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Ver Versão Completa : Comprei uma Hilux 95 SW4! E estou Cheio de Dúvidas!!! Help!



titanium
17/11/2011, 19:02
Boa tarde a todos!!!

É com Muita emoção que venho hoje dizer a vocês que comprei minha Tão sonhada Hilux SW4 95 (Japa), 2.8 Diesel!! E já está com Turbo!!
:euforico: :pular:

Entretanto, contudo, todavia... Nunca tive um carro Diesel e estou um tanto quanto inseguro com a viatura!
Sabe aquele medinho de ter feito Mer*$ !? :putz:

Bom, o fato é que consegui pagar um preço Beemm legal nela!
Mas estou com medo de morrer na manutenção!!
Confiram o estado da viatura:


[PNEUS]
Ela está com os 2 Pneus da frente Detonados por falta de rodízio, balanceamento e alinhamento!
São 2 Pirelli Scorpion ATR 31x10,5 (isso mesmo, 31" - eu particularmente nunca os vi antes nessa medida) e preciso trocá-los urgente!
Alguém tem 2 desta Marca/Modelo para me VENDER (num precinho camarada)???



[MOTOR]
Bom, de motor, ela, a Mariposa (seu apelido), está Saudável (Penso eu!)...
Pelo barulho me PARECE estar tudo Ok! Nenhum barulho metálico foi detectado!
Apresenta bastante força em baixa rotação (caracteristica peculiar de motores Diesel) mas quando chega perto dos 100km/h começa a tremer!

Só tem um detalhe... o motor dela tem um aparato diferente...
É como se fosse um tudo de aço que passa sobre o motor, cruzando ele por cima...
Neste tudo está inscrito no aço algo do tipo "Toyota Turbo"... algo assim..
Alguem saberia Chutar o que pode ser? (Posto fotos mais tarde!)

Quanto a quilometragem... bem... acho que tem uns 322 Mil Km... mas o Marcador indica 222 Mil Km... acho (quase certeza) que o camarada voltou...
Mas como não percebi nenhum vazamento de óleo, isso não me preocupou muito!
Existe alguma forma de constatar isso???


[SUSPENSÃO]
Olha........ comprei ela em Santo e vim dirigindo pela imigrantes até São Paulo...
Calibrei os Pneus a 34 libras (não sei onde vi essa recomendação, mas assim o fiz - se eu estiver errado, Por Favor me Digam!!) e vim dirigindo por volta dos 80 100KM/H E Cada desnível na Rodovia fazia a viatura dar um pulinho..
não sei se isso é bom ou ruim!
Mas foi isso que senti! Ou seja, me pareceu muito firme!


[ELÉTRICA e ACESSÓRIOS]
Bom, todos os equipamentos e acessórios originais da Hilux, aparentemente, estão funcionando!!!
Vidros abaixando e levantando normalmente, inclusive o de traz (do porta-malas, que nas Japas baixam)... :shock:


Bom, por fim, gostaria de partilhar minhas Preocupações com vocês e pedir a vossa Ajuda!!

Primeiro, como vou viajar com o carro mês que vem, preciso:

1 - Fazer uma revisão nela. Conhecer o que ela tem e o que ela não tem (já que o antigo dono não sabia informar direito).

2 - Colocar os 2 Pneus da frente, da mesma marca que os de traz (Pirelli Scorpion ATR 31x10,5 15). OU vocês acham melhor eu colocar uns pneus mais de Estrada?? O lance é que eu não queria gastar muito com Pneus.. Será que comprar 4 Usados seria um bom negócio?? Quais medidas os senhores recomendariam para o uso em estradas asfaltadas (raramente de terra/laminha)

Ou seja, preciso deixar o carro confiável para viajar com minha gata! Por que se o carro quebrar, rapaaazzzzz........ Vou Ouvir Um Bocado!! :chorandoderir:
E ela óóó -> :karate:
Como eu quero que ela fique -> :torcendo:, então gostaria da força de vocês para deixar o carro Tinindo para essa viagem e para o uso cotidiano!


Segundo, me preocupa a segurança do carro!
Por ser um carro 95, ele não pega mais seguro.. a não ser que seja para Terceiros (que já estamos providenciando)...
Mas E Se Roubarem o Carro???? :cry:

Não quero que isso aconteça!! :discordo:
Pensei em utilizar alguns sistemas de Rastreamento com Ressarcimento (caso não consigam localizar o carro)... Entretanto, contudo, todavia, me disseram que alguns (citarAM o Carsystem) estão sendo alvo de bandidos, ou seja, a bandidagem Parece estar utilizando o sistema de localização para encontrar os proprietários de veículos Diesel e de Motos caras...
Alguém sabe dizer se isso procede?!

Vocês, Mestres, saberiam indicar alguma solução confiável que possa ser utilizada para reduzir esta nossa preocupação?
Já pesquisei nos fóruns, principalmente das Toys, mas as soluções estão mais voltadas para Impedir que o camarada fuja com o carro... quando, na verdade, em Auto-estrada, você Precisa mesmo é que o camarada pegue o carro e SAIA! Porque se o carro não pegar por conta de um alarme acionado por distancia, o meliante vai ficar meio Triste, um tanto quanto Chateado com você..


Terceiro
Acabei de voltar da Toyota e o camarada pediu 340 Dilmas só para verificar o carro... ver exatamente o que precisa ser manutenido...
Isso procede? Esse é realmente o valor aplicado? Está caro?
OU vocês me aconselhariam algum mecânico BOM (especialista) em Hilux aqui em Sampa (zona oeste, de preferência)???
O camarada na Toy me informou, ainda, que uma "Revisão Avançada" (Mão de Obra + "Peças") sairia em torno de uns 2.500 Dilmas, isso SEM trocar as Correias e os Tensionadores... seriam basicamente os Fluidos, Óleos, Filtros, etc.
Rapaziada... confesso que depois desse orçamento estou pensando em descer pra Santos e devolver o carango!! :parede:

Preciso Muito da ajuda de vocês!
Quem puder orientar, ficarei muitoooo grato!
Preciso muito saber O QUE devo olhar de imediato e Quanto isso costuma Custar! :sad:

Conto com a força dessa galera Sábia que temos por aqui!


Mais tarde Posto fotos!


VALEU!! :bye:

Renato Camargo
17/11/2011, 21:21
Cara suas duvidas são muitas e com o tempo serão resolvidas e entraram outras no lugar, aconselho a leva-la na SOLLO 4WD, Rua Andrequice na ponta da Ponte dos Remedios sentido Penha tel 38353781 vá com tempo e converse com o Joãozinho, ele manja tudo de toyota, pode dizer que foi o Renato da SW4 azul recomendou, inclusive a minha está lá fazendo manutenção básica, é uma japa 93, tire suas duvidas com ele e seja feliz, tenho certeza que essa viagem vai ser a primeira de muitas. Quanto aos pneus eu uso, por enquanto, quatro desses BFGoodrich (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2). E acho muito bom para asfalto.

renatofbarbosa
17/11/2011, 21:33
[PNEUS]

Essa medida de pneus não é difícil de encontrar. O que eu ficaria preocupado é com a manutenção e estado geral desse carro, uma vez que nem o básico, o rodízio de pneus e alinhamento o ex-dono fazia.


[MOTOR]
Quando chega perto dos 100km/h começa a tremer!
Isso não é normal.

Só tem um detalhe... o motor dela tem um aparato diferente...
É como se fosse um tudo de aço que passa sobre o motor, cruzando ele por cima...
Faz parte do turbo...é normal.

Quanto a quilometragem...
isso é relativo, pois se a manutenção estiver em dia a km não importa muito. Agora se o cara era relaxado, daqueles que nem rodízio de pneus faz, é bom começar a se preocupar.

[SUSPENSÃO]
Por Favor me Digam!!) e vim dirigindo por volta dos 80 100KM/H E Cada desnível na Rodovia fazia a viatura dar um pulinho..

Dar pulinho não é normal para nenhum carro, vai ver que a suspensão deve estar detonada.

Te aconselho a levar em uma oficina séria e fazer uma boa revisão.
Pelo que vc relatou na Toyota vai ficar por baixo uns 8 mil. Com revisão de suspensão, correia e etc.

Se vc fizer em uma oficina particular e comprar as peças fora da autorizada e revisar suspensão, freio e correias, acho que vai uns 4.000.
Mais 1000 /1200 dos pneus.
ÀS vezes vc compra o carro "barato" e sai no preju.


Procure um bom mecânico.
Manutenção da SW4 não é barata, mas sendo bem feita e com peças originais, raramente vc vai ao mecânico.

A título de curiosidade, quanto vc pagou no carro?

abs,
Renato

titanium
17/11/2011, 22:17
Cara suas duvidas são muitas e com o tempo serão resolvidas e entraram outras no lugar, aconselho a leva-la na SOLLO 4WD, Rua Andrequice na ponta da Ponte dos Remedios sentido Penha tel 38353781 vá com tempo e converse com o Joãozinho, ele manja tudo de toyota, pode dizer que foi o Renato da SW4 azul recomendou, inclusive a minha está lá fazendo manutenção básica, é uma japa 93, tire suas duvidas com ele e seja feliz, tenho certeza que essa viagem vai ser a primeira de muitas. Quanto aos pneus eu uso, por enquanto, quatro desses BFGoodrich (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2). E acho muito bom para asfalto.

Caro Renato, obrigado pela resposta..

Bom, a indicação do Joãozinho certamente será de grande utilidade!
Tentarei levar a viatura lá na semana que vem!
Quem sabe a viatura não está tão mals assim! rsrs

Ah! O link estava quebrado!
Você poderia passar novamente ele?
Valeu!

Ezahn
17/11/2011, 22:22
Primeiramente parabéns. Espero que seja feliz com o carro.
Caramba!!!!! Vamos ver se consigo dizer algo depois de tantas dúvidas.
Vamos por partes:

Este pneu 31x10,5x15 é o que eu uso. Eu uso o BF mas este ai deve ser bom. Me parece que é a maior medida que cabe sem mexer na susp. Com o carro turbinado um pneu menor vai te diminuir ainda mais a velocidade cruzeiro. Digo isto porque neste carro, pelo que dizem, não se deve viajar muito tempo a mais de 3000 rpm, principalmente turbinada. Pneu usado, se achar bom! Eu nunca comprei! Um pneu deste BF goodridie novo dura uns 70.000km! Este que eu uso é 50% terra. Tem desta mesma medida mais para asfalto. Vc pode colocar dois pneus mais próprios para asfalto agora e trocar outros 2 mais tarde por pneus iguais. Não é o recomendado mas não tem grande problema. O que não pode é colocar pneus de medidas diferentes na frente e atras, ai quando liga a tração 4x4 da crepe!

Quanto ao motor:
Esta tremedeira perto dos 100km/h deve ser pneu. A tremedeira não ocorre quando chega a 3000 rpm em primeira , segunda ou terceira certo. Se não ocorre então não deve ter origem no motor e sim depois do câmbio. Pode ser cardã ou pneu desbalanceado, ou ainda pneu deformado.
O tubo que vc descreveu é justamente o cano que sai do turbo e vai para o coletor de admissão. O turbo fica do lado direito e a admissão do lado esquerdo do carro. E deve ter outro tubo, talvez uma mangueira, que cruza mais na frente do filtro de ar até o turbo. Absolutamente normal quando turbina a 2.8.

Km de carro velho não existe!!!! Primeiro não da para ter certeza de nada! Depois o que conta mais é se o carro foi bem conservado e feita as manutenções do que propriamente os km rodados. 400.000 km na mão de um bom dono é muito melhor que 250.000 na mão de um porco. Entendeu!!

Suspensão
Este tal de pulinho não sei. Tem que ver se ela pega alinhamento ou tem algum terminal ou pivo ruim. Um bom sinal é não ter barulheira de coisa solta.

Quanto ao funcionamento geral, leia o manual de cabo a rabo. Se não tiver aqui tem (http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/)!

Vidro de traz todas abaixam, as Japas é que só abrem a traseira abaixando o vidro.

Quanto ao seguro, a minha é 93 e tá no seguro da porto, mas é uma facada pelo preço do carro. Consegui fazer quando comprei. Meu cunhado comprou uma mais nova uns 3 meses depois (cunhado é uma me.....da) e teve um pouco de trabalho para conseguir fazer mas conseguiu. Agora sistema anti furto não tem nada infalível. Tem uma trava de corte de diesel mecânica que vai no assoalho que parece ser boa. É Veronezzi (http://www.travasveronezzi.com.br/) a marca. Tem um tópico recente deste assunto para a band mas é a mesma coisa.

Quanto ao mecânico, ai não conheço em Sampa, mas logo alguém indica um. Tem um tópico bem completo de revisão apos compra da hilux (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/73546-primeira-revisao-apos-compra-hilux-sw4-2002-usada.html). De uma lida e faça o que o bolso permitir. Se vc não tem o histórico, então o obrigatório é trocar a correia dentada e o respectivo tensor, isso da pt no motor se quebrar!! E tem que trocar o tensor , é meio carro mas se ele travar quebra a correia nova e fuuuuuu do mesmo jeito!!!! Use peças originais. Tem uma loja em ponta porã, a America, que tem bons preços de peças originais e manda direitinho. Preço de concessionária é sempre salgado. Trocar o óleos filtros e demais fluidos é bom também. Examinar estado das outras correias. Examinar pivos e terminais de direção, coifas das omocuneticas.

Acho que respondi um pouco das suas duvidas
Boa sorte.

titanium
17/11/2011, 22:23
[PNEUS]

Essa medida de pneus não é difícil de encontrar. O que eu ficaria preocupado é com a manutenção e estado geral desse carro, uma vez que nem o básico, o rodízio de pneus e alinhamento o ex-dono fazia.


[MOTOR]
Quando chega perto dos 100km/h começa a tremer!
Isso não é normal.

Só tem um detalhe... o motor dela tem um aparato diferente...
É como se fosse um tudo de aço que passa sobre o motor, cruzando ele por cima...
Faz parte do turbo...é normal.

Quanto a quilometragem...
isso é relativo, pois se a manutenção estiver em dia a km não importa muito. Agora se o cara era relaxado, daqueles que nem rodízio de pneus faz, é bom começar a se preocupar.

[SUSPENSÃO]
Por Favor me Digam!!) e vim dirigindo por volta dos 80 100KM/H E Cada desnível na Rodovia fazia a viatura dar um pulinho..

Dar pulinho não é normal para nenhum carro, vai ver que a suspensão deve estar detonada.

Te aconselho a levar em uma oficina séria e fazer uma boa revisão.
Pelo que vc relatou na Toyota vai ficar por baixo uns 8 mil. Com revisão de suspensão, correia e etc.

Se vc fizer em uma oficina particular e comprar as peças fora da autorizada e revisar suspensão, freio e correias, acho que vai uns 4.000.
Mais 1000 /1200 dos pneus.
ÀS vezes vc compra o carro "barato" e sai no preju.


Procure um bom mecânico.
Manutenção da SW4 não é barata, mas sendo bem feita e com peças originais, raramente vc vai ao mecânico.

A título de curiosidade, quanto vc pagou no carro?

abs,
Renato


renatobarbosa,

Boas observações a respeito da suspensão!
Realmente, meu medo é que o cara que descuida do rodízio dos pneus também descuide da manutenção geral do carro!
Mas assim, no geral, o carro está muito bom!
Acho que é mais preocupação minha mesmo!

Semana que vem levarei a viatura ao Joãozinho, conforme indicação do seu chará, Renato Camargo!
Talvez me surpreenda com a mecânica! (espero! rsrs - dedos cruzados!)

Amanhã tirarei fotos da Mariposa e posto !


Mais Dicas e Esclarecimentos são bem-vindos!
:D


E, realmente, espero fazer Muitas viagens com a viatura!!!

Abraços!

titanium
17/11/2011, 23:12
Primeiramente parabéns. Espero que seja feliz com o carro.
Caramba!!!!! Vamos ver se consigo dizer algo depois de tantas dúvidas.
Vamos por partes:

Este pneu 31x10,5x15 é o que eu uso. Eu uso o BF mas este ai deve ser bom. Me parece que é a maior medida que cabe sem mexer na susp. Com o carro turbinado um pneu menor vai te diminuir ainda mais a velocidade cruzeiro. Digo isto porque neste carro, pelo que dizem, não se deve viajar muito tempo a mais de 3000 rpm, principalmente turbinada. Pneu usado, se achar bom! Eu nunca comprei! Um pneu deste BF goodridie novo dura uns 70.000km! Este que eu uso é 50% terra. Tem desta mesma medida mais para asfalto. Vc pode colocar dois pneus mais próprios para asfalto agora e trocar outros 2 mais tarde por pneus iguais. Não é o recomendado mas não tem grande problema. O que não pode é colocar pneus de medidas diferentes na frente e atras, ai quando liga a tração 4x4 da crepe!

Quanto ao motor:
Esta tremedeira perto dos 100km/h deve ser pneu. A tremedeira não ocorre quando chega a 3000 rpm em primeira , segunda ou terceira certo. Se não ocorre então não deve ter origem no motor e sim depois do câmbio. Pode ser cardã ou pneu desbalanceado, ou ainda pneu deformado.
O tubo que vc descreveu é justamente o cano que sai do turbo e vai para o coletor de admissão. O turbo fica do lado direito e a admissão do lado esquerdo do carro. E deve ter outro tubo, talvez uma mangueira, que cruza mais na frente do filtro de ar até o turbo. Absolutamente normal quando turbina a 2.8.

Km de carro velho não existe!!!! Primeiro não da para ter certeza de nada! Depois o que conta mais é se o carro foi bem conservado e feita as manutenções do que propriamente os km rodados. 400.000 km na mão de um bom dono é muito melhor que 250.000 na mão de um porco. Entendeu!!

Suspensão
Este tal de pulinho não sei. Tem que ver se ela pega alinhamento ou tem algum terminal ou pivo ruim. Um bom sinal é não ter barulheira de coisa solta.

Quanto ao funcionamento geral, leia o manual de cabo a rabo. Se não tiver aqui tem (http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/)!

Vidro de traz todas abaixam, as Japas é que só abrem a traseira abaixando o vidro.

Quanto ao seguro, a minha é 93 e tá no seguro da porto, mas é uma facada pelo preço do carro. Consegui fazer quando comprei. Meu cunhado comprou uma mais nova uns 3 meses depois (cunhado é uma me.....da) e teve um pouco de trabalho para conseguir fazer mas conseguiu. Agora sistema anti furto não tem nada infalível. Tem uma trava de corte de diesel mecânica que vai no assoalho que parece ser boa. É Veronezzi (http://www.travasveronezzi.com.br/) a marca. Tem um tópico recente deste assunto para a band mas é a mesma coisa.

Quanto ao mecânico, ai não conheço em Sampa, mas logo alguém indica um. Tem um tópico bem completo de revisão apos compra da hilux (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/73546-primeira-revisao-apos-compra-hilux-sw4-2002-usada.html). De uma lida e faça o que o bolso permitir. Se vc não tem o histórico, então o obrigatório é trocar a correia dentada e o respectivo tensor, isso da pt no motor se quebrar!! E tem que trocar o tensor , é meio carro mas se ele travar quebra a correia nova e fuuuuuu do mesmo jeito!!!! Use peças originais. Tem uma loja em ponta porã, a America, que tem bons preços de peças originais e manda direitinho. Preço de concessionária é sempre salgado. Trocar o óleos filtros e demais fluidos é bom também. Examinar estado das outras correias. Examinar pivos e terminais de direção, coifas das omocuneticas.

Acho que respondi um pouco das suas duvidas
Boa sorte.

Caro Ezahn,

Devo dizer que a sua SW4 Prata é Linda!! Minha cor preferida!! Pena não ter encontrado nenhuma dessa cor, num preço baum!! rsrs.

Pois é... vim de Santos para Sampa com ela com a rotação sempre entre 2.000 e 3.000... não passei disso!
E nem precisa! Dá para curtir a viagem nessa velocidade!
Comprei ela sabendo que o forte dela não é (e nem deveria ser) velocidade! hehehe

Quanto a Suspensão, quando me referi aos "pulos", quis dizer que senti a suspensão firme...
Tente imaginar um camarada que dirigia um Classic agora com seu primeiro 4x4!! rsrs..
A mudança é drástica! Ainda mais porque acho que coloquei uma calibragem alta (34 libras - é isso mesmo ou exagerei?)...
Mas certamente darei uma olhada nisso!

Quanto a tremedeira do motor, acho que é bem isso que você falou!
Deve ser pneus... porque os da frente estão um caco!
E não sinto nada de estranho em relação as marchas!


Com relação ao motor, concordo com você!
A quilometragem é beeem relativa!!
Mas o antigo proprietário me informou que, apesar de não se preocupar muito com a parte de pneus, cuidava muito bem das trocas de óleo!
Se for assim, ótimo!!! rsrs..
Vou pedir para o Joãozinho (mecânico indicado pelo Renato) dar uma conferida com carinho!


O antigo dono me passou um Manual, mas ele é bem Genérico... não fala sobre calibragens, óleos, graxas, etc.
É só o manual do proprietário...
JÁ estou Baixando Todos os Manuais do Link que você me passou!!
Muitoooo obrigado!!!


Ah! Antes que eu esqueça!
A suspensão não tem feitos barulhos não...
SÓ na hora que esterço muito a direção, para um dos dois lados, e faço uma curva, é que sinto o carro mais preso...
como se estivesse um pouco amarrado, sabe!?
e se isso acontecer em uma rampa (ou seja, com desnível), aí escuto uns estralos!!!
Mas isso acontecia muito com uma Explorer 4x4 V6 que meu pai teve... também acontecia com uma Blazer que tivemos...
Só não sei se na Hilux isso é para acontecer!!

PS: Verifiquei o 4x4 dela (4x4L, 4x4H, 4x2H, N) e está Tudo funcionando perfeitamente! rsrs

Ela tem uma tal de RODA LIVRE... mas não faço a mínima idéia do que seja, pra que serve e como usa!! kkkkkkk
(não vale zoar o faixa-branca aqui, heim! rsrsrs)


Estou pensando seriamente em fazer o seguro... mas não sei... se a manutenção sair muito cara, vai ficar difícil de fazer...
Vou ter que optar pela instalação de algumaS TravaS! (hehehe - já estou pensando em algumas)

Ó! O check-list da revisão já está anotado! rsrs..
Vou fazer direitinho para ver se a viatura fica confiável na estrada!


Mas me digam, alguém de vocês já fizeram uma viagem graaandeee com ela (com uma Japa antiga)??? Ex: américa latinaa???


Quanto aos Pneus é bem o que disse.. não pretendo fazer muitos percursos por estradas de terra...
Coisa bem rara e nada que exiga muito dos pneus não...
Estou pensando em por um BF 30" que estou vendo à Venda aqui no Fórum... mas não sei se ficaria bom...
O que achas?


Abração Ezahn!!

Valeu pelas sábias dicas!!!

Olha... se tiver mais dicas, sugestões, críticas pode fazer!! Estou aqui para aprender bastante e ouvir muito!!!

Supercharger
17/11/2011, 23:22
Calibrei os Pneus a 34 libras (não sei onde vi essa recomendação, mas assim o fiz - se eu estiver errado, Por Favor me Digam!!) e vim dirigindo por volta dos 80 100KM/H E Cada desnível na Rodovia fazia a viatura dar um pulinho..

Meu caro, no começo do ano fui em SP buscar uma SW4 97 e na Fernão Dias de volta para MG acontecia exatamente isto. Cada desnível um pulo. Quando aparecia um pequeno desnível em curva aí então era cagaço total. Viagem de volta já meio preocupado de arrepender do negócio feito. Porém, chegando em BH, nas primeiras checagens dos ítens do carro vi que o os pneus estavam com mais de 40 libras... Aí é dose né. Baixei para 30 libras e o carro virou outro.

titanium
18/11/2011, 00:00
Meu caro, no começo do ano fui em SP buscar uma SW4 97 e na Fernão Dias de volta para MG acontecia exatamente isto. Cada desnível um pulo. Quando aparecia um pequeno desnível em curva aí então era cagaço total. Viagem de volta já meio preocupado de arrepender do negócio feito. Porém, chegando em BH, nas primeiras checagens dos ítens do carro vi que o os pneus estavam com mais de 40 libras... Aí é dose né. Baixei para 30 libras e o carro virou outro.

Olá Supercharger!!
Valeu por abrir o coração!! rsrs..

Estava começando a achar que era o primeiro Zé a comprar um carro e ficar com medo de se arrepender! hahaha..

Bom, como falei, eu coloquei 34 libras... vou reduzir para 30 para ver se fica melhor!
:D

De toda forma, valeu pelo Relato!!

Mas ae.. me diga, Supercharger, valeu a pena comprar sua Hilux???
Que revisão você fez nela? Quanto gastou mais ou menos??

Abração!

righi
18/11/2011, 10:31
troca válvula termostática, olha o radiador em casa especializada, o cara coloca uma mangueira de jardim de um lado, liga e pela quantidade de água que sai do outro lado, sabe se precisa desentupir algo.

Renato Camargo
20/11/2011, 21:48
Ola Titanium, O LINK dos pneus é BFGoodrich (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=6566&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD )

Ezahn
21/11/2011, 23:50
Titanium, que cor é a sua? Posta umas fotos aqui!

Quanto ao pneu, eu gosto mioto do que eu uso. É medida 31x10,5x15. Equivale a 265/75/15. É bem facil de achar nesta medida. Eu uso o BF goodhich all terriam (http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1311&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD ). É bom no asfalto, não faz barulho, é bom na terra tb (não em trilha) , dizem que dura mais de 70.000 km, e dá um visual mais "nervoso".
Eu usaria esta medida mesmo. Um menor vai reduzir mais a relação do carro, alem do que vc teria que trocar os 4.

Quanto a calibragem, na minha tem um adesivo falando para usar 26 na frente e 29 atrás co pneu 255/75/15. Acho que este adesivo não é original pois não tem nada a ver com o manual. Eu uso isto mesmo apesar de ter um pneu mais largo e teoricamente deveria usar menos pressão. Com esta pressão deve diminuir o "pulinho". Este "pulinho" sendo com o carro firme, é normal com o pneu mais cheio, não pode é pular meio solta, fazer barulhos!

Cara, o manual dela tem muita coisa. Tem a calibragem (só que para outro pneu), tem o tipo e quantidade dos óleos e fluidos, tem os bicol de engraxar, tem a tabela completa de manutenção com km e tempo e muito mais. Para quem gosta de desmontar tb tem este manual de serviço (http://www.ncttora.com/fsm/). Eu mesmo uso direto e já imprimi e traduzi umas partes para levar para o meu mecânico.

O lance de parecer amarrada, então. Quando está com o 4x4 acionado, ai parece que ta "amarrado" na hora de fazer curvas. Como este carro não é 4x4 integral, então não tem diferencial central para distribuir a tração diferentemente entre a frente e a trás. Com isto, com o 4x4 ligado, quando faz curva mais fechada alguma roda tem que arrastar, e se o piso for asfalto este fato faz o carro ficar com esta sensação de amarrado. É o pneu patinando no asfalto com muita dificuldade. No dia a dia deve se usar o carro em 4x2 e a roda livre (botão que tem no meio de cada roda dianteira) na posição free. Para acionar o 4x4, primeiro gira o botão da roda livre para a posição lock, depois move a alavanca para 4x4 H, e se for o caso, para 4x4 L (reduzida). No manual fala que tem que usar o carro ao menos 16 km por mes com a roda livre no lock, isto é para lubrificar o diferencial dianteiro.
Obs. Roda livre é um dispositivo no cubo da roda que serve para desacoplar a roda do eixo dianteiro. Quando se coloca a roda livre no free e o cambio da tração no 4x2 o diferencial dianteiro fica isolado, isto é, fica parado. Isto serve para diminuir o consumo do carro e o desgaste das peças.

Quanto a viagens longas eu ainda não fiz, mas farei se dei quiser! O zeluiz aqui do forum postou um vídeo de uma viagem pela Argentina e Andes que fez com a dele, que é uma SW4 95 gasolina. De uma procurada que vc acha.

Sorte com a SW e se precisar, grita ai.
Abraços

titanium
21/11/2011, 23:58
Pessoal, desculpe a demora em responder!! Passei alguns dias longe do computador!!

Righi, ótima dica para ver o Radiador!!
Hoje abri ele e vi que ele tem uma coloração meio que de ferrugem!
Mas não percebi nenhum tipo de vazamento!!
Nem de água e nem de óleo!
O motor está limpinho e a água não está baixando nadinha! rsrs..
(estou contente com isso! rsrs)
Valeu mesmo pela dica, Righi!!


Caro Renato Camargo!!
Esse pneu é bem bonito e realmente tem cara de estradeiro!!
O duro é o custo desse garoto!!
Rapaz, se soubesses o quanto estou precisando economizar!!
Como ela já está com os Pirelli Scorpion ATR 31", vou aproveitar para mante-los!! Afinal, os de tras estão Zeros!! só os dois da frente que.............


Mas turma, preciso de uma Luz!!!!

Hoje olhei a correia do alternador de perto e, aparentemente, ela está bem boa!
Sem nenhum detalhe de parte descascando, fissuras ou desgastes em partes dela...
Eu realmente não sei quando foi a última vez que o cara trocou... afinal, nem mesmo o antigo dono sabia, porque, segundo ele, ele nunca trocou!!!
Só que ele disse que quando pegou o carro, rodou uns 70 mil Km!!!

Minha pergunta: existe uma forma de alguém (especializado, é claro) diagnosticar se precisa ou não trocar as correias por agora???
É possível, uma pessoa que conheça, identificar quanto tempo de sobrevida as correias terão???

Independente da resposta a pergunta acima, aproveito pra fazer outras: Quais são as correias do motor da SW4? Quanto custa cada uma delas e seus tensionadores nas lojas de Ponta Porã (loja indicada por outros colegas em outro tópicos)???


Abraços a todos!

Jorlex
22/11/2011, 20:32
Olá Titanium,
Uma dica importante. Como seus pneus são largos, pesados e pelo jeito o dono anterior não te deu muitos detalhes de como o carro era utilizado. Sugiro que vc de uma olhada na barra de direção pra ver se tem alguma fissura. Essa barra liga as rodas ao braço Pitman (caixa de direção). A minha quebrou com o carro em movimento, por sorte estava devagar no meio de uma curva. Outros amigos aqui do forum já relataram este mesmo problema. Hoje ando tranquilo com barra novinha original Toyota.
Abs,
Jorge

Ezahn
22/11/2011, 21:52
Oba Titanium, quanto às correias, as esternas vc abre o capo e já as vê. Se não me engano são 4. Estas até da para avaliar visualmente, e tb estas correias são baratas e genéricas. É só tirar e ir em uma auto peças que é fácil achar outra que sirva, só procure uma marca boa. O tensor destas correias externas tb da para avaliar. Tirando a correia, gira o tensor e ve se o rolamento ta chiando. Estes tensores se precisar trocar da para desmontar e trocar só o rolamento. Sai muuuuittoooo mais em conta.
O complicado é a correia dentada. Tirando ela e olhando da para ver se ela está para estourar, mais isto não te garante quanto ela vai durar. Esta correia fica fechada e para examinar tem que desmontar todas as outras correias a abrir a tampa plastica que fica atras das correias, no motor. E depois tem que por o motor no ponto novamente. O correto é trocar a correia dentada e o tensor dela. Se ela estragar funde o motor!!!! O pistão atropela as válvulas e já era!!! E ela nem precisa se romper. Pode ocorrer de apenas arrancar alguns dentes, já é o suficiente para estragar tudo. Troquei faz um tempo. Comprei na America por uns 150 a correia e um 350 o tensor. Não é bem isto mas algo do tipo.

Quanto ao radiador, troque o fluido mas não coloque produto para limpeza de ferrugem pois a bomba d'água já é velha e acaba vazando. Se não esta abaixando a água e não esta esquentando pode ficar tranquilo. Não precisa mexer com o radiador. No máximo troque a tampa se ela estiver ruim, mas veja a pressão certa da tampa pois ela é uma válvula.
Abraços

luiz eduardosh
23/11/2011, 17:45
Primeiramente parabéns pelo carro, quando comprei o meu a um ano e meio atrás também tive muuuuitas dúvidas, a diferença foi que fucei muito o fórum para poder comprar, o que já me evitou um monte de dor de cabeça...

Mas vamos lá a galera já lhe falou muuuuuito e já tens muuuuito o que checar, agora só um detalhe que notei que não falaram e que vc tocou no assunto é com relação a água. A dica do Ezahn é muuuito boa e só complementando, se for mecher na água do radiador, arreia tudo e coloca água desmineralizada, pois água de torneira e mesmo a mineral não tem como, arranca ferrugem e fica sempre com a coloração "barrenta".

Boa sorte com o verdadeiro "tanque de guerra" que adquiriste!!!

titanium
23/11/2011, 20:55
Renato e Ezahn!

Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/52959/76-pneus-yokohama-geolander-mt/)
O que vocês acham?
Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!
:D


Esses são 30"

titanium
23/11/2011, 21:24
EZAHN,
Seguindo suas orientações, vou baixar um pouco a calibragem da minha então!!
Ela está Firme demais! rsrs..

Quanto a Roda Livre, vou descer Agora mesmo ali na garagem para dar uma olhada se ela está no Free ou se está no Lock!!! E, obviamente, vou ligar o Free!!
Economizar um Diesel faz bem para o bolso!! rsrs

Boa dica da viagem do ZeLuiz!!
Vou procurar e ler com calma!! Curto Muitooooo a idéia de fazer expedições!!!
Como falei, esse é minha primeira caminhonete, meu primeiro carro a diesel e meu primeiro 4x4!!! E por isso estou querendo deixá-la Muito confiável para fazer esse tipo de viagem!

Outra coisa, meu caro… você falou das Correias… bem, é uma preocupação minha!
Estou vendo que a troca dessas garotas sairá beeemmm caro!!
Estou até acompanhando um outro tópico a turma discutindo a questão de preços e está realmente nesta faixa que você comentou!
A questão é… eu compro na America e chega em quanto tempo? Depois que chegar, eu levo no Joãozinho da 4WD para revisar tudo? Quanto será que vou gastar com mão de obra? Alguma idéia??



JORLEX,
Meu caro voce tocco num ponto que, coincidentemente, reparei hoje!!
Hoje notei uma folga na direção! Aquele tipo de folga que faz parecer que você está dirigindo um Caminhão!?
Não é muita coisa… algo em torno de 4 dedos de folga (efeito na direção)..
ALGUÉM saberia dizer COMO faço para arrumar isso? O que pode estar resultando nessa Folga na direção??? E quanto isso pode custar??



LUIZ EDUARDOSH
Muito obrigado pelas congratulações!!
Realmente estou feliz com a aquisição!
Mas como voce pode perceber, estou um pouco ansioso para deixá-la nos trinques e evitar que algum prejuízo possa acontecer, afinal, a grana está meio contada!!

Bom, de toda forma, falando sobre o radiador… bem, como vocês mesmos sujeriram, estou pensando em não mexer… afinal, a temperatura é Sempreeee constante!! não passa do meio de jeito nenhum! rsrs



MASSS……… gente, estou com algumas dúvidas e gostaria de ajuda!!
Hoje fui na MercadoCar aqui de SP por que Estou querendo trocar:

Filtro de Óleo = ~ 39,90
6 Litros de Óleo 15W40 da CASTROL = ~ 15,99 cada = 95,94
Filtro de Ar = ~ 45,90
Filtro de Cabine (Filtro de Ar-condicionado) = ~ 26,90
TOTAL = 208,64


Mas minha dúvida é: os preços estão na média?
Alguém tem alguma dica para dar em relação a troca destes componentes??
Vocês costumam utilizar Óleo Mineral ou Semi-sintéticos? Estes óleos são específicos para motores Diesel??
Vocês recomendam algum Aditivo para o Óleo?? Eu usava STP numa Explorer Gasolina que tínhamos e o achava muito bom!!

Já vi aqui no fórum um tópico que falava de Graxas....... mas não estou conseguindo encontrá-lo novamente..
Vou procurar com mais calma, mas será que alguém poderia indicar alguma marca, preços e dicas de como proceder com as trocas?
Vi que no manual aponta os locais de lubrificação.... mas pergunto: será que eu mesmo consigo trocar? como faço?


Poxa, agradeço IMENSAMENTE a todos daqui pela força que estão me dando!!
:eek:
Isso realmente está me deixando mais seguro com a viatura!

Uma coisa que vou olhar nela daqui há um tempo é a questão de barulhinhos internos.. Painel, forros das portas, proteções de lama nas "caixas" das rodas, etc.. enfim, aqueles grilinhos e peças meio frouxas que ficam enxendo o saco com o tempo! rsrs..
Alguma DICA???
:-o

Valeu pela força, gente!!!


ABRAÇÃO a Todos!!!

Ezahn
23/11/2011, 21:50
Renato e Ezahn!

Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/52959/76-pneus-yokohama-geolander-mt/)
O que vocês acham?
Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!
:D


Esses são 30"

Não conheço estes pneus, os 4 por este preço está bom, eu acho. Ele é um pouco menor, o carro vai abaixar 1,2cm. Toyoteiro nunca gosta disto!!! O pneu é tipo lameiro, vai ter mais garra no barro mas não sei seu comportamento no asfalto. Deve gastar mais rápido (palpite, eu não conheço).
Posta depois fotos com o novo pneu.
Abraços

pauloalberto
24/11/2011, 20:30
Titanium,
Parabens pela nova viatura...Mas acho que voce está igual a mim...no inicio do ano quando comprei meu primeiro carro a diesel(Band93).achei que iria só rodar, igual vemos os caminhoes nas estradas....ledo engano....carro diesel,(JEEP, SUV) precisa de muito mais..nao é igual a automovel que normalmente se manda o frentista ver agua e oleo..e ta tudo bom...ou leva-se alí na esquina e o mecanico dali mexe e ta tudo certo..
Caminhonete diesel precisa de carinho, atenção e muito..muito cuidado...(além de muito dinheiro..)pois tudo neles são mais caros e dificeis de achar...além de mecânicos que são os mais raros de se achar .....
Mas posso te garantir, sonho com essa porcaria aqui na garagem, além que é um verdadeiro prazer andar com ela(prazer de maluco..pois é duro, desconfortável, anda pouco..barulhento..).
Além de que você sempre terá motivos pra gastar um din.din nela...é um poço sem fundo...mas é muito prazeiroza....
abraços e boa sorte..
paulo

Jorlex
24/11/2011, 22:49
Titanium,
Com relação as correias, como vc mencionou que a grana tá meio curta, eu em seu lugar, não trocaria as correias externas agora, pois se arrebentarem vc pode trocar sem maiores problemas. O resultado seria uma direçãao pesada, um ar que pararia de gelar ou o que seria mais dificil: O alternador ou a bomba d'água pararem, mas estes usam correias duplas.
Agora!!!! Correia dentada e esticador/rolamento, se não sabe qdo foram trocados, sugiro que os troque para o bem do seu motor. Se a correia arrebentar, pular dentes ou se o rolamento travar, vc está a pé meu amigo.
Óleos lubrificante:
Sugiro que vc compre balde. A granel sai muito mais caro. Um balde de 20 lts. do 15W-40 aqui no Rio pago em torno de R$ 140,00.
Filtro de oleo:
Pago em torno de RS 25,00
O filtro de ar paguei mais ou menos o mesmo preço que estão te cobrando.
Vc esqueceu de incluir o filtro de combustivel. Item muito importante.
Folga da direção:
Procure verificar se a folga vem da caixa de direção ou das ponteiras: Deite embaixo do carro e peça para alguem balançar o volante para ambos os lados, só na folga, sem forçar. Se o braço pitman não se mexer, a folga está na caixa. Caso o braço se mexa e as rodas não, pode ser ponteira
Amigo espero ter ajudado. Valeu!?
Abs,
Jorge

niomarpm
24/11/2011, 23:00
Titanium!

Parabéns pela viatura, um dia compro uma a diesel.

Só pra lembrar que até 3 cm de folga no volante, segundo o manual, é normal.

Vc não disse de quanto é a folga da sua.

Abraço

Ezahn
24/11/2011, 23:35
Titanium, comprando na Amériaca chega em aprox 1 semana.

As correias, se a grana ta curta troca a dentada e o esticador.

Oleo de diesel é especifico. 15 w 40 é bom para este carro. Procure comprar oleo e filtros de marcas boas. Não use aqueles extra barato. O preço acho que é por ai mesmo. Oleo de balde economiza a longo prazo mas na hora sai mais caro e tem uma validade que não sei quanto é!!!

Graxa, a recomendada é a base de bissulfeto de molibdênio, mas é difícil de achar. No mínimo use de lítio.

Quanto a vc condeguir fazer. A graxa precisa de uma engraxadeira, e os óleos precisa de chaves. Se vc tiver habilidades para isto não é difícil.

Abraços

titanium
25/11/2011, 01:18
Graaandee Paulo Alberto!!!
Tu és um verdadeiro Poeta que enxerga e divulga a veracidade dos Fatos!!
As vezes estou andando na Mariposa (a Hilux) e a bixa dá uns pulos Ariscos na pista, quando passo por alguma ondulação forte!! Parece um cabrito!!! Quase morro de rir sozinho!! Imaginando a reação da primeira dama quando for andar no carro!!! kkkkkkkkk
PS: ela ainda não andou pra valer no carro, apenas no dia que fizemos o primeiro teste…
Só espero que a Futura Patroa não encontre esse Fórum NUNCA!!!
Senão tomarei um Belo puxão de orelhas!!
kkkkkkkkkkkkk


Jorlex, meu caro…
Sua dica do Balde foi Sábia!!! Acho que farei isso mesmo que falastes!!
Afinal, como usarei ela no dia-a-dia, trocarei o óleo com mais freqüência…
O Ezahn alertou, oportunamente, que só valeria a pena se a troca tivesse uma freqüência maior, dado que o óleo possui validade!
Mas, como falei, usarei ela no dia-a-dia e em viagens!!
Desta forma, sua dica veio a calhar perfeitamente!! rsrs..
Certamente o Balde já está na minha lista de supermercado (de carros)!!

E, só por curiosidade, achei super bacana que aqui em São Paulo tem um lugar aberto 24 Horas que se chama MercadoCar!!!
Rapaz, não é que o lugar parece mesmo um supermercado!!
Tem de tudo!!
E os preços parecem interessantes!!
O serviço de instalação também é 24 Horas!!
A quem interessar, fica na Barra Funda!


Ezahn,
Rapaz, ainda bem que vc me respondeu o lance da graxa!!! porque eu acabei esquecendo de procurar no fórum e também havia esquecido de adicionar este item à minha listinha de compras!! (que agora já está graaaaaaandeee!! rsrsrs)

Acho que vi esta no MercadoCar a um preço interessante… lembro que no tópico que falava de graxas, um colega havia comentado que essa de molibdênio custava umas 45,00 dilmas!!
Eu encontrei ela por 30,00, mas não sabia se era esse tal de molibdênio!!
Encontrei também a de Sabão de Lítio, mas como o pessoal recomendou essa de molibdenio, acho que vou compra-la mesmo.. é uma diferença tão pequena!!


Niomarpm,
Valeu pelas congratulações!!
Mas não esquente, meu caro, a sua hora chegará!!! E como disse o nosso Amigo Paulo Alberto, a paixão de dirigir uma Toyota (seja Hilux ou Band) é indescritível!!! (você sabe disso porque tem uma!)
Mas dirigir uma A DIESEL………………… Rapaz, é realmente Fora de sério!!!
Que motorzão!! Que Torque!! …. Ouvir o turbo assobiando é excitante!!
Mas ae… respondendo você… estive observando e acho que a diferença é de uns 5 ou 7 centímetros!!
acho que o Gente Boa do antigo dono rodou com ela muito tempo com os pneus desalinhados, desbalanceados e etc…
isso deve ter causado a folga!!
Mas para conferir, Seguirei as dicas de um de vocês (Mestres), o Jorlex, olhando debaixo do carro as ponteiras, braços pitman, etc.!!
Vamos ver se encontro a causa !!!


…..


Mas lhes digo uma coisa, Mestres, ontem beixei sob o carro e percebi algo muito desagradável (que obviamente esqueci de olhar no dia da compra)………
Tem uma "Caixa" (não sei se é de marcha ou se é a do diferencial) que está toda melada!!!
Não está Pingando….. o chão do local que estaciono o carro não tem nenhum melado, mas a caixa está toda melada!!
Cheia de crosta de Praia (o carro é de Santos)…
Está uma nojeira!!
Mas o que me preocupa não é a sujeira, mas, sim, a manutenção desse vazamento!!
Galera, HELP!!!!
O que pode ser essa tranqueira???
Será que vou passar apuros com esse conserto???
Quais cuidados tenho que ter com um carro que era de praia??
Li o tópico da lavagem de chassi e peguei umas dicas… vou ver se lavo, passo Antiruste e coloco aquele lance que eles indicaram (algo que prega no chassi)
MAs lhes pergunto… faço isso Antes ou Depois que mandar arrumar o vazamento???


Forte abraço, caros Amigos!!
Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas!!!

É isso ae… Toda Dica é Super-bem-vinda!!!

André Cajarana
25/11/2011, 14:47
Caro Titanium, parabéns pela bela compra, mas, porém, entretanto, todavia, contudo, ainda não comprei a minha tão sonhada, imaginada, pensada e presumida SW4. Posta fotos dela, posta...

Jorlex
25/11/2011, 19:15
Amigo Titanium,
Com relação as crostas de oleo por baixo do carro, lá vai mais um palpite: Procure um posto legal, de preferencia estes que dão geral em caminhão, bate um papo com o lavador antes e diz a ele pra caprichar que a cerveja dele é certa!!! Acredite! isto funciona. Deixando a viatura limpinha por baixo, basta vc fazer vistorias diarias que, com certeza, vc vai localizar o ponto de vazamento. Se sua sorte estiver de plantão, pode ser até a arruela de vedação de algum bujão (plug).
Falando em oleos... seria legal se vc verificasse os oleos dos diferenciais e caixa. Se for te apertar pra descer os oleos e colocar novo, pelo menos verifique os niveis e complete, se necessario.
Tambem fiquei curioso pra conhecer sua viatura. Mostra umas fotos pra gente.
boa sorte,
abs,
Jorge

Renato Camargo
25/11/2011, 21:07
Renato e Ezahn!

Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/52959/76-pneus-yokohama-geolander-mt/)
O que vocês acham?
Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!
:D


Esses são 30"

Infelizmente vou ficar te devendo pois não conheço esse pneu, mas acho que ele vai fazer sua viatura ficar um pouco mais reduzido.

titanium
25/11/2011, 22:36
Queridos Amigos,

Ontem desci na garagem e resolvi bater umas fotos de Mariposa!!!
Para quem estava ansioso, segue o Link para ver as fotos!
OBS 1: As fotos estão escuras porque, obviamente, a garagem estava um breu!
OBS 2: Adicionei dois vídeos; Um, dela por baixo e o outro do motor!

https://picasaweb.google.com/103232474018612135270/Hilux28TDMariposaPrimeirasFotos?authuser=0&authkey=Gv1sRgCM-r1pjohaHAngE&feat=directlink


Caro André Cajarana!!!
Meu rapaz, só lhe digo uma coisa: Tenha Fé!!!!!
Se você for casado, Tenha MUITA Fé e Paciência em dobro!!
:chorandoderir:
Logo logo chega sua hora!! Eu achei que nunca fosse chegar a minha!!!:shock:
Dê uma olhadinha nas fotos e me diga o que acha!!


Mestre Jorlex, você é um camarada que tem Jogo de Cintura!!
hehehe... sua dica da cerveja certamente será utilizada!!!! :chorandoderir:
E concordo com você! É bom dar uma lavada antes para poder observar melhor!!

Aproveito para fazer um Comentário!!
Hoje passei na MercadoCar (aqui em São Paulo - Barra Funda) e fui comprar o Óleo que vocês haviam me indicado!!
Bom, resolvi comprar o Castrol!! Saiu por 16 Dilmas, Cada Litrooo!!!
Até pensei em economizar............. mas não consegui!!! Motor é algo muito importante e morro de medo de colocar óleo fulei*&$ nela!!
Ainda mais que, muito provavelmente, ela deve ter sofrido bastante na mão do outro dono... então vou cuidar direitinho do motor, para que ele cuide bem de mim!! :cool:

Pois bem, voltando ao ponto....
Fui na MarcadoCar e comprei o tal Óleo... 6 LITROSS de Óleo Castrol 15W40 para o Motorzinho 2.8 Turbo Diesel de Mariposa!!!!!!!! Eita bichinha gulosa!!!!!
Aproveitei comprei outras cositas mais:

FITA ADESIVA SILVER TAPE 45mm X 5metros = 10,90
FITA ADESIVA ISOLANTE 3M 18 metros = 4,90
PALHETA TRASEIRA CORSA 94 = 16,99 ***
6 LITROS DE ÓLEO MINERAL CASTROL 15W40 P/ 5 MIL KM = 95,94
1KG DE GRAXA DE SABÃO DE LÍTIO + MOLIBIDÊNIO - MOLYCOTE = 61,80
MASSA DE POLIR No2 FINA 500g = 14,90
ALGODÃO PARA POLIR 500g = 7,40
FILTRO DE ÓLEO 2.8 DIESEL - MANN = 49,90
FILTRO DE COMBUSTÍVEL 2.8 DIESEL = 25,90
FILTRO DE AR = 45,90
VALOR TOTAL DAS COMPRINHAS...... = 336,72



Gente, a palheta que comprei foi a Traseira do Corsa antigo....
E tive que fazer um gatinho para poder coloca-la na Hilux (vidro traseiro)!!
O que fiz??? Bem, como a palheta é diferente das nacionais, porque tem o encaixe específico da Toyota, tive que aproveitar apenas Ferro da Palheta antiga e troquei apenas a Borracha!!
A borracha do limpador traseiro do corsa é maior, uns 3cm, que a original da Hilux.... mas acaba que não vai atrapalhar em nada...
De toda forma, fica a dica para que não conseguir (como eu) encontrar as originais, dá para fazer esse gatinho! Até porque é Beeem melhor conviver com um gatinho inocente como esse :razz:, a ter que conviver com um Vidro arranhado!!!

ByTheWay, o motorzinho que captura a Água do meu esguixador não está funcionando ou tem algo entopido... como faço para verificar um ou outro?
Alguma dica especial?
:angel:


Ah!! Vou registrar outra observação....
Hoje tive problemas com o Filtro de Óleo!!
NO sistema da MercadoCar consta que o Filtro da Hilux SW4 2.8 Diesel é um modelo X... quando na verdade não é!!
Resumo da ópera: passei 1 hora para conseguir tirar o filtro que estava lá e mais 10 minutos para descobrir que o que eu havia comprado estava errado!! Acabei tendo que ir trocar o Filtro!!
DICA: para quem for ler esse Tópico no futuro, quando for comprar o filtro de óleo, verifique se o encaixe dele (rosca) tem a espessura de um Dedo Indicador (o fura-bolos)!! rsrs..

Enfim, no final acabou dando tudo certo!!


Amanhã é o dia dos Pneus!!!!!!! :torcendo: :pular: :euforico: :violao: :dance:
hehehe...
Vou colocar os de 30"...
O glorioso mestre Renato Camargo comentou que ela talvez fique mais amarrada, pois a relação irá diminuir...
Bom, Renato, como eu gostaria dela para estrada, sei que essa não será uma característica muito interessante...
Mas o fato de ela baixar um pouco de altura muito me agrada!!
Afinal de contas, seu camarada aqui é desprovido de altura!!! :chorandoderir:
E para eu conseguir entrar nela, hoje, estou tendo que escalar (literalmente)!! Para descer, então, é cômico!! hahahhaha..


Mas aproveito para fazer um outro comentário, JORLEX....
Hoje, trocando o óleo, pude reparar que quando se troca o Filtro, boa parte do óleo escorre e fica espalhado no no chassi, caixa de direção e outras coisinhas mais...
Vou seguir sua dica de dar uma BOA lavada para reparar melhor de onde estão vindo esses benditos vazamentos!!
Graças a Deus, não são no motor!! :discordo:
:cool:
Senão.... :karate:


Galera, é isso ae!!
Tentarei tirar novas fotos!! Mais legíveis!!
Mas acho que com essas vocês já conseguem conhecer a Mariposa!!


Só queria tirar mais a última dúvida!!
A pintura da bichinha está beeeeeemmmm mals!!!
Comprei, hoje, uma Massa de Polir... para ver se eu dou um trato na viatura!!
Porém, entratanto, contudo, todavia, gostaria de Consultar os Professores (Vocês) a respeito!! É uma boa opção???
Será que vai dar uma animada na cor dela???
Por que, sinceramente, ela está parecendo que está Envelopada Naturalmente!!!
:chorandoderir:
Alguém tem alguma dica sobre esse procedimento?? Algum "Pulo do Gato"??
Será que consigo fazer eu mesmo?? :oops:


Bom, é isso ae!!
Prometo que, pelo menos por agora, parei de escrever!!!
:torcendo:


Fooorrteee abraço para vocês, meus caros!!!!

André Cajarana
26/11/2011, 11:05
Caro titanium
Bela mariposa! Agora, todavia, só lhe resta cuidar muito bem da bichinha, né mesmo? Se você seguir todos os conselhos aqui postados pelos nossos eternos amigos do fórum, jamais iras se desfazer da lindona... Boa sorte! Olha, e fé é tudo que tenho. Abç

luiz eduardosh
26/11/2011, 13:14
Rapaz a maripoza é irmã gêmea da minha !!!! rsrsrs. Quanto ao vazamento, vai ter que trocar o rolamento ou retentor, não tem nada haver,mas seu sempre confundo os dois, kkk, acho que é o retentor mesmo. A minha teve o mesmo problema, mas se ainda não está nem melando o chão, dá para aguentar até vc achar um bom mecânico para ela.

Quanto a pintura, pelo amor de Deus não invente, rsrsrsr, pela aparência seu carro ainda tem muuuuita coisa original até o flexível no escapamento ainda existe o que é raro :shock::shock::shock:.

Então se queres melhorar a pintura, faz uma revitalizada é bom com profissional,normalmente em lojas que vende carro tem uns "lavadores' das próprias lojas que fazem muito bem este serviço, a famosa revitalização que nada mais é do que lixar o carro inteiro com lixa 1200 e depois vir com a massa de polir e poliltriz, deixando a pintura zerada.

Olha uma fotita da irmã gêma:
http://i105.photobucket.com/albums/m206/luizeduardosh_2006/aa-2.jpg

E aqui é um vídeo dela em ação, heheheh:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/92798-primeira-trilha-do-joao-luiz-rapaziada-potiguar.html

Ezahn
28/11/2011, 22:00
Cara, muito bom. A pintura dela não esta ruim (essa é boa!!! afirmar isto depois de ver um filme no escuro KKKKKKKKKKKKKK) . Uma cera pode ser que já resolva. A dica se vc for polir é fazer por partes. Passa a massa em cada peça e não deixe secar muito para polir. Polir é sempre um desgaste da pintura/proteção. Comprei a massa para fazer na minha e desisti.
Quanto à sujeira de óleo, deve ser retentos da Caixa de transferência ou do câmbio. As vezes até uma junta. Não sei se compensa tirar o câmbio para mexer. Se não estiver pingando no chão eu não mexeria. Deixava para arrumar quando tivesse que trocar a embreagem. O importante é verificar se o óleo não esta baixo.
Aquela outra sujeira que aparece no filme aos 3,5 min. é a graxa da união deslizante do cardã que sai e joga tipo centrifuga, Tem 2 juntas de cardã que fazem isto, uma no traseiro e outra no dianteiro. Acho que é normal. Fica uma lambança mesmo.

Quanto ao esguicho, primeiro teste se esta chegando energia no motorzinho. Se sim então é ele. Bom, se for entupimento no sistema o motorzinho deveria fazer ao manos barulho. Se for motorzinho emperrado mesmo, experimente dar umas batidas nele, jogar ele. Pifado por pifado uma vez fis isto com um de uno e voltou a funcionar.

titanium
29/11/2011, 21:28
Olá Pessoal!!

Esse final de semana foi corrido!!! Fiquei longe do Fórum e da Mariposa pois tive que ir a Brasília resolver uns detalhes!
É impressionante como senti falta da viatura!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eita apego!!
:chorandoderir:

Mas então, André Cajarana!
Rapaz, estou cuidando bem direitinho dela!! rsrs..
Esse final de ano farei uma viagem com ela e aos poucos estou ganhando confiança de rodar com Mariposa!
Neste sábado de manhã fui trocar os Sapatinhos da moça!!
Rapaz.... ela ficou Supimpa!!
Como fiz o balanceamento, ela parou de se tremer quando atingia os 90km/h!!!
:dance::cool:

Achei isso ótimo!!
Em compensação, está fazendo: VUUUUUUUUUUUUUUHHHHH!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkk :chorandoderir:

Mas o barulho dos Pneus (que agora são mais pra terra do que para asfalto) não incomodou!!
Rodei 50km (de jundiai a SP) e o barulho realmente não chegou a incomodar... Isso mesmo rodando com a janela aberta!!

Qualquer coisa, se a MandaChuva se incomodar, ligo o ArCon! :semideia
:p

Pois bem.... aqui, neste momento, estou sem o Cabo do meu celular... mas amanhã colocarei mais fotos de Mariposa pra turma dar uma olhadinha!!
As fotos foram tiradas de dia!! E tem mais vídeos!! (também no claro - hehehe)



Luiz!!!
Macho, não é que as bichas são Iguaizinhas!!! :shock::shock::shock:
Até o Terço amarrado no retrovisor é parecido! kkkkkk E se o terço for azul, ficarei mais impressionado ainda!! hehehe
Mas ae, sua viatura está Muito bonita!! :pipoca:

Muito bacana a primeira trilha da sua viatura com seu filhote!
Muito Bacana mesmo!!
:p
Espero, muito em breve, poder colocar a mariposa para fazer uma trilhinha também!
Afinal de contas, agora ela tem sapatinhos próprios pra isso!!



Luiz e Ezahn, quanto ao polimento estou pensativo..........
Vou tentar dar uma BOA lavada nela e passar uma cerinha para ver se dá uma melhorada!!
Se realmente não resolver, vou tentar o polimento!!
Ah! Falei de Envelopar de brincadeira, não pretendo tirar a Originalidade da viatura não!!
Ela está muitoooo bacana pra eu começar a fazer prezepada com ela! :discordo:



Ezahn, valeu por ter tido paciencia de olhar o Vídeo!
hehehehhe
E lhe digo... Você me tranquilizou Muitooo com esse relato de que é "normal" a meladeira no diferencial!!

Essa semana levarei ela ao Joaozinho para ver se ele dá uma revisada boa!!



E ae, galera, eu aproveito para trazer MAIS DUVIDAS!!!
:p

Olhem só... lembram que eu comentei que a direção estava com uma folga???
Alguém até comentou que era Normal uma folga de até 3 Cm...
Mas a folga estava com mais de 5cm Fácil!!
Então quando o "GenteBoa" estava trocando os pneus dela, pedi que ele desse uma olhada na folga...
Ele disse que era uma folga no Braço PITMAN!!!
Como ele descobriu isso???
Bom, quando ele tirou a roda Dianteira-Esquerda, ele segurou o disco e o balançou!
Quando balançou, ele me mostrou que um braço Longo que atravessa a parte do motor estava com uma certa folga em seu joelho (na junção/dobradiça que faz com outro ferro - este último)..
Bom, como eu não sei se Aquele é o tal braço Pitman, gostaria da Consultoria de vocês, Mestres!!!
E se for o tal braço, quanto será que custa???

Ele disse, também, que o freio dava para rodar mais uns 5 Mil KM...
Pergunto: vou viajar 5 mil KM!!! Deixo para trocar ao final da viagem ou troco logo tudo??? Disco + Pastilhas + Lonas + Braço Pitman????
Essa festa vai me sair por quando, mais ou menos???
Será que compro por aqui ou compro na América???
O Joaozinho ainda não viu o carro... vocês acham melhor eu levar a viatura pra ele antes de sair comprando as peças???


Galera, mais uma vez, muito obrigado pela força que vocês estão me dando!!
Forteee Abraço a todos!!!!!
:bye:

Ezahn
29/11/2011, 22:33
Titaniun, o vídeo no escuro foi show!!!! Surreal!!!! Você rastejou no chão da garagem do prédio, de noite, no escuro só com uma lanterninha, e filmando........ Tinha que prestigiar :chorandoderir::):-P:chorandoderir:

Aquelas 2 juntas do cardã é onde a graxa sai quando engraxa, e com a força centrifuga ela espira formando um tipo de uma linha transversal de meleca. Normal.

Agora quanto as peças, se vc vai levar no Joãozinho e ele é fera mesmo, e é honesto, melhor pegar o veredito dele primeiro. O pitmam, se não me engano, é um braçinho de uns 20 a 30 cm que liga a caixa de direção na barra da direção. Uma ponta é um encaixe de estrias e a outra tem uma junção articulada com esfera (tipo o pivo). Esta junção articulada é que desgasta e aparece a folga. Normalmente se testa forçando levemente com uma espatula de mecânico/borracheiro (não é a do pintor:chorandoderir:). Da para ver a folga. O pitman deve custar uns 300 contos na America.

Por falar nisto, peças originais na America saem bem mais barato. Disseram aqui que tem lugar que tá melhor que lá, mas não conferi ainda. Mar original em Sampa acho que não acha mais barato. O único inconveniente é que demora tipo 1 semana, mas sempre vem direitinho.

Quanto à pintura, se estiver muito cansada, sem brilho, polir pode dar um UP. Mas cuidado, se já tiverem polido outras vezes, e estiver meio que chegando no fundo, então pode tirar de vez a tinta e ficar uma caca.

Poe ai as fotos dela de dia!!
Abraços

titanium
04/12/2011, 20:28
Turma, desculpem a sumida!! Muita correria no trabalho e correndo para ajustar Mariposa para sua viagem de batismo!!

Ezahn, você, meu caro, é uma figura!! kkkkkkkkkkkkkk
Fica me sacaneando só porque estou feito "pinto no lixo" com o brinquedinho novo!!
:chorandoderir:
Mas é claro que tive que descer em plena meia-noita na garagem para filmar!!
:chorandoderir::p

Então, atendendo a pedidos, as tão esperadas, aguardadas, desejadas, imploradas, FOTOS DE DIA!!!!!! :cool::torcendo::pular::pipoca::euforico::)

Trocando os Sapatinhos:
https://picasaweb.google.com/103232474018612135270/2TrocandoOsSapatinhos?authuser=0&authkey=Gv1sRgCISkzdmSwf-MhwE&feat=directlink

Lavando as Partes Íntimas: https://picasaweb.google.com/103232474018612135270/3TomandoBanho?authuser=0&authkey=Gv1sRgCNDzzLa6rrPVgQE&feat=directlink


Olhem só... fiz uma pesquisa na América e vejam os preços:

Correia Dentada ORIGINAL = R$ 198,00
Tensor da Correia Dentada ORIGINAL = R$ 226,00
Terminais de Direção ORIGINAIS (internos e externos), Cada = R$ 115,00
Braço Pitman ORIGINAL = R$ 265,00; PARALELO (marca Taiwan) = 75,00
Coifas (marca genérica) = R$ 35,00 (faz por 25,00)
Pivô ORIGINAL (inferior e superior) = R$ 270,00; PARALELOS (marca 55 Japão) = R$ 170,00

Sei que tudo, à vista, saiu por 1.734,00!!!
Chorei um pouco e o camarada baixou 50 dilmas... saiu por R$ 1.684,00...


O que vocês acham???
Como posso fazer para baratear esses preços??
Olha, sei que aqui em Sampa a coisa costuma a sair Beeeeemmmm mais caro..
Mas realmente eu preciso baratear Mais ainda esses valores!!
Ouvi dizer que na FERRACO está saindo mais barato que a América..
O que vocês acham???

Prometi pra Chefe que gastaria por volta dos 1.700... :parede:
Daí vocês já tiram que a margem de erro é curta!! E se passar muito.... :karate::karate::karate:
:chorandoderir:

Brincadeiras à parte, preciso de uma maozinha ae turma! Quem souber de alguma dica para baixar esse preço... Canta a pedra!! :torcendo:
:D

Hoje mandei um e-mail para a FERRACO para fazer um orçamento..
Depois posto os preços para todos Ficarem de olhos abertos!
;)


Abraços,
Titanium.

titanium
04/12/2011, 20:49
Ah!
Esqueci de contar que neste Sábado fui no João!!
Mas o cabra não estava lá...
Daí não restou outra... tive que busca-lo Em Casaaa!!! hehehehe
Rapaz... como pode!?
Eu sair do CENTRO de Sampa, sem saber nem pra que lado era a loja do camarada, me perdi no caminho e chegando lá O Camarada não estava!?!!?!?!?
:O
Não deu outra! Fui parar na casa dele!
hahahaha

Enfim, realmente ele Tem a Manha!!
Deu uma volta na Mariposa e diagnosticou logo alguns detalhes dela...
Combinei de levar ela pra ele arrumar essa semana!
:D

Abração a todos!!

Ezahn
05/12/2011, 22:52
Ah!
Esqueci de contar que neste Sábado fui no João!!
Mas o cabra não estava lá...
Daí não restou outra... tive que busca-lo Em Casaaa!!! hehehehe
Rapaz... como pode!?
Eu sair do CENTRO de Sampa, sem saber nem pra que lado era a loja do camarada, me perdi no caminho e chegando lá O Camarada não estava!?!!?!?!?
:O
Não deu outra! Fui parar na casa dele!
hahahaha

Enfim, realmente ele Tem a Manha!!
Deu uma volta na Mariposa e diagnosticou logo alguns detalhes dela...
Combinei de levar ela pra ele arrumar essa semana!
:D

Abração a todos!!

Mecânico BOM. Este é o melhor investimento.

Peças originais tb garante muito mais confiança e durabilidade. Bom, mas se o dim dim não der, pode pensar em economizar um pouco agora nas peças, mas já sabe que vai gastar de novo em um prazo não tão longo, tipo 1 ano. E algumas peças não da para arriscar, tipo pivôs e correia dentada.

Ezahn
05/12/2011, 23:04
Ezahn, você, meu caro, é uma figura!! kkkkkkkkkkkkkk
Fica me sacaneando só porque estou feito "pinto no lixo" com o brinquedinho novo!!
:chorandoderir:
Mas é claro que tive que descer em plena meia-noita na garagem para filmar!!
:chorandoderir::p

Então, atendendo a pedidos, as tão esperadas, aguardadas, desejadas, imploradas, FOTOS DE DIA!!!!!! :cool::torcendo::pular::pipoca::euforico::)

Trocando os Sapatinhos:
https://picasaweb.google.com/103232474018612135270/2TrocandoOsSapatinhos?authuser=0&authkey=Gv1sRgCISkzdmSwf-MhwE&feat=directlink

Lavando as Partes Íntimas: https://picasaweb.google.com/103232474018612135270/3TomandoBanho?authuser=0&authkey=Gv1sRgCNDzzLa6rrPVgQE&feat=directlink


.

Cara, vc rastejou de novo!!! Faltou o foquinho da lanterna kkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras à parte, o carro tá lindo. Nem pense em polir. Pelo menos é a impressão que da pela foto depois do banho.
Parabens

titanium
07/12/2011, 22:23
Kkkkkkkkkk!!! :chorandoderir: :chorandoderir:
Não não, caro Ezahn!! Desta vez eu não dei uma de Magaiver (Macgyver)!!
Estava trocando o óleo naqueles lugares que o "GenteBoa" consegue ficar de pé mesmo debaixo do carro! (Não é feitiçaria, é tecnologia - antiga, diga-se de passagem)!! :)

E, by the way, acabei me molhando de óleo!! :-P
Já que o camarada havia deixado o óleo escorrendo enquanto pensava na Poção Mágica que iria utilizar para retirar o Filtro de Óleo! :parede: :parede: :parede:
E eu fiquei :chorandoderir: dele!!


Bom, agora devo concordar Em Partes com você!
O carro está bonitinho!
De pintura ta meio mals... quando lavei vi que não era o Preto Fosco que eu temia..
Mas tem partes que só pintando..
Entratanto, contudo, todavia:!: :discordo: farei isso agora!! De jeito maneira!!

Afinal de contas, o que importa agora é deixar a mecânica em ordem e DEPOIS pensar em aparência:!:
(Quando a grana der!)

Bom, de toda forma, hoje chegaram minhas comprinhas da Ferraço Shopping Mall! :cool:
Segue a Lista: :pipoca:
- Correia Dentada :: Marca: Original :: Valor: R$ 170,00
- Tensor da Correia Dentada :: Marca: Original :: Valor: R$ 210,00
- 2 Terminais de Direção Curtos :: Marca: STEEL Auto Parts :: Valor: R$ 72,00
- 2 Terminais de Direção Longos :: DLZ Chassis Parts :: Valor: R$ 80,00
- 4 Coifas da Homocinética (2 lada caixa, 2 lado roda) :: Marca: SóDeusSabe madein Taiwan :: Valor: R$ 72,00
- 4 Pivôs (2 inferiores e 2 superiores) :: Marca: TRW :: Valor: R$ 202,00
- 1 Kit de Sapatas de Freio :: Marca: CareFree :: Valor: R$ 80,00
- 1 Kit de Pastilhas de Freio :: Mountain Disc Brake Pad :: Valor: R$ 39,00
- 2 Discos de Freio :: Marca: Hipper Freios :: Valor: R$ 240,00
- Braço Pitman :: Marca: Soon Young Auto Parts :: Valor: R$ 35,00
- Auxiliar do Braço Pitman :: Marca: Soon Youg Auto Parts :: Valor: R$ 95,00
TOTAL c/ Desconto = R$ 1.100,00 .. (lá se foi meu 13o... :parede: :parede: :parede:)


Bom, segundo o Anderson, as peças que são Paralelas são todas de marcas de primeira qualidade.
E, segundo o próprio joão, o que realmente era FUNDAMENTAL, mais do que o próprio carro, era a Correia Dentada e Tensor Originais:!::!::!:
Assim o fiz!

Agora, amanhã levarei a menina Mariposa para a cirurgia!! :dance:
Vai trocar as peças relacionadas acima e Todas as Graxas e Óleos!!
Agora ela está com 222.930 Mil KM!! E, se Deus permitir, essas peças irão durar tempo suficiente para eu Respirar fundo e juntar mais algum DimDim para a próxima revisão, que será de Suspensão !!
:cool:


Mas ae, Ezahn & Cia., quanto ao polimento cristalizado... eu realmente não tenho como pagar agora Mil Dilmas!!
Mas como comprei a massa de polir, gostaria de saber se seria Bacana eu passar a tal massa, parte por parte do carro:?::?:
O que acham:?:

Outra coisa que gostaria de partilhar é o seguinte... O parachoque trazeiro da Mariposa, logo do lado esquerdo, está batido (aparencia de ter levado várias batidas pequenas ao longo dos anos)!
Daí parece que o "GenteBoa" do antigo dono chegou a colocar um pouco de massa (de lanterneiro - não de polir) e a aparencia não está nada agradável!

O que posso fazer para melhorar a aparencia num primeiro momento?
Martelinho de ouro, lixamento e massa de polir resolvem?
Ou só um novo? (alguém sabe quanto custa um?? tenho que comprar o parachoque inteiro??)


Mais uma vez, Muuuuitoooo Obrigado pela força gente!!

Abraços!!

niomarpm
08/12/2011, 11:50
Caro Titanium

A minha tem o mesmo problema nos parachoques trazeiros, só que em vez de massa nos cantos, tem um cupinzeiro corroendo e já até tem um buraco. Cromados é problema, no meu caso teria que cortar a parte podre e soldar uma chapa, jatear todo ele e mandar cromar denovo, investimento alto.

Achei no ML as polainas por + ou - R$ 280,00, só que eram da 96 em diante, não sei se dá certo. teria que comparar medidas e fixadores.

Tô acompanhando um tópico sobre parachoques de ferro pra ver se aparece alguma idéia que seja barato e que fique bonito.

Na lataria fiz eu mesmo um polimento manual e depois cera, demorou um pouco mas ficou bom, pelo menos a pintura ficou lizinha. Claro que não fiz tudo no mesmo dia, poli um dia o capô, outor dia um paralama, e assim foi. Usei massa de polir nº 2 e cera siliconada.

wagão
08/12/2011, 16:34
Sobre o para choque, já que cheguei por último ai vou dar um palpite, se for útil blz, se não for desconsiderem... kkkkkk
Na minha japa não tem nada de pobre ou inicio de ferrugem tanto nas abas traseiras cromadas quanto na parte traseira mesmo, como ele possui muitos cantinhos por dentro ali fica barro, areia e não sai em qualquer lavada, então vai minha dica, retirei ele todo, lixei e passei tf7 para previnir ferrugem, e depois pintei, tudo isso interno pq externo é cromado (lógico), acho que quanto a ferrugem não me incomodo tão cedo.
Já na 2002 comprada a pouco pelo meu pai, esta bem feio por dentro, ja esta quase empipocando o cromo por fora, vou faze o mesmo para previnir, é o jeito!!!!
Não sei se pude ajudar mas é uma dica.:pipoca:

SandroGaúcho
08/12/2011, 17:00
Tudo bem Titanium

Também sou novato no mundo diesel 4x4 e o pessoal me ajudou e continua me ajudando em conhecer o brinquedinho novo hehehe

Quando tu falou que próximo a caixa tava tudo engraxado, lembrei que me assustei quando vi na minha quando eu estava lubrificando as cruzetas e percebi que um dia depois o chão da garagem sujou também, dai gelei... prejo à vistaaaaaaa! hehehe

Mas foi devido a graxa em excesso que expirrou na caixa e quando cheguei em casa a graxa tava quente e escorreu, entende?

Bom, parece que foi isso hehehe

Ahh no ano que vem pretendo subir o Brasil com o "Trovão Azul".

Abraço

titanium
08/12/2011, 20:07
Caro Titanium

A minha tem o mesmo problema nos parachoques trazeiros, só que em vez de massa nos cantos, tem um cupinzeiro corroendo e já até tem um buraco. Cromados é problema, no meu caso teria que cortar a parte podre e soldar uma chapa, jatear todo ele e mandar cromar denovo, investimento alto.

Achei no ML as polainas por + ou - R$ 280,00, só que eram da 96 em diante, não sei se dá certo. teria que comparar medidas e fixadores.

Tô acompanhando um tópico sobre parachoques de ferro pra ver se aparece alguma idéia que seja barato e que fique bonito.

Na lataria fiz eu mesmo um polimento manual e depois cera, demorou um pouco mas ficou bom, pelo menos a pintura ficou lizinha. Claro que não fiz tudo no mesmo dia, poli um dia o capô, outor dia um paralama, e assim foi. Usei massa de polir nº 2 e cera siliconada.

Niomar,
Hoje pela manhã fui no João (Mecânico dono da Solo 4WD aqui em SP - cara fera!!) e chegando lá tinha uma Hilux 94 LINDA, estado de 0KM !!!!
Simplesmente perfeita!!
Entretanto, contudo, todavia, o camarada dono dela falou que ela estava com as ponteiras de parachoque iguais as nossas...
Como ele havia voltado recentemente de uma viagem à argentina, acabou comprando por lá!!
Então pergunto... será que o Anderson da FERRAÇO não poderia ver isso para nós por lá, por um preço interessante???

Entendi sua solução de cortar o pedaço podre, soldar outro metal, jatear e cromar... acho que ficaria bom! Mas como falastes, deve ficar meio caro, não é!?
Alguém que tem uma > 96 bem que poderia dar uma conferida para nós, não é!? rsrs
Alguém que por ventura esteja lendo, quebra esse galho para nós, please!
:D

Quanto ao polimento, é o que estou pensando em fazer...
fazer eu mesmo!
Mas fiquei com receio porque nunca fiz isso antes e todo mundo diz para tomar cuidado com cera de polir porque ela é muito forte!
Dizem que tem que ser parte-por-parte... passar rapido e tirar rapido... mas não sei qual é o tamanho da parte e quão rapido deve ser! rsrs..
Acho que começarei fazendo por uma parte mais discreta para evitar maiores estragos!

De toda forma, VALEU pela Ajuda!

Abração!

titanium
08/12/2011, 20:10
Sobre o para choque, já que cheguei por último ai vou dar um palpite, se for útil blz, se não for desconsiderem... kkkkkk
Na minha japa não tem nada de pobre ou inicio de ferrugem tanto nas abas traseiras cromadas quanto na parte traseira mesmo, como ele possui muitos cantinhos por dentro ali fica barro, areia e não sai em qualquer lavada, então vai minha dica, retirei ele todo, lixei e passei tf7 para previnir ferrugem, e depois pintei, tudo isso interno pq externo é cromado (lógico), acho que quanto a ferrugem não me incomodo tão cedo.
Já na 2002 comprada a pouco pelo meu pai, esta bem feio por dentro, ja esta quase empipocando o cromo por fora, vou faze o mesmo para previnir, é o jeito!!!!
Não sei se pude ajudar mas é uma dica.:pipoca:

Wagão,

Sabe que eu nem parei para olhar como está o parachoque por dentro!
Foi ótima sua dica! Vou ver se, de repente, não tem alguma corrosão forte por dentro que possa, eventualmente, estar dando uma estragada por fora, como a do seu Pai!
:D

Nota 10!
Valeu!
Assim que Mariposa retornar do Meca, darei uma conferida!

Abração

titanium
08/12/2011, 20:25
Tudo bem Titanium

Também sou novato no mundo diesel 4x4 e o pessoal me ajudou e continua me ajudando em conhecer o brinquedinho novo hehehe

Quando tu falou que próximo a caixa tava tudo engraxado, lembrei que me assustei quando vi na minha quando eu estava lubrificando as cruzetas e percebi que um dia depois o chão da garagem sujou também, dai gelei... prejo à vistaaaaaaa! hehehe

Mas foi devido a graxa em excesso que expirrou na caixa e quando cheguei em casa a graxa tava quente e escorreu, entende?

Bom, parece que foi isso hehehe

Ahh no ano que vem pretendo subir o Brasil com o "Trovão Azul".

Abraço

Grande Sandro Gaúcho!

Rapaz, eu vou ser sincero...
Passei o mesmo aperto que você!
E o pior!!! O meu medo MAIOR não era o Prejuizo!! Era o TANTO que a Mulher ia falar!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"Eu Falei pra não inventar de comprar Carro VELHO!!!"
hahahahahaha

Afinal, o carro nós compramos Sabendo que ele dará manutenção!
Daí nós nos contentamos e fazemos a manutenção com todo amor e carinho!
Mas a Dona Encrenca, na hora de falar, esquece o tal "Amor e Carinho"!!
:D

De toda forma, quanto ao "Engraxamento", pedi para o Meca fazer!
Daí ele vai trocar Todos os Fluidos e Graxas da Mariposa!
E certamente vai pingar aqui na garagem, assim como aconteceu quando troquei o Óleo e o Filtro de Óleo... Por conta do filtro, o óleo que estava escorrendo do motor pingou na garagem durante a noite e no dia seguinte quase morro do coração!
kkkkkkkkkkkkkkkk

E essa viagem que você quer fazer.... está pensando em passar por onde???

Abração,

SandroGaúcho
08/12/2011, 23:15
Titanium

Moramos em Floripa, eu pretendo, ou melhor, vou fazer essa viajem no ano que vem, na boa, sem stress com a família mas provavelmente até Pernambuco.

Comprei a Toyota imaginando em ir em lugares mais preservados e por consequencia de difícil acesso.

Como eu pratico caçasubmarina e tambem pego uma ondas então gostariamos de ir sem muito compromisso de chegar em tal lugar, etc...

Pagar a diária da pousada com peixe caçado, Garoupa, Lagosta, Robalo, etc...! hehehe tô brincando

Vamos eu, minha esposa e minha filha de 4 anos e pretendo que 30 dias seja o suficiente pra ida e volta hehehe

Até mais

Eduardo Schaefer
09/12/2011, 11:15
Já que estavam falando de para choques traseiros, a minha tem as ponteiras com podrezinhos(parte de baixo) e já resolvi que vou passar a lixadeira e diminuir a altura dele,um pouco acima dos podres e fazer o acabamento com uma borrachinha, igual a que fiz no para choque dianteiro quando cortei para a colocação do guincho.
Primeiro motivo : PREÇO, vi ontem na autorizada de Pelotas R$ 1350,00 CADA LADO, na América me pediram R$ 500,00(cada) no começo do ano e já achei caro ( no Ebay tem por U$ 70, se não me engano)

Segundo motivo : NO Brasil não vem segunda linha para as nossas SW,e É diferente das 96 para cima, vi também ontem que não dá, ou seja, não vou pagar R$ 3250,00(mais a parte do meio, R$ 550,00, paralela),vou andar uns tempos assim, até fazer um para choque de ferro a meu gosto,já tenho o modelo, só falta achar uma pessoa aqui na minha cidade que faça.

Quando o atendente me disse o preço, perguntei se ele não ficava "vermelho" de dizer esse preço por uma ponteira de para choque, sei que ELE não tem culpa,o cara me olhou e teve que rir

Ezahn
09/12/2011, 21:51
Kkkkkkkkkk!!! :chorandoderir: :chorandoderir:
Não não, caro Ezahn!! Desta vez eu não dei uma de Magaiver (Macgyver)!!
Estava trocando o óleo naqueles lugares que o "GenteBoa" consegue ficar de pé mesmo debaixo do carro! (Não é feitiçaria, é tecnologia - antiga, diga-se de passagem)!! :)

E, by the way, acabei me molhando de óleo!! :-P
Já que o camarada havia deixado o óleo escorrendo enquanto pensava na Poção Mágica que iria utilizar para retirar o Filtro de Óleo! :parede: :parede: :parede:
E eu fiquei :chorandoderir: dele!!


Bom, agora devo concordar Em Partes com você!
O carro está bonitinho!
De pintura ta meio mals... quando lavei vi que não era o Preto Fosco que eu temia..
Mas tem partes que só pintando..
Entratanto, contudo, todavia:!: :discordo: farei isso agora!! De jeito maneira!!

Afinal de contas, o que importa agora é deixar a mecânica em ordem e DEPOIS pensar em aparência:!:
(Quando a grana der!)

Bom, de toda forma, hoje chegaram minhas comprinhas da Ferraço Shopping Mall! :cool:
Segue a Lista: :pipoca:
- Correia Dentada :: Marca: Original :: Valor: R$ 170,00
- Tensor da Correia Dentada :: Marca: Original :: Valor: R$ 210,00
- 2 Terminais de Direção Curtos :: Marca: STEEL Auto Parts :: Valor: R$ 72,00
- 2 Terminais de Direção Longos :: DLZ Chassis Parts :: Valor: R$ 80,00
- 4 Coifas da Homocinética (2 lada caixa, 2 lado roda) :: Marca: SóDeusSabe madein Taiwan :: Valor: R$ 72,00
- 4 Pivôs (2 inferiores e 2 superiores) :: Marca: TRW :: Valor: R$ 202,00
- 1 Kit de Sapatas de Freio :: Marca: CareFree :: Valor: R$ 80,00
- 1 Kit de Pastilhas de Freio :: Mountain Disc Brake Pad :: Valor: R$ 39,00
- 2 Discos de Freio :: Marca: Hipper Freios :: Valor: R$ 240,00
- Braço Pitman :: Marca: Soon Young Auto Parts :: Valor: R$ 35,00
- Auxiliar do Braço Pitman :: Marca: Soon Youg Auto Parts :: Valor: R$ 95,00
TOTAL c/ Desconto = R$ 1.100,00 .. (lá se foi meu 13o... :parede: :parede: :parede:)


Bom, segundo o Anderson, as peças que são Paralelas são todas de marcas de primeira qualidade.
E, segundo o próprio joão, o que realmente era FUNDAMENTAL, mais do que o próprio carro, era a Correia Dentada e Tensor Originais:!::!::!:
Assim o fiz!

Agora, amanhã levarei a menina Mariposa para a cirurgia!! :dance:
Vai trocar as peças relacionadas acima e Todas as Graxas e Óleos!!
Agora ela está com 222.930 Mil KM!! E, se Deus permitir, essas peças irão durar tempo suficiente para eu Respirar fundo e juntar mais algum DimDim para a próxima revisão, que será de Suspensão !!
:cool:


Mas ae, Ezahn & Cia., quanto ao polimento cristalizado... eu realmente não tenho como pagar agora Mil Dilmas!!
Mas como comprei a massa de polir, gostaria de saber se seria Bacana eu passar a tal massa, parte por parte do carro:?::?:
O que acham:?:

Outra coisa que gostaria de partilhar é o seguinte... O parachoque trazeiro da Mariposa, logo do lado esquerdo, está batido (aparencia de ter levado várias batidas pequenas ao longo dos anos)!
Daí parece que o "GenteBoa" do antigo dono chegou a colocar um pouco de massa (de lanterneiro - não de polir) e a aparencia não está nada agradável!

O que posso fazer para melhorar a aparencia num primeiro momento?
Martelinho de ouro, lixamento e massa de polir resolvem?
Ou só um novo? (alguém sabe quanto custa um?? tenho que comprar o parachoque inteiro??)


Mais uma vez, Muuuuitoooo Obrigado pela força gente!!

Abraços!!

Titaniun, vc não rastejou!!!!! E como ficou a dupla caipira!! Mariposa & Lagartixa!!! KKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkk

Bom, o lance da pintura, se vc quiser mais opiniões seria legal vc ver se consegue tirar uma foto onde apareça claramente o defeito e postar. Agora é aquilo que eu disse, se o defeito for pintura sem brilho a polida resolve. Agora se for pintura muito gasta, aparecendo o fundo, ai pode piorar. Aquelo toque do niomarpm é bom, faça peça por peça.

O para-choque da minha tá assim tb. Tem várias encostadinhas tanto no dianteiro como no traseiro. O traseiro ainda tinha um poder perto do para-barro, meio embaixo. Mandei fazer uma gambiarra tipo PIG SEVIÇE. Funilaria e massa depois pintou só o pedaço. BIITO!!!
Um novo parece que não é nenhum absurdo, tipo 300 a 500 contos. Arrumar, para ficar bonito, tem que pintar todo, tipo parachoque preto, ou cromar de novo. Pelo lado de dentro o meu tava todo pipocado de ferrugem. Passei escova de aço e pintei. Parece que parou.

titanium
09/12/2011, 22:04
Titanium

Moramos em Floripa, eu pretendo, ou melhor, vou fazer essa viajem no ano que vem, na boa, sem stress com a família mas provavelmente até Pernambuco.

Comprei a Toyota imaginando em ir em lugares mais preservados e por consequencia de difícil acesso.

Como eu pratico caçasubmarina e tambem pego uma ondas então gostariamos de ir sem muito compromisso de chegar em tal lugar, etc...

Pagar a diária da pousada com peixe caçado, Garoupa, Lagosta, Robalo, etc...! hehehe tô brincando

Vamos eu, minha esposa e minha filha de 4 anos e pretendo que 30 dias seja o suficiente pra ida e volta hehehe

Até mais

Poxa Sandro, achei a idéia da Viagem "Descomprissada" uma ótima!
Espero muito em breve ter mais tempo e dinheiro para poder curtir viagens mais lentar! Desse tipo que você faz para curtir o caminho, as cidades, as pessoas, as culturas, as paisagens... Afinal, na minha Fé, isso é tudo Obra Divina!
:D

É isso ae meu caro, a Toyota é O Carro para esse tipo de aventura! Escolhemos certo!

Abraços,

titanium
09/12/2011, 22:06
Já que estavam falando de para choques traseiros, a minha tem as ponteiras com podrezinhos(parte de baixo) e já resolvi que vou passar a lixadeira e diminuir a altura dele,um pouco acima dos podres e fazer o acabamento com uma borrachinha, igual a que fiz no para choque dianteiro quando cortei para a colocação do guincho.
Primeiro motivo : PREÇO, vi ontem na autorizada de Pelotas R$ 1350,00 CADA LADO, na América me pediram R$ 500,00(cada) no começo do ano e já achei caro ( no Ebay tem por U$ 70, se não me engano)

Segundo motivo : NO Brasil não vem segunda linha para as nossas SW,e É diferente das 96 para cima, vi também ontem que não dá, ou seja, não vou pagar R$ 3250,00(mais a parte do meio, R$ 550,00, paralela),vou andar uns tempos assim, até fazer um para choque de ferro a meu gosto,já tenho o modelo, só falta achar uma pessoa aqui na minha cidade que faça.

Quando o atendente me disse o preço, perguntei se ele não ficava "vermelho" de dizer esse preço por uma ponteira de para choque, sei que ELE não tem culpa,o cara me olhou e teve que rir

AFFFF !!!!!!!!!!!!

Eduardo, meu caro, você não fica Vermelho em colocar um preço desses aqui não!?!?!?!??!
kkkkkkkkkkk

Rapaz, vou Já pesquisar no eBay!!
:D

Vou procurar manter ela o mais próximo possível do original... Sem neuras, é claro, mas farei o possível

Valei pela dica!
Vou ver se dá ($$$) para fazer agora ou mais para frente!

Abraços,