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Ver Versão Completa : Fechando a EGR.



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Renato Matos
30/06/2015, 20:20
Müllet, o ideal seria fazer uma descarbonização na erg e no coletor de admissão antes de fechar a erg.

Inspetor22
30/06/2015, 22:21
O Leandrim postou ai problemas de falhas no carro após tampar a EGR, mas tem algo estranho ai! Não tem sentido dar essas falhas por causa da EGR tampada. Tem que ter outro motivo, pode investigar ai Leandrim!! Não temos relatos de problemas com o fechamento de EGR! Pelo comtrario, todos indicam!

MULLET
30/06/2015, 23:08
Müllet, o ideal seria fazer uma descarbonização na erg e no coletor de admissão antes de fechar a erg.


E como eu faço isso irmão ?

Renato Matos
01/07/2015, 13:39
Retire ela fora, se estiver carbonizada dê uma limpeza com algum dercarbonizante ou banho químico, se possível limpe também o coletor de admissão. Se seu carro tiver catalizador seria uma boa também limpá-lo.

camona
18/04/2016, 13:36
Boa dia pessoal ! Minha pajero sport 2.5 automatica anda se arrrastando.. to querendo fechar minha egr, e também minha luz de ignacao esta ligada faz uns 4 meses direto. Mas a valvula da turbina abre e fecha quando ligo e desligo motor, wastegate acho que é ..
andei lendo em forum gringo, pessoal fechando a EGR com lata de refrigerante recordando no molde e colocando tipo dupla folha no local, alguem já fez assim ?
Está com 150milkm e nunca mexi no motor, só troco oleo e filtro sempre.

abraços

edwint
27/04/2016, 08:59
uma duvida o motor da Mt é o EURO 5?

daniel_bezerra83
27/04/2016, 10:25
Gambiarra em carro só serve para dar merda (e de quebra mais prejuízo) e manchar a reputação do veículo.

Leva em uma mecânica com profissionais que tenham cérebro e solicite verificação de todos os solenóides do sistema de vácuo do Veículo.

A válvula EGR possui a finalidade de reduzir a emissão de NOx (prejudiciais ao meio ambiente) e possui pouca influência no desempenho do carro.

O que pode ocorrer para o carro andar arrastado talvez seja alguma eletro-válvula queimada ou bloqueada que está impedindo a operação correta, por exemplo da turbina, da borboleta de entrada de ar. Inclusive algum sensor MAP (pressão) para ajuste da operação e pressão adequada do turbo, que pode ter queimado.

Tais anomalias são facilmente identificadas através do correto escaneamento e diagnóstico do veículo.

Alguns vídeos para auxiliar o reparo:
DICA DO GUSTAVO SOBRE L200 4D56 - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=2wD5rlz0o9g)
Resolvendo problemas com Solenóide Mitsubishi L200 outdoor - dicas - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=51f2_ONcIQc)

Daniel.


Boa dia pessoal ! Minha pajero sport 2.5 automatica anda se arrrastando.. to querendo fechar minha egr, e também minha luz de ignacao esta ligada faz uns 4 meses direto. Mas a valvula da turbina abre e fecha quando ligo e desligo motor, wastegate acho que é ..
andei lendo em forum gringo, pessoal fechando a EGR com lata de refrigerante recordando no molde e colocando tipo dupla folha no local, alguem já fez assim ?
Está com 150milkm e nunca mexi no motor, só troco oleo e filtro sempre.

abraços

Carlo_TR4Flex
28/04/2016, 17:55
Concordo que gambiarra quase sempre dará problema a longo prazo mas o sistema egr causa sim problemas de desempenho. O egr recicla os gases de combustão e com o tempo entope o sistema de admissão do carro. Na minha diesel 2006 fiz a limpeza e tinha menos de 1 dedo de diâmetro livre de borra no coletor. Além do egr a ventilação do bloco que sai pela tampa do cabeçote também é mandado de volta para admissão e leva vapor com óleo de volta. E complementando, quando se tampa o egr em carros com o injeção eletrônica o ecu continua contando o ar que entraria do egr e pode causar problema no cálculo da mistura ar/combustível. Quando feito via ecu a mistura fica certa mas acaba consumindo mais combustível pois tem que queimar mais oxigênio. Em compensação o carro responde melhor.

no mundo inteiro a anos fazem o bloqueio da egr. Alguns de maneira profissional outros gambiarra. O fato é que influencia. Na minha pajero gasolina fiz o bloqueio eletrônico por reprogramação do ecu. Outra ter uma ideia o mapa de abertura do egr é praticamente 100% aberto todo o tempo tirando quando em aceleração ou pé no fundo.

ghdeilo
05/05/2016, 16:46
Fechei a EGR ontem , confesso que não senti nenhuma diferença no carro, mas me veio uma outra dúvida.. E o coletor de admissão ? Deve estar uma borra só depois de anos juntando fuligem ! Alguem já fez a limpeza dele ?

camona
05/05/2016, 23:53
boa pergunta!!!! pois o coletor é uma peca bem maior para retirar e limpar ela com descarbonizante. Mas deve se ou não limpar ela ??

camona
12/05/2016, 23:41
eu fechei http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528532&stc=1

enasor
13/05/2016, 06:36
... E o coletor de admissão ? Deve estar uma borra só depois de anos juntando fuligem ! Alguem já fez a limpeza dele ?


boa pergunta!!!! pois o coletor é uma peca bem maior para retirar e limpar ela com descarbonizante. Mas deve se ou não limpar ela ??

Prezados amigos ...

Acredito que chega um momento em que tal limpeza deva ser feita ... dependendo das circunstâncias, esse entupimento ocorre mais precocemente e com mais intensidade ... quanto à limpeza, cada um defende uma metodologia, as quais podem serem vistas amplamente na internet (Google) ... e até mesmo, no "you tube" ...

De qualquer forma, quando puderem, não deixem de ver os relatos do "link" abaixo:

Oficina Brasil • Exibir tópico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negócio (http://www.oficinabrasil.com.br/forum/2-reparador-para-reparador/dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio-t69850.html)

Abs.

Herbet23
18/06/2016, 04:38
Mandei limpar tudo e fechei também. O consumo melhorou algo em torno entre 5% e 10%, pelo que pude perceber até agora.

enasor
18/06/2016, 09:43
Mandei limpar tudo e fechei também. O consumo melhorou algo em torno entre 5% e 10%, pelo que pude perceber até agora.

Prezado amigo Herbet

Permita-me submeter meu humilde entendimento à sua apreciação ...

Você relatou que quando fez a inspeção de seu coletor de admissão, o encontrou consideravelmente obstruído por fuligem, o que era de se esperar, considerando que seu veículo sempre fora abastecido com S500 ... porém ... agora que você está abastecendo com S10 (que emite bem menos particulados) e, ainda, aditivando-o (uma das propostas desses aditivos industrializados existentes no mercado é inibir a emissão de particulados), não vejo porque isolar a EGR em seu Pajero Full ... não sei lhe dizer se esse isolamento da EGR afeta, ou não, a pressão no turbo, e se isso acontecer, qual o comportamento do sistema em razão disso, e até que ponto o módulo eletrônico do veículo possa vir a estranhar esse fato ... mas, de qualquer forma, particularmente, não acho prudente tirar a originalidade do veículo ... esse veículo foi totalmente montado no Japão, sob rígido controle de qualidade japonês e, há décadas, rodando com sucesso na Europa, com diesel de baixo teor de enxofre, e com a proposta de atuar com a EGR aberta ... e, como diz o ditado: "em time que está ganhando não se costuma mexer" ... vejo muito falar em isolamento de EGR em determinados veículos diesel que rodam com S500; aí pode até justificar, pois, neste caso, a emissão de particulados é mais intensa e contribui para a carbonização do sistema de admissão de ar mais precocemente ... no "link" que postei anteriormente, veja que, existe um caso num veículo igual ao seu, onde o profissional relata que, neste caso de utilização do S500 com carbonização do sistema, segundo informação de colegas dele da Mitsubishi, "existe uma carta técnica que informa sobre a ocorrência do problema e sobre a recomendação de se desmontar o coletor de admissão, a EGR e sua tubulação para descarbonizar por imersão por várias horas" ... clique no "link" abaixo para você ir diretamente no caso em questão:

Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio. (http://www.oficinabrasil.com.br/forum/2-reparador-para-reparador/dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio-t69850-10.html#p70935)

Porém, no seu caso (uso do S10 com aditivo), há que se pensar na vantagem (custo x benefício) desse procedimento de isolar a EGR ... sugiro-lhe que procure um bom mecânico, que verdadeiramente entenda do "riscado" e, também, de Fulls, e peça o parecer dele ...

Forte abraço.

enasor
18/06/2016, 21:06
Apenas complementando, meu caro Herbet:

Mais uma informação a você, quanto ao isolamento da EGR, pensando no problema de carbonização (fuligem excessiva) do coletor de admissão de seu Pajero Full ... Veja o "link" abaixo ... o´amigo vai se lembrar do caso em questão ... refere-se a um Pajero Full 2006 3.2 Diesel, que vinha utilizando o diesel S10 há pelo menos 1,5 ano, e ainda, sem o uso de quaisquer aditivos industrializados redutores de particulados ... Veja o estado da EGR (relativamente limpa) ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-69.html#post2337191

Veja que, nos demais posts do amigo proprietário daquele Full, ele informa que, diante desse quadro, preferiram não efetuar a limpeza no coletor de admissão naquele momento, deixando para estudar essa possibilidade num momento ulterior ...

Portanto, no seu caso (uso do diesel S10 com aditivo), reitero meu entendimento pela desnecessidade de isolamento da EGR no seu Pajero Full ... porém, também reitero minha sugestão para que procures um mecânico de sua confiança e entendedor do assunto para obter uma opinião mais profissional ...

Abs.

flaviofull
30/08/2016, 14:59
Mandei limpar tudo e fechei também. O consumo melhorou algo em torno entre 5% e 10%, pelo que pude perceber até agora.

Prezado Herbet, boa tarde.

Poderia por favor informar onde mandou limpar tudo, sou de praia grande e aqui não tenho nenhuma oficina de confiança para fazer esse serviço, também quero limpar tudo, egr, admissão, etc, deixar novo em folha e ja fechar no mesmo dia.

Entao agradeço se informar onde fez o serviço.

E ja abusando da amizade do parceiro, apenas uma duvida, a luz da injeção ficou acesa depois que fechou egr?

Obrigado

josue_soares
31/08/2016, 23:07
Boa noite, pessoal!

A luz de injeção acendeu e o carro não mudou nada no comportamento (não perdeu potência nem aumentou o consumo). A única questão que surgiu foi um leve "solavanco" na hora que desliga o carro.

Ao realizar o escaneamento, minha aposta foi certa: a bendita EGR! Meu mecânico sugeriu proceder a descarbonização do coletor e da válvula, mas ele já havia me alertado que mesmo com uma limpeza perfeita é comum não apagar a luz de injeção, em razão do comprometimento do sistema eletrônico da EGR.

Pois bem, busquei o carro. Tinha uma carbonização considerável. O serviço foi feito por mio da técnica de imersão com diversos "banhos" em um líquido descarbonizante especial. Porém a luz não acendeu! Quando faz a leitura, acusa anomalia no funcionamento da válvula - mesmo totalmente limpa.

Alguma luz no fim túnel? Ou realmente a única solução é trocar a EGR? Mesmo se eu isolar a EGR, a luz continuará acesa. Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...

josue_soares
27/10/2016, 09:57
Pessoal, relato interessante, principalmente para aqueles que pensam em fechar a EGR.

Como postei recentemente, troquei a EGR do meu carro pois a mesma estava ocasionando no acendimento da luz de injeção no painel.

Acontece que meu carro estava dando um tranco / solavanco / trepidação forte na hora de desligar. Checamos tudo na oficina, e nada justificava isso estar ocorrendo. O carro está mais do que 100% revisado e a única "pendência" que havia era a EGR.

Após trocar a EGR, esse tranco / solavanco / trepidação na hora de desligar o veículo sumiu. Está tudo certinho agora!

Posso estar falando bobeira, mas se a EGR defeituosa estava interferindo nesse funcionamento do veículo, acredito que não seja adequado o fechamento / bloqueio da válvula.

xibiu!!!
29/10/2016, 08:30
Pessoal, relato interessante, principalmente para aqueles que pensam em fechar a EGR.

Como postei recentemente, troquei a EGR do meu carro pois a mesma estava ocasionando no acendimento da luz de injeção no painel.

Acontece que meu carro estava dando um tranco / solavanco / trepidação forte na hora de desligar. Checamos tudo na oficina, e nada justificava isso estar ocorrendo. O carro está mais do que 100% revisado e a única "pendência" que havia era a EGR.

Após trocar a EGR, esse tranco / solavanco / trepidação na hora de desligar o veículo sumiu. Está tudo certinho agora!

Posso estar falando bobeira, mas se a EGR defeituosa estava interferindo nesse funcionamento do veículo, acredito que não seja adequado o fechamento / bloqueio da válvula.

Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários lembro que os atos abaixo descritos são PROIBIDOS pelas regras de postagem do fórum 4x4 Brasil.

2.12 - Postar a mesma mensagem, repetidas vezes e/ou em diversos tópicos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-29.html#post2400194

xibiu!!!
29/10/2016, 08:38
Boa noite, pessoal!

A luz de injeção acendeu e o carro não mudou nada no comportamento (não perdeu potência nem aumentou o consumo). A única questão que surgiu foi um leve "solavanco" na hora que desliga o carro.

Ao realizar o escaneamento, minha aposta foi certa: a bendita EGR! Meu mecânico sugeriu proceder a descarbonização do coletor e da válvula, mas ele já havia me alertado que mesmo com uma limpeza perfeita é comum não apagar a luz de injeção, em razão do comprometimento do sistema eletrônico da EGR.

Pois bem, busquei o carro. Tinha uma carbonização considerável. O serviço foi feito por mio da técnica de imersão com diversos "banhos" em um líquido descarbonizante especial. Porém a luz não acendeu! Quando faz a leitura, acusa anomalia no funcionamento da válvula - mesmo totalmente limpa.

Alguma luz no fim túnel? Ou realmente a única solução é trocar a EGR? Mesmo se eu isolar a EGR, a luz continuará acesa. Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...

Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários lembro, que os atos abaixo descritos são PROIBIDOS conforme regras de postagem do fórum 4x4 Brasil.

2.12 - Postar a mesma mensagem, repetidas vezes e/ou em diversos tópicos.

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-29.html#post2390684)http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-121.html#post2390683

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-29.html#post2390684 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-121.html#post2390683)

camona
27/11/2017, 21:39
mais alguem fechou EGR ? notou algum diferença ? abraços

Arqbello
18/04/2018, 22:08
Amigo moro em uma cidade que não tem ninguém que entenda da eletrônica da Pajero sport 2005 2.8, já troquei a turbina, mas a válvula EGR está lacrada..ele não atinge 3 mil giros, não anda e consome 4 km/L não passa de 100 km/h..sera a válvula EGR ou a bomba injetora pq bico não é..ATT

Alextintas
19/06/2018, 22:48
Olha algumas paginas atrás do blog que vc acha um vídeo com os selenoides que danificam e impedem a abertura e fechamento da turbina ocasionando a queda de desempenho.

Alextintas
19/06/2018, 22:50
Amigo moro em uma cidade que não tem ninguém que entenda da eletrônica da Pajero sport 2005 2.8, já troquei a turbina, mas a válvula EGR está lacrada..ele não atinge 3 mil giros, não anda e consome 4 km/L não passa de 100 km/h..sera a válvula EGR ou a bomba injetora pq bico não é..ATT
Olha algumas páginas atrás que vc achará um vídeo onde indica as válvulas selenoides que prejudicam o funcionamento da turbina.

Mauricio Rossetto
02/12/2021, 14:11
COMO ELIMINAR A SOLENOIDE MARROM E MECANIZAR A GEOMETRIA VARIAVEL DA L200 E PAJERO - YouTube (https://youtu.be/HohyzgNTB9o)
MECANIZEI MINHA GEOMETRIA VARIÁVEL VEJA COMO FICOU E MINHA OPNIÃO!!!!!! - YouTube (https://youtu.be/wl9iw2lBmyc)
L200 outdoor 2008 funcionando a turbina sem solenóides e sensor de turbo - YouTube (https://youtu.be/vyhbo3TbhnQ)