PDA

Ver Versão Completa : Qual veículo: TR4 ou Duster para américa do sul



guilhermej
13/11/2011, 22:24
Caros (as),
Apesar de leitor bastante assíduo aqui no forum essa é a minha primeira postagem.
O fato é o seguinte: adoro fazer expedições e sinto que a minha viatura atual (um carro de passeio absolutamente normal), apesar de me levar para quase todos os lugares, me faz perder a cereja do bolo.
De qualquer forma, estou convencido a comprar um veículo 4x4. A minha primeira opção seria um veículo diesel, mas os preçs aqui de sp, tais como seguro, lavagens e estacionamentos inviabilizaram essa possibilidade.
Queria um veículo novo ou, no máximo, com dois anos de uso. De cara descartei o ecosporte, que acho muito frágil e limitado em alguns aspectos que considero importante.
Me sobraram, em princípio, duas opções: um TR4 ou um Duster.
Acredito que o TR4 seja um carro mecanicamente muito superior ao Duster, e se fosse ficar no Brasil seria a opção certa.
Entretanto meu objetivo será viajar pela américa do sul (chile argentina e adjacências), e acho importante circular nesses países com veículos que são comercializados por lá também, tendo em vista a facilidade na manutenção. Pelo que andei lendo, o Duster utiliza componentes Renault já consagrados e tem previsão de lançamento tanto na Argentina quanto no Chile.
Já o TR4 aparetemente não é vendido nesses lugares, e não sei se a MMC do Brasil compartilha muitos modelos de veículos com a MMC desses países (que me deixou com muita inveja por sinal).
Dessa forma indago: qual desses veículos seria melhor para esse tipo de empreitada?
Ah! aceito outras sugestões, mas queria ficar abaixo de 80k.
Abs
Guilherme

jeisonk
14/11/2011, 08:41
Bom, se é pra opinar, entre os dois ficaria com a TR4, o Duster ainda é muito recente, esperaria algum tempo pra ver como reage, como será a aceitação, primeiros problemas, etc.

Mas antes da TR4, ficaria com uma Tracker 2008-2009 ou então um Gran Vitara 2009-2010 :concordo:

Abs

uvantuil
14/11/2011, 13:35
Bem temos viajantes que já rodaram na America do Sul, Brasil (viagens de rodar o brasil inteiro) com a TR4.
Vire e mexe acho um relato de pessoas que fizeram expedições com a TR4.
Inclusive pessoas daqui do fórum. Acredito que em breve você estará recebendo mais informações - mas meu voto seria mesmoa a TR4.
Claro que com os protetores todos, e planejando bem para nao ficar com problemas de gasolina no caminho... acredito que seja uma excelente opção. Já é um carro que tem muitos kits para preparar ela com guincho, pneus mais agressivos, rack de teto e etc.

marlucio neiva
14/11/2011, 13:42
Caros (as),
Apesar de leitor bastante assíduo aqui no forum essa é a minha primeira postagem.
O fato é o seguinte: adoro fazer expedições e sinto que a minha viatura atual (um carro de passeio absolutamente normal), apesar de me levar para quase todos os lugares, me faz perder a cereja do bolo.
De qualquer forma, estou convencido a comprar um veículo 4x4. A minha primeira opção seria um veículo diesel, mas os preçs aqui de sp, tais como seguro, lavagens e estacionamentos inviabilizaram essa possibilidade.
Queria um veículo novo ou, no máximo, com dois anos de uso. De cara descartei o ecosporte, que acho muito frágil e limitado em alguns aspectos que considero importante.
Me sobraram, em princípio, duas opções: um TR4 ou um Duster.
Acredito que o TR4 seja um carro mecanicamente muito superior ao Duster, e se fosse ficar no Brasil seria a opção certa.
Entretanto meu objetivo será viajar pela américa do sul (chile argentina e adjacências), e acho importante circular nesses países com veículos que são comercializados por lá também, tendo em vista a facilidade na manutenção. Pelo que andei lendo, o Duster utiliza componentes Renault já consagrados e tem previsão de lançamento tanto na Argentina quanto no Chile.
Já o TR4 aparetemente não é vendido nesses lugares, e não sei se a MMC do Brasil compartilha muitos modelos de veículos com a MMC desses países (que me deixou com muita inveja por sinal).
Dessa forma indago: qual desses veículos seria melhor para esse tipo de empreitada?
Ah! aceito outras sugestões, mas queria ficar abaixo de 80k.
Abs
Guilherme


Prezado Guilherme,

Não pensaria duas vezes, iria de TR4. Mas, como já lhe disseram, prepare-se para o consumo de gasolina. O bixim bebe. abraço e boa sorte.

JJVET
15/11/2011, 07:24
Caros (as),
Apesar de leitor bastante assíduo aqui no forum essa é a minha primeira postagem.
O fato é o seguinte: adoro fazer expedições e sinto que a minha viatura atual (um carro de passeio absolutamente normal), apesar de me levar para quase todos os lugares, me faz perder a cereja do bolo.
De qualquer forma, estou convencido a comprar um veículo 4x4. A minha primeira opção seria um veículo diesel, mas os preçs aqui de sp, tais como seguro, lavagens e estacionamentos inviabilizaram essa possibilidade.
Queria um veículo novo ou, no máximo, com dois anos de uso. De cara descartei o ecosporte, que acho muito frágil e limitado em alguns aspectos que considero importante.
Me sobraram, em princípio, duas opções: um TR4 ou um Duster.
Acredito que o TR4 seja um carro mecanicamente muito superior ao Duster, e se fosse ficar no Brasil seria a opção certa.
Entretanto meu objetivo será viajar pela américa do sul (chile argentina e adjacências), e acho importante circular nesses países com veículos que são comercializados por lá também, tendo em vista a facilidade na manutenção. Pelo que andei lendo, o Duster utiliza componentes Renault já consagrados e tem previsão de lançamento tanto na Argentina quanto no Chile.
Já o TR4 aparetemente não é vendido nesses lugares, e não sei se a MMC do Brasil compartilha muitos modelos de veículos com a MMC desses países (que me deixou com muita inveja por sinal).
Dessa forma indago: qual desses veículos seria melhor para esse tipo de empreitada?
Ah! aceito outras sugestões, mas queria ficar abaixo de 80k.
Abs
Guilherme

já pensou em uma mahindra? grande, economica e barata...
eu recomendo...

Lauro Michel
19/11/2011, 13:27
já pensou em uma mahindra? grande, economica e barata...
eu recomendo...JJVET, como está o consumo cidade e estrada da tua Mahindra?

tiago.costa
19/11/2011, 20:07
guilherme, para quando será sua viagem???
eu acabo de comprar um carro para mesma finalidade.... rodar a América do sul ano que vem...(7 de set. a 14 de out. 2012)
comprei um troller 09/10. 75k ,com snolkel e chip! guincho nao coloquei, para nao ter problemas na Arg.
Vou passar Peru, Chile , Argentina e Uruguai..
falou abraços!

guilhermej
20/11/2011, 22:34
guilherme, para quando será sua viagem???
eu acabo de comprar um carro para mesma finalidade.... rodar a América do sul ano que vem...(7 de set. a 14 de out. 2012)
comprei um troller 09/10. 75k ,com snolkel e chip! guincho nao coloquei, para nao ter problemas na Arg.
Vou passar Peru, Chile , Argentina e Uruguai..
falou abraços!

Caros, muito obrigado pelas respostas, estou realmente reconsiderando as opções, e confesso que estou ficando bem interessado num GV. Quanto ao Mahindra, pelo fato de ser diesel, o preço do seguro fica um pouco salgado pra mim, já que quero ficar com a viatura por pelo menos 4 anos.
Tiago, estou querendo ir no outono de 2013 (algo entre abril e maio), já que o ano que vem vai ser o mochilão pra américa central.
Está gostnado do Troller? O seguro saiu em um valor decente? Comprar o bugão é um sonho, quem sabe um dia!
abraço!

GMC
21/11/2011, 10:12
Eu colocaria na balança tambem uma SW4 a diesel, em viagem recente para a peninsula valdes , me achamou atenção a quantidade de Ranger's, Amarock's e Hilux que vi. E pelo fato de acreditar que a autonomia é um fator importante acho que o Diesel lhe daria esta autonomia com custo melhor....

Normio
21/11/2011, 19:43
Nesses países da América do Sul vendem o GVIII. O carro é bem robusto, espaçoso e tem 4x4 integral. O TR4 também é outro carro bem robusto, mas o espaço pode ser um fator que pode atrapalhar na sua viagem (dependendo de quantas pessoas e da quantidade de bagagem). O Duster pelo que eu vi, possui um amplo espaço, mas é um veículo recente.
Acredito que em estrada, o GVIII e o Duster são mais econômicos que o TR4.

tiago.costa
21/11/2011, 21:57
Guilherme.. estou gostando muito.. dirigir ele pela cidade ja é uma quase aventura!! rss
o seguro dele paguei 3.092,00 dividido em 4 x
seguro da alfa seguro que tem parceria com a Troller, por isso este valor!
FLW!!!

Neto Bezerra
07/12/2011, 00:12
Entre os citados ficaria 100% com a TR4.
Mas antes disso, faz um teste-drive em um Tracker ou Grand Vitara antes de tomar a decisão.

Renault Duster acabou de chegar ao mercado, não é algo testado por quem realmente usa para que possamos tirar conclusões, comparo ele com Ecosport e ambos querem chegar ao Tucson, testei o Duster versão 2.0 e achei muito fofo o motor.

Abraço, boa sorte.

Meccano
23/02/2012, 15:23
Hummm, se a viagem for por estradas [bem..] ruins não fique na dúvida, vá de TR4 aproveitando sua incomparavel caixa de transferencia com trava central de diferencial , jóia da coroa desconhecida da grande maioria esse recurso te safa de qualquer enrosco!
...bons planos e ótima viagem...

EvandroES
30/04/2013, 16:03
Entre os dois a tr4 sem dúvida. Porém como alguns já citaram tem a GVIII, eu mesmo estava pensando em uma TR4 até fazer um test drive na GVIII, cara o conforto dá um banho na TR4 e o único problema que eu vejo é o consumo mas como a TR4 também é beberrona fica elas por elas, experimente sentar no banco de trás de ambas e depois me fale.

Abraços.

jeisonk
30/04/2013, 16:20
Evandro, nós tivemos as duas aqui em casa e a GV III está sendo mais econômica do que a TR4.
Minha irmã fala só maravilhas do Suzuki, depois de ter passado 2 amargos anos com a Mit.

Abraços

EvandroES
01/05/2013, 09:41
Evandro, nós tivemos as duas aqui em casa e a GV III está sendo mais econômica do que a TR4.
Minha irmã fala só maravilhas do Suzuki, depois de ter passado 2 amargos anos com a Mit.

Abraços


Mais um ponto para a GVIII. rsrsrs

Maikon Mukai
20/05/2013, 16:15
Fico na TR4 ... ótimo custo-beneficio. Ja tive e aprovo, pois atende a proposta do veiculo. Abraços

Celso Santoro
04/06/2013, 13:57
Caros (as),
Apesar de leitor bastante assíduo aqui no forum essa é a minha primeira postagem.
O fato é o seguinte: adoro fazer expedições e sinto que a minha viatura atual (um carro de passeio absolutamente normal), apesar de me levar para quase todos os lugares, me faz perder a cereja do bolo.
De qualquer forma, estou convencido a comprar um veículo 4x4. A minha primeira opção seria um veículo diesel, mas os preçs aqui de sp, tais como seguro, lavagens e estacionamentos inviabilizaram essa possibilidade.
Queria um veículo novo ou, no máximo, com dois anos de uso. De cara descartei o ecosporte, que acho muito frágil e limitado em alguns aspectos que considero importante.
Me sobraram, em princípio, duas opções: um TR4 ou um Duster.
Acredito que o TR4 seja um carro mecanicamente muito superior ao Duster, e se fosse ficar no Brasil seria a opção certa.
Entretanto meu objetivo será viajar pela américa do sul (chile argentina e adjacências), e acho importante circular nesses países com veículos que são comercializados por lá também, tendo em vista a facilidade na manutenção. Pelo que andei lendo, o Duster utiliza componentes Renault já consagrados e tem previsão de lançamento tanto na Argentina quanto no Chile.
Já o TR4 aparetemente não é vendido nesses lugares, e não sei se a MMC do Brasil compartilha muitos modelos de veículos com a MMC desses países (que me deixou com muita inveja por sinal).
Dessa forma indago: qual desses veículos seria melhor para esse tipo de empreitada?
Ah! aceito outras sugestões, mas queria ficar abaixo de 80k.
Abs
Guilherme

A TR4 apesar de ter reduzida, a primeira marcha com reduzida tem uma relação 1:21,43, o Duster usa outra filosofia tem um cambio de 6 marchas, com uma primeira curta com relação 1:21,62, como ambos tem motores equivalentes, tanto em potência como torque, se comportarão de modo parecido, salvo principalmente pela distância entre eixos do TR4 que é menor, favorece em algumas situações de off-road, porém perdendo e muito no espaço interno e conforto.
Tenho uma TR4 4x4, 2010 mecânica, minha mulher que usa durante a semana, e estou adquirindo uma Duster 4x4, mas gosto mesmo é do meu Candango 4x4 (distancias curtas e no barro) tem uma primeira com relação 1:38,8, e apesar de seu motorzinho ter 1/3 da potencia do TR4 é um tratorzinho.

Celso Santoro
05/06/2013, 09:55
A TR4 apesar de ter reduzida, a primeira marcha com reduzida tem uma relação 1:21,43, o Duster usa outra filosofia tem um cambio de 6 marchas, com uma primeira curta com relação 1:21,62, como ambos tem motores equivalentes, tanto em potência como torque, se comportarão de modo parecido, salvo principalmente pela distância entre eixos do TR4 que é menor, favorece em algumas situações de off-road, porém perdendo e muito no espaço interno e conforto.
Tenho uma TR4 4x4, 2010 mecânica, minha mulher que usa durante a semana, e estou adquirindo uma Duster 4x4, mas gosto mesmo é do meu Candango 4x4 (distancias curtas e no barro) tem uma primeira com relação 1:38,8, e apesar de seu motorzinho ter 1/3 da potencia do TR4 é um tratorzinho.



Características
Duster
Pajero TR4







Comprimento (mm)
4315
4058


Largura (mm)
1822
1680


Altura (mm)
1660/1700
1714/1770


Entre Eixos (mm)
2673
2450


Livre do Solo (mm)
210
215


Peso (Kg)
1353
1470


Raio Mínimo (m)
5,35
5,2


Ângulo de Entrada
30º
35º


Ângulo de Saída
35º
35º


Ângulo Central (Break over)
22º
30º


Capacidade de subida de Rampa
72%
70%


Potencia Gasolina cv@rpm
138 / 5500
135 / 5500


Torque mkg.f@rpm
19,7 / 3750
20,0 / 2250


Relação 1ª marcha
1 : 21,62
1 : 21,43(reduzida)


Relação Ré
1: 21,72
1 : 20,50(reduzida)

dudu83
17/06/2013, 20:50
o tipo de tracao do duster e do eco so fazem sentido se forem para ser usadas na neve coisa que no brasil nao tem... igual a belina 4x4 que meu pai teve ... a tr4 tem um excelente conjunto mecanico porem a autonomía e ridícula e o espaco interno e igual de qualquer compacto popular, 4x4 e totalmente dispensavel, te indico uma strada ou palio week, vai e volta tranquilo esquece esse negocio de ter o carro a venda.. se o carro estiver revisado nao precisa se preocupar...

Professador
13/10/2014, 14:41
Iria de duster sem a menor dúvida, tenho um com 45.000 km, faço trilhas com troller, tr4, Jimy, jipe willians, sem problemas algum.
Para a longa viagem pela América latina o duster tem as seguintes vantagens:
-Renault Assistance, assistência com guincho, carro reserva, hospedagem, transporte, etc... para todo o mercosul. De graça por dois anos e 249,00 por mais um ano. O carro tem garantia de 3 anos
-Espaço interno e conforto muito superior ao TR4
-Há diversos grupos de dusteros na América latina, com fóruns de discussão, encontros, etc... em todos, há relatos de viagens longas, tipo Ushuaia...
Desvantagens:
-Baixa autonomia, o tanque do duster só tem 50 litros de capacidade.
-Ainda tem pouco acessórios off road, tipo snorkell, hi-lift, etc...

Acredito que o duster já superou em muito o TR4, inclusive em trilhas, seu sistema de tração, derivado do xtrail da nissan tem bloqueio pelo ABS que é muito bom...
No último Jipe Show de Sergipe, passei em todos os obstáculos em primeira tentativa, com exceção de uma lagoa que não entrei por não ter snorkell, vi alguns grand vitara (modelo novo) não conseguindo subir as dunas, e teve um que aspirou água...
Não acredita, procure no youtube por professador ou no flickr.com por henriquelcg verá minhas aventuras...

Brüner
15/10/2014, 10:27
Bom entre os dois eu prefiro o TR4 pela robustez do conjunto mecânico, mas eu iria olhar com carinho uma Tracker (suzuki) se você procurar, encontra algumas bem pouco rodadas com 50mil km e com preço mais atraente que o TR4, uma Tracker dessas gira em torno de 30mil. É uma viatura bem confiável.