Ver Versão Completa : limpeza de cambio - engrenagens com ferrugem
lucciano amaral
15/11/2011, 14:07
Amigos comprei uma c1416 para tirar peças. O cambio vou suar num cj5 com motor 6cc do opala. Ocorre que quando tirei o cambio ontem nele nao tinha oleo sometne agua, pois a c14 estava no tempo.
As engrenages estao perfeitas mas com crostas de ferrugem. Pergunto como e com produto devo limpar essas engrenages para retirar toda a crosta de ferrugem?
Os rolamentos e retentores eu vou trocar.
Pensei em usar o ferrox ( convertedor de ferrugem ) mas nao sei pode ser usado em engrenagens?
peço ajuda dos amigos.
4X4GARAGE
15/11/2011, 14:27
escova de aço no esmeril e pau!!!mas nao vai prestar pq a cementação da engrenagem ficou comprometida!!!dependendo do estado nao dura 80 mil km
[]s
80 mil num jeep hahahahahahahahahahahahaha
lucciano amaral
15/11/2011, 14:29
4x4garage, se durar 50 mil no jeep meus netos ainda estarao usando, hhehehhee
Vc acha que o ferrox pode ser usado? ou banho quimico das retificas de motores, que usam na limpeza dos blocos?
valeuwww
gustavo seixas
15/11/2011, 21:30
recuperar nunca mais....
o negócio é escova de aço, montar e trilha no bicho!!!!!!!!!
recuperar nunca mais....
o negócio é escova de aço, montar e trilha no bicho!!!!!!!!!
x2!
É isso aí, agora que já foi, ate molho no limão vale (ops).
Troca tudo que é rolamento e retentor e seja feliz!:euforico:
lucciano amaral
16/11/2011, 08:50
Gustavo e luiz valeuwwwwwwwwww
vavarusso
16/11/2011, 14:24
Amigo tem meter a mao mesmo com jeitinho e vc chega no ponto X.
lucciano amaral
16/11/2011, 18:16
Ainda estou pensando em limpar as peças com escova de aço conforme os amigos orientaram e depis dar um banho de ferrox. NAo achei dizendo que nao é aconselhavel o ferox nas engrenagens.
4X4GARAGE
16/11/2011, 21:44
vc só vai perder tempo com ferrox,só escova e pronto!!!oq vc pode fazer é colocar um oleo e andar uns 500km e depois por outro e nao se preocupe!!!!
[]s
4X4GARAGE
16/11/2011, 21:49
da uma olhada aki http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/98134-jato-de-areia-com-bicarbonato-de-sodio-home-made.html
tenho certeza que vc vai fazer hahahahha
Neste tipo de peça eu usaria eletrólise.
Mais simples impossivel, só remove a ferrugem , mais nada!
só procurar ai pela net que tem um monte de dica de como fazer em casa. A peça sai no metal branquinho.
vc vai precisar de uma fonte ou carregador de bateria, ou mesmo uma bateria, balde de água, soda caustica e um pedaço de aço inox.
limpei umas pontas de eixo que estavam jogadas num canto a 30 anos, ficou como novas.
lucciano amaral
17/11/2011, 08:35
4x4 garage e doger obrigado pelas dicas, vou ver o que eu faço, grato ah depois posto os resultados
Certa vez um engenheiro mecanico da Companhia Vale do Rio Doce em Ouro Preto, me falou para usar acido cloridrico, mais conhecido como acido muriatico...
anderson_wzorek
12/01/2012, 19:13
Olhe qual o estado da ferrugem,
Se for algo superficial limpa com escova de aço e bota pra rodar novamente
Se estiver com uma corrosão um pouco mais profunda cuidado,pq ai sim a cementação pode estar comprometida,deixando o dente sem dureza superficial.
Acho pouco provável, o dente ficar sem cementação devido a corrosão,pois esse tratamento chega a conferir até 2,5mm de dureza a superficie.
Limpa bem,faz uma inspeção e tente identificar a profundidade avariada sem a ferrugem,se não chegar a uns 2mm coloca pra rodar sem medo.
Quanto ao ferrox,não funciona,pois a superficie de uma engregagem é lisa e não tem rugosidade suficiente para um simples tratamento quimico.
SAPO-BOMBA
13/01/2012, 03:03
Se não tiver nenhuma parte de alumínio, se for somente aço/ferro... deixa em banho-maria de 24h em ácido muriático.
Vai fazer um trabalho menos agressivo do que a escova do esmeril, que vc só vai usar em último caso. Vale a pena tentar.
lucciano amaral
13/01/2012, 09:10
No meu caso foi dado banho quimico em uma retifica de motores, o mesmo banho quimico que se usa nos blocos dos motores