Ver Versão Completa : Balanceamento dinâmico - 3K
PessoALL,
Adquiri quatro pneus 3K Frederico (31"x10,5"x15") que ainda não consegui montar por que o maldito pintor não me entregou o JEEP (ainda mato esse cara :evil: ), mas o ponto deste tópico é o seguinte:
Com dúvida sobre o balanceamento dos pneus, questionei a Daniela se os pneus pegariam balanceamento, ou não adiantaria insistir muito, então ela me respondeu:
"Olá Miguel,
Eles são pré-balanceados no processo de montagem (peso distribuído de forma uniforme).
Alguns lugares não habituados com este tipo de pneu julgam que os mesmos não darão balanceamento o que não é verdade. Comumente os problemas no balanceamento originam do conjunto (roda torta, amassada etc).
Atualmente, comercializamos um balancemento dinâmico alemão que testei pessoalmente, a adrenalama testou tb, e demais clientes que já os utilizam e confirmam o resultado... são micro-esferas colocadas no pneu que balanceiam o pneu de forma dinâmica... quando peguei a dodge ela tinha bastante chumbo, os quais removemos para colocar as esferas, cujo resultado confirmei rodando até brusque... velocidade de 120 Km/h em alguns momentos e nada de tripidaão.... excelente, o melhor é que barato (R$ 8,00) cada saquinho/pneu, durável - não ocorre risco de perder no barranco, é fácil de aplicar - só jogar o saquinho pequeno dentro do pneu que ele estourará sozinho, ou colocar as esferas diretamente dentro do pneu - se for câmara de ar precisará de aplicador pelo bico.
Podemos enviar para vc pelo correio o que custará R$ 32,00, mais a caixa do correio e sedex."
Então gostaria de saber dos colegas se alguém já viu, ouviu, ou testou esse sistema de balanceamento dinâmico e quais os resultados, vale a pena? ou é melhor tentar balancear no sistema tradicional?
[ ]'s querendo esganar o pintor.
Miguel
Andre Sousa
23/06/2005, 14:38
Nunca ouvi sobre isso.
Pela lógica física temos:
a) inicialmente, com o carro parado, as bilhas ficam no chão, dentro do pneu;
b) iniciado o movimento, o atrito do pneu com as esferas fará com que elas acompanhem o movimento circular da rodagem;
c) atingindo certa velocidade, a força centrífuga fará com que elas fiquem coladas no pneu - teoricamente nas áreas com maior distância do eixo;
Só não entendo é como, com rodagem por terreno irregular (asfalto, buraco, curva, etc), o posicionamento das bilhas será mantido.
Acho que um simples buraco é suficiente para pular tudo e deixar as bilhar rodando/pulando aleatoriamente dentro do pneu.
NÃO ACREDITO QUE FUNCIONE.
Pode acreditar que funcione.............
Andre Sousa
23/06/2005, 15:02
Conta aí tua experiência Bill.
Acabei de abrir um tópico sobre dificuldade de balancear meus pneus.
Tenho maior interesse.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=141794#141794
Bill, você já testou o sistema?
Outra preocupação que me surgiu é se essas esferas de metal circulando em alta velocidade dentro do pneu não poderão com o tempo comprometer as carcaças.
Miguel
Ricardo Cubas
23/06/2005, 15:09
Quando se opta pelos pneus 3K com alto desempenho off road tem que se abrir mão de alguma coisa. 8)
Nunca tive problema com balaceamento nos meus pneus, e nem usei esferas, boals de gude ou bolas de golfe. Mas em um pneu agressivo como o Frederico o balaceamento é secundário. Voce terá um excepcional pneu para o fora de estrada, bem para o asfalto .... ele vibra um pouquinho, normal por causa dos gomos. :twisted:
Ricardo escreveu
Quando se opta pelos pneus 3K com alto desempenho off road tem que se abrir mão de alguma coisa.
Ricardo, concordo com você, mas também não é preciso ter vibração além da necessária em função da disposição dos gomos, pois senão qualquer deslocamento vai se tornar um suplício ... o leite vai virar manteiga :lol:
então gostaria de saber da experiência dos colegas.
Miguel
Ricardo Cubas
23/06/2005, 16:15
Miguel,
meu primeiro jogo de 3K eram fredrico - balanciei e nao tive problemas.
meu segundo jogo de 3K eram tannuri - não balanciei e nao tive probelmas.
meu terceiro jogo de 3K estão a caminho serão Guerra - nao vou balancear.
Só é importante notar que faço pouquíssimos deslocamentos no asfalto, e não passo dos 60/70 km/h.
:wink:
http://www.pirate4x4.com/forum/search.php?searchid=1216914
Beto Lacerda
23/06/2005, 16:49
esse papo de balanceamento interno ja rolou num topico de bead lock se não me engano , lá foi dito que tem nego que coloca bolas de golf ... sinuca ..etc dentro do peneu ...
mas funciona sim , pelo menos é o que os gringos dizem (vide Bill :lol: )
[]'s
Se acha que as esferas vão estragar o pneu coloca água...
Só não vai reclamar se a roda enferrujar...
Só para sacanear com a Danny (sacanear com mulher é sempre melhor :D ).
Compra chubinhos de arma de ar comprimido, os redondos, vai sair mais barato.
Só não esquece de chamar o vendedor de Alemão para também ter um sistema de balanceamento alemão... :D :shock: :lol:
No mais é fisica simples para quem realmente conhece fisica.
O peso tende a se distribuir uniforme em rotação.
Com o peso distribuido temos um balanceamento, somente dinamico (que é o que queremos) a ainda por cima adpatavel, pois se amasar uma roda vai continuar balanceado.
Só não vai se a massa lá dentro for pequena.
Ai acresenta mais alguns chumbos.
Wallace,
Me surgiu uma dúvida: como saber a quantidade de esferas a serem adicionadas?
No balanceamento por máquina tem roda que precisa de 50 g e tem roda que pede 150.
Testando, como o cara da maquina também faz.
Só que voce vai ter que rodar na estrada em velocidade.
Mas deve ser bem menos que o colocado fora. Questão de fisica também.
Pois vão estar num diametro maior.
Beto Lacerda
23/06/2005, 18:36
Wallace meu caro amigo teorico :twisted: :lol: , não tem nenhuma formula p/ decobrir qto colocar aproximadamente ???
[]'s
Jorge Grego
23/06/2005, 22:01
Caros Amigos.
Quando comprei os pneus na 3K, a Daniela me informou sobre este produto.
Não botava fé, mas como a reputação da 3K é muito boa, arrisquei.
Não tenho do que reclamar, até o shiming da direção sumiu, parece milagre.
Como ela falou, tirei todo o chunbo que tinha nas rodas.
O borracheiro, que também é jeepeiro achou muito estranho. :shock:
Na verdade são pequenas esferas de um tipo de polimero, são quase do tamanho de grãos de areia.Não tem perigo de danificar o pneu.
Abraços
Jorge
Andre Sousa
24/06/2005, 18:02
Porque 3K???
Serveria em qualquer pneu???
Jorge Grego
24/06/2005, 18:22
Acho que serve para qualquer pneu.
Pessoal, me parece que a coisa realmente funciona, vi alguns tópicos no pirate que o Billj recomendou e eles dizem que o negócio é bom, inclusive indicavam o site de um fabricante americano (www.innovativebalancing.com) que trazia a descrição de um sistema praticamente igual ao da 3k.
Eles recomendam apenas para pneus grandes, com perfil lateral superior à 70, como de caminhões, ônibus e as sapatilhas que o pessoal está usando nos Jeeps pois são muito difíceis de balancear, eis que o ponto a ser balanceado (banda de rodagem)está muito longe do ponto em que se colocarão os pesos no sistema tradicional(aro) e qualquer movimento do pneu em relação ao aro, ou alguma lasca de borracha perdida na trilha, ou nas pedras, ou a lama grudada no pneu, já estraga o balanceamento, coisas que este sistema compensaria automaticamente cada vez que você trafegasse acima duns 40, 50km/h.
Elaborei algumas perguntas e passei para o importador do produto da 3k para sanar algumas dúvidas e estou aguardando resposta. Assim que as receber posto aqui.
Respondendo ao André: pelo que consegui ver não há qualquer discriminação quanto aos pneus, desde que não sejam de perfil baixo.
Abraço,
Miguel :D
Miguel coloca as perguntas aqui e vamos comparar se a teoria e pratica bate com as respostas deles.
Mas não vejo porque não usar em prefil baixo também!
Caros Amigos.
Na verdade são pequenas esferas de um tipo de polimero, são quase do tamanho de grãos de areia.Não tem perigo de danificar o pneu.
Abraços
JorgePode verificar que voce ainda deve ter algum componente gasto ou algum problema que gera o shiming, que somente foi muito bem mascarado pelo tipo de balanceamento.
Ricardo Cubas
25/06/2005, 10:49
Não necessariamente.
O shimi podia estar acontecendo por desgaste irregular dos pneus.
Pessoal, o importador do produto vendido pela 3k me telefonou e passou as seguintes informações:
site: www.bdw.com.br
a) o produto se compõe de microesferas de cerâmica que serão colocadas nos pneus, preferencialmente na hora da montagem, há um aplicador especial, mas que não compensa para quem vai colocar apenas uma vez, assim na hora da montagem você coloca o saquinho com o produto dentro do pneu e pronto, ele irá romper e fazer o serviço quando você começar a andar; no site tem as explicações necessárias.
b) o produto pode ser aplicado tranquilamente nos pneus de nossos jeeps e já vem na quantidade certa para cada tamanho de pneu, por isso é preciso especificar as medidas na hora de comprar;
c) o produto não solucionará problemas mecânicos, não mascarará pontas de eixo tortas, rodas danificadas, etc, funciona como um balanceamento normal, mas que se adapta cada vez que você dirige, ao invés de ficar sempre o mesmo. A vantagem em nossos carros é para os casos de lama grudada nos pneus ou nas rodas, casos em que o pneu gire no aro, etc;
d) não é recomendado para pneus de perfil baixo e nem com sistemas de rodo-ar, pois para funcionar corretamente é preciso que o interior do pneu permaneça o mais seco e limpo possível e os compressores do rodo-ar muitas vezes junto com o ar trazem vapor e/ou óleo, comprometendo o bom funcionamento. Assim, a condição ideal é de calibragem com nitrogênio;
e) é mínimo o risco de perda do material no caso de simples baixa de pressão na trilha, pois o ventil impediria a saída do material, para ser ainda mais seguro é recomendado que o esvaziamento seja feito com a válvula na posição superior, assim o material estará no lado oposto e o risco de perda é ainda menor. No caso de destalonamento a perda será inevitável, mas nesses casos seria preciso rebalancear de todo jeito após a remontagem do pneu;
f) para utilização do produto deve-se retirar todo os pesos de chumbo;
g) o preço é baixo, para um pneu como o meu de 31"x10,5"x15", sai a oito reais + o correio, o mesmo preço que a Daniela cobra na 3k, então devo comprar com ela, pois decidi que vou arriscar e testar;
Acho que é isso, se me lembrar de mais alguma coisa, posto aqui.
[ ]'s quase balanceados.
Miguel
Andre Sousa
29/06/2005, 19:09
FEEEELLLLOOOOMMMMEEENNNNAAAAALLLLLLLL.
Os caras inventam equipamentos caríssimos de balanceamento. Agora fico sabendo que é só colocar chumbinhos de munição dentro dos pneus que funciona.
Balanceadordinamicowizard
29/06/2005, 23:23
Caro Miguel... :lol:
Quanto a sua preocupação com as carcaças....
- As esferas são micrométricas.... Como são esferas não possuem cantos vivos, portanto não são abrasivas. Seu ponto de fusão é de 950ºC.
Nâo se trata de esferas de aço e nem inventem de colocar água como um colega nosso brincou no fórum... :x
Estamos no mercado com um avanço tecnológico em que as pessoas são resistentes a novidades. Assim como o pneu radial " custou" para superar os preconceitos sobre o convencional, o Balanceador Dinâmico Wizard está na mesma situação com o velho e ultrapassado contra-peso.
Lidamos com algumas empresas como Auto Viação 1001 de Niterói e Eucatur (por volta de 1000 ônibus) de Cascavel no Paraná. Ambas rodam por volta de 100.000 kms na primeira vida útil dos seus pneus, e as mesmas fizeram rigorosos testes antes de adotar o novo sistema, por causa da mesma preocupação com as carcaças.
Tanto na ALemanha como no Brasil nunca tivemos caso algum do produto afetar o " liner", até mesmo porque o balanceador passa a maior parte do tempo "grudado".
Espero que a Dani já tenha lhe convencido e que vc seja o nosso mais novo usuário.
Um grande abraço
Michel Parenza :D
Balanceador Dinâmico Wizard
Com. de Balanceadores Dinâmicos Ltda.
Bill, você já testou o sistema?
Outra preocupação que me surgiu é se essas esferas de metal circulando em alta velocidade dentro do pneu não poderão com o tempo comprometer as carcaças.
Miguel
29/06/2005, 23:31
Olá Jorge...
:lol: É muito bom saber que você é mais um cliente da 3k e também do Balanceador Dinâmico Wizard. Como você apostou e aprovou agora é só recomendar aos nossos colegas do fórum....
Valeu pelos sinceros comentários.
Um grande abraço :D
Michel Parenza
Caros Amigos.
Abraços
JorgePode verificar que voce ainda deve ter algum componente gasto ou algum problema que gera o shiming, que somente foi muito bem mascarado pelo tipo de balanceamento.
29/06/2005, 23:41
Caro Joaquim :D
Existe uma embalagem específica já com a quantidade certa para cada tipo de pneu e nada mais....
Se sua roda tiver 50 ou 150 gr. de desbalanceamento, nosso produto irá balancear sem problemas, sempre atento para os possíveis problemas mecânicos que também causam o shimmy.
Um forte abraço :lol:
Michel Parenza
Balanceador Dinâmico Wizard www.bdw.com.br
Wallace,
Me surgiu uma dúvida: como saber a quantidade de esferas a serem adicionadas?
No balanceamento por máquina tem roda que precisa de 50 g e tem roda que pede 150.
Michel Parenza,
Utilizo pneus com camaras que tem um problema grave de balanceamanto, por terem uma recapagem BOSTTA, dando 3T de chumbo em cada roda
Como aplicar o produto?
[]'s
30/06/2005, 00:11
Olá Fábio....
Realmente o pessoal reclama muito do desbalanceamento proveniente de recapagens B...a.
No seu caso que usa câmara de ar, o ideal seria instalar com o nosso aplicador, pois vc não perderá produto e é super rápido e simples. Mais fácil do que roubar pirulito de criança ou de cego. Outra opção é você aplicar com uma bisnaga tipo das de mostarda ou catchup. Vamos aos detalhes.
- Vire a roda até o ventil ficar na parte inferior.
- Retire o núcleo do ventil e desinfle completamente.
- Certifique-se que o interior do ventil nâo está úmido. Se positivo esperar secar.
- Com a bisnaga e o BDW no interior, coloque o bico da bisnaga dentro do ventil, e vá " bombeando" vagarosamente até completar a tarefa.
- Recoloque o núcleo do ventil e calibre o pneu com a pressâo adequada.
- Repita a tarefa em todos os pneus.
O processo é lento e um pouco chato, mas se torna barato para quem não tem o aplicador.
Como vc é patrocinado pela Danny, passe lá e com certeza ela vai lhe instalar com o maior prazer.
Qualquer dúvida é só prender um grito, ok???
Um forte abraço
Michel Parenza
Michel Parenza,
Utilizo pneus com camaras que tem um problema grave de balanceamanto, por terem uma recapagem BOSTTA, dando 3T de chumbo em cada roda
Como aplicar o produto?
[]'s :evil: :evil: :evil: :D :D
Michel
E quanto à quantidade necessária? Meu pneu é um 7.50x16 modelo argentino.
[]'s
Michel,
Você poderia relacionar ou indicar as lojas que vendem o produto aqui em São Paulo?
Vou pagar pra ver!
ramiro_eli
30/06/2005, 13:02
Michel,
Meus pneus são 35' 13,5' r 15 e rodas Bead Lock.
Qual a quantidade recomendada?
Colocar chumbo ou mesmo agua também funciona.
Mas não que sejam melhor que seu produto.
Pessoal, recebi o meu kit do produto BDW enviado pela Daniela da 3k, seguem abaixo as fotos do produto para um dos pneus para matar a curiosidade, sendo que se compõe da embalagem em que vem as instruções, o produto em si e um ventil da válvula do pneu.
Abraço,
Miguel
30/06/2005, 23:13
Olá Fábio.... :D
Cada embalagem já vem com a quantidade certa para cada medida de pneu. Só peça para a Dani o balanceador para o 7.50-16 que ela lhe dará a embalagem exata. Em cada embalagem há descrição das medidas disponíveis.
Será que lhe respondí??? :lol:
Um abraço
Balanceador Dinâmico Wizard - www. bdw.com.br
com. de Balanceadores Dinâmicos Ltda.
Michel
E quanto à quantidade necessária? Meu pneu é um 7.50x16 modelo argentino.
[]'s
30/06/2005, 23:17
Pessoal... :)
Por FAVOR!!!! Chega de Professor Pardal!!!
:evil:
Colocar chumbo ou mesmo agua também funciona.
Mas não que sejam melhor que seu produto.
30/06/2005, 23:22
Caro Joaquim
No momento o Balanceador Dinâmico Wizard está disponível na 3k pneus (www.3kpneus.com.br). Fale com a Dani que ela lhe quebra o galhão, ok?
Um abraço
Michel,
Você poderia relacionar ou indicar as lojas que vendem o produto aqui em São Paulo?
Vou pagar pra ver!
30/06/2005, 23:26
Caro Ramiro :D
Na hora de adquirir o Balanceador Dinâmico Wizard, vc só vai precisar informar a medida do seu pneu que a embalagem já vem com a medida correta, ok?
A compra pode ser feita através na Dani da 3k (www.wkpneus.com.br).
Um abraço
:D
Michel Parenza
Michel,
Meus pneus são 35' 13,5' r 15 e rodas Bead Lock.
Qual a quantidade recomendada?
01/07/2005, 09:04
Caro Jorge
QUanto as medidas disponíveis você encontra em nosso site:
http://www.bdw.com.br/Aplicacao.htm
Se o seu pneu ñ estiver na lista, consulte-nos.
Um abraço
Acho que serve para qualquer pneu.
samukanvas
01/07/2005, 11:14
Bom Pessoal,
Lá vai minha pergunta besta: A maioria dos postos de gasolina, aonde enchemos nossos pneus, não sabe o que e drenar o tanque de ar comprimido. Então essa humidade que entra não poderia prejudicar o balanceamento? Sei lá, de repente as bolinhas colam quando húmidas e formam uma pasta que não "anda" bem dentro do pneu.....
equipeminas4x4
01/07/2005, 11:47
Cara, essa é besta mesmo... :wink: :wink:
[]´s
Porra Marcel, pega leve, o cara tá querendo aprender.
Cadê o espírito jipeiro???
:mrgreen:
Abraços,
samukanvas
01/07/2005, 12:17
[]´s
Marcel,
Alguém tem que fazer o trabalho sujo.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
01/07/2005, 12:27
E aí Samukanvas?! Beleza?
Sua questão não é besta, e é super importante...
Quanto as suas colocações vc tem toda a razão, por isso que alertei um amigo nosso aqui do fórum para jamais colocar água e/ou chumbinhos dentro do pneu.
Já nos aconteceu de um cliente nosso (Revenda Firestone) ter esse problema de umidade. O maldito compressor mandava mais umidade do que ar, por incrível que pareça. A presença da umidade era bem perceptível com a instalação do BDW com aplicador. Como havíamos alertado o BDW não funcionou em função da úmidade excessiva.
A questão da umidade e oleosidade (outro fator que deve ser sanado) está citado nas emblagens do BDW.
O correto é na hora da instalação e inflação total do pneu, fazer em um posto ou borracheiro de sua confiança onde realmente sabe-se que existe um separador de umidade e que "sangrem" periódicamente o compressor de ar. Já nas recalibragens não precisa se ter tanto cuidado, pois o acréscimo de umidade seria mínimo.
Na verdade o ideal mesmo é um ar seco, ou melhor ainda o nitrogênio, como nossos clientes de transporte coletivo usam.
Um grande abraço e obrigado pela sua contribuição. Lembre-se que não existe pergunta besta!!!
Michel Parenza :lol:
Bom Pessoal,
Lá vai minha pergunta besta: A maioria dos postos de gasolina, aonde enchemos nossos pneus, não sabe o que e drenar o tanque de ar comprimido. Então essa humidade que entra não poderia prejudicar o balanceamento? Sei lá, de repente as bolinhas colam quando húmidas e formam uma pasta que não "anda" bem dentro do pneu.....
equipeminas4x4
01/07/2005, 12:36
Michel,
Uma coisa é a humidade interferir no funcionamento do BDW, outra é ela interferir no balanceamento do pneu.
[]´s
samukanvas
01/07/2005, 12:44
E aí Samukanvas?! Beleza?
Sua questão não é besta, e é super importante...
Quanto as suas colocações vc tem toda a razão, por isso que alertei um amigo nosso aqui do fórum para jamais colocar água e/ou chumbinhos dentro do pneu.
Já nos aconteceu de um cliente nosso (Revenda Firestone) ter esse problema de umidade. O maldito compressor mandava mais umidade do que ar, por incrível que pareça. A presença da umidade era bem perceptível com a instalação do BDW com aplicador. Como havíamos alertado o BDW não funcionou em função da úmidade excessiva.
A questão da umidade e oleosidade (outro fator que deve ser sanado) está citado nas emblagens do BDW.
O correto é na hora da instalação e inflação total do pneu, fazer em um posto ou borracheiro de sua confiança onde realmente sabe-se que existe um separador de umidade e que "sangrem" periódicamente o compressor de ar. Já nas recalibragens não precisa se ter tanto cuidado, pois o acréscimo de umidade seria mínimo.
Na verdade o ideal mesmo é um ar seco, ou melhor ainda o nitrogênio, como nossos clientes de transporte coletivo usam.
Um grande abraço e obrigado pela sua contribuição. Lembre-se que não existe pergunta besta!!!
Michel,
Acho muito loco esse tipo de balanceamento, e vou testar com certeza no meu carro. Os chumbos na roda além de serem facilmente "roubados" e perderem sua eficácia conforme de cai em buracos (tem que ser "o" buraco :lol: ) e se gastam os pneus, deixam a roda esteticamente feia. Esse é o fator principal pra mim. :wink:
Marcel,
Desculpa, mas não posso resistir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ainda tenho salvação...... :lol: :lol: :lol:
01/07/2005, 12:46
Olá....
Infelizmente as duas questões dependem uma da outra.... No momento que a umidade interferir no funcionamento, logo não balanceará o pneu. Como o Samukanvas comentou, a umidade formará uma "papa", impedindo que o BDW se localize na parte necessária. Aí ele deixará ser dinâmico, e passará a ser estático como o nosso conhecido chumbo.
Qualquer coisa nos dê um toque, ok??
Um abraço
equipeminas4x4
01/07/2005, 12:49
Michel, é o que estou dizendo, ele interfere no balanceamento do pneu que utiliza o BDW.
[]´s
equipeminas4x4
01/07/2005, 12:50
Me esclarece outra coisa, se tenho um pneu com um manchão de 500g, o BDW consegue balancear esse pneu???
[]´s
01/07/2005, 13:03
Olá Marcel!!
Realmente tem coisas que nem Freud explica, ou de repente Einstein, pois é física pura....
Vou lhe contar uma coisa... Quando fiquei conhecendo esse produto lá fora não levei muita fé, mas então banquei uma de São Tomé e me dei mau.... Fiquei também super impressionado, mas ao mesmo tempo sabia que o pessoal de fora não lança um produto pra se queimar no mercado.
Pra adquirir o produto entre em contato com a Daniela da 3K Pneus (11 3846.5255 - www.3kpneus.com.br) ou então através do nosso site... (www.bdw.com.br/Contato.html) ou então aqui pelo fórum.
Só cuide que você mencionou carro.. Vc quer colocar no seu off-road, correto?? Lembre-se que dispomos somente do aro 15" em diante.
Como vc comentou, realmente os contra pesos afetam bastante o visual das rodas, sem falar dos ladrões chinelões.... Então opte pelo nosso balanceamento invisível....
Um abração ao amigo
Atenciosamente :lol:
Michel Parenza
[]´s
Marcel,
Alguém tem que fazer o trabalho sujo.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
01/07/2005, 13:08
Michel,
Se eu entendi, um pneu 33" com 1 manchão de 1/2kg, pode ser balanceado pelo sistema BDW, certo??
[]´s
01/07/2005, 13:35
Olá...
Com todo o respeito.... Bota manchão nisso, hein??
A princípio é para balancear, porém estou achando muito peso pra um aro 15 ou 16, pois os valores de balancemanto tem um certo limite como no seu caso...
Tivemos um caso semelhante com um cliente nosso em um ônibus (Pneu de aro 22.5") que tinha 900 gramas de chumbo. Mesmo fora dos limites de desbalancemeanto o BDW balanceou 90%, surpreendendo até mesmo nós, pois a princípio era pra não balancear.
Um abraço
Me esclarece outra coisa, se tenho um pneu com um manchão de 500g, o BDW consegue balancear esse pneu???
[]´s
01/07/2005, 13:55
Corretíssimo
Atenciosamente
Michel Parenza
Michel,
Se eu entendi, um pneu 33" com 1 manchão de 1/2kg, pode ser balanceado pelo sistema BDW, certo??
[]´s
equipeminas4x4
01/07/2005, 14:06
Maravilha.
[]´s
Tá vendo Marcel, como funciona o espírito jipeiro??? O cara resolveu o seu porbrema, agora pode botar aqueles 31 no seu jipe de shopi.............
:mrgreen:
leovalle
01/07/2005, 15:16
Marcel,
Mas acho que vc de qualquer forma deveria consultar a Daniela da 3K, pode ser que ela tenha informações mais precisas e técnicas do produto. :roll:
[]'s
01/07/2005, 22:38
Olá André....
Nâo é porque estamos comercializando o BDW, mas vc poderia tentar. Só que é preciso que sua mecânica esteja perfeita, senão não há solução realmente.
Quem sabe vc fala com a Daniela da 3K (www.3kpneus.com.br) pneus e ela ñ lhe resolve seu problema? O fone de lá é 11 5594 5052.
Vc vai ver que mesmo com buracos etc, o balanceamento permanece...
Em que cidade do RJ vc está?
Um abraço
Michel Parenza
Nunca ouvi sobre isso.
Pela lógica física temos:
a) inicialmente, com o carro parado, as bilhas ficam no chão, dentro do pneu;
b) iniciado o movimento, o atrito do pneu com as esferas fará com que elas acompanhem o movimento circular da rodagem;
c) atingindo certa velocidade, a força centrífuga fará com que elas fiquem coladas no pneu - teoricamente nas áreas com maior distância do eixo;
Só não entendo é como, com rodagem por terreno irregular (asfalto, buraco, curva, etc), o posicionamento das bilhas será mantido.
Acho que um simples buraco é suficiente para pular tudo e deixar as bilhar rodando/pulando aleatoriamente dentro do pneu.
NÃO ACREDITO QUE FUNCIONE.
Não querendo ser chato mas já sendo...
Michel tem certeza que conhece a utilização de um 4x4...
É que normalmente se baixa bem a pressão dos pneus para andar em alguns pisos como arreia.
Ai vai calibar novamente.
E isso vai num ciclo frequente e não é fora do comum usar 30 libras (ou mais em Lands) baixar para 16 ou menos e ai calibrar no final do mundo.
Nem estou falando dos malucos que usam rodas Bead Lock que podem até rodar com ZERO de pressão mas que usam normalmente de 1 a 3 libras... ai vai calibrar com umas 10 a 15 libras para uso "normal"
Acho qua vai muita agua para dentro do pneu!
Fora quando não entra lama mesmo...
Eu achava que seu produto não teria tal problema.
Nos meus futuros 35 já estou voltando a pensar nos chubinhos!
02/07/2005, 10:36
Caro Wallace
Infelizmente como tudo na vida tem vantagens e desvantagens... No caso da baixa pressão, se ocorrer a entrada de água e umidade.... é um problemão....
Bom, vamos esperar que os alemães batatas aprimorem nosso balanceador para funcionar também com água, lama e "o diabo a quatro" ou melhor o "diabo a quatro por quatro" (aí fica melhor assim), mas sinceramente acho meio complicado.
Como já citei a outro colega nosso, o nosso produto é super eficiente, mas também tem suas limitações assim como os contra-pesos também tem.
Seria bom você analisar as vantagens do nosso balanceador e do chumbo para ver qual melhor se comporta na sua situação.
Pense e depois me diga, ok?!
Um grande abraço
Michel Parenza :roll:
Balanceador Dinâmico WIzard www.bdw.com.br
COm. de Balanceadores Dinâmicos Ltda.
Pensei... fica uma dica para voce industrializar...
Esferas de vidro ou mesmo em inox
samukanvas
02/07/2005, 15:08
KCT wallace, bolinha de gude pra balancear pneu? Nunca poderia imaginar... :lol: :lol: :lol:
Isso faz me lembrar quando era moleque. Poderia ser feito uma lista de coisas da infância que se usa em carro:
:arrow: Groselha como pneu pretinho (verdade, já testei)
:arrow: Bola de gude como balanceador de pneus
:arrow: Cavalo de pau como barra anti torção
:arrow: Pião de madeira como bola de câmbio.... e assim vai... :lol: :wink:
02/07/2005, 20:06
Olá Wallace...
Valeu pela dica, mas por enquanto prefiro importar, já que tenho confiança no produto. Até mesmo porque tenho um contrato de distribuição com os gringos, para nosso país...
Um abraço
Jorge Grego
03/07/2005, 17:39
Caro Michel Parenza.
Neste fds testei os pneus Guerra da 3k junto com o seu balanceamento, e só tenho elogios.
Mesmo depois da trilha com os pneus cheios de barro, no asfalto parecia que eu estava dirigindo um carro OK.
Com os meus pneus antigos, que eram frontieira, sempre que eu voltava da trilha da direção trepidava muito. Dava até medo de dirigir.
Uma coisa que notei nos pneus, sei que este não é o tópico certo, e que eles são bem mais leves, e maleáveis que os recapados comuns, imagino que seja porque os pneus não tenham uma capa de recapagem envolvendo todo o pneus , só os gomos são presos as carcaças.
Parabéns pelo seu produto e parabéns a 3K pelos seus pneus.
Abraços
Jorge
03/07/2005, 18:14
Caro Jorge
Seu testemunho é muito importante para nós, e vc não imagina o quanto isso é gratificante. :lol:
Você sendo cliente da 3K e do BDW, é interessante que outros colegas do fórum leiam seu comentário. Sabe como é.... Papo de vendedor sempre é meio suspeito né? :roll: Ainda mais quando aparece uma novidade que mexe com os conceitos tradicionais.
Gratíssimo mais uma vez... :lol:
Atenciosamente
Michel Parenza
Jorge Grego
04/07/2005, 08:10
Caro Michel.
Vou arrumar fotos novas para postar.
Abraços
Jorge
04/07/2005, 09:17
Valeu pela força...
Um grande abraço
Atenciosamente :lol:
Michel Parenza
tenho uma duvida ... bom , meus pneus estao montados com camaras , queria saber se tem algum problema na utilização desse metodo , e tb uma outra duvida , apos fazer uma trilha fds retrasado , notei q minha camara havia 2 furos pequenos , qual e o tamanho das bilhas ? elas entrariam na camara ?
Jorge Grego
05/07/2005, 11:33
Caro Santoro.
Sem querer me intrometer na resposta do Michel, os meus pneus também estão com câmara, para colocar eu montei o pneus, esvaziei, tirei a válvula e fiz um funil com papel alumínio e fui despejando bem devagar, deu trabalho mas deu certo.
Abraços
Jorge
valeu pela resposta . outra duvida , meu pneu e um 235 recapado pela geninho pneus nomodelo 1001 , com cravos laterais , , os meu dianteiros ate q pegaram pouco balanceamento , mas os traseiros tem quase 400 gramas por dentro e por fora ! o produto funciona nesse caso ? vou colcoar uma foto dos pneus pra vc poder dar uma olhada .
jorge , vc botou as esferas dentro da camara ? o q seria mais recomendado , dentro ou fora da camara ? se a msm furar todas as esferas iriam fazar para o pneus certo ?
segue uma foto dos pneus . http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/83d62a0c71e8dd93260b4210b849831a.jpg
Jorge Grego
05/07/2005, 11:49
Caro Santoro.
Coloquei dentro da camara, quanto as suas outras perguntas acho melhor o Michel responder.
Abraços
Jorge
equipeminas4x4
05/07/2005, 13:28
Santoro,
O que causa desbalanceamento nesse pneu, pela foto, parece que são esses gomos laterais. O desbalanceamento nada mais é do que a distribuição não homegênea de peso, no diâmetro do pneu. Repare que os gomos laterais, tem distâncias completamente diferentes entre eles. Se eles não forem distribuidos de forma uniforme, não tem jeito de pegar balanceamento.
[]´s
equipeminas4x4
05/07/2005, 13:32
Corrigindo. Não tem jeito de pegar balanceamento pelo processo normal ou se pegar leva 1kg de chumbo.
[]´s
equipeminas4x4
05/07/2005, 13:34
Uma boa sugestão pra quem teve que colocar um manchão num pneu de trilha e não dá balanceamento mais. Coloca outro manchão a frio +/- com o mesmo peso, do lado oposto desse manchão do corte, no sentido do diâmetro.
[]´s
bom jeito tem , eles pegaram balanceamentos ,estao todos os 4 zerados , apenas os traseiros q ficaram com um poukinho de chumbo :roll: , eu ja sabia q teria esse problema por causa dos gomos
10/07/2005, 16:06
Caro Santoro
O Balanceador Dinâmico Wizard se aplica normalmente com pneus com e sem câmara de ar.
O Balanceador Dinâmico Wizard atua dentro da câmara de ar ou do pneu, não existindo a possibilidade de ser instalado na parte exterior de ambos. :dance: Isso dá ao Balanceador Dinâmico Wizard a vantagem de nunca ser perdido como no caso dos contrapesos. :concordo:
Se vc tiver um furo micrômetrico as esferas ñ escaparão, só se tiver um rasgo. O ideal seria fazer o reparo da câmara antes de instalar o BDW.
Um grande abraço :lol:
Atenciosamente
Michel Parenza
tenho uma duvida ... bom , meus pneus estao montados com camaras , queria saber se tem algum problema na utilização desse metodo , e tb uma outra duvida , apos fazer uma trilha fds retrasado , notei q minha camara havia 2 furos pequenos , qual e o tamanho das bilhas ? elas entrariam na camara ?
Pode até ser instalado em Camaras.... Mas com o processo Bisnaga + tubinho, não está rolando.
Nunca tinha parado para analizar uma camara, mas pelo menos as que eu comprei parecem que tem uma proteção abaixo da valvula que evitam a entrada do balanceador.
Alguma dica?
Ah..... quando falo em dica, serve algum lugar de SP que tenha o aplicador e já monte os pneus para mim.
[]´s
02/09/2005, 17:04
Caro Fábio Rosa
A sua questão quanto à aplicação com a bisnaga é um tanto interessante e/ou curiosa, já que estamos enviando a bisnaga juntamente com nossos kits, e nunca tivemos algum tipo de observação similar à sua. O mesmo foi intensamente testado até ser aprovado, a fim de reduzir custos ao consumidor final, sem a necessidade de comprar o aplicador (que ficaria inviável somente para fazer a instalação nas 4 rodas), evitando o desmonte de todo o pneu em um borracheiro, ou até mesmo como seu caso que é de pneu com câmara.
O caso mais parecido que tivemos foi de um camarada que tentou aplicar sem remover o núcleo da válvula, aí não vai mesmo, nem com banda de música. Acho que não é o seu caso, né?
O lugar que eu poderia lhe indicar para a instalação com o aplicador é na 3K pneus, na capital,(www.3kpneus.com.br), porém acho que eles não fazem a montagem do pneu.
Qualquer dúvida que ainda tenha, não exite em nos contatar, ok?!
Um grande abraço :dance:
Michel Parenza
Com. de Balanceadores Dinâmicos Ltda. www.bdw.com.br
Vou dar um pulo na 3K então.
Ah... sim: Retirei o "nucleo" antes de tentar colocar o produto. Fiz alguns testes, tentando inserir algum objeto fino depois disso, mas nada: Só passa ar por ali.
[]´s
Elmer_Jeep
02/09/2005, 19:10
Michel,
parabéns pela participação no fórum e por ter paciência pra nos informar sobre a eficiência do produto. (tem cada pergunta :lol: )
Eu já tinha visto o tópico mas não imaginei do q se tratava, hoje tirei pra ler desde o início.
Aprendi até que PITO tem nome científico,(caraca esqueci o nome do bixo agora... tive que procurar na página 2 pra lembrar) :lol: VENTIL :lol: :lol: :oops: :putz:
Como citaram nas páginas anteriores já tinhamos comentado sobre seu produto em outro tópico, após Eu ver o anúncio da BDW no Jornal Oficina Brasil postei a informação pro povo aqui.
Esse é o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1974&postdays=0&postorder=asc&&start=120
abração, em breve serei seu cliente também e vou retirar aqueles malditos chumbinhos das rodas do meu Jeep :evil:
PesoAll,
Instale o BDW num borracheiro ao lado da 3K, a Daniela(3K) fechouum acordo para instalar (no meu caso foi pneu com câmara, Genius 1001 com gomos laterias e pegou balanceamento).
Já tive um pneu furado após a instalação e não saiu nada...
Abraços,
Testemunho.
Semana passada, instalei no meu Troller, com Wrangler 35 o tal balanceador dinâmico.
Sem querer criar polêmica ou confusão, no meu caso, posso afirmar que não funcionou.
A trepidação na estrada, acima de 100 km/h, foi exatamente igual a que existia antes de colocar a "areia da Alemanha" no pneu.
Um abraço
Panhoca
equipeminas4x4
10/10/2005, 17:48
Panhoca,
Dá uma olhada que se problema deve ser outro. Eu instalei nos 33" da minha Hilux, que aliás não davam balanceamento e ficou 10.
[]´s
j.sebastian
10/10/2005, 17:54
Testemunho: ;)
Coloquei nos BFG MUD 33" e acabou um pequeno shimmy aos 104km/h :)
Só achei uma coisa chata: mesmo trocando os bicos pelos recomendados, às vezes, depois de calibrar os pneus, parece q uma "areinha" trava a válvula e fica murchando... tem q ficar cutucando com um palito até a bolinha sair e parar de vazar...
Recomendo!
Seba
10/10/2005, 18:39
Caro Elmer
Agradeço os elogios... Quanto a participação, é um prazer teclar com toda a galera, embora eu ainda não seja um off-roader, mas em breve... A idéia é além de promover nosso produto no fórum, dar uma alternativa pra qeum vive com problemas de balanceamento.
O único problema é que vc andou compiando nossas páginas para o fórum (risos). Brincadeira à parte, sem problemas... Vc só não pode como deve divulgar nosso produto, e já aproveito pra também lhe agradecer a força..
Um grande abraço :lol:
Michel Parenza
Beto Lacerda
10/10/2005, 20:27
às vezes, depois de calibrar os pneus, parece q uma "areinha" trava a válvula e fica murchando... tem q ficar cutucando com um palito até a bolinha sair e parar de vazar...
2ª pessoa que me fala isso ...
se usar bolinhas de chumbo de 4,5mm (padrão de espingardinha de chumbo) resolve basta descobrir o peso nescessario
[]'s
se usar bolinhas de chumbo de 4,5mm (padrão de espingardinha de chumbo) resolve basta descobrir o peso nescessario
Se usar brita tb
[]'s :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Bem pessoal,
Uma dúvida :pensativo:
O balanceamento é dinâmico certo?
Então cada vez que paro no farol, o pneu perde o balanceamento? E assim que o veículo se movimenta novamente, eles voltam a balancear? Ou as esferas ficam agrupadas, mantendo o balanceamento nesta situação? :?:
Existe algum velocidade mínima para que este funcione? Caso afirmativo, existiria uma lacuna de tempo (aceleração até velocidade mínima) em que o sistema estaria em desequilibrio, certo? :?:
Existe um tempo máximo que o pneu pode ficar parado sem perder o balanceamento? :?:
Abraços,
=Loras=
13/10/2005, 11:11
Olá.... Boa questão essa sua.
Vamos fazer algumas suposições:
Quando você for pegar o carro de manhâ cedo, as esferas estão todas agrupadas na parte inferior do pneu, então quando atingir entre 30 e 35 km/h, elas começarão a fazer a compensação aonde necessário. Quando você parar no semáforo o BDW continuará aderido. Vamos pra outras suposições:
Você está viajando e parou em outro farol, pedágio, num posto de gasolina pra abastecer ou fazer algo mais, e o BDW continua aderido.
MAS.... se você parou no posto pra abastecer, almoçar e levou tempo superior a 45 minutos ou 1 hora, aí sim o BDW voltará para a parte inferior do pneu e na próxima saída com o veículo, o processo se repetirá novamente, se alojando aonde for necessário, já que a eletrostática do BDW pode agir por um tempo, quando não em ação, mas não eternamente como algumas pessoas pensam.
Será que lhe respondí sua pergunta? Qualquer dúvida, estamos a disposição....
Atenciosamente :concordo:
Michel Parenza
Comércio de Balanceadores Dinâmicos Ltda. www.bdw.com.br
j.sebastian
13/10/2005, 11:15
Michel,
alguma dica quanto a esse vazamento pelo bico que trava pelas esferas?
Fica chato calibrar os pneus e ficar com um palito tentando destravar o bico...
Seba
13/10/2005, 15:19
Michel,
alguma dica quanto a esse vazamento pelo bico que trava pelas esferas?
Fica chato calibrar os pneus e ficar com um palito tentando destravar o bico...
SebaCaro Seba
Conforme comentário anterior nunca tivemos caso similar de vazamento proveniente de obstrução do núcleo da válvula por parte do Balanceador Dinâmico Wizard, pois ao calibar o pneu a pressão fará com que nenhuma esfera fique entre a válvula e o núcleo.
Se o vazamento persistir, uma alternativa é usar uma tampinha metálica (no ventil) a fim de minizar o vazamento.
Qualquer idéia ou questão, não exite em nos perguntar, ok? Estamos aqui para dar atenção aos nossos clientes.
Atenciosamente
Michel Parenza
Comércio de Balanceadores Dinâmicos Ltda. ww.bdw.com.br
j.sebastian
13/10/2005, 15:26
na instalação do balanceador, foi jogado o saquinho inteiro dentro do pneu... será que são restos do saquinho q entopem a válvula?
Seba
mcrescente
15/10/2005, 22:47
Michel e Panhoca,
Não querendo desmerecer o produto nem nada, mas instalei ontem com a Daniela no meu Troller pneus BF Goodrich Mud 31" e não funcionou muito bem na estrada assim como com o Panhoca.
No fim de semana passado eu havia viajado para a praia com pneus balanceados normalmente com chumbo e tudo correu bem na estrada em qualquer velocidade (até 130 km/h). Detalhe: meu balanceamento já estava bom.
Ontem, vi um colega comentar sobre o BDW e resolvi instalar pra poder andar tranquilo na estrada mesmo com o pneu sujo de lama. Além disso, quero viajar 13.000 km no fim do ano e o BDW seria ótimo para garantir que o pneu não perdesse o balanceamento ao longo da viagem conforme o desgaste do pneu etc. Fui na 3K pneus, instalei com o Eduardo, pai da Daniela, que orientou os borracheiros na instalação do BDW e na remoção dos chumbinhos do balanceamento anterior. Andei por SP até uns 70 e poucos km por hora e havia ficado aparentemente perfeito, até melhor que o balanceamento original.
Hoje, porém, fui para o interior de manhã e voltei à tarde, peguei uns 300 km de estrada com o BDW. Tive o mesmo problema que o Panhoca. Até 100 km/h o BDW funciona perfeitamente e o carro anda muito macio, acima disso (100-130km/h) o BDW perde quase completamente o efeito e parece que estou dirigindo um carro com rodas ovais. Cheguei até a parar no acostamento e reapertar todos os parafusos das rodas pra ver se alguma estava solta.
Então Michel, existe solução pra isso? Será que o produto não foi projetado apenas para velocidades até 100km/h? Porque é muito interessante, eu conferia a velocidade no meu GPS, era EXATAMENTE a 100-102 km/h que o BDW perdia o efeito e era uma coisa brusca, de uma hora pra outra, como se eu entrasse de repente no acostamento. Será que para andar a velocidades maiores não precisa colocar uma maior quantidade do produto dentro do pneu? Isso explicaria porque algumas pessoas testaram o BDW com os BFG 33 sem problemas (a quantidade é maior, se não me engano).
Outra coisa, se eu levar o carro num lugar que faz balanceamento e pedir pro cara checar meus pneus numa máquina, teoricamente esses pneus devem ter necessidade zero de colocar chumbo, certo? (pois estão com o BDW). Pensei em fazer isso pra provar por A+B se os pneus com o BDW ainda apresentam deficiência de balanceamento. Nem sei se dá pra testar em diferentes velocidades, mas se der aí vai dar pra saber o q acontece a mais de 100km/h na máquina.
Me disponho a postar aqui no fórum os resultados das dicas pra resolver o problema.
Abraços
Marcelo Crescente
andretomasi
26/10/2005, 20:15
E aí pessoal, tô retornando ao fórum depois de alguns meses ausente.. perdi alguma coisa? Tô desatualizado do que rolou aqui!! :oops:
Estou há uns dois meses testando um produto que me foi oferecido por um colega do fórum, o Michel Parenza.. ele vende o Balanceador Dinâmico Wizard (BDW), que se propõe a substituir o balanceamento comum que utilizamos.
Combinei com o Michel de instalar o BDW nos pneus do Velho Barreiro, e testei o jipe rodando mais de 600 km com o Velho Barreiro nesse período de "teste". Seguem minhas impressões e alguns comentários sobre o BDW:
A instalação é muito fácil, o produto vem em um saquinho plástico (é um pó), que deve ser colocado dentro do pneu, ou pela lateral do pneu, com ele destalonado, ou pelo bico da válvula.. eu instalei destalonando o pneu, pois pelo bico da válvula demora um pouco mais.
O VB tinha bastante chumbo nas rodas, do último balanceamento que fiz pouco antes de instalar o BDW. Antes do balanceamento, o jipe tinha uma forte vibração nas rodas, sentida no volante também, o que foi consertado com o balanceamento comum, com chumbo. Retirei todos os chumbos para instalar o balanceador dinâmico. Após o novo balanceamento, o jipe continuou sem treme-treme, o que ao meu ver mostra que o BDW funcionou no mínimo, tanto quanto o balanceamento anterior.
Agora, a grande diferença que notei.. mesmo com a vibração resolvida com o balanceamento de chumbo, tinha um barulho forte dos pneus quando rodando em asfalto.. esse barulho sumiu com o balanceador dinâmico, e isso foi o que mais me satisfez, visto que antes da instalação eu não levava muita fé se o produto realmente funcionava ou não..
Recomendo aos colegas, pra quem não usou, que experimente, e pra quem usa outro sistema de balanceamento, que compare com esse novo sistema, eu usei, e aprovei! :concordo:
Seguem abaixo algumas fotos dos pneus antes da instalação, com os chumbos, depois, sem chumbo nenhum, e dos chumbos que retirei das rodas.
[ ]'s de volta à ativa! :dance:
andretomasi
26/10/2005, 20:20
Mais fotos..
Obrigado ao Michel pela oportunidade de testar o produto, em breve pretendo instalar no resto da "frota".
[ ]'s
leopoldo
26/10/2005, 22:05
Keko,
a ideia é interessante mas esse treco só funciona enquanto a roda está girando, pois ao brecar faz um fuzuê dentro da roda, virando um KAOS total e podendo até gerar shimmy .
O ideal seria ele balancear dinamicamente e depois "colar" na parte interna do pneu.
quem sabe se pudesse injetar algo vulcanizante enquanto o pneu gira e as bolinhas estão acomodadas.
o ruim é que se perderia o efeito dinâmico num próximo balanceamento/desbalanceamento.
Ou uma coisa ou outra.
Veja na revista FourWheeler , july 1999 , um artigo sobre alguns modernos tipos de balanceamento para pneus grandes.
http://www.centramatic.com
andretomasi
26/10/2005, 22:45
Leopoldo, não sei informar mais detalhes técnicos, só postei minhas impressões, pois fui "cobaia" do sistema.. mas se não me engano, tem algo sobre ele só começar a fazer efeito depois de X quilômetros rodados, não sei se pra aderir ao pneu ou o que.. vou pedir ao Michel que venha dar maiores explicações..
[ ]'s
DougBRSP
27/10/2005, 09:07
Eu coloquei essas "bolinhas" (tá mais para areinha) nos pneus da Tranca rua, fiz o serviço lá na 3K, a Daniela me mostrou como é o produto que eles retiraram de um pneu que foi trocado, ela disse que o produto só veio a se descolar das paredes internas do pneu lá pelo terceiro dia depois de parado, o produto se adere às paredes internas do pneu por estática.
Ainda não tive oportunidade de rodar com a tranca-rua depois disso, mas só da qtde de chumbo que tirei das rodas dela devo ter até melhoras no consumo de combustivel... :mrgreen:
Se alguém tiver dúvidas pode perguntar pra Daniela e o pessoal da 3K o atendimento deles é 10. :concordo:
[]s
27/10/2005, 10:17
Caro Leopoldo
Conforme você pensa, o BDW fica "grudado" no liner do pneu, e não faz fuzuê nenhum quando vc passar por um buraco ou dere uma freada brusca.
O interior do pneu deve estar isento de umidade e oleosidade para seu perfeito funcionamento, dispensando de qualquer outro componente além do ar. Nitrogênio é recomendável sem problemas. O BDW irá se "grudar", e fazer o balanceamento dinâmicamente ao veículo andar. O BDW começa a entrar em ação em velocidades superiores entre 30 e 35 km/h.
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder.
Atenciosamente
Michel Parenza :dance:
Keko,
a ideia é interessante mas esse treco só funciona enquanto a roda está girando, pois ao brecar faz um fuzuê dentro da roda, virando um KAOS total e podendo até gerar shimmy .
O ideal seria ele balancear dinamicamente e depois "colar" na parte interna do pneu.
quem sabe se pudesse injetar algo vulcanizante enquanto o pneu gira e as bolinhas estão acomodadas.
o ruim é que se perderia o efeito dinâmico num próximo balanceamento/desbalanceamento.
Ou uma coisa ou outra.
Veja na revista FourWheeler , july 1999 , um artigo sobre alguns modernos tipos de balanceamento para pneus grandes.
http://www.centramatic.com
Elmer_Jeep
27/10/2005, 10:57
E aí pessoal, tô retornando ao fórum depois de alguns meses ausente.. perdi alguma coisa? Tô desatualizado do que rolou aqui!!
É garoto, vc tá bem desatualizado mesmo. :lol:
Começa lendo aqui :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11022
[]'s
equipeminas4x4
27/10/2005, 11:53
Bom,
O produto realmente funfa muito bem. Tanto é que testei na Hilux em pneus 33" que não davam balanceamento e ficou 10.
Pra quem tiver interesse é só me falar q eu sou representante da BDW.
[]´s
andretomasi
27/10/2005, 12:29
Algum moderador poderia mover esse tópico pra dentro do outro mencionado pelo Elmer? :oops:
[ ]'s
leopoldo
27/10/2005, 16:09
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder
Boa tarde Michel,
As informações ficaram meio confusas e como quero entender exatamente como funciona isso, lí no site mencionado o seguinte:
".....a partir da velocidade de 35 km/h se auto ajusta nas partes em que existe o desbalanceamento, através da força centrífuga e a estática do contato das microesferas com o pneu......"
Ótimo. Por essa explicação, entendo que as micro-esferas de vidro acomodam-se ao longo do perímetro da banda de rodagem mais externa (pelo efeito da força centrífuga), porém não estando "coladas" à mesma.
Ao para de rodar, as esferas caem por gravidade.
1- Só não sei como inferir que as mesmas, durante uma frenagem vigorosa, pelas forças de inercia não fariam o que chamei de "fuzuê" - vamos definir melhor - espalhamento caótico pela inércia pois é uma massa solta dentro do pneu pois ao parar rápidamente a roda, as micro-esferas, abaixo dos 35 km/h avaçariam por inercia acompanhando a circunferência ....... no mínimo.
Outras dúvidas:
2- Como avaliar a correta quantidade de esferas X massa necessária desbalanceada.
equipeminas4x4
27/10/2005, 16:32
:putz: :putz: :putz: :putz: :mrgreen:
Só podia ser
[]´s
leopoldo
27/10/2005, 16:37
Não tira o mérito do produto pois eu encaro como "uma" das formas mais eficientes de balancear os meninos 33" e acima
27/10/2005, 16:46
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder
Boa tarde Michel,
As informações ficaram meio confusas e como quero entender exatamente como funciona isso, lí no site mencionado o seguinte:
".....a partir da velocidade de 35 km/h se auto ajusta nas partes em que existe o desbalanceamento, através da força centrífuga e a estática do contato das microesferas com o pneu......"
Ótimo. Por essa explicação, entendo que as micro-esferas de vidro acomodam-se ao longo do perímetro da banda de rodagem mais externa (pelo efeito da força centrífuga), porém não estando "coladas" à mesma.
Ao para de rodar, as esferas caem por gravidade.
1- Só não sei como inferir que as mesmas, durante uma frenagem vigorosa, pelas forças de inercia não fariam o que chamei de "fuzuê" - vamos definir melhor - espalhamento caótico pela inércia pois é uma massa solta dentro do pneu pois ao parar rápidamente a roda, as micro-esferas, abaixo dos 35 km/h avaçariam por inercia acompanhando a circunferência ....... no mínimo.
Outras dúvidas:
2- Como avaliar a correta quantidade de esferas X massa necessária desbalanceada.
Olá...
a) As esferas são de cerâmica e não de vidro.
b) Ao parar elas não caem com a gravidade.. Só depois de um tempo X, entre 40 e 60 minutos, quando parado.
1) Como você está pensando, o BDW não é uma massa solta dentro do pneu, ou câmara. Ela fica aderida ao liner, em função da eletrostática do produto com a borracha do pneu. Só ficará solta quando estiver com o carro parado após 40 minutos ou 1 hora.
2) A correta quantidade de esferas já vem pré-determinada pelo fabricante, sendo suficiente para balancear a maior parte dos casos.
Respondí sua pergunta???
Atenciosamente
Michel Parenza
leopoldo
27/10/2005, 17:51
Sim
A distancia do centro da roda onde elas atuam e maior do que as do chumbo no aro, precisando menos massa.
Tô usando nos meus já faz dois meses e mesmo sendo recapado pegou balanceamento.
8) 8)
A instalação foi simples, na montagem em vez de usar o tal aplicador "bisnaga de catchup" pus o saquinho plastico com cuidado e fechei.
Ele rompe fácil (só o transporte via Sedex rompeu dois :x :x ) e espalha o produto.
DougBRSP
31/10/2005, 10:16
Esse fim de semana tive a oportunidade de andar acima de 70km/h com a Tranca-rua que utiliza pneus recapados 265/75/16, antes de aplicar o produto quando se passava dos 70 começava uma trepidação na dianteira e no volante, agora ela roda suave sem nenhuma trepidação, próximo dos 100km/h na minha opinião tá aprovado! :concordo:
[]s
mcrescente
05/12/2005, 14:07
Olá pessoal,
Estou escrevendo essa msg para dar um feedback do meu caso, q vcs podem ver q foi um dos poucos em que o balanceador dinâmico não deu certo. Após contato do Michel e uma longa demora de minha parte para responder, constatei que meu carro tem um problema de alinhamento que pode ter afetado o resultado negativo. Assim, não achei justo deixar minha mensagem sem complementar com essas informações. O carro está em revisão na oficina para resolver isso, mas também serao trocados os pneus (de MUD para A/T), pois estão quase no talo. Logo, infelizmente não saberei se o BDW funciona mesmo nesses pneus.
abraços
Marcelo Crescente
É galera, não dei sorte com o BDW.
Depois de constatar que o BDW não funciona nos meus 35, ontem ao tentar calibrar o pneu tive que travar uma disputa com a válvula (que vem junto) para que ela parasse de vazar.
Acho uma dessas areinhas que vem no BDW entupiu a desgraça e tive que ficar cutucando com um palito para ela parar de vazar.
E não parou completamente.
Só me resta tirar toda a areia de dentro do pneu e deixar mais umas latinhas no borracheiro para desmontar e limpar tudo
Comigo não funcionou e ainda entupiu a válvula.
Mesmo assim, se alguém quiser tenho 4 saquinhos de areia alemã para vender para pneus 235 ou 30".
Ia colocar na Pajerinho mas desisti.
Abraços entupidos
Panhoca
Elmer_Jeep
05/12/2005, 16:22
Ae, to afim de comprar o BDW pra 4 pneus 35".
Encomendei um jogo de rodas bead-lock 15x10 estarei recebendo-as em breve e não quero instalar chumbinho nelas(pelo menos por enquanto)
Gostaria que algum representante/revendedor entrasse em contato comigo.
Obrigado.
Edintruder
05/12/2005, 18:56
Olha no site da Donatti que tem.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=10473&Nivel=350302&categoria=Balanceador%20Dinâmico&NumeroCategoria=10
Elmer_Jeep
05/12/2005, 19:12
Edintruder, obrigado, to até precisando comprar uns detalhes de acabamento por lá, agora tenho mais um motivo.
[]'s
A questão da válvula travar existe,porém nada que uma chave de fenda fina não resolva 8) 8)
É só um inconveniente que é compensado pelos resultados positivos quando está rodando..........
flaviovs
04/01/2006, 00:20
Ressucitando o tópico...
Michel, e no caso do estepe? Ele fica lá, um tempão naquela mesma posição. Semanas, meses...
Há risco do produto se fixar permanentemente do mesmo lado do pneu?
Ou é melhor não usar no estepe?
Sempre mantenho o estepe balanceado em todos os meus carros, mas agora coloquei 5 pneus novos na No.2 e estou em dúvida se encomendo 4 ou 5 BDW...
Pessoal,
Lendo algumas mensagens desse tópico acho que estou para descobrir o que acontece com os meus pneus 33" da 3K. Vou explicar o que está acontecendo:
De uns tempo para cá os dois pneus dianteiros não seguram por muito tempo a calibragem colocada neles. Eu coloco 26 lbs e depois de umas 2 semanas (sem muito rodar, o jeep fica parado a semana inteira) os 2 pneus dianteiros estão com uns 5 lbs (o direito segura um pouco mais, talvez fique com umas 8 lbs). Dai eu encho eles e não encontro nenhum vazamento na válvula em si, mas percebo um pouco de ar saindo entre o aro da roda e o pneu. Pensei: bom, é só rodar um pouquinho que deve ter areia (da ultima trilha) e por isso tá vazando, mas rodando o pneu esquenta e assenta. Percebi que sim, depois de rodar bastante com ele o pneu agüenta mais tempo com a pressão, mas já não deveria ter saído toda a areia que está entre o aro e o pneu? Será essa "areia" do balanceamento que está fazendo isso? :roll: :roll: :roll:
Lembrando que só começou a acontecer depois de uma ultima trilha que fiz, e em trilha deixo os pneus com 15 lbs. :pensativo:
[s] murchos,
Tb uso pneu recapado e já tive esse problema, o pneu é usado e já foi montado e desmontado várias vezes. Não vai ter a mesma resistencia de uma carcaça nova, é o preço que se paga para rodar mais barato na hora da compra.
Na última vez o borracheiro passou uma cola preta na hora da montagem na borba do aro, por enquanto tá vedando.
Na hora de calibrar a velha técnica do cuspe para ver vazamento funciona, pois as vezes a "areia alemã" trava a válvula sem a gente perceber.
Tenho andado com uma chave de fenda fina para conferir a válvula.
Como já li aqui: Não tem almoço grátis!!! :D :D
Porem andar a 80-100Km/hr com um pneu cheio de cravo sem vibrar compensa o trabalho extra de manutenção.
Na última trilha um dos Engesas destalonou o pneu numa das erosões, o trampo de cavar,macaquiar a prestação para sair do buraco,trocar e ter que rodar o resto da trilha com um pneu S/T me deixou na dúvida se compensa andar com eles murchos em terreno com muita erosão :pensativo: :pensativo:
Felipe Marx
04/01/2006, 21:18
Eu uso e tb estou satisfeito ....
So nao sei como vai ser quando eu tiver que desmontar a roda pra limpar ....
:putz:
Acho que ai vou ter que comprar outros, mas em vista do preço ... vale muuuuuuuuuuuuuuito mais a pena que mandar balancear :concordo:
Outro macete que funcionou:
Quando for calibrar dê um "sprayada" de WD-40 na válvula e depois encha.
A umidade (oxidação) tb ajuda a engripar a molinha da válvula, deixando mais fácil de enroscar.
Felipe, não se preocupe com o momento da desmontagem das rodas, pois mesmo com o balanceamento tradicional (com pesos de chumbo), você teria de mandar rebalancear, pois os pesos são colocados de acordo com as imperfeições do pneu, roda e EIXO! Por isso é que se deve balancear carros com eixo rígido, através de máquinas específicas (que já está difícil de achar, pois os veículos modernos tem suspensão independentes) que fazem o balanceamento com a roda no lugar.
A rigor, para nossos veículos utilitários, seria correto que a cada retirada da roda do eixo, se fizesse um rebalanceamento, mas isso quase ninguém faz.
Nesse aspécto o balanceamento dinâmico não tem paralelos, e é por isso que é preferido por empresas de transporte.
Carros de carga, utilitários, Jeeps, caminhonetes, e outros veículos que abusam dos eixos rígidos, não terão companheiro melhor para manter o balanceamento do conjunto em dia.
Não importa o trabalho que dê. Vocês estarão mais bem servidos com qualquer sistema de balanceamento dinâmido do que com o que se faz normalmente, para carros de passeio.
Algumas empresas nem dão garantia p/ balanceamento de pneus grandes ou recapados/reformados, pois sabem que a eficácia desse método é limitada.
E para quem entende de balanceamento, sabe muito bem que ao se tirar um "pneu" do eixo, o mínimo que se pode fazer, para minimizar os problemas de balanceamento, é marcar com giz a posição do eixo em relação a roda, e desta em relação ao pneu, para tentar montá-los com o mínimo de defasagem. E ao chegar ao destino, procurar refazer o balanceamento.
Aliás, falando em balanceamento tradicional, temos de falar em vetores e forças resultantes. Basta entender um pouquinho de física p/ perceber que o balanceamento tradicional não contempla toda a estrutura do conjunto (roda/pneu), mas apenas seu lado externo, ou interno, conforme a instalação. Este é um método de balanceamento arcaico e simplista, desenvolvido p/ pneus e rodas estreitos.
Quanto mais estreito for o seu conjunto (pneu/roda) melhor será o resultado do balanceamento tradicional. O INVERSO também é verdadeiro!
Ao colocarmos chumbo numa das faces da roda, só estamos "estabilisando" um dos extremos do conjunto. Se este conjunto for muito largo, o outro extremo não "sentirá" os efeitos da colocação dos chumbos, pois não estaremos respeitando os vetores das forças que deveriam se anular. Quanto mais defasados estiverem esses vetores, maior será a ineficácia do balanceamento. Vocês devem estar se perguntando: então teríamos de colocar chumbo do lado de dentro e do lado de fora de uma mesma roda? Caso fizessem isso estariam se aproximando do balanceamento correto, contudo, isso não é feito por nenhuma empresa, até porque o valor dos pesos p/ dentro e p/ fora, seriam ligeiramente diferentes, de acordo com a distribuição de maça do pneu e do aço da roda.
É por isso que o balanceamento dinâmico (seja ele qual for) é o que de melhor existe em matéria de balanceamento primário (veicular).
Cuidado ao passar cola, graxa, cilicone, ou outro produto destinado a vedar vazamentos de ar entre roda e pneu, pois se esses produtos ficarem expostos ao interior da roda, e em contato direto com o "balanceador" vocês terão uma senhora dor de cabeça, pois este último se depositará nessas regiões e vocês terão um verdadeiro cabrito p/ domar. Nada que uma desmontagem e uma limpesa acurada, não resolvam.
Abraço a todos.
Boa sorte, Felipe.
Cuidado ao passar cola, graxa, cilicone, ou outro produto destinado a vedar vazamentos de ar entre roda e pneu,
A quantidade é pequena e aplicada com pincel não chega a melar a parte interana do pneu.
Bom dia Caio. Não foi uma crítica ao seu conselho, muito pelo contrário. Seu conselho é o mesmo que as grandes fábricas de pneus dão aos seus revendedores autorizados (graxa de vaselina e/ou silicone). Eu mesmo procuro usar.
Meu intuito era de prevenir a prática inadivertida e incorreta, deste desejável hábito, que póde provocar um efeito colateral perigoso e de consequências imprevisíveis.
Não costumo "bater" de frente, fazendo críticas aos conselho dos outros. Procuro, sempre, orientar os colegas naquilo que meu conhecimento me permite. Até por isso participo pouco do Fórum.
Acredito que devemos respeitar a opinião de todos (mesmo até que não façam sentido), pois de alguma forma são o resultado de suas experiências de vida (corretas ou não).
Devemos no máximo, iluminar o caminho, apontando a direção correta, p/ aqueles que se permitem evoluir.
Caso tenha me expressado mau e tenha feito crer que era uma crítica direta ao seu conselho, quero deixar aqui, minhas sinceras desculpas.
Sua sujestão é correta e pertinente à situação.
Abraço a todos.
Walter L. L. Casitta
23/02/2006, 10:13
Coloquei o balanceador na minha Ranger com 33” e numa S10 com 31”.
Na S10 não funcionou. Verificamos que a S10 tinha várias articulações com folgas, inclusive nas buchas do amortecedor. Substituímos todas as articulações e buchas então o produto passou a funcionar melhor.
Mas assim como na Ranger acontece o seguinte: Na maioria das vezes vai tudo bem, rodando suave e de repente numa curva e principalmente se o piso tiver irregularidades o balanceamento vai pro saco e o volante dana a vibrar. Aos poucos a vibração vai diminuindo até parar totalmente. Andando a mais de 100Km/h e fazendo as curvas próximo ao limite, quase sempre se chega ao final da curva com o volante vibrando.
Minha humilde conclusão: Esse produto deve ser ótimo pra veículos que nunca alcançarão os 100Km/H e com rodas que são difíceis de balancear, mas que não tenha folgas na suspensão e só. Pra minha Ranger e pra S10 do meu irmão isso é uma grande merda! Agora vou ter que além balancear as rodas na forma tradicional, pagar o mico de desmontar e tirar tudo de dentro do pneu...
Li este tópico inteiro e observei que o balanceador dinâmico funcionou na maioria dos casos, estou c/ problema em balancear 1 dos meus pneus então comprei o balanceador dinãmico wizard.. coloquei no interior do pneu observando todas as recomendações: sequei bem o pneu, comprei a quantidade recomendada para o tamanho do pneu, tirei os chumbos e etc apliquei seguindo todas as instruções e NÃO FUNCIONOU NADA!!! Acabei de trocar os pneus e os antigos estavam bem balanceados, então descartei a possibilidade de eixo, rolamento e etc.. o problema de balanceamento ocorreu nos novos pneus... então como alguns poucos usuários deste fórum... O BALANCEADOR DINÂMICO WIZARD NÃO FUNCIONOU COMIGO. Comprei na Donatti e no próprio site eles dizem q o negócio não funciona em determinados casos. Só resta saber quais casos pois não sou o primeiro com problemas.... comprei 4 saquinhos e usei 2 ainda tenho 2 fechados se alguém que usou e funcionou quiser vendo por 5 reais os 2!!! Grande perda de tempo e dinheiro!!!! vou levar num balanceador e q faz geometria de caminhões... alguém sério! Por sinal, TEORICAMENTE este balanceador dinâmico tem muitas vantgens sobre os chumbos... pq ainda não substituiu a tecnologia "antiga"??????? Por mais resistência do povo por novas tecnologias ninguém é besta!! Se é bom a galera compra!!!!
no meu caso eu nao colocaria pois os new fred qdo estao em baixa velocidade pulam tanto q nem adianta balancear........ :putz:
em alta velocidade ficam uma belezinha :concordo:
David Ac
30/11/2006, 11:53
:palmas:
Bom dia Caio. Não foi uma crítica ao seu conselho, muito pelo contrário. Seu conselho é o mesmo que as grandes fábricas de pneus dão aos seus revendedores autorizados (graxa de vaselina e/ou silicone). Eu mesmo procuro usar.
Meu intuito era de prevenir a prática inadivertida e incorreta, deste desejável hábito, que póde provocar um efeito colateral perigoso e de consequências imprevisíveis.
Não costumo "bater" de frente, fazendo críticas aos conselho dos outros. Procuro, sempre, orientar os colegas naquilo que meu conhecimento me permite. Até por isso participo pouco do Fórum.
Acredito que devemos respeitar a opinião de todos (mesmo até que não façam sentido), pois de alguma forma são o resultado de suas experiências de vida (corretas ou não).
Devemos no máximo, iluminar o caminho, apontando a direção correta, p/ aqueles que se permitem evoluir.
Caso tenha me expressado mau e tenha feito crer que era uma crítica direta ao seu conselho, quero deixar aqui, minhas sinceras desculpas.
Sua sujestão é correta e pertinente à situação.
Abraço a todos.
É o meu primeiro contato com o forum, as palavras do Cowboy nos remetem a uma maneira educada e sociável entre troca de informações, que creio, seja o principal objetivo do forum. Tenho aprendido muito, obrigado.
Abraços a todos.
Edintruder
30/11/2006, 19:38
Coloquei o balanceador na minha Ranger com 33” e numa S10 com 31”.
Na S10 não funcionou. Verificamos que a S10 tinha várias articulações com folgas, inclusive nas buchas do amortecedor. Substituímos todas as articulações e buchas então o produto passou a funcionar melhor.
Mas assim como na Ranger acontece o seguinte: Na maioria das vezes vai tudo bem, rodando suave e de repente numa curva e principalmente se o piso tiver irregularidades o balanceamento vai pro saco e o volante dana a vibrar. Aos poucos a vibração vai diminuindo até parar totalmente. Andando a mais de 100Km/h e fazendo as curvas próximo ao limite, quase sempre se chega ao final da curva com o volante vibrando.
Minha humilde conclusão: Esse produto deve ser ótimo pra veículos que nunca alcançarão os 100Km/H e com rodas que são difíceis de balancear, mas que não tenha folgas na suspensão e só. Pra minha Ranger e pra S10 do meu irmão isso é uma grande merda! Agora vou ter que além balancear as rodas na forma tradicional, pagar o mico de desmontar e tirar tudo de dentro do pneu...
Ainda bem que eu li isso, pois iria comprar no Donatti pra colocar nos meus 33".
Caro Leopoldo
Conforme você pensa, o BDW fica "grudado" no liner do pneu, e não faz fuzuê nenhum quando vc passar por um buraco ou dere uma freada brusca.
O interior do pneu deve estar isento de umidade e oleosidade para seu perfeito funcionamento, dispensando de qualquer outro componente além do ar. Nitrogênio é recomendável sem problemas. O BDW irá se "grudar", e fazer o balanceamento dinâmicamente ao veículo andar. O BDW começa a entrar em ação em velocidades superiores entre 30 e 35 km/h.
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder.
Atenciosamente
Michel Parenza :dance:
Olá Michel, muito interessante o produto, por isso estou em contato lá com a 3K para adquirir pro Manuel Aldaz.
Escrevo apenas para corregir um detalhe conceitual, VIDRO É UM MATERIAL CERAMICO!!!
Portanto quendo diz que " não é vidro é ceramico" fica um pouco difícil de entender de que realmente é o produto.
Grande abraço, belo tópico!!!
Reginaldo B
04/12/2006, 09:39
teria esse balanceador para pneus recapados na medida 195/75-16?
leopoldo
09/12/2006, 13:10
Bom dia,
Eu adquiri o kit Wizard para os 5 pneus e já instalei nos da dianteira.Hoje à tarde vou colocar nos pneus traseiros.
O método de colocar pela válvula de pneu é meio chato pois tem que ser especialista em ampulheta, mas como é o método caseiro, ótimo.
Porque o wizard?
Porque não quero encher minhas rodas ORION com aqueles lindos badulaques de chumbo nas laterias do pneu e como bem observado pelo colega acima, quando se balanceia com chumbo, vc balanceia a roda em relação ao pneu. Qualquer desgaste anormal no pneu e o balanceamento feito anteriromente perde eficácia.
E mesmo que eu quisesse, os pesos iriam dar interferência com as pinças.
O ideal é o balanceamento na parte mais externa ao pneu e o Wizard faz justamente isso.
Existe um outro método de balancear que é feito em uma máquina onde parece o sistema normal: o cara monta a roda/pneu e poe para girar no balanceador. Ai a máquina calcula e anota a posição de desbalanceamento.
Depois, o artista demonta o pneu da roda e cola um reparo com o peso correto dentro do pneu, como se fosse um remendo. É +/- como o método dinâmico mas não fica solto.
É um bom sistema e para pneus grandes como os 33" e acima, mas o wizard ainda tem a vantagem de se auto-ajustar.
Melhorou sensivelmente o shimmy, mas ainda não curou, que é a minha meta.
Depois, vou levar para uma verificação de balanceamento do pneu montado no eixo do jeep e ver se a quantidade já colocada está suficiente.
e esta semana, vou entrar de sola com as buchas da ENFER.
leopoldo
09/12/2006, 22:23
Acabei de dar uma bela volta de jeep. Realmente o Wizard faz diferença.
Embora eu não tenha medido o grau de desbalanceamento antes, é nítida a diferença.
Antes eu rodava com os 35" e a sensação era que eu rodava sobre pedriscos. Muita vibração. Agora, parece um tapete.
Acabei de dar uma bela volta de jeep. Realmente o Wizard faz diferença.
Embora eu não tenha medido o grau de desbalanceamento antes, é nítida a diferença.
Antes eu rodava com os 35" e a sensação era que eu rodava sobre pedriscos. Muita vibração. Agora, parece um tapete.
Mestre,
O balanceamento continua funcionando?:?:
Teve algum cuidado especial na montagem?:?:
Abs,
Caiogaucho
20/08/2007, 20:45
Mestre,
O balanceamento continua funcionando?:?:
Teve algum cuidado especial na montagem?:?:
Abs,
O meu tambem:dance::dance::dance::dance:
Pessoal,
Retirei o balanceamento dinâmico Wizard no CJ5 porque a resina trava a válvula na hora de regular a pressão dos pneus.
Mazaropi-RJ
05/10/2007, 10:48
Amigos, onde encontro esse produto ?
Mazaropi-RJ
05/10/2007, 10:54
Oops, isso é q dá ser apressado e ir logo para o fim do Tópico... Lá no primeiro ja tinha as coordenadas, sorry.
Do que tenho lido aqui, o sistema funciona mas entope a válvula.
Alguém (ou o fabricante) desenvolveu uma solução para o entupimento?
DougBRSP
05/10/2007, 20:00
Eu coloquei o Wizard nos 265/75/16 do CJ5 e nos 900x16 da Kaiser, ambos com câmara, sanou totalente os problemas de balanceamento e vibrações.
Nunca tive problemas com válvulas entupidas, quando coloquei o wizard instalei tbem as válvulas novas que vieram junto com os pacotes do produto.
Acho que podem ocorrer problemas se vc colocar em um pneu onde já tenham sido usados aqueles produtos em lata que prometem tampar o furo e encher o pneu, ai deve virar uma goma só.
franzlana
08/10/2007, 19:40
Comprei para cinco pneus. Montei nos dois dianteiros e ficou uma beleza. Vou montar nos trazeiros e step. Na hora de calibrar se recomenda que as válvulas estejam na parte de cima para que o material fique embaixo e não entupa a válvula.
felipemendes
12/10/2007, 09:33
Reavivando este tópico,
Alguém sabe se o BDW está sendo vendido no Rio de Janeiro? Eu não tava a fim de pagar mais frete de SP pra cá...
Fernando Lages
06/02/2009, 13:44
Ainda recomendam o BDW?
Um dos pneus dianteiros (recapados, Ost Oligator) de minha Path está com +- 500g de chumbo... culpa dos cravos laterais, eu acho...
leandro_favero
10/02/2009, 11:24
Fernando,
Eu ainda recomendo. Coloquei os testes que fiz no blog:
http://www.freioadisco.com/2009/02/balanceador-dinamico.html
Mas como você pode ver algumas pessoas não tiveram o mesmo resultado.
Reavivando este tópico,
Alguém sabe se o BDW está sendo vendido no Rio de Janeiro? Eu não tava a fim de pagar mais frete de SP pra cá...
Também estou no Rio de Janeiro, existe algum representante por aqui?
Jalisson
10/04/2009, 23:43
Fernando,
Eu ainda recomendo. Coloquei os testes que fiz no blog:
http://www.freioadisco.com/2009/02/balanceador-dinamico.html (http://www.freioadisco.com/2009/02/balanceador-dinamico.html)
Mas como você pode ver algumas pessoas não tiveram o mesmo resultado.
Olá Leandro!
Parabéns pelo site.
Show de bola.:concordo:
Abraços.
Olá. Sou engenheiro mecânico e trabalho com balanceamento. Segue alguns esclarecimentos pra tentar ajudá-los na questão. Não existe essa de pneu que não dá balanceamento, isso é uma afirmação falsa. O que é verdade é que o pneu, mesmo bem balanceado, pode continuar a fazer vibrar o carro, mas por outros problemas além do desbalancemento como falta de uniformidade ou falta de centralização, ou por ter cravos muito afastados para uso extritamente off-road que acabam gerando impacto no solo. São necessárias duas coisas para que não haja vibração, uma é estar balanceado (o que faz com que a rodaxpneu não vibre girando simplesmente, sem contato com o chão) outra é o problema geométrico, já que roda e pneu, diferente de um ventilador por exemplo, gira em contato com o chão. Pra ilustrar, se pegarem um pneu teórico que não fosse redondo, mas sim um quadrado, por mais balanceado e centrado que esteja num eixo, se posto a rodar em contato com o chão, vai fazer vibrar um carro com certeza. O conjunto rodaxpneu pode e deve ser balanceado a não ser que for pra andar somente em velocidades muito baixas.
Pessoal,
Só para informação: moro em Recife e verifiquei que não havia nenhum revendedor do BDW lá. Entrei em contato com o Michel Parenza da BDW (parenza@portoweb.com.br) que foi muito atencioso e respondeu todos os meus questionamentos. Como não há revendedor em Recife, fiz a compra diretamente com ele, que me enviou o produto via correios:concordo:.
Ainda não posso comentar o resultado do uso pois o produto chegou hoje, mas fica a dica para quem quiser comprar e não sabe como fazer.
Abraço a todos.
Jader
Ola! Jader
pode comentar sobre o resultado do produto Balanceamento dinâmico Wizard?
Preciso solucionar o balanceamento do meu defender, está com os pneus 265/75/16,
com as rodas original de liga leve sem deformação, sempre teve leve trepitacao nas 4 rodas, até agora nunca conseguem acertarem o balanceamento.
Abraços
Lin
Pessoal,
Só para informação: moro em Recife e verifiquei que não havia nenhum revendedor do BDW lá. Entrei em contato com o Michel Parenza da BDW (parenza@portoweb.com.br) que foi muito atencioso e respondeu todos os meus questionamentos. Como não há revendedor em Recife, fiz a compra diretamente com ele, que me enviou o produto via correios:concordo:.
Ainda não posso comentar o resultado do uso pois o produto chegou hoje, mas fica a dica para quem quiser comprar e não sabe como fazer.
Abraço a todos.
Jader
Gastei com o produto+frete e montagem...
Não me atendeu...
Mesmo trocando a válvula, sempre agarrava ao calibrar...
Resultado 1 válvula danificada + tempo de levar no borracheiro + desmontagem e limpeza de todas os pneus...
Vou continuar nos bons e velhos chumbos nas rodas...
PS: usei em pneus 225/70R15 VJ900, que dão cerca de 29" de diâmetro...
[s]
Meu carro é uma Cherokee XJ 98 com 235/75/R15. Quando coloquei o BWD não tinha nenhum problema de balanceamento, só quis experimentar o produto e retirar os chumbos das rodas.
O resultado foi muito bom. Deu um pouco de trabalho pra colocar a "areinha" com a bisnaga de catchup, mas nada de mais. Tirei os chumbos, não balanceei os pneus e fiz um alinhamento da viatura. Já viajei um bocado e não tive nenum problema de vibração. Nas férias andei um bocado em areia, com baixa pressão, e precisava ficar enchendo e esvaziando os pneus. Nunca tive problema com válvulas travadas.
Obrigado por comentarios dos colegas.
Lin
defedner 90 / 110
pajero sport 4x4 esta' `a venda
Caiogaucho
12/01/2010, 17:05
Coloquei no CJ em pneus 33 Yokohama Geolander há dois anos e está OK!
Acabei de colocar agora na Disco. POr enquanto está OK tb:dance::dance:
Quero testar a tal areia na minha Troller com pneus remold Genius Snake 31", pois estao trepidando nos 80km/h.
Achei esse produto no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163383961-balanceador-dinmico-alemo-wizard-s-chumbo-rodas-aros-_JM
Ta 15 reais o pacote...
Alguem sabem outro lugar + barato? Ou é esse preço mesmo ?
Valeuu
Caiogaucho
29/11/2010, 21:28
Fred,
segue os dados ref. à Wizard - balanceadores
www.bdw.com.br (http://www.bdw.com.br)
Telefones: 51 32310880
Quero testar a tal areia na minha Troller com pneus remold Genius Snake 31", pois estao trepidando nos 80km/h.
Achei esse produto no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163383961-balanceador-dinmico-alemo-wizard-s-chumbo-rodas-aros-_JM
Ta 15 reais o pacote...
Alguem sabem outro lugar + barato? Ou é esse preço mesmo ?
Valeuu
Balanceador dinamico instalado a um mes e so posso parabenizar os desenvolvedores do produto, muito bom!
Pra colocar a areinha é muito facil, instalei nos 4 pneus em 30 min!!
Retirei a valvula, esvaziei o pneu, coloquei a areia dentro de uma bisnaga de catchup e encaixei a bisnaga na valvula. Coloquei o macaco embaixo da roda e comecei a erguer o Jeep. Com isso criou-se vacuo dentro do pneu e a areinha literalmente sugada pra dentro do pneu, so precisava de umas balancadas de vez em quando.
Juro esse operacao (tirar valvula, esvaziar, colocar areia, macaquear e encher de novo), nao levou mais do que 10 minutos pra cada pneu. Foi muito facil!
Fica a dica!
Que legal...
Foi essa mesma marca ai ?
Além do macaco... precisa de alguma outra ferramenta ? E pra tirar a valvula ?
Obrigado.
Até +
Caiogaucho
01/12/2010, 13:05
:shock::shock:Pessoal,
A menos que tenham modificado as embalagens, quando coloquei nos meus dois (Cj5 e Disco), foi assim:
No interior de cada embalagem, possui uma outra embalagem (primária) contendo o produto. Esta última é um saquinho muito fino que apenas esvaziei o pneu (estava trocando-os) afastei o suficiente para empurrar para dentro cada embalagem. Com o andar, a embalagem plástica rompe-se e pronto!:mrgreen:
abs
Caio
Que legal...
Foi essa mesma marca ai ?
Além do macaco... precisa de alguma outra ferramenta ? E pra tirar a valvula ?
Obrigado.
Até +
Sim, um tirador de valvula
Pessoal,
Alguém já ouviu falar no sistema de balanceamento dinâmico da Counteract Balancing?
É uma empresa americana que utiliza esferas de vidro revestido - www.counteractbalancing.com (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.counteractbalancing.com) (em inglês). No site diz que não quebra e não degrada.
E tem um teste de aprovação e comparação feito pela Universidade de Uberaba - http://counteractbalancing.com/BraziltestUS.pdf (em inglês).
Counteract Balancing Beads - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EO6cUMeqrEw)
No anexo segue a tabela de pneus off-road.