Ver Versão Completa : Como saber se o 4 X4 High está funcionando, ainda que a luz indicativa esteja acesa?
Leo Maluf
19/11/2011, 11:25
..Pode parecer estupida a pergunta, e talvez seja mesmo, mas lá vai:
Qdo chove desço a serra ( asfalto ) com o 4 X 4 High acionado, a luz acende normalmente e tal mas eu não consigo perceber nada significativo no rolar do carro.
Uso a tração combinada com a posição "D" do cambio AT. O que me dizem ?
Abs a todos
Obs.:Pajero Sport 2.8 Diesel AT
Costalonga
19/11/2011, 11:30
Na 4x4 comum você não sente diferença porque o torque continua sendo o mesmo.
Mas pra saber se está funcionando é fácil, vai em alguma esquina em que tenha de subir curvando forte, ai testa ela no 4x2 e depois no 4x4 que você vai sentir a diferença.
Eu tinha uma L200 Sport AT e usava a tração da mesma forma, unica coisa que fazia era, colocar ela em N antes de traçar, e sempre com o volante reto.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Fala ae Costalonga da um parecer ae.
Tenho uma pejero io, hoje fui subir uma ladeira bem forte na minha cidade, tracei e reduzi mais ela não teve força. Minha pajero é blindada... Ela esta fraca ou devido ao peso e ao motor 1.8 eu possa ter exagerado na subida?
Costalonga
10/01/2012, 21:19
Seu cambio é AT?
Se sim quando for usar a reduzida sempre utilize no L ou 2.
Faz o seguinte teste, vai em algum morro onde você coloque o carro em L e quando tira o pé do freio ele desce de volta, ai faz esse mesmo teste em reduzida, se ele voltar é porque ele num tá reduzindo.
Pelo menos na minha L200 era assim.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Leo Maluf
11/01/2012, 10:22
....Não consegui entender direito a estoria do "Desce de volta " o que vc quer dizer com isso?
1 ) Botei na ladeira, engatei a tração "high" ( Acende o simbolo das quatro rodas no painel ) e pus em "L" : O carro desce vagarosamente, nem preciso usar o freio para controlar a descida.
2) Engatei a tração mais forte ( Acende a luz no painel ) , pus em "L" : O carro quase não se move na ledeira, dá para eu descer e acompanhar andando ao lado e ganhar a corrida contra o carro !
Mas a minha duvida é sobre o uso do 4 x 4 "high" + "D" em descida de serra de asfalto sob chuva forte para maior aderencia e segurança; neste Domingo mesmo desci a serra de Petropolis debaixo de um diluvio biblico a uns 70 Km/H com a tração acionada, luzinha acesa no painel e tal, mas não consigo "sentir" algo diferente na condução do carro daí ter duvida sobre se realmente a tração está ativa, ou não, quero dizer, se a luz indicativa acende no painel mas a tração de fato engatou.
Outra duvida: A Pajero Sport em modo 4 x 2 fica com o diferencial dianteiro livre ? Tipo: O cardã fica girando mas o diferencial fica livre, como se estivesse debreado.Procede?
Seu cambio é AT?
Se sim quando for usar a reduzida sempre utilize no L ou 2.
Faz o seguinte teste, vai em algum morro onde você coloque o carro em L e quando tira o pé do freio ele desce de volta, ai faz esse mesmo teste em reduzida, se ele voltar é porque ele num tá reduzindo.
Pelo menos na minha L200 era assim.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
11/01/2012, 11:28
Leo o meu teste é o contrário, eu não faço descendo e sim subindo o morro.
É como se fosse fazer uma ladeira.
Na tração comum 4x2 ou 4x4 comum o carro volta ao tirar o pé do freio, em 4x4 reduzida ele não deve voltar, porque tem mais força e assim o cambio o segura parado sem voltar pra tras.
É assim o meu teste.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Leo Maluf
11/01/2012, 12:51
Valeu, Andre, agora eu saquei! Vou fazer o teste do seu jeito ! :-)
Leo o meu teste é o contrário, eu não faço descendo e sim subindo o morro.
É como se fosse fazer uma ladeira.
Na tração comum 4x2 ou 4x4 comum o carro volta ao tirar o pé do freio, em 4x4 reduzida ele não deve voltar, porque tem mais força e assim o cambio o segura parado sem voltar pra tras.
É assim o meu teste.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
..Pode parecer estupida a pergunta, e talvez seja mesmo, mas lá vai:
Qdo chove desço a serra ( asfalto ) com o 4 X 4 High acionado, a luz acende normalmente e tal mas eu não consigo perceber nada significativo no rolar do carro.
Uso a tração combinada com a posição "D" do cambio AT. O que me dizem ?
Abs a todos
Obs.:Pajero Sport 2.8 Diesel AT
A Pajeto Sport pode rodar no asfalto como 4x4hi? A informação que eu tinha era de que esse carro somente deve rodar 4x4 em terrenos com baixa aderência. Não é a mesma tração da L200?
Abs
Leo Maluf
11/01/2012, 21:52
Não sei afirmar com certeza se é o mesmo 4 x 4 da L200, mas a Pajero é capaz de rodar em 4 x 4 "High" ( não reduzido ) em asfalto a até 90 Km/H .
Se não me engano, as Cherokke tb podem,por ter um diferencial central que sincroniza o dianteiro e o traseiro.
A Pajeto Sport pode rodar no asfalto como 4x4hi? A informação que eu tinha era de que esse carro somente deve rodar 4x4 em terrenos com baixa aderência. Não é a mesma tração da L200?
Abs
Sem Loção
11/01/2012, 22:31
Alto lá... que eu estou em dúvidas...
que eu saiba as viaturas MIT com diferencial central são as Pajeros TR4, FULL e DAKAR -> Sistema "Super Select"
As L200, Triton, Pajero Sport tem o 4x4 clássico, SEM diferencial central -> Sistema "Easy Select"...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/74534-super-select-vs-easy-select.html
Se for isso, o 4x4H da Pajero Sport é equivalente ao 4x4H com diferencial central bloqueado, portanto NÃO DEVE ser usado em pisos de alta aderência...
e mais, no Sistema Super Select, você pode acionar o 4x4H até 100km/h... depois de acionado, pode rodar a qualquer velocidade... acabei de fazer uma viagem sob forte chuva, 4x4H acionado 80% do tempo, e muitas vezes acima de 100km/h...
Leo Maluf
12/01/2012, 11:07
Pois é, Sem Loção ! Por conta dessas duvidas, antes e depois de comprar o carro, fui a uma oficina MIT e eles confirmaram que a minha SPORT HPE pode rodar em piso seco a até 100 KM/H .Desci a serra de Petropolis neste fim de semana sob forte chuva, tracionado e em "D " .
que eu saiba as viaturas MIT com diferencial central são as Pajeros TR4, FULL e DAKAR -> Sistema "Super Select"
As L200, Triton, Pajero Sport tem o 4x4 clássico, SEM diferencial central -> Sistema "Easy Select"...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/74534-super-select-vs-easy-select.html
Se for isso, o 4x4H da Pajero Sport é equivalente ao 4x4H com diferencial central bloqueado, portanto NÃO DEVE ser usado em pisos de alta aderência...
e mais, no Sistema Super Select, você pode acionar o 4x4H até 100km/h... depois de acionado, pode rodar a qualquer velocidade... acabei de fazer uma viagem sob forte chuva, 4x4H acionado 80% do tempo, e muitas vezes acima de 100km/h...
Sem Loção
12/01/2012, 12:15
Pois é, Sem Loção ! Por conta dessas duvidas, antes e depois de comprar o carro, fui a uma oficina MIT e eles confirmaram que a minha SPORT HPE pode rodar em piso seco a até 100 KM/H .Desci a serra de Petropolis neste fim de semana sob forte chuva, tracionado e em "D " .
Leo, as luzes de tração da pajero Sport são desse jeito?
http://img51.imageshack.us/img51/4691/dsc01251g.jpg
nessa imagem tem as luzes de indicação do câmbio Super Select - da TR4... no caso da Pajero Sport, como é a indicação do acionamento da tração?
abs!
Até onde eu sei é isso mesmo. L200, Triton e Sport não têm diferencial central e não devem andar no asfalto com o 4x4 mesmo que seja no Hi. Não que vc não vá conseguir andar com ela assim....mas os diferenciais vão mandar a conta mais tarde! Na TR4 tb uso o 4x4hi no asfalto (em estradas sinuosas ou com chuva) sem limite de velocidade.
Recomendo ler o que o Manual do carro diz, pq esse pessoal de concessionária cada hora fala uma coisa (a maior parte deles não entende nada dos carros que estão vendendo ou atendendo).
GUTOGALDEANO
17/01/2012, 02:58
Ola andre, a minha é a gls-b top 98 automatica 3.5 e quando coloquei pra subir o morro foi como que se o carro perdesse a força, eu apertei o acelerador ate o fundo e o giro nao subiu e o carro e ela nao saiu do lugar. A luz da tra çao reduzida estava acesa . Sera que meu carro esta co problema na cx de reduçao ? Quando coloco traçao , automaticamente o giro do motor desce um pouco, mesmo na marçha lenta, isso é normal?
Atenciosamente
guto
GUTOGALDEANO
18/01/2012, 14:35
ola, ja deu tudo certo. obrigado
Sem Loção
18/01/2012, 15:05
ola, ja deu tudo certo. obrigado
e o que era GUTO?