Ver Versão Completa : Dando uma geral no eixo traseiro
Olá pessoal...
Seguinte, ontem resolvi abrir o tambor da roda traseira esquerda para sanar um vazamento no cilindro de freio. O que aconteceu é que o negócio todo (freio) tava muito ruim, muito mesmo. Então resolvi instalar um kit de freio a disco que eu tinha parado que estava no meu bernardão e um sistema flutuante da enfer.
Segui desmontando as duas pontas de eixo e removi a caixa de satélies.
O negócio é que ao longo do tubo do diferencial tinha um lodo, um mix de óleo velho, graxa velha, farelo de ferrugem e entre outras coisas mais.
Qual seria a melhor forma de limpar tudo internamente do tubo do diferencial? Dá pra tocar um lava-jato? Já meti um arame numa ponta e pela bola do deiferencial eu amarrei uma estopa para puxar pela ponta do eixo. Já removi um pouco assim, mas sobrou mt coisa ainda.
Qual é a melhor maneira de fazer isso???
Abs
Alan
georgevalle
18/11/2011, 07:55
Alan no teu caso terminava de tirar o eixo e levava num lavacar para passar um jato com agua quente ou se a camionete estivesse fora de casa uma lavadora de alta pressão ja dava conta, o que tinha que enferrujar ja enferrujou mesmo devido a ter entrado agua no diferencial pois esse lodo é quando mistura agua e óleo agora é só trocar os rolamentos (ja esta tudo desmontado mesmo) e deixar tudo pronto para a proxima trilha.
Dar um jato com água quente era o melhor... mas como preciso botar a F pra rodar logo, o jato quente iria demorar muito até desmontar todo o eixo e tudo mais...
Vou tocar um lava jato e passar querosene depois.
Obrigado.
Alan
Alan,
Gostei!
Teria mais fotos do serviço realizado?
Você faz em casa mesmo?
Abraço,
Andre Engesa
18/11/2011, 20:10
Ola galera,
tenho um Engesa diesel para a trilha e acabei de adquirir uma Rural 67, Bf 6cc, cambio 4 marchas em baixo para passeios e expedições com a familia e ela me parece boa. Gostaria de aproveitar esse topico sobre eixo dianteiro para tirar um duvida sobre a resistencia do eixo traseiro e dianteiro.
o dono anterior usava e comigo foram mantidas rodas aro 15x10 e pneus 31 AT. A minha duvida é quanto a resistencia dos rolamentos e das pontas de eixo tanto dianteira quanto traseira para essa configuração de rodas e pneus. Por ja ter visto algumas Rurais quebrarem a ponta de eixo traseiro, fico com medo de sair com a familia e ser surpreendido por uma quebra.
solicito ajuda de voces sobre qual configuração de rodas e pneus seria ideal para uso na suspensao original aumentada apenas por jumelos ou posso continuar com essa mesma? devo desmontar os eixos e checar as pontas de eixos e rolamentos? essa suspensao original aguentar rodar com essa configuração?
aguardo e obrigado
Loras, estou fazendo o serviço todo em casa. Pra mim isso é um ótimo passa-tempo, pois gosto mt de meter a mão na massa.
No domingo pretendo terminar a limpeza do eixo. Na semana vou montando e postando o progresso e as dúvidas.
Só tenho que aguardar o despacho do kit da enfer que será na segunda.
Vou ter que trocar também os rolamentos da caixa de satélites, pois os mesmos se desmancharam ao remover a caixa.
Abraço e obrigado.
Alan
André, para essa configuração de rodas e pneus não teria problema rodar com o sistema original. Mas é sempre bom verificar todos os componentes como rolamentos, vedações, retentores, graxa, óleo e micro-trincas no semi-eixo.
Mas um sistema flutuante é sempre um bom investimento. É tudo novo, e as manutenções são simples.
Avalie os preços e consulte seu mecânico do que é melhor para vc.
Abraço.
Alan
Mauricio Rossetto
23/11/2011, 15:42
Companheiros, será que consigo um eixo traseiro e dianteiro para eu transformar um Carajás em 4x4? Tenho solução de projeto para as relações 8/43, 11/47 e 9/44, nessa ordem de preferência....