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tmrsled
23/06/2005, 21:25
Aê galera preciso da juda de vc´s...apos trocar o troller na L200, decide não fazer trilha com ela afinal a manutenção não é tão barata logo estou vendo outro 4x4 pra fazer trilha e rally´s e a grande duvida é qual devo escolher na opnião d vc´s (relação custo - manutençãox beneficio ) tenho estas opções: SAMURAI - qual ano é melhor tipo manutenção mais barata?? HILUX cabine simples anos 93 ou um troller 99 gasolina de competição???? espero resposta de vc´s...abraço para todos...

ricardo sabóia
23/06/2005, 22:47
Vai com 100% de certeza de samurai :!: .Pegue um com feixe de molas(até 95), motivos:

- É muito resistente;
- " " valente;
- É leve e com entre-eixos curto;
- Fácil de preparar suspensão, colocar snorkel,proteções,etc,etc;
- E a manutenção não é nenhum bicho de sete cabeças,muita coisa você adapta numa boa !

Olha amigo, já vi samurai deixar muita gente de boca aberta não acreditando no que ele é capaz de fazer! Ele é nota dez!

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Gasoso
23/06/2005, 23:34
MINHA opinião:

Fuja da Hilux... $$$$ excessivos na manutenção...e tanto o troller como uma samurai bem preparados botam ela no bolso facil facil.... :evil:

Que os amantes do samurai me perdoem, mas... um troller é muito superior ao samurai.... mas o custo de manutenção também é, e muito.... 8)

O samurai sem dúvida alguma é o melhor custo benefício e o menor investimento inicial, pelo menos por aqui.... mas, prar aloprar nas trilhas precisa preparar mais que um troller.... :wink:

Das duas opções que naum são burrada (samurai e troller) acho que vc devia escolher a que cabe melhor no seu bolso!! :mrgreen:

[]'s

tmrsled
23/06/2005, 23:52
ricardo sabóia, tambem to em fortaleza vc saberia me indicar algum local onde tem samurai em bom estado pra vender?? :?: ?
Gasoso,ricardo sabóia, mas me diz uma coisa na sua opniao o samurai anda tão bem como o troller? :twisted: ? tipo da pra competir em rallys e tudo mais??? :D

Maurício Vitara
24/06/2005, 08:31
na minha opinião vai de samurai...vc está no estado brasileiro q + possui suzukis.....olhe com calma as opções aí de Fortaleza, tente ver se vc acha algum mais para o interior do Ceará q ñ tenha sido afetado por maresia e seja feliz :lol:

tmrsled
24/06/2005, 09:27
Maurício Vitara, mas ai sera que ele aguenta bem participar de rally´s?? vc tem alguma sugestão do que devo fazer para melhorar o desempenho do carro como um todo para competiçoes??? abraço e valeu pela ajuda.

Maurício Vitara
24/06/2005, 10:50
já vi samurai em rally, só q estava com motor ap1.8mi....descreva um pouco mais sobre "rally" q vc deseja fazer para q possamos opinar sobre a suspensão a ser utilizada....mas com certeza será bem mais "duro" do que um troller...dependendo do caso, é melhor pegar um troller e turbinar o motor dele, ñ é tão esperto qto o turbo diesel mas fica bom...!!!

RaulJSR
24/06/2005, 11:35
Cara,

Primeiro, esquece a Hilux... É um belo carro mas não sei se seria uma boa pra fazer rallys pois tem um motor fraco para o seu porte (77 CV se não me engano) e pelo que dizem tem um custo de manutenção elevado... outra coisa que tb já ouvi falar é que não adianta muito turbinar esse motor antigo... não vai resolver muita coisa...
Quanto as outras duas opções, depende do tipo de rally vc vai fazer...
Se for rally de regularidade ou raid, pode ir de Samuka tranquilo... É um carro barato, de manutenção barata, fácil de mexer, valente pra caramba... tenho um e estou muito, mas muito mesmo satisfeito com o carrinho...
Agora se vc vai fazer rally de velocidade, vai de Troller e esquece o Samuka... além do motor mais fraco (tá certo que vc pode trocar), o centro de gravidade dele é mais alto e ele é muito mais estreiro que o Troller, isto é, na primeira curva mais rápida vc corre um risco muito maior de tombar o Samuka do que tombar um Troller...
Então, avalie bem o uso que vc vai dar pro carro antes de tomar a decisão.

[]´s

tmrsled
24/06/2005, 11:50
Maurício Vitara, quero um carro pra participar de rally de regularidade, tipo o Cerapio...e ai oq vc me indica??

Maurício Vitara
24/06/2005, 13:45
Acho q a questão seria mais bolso$$$...eu iria de samurai e montaria ele de acordo com a necessidade q fosse aparecendo, fica díficil opinar neste caso.
custoxbenefício (se ñ for alterar muita coisa)=> samurai
desempenho e conforto ( se ñ for alterar muita coisa) => troller gasolina

levando em consideração o custo de ambos, optaria por um samurai (na sua região encontra com preço bom) por volta de 13 mil e prepararia ele, no qual o valor chegará por volta de 25 mil (preço do troller gasolina em Fortaleza sem nunhuma preparação)....

ricardo sabóia
24/06/2005, 21:43
Na minha opinião, eu ainda acho o troller muito artesanal p/ competir com um suzuki em termos de tecnologia, resistência,etc,etc!Apesar de que p/andar em areia, ele é realmente o melhor por que existe por ser "animal" (estou me referindo ao c/motor diesel,porquê o a gasolina não chega nem aos pés!).Quanto a saber se tem algum bom por aqui, ligue p/o Arlen (85-99870729),ele conserta suzukis e já arrumou muitos em bom estado p/ galera, inclusive ele trouxe um vitarinha/97 a um tempo atrás de Teresina(que fica bem longe da praia) p/meu cunhado que fiquei impressionado c/ o estado do carro.Não sei como está o seu bolso,mas um troller a diesel (a partir de 2001)você não compra por menos de 40k, enquanto um samurai vai ser no máximo 20K e com mais uma graninha você deixa ele legal p/brincar! Pense bem, olhe sem pressa que você vai achar um que te atenda na boa.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Gasoso
24/06/2005, 23:29
Bixo...
Escolha entre troller e samuray e muito pessoal... 8)
mas acho que vc deve levar em consideração o que está abaixo:

Troller:
Já vem mais pronto pra uma trilha média e rally de regularidade....
Samuray:
Para trilhas médias e rally de regularidade tem de mexer um pouquinho... mas naum é caro...

Para trilhas pesadas vc terá de mexer muiito em qualquer um dos dois...
...no samuray vai sair mais barato...
...mas no troller o relultado final PODE ficar melhor...

nunca se assuste com o motor 1.3 do samuray :roll: ... tudo é uma questão de redução... 8) vc naum vai entrar num atoleiro a 100km/h... vai? :wink:
de uma olhada nisto.... vc vai passar a ver tudo diferente:

http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/motorz%E3oxredu%E7%E3o.htm

se mesmo reduzindo vc achar ele fraco :twisted: ( o que eu acho dificil, mas cada um cada um...) venda o motor original e bote um AP 1.8.... :mrgreen: aí vc terá um SUZUKISTAIN...

Outro ponto é :

Vc vai comprar uma viatura usada... naum é como um novo que dá escolher até por catálogo... portanto vc deve levar em conta quais são as opções que vão te aparecer... :shock: :shock:

No seu caso EU preferiria um Samurai pelo baixo custo de manutenção... penso muito nisso pois comprar a viatura é o mais fácil... o difícil é manter funcionando, ainda mais fazendo trilhas... :twisted: ... mas tenho certeza que se caisse do céu um troller tampa a preço de BANANA eu comprava sim senhor.... :lol: :lol: pena que é quase impossível isso acontecer...(minha família agradece)...
Já ví muita gente comprando troller, vendendo e comprando samuray por naum ter grana pra manter e equipar a Besta Fera... Ir pra trilha se cagando de medo com o preju da quebra naum dá muito certo... é melhor nem ir... pra quem tem $$$$ de sobra o Troller é 10... pros mortais a conversa é outra....
Pense bem e naum tenha medo de perder um bom carro... outros aparecem... tenha medo apenas de comprar uma bomba pois aí tá feita a porcaria.... :wink:
Espero ter te ajudado...
[]s :mrgreen:

tmrsled
25/06/2005, 00:48
ricardo sabóia, aê acabei de me desfazer de um troller 2001 diesel o carro é d+ asssim como a manutenção...so pra vc ter noção na ultima quebra do meu tive que comprar o cardã traseiro completo que na loja custava apenas 2200 reais...por sorte um amigo me conseguiu um semi novo por 1000, sem falar q cada rolamento da roda (cubo) original ta custando 2600 reais e ainda leva uns 15 dias pra chegar e isso em Sp sem falar q a adaptação sai uns 500 reais e naum aguenta tanto....e por ai vai jogo de amortecedor no paralelo sai 840 reais os 4, a polia do alternador 440 reais então troller 2001 so se for dado de presente e ainda penso duas vezes :evil: :evil: ....pq vou te dizer pense numa manutenção cara....

tmrsled
26/06/2005, 08:01
acho q vou ficar com um samurai mesmo mas to com a duvida sera que o vitara não é melhor, tanto pela sua maior potencia e sua suspensão?? a manutenção é tao em conta quanto a do samurai??

AlemãoRS
26/06/2005, 21:54
Pra rally acho o vitara melhor!Pra trilhas mais pesadas teria q preparar mais q o samurai, gastando um pouco mais, mas em termo de custo de manutenção o gasto é semelhante...
O ponto fraco do vitara é o diferencial dianteiro, tem que trocar o focinho dele que é de aluminio pelo de aço, adaptado do samurai, para evitar de quebrar em trilhas mais pesadas.
Anda com eles e decide qual te agrada mais!!

tmrsled
28/06/2005, 08:02
:roll: olha so eu procurei aqui em fortaleza , e achei um samurai 93 por 12 mil de mecanica ta mto bom ja de lataria e interior ta razoavel...precisando de uma pintura essas coisas...e tambem achei um vitara 94 por 14 mil...oq vc acha q vale mais a pena?? mas me esclareçe uma coisa a suspensão do vitara aguenta mais que a do samurai??? e qual seriaa preparação de suspenão que eu iria precisar no vitara?? e onde eu iria comprar esse focinho do diferencial em aço e vc sabe quanto custa :?: :?: :roll:

Maurício Vitara
28/06/2005, 08:39
Agora é uma questão de gosto, o samurai aguenta mais do que o vitara, mas a questão é "saber andar" com ele. Acho q vc irá gastar um pouco menos na preparação do samurai...agora no vitara vc terá q colocar calços de suspensão e se possível colocar body lift tbm, além das proteções inferiores q é essencial nele...se possível trocar os párachoques para os de ferro posteriormente, mas fazendo body lift terá q trocar juntamente pq os originais ñ darão mais encaixe. O focinho vc encontrará ou na www.japanautoparts.com.br ou na www.suzucar.com.br ....vc pagará uns 200 reais nele e gastará +- 400 reais na preparação e instalação dele ( calandrar a parte inferior e criação de uma haste lateral).

Ps: eu sei q o Marques q frequenta o fórum tem um focinho pra vender caso vc ñ encontre.

[]'s

tmrsled
28/06/2005, 08:58
Maurício Vitara, acho q vou ficar com o samurai mesmo...achei um com a mecanica perfeita porem rusm de interior (bancos e acabamentos) ele é 93 e ta por 12 mil oq vc acha?? e me diz uma coisa ouvi falar q o samurai é mto instavel e facil de virar...alguma sugestão pra corrigir este problema?

Maurício Vitara
28/06/2005, 09:17
Excelente escolha, faça o seguinte agora, se ele tiver, retire todo o carpete interior e se vc quiser mexer agora em acabamentos mande revestir os bancos e laterais com algum material de fácil limpeza ( tipo aqueles "courinos" hehehe), a parte de estabilidade do samurai é um ponto critico nele devido ser bem leve, o q pode fazer e colocar pneus largos (de preferência 31) e se possivel trocar as rodas por uma com offset bem negativa para ñ raspar nos feixes internamente, vc irá sentir a necessidade de uma redução mais forte para ele, compre o kit x crawler 4.16 e reforço da T-case...e um coisa é certa, qto mais vc levantar ele ( SPOA de preferência c/ jumelos articulados ), mais instável irá ficar :( ...

Ps.: se o samurai for canvas é bom vc irá providenciando uma gaiola interna para ele!!!

tmrsled
28/06/2005, 10:10
Maurício Vitara, valeu pelas dicas, qnd eu fechar o negocio e começar a modificar o carro vou postar umas fotos aqui....abraço.

AlemãoRS
28/06/2005, 22:52
Já que citaram o assunto focinho do diferencial, alguém sabe se é possível colocar os de alguma camionete S-10, ranger, d-20, f1000, seja lá qual for..pq imagino que sejam mais resitentes..

Maurício Vitara
29/06/2005, 08:28
Já que citaram o assunto focinho do diferencial, alguém sabe se é possível colocar os de alguma camionete S-10, ranger, d-20, f1000, seja lá qual for..pq imagino que sejam mais resitentes..

Nunca vi, pois ñ sei se os rolamentos, coroa e pinhão iriam encaixar corretamente....acho improvável!!!

tmrsled
29/06/2005, 11:32
Maurício Vitara, acabei de testar um samurai 93, o carro ta com um ronco mto alto como se fosse caixa de marcha ou diferencial, segundo o atual dono o barulho é normal, oq vc acha?? segundo o meu mecanico q apesar de ter pouca experiencia em suzuki pois ele é especialista em troller ele disse q é diferencial e caixa pode me ajudar??? é facil conseguir peças pra elas?? é caro?

Maurício Vitara
29/06/2005, 11:39
Este ronco vem do diferencial ou da T-case???

Maurício Vitara
29/06/2005, 11:48
Ronco ñ é normal....provavelmente a coroa e pinhão do diferencial estam com "marcas ou gastas" ou mesmo as próprias engrenagens da t-case, se for, vc gastará em torno de 1000 a 1500 reais no conserto, pois terá q substituí-las. Mas como disse, ñ é certeza, "provavelmente"...ok? :wink:

AlemãoRS
29/06/2005, 11:51
É o que eu imagino, mas por ser um diferencial fixo como o do vitara, talvez precise de menos adptação...ou talvez eu esteja falando um monte de besteira... :D

tmrsled
29/06/2005, 12:42
olha so não sei d onde é que o ronco vem tipo qnd acelera ronca...qnd tiro o pe do acerador para...é um ronco meio q generalizado, mas bem caracteristico de engrenagens...

tmrsled
30/06/2005, 08:17
ainda estou em duvida, existem peças que possamos adaptar no vitara para baratear a manutenção eiMaurício Vitara, vc q tem um a manutenção é realmente mais alta??? um mecanico me disse q o vitara não se compara a samurai pois o samuka é mto superior aguenta mto mais...é verdade???

Maurício Vitara
30/06/2005, 08:36
veja bem, a manutenção do vitara é mais cara do que samurai, porém nem tanto como falam por aí, agora a questão de aguentar mais, sem dúvida o samurai é melhor neste quisito, porém "sabendo" andar com o vitara ñ quebra tão fácil assim. Já tive samurai tbm e digo para vc, eu gastava relativamente o mesmo do q o vitara. Optei em trocar o samurai pelo Vitara simplesmente pq estava sendo meu único veículo e de vez em qdo vaijava para longas distâncias e o samurai era desconfortável, por isto fiz a troca. Na minha opinião, como vc já tem outro veiculo para o dia a dia, compraria um samurai, e iria equipando ele de acordo com a necessidade q iria aparecendo nos rallys.

tmrsled
30/06/2005, 09:34
mas sinceramente to com medo do samurai ser mais muito mais instavel que o vitara, sera q consigo corrigir esse problema, pois em rally´s sendo de regularidade ou não sempre tem um prologo que seria como um indoor, por isto to com medo...poxa ja pensou virar um samurai...vai ser dose...hehheh mas e ai por favor me da uma ajuda, o motor do vitara é mto superior??

Maurício Vitara
30/06/2005, 09:44
virar é difícil, mas acho q pode acontecer tanto no samurai qto no vitara....o q tem q colocar é uma boa gaiola, conheço muita gente com samuquinha em rally, pode comprar sem medo, em relação a motor, o vitara é bem superior, seu motorzinho é valente, se vc conseguir achar um sideckick 16v 3 portas é melhor ainda, anda muito...mas isto é resolvido com um motor ap no samuquinha mais pra frente, deixa dar pau primeiro!!

Maurício Vitara
30/06/2005, 09:49
ñ sei como é a qtde de samurai aí no Maranhão, acho q vale a pena vc pegar um final de semana e dar um pulo em Fortaleza CE, procurar com bastante "carinho" q com certeza achará algo de seu agrado!!!

tmrsled
30/06/2005, 09:55
Maurício Vitara, ei mas a mecanica do sidekick naum é a mesma vitara??? ou é melhor? alias ja to em fortaleza, pq eu estudo em sao luis-ma, mas como minha familia é d fortaleza to aqui d ferias e procurando o carro....

Maurício Vitara
30/06/2005, 10:13
a mecânica dos sideckicks são 1.6 16V, porém é um pouco mais difícil de peças do que os vitaras 8v, mais nada de anormal!!!....como vc está em Fortaleza, procure olhar e andar em todos os suzukis disponíveis, tanto samurais, vitaras e sideckicks disponíveis, sei q existe umas 3 mecânicas especializadas por aí neles, de um pulo lá e troque umas idéias com os mecânicos, vá até a praia e converse com os sukuqueiros tbm, é uma grande oportunidade.....vá em frente

tmrsled
30/06/2005, 10:23
Maurício Vitara, valeu ...qnd tiver mais duvidas com certeza terei :lol: voltarei..heheh abraço...

AlemãoRS
30/06/2005, 18:36
Bem que eu gostaria de achar um sidekick 16v e 3 portas, mas pelo menos aqui no RS só vi um até hj...talvez ai em SP tenha mais..eles são canadense não?
Pro samurai já existem mais adaptações no mercado, pro vitara isso ainda esta surgindo, dentro de alguns anos acredito que não existirá mais diferenças quanto ao custo de manutenção.

Maurício Vitara
01/07/2005, 08:38
sim são canadenses, o meu por exemplo tbm é, ele tem os mesmo acabamentos dos sideckicks, sendo injetado 8v por se tratar dos primeiros importados, ano 91/92

AlemãoRS
01/07/2005, 10:29
Não sabia que o acabamento mudava, achava que era só o motor....ele tem outra relação de marchas, reduzida e difereciais?

Maurício Vitara
01/07/2005, 11:14
tudo igual, só muda o volante e os acabamentos