Conectar

Ver Versão Completa : MOTOR A ALCOOL NO NIVA



MANFREDI
23/06/2005, 17:23
Niveiros,

Comprei um Niva 91 com motor modificado para alcool, pistoes do fusca, carburador W460(acho que é isso), e outras que não lembro agora.

Acontece que agora no frio, é duro andar com motor a alcool pois gasta um tempão pra esquentar e mesmo assim a retomada é ruim. Melhora somente após uns 2 a 3 km. quando percebo que o motor esquentou.

Minha dúvida, posso colocar gasolina junto com o alcool para melhorar um pouco o desempenho?

Que proporção?

Poderia usar somente gasolina ou esta em maior quantidade?

dero
23/06/2005, 20:29
MANFREDI,

A adição de gasolina no álcool é usual para se melhorar o consumo e desempenho.

Normalmente se usa até 20% (máx), mas o ideal é adicionar 10% e ver se resolve, tudo vai depender de como foi feita a modificação e com qual taxa ficou, se ficou com taxa de carro a álcool entao os 10% já resolve, se ficou abaixo dissopode-se adicionar até os 20%.

Se o problema for só de aquecimento e consumo o ideal é trocar a válvula termo por uma nova p/ q a temperatura seja atingida o mais breve possível e se manter na faixa de funcionamento ideal, alem de rever a giclagem adotada pelo preparador para o álcool.


valeu

MANFREDI
24/06/2005, 09:20
Pois é Dero, resolvi arriscar antes mesmo das respostas dos amigos e ontem coloquei 8 litros de gasolina no tanque e completei o restante com alcool. Tanque com 45 litros, então + ou - 20%. Hoje cedo o carro realmente mudou de comportamento, ficando mais esperto nas retomadas em um trecho do caminho que ontem estava muito ruim, engasgando e não rendendo nada.

Semana que vem vou dar uma geral nele, verificando velas, ponto, etc.

Mas uma dúvida ficou com a sua resposta, como consigo saber que taxa de compressão ficou o carro depois da modificação?

Edintruder
26/06/2005, 11:19
Se está demorando para aquecer olha se existe ainda a válvula termostática, pois é comum alguns proprietários retirar ela e entupir a mangueira de retorno para o bloco, forçando a água a circular sempre pelo radiador para evitar sobre aquecimento. Como a válvula termostática é externa do motor presa apenas por três mangueiras, fica difícil a substituição por um modelo nacional quando dá problema.

dero
26/06/2005, 21:31
Mas uma dúvida ficou com a sua resposta, como consigo saber que taxa de compressão ficou o carro depois da modificação?


A essa altura do campeonato é mais fácil vc dar uma geral nas velas, óleo, -válvula termo- (principalmente), dar uma coferida na giclagem do que saber da taxa de compressão, pq para isso vc teria que verificar qual altura dos pistões, qual a medida dos cilindros e qual altura do cabeçote, um verdadeiro trabalho de cubicagem da câmara o que não é muito prático de se fazer (apesar tb de não ser tão difícil) e se o consumo está dentro de uma faixa aceitável, entao provavelmente a taxa está próxima da normal (não que o contrário seja verdadeiro).


valeu

MANFREDI
27/06/2005, 12:38
Valeu Ed e Dero pelas explicações.

Esta semana vou mandá-lo pra oficina pra uma verificação geral pois percebi que a bomba dágua tá com vazamento. Vou aproveitar e fazer uma regulagem geral em carburador. O consumo tá em torno de 4-5 km/l na cidade - velocidade baixa com trechos de subida e descidas mais forte - como o motor não tem muita força nas marchas mais altas então tenho que usar 2a ou 3a dai o consumo mais alto. Certo?

Grande abraço

rfdex
29/06/2005, 15:14
Certo, com o motor original gasta-se um combustível danado! Quanto mais pisar, mais irá consumir. Pelo fato de estar rodando à álcool, procure usar velas apropriadas pra álcool, giclês, etc. Eu aconselharia rebaixar o cabeçote pra queimar melhor o álcool. Em relação a colocar gasosa no álcool, é tranquilo, contudo o problema é que você deve colocar toda a vez a mesma proporção dos combustíveis, já que o carburador é uma peça mecânica, não se auto regula como a injeção. Assim, o combustível sendo alterado toda vez que abastecer, nunca seu motor terá um funcionamento uniforme, um dia vai estar mais acelerado, outro dia menos acelerado, etc. Para resolver o problema, aconselho instalar um injetor de gasolina e usar álcool puro no tanque ok. Abraços.

MANFREDI
29/06/2005, 15:36
rfdex,

estou tentando manter a proporcionalidade da mistura, mais ou menos 10%. Até agora está tranquilo com a lenta se mantendo em 800 -900 giros.

Obrigado

dero
29/06/2005, 17:59
MANFREDI,


Vc notou alguma melhora no consumo e no desempenho com a aditivação de 10% de gasolina?


valeu

MANFREDI
30/06/2005, 09:33
Ainda não tive tempo pra analisar consumo depois de colocar gasolina c0m alcool, o que melhorou mesmo e pude notar rapidamente é que de manhã ele aquece o motor mais rápido e não mais engasga ou falha.
Hoje ele está no meca pra dar uma geral pois, como disse antes, estou com ele há 2 semanas só e ainda não sei o real estado do carro, ainda não conheço sua alma, somente seu corpo, eheheheheheh
Assim que sair da oficina, vou começar a avaliar e anotar estes dados em uma planilha que estou montando. Mando os resultados assim que tier algo.

Abraços