Conectar

Ver Versão Completa : limpeza de cambio - engrenagens com ferrugem

lucciano amaral
15/11/2011, 14:07
Amigos comprei uma c1416 para tirar peças. O cambio vou suar num cj5 com motor 6cc do opala. Ocorre que quando tirei o cambio ontem nele nao tinha oleo sometne agua, pois a c14 estava no tempo.

As engrenages estao perfeitas mas com crostas de ferrugem. Pergunto como e com produto devo limpar essas engrenages para retirar toda a crosta de ferrugem?

Os rolamentos e retentores eu vou trocar.

Pensei em usar o ferrox ( convertedor de ferrugem ) mas nao sei pode ser usado em engrenagens?

peço ajuda dos amigos.

4X4GARAGE
15/11/2011, 14:27
escova de aço no esmeril e pau!!!mas nao vai prestar pq a cementação da engrenagem ficou comprometida!!!dependendo do estado nao dura 80 mil km
[]s

80 mil num jeep hahahahahahahahahahahahaha

lucciano amaral
15/11/2011, 14:29
4x4garage, se durar 50 mil no jeep meus netos ainda estarao usando, hhehehhee

Vc acha que o ferrox pode ser usado? ou banho quimico das retificas de motores, que usam na limpeza dos blocos?

valeuwww

gustavo seixas
15/11/2011, 21:30
recuperar nunca mais....
o negócio é escova de aço, montar e trilha no bicho!!!!!!!!!

LuizDP
15/11/2011, 21:47
recuperar nunca mais....
o negócio é escova de aço, montar e trilha no bicho!!!!!!!!!

x2!

É isso aí, agora que já foi, ate molho no limão vale (ops).

Troca tudo que é rolamento e retentor e seja feliz!:euforico:

lucciano amaral
16/11/2011, 08:50
Gustavo e luiz valeuwwwwwwwwww

vavarusso
16/11/2011, 14:24
Amigo tem meter a mao mesmo com jeitinho e vc chega no ponto X.

lucciano amaral
16/11/2011, 18:16
Ainda estou pensando em limpar as peças com escova de aço conforme os amigos orientaram e depis dar um banho de ferrox. NAo achei dizendo que nao é aconselhavel o ferox nas engrenagens.

4X4GARAGE
16/11/2011, 21:44
vc só vai perder tempo com ferrox,só escova e pronto!!!oq vc pode fazer é colocar um oleo e andar uns 500km e depois por outro e nao se preocupe!!!!
[]s

4X4GARAGE
16/11/2011, 21:49
da uma olhada aki http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/98134-jato-de-areia-com-bicarbonato-de-sodio-home-made.html
tenho certeza que vc vai fazer hahahahha

Dodger
17/11/2011, 01:01
Neste tipo de peça eu usaria eletrólise.

Mais simples impossivel, só remove a ferrugem , mais nada!

só procurar ai pela net que tem um monte de dica de como fazer em casa. A peça sai no metal branquinho.

vc vai precisar de uma fonte ou carregador de bateria, ou mesmo uma bateria, balde de água, soda caustica e um pedaço de aço inox.

limpei umas pontas de eixo que estavam jogadas num canto a 30 anos, ficou como novas.

lucciano amaral
17/11/2011, 08:35
4x4 garage e doger obrigado pelas dicas, vou ver o que eu faço, grato ah depois posto os resultados

edwint
12/01/2012, 12:43
Certa vez um engenheiro mecanico da Companhia Vale do Rio Doce em Ouro Preto, me falou para usar acido cloridrico, mais conhecido como acido muriatico...

anderson_wzorek
12/01/2012, 19:13
Olhe qual o estado da ferrugem,
Se for algo superficial limpa com escova de aço e bota pra rodar novamente
Se estiver com uma corrosão um pouco mais profunda cuidado,pq ai sim a cementação pode estar comprometida,deixando o dente sem dureza superficial.
Acho pouco provável, o dente ficar sem cementação devido a corrosão,pois esse tratamento chega a conferir até 2,5mm de dureza a superficie.
Limpa bem,faz uma inspeção e tente identificar a profundidade avariada sem a ferrugem,se não chegar a uns 2mm coloca pra rodar sem medo.

Quanto ao ferrox,não funciona,pois a superficie de uma engregagem é lisa e não tem rugosidade suficiente para um simples tratamento quimico.

SAPO-BOMBA
13/01/2012, 03:03
Se não tiver nenhuma parte de alumínio, se for somente aço/ferro... deixa em banho-maria de 24h em ácido muriático.

Vai fazer um trabalho menos agressivo do que a escova do esmeril, que vc só vai usar em último caso. Vale a pena tentar.

lucciano amaral
13/01/2012, 09:10
No meu caso foi dado banho quimico em uma retifica de motores, o mesmo banho quimico que se usa nos blocos dos motores