Ver Versão Completa : Conversão de gasolina para álcool/gasolina
José Roberto
23/06/2005, 11:06
Saudações a todos!
Para poder utilizar os dois combustíveis me ofereceram um dispositivo eletrônico do tipo plug and play. Sei dos cuidados com as tubulações, tanques (tenho 2), carburador, devido a corrosão provocada pelo álcool mas para fazer a conversão basta este dispositivo? E o motor? Precisa mexer?
Ronaldo B.
23/06/2005, 11:39
José Roberto,
Não sei qual dispositivo você está se referindo, mas o único que eu conheço que "transforma" o carro em bi-combustível ou "Flex", só serve em motores com Injeção Eletrônica, não funciona com motores carburados. Você tem mais informações sobre esse dispositivo ???
[]´s
José Roberto
23/06/2005, 12:03
Não tenho outras informações mas que vc está certo. De qualquer forma, se existir algo que torne um motor carburado em biflex seria óltimo. Vou tentar entrar em contato com a pessoa que ofereceu.
Valeu!!
Ronaldo B.
23/06/2005, 13:05
José Roberto,
Se você conseguir mais informções coloca aqui prá darmos uma olhada, quem sabe pode ser algum dispositivo novo e que funcione.
Mas já posso te dizer que mudar de álcool para gasolina em motor carburado envolve mexer no ponto de ignição, com tempo ocorrem problemas no carburador devido a corrosão, as taxas de compressão são diferentes, entre outros problemas. No motor com IE, o maior problema costuma ser com a bomba de combustível que normalmente é o primeiro componente que queima.
[]´s
Meus caros amigos
No meu Jeep ano 78 motor FORD 4 cil que era a gasolina, eu troquei o carburador coloquei um carburador do opala 4cil a alcool, não precisei fazer nenhuma adaptação para colocar o carburador a unica coisa que eu mudei foi o acelerador que era de varão eu coloquei ele a cabo, a tubagem do meu jeep ja era aquecida, a agua do radiador ja passa por ela, coloquei um injetor de gasolina para dias frios e coloquei o cabo do afogador pra funcionar e boa ja faz mais de ano ja viajei bastante e até hoje não tive problemas, o resultado, ele a gasolina fazia 5 ou 6 km/l, a alcool faz uma média de 4km/l, aqui o alcool custa R$ 0,99 é tudo de bom.
Bicombustível para carburados?
Em Jacareí/SP tem o Sr.Juca q adapta blower em qquer motor, inclusive fazendo um sistema de booster que qdo está com mais pressao trabalha com álcool, qdo está com menos trabalha com gasolina, para mudar basta acionar um botão.
Este foi o único sistema bicombustível que vi para veícuos carburados, e na época os preços eram metade dos preços q as preparadoras pediam p/ turbo ou blower, em torno de L$ 1.500.
O meca inventou este sistema pq ele usa um Fiat 147 pickup como carro da oficina q roda muito, mas é alérgico ao álcool, com o sistema o carrinho virou totalflex. hehe
Seu Juca/em Jacarei/SP:
(12) 3952.6454
valeu
Ronaldo B.
24/06/2005, 09:47
MIKIM,
Se você trocou o carburador do OHC e não precisou fazer nenhuma adaptação então você está usando um carburador corpo simples H40-DEIS, que é original do Jeep e da F-100 a álcool, porque na linha Opala o H40-DEIS só saiu a gasolina, carburador a àlcool no Opala que eu saiba, só corpo duplo H34-SEIE, 3E e DF446, mas posso estar enganado, e para colocar qualquer um desses no OHC ou tem que trocar o coletor ou fazer uma flange porque a fixação é diferente da original.
Quanto ao consumo, meu cunhado tem um jeep com motor OHC original a álcool e carburador H40 DEIS e o consumo médio é de 5,5 km/l na cidade, isso com pneus 33" e relação 9x44 e câmbio 4 marchas, meu jeep com motor GM151 a álcool, carburador H34 SEIE, pneus 33", relação 9x44 e câmbio 4 marchas faz entre 4,5 e 5 km/l em média na cidade.
[]´s
extraterreno
30/06/2005, 12:55
O meu está com motor de opala 4cc e faz 6km/l na gasolina e na cidade. O que posso fazer para não gastar tanto? Passar para alcool? Como seria isso? O que preciso trocar?
Carlos_bass
07/07/2005, 13:54
O meu motor OHC era a gasolina, fiz a retifica passando para alcool, trocando os pistões (Coloquei os origimais a alcool 0,51), rebaixando o cabeçote. (1,5 mm)
Alem disso troquei a valvula termastatica por uma de 97 graus.
Trava esquecendo da ignição eletronica que eu mesmo montei usando um distribuidor de gol motor AP.
Eu fiz a adaptação do 3E no coletor do motor a gosolina.(no coletor orginal do a alccol não sei se da certo)
Retirei a base original coloquei uma chapa para adaptação da base do 3E, passei aquela entrada do suspito do motor que tem no coletor para cima, (no filtro de ar), assim não ha entrada de ar em falso na base do carbura.
Tinha colocado o segundo estagio com acinamento por mola mas a hora que afundava o pé dava uma engasgada para depois arramcar, e bebia pra caralho, ai troque por acinamento a vacuo, ai ficou perfeito. Mas foram meses e meses de testes.
É necessário achar a calibragem certa dos gicles.
No meu caso
Difusor 1° - 14 e 2° - 15
Gicle Principal 1° - 180 e 2° - 200
tubo injetor - 60
Ronaldo B.
07/07/2005, 14:00
Carlos,
Tava lendo a tua mensagem e imaginando o trabalho que você deve ter tido prá adaptar e fazer funcionar bem esse 3E no OHC.... deve ter ficado bem legal, se puder manda umas fotos da adaptação.
[]´s
Carlos_bass
07/07/2005, 16:09
Ronaldo B.,
O se deu foram meses de testes, faz pouco tempo que consegui acertar.
Quando fui andar queimou a embreagem, Estou colocando uma de porcelana e aproveitei para arrumar o cambio e colocar a tração não tinha.
Logo vou tirar umas fotos. E aproveito para tirar da adaptação do carbura 3E.
Mandruva
08/07/2005, 13:31
Oi deixa eu ver se posso ajudar um pouco tambem, possuo um Jeep 62 com BF161, e nao estava contente com o carburador, pous não tinha força engasgava, e coisas do genero, então resolvi fazer umas trapaiada no jeep ariscando no escuro, e coloquei um carburador 2E dos GTS, ou dos Santanas, a alcool e aproveitei para dar uma rebaixada de 1m/m, no cabeçote, hoje graças a Deus, o jeep é outro é coisa de outro mundo ele ficou o bixo com muita força e troque, ficou muito bom, a unica coisa que tive de fazer foi fazer um adaptador para o carburador, e colocar o filtro, olha não imaginava que ele ficaria tao bom, olha que carburador é o tal do 2E, ja muito bem conceituado entre os carros de competição por ser muito rustico e eficaz, recomendo para qualquer um e o melhor de tudo o jeep ficou até mais economico, fazendo no alcool 5 kml cidade e e 6,5 km na estrada
Gomes Neto
08/07/2005, 14:43
Falaaaa, Galera!!!
Desculpem-me a intromissão na conversa, mas qual a vantagem em se ter "combustível flexível" em um Jipe?
Já não vejo muita vantagem em carros de passeio, que com toda a tecnologia embarcada, rodam com a mesma compressão em álcool e gasolina o que faz com que o carro no álcool já num seja aquelas coisas :parede: .
Outra desvantagem é que essa porcaria de gasolina com rafinado destrói qualquer motor, já no álcool a maior adulteração possível é água.
E nem adianta vir com essa conversa de que motor a álcool dura menos porque é lorota. :discordo:
Por fim o álcool está quase à metade do preço da gasolina e mesmo que estivesse no mesmo preço, eu ainda preferiria rodar no álcool. :concordo:
bacana00
13/07/2005, 19:15
Pessoal, se alguém quiser uma Tubagem para carburador duplo de OHC eu tenho uma em casa. Dá pra colocar o Carburador do Santana duplo ou do Opala duplo sem ter que fazer flange nela...
bacana00
13/07/2005, 19:17
Gomes, Se você jiaja bastante vale a pena pois certa vez cehegui em Londina e a Gasolina estava a 2,10 e o àlcool a 1,59...
Gomes Neto
13/07/2005, 19:52
Gomes, Se você jiaja bastante vale a pena pois certa vez cehegui em Londina e a Gasolina estava a 2,10 e o àlcool a 1,59...
Fala bacana00, não vejo conflito nenhum, álcool a R$ 1,59.
O que eu não entendo de jeito nenhum é alguém morar em um pais que tem várias opções de combustíveis e optar pela mais cara e ainda de qualidade duvidosa (no caso, a gazolina).
Puro preconceito.
:evil: :discordo:
bacana00
13/07/2005, 20:03
Gomes, é muito fácil, se o álcoo está com menos de 1 real de diferença da gasolina, o que no caso estava a 50 centavos, a economia de colocar álcool é nehuma, uma vez que o consumo é maior... Só uso gasolna no meu bicombustível quando preciso de mais autonomia que o normal...
Gomes Neto
13/07/2005, 20:57
No caso dos "bi-combustiveis" a diferença entre consumos é ainda maior do que em motores antigos (convertidos) porque a compressão no caso do álcool é menor do que a ideal, o carro tem menor potencia do que poderia ter e portanto vc tem que pisar mais.
Em motores convertidos a diferença não é tão grande e se uma vez ou outra tiver que pagar mais, paciência.
Na minha opinião quem tem jipe é quer economizar coloca G.N.V..
Para quem não tem motor flexível a melhor opção é andar no álcool, mais potente e mais barato.
Digo novamente: com a gasolina que temos é suicídio colocá-la no tanque! Nesse caso prefiro por álcool mesmo que fosse mais caro que a gasolina.
O meu motor OHC era a gasolina, fiz a retifica passando para alcool, trocando os pistões (Coloquei os origimais a alcool 0,51), rebaixando o cabeçote. (1,5 mm)
Alem disso troquei a valvula termastatica por uma de 97 graus.
Trava esquecendo da ignição eletronica que eu mesmo montei usando um distribuidor de gol motor AP.
Eu fiz a adaptação do 3E no coletor do motor a gosolina.(no coletor orginal do a alccol não sei se da certo)
Retirei a base original coloquei uma chapa para adaptação da base do 3E, passei aquela entrada do suspito do motor que tem no coletor para cima, (no filtro de ar), assim não ha entrada de ar em falso na base do carbura. :parede:
Tinha colocado o segundo estagio com acinamento por mola mas a hora que afundava o pé dava uma engasgada para depois arramcar, e bebia pra caralho, ai troque por acinamento a vacuo, ai ficou perfeito. Mas foram meses e meses de testes.
É necessário achar a calibragem certa dos gicles.
No meu caso
Difusor 1° - 14 e 2° - 15
Gicle Principal 1° - 180 e 2° - 200
tubo injetor - 60
PARA QUEM QUER PASSAR UM MOTOR OHC 2.3L A GASOLINA PARA O ALCOOL...
´NO CASO EU TENHO OS PISTÕES Á ALCOOL ( PISTÕES CABEÇUDOS )PARA COLOCAR ,A PERGUNTA É PARA QUEM VAI COLOCAR OS PISTÓES A ALCOOL ,PRECISA REBAIXAR O CABEÇOTE ? EM QUANTO? SIM OU Não?POIS Á ALGUNS COMENTARIOS DIFERENTES?
E QUEM~QUER PASSAR O MOTOR ORIGINAL Á GASOLINA SEM COLOCAR OS PISTÕES Á ALCOOL,QUAL SERIA A MEDIDA DO REBAIXAMENTO DO CABEÇOTE...?
bacana00
04/08/2005, 19:10
Passei o meu OHC pra alcool da maneira mais simples que existe, troquei o carburador, ficou bom e não encheu o saco, mas meu cabeçote era rebaixado e a tubagem aquecida...
Gomes Neto
06/08/2005, 01:07
PARA QUEM QUER PASSAR UM MOTOR OHC 2.3L A GASOLINA PARA O ALCOOL...
´NO CASO EU TENHO OS PISTÕES Á ALCOOL ( PISTÕES CABEÇUDOS )PARA COLOCAR ,A PERGUNTA É PARA QUEM VAI COLOCAR OS PISTÓES A ALCOOL ,PRECISA REBAIXAR O CABEÇOTE ? EM QUANTO? SIM OU Não?POIS Á ALGUNS COMENTARIOS DIFERENTES?
E QUEM~QUER PASSAR O MOTOR ORIGINAL Á GASOLINA SEM COLOCAR OS PISTÕES Á ALCOOL,QUAL SERIA A MEDIDA DO REBAIXAMENTO DO CABEÇOTE...?
Como diria Jack o estripador "Vamos por partes"...
Os pistões cabeçudos servem justamente para diminuir o volume na câmara de combustão e conseqüentemente aumentar a compressão.
Os motores a álcool trabalham geralmente com taxa de 12:1 e para que os motores antigos (a Gasolina) trabalhassem com essa taxa, sem que houvesse a necessidade de rebaixamento ou utilização de outro cabeçote propício ao álcool, usava-se o recurso do pistão cabeçudo.
Não acredito que esse motor tenha cabeçote especifico para rodar no álcool portanto, duas soluções restam: Pistão cabeçudo ou cabeçote rebaixado.
Se rebaixar o cabeçote não deve usar pistões com sobre-medida sob o risco deles se chocarem com as válvulas.
Um cabeçote usado pode ser comparado com outro novo para se saber se houve algum rebaixamento porém, tenha a certeza que se trata realmente de um cabeçote "ZERO".
Outro detalhe importante é saber se não houve rebaixamento do bloco, um artifício pouco usado porém possível.
Por fim, o procedimento mais acertado é calcular a taxa de compressão diretamente no motor verificando os volumes e aplicando-se a formula correta.
A receita para esse tipo de calculo você pode encontrar aqui:
http://www.envenenado.com.br/preparacao/(na caixa onde se lê "Matérias da seção" coloque em "Taxa de compressão")
Não é tão simples mas é mais garantido. :wink:
Gomes Neto
06/08/2005, 01:13
Passei o meu OHC pra alcool da maneira mais simples que existe, troquei o carburador, ficou bom e não encheu o saco, mas meu cabeçote era rebaixado e a tubagem aquecida...
Desculpe-me a pergunta inquisitória mas, como vc conseguia andar com gasolina e cabeçote rebaixado??
Era pouco rebaixado ou vc andava com mistura?? :pensativo:
E AI GENTE ... MEU CABEÇOTE AINDA NÃO ESTA REBAIXADO,ME REFIRO TEORICAMENTE, POIS PRETENDO FAZER RODAR Á ALCOOL EM BREVE ..... LEGAL :) _________ SOBRE OUTRO ASSUNTO TÓ QUEBRANDO A CABEÇA AQUI :parede: TENHO UMA TUBAGEM DE ADMIÇAO DO MOTOR Á ALCOOL ,VERIFIQUEI QUE ESSA TUBAGEM TEM OS DUTOS MENOS GROSSOS DO QUE O DO MEU CABEÇOTE, NO CASO O MEU CABEÇOTE AINDA ESTÁ COM O DÁ GASOLINA QUE NO CASO SÃO DÁ MESMA GROSSURA, O NEGOCIO É O SEGUINTE...SABERIA ME INFORMAR SE PODE -SE COLOCAR ESSA TUBAGEM DO MOTOR Á ALCOOL NO CABEÇOTE QUE VEM DO OHC A GASOLINA...POIS FICA UMA DIFERENÇA DE VOLUME ENTRE O TAMANHO DO DULTO DA TUBAGEM E O DO CABEÇOTE.....! NO CABEÇOTE DO MOTOR Á ALCOOL AS ENTRADAS DÁ ADIMISSÃO SÃO PROPORCIONAIS A TUBAGEM ORIGINAIS Á ALCOOL, SENDO ASSIM ESSA TUBAGEM SÓ PODERIA SER ULTILIZADA NO CABEÇOTE ORIGINAL Á ALCOOL , EU ESSA DIFERENÇA DE GROSSURAS DE DUTOS NÃO FAZ DIFERENÇA PODE -SE COLOCAR ESSA TUBAGEM NO CABEÇOTE A GASOLINA...? :parede: :| :|
eu tenho vontade de passa meu jeep pra alcool
mas tenho um receio, sempre me dizem que é dificil o carro pega tando frio, e esse é meu unico receio... escapamento q se f...
por favor, quem responde, se possivel me mande a resposta por mp
valeu!
abraço
REPOLHÃO 4 por 2
10/08/2005, 00:03
Muito cuidado com a transformação para ALCOOL!! vc mora em Pelotas no extremo sul do pais
onde no inverno fazem temperaturas proximas a zero. E certamente enfrentara problemas não tanto
para fazer o motor pegar, porque vc irá utilizar o afogador e terá que adaptar um sistema de partida
a frio que injeta gasolina no momento da partida.
O problema é que após o motor funcionar vc terá que aquece-lo por 5 a 15 minutos, senão o motor fica "pipocando' e morrendo... Para amenizar vc deverá instalar um sistema TERMAC que admite ar quente do calor do coletor de escapamento...
Gomes Neto
10/08/2005, 17:15
A transformação de álcool para gasolina realmente é um pouco mais problemática em motores BF 161 e a pesar de certos cuidados como tubagem aquecida e injetor de gasolina, em locais frios vai dar trampo pra pegar na 1ª partida do dia.
SABERIA ME INFORMAR SE PODE -SE COLOCAR ESSA TUBAGEM DO MOTOR Á ALCOOL NO CABEÇOTE QUE VEM DO OHC A GASOLINA...POIS FICA UMA DIFERENÇA DE VOLUME ENTRE O TAMANHO DO DULTO DA TUBAGEM E O DO CABEÇOTE.....!
Cuidado, alterar volumes é perigoso em qualquer situação, mesmo que não se altere o combustível. Diminuir o diâmetro na tubagem de admissão só é recomendado em tubagens de maior comprimento, com o intuito de aumentar a velocidade dessa admissão em compensação a maior distancia a ser percorrida pela mistura.
Coloca um coletor do álcool que também já tem também aquecimento.