PDA

Ver Versão Completa : Projeto de Gaiola com direção nas 4 rodas

Bizuu
14/11/2011, 21:25
Então, to juntando as peças pra montar minha gaiola, Já tenho motor, caixa e torres do tipo MC Pherson do monza 2.0 pra colocar na traseira. Na dianteira tenho suspensão c/ agredado do gol quadrado com torres do tipo MC Pherson tbm. Agora só falta comprar os tubos e fazer o chassis.

Eu estava pensando, como as 4 rodas vao ter a sua torre individual, tive a ideia de vazer as 4 rodas virarem a direção com o movimento do volante. na frente usa normal a caixa de direção (tenho a do monza) e dai uma barra para fazer o movimento lá das rodas da frente para as rodas de trás, essa barra poderia passar pelo tunel. Até ai tudo bem.

Tenho apenas duvidas na Dirigibilidade, sera q não vai rabear/escapar a traseira nas curvas em alta velocidade?

achei pouco material sobre esse sistema, descobri que a honda fabricou o prelude, que é um sedan de porte medio com esse sistema, e achei um video de um 4x4 com esse sistema tbm, 2010 (http://www.youtube.com/watch?v=uPuBXNyVs5g) mas reparem que a direção das rodas traseiras são independentes pois, em um momento elas virao no sentido oposto das rodas dinteiras (fazendo uma curva bem fechada) e em outro momento elas viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras (andando com o veiculo "de lado") se eu fosse fzer na minha gaiola optaria por fazer virar as rodas da frente em direçao oposta das de trás ( fazendo uma curva bem fechada,)

um grande abraço

Flávio Cadore
14/11/2011, 21:50
Eu estou montando esse esquema do Prelude para colocar na minha gaiola... Este é um vídeo das engrenagens responsáveis pelo movimento das rodas....

Mecanismo de direção nas 4 rodas 4ws - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XBc8sfI0bSU)

FUKETEIRO
14/11/2011, 22:44
Então, to juntando as peças pra montar minha gaiola, Já tenho motor, caixa e torres do tipo MC Pherson do monza 2.0 pra colocar na traseira. Na dianteira tenho suspensão c/ agredado do gol quadrado com torres do tipo MC Pherson tbm. Agora só falta comprar os tubos e fazer o chassis.

Eu estava pensando, como as 4 rodas vao ter a sua torre individual, tive a ideia de vazer as 4 rodas virarem a direção com o movimento do volante. na frente usa normal a caixa de direção (tenho a do monza) e dai uma barra para fazer o movimento lá das rodas da frente para as rodas de trás, essa barra poderia passar pelo tunel. Até ai tudo bem.

Tenho apenas duvidas na Dirigibilidade, sera q não vai rabear/escapar a traseira nas curvas em alta velocidade?

achei pouco material sobre esse sistema, descobri que a honda fabricou o prelude, que é um sedan de porte medio com esse sistema, e achei um video de um 4x4 com esse sistema tbm, 2010 (http://www.youtube.com/watch?v=uPuBXNyVs5g) mas reparem que a direção das rodas traseiras são independentes pois, em um momento elas virao no sentido oposto das rodas dinteiras (fazendo uma curva bem fechada) e em outro momento elas viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras (andando com o veiculo "de lado") se eu fosse fzer na minha gaiola optaria por fazer virar as rodas da frente em direçao oposta das de trás ( fazendo uma curva bem fechada,)

um grande abraço
Olá, seria tipo algo assim?
Tim Cameron does Cream Puff in REVERSE!! Bangin, - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=kgoxUwRzGO0&NR=1&feature=fvwp)

Flávio Cadore
14/11/2011, 23:45
Este sistema usado pelo Cameron parece ser manual...a Honda usa um sistema integrado ao eixo traseiro. O sistema mecânico que eu vou usar é este do Prelude 91, os mais novos usam o sistema eletrônico e eles mudaram, agora ele vira só para um lado.

91 prelude 4 wheel steering shot - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Mcq98QO7424&feature=related)

Bizuu
15/11/2011, 12:52
Mas e ai, alguem pode me dizer como esse sistema se comportaria nas curvas com velocidade?

Flávio Cadore
15/11/2011, 17:35
Ele aumenta a estabilidade em altas velocidades, aumenta a aderência em pisos escorregadios e com a vantagem de diminuir o raio da curva em baixa velocidade.

Bizuu
15/11/2011, 21:59
Otimos pontos positivos, só acho q a direção/volante vai ficar mais pesado, pois sera 2 rodas á mais para mover, o bom seria usar uma direção hidraulica
vou fazer um rascunho de como seria o sistema dae coloco ae...
abraço

Bizuu
15/11/2011, 23:32
320649
Então fiz o projeto de como seria esse sistema
Pode parecer bastante complexo mas entendendo ele é bem simples...

samuzeiro
15/11/2011, 23:43
ai velho blz... so um pitako... axo q se for usar um esquema desse essa barra grande vai ter que trabalhar longitudinalmente e nao lateralmente, ainda mais se ela for ficar por dentro do tunel, pois axo q ela tem que se deslocar consideravelmente para efetuar o movomento necessario... BOA SORTE NA EMPREITADA... abrass

Lucas Fusca
16/11/2011, 18:28
Dae cara, td certo?! como opinião é de graça, ai vai a minha... eu utilizaria o sistema hidráulico também, axo que seria mais simples
para a instalação e para o seu funcionamento, sem barras e articulações...

abraço e boa sorte em seu projeto!!

miguéh
23/11/2011, 23:34
cara uma vez fui no bananalama nao sei se conhece i tinha la o big foot da pro tork a dianteira ele vira no volante normal e a traseira vira com uns botaozinhos separados da direçao pq quando vira tudo junto eh muito rapido a curva que ele faz talves em uma velocidade maior nao seja bom pensa o cara na paulera dai vira a trseira vai la no cafundo um fazer um sistema que tipo vire so um pokinho mas dai nao vai ter muita mudança

Flávio Cadore
24/11/2011, 19:16
Nos Honda a traseira vira apenas 5,3 graus, a GM fez uma caminhonete que virava no máximo 12 graus.
O negócio é usar uma redução para virar menos a traseira. Eu já testei no meu Kart cross um outro esquema e digo que direção nas 4 é show de bola.

miguéh
24/11/2011, 19:50
dai sim mas se vira igual os dois eixos eh capoera na certa

fag.online
25/11/2011, 08:51
Ja sei... poe uma caixa de direção na traseira, e um volante pro zéquinha... :chorandoderir:

samuzeiro
25/11/2011, 09:56
Ja sei... poe uma caixa de direção na traseira, e um volante pro zéquinha... :chorandoderir:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é a solção mais simples e o zequinha não vai fica te enchendo pra dirigir...:chorandoderir::chorandoderir::chorandod erir:

Bizuu
29/11/2011, 20:37
sudhahahhahahah
Dae coloca ele pra sentar de costas ;D

Rodrigo PR
22/01/2012, 16:22
Deem uma olhada nesse link:
AGR Performance 384251K07 - AGR Performance ROCKRAM Steering Systems - Overview - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/AGR-384251K07/?rtype=10)
o sistema nao e barato, mais pra quem usa suspensao MC Pherson nas 4 rodas fica muito facil de instala.