Ver Versão Completa : Troller + água = trocar óleo do diferencial?
felipedutra
15/11/2011, 07:32
Bom Dia!
Meu irmão tem um Troller 2006 3.0, e participamos da ultima Copa Troller no Cumbuco (CE), e tinha um trecho onde tinha água ate o nível dos faróis.
Um mecânico, também piloto da Copa, disse que quando passa por água, tem sempre que verificar se entrou água nos diferenciais, e como ele é mecânico, "sempre" encontra água e faz a troca dos dois óleos.
Até onde sabia, o sistema é fechado, não entra nada e não sai nada, mas a informação do mecânico procede?
Eu já realizei a troca dos óleos, R$ 188, sendo 100 de mão de obra.
Alguém poderia justificar isso?
Obrigado.
homerohermida
15/11/2011, 10:35
Acho que, infelizmente, você está enganado, pois o sistema é aberto com respiros elevados por mangueiras (eixo traseiro e tampa do diferencial dianteiro) e a vedação nos eixos é feita por retentores (roda traseira, flange do eixo cardã e semi-eixos dianteiros) que também podem deixar a água entrar! Pode até não entrar, mas a experiência de quase todos daqui, é que, geralmente, entra. Lembre-se que a água também pode entrar na caixa de marchas e transferência!
abs
felipedutra
15/11/2011, 10:44
"infelizmente" estou enganado, mas felizmente existe usuários do forum para me explicar.
Obrigado!
perto da bateria chega todas as mangueiras de todos os respiros do carro, vc pode dar uma olhada na rota delas, o troller é alto, vc consegue ver debaixo do carro seguindo no oolho mesmo
sao conectadas em cima do diferencial etc e vai pra o ponto alto perto da bateria
felipedutra
15/11/2011, 19:58
Qual altura máxima que posso cobrir o carro sem este problema de entrar água? Altura da bateria? Fiz uma trilha bem leve hoje na praia, mas passei longe de água, com receio que precisasse trocar este óleo de novo.
Valeu!
Nelmont França
16/11/2011, 14:27
Bom Dia!
Meu irmão tem um Troller 2006 3.0, e participamos da ultima Copa Troller no Cumbuco (CE), e tinha um trecho onde tinha água ate o nível dos faróis.
Um mecânico, também piloto da Copa, disse que quando passa por água, tem sempre que verificar se entrou água nos diferenciais, e como ele é mecânico, "sempre" encontra água e faz a troca dos dois óleos.
Até onde sabia, o sistema é fechado, não entra nada e não sai nada, mas a informação do mecânico procede?
Eu já realizei a troca dos óleos, R$ 188, sendo 100 de mão de obra.
Alguém poderia justificar isso?
Obrigado.
Mão de obra salgada hem!!!
fernandotf
16/11/2011, 15:02
Qual altura máxima que posso cobrir o carro sem este problema de entrar água? Altura da bateria? Fiz uma trilha bem leve hoje na praia, mas passei longe de água, com receio que precisasse trocar este óleo de novo.
Valeu!
Felipe, a água entra no diferencial pelos retentores das rodas, e não pelo respiro. Caso vc ande muito em água, vc pode usar retentores duplos ou mais espesso... caso interesse, dê uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/12061-retentor-do-semi-eixo-dianteiro.html
felipedutra
16/11/2011, 17:30
Na verdade, nao sei quais sao os retentores usados nas rodas deste troller, no caso utiliza nos 2 eixos?
Mas a pergunta era, se toda vez q passar por agua teria que trocar o oleo do diferencial, ou se tinha alguma outra relacao...
O mesmo vale para areia? ou nao tem problema com areia?
Na verdade, nao sei quais sao os retentores usados nas rodas deste troller, no caso utiliza nos 2 eixos?
Mas a pergunta era, se toda vez q passar por agua teria que trocar o oleo do diferencial, ou se tinha alguma outra relacao...
Felipe,
Sempre que passar em trechos alagados, o ideal é fazer uma vistoria no óleo do diferencial (e não trocar imediatamente).
Para isso é que existe a tampa de inspeção (aquela borracha na frente da bola do diferencial). Basta estar com o Troller em um lugar plano, retirar a tampa de inspeção (provavelmente já irá escorrer um pouco de óleo se estiver no nível máximo) e verificar se tem alguma contaminação. Se o óleo estiver esbranquiçado é sinal que entrou água. Se estiver amarelinho está ok.
Já areia não entra no sistema se estive normal. A água entra pela diferença de pressão interna/externa e normalmente entre pelos retentores como já foi dito.
fernandotf
16/11/2011, 18:35
Felipe, se vc substituir os retentores originais por duplos ou mais espessos, devera impedir - ou pelo menos minimizar - a entrada de água nos diferenciais! Em geral este serviço é bem barato.