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Ver Versão Completa : Jimny: Aditivada ou Comum ????



julianospz
16/11/2011, 09:10
Comprei meu Jimny semana passada e estou curtindo demais, mas minha duvida é qual tipo de gasolina usar,não levando em consideração o preço pois a diferença é de 3 centavos. Na concessionária falaram para utilizar somente Aditivada, mas lendo alguns post vi que alguns usam a gasolina comum. Qual seria o ideal? Opiniões........

danpeig
16/11/2011, 10:48
Comprei meu Jimny semana passada e estou curtindo demais, mas minha duvida é qual tipo de gasolina usar,não levando em consideração o preço pois a diferença é de 3 centavos. Na concessionária falaram para utilizar somente Aditivada, mas lendo alguns post vi que alguns usam a gasolina comum. Qual seria o ideal? Opiniões........

Pode usar qualquer uma das duas.

A gasolina aditivada é a gasolina comum acrescida de "detergentes" que, segundo os fabricantes, reduzem a tendência de formação de depósitos no motor. A octanagem é a mesma, o poder calorífico é o mesmo e o teor de etanol é o mesmo. Cada refinaria aditiva a gasolina com um coquetel de químicos diferentes, a Shel, por exemplo, alega que a aditivada dela tem uma propriedade "lubrificante" que reduz o desgaste do motor. Em testes de bancada, o uso de combustível aditivado realmente oferece benefícios em longo prazo.

Na prática, a diferença entre abastecer o carro com a gasolina aditivada e comum é questionável. Outros fatores como o ciclo de operação do motor (urbano, urbano com curtas distâncias, estrada), qualidade do óleo, manutenção dos filtros, eficácia das velas e regulagem das válvulas influenciam muito mais (muito mais mesmo!) na formação de borras e carbonização do que o combustível propriamente dito.

Só pra citar um exemplo, os carros aqui da empresa são 1.0 ano 2007, só foram abastecidos com gasolina comum, tem mais de 250 mil km muito bem rodados e nunca apresentaram problemas de carbonização no sistema de injeção ou nas válvulas, apenas algumas folgas oriundas do desgaste natural das peças. Os carros serão substuídos por outros motivos mas o motor ainda está OK. Se tivéssemos usado aditivada, a única diferença teria sido o maior gasto nos abastecimentos.

Quanto à concessionária, recomendo a eles que leiam o manual do carro que estão vendendo. Lá está bem claro que o veículo foi desenvolvido para uso de gasolina comum não sendo necessário o uso da aditivada. Só não pode usar gasolina com chumbo.

Abraços.

BrunoErthal
16/11/2011, 15:38
Caraca, mais uma "aula" aprendida no fórum! Valeu, Daniel!

Alias, o site do Daniel tem várias informações muito boas!

Abs!!!

julianospz
16/11/2011, 16:20
Valeu Daniel.. como o Bruno colocou + uma aula, e para nós que somos novatos sempre é muito bem vindo...

Treco
18/11/2011, 13:33
Comprei meu Jimny semana passada e estou curtindo demais, mas minha duvida é qual tipo de gasolina usar,não levando em consideração o preço pois a diferença é de 3 centavos. Na concessionária falaram para utilizar somente Aditivada, mas lendo alguns post vi que alguns usam a gasolina comum. Qual seria o ideal? Opiniões........

Engraçado, no manual do meu jimny (2002) tem a orientação de só utilizar gasolina comum.

Rogê
21/11/2011, 18:48
O meu, qdo abastecia com aditivada da shell, dava pré-ignição e batida de pino. ai troquei pela comum da ipiranga e nunca mais bateu pino....hj ele esta com 34mil km estado de zero


abç



Pode usar qualquer uma das duas.

A gasolina aditivada é a gasolina comum acrescida de "detergentes" que, segundo os fabricantes, reduzem a tendência de formação de depósitos no motor. A octanagem é a mesma, o poder calorífico é o mesmo e o teor de etanol é o mesmo. Cada refinaria aditiva a gasolina com um coquetel de químicos diferentes, a Shel, por exemplo, alega que a aditivada dela tem uma propriedade "lubrificante" que reduz o desgaste do motor. Em testes de bancada, o uso de combustível aditivado realmente oferece benefícios em longo prazo.

Na prática, a diferença entre abastecer o carro com a gasolina aditivada e comum é questionável. Outros fatores como o ciclo de operação do motor (urbano, urbano com curtas distâncias, estrada), qualidade do óleo, manutenção dos filtros, eficácia das velas e regulagem das válvulas influenciam muito mais (muito mais mesmo!) na formação de borras e carbonização do que o combustível propriamente dito.

Só pra citar um exemplo, os carros aqui da empresa são 1.0 ano 2007, só foram abastecidos com gasolina comum, tem mais de 250 mil km muito bem rodados e nunca apresentaram problemas de carbonização no sistema de injeção ou nas válvulas, apenas algumas folgas oriundas do desgaste natural das peças. Os carros serão substuídos por outros motivos mas o motor ainda está OK. Se tivéssemos usado aditivada, a única diferença teria sido o maior gasto nos abastecimentos.

Quanto à concessionária, recomendo a eles que leiam o manual do carro que estão vendendo. Lá está bem claro que o veículo foi desenvolvido para uso de gasolina comum não sendo necessário o uso da aditivada. Só não pode usar gasolina com chumbo.

Abraços.

danpeig
22/11/2011, 15:02
Estranho, quando está em promoção eu abasteço com a Shell V-Power e não tenho este problema.

marcelo de lima oliveira
23/11/2011, 00:03
Meu Jimny tem 48 mil km, 2007/2008. Quando uso gasolina aditivada tenho economia em media de 40 km por tanque (calculo o gasto de gasolina a cada enchida de tanque). O problema e achar o posto que realmente vende a gasolina aditivada. Custo beneficio, acho que vale muito a pena usar aditivada (shell v power).