuario...
Estou com ela a 15 dias e ja estou começando a ficar cabreiro com este carro!!!
Se a EGR fechada não resolveu, pode descartar ela da opção de defeito, a turbina tá jogando muito óleo? Segue essa dica ai do Marcelo e pede pro cara também verificar os conectores da bomba injetora se ta tudo certo. esse mecanico ai tem scanner? pode ser alguma falha que esteja gravada fazendo essa confusão ai..
ela acusou no scanner, porisso o motivo do pedido da troca, quanto a turbina, nao sei lhe dizer, quando eu a acelero ela nao joga muita fumaça nao agora com a EGR fechada ela joga fumaça no escapamento sim quando apos dar uma acelerada, diminuo a velocidade, e vou arrancar de novo , vejo ela fumaçando um pouco .
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 20:43
ela acusou no scanner, porisso o motivo do pedido da troca, quanto a turbina, nao sei lhe dizer, quando eu a acelero ela nao joga muita fumaça nao agora com a EGR fechada ela joga fumaça no escapamento sim quando diminuo a velocidade,
Por acaso, quando tamparam a EGR não desconectaram ou deixaram meio encaixado o terminal da EGR não né?:shock::shock:
a minha eles apenas colocaram um parafusinho numa mangueira de borracha!!! é este mesmo o procedimento !!!
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 21:04
a minha eles apenas colocaram um parafusinho numa mangueira de borracha!!! é este mesmo o procedimento !!!
Colocaram um parafuso numa mangueira? qual? uma que entra na EGR?:-|
isso mesmo !!! quando falo que estou sofrendo com mecanicos a diesel aqui em peruibe ninguem acredita !!!
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 21:36
isso mesmo !!! quando falo que estou sofrendo com mecanicos a diesel aqui em peruibe ninguem acredita !!!
Rapaz, o negocio fica feio assim, aquele é o acionamento da valvula, não pode tirar ele assim, pra isolar a valvula, tem que colocar a junta cega na ligação dela com o tubo que vem da descarga, desse jeito, quando os sensores detectam que tem que abrir a valvula, ela não abre por falta de comando mecanico e o sensor acusa a falha..
Por que o sensor da valvula, não se referencia por passagem do gas do escape pela valvula, mas sim pelo tempo que ela fica aberta, se ela nem se mexe, o sensor vai e acusa a falha..:shock::shock:
caro Carlos, Agradeço mesmo a ajuda sua, estarei imprimindo esta pagina pra ir trocar ideias com o mecanico, desde a retirada da valvula a até limpeza e colocação da tampa, eu espero que isto resolva o problema dela de aquecimento pos 120 / 130, pq ela nunca sumiu agua... pois gostei do carro, financiei 50% e agora tenho que dar um jeito, (pena ter comprado de particular, sem garantias), e com o mesmo, nunca tinha dado este defeito (era um senhor roda presa). por enquanto so tenho a agradeçer .... ah quem quizer meu face é Alf Car tambem . obrigado mesmo!!! (proprietario tenso)rsrsrr
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 21:55
caro Carlos, Agradeço mesmo a ajuda sua, estarei imprimindo esta pagina pra ir trocar ideias com o mecanico, desde a retirada da valvula a até limpeza e colocação da tampa, eu espero que isto resolva o problema dela de aquecimento pos 120 / 130, pq ela nunca sumiu agua... pois gostei do carro, financiei 50% e agora tenho que dar um jeito, (pena ter comprado de particular, sem garantias), e com o mesmo, nunca tinha dado este defeito (era um senhor roda presa). por enquanto so tenho a agradeçer .... ah quem quizer meu face é Alf Car tambem . obrigado mesmo!!! (proprietario tenso)rsrsrr
HAUHUHUHAH esquenta não, é pra isso que o forum serve.
Motor com eletronica é uma desgraça, senão tiver tudo em ordem, ou se o cara não souber "burlar" do jeito certo, o negocio fica feio mesmo:putz::putz:
Boa sorte ai :concordo:
Amigo acabei de localizar a Bendita EGR , estou ate suando aqui de tanto ir a garagem e voltar pro computador, a valvula fica bem acima do motor e do lado do intercoller, facilmente manuzeio, amanha pretendo logo isolar a egr pra ver o problema da injeção e depois levo ao senhorzinho mecanico pra ver a ventuinha externa na dianteira ... cara vc esta me salvando o carro se tudo der certo agradeço seu conhecimento !!!
Carlos A. C. Azevedo
16/02/2012, 23:06
Amigo acabei de localizar a Bendita EGR , estou ate suando aqui de tanto ir a garagem e voltar pro computador, a valvula fica bem acima do motor e do lado do intercoller, facilmente manuzeio, amanha pretendo logo isolar a egr pra ver o problema da injeção e depois levo ao senhorzinho mecanico pra ver a ventuinha externa na dianteira ... cara vc esta me salvando o carro se tudo der certo agradeço seu conhecimento !!!
AHUAUHHUAHUAHUAHUAHU depois de passar uma quantia boa de raiva aqui com a L, e depois de tudo que eu usei aqui do forum, é o minimo que eu posso fazer ehehe:oops:
Então, faz tudo certinho, não esquece que reconectar a mangueirinha de acionamento e colocar a junta cega, vamo ver como é que fica
PauloLimited
17/02/2012, 22:29
Hj fechei da minha tb, amanha eu pego estrada ai vamo ver se trem é bom ou não.
Carlos A. C. Azevedo
17/02/2012, 22:37
AHUUAHHUAAAUHHA Até que enfim terminou a novela hein Paulo, HUAHAHAHUAHUAHU e como ficou o negocio da turbina? só trocou mesmo?:neutral:
PauloLimited
18/02/2012, 01:05
AHUUAHHUAAAUHHA Até que enfim terminou a novela hein Paulo, HUAHAHAHUAHUAHU e como ficou o negocio da turbina? só trocou mesmo?:neutral:
A primeira vez a turbina deu pau foi só descarbonizar que fico boa denovo, depois que ela deu problema denovo por causa da estopa esquecida na caixa do filtro de ar, tive que descarbonizar novamente e tirar a folga daquela haste que abre e feixa, a que tem os 2 parafusos pra regular. Levei na Goiania Turbos pra fazer esse serviço, eles tiraram tanto a folga da haste que ela fico travada ueueueu ueueueu o povo ruim de serviço, ai no final tive que levar na Mit de Palmas. Eles refizeram o serviço da Goiania Turbos.
A no dia que L estava na MIT arrumando a turbina apareceu uma Pajero Full 2008 a gasosa, mais fraca que uma CG. Os meca da MIT começaram a desmontar o motor dela, na hr que eles estavam começando mesmo o dono da Pajero abriu a caixa do filtro de ar e tiro de la uma estopa que o "trocador" de oleo deixou ueueueueuue. Num fui so eu que cai na mesmo, mas meu preju foi maior. Agora pensa so, o esperto de mecanico falo que estava fazendo o procedimento que a Mit recomenda, o cara ia desmontar o motor pra depois abrir a caixa do filtro ? Jezuiiiz. Antes de tudo eles passaram o scanner.
Carlos A. C. Azevedo
18/02/2012, 22:06
Esse pessoal curte esquecer uma estopa dentro do motor hein? putz HUUHAHUAHUAUAU
Mas o carro ficou bom? não acende mais a luz?
Matheus C.
20/02/2012, 00:08
Interessante Carlos, ja que na minha a EGR fica mais abaixo e mais dificil de chegar nela devido a filtro de ar e etc, mas salvo engano é a mesma EGR com essa mangueirinha sim, vou dar uma olhada amanha, quem sabe nao tiro ela, preciso isolar ela? com um parafusinho na ponta como fazem? e a saida da mangueirinha na EGR preciso tampar?
Carlos A. C. Azevedo
20/02/2012, 12:50
Olha, como não tem nenhuma eletronica:euforico::euforico: e a valvula é fechada, só de tampar essa magueirinha creio que seja o suficiente. Ai já nem precisa abrir nada pra limpar, a não ser que tu queira :twisted: pra ter uma ideia de quanta desgraça isso faz, com o motor claro..:cry:
Mas ai, tu tampa bem, por que se ficar vazando pressão quando o sistema acionar, pode dar alguma merda em outro lugar, fora isso é só :dance::dance:
Matheus C.
20/02/2012, 14:01
Carlos na Verdade a minha fica no mesmo lugar, igual a que postei o procedimento, acontece que na minha ja foi retirada essa Valvula :?. e dai eu achei que seria mais abaixo por estar olhando a noite e nao achando nada no lugar que deveria estar. Pois bem fica ai uma foto
de como ficou:
332741
Carlos A. C. Azevedo
20/02/2012, 19:46
Matheus, não tá abrindo o anexo, sobe pelo site aqui mesmo, ai funfa legal.
Matheus C.
20/02/2012, 20:06
ook segue a foto
Carlos A. C. Azevedo
20/02/2012, 20:17
Dei uma pesquisada mas nao achei, Como faz pra por imagem com Miniatura de Anexo, como todos fazem?
Realmente, não tem, o coletor do escape é diferente dessa aqui do link que tu postou..
http://assets.pakwheels.com/forums/2010/attachments/Engine---Transmission---Powertrain/190741-EGR-valve-cleaning-for-4M40-pic9.jpg
Ou seja, Melhor ainda :dance::dance::dance::dance: nem precisa te preocupar com sujo rodando no teu motor hehehe
Matheus C.
20/02/2012, 20:23
Consegui, editei o post olha lá a foto no post anterior ao da minha resposta, grato pela paciencia, haha, sou novo de postagens por aqui, obrigado a todos! :concordo:
PauloLimited
21/02/2012, 09:56
Esse pessoal curte esquecer uma estopa dentro do motor hein? putz HUUHAHUAHUAUAU
Mas o carro ficou bom? não acende mais a luz?
Nesses 1200km que eu rodei depois de ter fechado a EGR, acendeu uma vez.
Carlos A. C. Azevedo
21/02/2012, 17:15
Nesses 1200km que eu rodei depois de ter fechado a EGR, acendeu uma vez.
Tu tava pisando muito? foi o mesmo esquema? desligar e ligar o motor? qual era a rotação mais ou menos?
vinicius32
22/02/2012, 19:44
Pessoal, fechei a válvula EGR da minha viatura hoje. Já fiz uma pequena viagem com a mesma e foi só alegria. Está andando muito bem e a bendita luz da injeção não acendeu mais !!
Carlos A. C. Azevedo
22/02/2012, 21:02
Pessoal, fechei a válvula EGR da minha viatura hoje. Já fiz uma pequena viagem com a mesma e foi só alegria. Está andando muito bem e a bendita luz da injeção não acendeu mais !!
Vinicius, é uma L200 sport? qual era a situação que a luz acendia?
PauloLimited
22/02/2012, 22:20
Tu tava pisando muito? foi o mesmo esquema? desligar e ligar o motor? qual era a rotação mais ou menos?
Estava vindo de 120 130km/h, ai reduzi um pouco e a luz acendeu. Foi somente uma vez. A turbina está dando pico de 1,4 de pressão ai a L da uma morrida e eu tenho que tirar o pé pra num acender a luz ai tem hr que ela da o pico de pressão e ela abaixa pra 1,1 mais ou menos e continua ganhando velocidade que é pra ser o normal. O problema ainda está sendo da turbina manter o pico em 1,4 e num baixar por si só, pra baixar tem que tirar o pé.
Carlos A. C. Azevedo
22/02/2012, 22:37
Estava vindo de 120 130km/h, ai reduzi um pouco e a luz acendeu. Foi somente uma vez. A turbina está dando pico de 1,4 de pressão ai a L da uma morrida e eu tenho que tirar o pé pra num acender a luz ai tem hr que ela da o pico de pressão e ela abaixa pra 1,1 mais ou menos e continua ganhando velocidade que é pra ser o normal. O problema ainda está sendo da turbina manter o pico em 1,4 e num baixar por si só, pra baixar tem que tirar o pé.
Paulo, será que não é a valvula de cima da turbina que tá prendendo? é normal ela dá essa travada? aconteceu isso depois de sair da ccs, depois da ultima revisão?
PauloLimited
22/02/2012, 22:43
Paulo, será que não é a valvula de cima da turbina que tá prendendo? é normal ela dá essa travada? aconteceu isso depois de sair da ccs, depois da ultima revisão?
Bixo no scanner não acusa nada. Fala que tudo está funcionando perfeito. Arrumei a turbina na MIT, andei uns 700km normal, ai no outro dia já começo essa bagunça de novo. Vc pisa, a turbina da 1.4 de pressão e fica lá e a L amarra, pra num acender a luz tem que tirar o pé, ai tem hr que do nada volta a funcionar normal.
vinicius32
23/02/2012, 00:29
Vinicius, é uma L200 sport? qual era a situação que a luz acendia?
Carlos é uma L-200 Sport Hpe 2004 que também é PIMENTINHA (vermelha igual a sua) só que A/T.. rssss
A luz acendia quando estava em alta rotação (acima de 3000 RPM). Eu já havia trocado a turbina dela antes, pois apresentava folga na haste de acionamento. O defeito sumiu por um tempo e depois voltou a aparecer... Na semana passada o defeito ficou crítico, bastava ultrapassar as 2.000 rpm que a bendita luz acendia. Depois de ver esse tópico resolvi arriscar e deu certo. O defeito desapareceu e de quebra a PIMENTINHA ficou mais esperta pra andar...
vinicius32
23/02/2012, 00:32
Bixo no scanner não acusa nada. Fala que tudo está funcionando perfeito. Arrumei a turbina na MIT, andei uns 700km normal, ai no outro dia já começo essa bagunça de novo. Vc pisa, a turbina da 1.4 de pressão e fica lá e a L amarra, pra num acender a luz tem que tirar o pé, ai tem hr que do nada volta a funcionar normal.
Paulo, quando troquei a turbina da minha na CARACOL TURBINAS em Aparecida de Goiânia, o instalador deixou ela regulada em 1.0 de pressão... Será que no seu caso 1.4 não seria excesso de pressão e por isso a razão da luz de injeção acender?
Carlos A. C. Azevedo
23/02/2012, 09:09
Carlos é uma L-200 Sport Hpe 2004 que também é PIMENTINHA (vermelha igual a sua) só que A/T.. rssss
A luz acendia quando estava em alta rotação (acima de 3000 RPM). Eu já havia trocado a turbina dela antes, pois apresentava folga na haste de acionamento. O defeito sumiu por um tempo e depois voltou a aparecer... Na semana passada o defeito ficou crítico, bastava ultrapassar as 2.000 rpm que a bendita luz acendia. Depois de ver esse tópico resolvi arriscar e deu certo. O defeito desapareceu e de quebra a PIMENTINHA ficou mais esperta pra andar...
Beleza, ainda bem que resolveu, mas a pergunta chata que não quer calar, ela ja super aqueceu alguma vez? hehe
vinicius32
23/02/2012, 19:42
Beleza, ainda bem que resolveu, mas a pergunta chata que não quer calar, ela ja super aqueceu alguma vez? hehe
Dois meses depois que a adquiri (março/2011) estava transitando no centro de Goiânia e verifiquei que o indicador de temperatura estava no máximo (ar condicionado delisgado e over drive off). Resolvi encostar e verificar se tinha algum problema no sistema de arrefecimento. Verifiquei que a água do vaso de expansão havia sumido!! Aguardei alguns minutos até esfriar e adicionei mais água no sistema. Procurei por vazamentos e não encontrei... Voltando para minha cidade (Anápolis) verifiquei novamente que a temperatura estava aumentando. Toquei direto para a residência de um mecânico amigo meu que trabalha na COTRIL MOTORS (autorizada Mitsubishi) e lá ele verificou que a junta do cabeçote estava queimada. Resolvemos começar a desmontar o cabeçote e achamos 3 micro rachaduras perto dos bicos. As camisas tb estavam bastante desgastadas e aí a ingrata surpresa! TIVE QUE FAZER O MOTOR! Depois de retificar o motor, trocar cabeçote, dar uma geral no sistema de arrefecimento ela NUNCA MAIS ESQUENTOU.
Carlos A. C. Azevedo
23/02/2012, 19:57
Dois meses depois que a adquiri (março/2011) estava transitando no centro de Goiânia e verifiquei que o indicador de temperatura estava no máximo (ar condicionado delisgado e over drive off). Resolvi encostar e verificar se tinha algum problema no sistema de arrefecimento. Verifiquei que a água do vaso de expansão havia sumido!! Aguardei alguns minutos até esfriar e adicionei mais água no sistema. Procurei por vazamentos e não encontrei... Voltando para minha cidade (Anápolis) verifiquei novamente que a temperatura estava aumentando. Toquei direto para a residência de um mecânico amigo meu que trabalha na COTRIL MOTORS (autorizada Mitsubishi) e lá ele verificou que a junta do cabeçote estava queimada. Resolvemos começar a desmontar o cabeçote e achamos 3 micro rachaduras perto dos bicos. As camisas tb estavam bastante desgastadas e aí a ingrata surpresa! TIVE QUE FAZER O MOTOR! Depois de retificar o motor, trocar cabeçote, dar uma geral no sistema de arrefecimento ela NUNCA MAIS ESQUENTOU.
E quanto ficou tudo? te lembra? caraca, o cara que te vendeu deve ter feito essa meia sola ai, é fods, mas tu ta feliz com o carro? ou ja ta pensando em vender?
PauloLimited
23/02/2012, 20:24
Paulo, quando troquei a turbina da minha na CARACOL TURBINAS em Aparecida de Goiânia, o instalador deixou ela regulada em 1.0 de pressão... Será que no seu caso 1.4 não seria excesso de pressão e por isso a razão da luz de injeção acender?
Vem de fábrica com 1.4 de pressão, então tem que funcionar assim. 1.0 é muito pouco, vai ficar muita fraca.
vinicius32
23/02/2012, 20:34
E quanto ficou tudo? te lembra? caraca, o cara que te vendeu deve ter feito essa meia sola ai, é fods, mas tu ta feliz com o carro? ou ja ta pensando em vender?
Tudo ficou em aproximadamente R$ 8.000,00 + mão de obra. E só ficou nesse preço pq não precisou retificar o virabrequim que ficou standard... Comprei o carro de um garageiro conhecido meu.. paguei o maior sapo pra ele... tentamos recuperar o valor do antigo proprietário que, logicamente, tirou o corpo fora... Mas tô feliz com a viatura. Essa última da EGR era o que faltava para completar a alegria...
vinicius32
23/02/2012, 20:36
Vem de fábrica com 1.4 de pressão, então tem que funcionar assim. 1.0 é muito pouco, vai ficar muita fraca.
Imaginei que essa pressão era de "pico"... Vou mandar aferir a pressao de trabalho da minha então... Não notei ela fraca, mas nao andei em outra para ter esse parâmetro.. rsss Obrigado pela dica.
PauloLimited
23/02/2012, 20:43
Imaginei que essa pressão era de "pico"... Vou mandar aferir a pressao de trabalho da minha então... Não notei ela fraca, mas nao andei em outra para ter esse parâmetro.. rsss Obrigado pela dica.
Isso, é de pico, o problema está sendo que ela mantem essa pressão ao invés de voltar. Qualquer pisada que vc da ela mantem essa pressão.
Carlos A. C. Azevedo
23/02/2012, 21:36
Beleza Vinicius, :concordo:
Caraca Paulo, to enrolando desde o ano passado pra comprar a droga desse manometro pra ver quanto tá dando de pressão, e até agora nada, mas acho que esse mes que vem, sai.. AHUUHAUHHUAHUAHUAHUHAUHUA
AurelioSoares
28/02/2012, 19:34
Dá pra trocar marcha até 1500 rpm que o carro não sente, ficou muito bom mesmo..
Carlos a minha voltou a apresentar uma falha: em +_ 2500 giros ela falha, parece uma pane elétrica, o carro perde potência repentianmente, eu tenho que aliviar o pé e deixar o rpm baixar para para ela voltar a funcionar direito.
Ontem eu fiquei aliviando e pisando até que a luz amarela do motor acendeu(engine), o pior é que antes ela só dava o problema as vezes e agora está cada vez mais constante.
Estou desconfiado da turbina e seu parceiros de trabalho: valvula EGR e WestGate, porque acha que a fechar a EGR melhora o rendimento? tem idéia de que pode estar acontecendo na minha?
Carlos A. C. Azevedo
28/02/2012, 23:00
Carlos a minha voltou a apresentar uma falha: em +_ 2500 giros ela falha, parece uma pane elétrica, o carro perde potência repentianmente, eu tenho que aliviar o pé e deixar o rpm baixar para para ela voltar a funcionar direito.
Ontem eu fiquei aliviando e pisando até que a luz amarela do motor acendeu(engine), o pior é que antes ela só dava o problema as vezes e agora está cada vez mais constante.
Estou desconfiado da turbina e seu parceiros de trabalho: valvula EGR e WestGate, porque acha que a fechar a EGR melhora o rendimento? tem idéia de que pode estar acontecendo na minha?
Fala Aurélio,
Olha, pela teoria, com a egr fechada, o motor fica o tempo todo usando só oxigenio puro, vindo de fora, logo o desempenho tem que melhorar, mas a minha ainda tem mais coisa mexida, bomba, ponto da turbina e a egr fechada, mas quem deu melhora mesmo foi a mexida na bomba.
Mas essa falha da tua ai, tu ja trocou filtro de ar e de combustivel? a turbina tá acionando normal?
Olha ai, se tu acha que é problema eletrico, quando tu tiver fechando a egr, tira os dois bornes da bateria e junta eles, deixando lá o tempo que for preciso pra tu fechar, pode ser alguma coisa na central.
O carro fumaça preto quando tem essa falha? se sim, pode ser a turbina que não tá mandando ar, ou não tá conseguindo comprimir a quantidade certa, por falha na valvula, ou nela mesmo.. pode ser várias coisas infelizmente, mas vai eliminando opção por opção que nem o House, que tu vai achar esse problema.
PauloLimited
29/02/2012, 01:12
Está com de ser turbina, ta parecido do que ocorreu na minha.
Turbina carbonizada ou com folga na haste que abre e fecha as palhetas da turbina.
Carlos A. C. Azevedo
29/02/2012, 12:56
Ta ai Aurélio, é só seguir a dica do Paulo, que sofreu um bocado com essa turbina ai..
Paulo, como ficou o negocio da pressão? conseguiram resolver?
PauloLimited
29/02/2012, 13:33
Ta ai Aurélio, é só seguir a dica do Paulo, que sofreu um bocado com essa turbina ai..
Paulo, como ficou o negocio da pressão? conseguiram resolver?
Nem vo mecher nisso mais ueueue, vo fazer aquilo que eu te falei.
Aurélio, olha tb aquela valvula dourada(amarela) que tem um diafragma, ela comanda o sistema de abrir e fechar as palhetas.
AurelioSoares
05/03/2012, 17:17
Nem vo mecher nisso mais ueueue, vo fazer aquilo que eu te falei.
Aurélio, olha tb aquela valvula dourada(amarela) que tem um diafragma, ela comanda o sistema de abrir e fechar as palhetas.
Pois é pessoal, por coincidencia meu alternador parou, acabei ficando no prego ai desmontei tudo e coloquei um alternador novo, nem deu para entar trocar só o regulador. No caminho tirei filtro e a valvula de alivio, dei uma lubrificada na aste e verifiquei que ela tem uma folga estranha, montei tudo de volta e e o motor não falhou mais.
Acho que deve ser alguma coisa com a valvula de alivio, por outro lado, antes, quando dava problema eu percebia que o ponteiro do rpm ficava trepidando como se a eletricidade estivesse falhando.
Agora está como nova rsrsrs
Claud Alvin
25/04/2012, 20:30
olá pessoal. accabei de fechar a EGR da minha sport A/T 2005. antes já tinha feito limpeza da turbina e admissão. praticamente acabou com a fumaça preta, tb fechei um pouco a turbina mas ainda falta o ultimo passo, trocar o sensor de rotação. mas o carro está muito bom. estou a caminho da satisfação.
thiagoMEC
25/04/2012, 20:49
Quando se exige muito da l200, tipo uma aceleração forte ou uma subida de barranco que tem que dar aquela esguelada, a luz de injeçao acende e depois de um tempo coisa de 1 dia ela apaga será, que poderia ser a tal da EGR?
Imperador!
25/04/2012, 21:28
Quando se exige muito da l200, tipo uma aceleração forte ou uma subida de barranco que tem que dar aquela esguelada, a luz de injeçao acende e depois de um tempo coisa de 1 dia ela apaga será, que poderia ser a tal da EGR?
Pode ser ela sim...
Pode ser a turbina também...
thiagoMEC
26/04/2012, 10:38
vixe tava dando uma espiada aqui debaixo do capô e descobri que a EGR da triton é controlada eletrônicamente (a abertura e fechamento) o que daria uma dorsinha de cabeça extra pra fechar ela... se alguem tiver dicas ai pode mandar!
Paulista VM
26/04/2012, 12:30
vixe tava dando uma espiada aqui debaixo do capô e descobri que a EGR da triton é controlada eletrônicamente (a abertura e fechamento) o que daria uma dorsinha de cabeça extra pra fechar ela... se alguem tiver dicas ai pode mandar!
Acho q existem dois meios de fechar, eletronicamente (o Meca aqui da mit faz) que se não souber pode acusar alguma coisa na central, o outro e só colocar uma junta cega, este eu fiz e nunca acusou nada, eh bem simples..
Nos primeiros posts tem foto e tudo!
Claud Alvin
26/04/2012, 15:14
thiagoMEC... é só ler desde o primeiro post e vc vai entender. deixa a preguiça de lado e boa leitura! se repetirmos fica monotono pra quem já leu. abraço
euclidesneto
26/04/2012, 17:14
olá pessoal. accabei de fechar a EGR da minha sport A/T 2005. antes já tinha feito limpeza da turbina e admissão. praticamente acabou com a fumaça preta, tb fechei um pouco a turbina mas ainda falta o ultimo passo, trocar o sensor de rotação. mas o carro está muito bom. estou a caminho da satisfação.
Só fechar a egr, sem fazer uma limpeza na admissão, já resolve o problema?
thiagoMEC
26/04/2012, 17:20
thiagoMEC... é só ler desde o primeiro post e vc vai entender. deixa a preguiça de lado e boa leitura! se repetirmos fica monotono pra quem já leu. abraço
Kkkk nem é preguiça não! É medo msm de fazer caca já que as fotos postadas eram de EGRs com acionamento à vácuo aí fiquei na dúvida se o procedimento com a eletrônica seria o mesmo...
Carlos A. C. Azevedo
27/04/2012, 10:48
Thiago, a triton é igual a sport/outdoor, é só colocar a junta cega. olha ai o tópico que o Walter fez, http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer.html
Mas tem que ver outras coisas, já trocou o filtro de combustivel?
Euclides, no meu caso, só fechando, forçando do mesmo jeito que acendia antes, só acendeu uma vez e depois não acendeu mais.
Fabio_318
09/05/2012, 18:09
Pessoal fechei a EGR no domingo, e apesar de não ter feito uma média correta tive a impressão que tá bebendo demais!! o que será que aconteceu? e eu nem sou de esmerilhar, ando de boa.
renato vieira
09/05/2012, 22:36
Fabio,
Boa sorte na alteração da tua Pajero.
A princípio é só vantagem
Estarei de hoje a sexta, trabalhando na simpática SJ do Rio Preto.
Abçs
vgabriel1
11/06/2012, 13:19
Gostaria de esclarecer uma duvida!!
Tenho uma pajero sport hpe 2.8 turbo diesel 2005
e a valvula egr foi pro saco!! Estoro!!
Se eu inutilizar ela o mecanico disse que pode aumentar a temperatura do motor!!
Sera que é melhor eu trocar a valvula ou inutilizar??
Obrigado
Imperador!
11/06/2012, 14:46
A EGR não tem nada a ver com a temperatura do motor...
Parece que não é bem assim não ... senão vejamos :
Os sistemas EGR têm sido usados em veículos há muitos anos. O principal objetivo do sistema é controlar as temperaturas da câmara de combustão. Isto é feito para reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogênio (Nox) no escapamento. Embora o EGR seja necessário para controlar emissões de Nox, o mesmo também afeta a eficiência volumétrica.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a036.jpg
A válvula EGR linear propicia uma ligação entre a admissão de ar e o sistema de escapamento. Normalmente, o motor puxa ar através do corpo de borboleta para o coletor de admissão. A válvula EGR linear é colocada numa posição tal que, quando a mesma é aberta, um pouco de gases de escapamento flui também para a admissão.
Conforme o pistão se move para baixo no curso de admissão, a combinação de ar/combustível e escapamento entra na câmara de combustão. Embora o volume de gases entrando na câmara de combustão seja o mesmo, haverá menos ar para queimar quando o combustível é inflamado, de modo que a temperatura e a pressão do cilindro diminuirão. Menos oxigênio e temperaturas mais baixas equivalem a uma queda nos níveis de Nox.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a037.jpg
Visto que a pressão no cilindro é quem empurra o pistão para baixo, o desempenho do motor pode ser afetado pela diminuição na pressão do cilindro.
Atualmente existem motores que não utilizam válvulas EGR. Isto é obtido de uma combinação de projeto de motor e calibrações computadorizados de controle de alimentação e tempo. Com a sobreposição apropriada da válvula, as temperaturas do cilindro são controladas e as emissões de Nox, reduzidas.
A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre os coletores de escape e de admissão. Quando é aplicado vácuo pela válvula reguladora de vácuo EGR, o diafragma abre a sede da válvula contra a pressão de uma mola e permite a entrada dos gases de escape. A sede da válvula é fechada novamente pela pressão da mola quando o vácuo deixa de ser aplicado.
A válvula EGR é aberta de acordo com as condições de funcionamento do motor e os valores de regulagem para recirculação dos gases de escape estão memorizados no módulo de injeção eletrônica.
Oficina e Cia - Biblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=17)
Doc Boss
13/06/2012, 00:31
Valeu Rogergo!
Nada como uma informação bem fundamentada.
Estou trocando a válvula EGR da minha Triton 2008/2008 chegando aos 90.000 km, e devido ao preço (4 dígitos!) dessa peça, muitas dúvidas e questionamentos vão aparecendo.
Há quase 2 anos, a luz da admissão acendeu, associada a perda de potência. O coletor de admissão foi limpo e a picape voltou ao ótimo e costumeiro desempenho, inclusive numa viagem ao Atacama, em que ela deu show a quase 5000 m de altitude.
Mas desde novembro, aquela luz amarela no painel voltou a acender de forma inicialmente intermitente e há 2 meses ininterrupta. O pessoal da concecionária resetou-a no MUD por duas vezes, mas não resolveu. Mesmo assim o desempenho continua o mesmo, mas vou trocar a válvula pois faço longas viagens com a picape e não dá pra confiar nesse tipo de gambiarra.
Sds 4x4
Imperador!
13/06/2012, 09:09
Tem que ter cuidado com o que se acha na Internet. Não há dúvida que a função da EGR é reaproveitar os gases do escapamento na admissão para reduzir as emissões de NOx.
Agora é ingenuidade acreditar que os gases do escapamento simplesmente por serem reaproveitados vão provocar um aquecimento maior do motor. Essa é exatamente uma das funções da EGR que tem na borboleta um mecanismo para controle da entrada desses gases exatamente para impedir esse tipo de coisa.
O grande problema da EGR é a carbonização a longo prazo e o aumento do consumo,pois a admissão vai ter "ar" mais quente o que empobrece a mistura com o combustível.
Carlos A. C. Azevedo
13/06/2012, 19:52
Fora a fuligem que vem junto.
Por isso que o tratamento dos gases pelo arla32 é menos pior. É no escape, não mete lixo pra dentro do motor e tudo mais. Por que esse negocio de EGR é muito bom pra uma parte, mas péssimo para outra.
Como Funciona o ARLA 32.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AV6Id_mXQd8)
euclidesneto
14/06/2012, 09:55
Será que só o fechamento da egr, provoca, a longo prazo, uma descarbonização do coletor?
Imperador!
14/06/2012, 10:06
Descarbonizar não, mas evitar a carbonização (ou reduzi-la em 90%), sim!
euclidesneto
30/08/2012, 11:35
Fechei a minha ontem. O carro está outro, só alegria:euforico:. O mexânico perguntou de onde tirei essa idéia, que nunca tinha visto isso. Disse pra ele que tinha sido um eng. da mitsubish que conheci na internet. Um tal de Carlos Azevedo. Aí o cara se conformou.:mrgreen:
Com o tempo posto mais comentários. Valeu, Carlos!:concordo:
Carlos A. C. Azevedo
30/08/2012, 17:19
Fechei a minha ontem. O carro está outro, só alegria:euforico:. O mexânico perguntou de onde tirei essa idéia, que nunca tinha visto isso. Disse pra ele que tinha sido um eng. da mitsubish que conheci na internet. Um tal de Carlos Azevedo. Aí o cara se conformou.:mrgreen:
Com o tempo posto mais comentários. Valeu, Carlos!:concordo:
Vish, Fui promovido :mrgreen: AHUAHUHAUHUAHUAUHAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUA
Imperador!
30/08/2012, 18:51
Vish, Fui promovido :mrgreen: AHUAHUHAUHUAHUAUHAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUA
Já tá recebendo o contra-cheque? :D
euclidesneto
30/08/2012, 19:19
O contra-cheque são umas cervas quando vcs aparecerem por aqui.:concordo:
Imperador!
30/08/2012, 19:32
O contra-cheque são umas cervas quando vcs aparecerem por aqui.:concordo:
Olha que um dia dá a doida e eu apareço mesmo!
euclidesneto
31/08/2012, 08:51
É só querer.
Carlos A. C. Azevedo
31/08/2012, 21:09
Já tá recebendo o contra-cheque? :D
Faz tanto tempo que eu não aparecia por aqui que nem tava sabendo, mas quando sair, já é certo :mrgreen: UAHUHAHAUHAUHUAHUAHAUHUHUHAUHAUHAHAHAHUHAUHU
euclidesneto
05/09/2012, 18:56
Estou com a impressão que ela está trocando as marchas com uma rotação um pouco menor, mas vou observar mais.
Carlos A. C. Azevedo
06/09/2012, 12:05
Estou com a impressão que ela está trocando as marchas com uma rotação um pouco menor, mas vou observar mais.
E o consumo? A L aqui tá bebendo bagaraio, acho que tá fazendo uns 8 km/l só, isso com o ar condicionado ligado e pisando 2500~3000rpm :mrgreen: lembrando que ela tá com a BI mexida, EGR fechada e turbina mexida também, que creio eu, tá começando a causar contra pressão no coletor de escape, não era pra eu ter mexido :parede: Ou pode ser mesmo muita fuligem que está atrapalhando as palhetas internas se moverem, mas como ela tá quase pra ir embora:cry:http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_cry.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_cry.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_cry.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_cry.gif vai ficar assim mesmo :oops:
euclidesneto
06/09/2012, 14:29
Ainda não deu pra medir o consumo. A notícia triste é que a luz da injeção acendeu hoje. Troquei o filtro de ar e vou aguardar.
Imperador!
06/09/2012, 15:37
Ainda não deu pra medir o consumo. A notícia triste é que a luz da injeção acendeu hoje. Troquei o filtro de ar e vou aguardar.
Se acendeu, com certeza não foi por causa da EGR isolada. Deve ser problema de filtro ou de sensor (especialmente o da turbina)
euclidesneto
06/09/2012, 15:45
Qual a função desse sensor da turbina? E onde ele fica?
Imperador!
06/09/2012, 16:13
Qual a função desse sensor da turbina? E onde ele fica?
A turbina da L200 tem gerenciamento eletrônico também, ele fica próximo da turbina. Não sou especialista em L200, tem que esperar alguém mais entendido aparecer...
PauloLimited
06/09/2012, 17:33
O filtro estava muito sujo ? Te falo que é 99% de chance de ser a turbina carbonizada. Pra acender a luz por causa do sersor tem que andar muito tempo com a pressão da turbina no 12, pra chegar ao ponto do sensor não conseguir segurar a pressão.
Minha pajero 2008 2.5 hpe apresenta o seguinte problema: aos 2600 rpm o ponteiro do conta giro fica louco e se permanecer acelerando acende a luz da injeção. Fechei a valvula EGR, mais mesmo assim continua apresentando o problema.
euclidesneto
09/09/2012, 17:25
O filtro estava muito sujo ? Te falo que é 99% de chance de ser a turbina carbonizada. Pra acender a luz por causa do sersor tem que andar muito tempo com a pressão da turbina no 12, pra chegar ao ponto do sensor não conseguir segurar a pressão.
Tava muito sujo não, o vendedor inclusive achou que era bobagem trocar. Troquei mesmo assim. Levei ela pra BR e dei umas aceleradas,a luz não acendeu. Em alta parece que está mais solta, mas para pegar velocidade, está meio amarrada.
Imperador!
09/09/2012, 22:04
Minha pajero 2008 2.5 hpe apresenta o seguinte problema: aos 2600 rpm o ponteiro do conta giro fica louco e se permanecer acelerando acende a luz da injeção. Fechei a valvula EGR, mais mesmo assim continua apresentando o problema.
Veja meus posts e do PauloLimited logo acima!
Veja meus posts e do PauloLimited logo acima!
obrigado pela atenção!!!
Vou fazer a descarbonização e ver como que se comporta.
Volto a postar o resultado.
PauloLimited
11/09/2012, 11:41
Tava muito sujo não, o vendedor inclusive achou que era bobagem trocar. Troquei mesmo assim. Levei ela pra BR e dei umas aceleradas,a luz não acendeu. Em alta parece que está mais solta, mas para pegar velocidade, está meio amarrada.
Se a turbina realmente estiver carbonizada, a camionete fica amarrada pra ganhar velocidade, pq o rotor não funciona corretamente e da excesso de pressão. Na minha que tem o pico em 1,4(Sport GLS), quando isso acontecia dava 1,5 no manômetro ai se continua-se acelerando a luz acendia.
D.Rabelo
12/09/2012, 16:25
Pessoal,
tenhho uma sport at 2.8, e to sentindo ela com pouca potência principalmente em final que so da uns 130....bomba a bico revisados a um mês.....agora vou fechara egr pra ver se melhora, agora li bastante coisa neste tópico sobre carbonização no coletor e turbina, e nunca tinha ouvido falar.
gostaria de saber como fazer a descarbonização, aqui na minha cidade nenhum meca me falou nada a respeito.......ajudem ae.....será que injetar Kar 80 ajuda?
valeu pessoal, parabéns pelo tópico e sua plenitude de informações
AurelioSoares
17/09/2012, 13:36
Tu não tem uma tezoura de chapa? o corte ficará melhor, e se instalar uma junta para acoplar melhor ficará melhor ainda.
Pessoal fechei a EGR da minha L200 desde ontem, mas foi uma chapa mal feita e ficou vazando uma quantidade muito grande de ar pelos lados, e acho que isso tava atrapalhando o rendimento da turbina por que era muito ar mesmo, com os vidros fechados + ar condicionado com o ventilador no 4 dava pra escutar muito alto o barulho de vento saindo.
Mas hoje, fiz o refiz o cervisso :mrgreen: ficou bem melhor hehehe, tem umas fotinhos abaixo do que foi feito.
Uma chapa de uns 1.5 mm, cortada no molde da junta que ja tem no lugar e a distancia centro a centro dos parafusos é de 6,5 cm, medidos na trena pela falta de paquimetro :parede::parede:, o tamanho do furo é com broca de 5/16'', mas tem que alargar um pouco mais pra não atrapalhar na hora de colocar o parafuso. E no final foi colado com cola de junta 3M só pra ajudar a ficar na forma a chapa + a junta da EGR, só com o aperto ficou bem vedado, não foi preciso usar nas bordas do tubo que vem da descarga.
Na foto 4 foi como ficou no lugar, :dance::dance:só falta o teste hehe:twisted::twisted:
Carlos A. C. Azevedo
17/09/2012, 20:33
Aurélio, a segunda chapa já foi feito um serviço de verdade, arrumei uma tesoura, HEHEHEHEHE. :concordo:
euclidesneto
18/09/2012, 09:55
Pessoal,
tenhho uma sport at 2.8, e to sentindo ela com pouca potência principalmente em final que so da uns 130....bomba a bico revisados a um mês.....agora vou fechara egr pra ver se melhora, agora li bastante coisa neste tópico sobre carbonização no coletor e turbina, e nunca tinha ouvido falar.
gostaria de saber como fazer a descarbonização, aqui na minha cidade nenhum meca me falou nada a respeito.......ajudem ae.....será que injetar Kar 80 ajuda?
valeu pessoal, parabéns pelo tópico e sua plenitude de informações
Rabelo, A Xingó diz que faz, mas deixei na mão de Assis, ex-chefe de oficina da Motopop, para fazer esse serviço. Vamos ver no que vai dar.
D.Rabelo
18/09/2012, 12:36
Ok Euclides neto,
Quanto ao fechamento da EGR eu mesmo ja fiz aqui em ksa, senti realmente o carro com um folego mais renovado, e percebi também após o fechamento a ponta do escapamento bem mas suja, creio que deve estar jogando um pouco da carbonização pra fora.
Quanto a descarbonização este Sr. assis é da NB?
gratp
euclidesneto
18/09/2012, 13:20
O que é NB? O nome da oficina dele é Revise Car.
D.Rabelo
18/09/2012, 14:47
NB é a oficina de nicanô, gerente da motopop, essa q vc falou fica onde?
euclidesneto
18/09/2012, 14:56
Na Av. Maranhão. Pega o tel dele 8811-6084.
Gustavo Ambrosio
19/09/2012, 16:33
fechei a minha hj e as falhas acabaram...
Imperador!
01/01/2013, 12:16
Carlos, só por confirmação, você pode postar fotos do local +- exato em que é colocada a EGR Killer?
Vou fazer um serviço pra um amigo que tem uma Pajero Sport, mas gostaria de confirmar o local.
Abraço e Feliz Ano Novo!
Carlos A. C. Azevedo
01/01/2013, 13:15
Carlos, só por confirmação, você pode postar fotos do local +- exato em que é colocada a EGR Killer?
Vou fazer um serviço pra um amigo que tem uma Pajero Sport, mas gostaria de confirmar o local.
Abraço e Feliz Ano Novo!
Poxa César, eu vendi a L e as fotos que eu tinha eram essas do início do tópico, tu quer a posição da válvula no motor? Vou procurar umas fotos do motor aqui pela internet e posto aqui.
Feliz Ano Novo.
Carlos A. C. Azevedo
01/01/2013, 13:51
Olha aí César, se eu entendi bem, era isso que tu queria né? Só não tô lembrado, parece que a chave ou é uma 12 ou 13. Aí tu só tira a junta que tem lá e faz o molde dela mesmo.
Imperador!
01/01/2013, 17:01
Olha aí César, se eu entendi bem, era isso que tu queria né? Só não tô lembrado, parece que a chave ou é uma 12 ou 13. Aí tu só tira a junta que tem lá e faz o molde dela mesmo.
Era aí mesmo, Carlos. Valeu pela confirmação!
Acredita que cobraram desse meu amigo 300 pila pra fazer esse servicinho? Bando de ladrões...
E a L200? Vai partir pra que, agora?
euclidesneto
01/01/2013, 17:38
Pra mim, o serviço foi de grátis.
Carlos, obrigado mais uma vez pela dica e feliz ano ano novo.:concordo:
Imperador!
01/01/2013, 18:24
É que tem muito dono de oficina que acompanha o fórum também. Aí eles se aproveitam de quem não entende...
Por exemplo, eles dizem que um serviço é muito mais complicado do que realmente é... além disso, cobram pela descarbonização da turbina e admiissão que às vezes nem é necessária!
Perdoem meu esquecimento, Feliz Ano Novo, amigos do 4x4Brasil!
Carlos A. C. Azevedo
02/01/2013, 10:39
Era aí mesmo, Carlos. Valeu pela confirmação!
Acredita que cobraram desse meu amigo 300 pila pra fazer esse servicinho? Bando de ladrões...
E a L200? Vai partir pra que, agora?
Putz, esse pessoal não tem jeito mesmo, queria ver se o dono pede pra acompanhar o serviço todo e vê que é só uma besteira..:evil:
Então, a cidade tá bem ruim de andar com carro de plástico, com carro de verdade então e como o véio não tinha mais tanta precisão de caçamba e se apaixonou pelo corolla que comprou, acho que vai demorar um tempinho pra voltar a essa vida de novo... Mas de vez em quando dá uma saudade dela :cry:.
Carlos A. C. Azevedo
02/01/2013, 10:41
Que isso Euclides, o fórum serve pra isso hehehehe.
Feliz Ano Novo.
Imperador!
02/01/2013, 13:41
Putz, esse pessoal não tem jeito mesmo, queria ver se o dono pede pra acompanhar o serviço todo e vê que é só uma besteira..:evil:
Então, a cidade tá bem ruim de andar com carro de plástico, com carro de verdade então e como o véio não tinha mais tanta precisão de caçamba e se apaixonou pelo corolla que comprou, acho que vai demorar um tempinho pra voltar a essa vida de novo... Mas de vez em quando dá uma saudade dela :cry:.
Espero que volte logo ao mundo das brutas... poucos entendiam de L200 como você!
Carlos A. C. Azevedo
03/01/2013, 10:32
Espero que volte logo ao mundo das brutas... poucos entendiam de L200 como você!
A necessidade faz isso hehehehe, não é fácil ficar com o carro parado, levar numa oficina e o cara te dizer na bucha que só pra olhar é 3000 e uma peça da bomba injetora feita no japão é 100 dólares, chega aqui na mão da autorizada bosch só por 7000 reais... Foda isso cara.:parede:
Mas foi bom que deu pra aprender e ainda tentar ajudar o pessoal por aqui, hehehe.
RodrigoF
04/01/2013, 20:34
Tenho uma L200 2005 automática, a minha é uma HPE sem módulo, uma das poucas com 121cv, não me incomodava com a potência dela até fazer uma viagem neste final de ano de 2300km com 4 pessoas e caçamba bem cheia de bagagem...Não tive problema para manter a velocidade mesmo em boas subidas, sempre mantendo entre 100 e 120km/l, o problema mesmo foi nas ultrapassagens, pois era difícil ultrapassar até carreta carregada, me senti andando em um carro 1.0 com 5 pessoas dentro...será que fechando a EGR consigo melhorar (mesmo que pouco) a potência nessas situações?
euclidesneto
04/01/2013, 21:01
Opinião de leigo, mas que melhorou muito a minha. Fecha egr, limpa coletor, turbina e válvulas. É mudança de água pra vinho. Melhorou muito o desempenho e diminuiu um pouco o consumo.
Henrique Uchoa
04/01/2013, 21:19
Opinião de leigo, mas que melhorou muito a minha. Fecha egr, limpa coletor, turbina e válvulas. É mudança de água pra vinho. Melhorou muito o desempenho e diminuiu um pouco o consumo.
Olá euclidesneto,
Voce pode me orientar sobre a descarbonizaçao da turbina e das válvulas?
Gostaria de saber como foi feita essa descarbonizaçao, foi preciso remover e/ou desmontar a turbina?
Valeu!
PauloLimited
04/01/2013, 21:36
Olá euclidesneto,
Voce pode me orientar sobre a descarbonizaçao da turbina e das válvulas?
Gostaria de saber como foi feita essa descarbonizaçao, foi preciso remover e/ou desmontar a turbina?
Valeu!
A turbina da sua num é TGV, então não presisa descarbonizar.
Henrique Uchoa
04/01/2013, 22:08
A turbina da sua num é TGV, então não presisa descarbonizar.
Paulo,
Obrigado pela resposta, estou querendo saber disso pois ontem eu fiz no meca a descarbonizaçao da admissao e saiu 2Kg de lama alí de dentro!! Tiramos aquela gosma de colher :-? depois lavamos a admissao e a entrada para o bloco do motor.
Pude ver que as valvulas estao sujas mas nao quis abrir o cabeçote pra limpar.
Entao fiquei com essa pulga, o meca disse que nao precisava tocar na turbina, por outro lado vi num fórum gringo o pessoal com turbinas (de carros de passeio a diesel) bem sujas e que nem eram TGV.
Aí fiquei nessa, já que a admissao estava tao suja queria saber sobre a turbina e como fazer pra limpar as valvulas sem ter que abrir o motor.
PauloLimited
04/01/2013, 22:34
Paulo,
Obrigado pela resposta, estou querendo saber disso pois ontem eu fiz no meca a descarbonizaçao da admissao e saiu 2Kg de lama alí de dentro!! Tiramos aquela gosma de colher :-? depois lavamos a admissao e a entrada para o bloco do motor.
Pude ver que as valvulas estao sujas mas nao quis abrir o cabeçote pra limpar.
Entao fiquei com essa pulga, o meca disse que nao precisava tocar na turbina, por outro lado vi num fórum gringo o pessoal com turbinas (de carros de passeio a diesel) bem sujas e que nem eram TGV.
Aí fiquei nessa, já que a admissao estava tao suja queria saber sobre a turbina e como fazer pra limpar as valvulas sem ter que abrir o motor.
É normal a turbina ficar suja de oleo, pois o oleo passa por ela a todo momento, mas a turbina da sua Pajero não tem as paletas da turbina TGV que abre e fecha a todo momento. A carbonização impede esse funcionamento das paletas, na turbina da sua num existe isso, pode ficar tranquilo.
RodrigoF
05/01/2013, 09:02
Obrigado pela resposta! Na próxima semana vou fazer isso para ver se melhora um pouco! Quanto ao consumo já desencanei mesmo, a minha não faz mais de 7,5 na cidade e na estrada 9.
euclidesneto
05/01/2013, 19:33
Henrique, a turbina da minha foi desmontada.
Rodrigo, o consumo é esse mesmo.
Arthuragrokamp
12/02/2013, 16:37
Olá amigo, li sobre sua experiencia e gostei muito. Estou tendo esse tipo de problema com uma triton nossa... está com 100mil km e a concessionaria me avisou que será necessária tal descarbonização (até hoje, nao sabia que isso existia). Vou realizar o processo de limpeza e em seguida, impedir a atuação da EGR como vc fez.
Temos uma hilux também e está chipada. Mesmo usando diesel S-10 Petrobras, ela fumaceia quando usada no estágio de ganho de 50cv. Minha dúvida é se eu posso fazer o mesmo processo com o motor Toyota 3.0. Se irá causar algum erro de funcionamento ou perda da garantia do fabricante.
Grato pela ajuda!
Arthuragrokamp
12/02/2013, 17:03
Acho q existem dois meios de fechar, eletronicamente (o Meca aqui da mit faz) que se não souber pode acusar alguma coisa na central, o outro e só colocar uma junta cega, este eu fiz e nunca acusou nada, eh bem simples..
Nos primeiros posts tem foto e tudo!
Amigo PAULISTA, Depois que fez tal ateração, o motor acendeu alguma luz da injeção? Teve alguma experiência estranha? Problemas com a garantia do veículo na concessionária? Grato!
Carlos A. C. Azevedo
12/02/2013, 19:09
Olá amigo, li sobre sua experiencia e gostei muito. Estou tendo esse tipo de problema com uma triton nossa... está com 100mil km e a concessionaria me avisou que será necessária tal descarbonização (até hoje, nao sabia que isso existia). Vou realizar o processo de limpeza e em seguida, impedir a atuação da EGR como vc fez.
Temos uma hilux também e está chipada. Mesmo usando diesel S-10 Petrobras, ela fumaceia quando usada no estágio de ganho de 50cv. Minha dúvida é se eu posso fazer o mesmo processo com o motor Toyota 3.0. Se irá causar algum erro de funcionamento ou perda da garantia do fabricante.
Grato pela ajuda!
Ae Arthur, dá uma lida aqui no tópico do Walter sobre a EGR da Triton http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer.html
Sobre a Hilux, se o serviço for bem feito, a concessionária não vai saber que foi fechada, só vão saber se fuçarem o motor, não tem que dar problema nenhum, nem acender nenhuma luz. O problema é que do que eu li por aqui pelo fórum, não achei nenhum que tenha uma Hilux com essa válvula fechada, mas pode ser que tenha, mas tanto na frontier quanto na triton de quem fechou, não acendeu nenhuma luz de falha.
A fumaça na aceleração pode ser só que o mapa de injeção do módulo não esteja 100% regulado, aí injeta muito combustível enquanto a turbina ainda não encheu, aí dá a fumaça.
Imperador!
12/02/2013, 19:15
É que, se eu não me engano, se fechar a EGR na Hilux, qualquer posição que seja, acende a luz da injeção...
Arthuragrokamp
05/03/2013, 08:45
Bom dia moçada! Fiz a EGR Killer, instalei, estou rodando faz um mês aprox. e notei algumas mudanças (não sei se foram psicológicas ou reais).
- Em baixa rotação, senti que o motor perdeu ligeiramente um pouquinho de força, precisa cutucar mais o acelerador para responder
- Melhorou bastante um ruido de "ventania" que vinha do motor. Antes, acima de 2.300rpm, o motor produzia um barulho de turbulencia absurdo, depois que fechamos a egr, melhorou bem (Não sei pq...)
- O consumo melhorou legal, mesmo o motor parecendo que está um pouquinho mais lerdo na cidade, o consumo médio diminuiu.
- Nenhuma luz acesa no painel!
Mesmo com 100.000 km, quando desmontei a tubulação dos gases, a carbonização estava super fina.
Prox. passo é a hilux chipada! Vamos ver como está a carbonização e assim que eu tampar e testar... volto a passar pra tds! Obrigado pelas dicas companheiros!!
Vou fazer na minha!!!!
Depois posto o que achei.
Abraços
mauriciocsf
18/03/2013, 13:40
Vou fazer na minha!!!!
Depois posto o que achei.
Abraços
precisa fazer isso nas novas de 170 cv que usa somente o diesel s50 ou s10?
Carlos A. C. Azevedo
20/03/2013, 10:37
precisa fazer isso nas novas de 170 cv que usa somente o diesel s50 ou s10?
Maurício, na verdade, esse foi um jeito de tentar resolver um problema de perda de potência acima de 3000 rpm, nas L200 2.5 sport/outdoor, por causa de algum sensor fdp que acusava erro e limitava o motor.
Na triton não é necessário.
PauloLimited
20/03/2013, 17:18
Maurício, na verdade, esse foi um jeito de tentar resolver um problema de perda de potência acima de 3000 rpm, nas L200 2.5 sport/outdoor, por causa de algum sensor fdp que acusava erro e limitava o motor.
Eai Carlos blz ? Eu fechei a ERG da minha tb e quando ela estava na Mit pra tentar resolver o problema da turbina o "super consultor" culpou isso como sendo o defeito, quase matei o lazarento hehehe. A única forma de resolver qualquer problema desse motor, isso é comprovado cientificamente, é vendendo a camionete.
Mauricio eu num faria isso não, esses diesel tem pouco enxofre e sua camionete está na garantia, deixa quieto.
mauriciocsf
20/03/2013, 17:56
a minha pergunta foi que existe um topico referente a isso nas triton, que foram necessario fechar, devido a encher de fuligem e ter que trocar acho que a valvula e era um prejuízo enorme da uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer.html
Imperador!
20/03/2013, 19:36
a minha pergunta foi que existe um topico referente a isso nas triton, que foram necessario fechar, devido a encher de fuligem e ter que trocar acho que a valvula e era um prejuízo enorme da uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer.html
Mas era no tempo do diesel S500 e S1800, cada vez mais raros hoje em dia...
mauriciocsf
20/03/2013, 20:49
Mas era no tempo do diesel S500 e S1800, cada vez mais raros hoje em dia...
entao abastecendo somente com s10 ou s50 nao sera mais necessario??
PauloLimited
21/03/2013, 00:54
entao abastecendo somente com s10 ou s50 nao sera mais necessario??
Esquece isso cara, esse diesel novo num suja nem o escapamento da camionete.
Imperador!
21/03/2013, 06:54
Esquece isso cara, esse diesel novo num suja nem o escapamento da camionete.
Verdade, vide os relatos do NGDaniel na Frontier nova dele!
Carlos A. C. Azevedo
21/03/2013, 14:33
Eai Carlos blz ? Eu fechei a ERG da minha tb e quando ela estava na Mit pra tentar resolver o problema da turbina o "super consultor" culpou isso como sendo o defeito, quase matei o lazarento hehehe. A única forma de resolver qualquer problema desse motor, isso é comprovado cientificamente, é vendendo a camionete.
Mauricio eu num faria isso não, esses diesel tem pouco enxofre e sua camionete está na garantia, deixa quieto.
Fala Paulo, o desgraçado teve coragem de falar isso?? Putz :putz:Depois dessa não dá nem pra passar pela frente da concessionária da mit, muito menos ter uma :mrgreen:
Bom é que tu resolveu o problema :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Arthuragrokamp
11/04/2013, 11:41
Já fazem 2 meses que fechei a EGR. Consumo legal (aparentemente melhor). Não me arrependo e recomendo! abraço a todos!
Carlos A. C. Azevedo
12/04/2013, 11:54
Arthur, tu fechou na Triton e na Hilux ou só na Triton? Mudou alguma coisa ou continuou a mesma?
richardmaciel
03/06/2013, 11:20
Fechei na minha pajero full 2008 diesel. Ficou melhor o funcionamento (mais calma..marcha lenta mais tranquila e sequencial). O consumo continua idêntico, sem fumaça (salvo em alta rotação - acima de 3000 giros). ficou bom, mas a minha válvula já queimou (luz acesa no painel).
Marcelo Schuch
03/06/2013, 15:42
Depois de ler todo o tópico fiquei curioso, a minha vtr é uma sport 2001 2.8, tem essa egr também ? se sim mudaria algo fechando a mesma? grande abraço a todos
Drº Amorim
07/07/2013, 23:05
Olá Carlos, sou de Belém/PA, tenho uma pajero sport 2009 diesel, verifiquei estes comentários do fechamento da EGR e fiquei com vontade de fazer na minha. Vc sabe quem pode fazer este serviço para mim para ficar bem feito?
Imperador!
08/07/2013, 08:10
Olá Carlos, sou de Belém/PA, tenho uma pajero sport 2009 diesel, verifiquei estes comentários do fechamento da EGR e fiquei com vontade de fazer na minha. Vc sabe quem pode fazer este serviço para mim para ficar bem feito?
Não tem erro. Só mandar fazer a tampa cega e colocar na EGR. Importante aplicar cola pra juntas que não vai ter problema...
Carlos A. C. Azevedo
08/07/2013, 09:42
Cara, não sei te dizer não, onde tu faz serviço no teu carro? Chega lá, explica a situação, mas não vai falar muito, senão o cara na hora que afrouxar os parafusos e ver o tubo da EGR vai dizer que tá tudo carbonizado dentro do motor e vai querer desmontar tudo pra limpar, chega lá e diz que tu quer que tampe a válvula e se o cara falar alguma coisa sobre a carbonização, diz que é normal.
Diego Souza
05/08/2013, 20:40
Fechei a minha hoje. Senti a diferença de desempenho na hora. Deu para ver a carbonização dentro da EGR. Obrigado pela dica Carlos A. C Azevedo.
Fernando25
19/08/2013, 16:52
Fechei a minha hoje. Senti a diferença de desempenho na hora. Deu para ver a carbonização dentro da EGR. Obrigado pela dica Carlos A. C Azevedo.
Prezados, sabem dizer se na pajero full gls 2008, esse serviço pode ser feito. Acendeu a luz da injeção e o scan acusou a válvula egr.
Imperador!
26/09/2013, 08:41
Fechei a EGR da Pajero hoje... mandei fazer uma chapa cega de aço galvanizado, nem reaproveitei a junta.
Ainda não observei nenhuma mudança no carro (sem consumo nem desempenho), mas pelo menos sei que acabou a chance de carbonização da admissão e da turbina.
Imperador!
26/09/2013, 08:44
Prezados, sabem dizer se na pajero full gls 2008, esse serviço pode ser feito. Acendeu a luz da injeção e o scan acusou a válvula egr.
Dá sim. Mas no seu caso é preciso primeiro fazer a limpeza da admissão e da EGR.
Procura o tópico chamado Triton EGR Killer (que é exatamente a mesma coisa no seu motor).
acqualoco
17/10/2013, 09:33
Fechei a EGR há 10 dias e depois de 2 tanques relato que a média continua boa com pouca melhora 11 km/l estrada (max 110 km/h). Como já andava pra cacete antes, não notei grande melhora no desempenho, mas o que eu notei foi que parecia mais suave desenvolvendo mais facilmente até 4500 rpm.
Agora ontem começou a ficar amarrada... quando se pisa fundo em marchas baixas e não quer passar dos 3000 rpm. No meu caso esse sintoma é de excesso de pressão da turbina, problema sofri até os 40 mil km até a Mit descobrir.
Alguém já teve que mexer na regulagem da turbina depois de fechar a EGR?
Abs
Daniel
Junior-L200Power
10/02/2014, 22:30
Pessoal, até agora pouco eu tava na oficina fechando a EGR da L200!!
PQP, que diferença hein!!
O carro tá bem mais solto e desenvolve ao menor toque do acelerador...
Imagino que agora deva ficar mais econômica um pouco, pois não precisa ficar pisando nem forçando muito o motor!!
Gostei bastante e recomendo a quem ainda não fechou, dá uma melhorada muito boa no desempenho!!
Abraço galera!
Marcolin
26/04/2014, 23:15
eu fechei a minha, uma junta cega rs....melhorou um pouco sim, nao ta mais tao pata choca hehe!!
felipeadunaiski
27/06/2014, 19:01
A desativação da EGR serve mais para evitar problemas mecânicos do que aumentar o desempenho.
JoaoNery
28/06/2014, 20:46
Fechei a EGR da Pajero hoje... mandei fazer uma chapa cega de aço galvanizado, nem reaproveitei a junta.
Ainda não observei nenhuma mudança no carro (sem consumo nem desempenho), mas pelo menos sei que acabou a chance de carbonização da admissão e da turbina.
Boa noite imperador, onde que você fez o serviço?
SAPO-BOMBA
28/06/2014, 21:25
Fechei a EGR há 10 dias e depois de 2 tanques relato que a média continua boa com pouca melhora 11 km/l estrada (max 110 km/h). Como já andava pra cacete antes, não notei grande melhora no desempenho, mas o que eu notei foi que parecia mais suave desenvolvendo mais facilmente até 4500 rpm.
Agora ontem começou a ficar amarrada... quando se pisa fundo em marchas baixas e não quer passar dos 3000 rpm. No meu caso esse sintoma é de excesso de pressão da turbina, problema sofri até os 40 mil km até a Mit descobrir.
Alguém já teve que mexer na regulagem da turbina depois de fechar a EGR?
Abs
Daniel
Já olhou teu filtro de combustível? Filtro saturado é danado pra fazer o carro amarrar quando "dá pé" no acelerador...
Mexer na EGR não altera em nada o funcionamento da turbina, até pq ninguém vai nem tocar nela...
Aproveite e olhe filtro de ar tb, olhe se tem vazamentos de pressurização da turbina/intercooler...
Tem muita coisa que causa esse sintoma, até combustível ruim faz isso...
fc_candido
01/07/2014, 18:58
Quanto ao consumo nem aumenta e nem diminui, já o desempenho aumenta uns 10cv pajero 2.5 HPE 2008.
- Consumo permanece o mesmo porque os bicos injetam o mesmo tanto de combustível que antes isso é fato.
- Desempenho aumenta porque a mistura que antes era pobre passa a ser rica devido entrar apenas ar limpo e não gases sujos como antes, por isso que o desempenho aumenta.
- Se acontecer de ficar um pouco econômico no combustive é porque antes o ponteiro ficava em cima 2 RPM no giro agora fica em 1,8 por isso acelera menos entre 60 e 80KM por hora, por isso que o motor anda mais folgado sem acelerar tanto.
- Resumindo fiz e recomendo o motor fica mais nervoso respondendo melhor.
fc_candido
13/07/2014, 00:24
PAJERO SPORT 2007 HPE, Me dei mal, depois que fechei a EGR em 1 semana a luz amarela da injeção acendeu ESTAVA ATÉ ANIMADO COM GANHO DE POTÊNCIA, e o ponteiro RPM não para quieto sobe e desse, o carro não anda a válvula EGR fica acionando a todo momento querendo abrir e fechar já tirei o tampa da EGR e mesmo assim o carro não anda.
Para andar tive que tirar toda a válvula EGR, porem o carro fica sem força.
Filtros e óleos nao é pois foi trocado a pouco tempo, e mesmo assim não passa de 60Km e falhando.
Se algem já passou por isso tem alguma idéia.
SAPO-BOMBA
13/07/2014, 10:08
Não é culpa da tampa da EGR não, pode procurar que o problema é outro... Desconectou algum sensor? Não acha melhor dar uma limpada nos sensores e testar?
fc_candido
13/07/2014, 23:32
Não é culpa da tampa da EGR não, pode procurar que o problema é outro... Desconectou algum sensor? Não acha melhor dar uma limpada nos sensores e testar?
Um colega me falou que talvez seja o turbina pois nem escuto mais um assobio mais que a turbina fazia as mangueiras do turbo não tem mais pressão, lembro que quando estava tudo normal ao acelerar as mangueiras só faltava explodir de tanta pressão, e agora sai uma fumaça branca no coletor que a EGR suga. (lembrando que não está com EGR no lugar) vou levar a uma oficina, o carro fica falhando o ponteiro do RPM fica louco em marcha lenta fica variando entre 1 e 3 e as vezes quando acelero fica em 0 ou 5.
Antes disso acontecer a uns 5 meses já vinha melando de óleo as juntas do coletor onde fica a borboleta.
5 meses atrás tirei está foto e já melava de óleo
http://i62.tinypic.com/2u8e5qd.jpg
AurelioSoares
14/07/2014, 18:13
Com essa volto para cima do muro, já estava quase convencido a fechar a EGR, Candido Mantenha agente informado ok! boa sorte.
PAJERO SPORT 2007 HPE, Me dei mal, depois que fechei a EGR em 1 semana a luz amarela da injeção acendeu ESTAVA ATÉ ANIMADO COM GANHO DE POTÊNCIA, e o ponteiro RPM não para quieto sobe e desse, o carro não anda a válvula EGR fica acionando a todo momento querendo abrir e fechar já tirei o tampa da EGR e mesmo assim o carro não anda.
Para andar tive que tirar toda a válvula EGR, porem o carro fica sem força.
Filtros e óleos nao é pois foi trocado a pouco tempo, e mesmo assim não passa de 60Km e falhando.
Se algem já passou por isso tem alguma idéia.
Junior-L200Power
14/07/2014, 18:42
Aurélio, a minha está fechada há 6 meses desde que comprei ela!!
A minha é outdoor 2010, e não tenho do que reclamar!!
O carro melhorou bastante tanto em consumo quanto desempenho!!
A minha L200 tem EGR fechada, Escape direto desde a turbina e Unichip (programação nervosa)...estimo uns 180cv e até agora está tudo belezinha com ela!!
Anda que é coisa de louco e está fazendo média de 10km/L, onde antes eu fazia 6,5 a 7,4km/L....
Estou satisfeitíssimo com o carro, tirando a trinca de chassi e da lataria dentro do cofre do motor que relatei em outro tópico!!
Não achei ninguém pra andar ao meu lado ainda...até 150km/h já levei Triton, Hilux e Frontier!!!
Grande abraço!!
fc_candido
15/07/2014, 13:49
Gastei 400 mangos com limpeza de coletor descarbonização de turbina etc... e o carro ainda continua do mesmo jeito.
O poteiro do RPM não para quieto e sem forca e também falhando.
O cara ficou de tirar a ECU (central) e outra pajero e colocar para ver se desprogramou...
AurelioSoares
21/07/2014, 16:02
Pois é Junior, realmente a ideia me atrai, mas percebo que a mecanica da L200 é muito acertada, qualquer coisa errada encadeia uma série de problemas, no caso do colega pode mesmo ter sido outra coisa que acabou ficando aparente quando ele fechou a EGR.
Outra coisa que me interessa é o chip, mas como a minha não é HPE e sim uma GL e também não preciso de tanta força nem faço tanta questão, mas confesso que tem uma subidinha perto de casa que merece uma vingança. rsrsrsr
fc_candido
21/07/2014, 17:49
Nao vou culpar o fechamento da EGR, o defeito foi o sensor de rotação do virabrequim que quebrou dentro do sensor tem uma lamina que já vinha fazendo um barulho e não sei como que ele saiu do lugar, pois quebrou o sensor de rotação.
Se estivesse quebrado sem fechar a EGR seria apenas um defeito ocasional.
Preço do sensor:
100,00 Mercadolivre na concessionaria 2800,00
no aliexpress menos de 22,00 (150,00 serviço do mecânico)
preço do competidor entrega rápida ckp sensor de posição do virabrequim para mitsubishi oem j5t25871 md342826 md330891 em Sensores de Componentes eletrônicos no AliExpress.com (http://pt.aliexpress.com/item/Competitive-price-fast-delivery-CKP-crankshaft-position-sensor-for-Mitsubishi-OEM-J5T25871-MD342826-MD330891/1785701977.html)
RODA FONICA DO SENSOR
http://i59.tinypic.com/o6bk49.jpg
SENSOR DE ANGULO
http://i58.tinypic.com/4juukh.jpg
Comprei a peça no ML e esta semana lavarei a oficina para trocar e posto os resultados.
APOS CONSERTAR VOU FECHAR NOVAMENTE A EGR POIS GOSTEI MUITO DO DESEMPENHO FICA OUTRO CARRO SENSACIONAL!
SAPO-BOMBA
21/07/2014, 20:43
Procurou o problema, achou... Hehehehe
Abraços e boa sorte...
fc_candido
26/07/2014, 21:19
Comprei um sensor no ml por 90,00 mangos foi colocado o carro funcionou por 1 hora com o ponteiro do rpm em 1000 (normal) e a luz de anomalia não apagava, depois o sensor deixou de funcionar. o comprei outro de melhor qualidade 350,00 mangos esse ainda tá funcionando rpm em 1000, só que a danada da luz de anomalia não apaga de jeito nenhum, o carango não passa de 110 KM eita carrin danado de bronqueiro.O fato dessa luz de anomalia não apagar o carro não rende o que deveria.Se eu tivesse levado logo que o sensor foi quebrado em uma oficina que tivesse me orientado e relatado o defeito, fiquei rodando em 3 oficinas para poder descobrir o defeito do sensor.Antes disso era um tira e bota central de HPE tira e bota relê e mexe aqui mexe acolá para tentar descobrir o defeito que deve ter causado outro defeito.
Gregory Moser
27/07/2014, 15:16
Olá amigos,
Ja estou até tonto de tanto ler esse tópico, mais não encontrei o que precisava e vou ter que perguntar.
Comprei a uns 6 meses uma Triton 2009, 3.2 Diesel que estava com a luz da injeção acesa. Após conectar o leitor (tenho aquele OBDII simples com conexão Bluetooth) vi que se tratava do código da EGR. Tratei de fechar a bendita.
O problema é que não consigo apagar a luz da injeção. Até consigo apagar, mas depois de dar uma acelerada a luz volta a acender novamente com o código da EGR.
Alguém sabe o que devo fazer para apagar essa bendita luz?
Muito obrigado!!!
Junior-L200Power
27/07/2014, 17:38
Amigo, tenta descarbonizar a EGR e rodar com o veículo pra ver se ela apaga!!
Daí depois de feito isso vc fecha a EGR!!
Se não der certo então sua EGR pode estar apresentando alguma avaria e necessita troca!!
fc_candido
27/07/2014, 19:05
Vou dar uma opinião aqui, já fui proprietário de suzuki vitara, 2 S10 diesel e a gasolina, nissan frontier diesel, e agora com essa pajero sport hpe diesel 2007, de todos esses carros que possui, essa pajero é campeã em acender essa maldita luz da injeção parece que foi programada para acender essa luz e a luz do 4x4 também, isso não tem quem der jeito.
Sem mencionar que esse motor 4d56 2.5 avacalhado esquenta que dá até para fritar ovos.
Até hoje sinto falta da nissan motor MWM 2.8 aquilo sim que é motor, passei 4 anos com a frontier e gastei só pneus 1 correia do ar condicionado e óleo motor e filtros.
Gregory Moser
28/07/2014, 13:22
Olá amigo,
Poisé Junior-L200Power (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/46901.html), antes de fecha-la já tentei descarbonizar, mais continuou sem funcionar e isolei.
Ela ja devia estar com problemas a mais tempo.Mesmo ela estando isolada tenho que trocar para poder apagar a luz?
tstapazzoli
28/07/2014, 14:00
Boa tarde!
Alguém sabe onde fica a EGR na pajero V6 97? Procurei e não encontrei...
Obrigado,
Thiago
tstapazzoli
28/07/2014, 14:04
Gregory,
Depois de descarbonizar você experimentou desligar o cabo da bateria?
Eventualmente isso resetaria e o erro não iria mais aparecer.
Abs.
Thiago
Gregory Moser
28/07/2014, 16:28
Gregory,
Depois de descarbonizar você experimentou desligar o cabo da bateria?
Eventualmente isso resetaria e o erro não iria mais aparecer.
Abs.
Thiago
Olá amigo,
Ja fiz esse procedimento de desconectar a bateria. Até consigo apagar o erro com o OBDII, mais quando acelero o erro volta e a luz acende novamente.
Abraço.
AurelioSoares
28/07/2014, 19:07
Aff! volto para o lado dos que querem fechar.
Thiago Pereira
28/07/2014, 20:16
Olá amigos,
Ja estou até tonto de tanto ler esse tópico, mais não encontrei o que precisava e vou ter que perguntar.
Comprei a uns 6 meses uma Triton 2009, 3.2 Diesel que estava com a luz da injeção acesa. Após conectar o leitor (tenho aquele OBDII simples com conexão Bluetooth) vi que se tratava do código da EGR. Tratei de fechar a bendita.
O problema é que não consigo apagar a luz da injeção. Até consigo apagar, mas depois de dar uma acelerada a luz volta a acender novamente com o código da EGR.
Alguém sabe o que devo fazer para apagar essa bendita luz?
Muito obrigado!!!
Se a ECU acusa falha na EGR a causa mais provável é erro no atuador.
Mesmo com a EGR fechada o atuador continua lá abrindo e fechando e a ECU monitora isso, se este falha, trava aberto ou fechado o erro aparecerá.
fc_candido
29/07/2014, 18:40
Uma semana na terceira oficina já e o carro agora que saiu.
foi resolvido um problema do giro do rpm que agora está ok com a troca do sensor de rotação. foi preciso trocar o sensor 2 vezes pois o primeiro comprado mo ML por 89,00 (barato saiu caro) não prestou funcionou pouco tempo e parou tiver que comprar outro por aqui mesmo 380,00.
Ai o mecânico disse que a turbina não tá rendendo o máximo e condenou 2 sensores, o de pressão do turbo e outro lá.
antes a turbina chegava assobiar agora nem assobiando tá mais, só tenho medo de comprar os sensores e a luz da injeção continuar acesa e não resolver nada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570613128-valvula-egr-pajero-sport-e-l200-motor-25-mr577031-_JM
E
Sensor Pressão Turbina Mitsubishi Pajero 2.5 L200 - Mr299300 - R$ 489,80 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566639391-sensor-presso-turbina-mitsubishi-pajero-25-l200-mr299300-_JM)
se alguém tiver alguma dica pode opinar por favor.
Gregory Moser
29/07/2014, 18:44
Se a ECU acusa falha na EGR a causa mais provável é erro no atuador.
Mesmo com a EGR fechada o atuador continua lá abrindo e fechando e a ECU monitora isso, se este falha, trava aberto ou fechado o erro aparecerá.
Olá Thiago,
Se realmente tiver com problemas, não tem como apagar a luz da injeção? Só trocando a EGR, mesmo com ela isolada?
Obrigado!
Thiago Pereira
29/07/2014, 22:49
Olá Thiago,
Se realmente tiver com problemas, não tem como apagar a luz da injeção? Só trocando a EGR, mesmo com ela isolada?
Obrigado!
Não pq mesmo ao apagar o erro pelo scanner, pouco tempo depois vai surgir novamente.
Para não gerar o erro precisa enganar a ECU emulando um sinal e provavelmente é inviável, sendo mais simples e barato troca a peça com defeito.
Mas como foi comentado verifique a carbonização, pode ser isso que travou o atuador e uma limpeza pode fazer com que ele volte a funcionar.
fc_candido
30/07/2014, 20:41
Além do sensor de rotação do virabrequin, que resolveu o problema do rpm que ficava louco.
Bastou trocar o Sensor Modulador Turbina Mitsubishi L200 Mr577031 que a viatura apagou na hora a luz da injeção o carro ficou um avião.
Não sei porque os caras mexeram tanto tirando sensor e colocando que agora apareceu mais 2 novidades a luz do ABS as vezes fica acesa, a luz do 4x4 também acede e fica piscando, as vezes apaga.
Lembrando que já fazia 2 semanas que vinha penando e só hoje graças a deus que deu tudo certo o carro está com força total novamente.
Consegui o sensor modulador em uma sucata por 150,00
http://i57.tinypic.com/e6os4p.jpg
AurelioSoares
06/08/2014, 20:30
A minha luz 4x4 ficava acendendo e apagando tambem, ou melhor apagando e acendendo, isto porque só acontecia quando realmente estava engatada a 4d ou 4L, o problema era o conector que vai no cambio.
Além do sensor de rotação do virabrequin, que resolveu o problema do rpm que ficava louco.
Bastou trocar o Sensor Modulador Turbina Mitsubishi L200 Mr577031 que a viatura apagou na hora a luz da injeção o carro ficou um avião.
Não sei porque os caras mexeram tanto tirando sensor e colocando que agora apareceu mais 2 novidades a luz do ABS as vezes fica acesa, a luz do 4x4 também acede e fica piscando, as vezes apaga.
Lembrando que já fazia 2 semanas que vinha penando e só hoje graças a deus que deu tudo certo o carro está com força total novamente.
Consegui o sensor modulador em uma sucata por 150,00
http://i57.tinypic.com/e6os4p.jpg
leandrim
29/06/2015, 15:05
Então. com esse negocio de fechar egr ...
fechei da minha pajero sport 2008 carro começou a falhá como nunca antes. acender a luz da injeção . e sem força. .ssem falar nos ruídos do moto ..não façam isso..
só foi eu tirar a tampa da egr.o carro ficou novo novamente .
boa tarde amigos
bom eu falei em um topico mas nao tive sucesso.
tenho uma l200 outdoor hpe 2007 AT.a luz da abs e tracao acendia, troquei os solenoides e nada, descobri que o mexanico da mit inverteu os cabos de vacuo daquele cilindro la em baixo que tem entrada na frente e atraz dele, arrumei e voltou ao normal.achei o esquema aki no forum mesmo.Bom, hoje andei com duas l200 iguais a minha e eu senti que na saida elas nao dao aquela amarrada igual a minha da, a minha quando sai até chegar nos 2600 giros é uma vida, ela fica amarradona,segunrando, ai nos 3 voce sente ela soltar e vai embora... chegando 4 mil giros em 140 ela fica sem força mas acho que isso é normal nao é gente? bom... mas na questao de saida, ela fica amarrada, ja troquei todos os canos de vacuo que saem dos solenoides de turbina, todos mesmo, coloquei mangueira 1/4 tecalon porem a luz de injecao está acesa, eu desligo a bateria ela apaga, porem é so eu desligar e ligar a caranga de novo que ela ja aparece acesa, ou, é desligar a bateria e andar com ela que ja acende tambem! nao sei oque fazer, ja troquei o solenoide marron e nada, só troquei ele por enquando. passei em 3 oficinas e no scanner da "Sensor de posicao do pistao temporizador" e "sensor de pressao do turbo"
Alguem tem alguma sujestao do que pode ser?
ah. e to pensando em fechar a EGR, melhora mesmo? nao da problema? posso fechar tranquilo? como faz, é só fazer a chapa e colocar chapa +junta + cola vedação? abraço galera, estou aprendendo bastante sobre L aqui. temos uma outdoor e uma triton, se fechar na outdoor e ficar bom, fechamos na triton tbm! rs
Então. com esse negocio de fechar egr ...
fechei da minha pajero sport 2008 carro começou a falhá como nunca antes. acender a luz da injeção . e sem força. .ssem falar nos ruídos do moto ..não façam isso..
só foi eu tirar a tampa da egr.o carro ficou novo novamente .
Vish... tava pensando em fazer o fechamento, subi no muro agora! :pensativo:
ah outra coisa(tentei editar a mensagm la em cima e nao deu desculpem)
o velocimetro da minha fica pulando, depois dos 100 ele para e normaliza
oque pode ser?
Renato Matos
30/06/2015, 06:06
Pra quem tem dúvidas sobre fechar a erg da Hilux, pode fechar sim. É só retirar o tubo de recirculação dos gases, e confeccionar duas tampas cegas, uma para o cabeçote e outra para a entrada da erg. Ambas têm medidas diferentes. Pode fechar que a luz da injeção não acende.
Pra quem tem dúvidas sobre fechar a erg da Hilux, pode fechar sim. É só retirar o tubo de recirculação dos gases, e confeccionar duas tampas cegas, uma para o cabeçote e outra para a entrada da erg. Ambas têm medidas diferentes. Pode fechar que a luz da injeção não acende.
renato to querendo fechar da minha l200 outdoor, oque voce me diz? a luz da injecao ta acesa e ela ta fracona sabe, na saida
boa tarde
fechei minha egr, parece que soltou mais a L.
Vamos fazendo testes!