PDA

Ver Versão Completa : Filtro do sedimentador defender 90

mouramares
13/11/2011, 17:46
Amigos, gostaria de informações detalhadas sobre o filtro do sedimentador, aquele que vai na longarina do defender, proximo ao tanque de combustivel; qual o modelo deste filtro, quantos km's para troca. Alguem tem foto ou mais detalhes, por mais que procuro nao acho nada mais aprofundado, sendo assim fico no aguardo da galera.

abçs

joao

Hugo4x4
13/11/2011, 20:24
O sedimentador serve para separar água do diesel, não é filtro. Para limpar retirar o copo soltando o parafuso que está na parte superior. Ver detalhes em landroverclub.com.ar :: Ver tema - limpieza de sedimentador (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=106454&highlight=prefiltro+diesel).

mouramares
13/11/2011, 21:41
Hugo, vc sabe a especificação do elemento que vai dentro........;;;;;;;esta semana pretendo mexer no meu.
valeu.
obrigado

Hugo4x4
13/11/2011, 23:55
O sedimentador não tem nenhum elemento que precisa ser trocado, se vai abrir para limpeza interna cuidado para não estragar os o'rings, ver detalhe de este serviço em landroverclub.com.ar :: Ver tema - Limpieza vaso sedimentador de gasoil (Defe y Disco 300 tdi) (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=93417&highlight=sedimentador)

mouramares
14/11/2011, 00:32
Hugo eu tinha visto a postagem, pensei que dentro existisse um tipo de filtro tipo elementos, rsss,,,,,fiquei curioso sobre o entao funcionamento, como separa o sedimentos do oleo.....e ficam retidos no fundo do copo. Mas valeu a informação;
abraço

Ulisses 110
05/08/2012, 09:46
Bom Dia amigo,

Ontem limpei o tanque da minha 110 que fora de impressionar de tanta sujeira e impureza que saiu na lavagem. Fiz este procedimento pq devido a sujeira "entupia" as mangueiras e a viatura parava. Ao colocar o tanque de combustível novamente no devido lugar ocorreu outro problema ocorreu o carro não funciona com o sedimentador conectado (não sei o motivo mas não esta enchendo de diesel aquele copinho). Ai li seu post e queria saber o que é "o'ring", em caso de ter estragado está peça pode ocorrer está situação.
Agradeço pelo tempo e pode me ajudar nesta situação.

Ulisses.

mouramares
05/08/2012, 23:05
Ulisses se trata do anel de borracha que vai no meio do sedimentador que ao desmontar se divide, tua vtr deve ter entrado ar no sistema, o oleo entra no sedimentador por gravidade, quando funcionar apos limpeza tem que deixar a vtr funcionar sem acelerar senao isso acontece de entrar ar no sistema, tem que sangrar na bomba de diesel tem um alavanca pequena para retirada do ar, se nao conseguir melhor chamar alguem que mexa com motor diesel, isso ocorre mesmo.
Abcs
Joao

vwinit
05/08/2012, 23:32
Ulisses,
Aparentemente deu entrada de ar...

Neste caso, afrouxe as porcas dos bicos injetores (chave de boca 17) e insista na partida do veículo. Vai sair o ar do sistema e depois vai começar a sair diesel. Com certeza vai melecar tudo no cabeçote e escorrer diesel pelo motor.
Volte lá e aperte as porcas dos bicos.
Agora é só dar a partida que o carro vai ligar... (espero)! rsrsrrs

*Muito cuidado para não estragar as mangueirinhas ou espanar as porcas. Vá com cuidado.

Boa sorte...

Abraço,
Hailton.

CGAUER
06/08/2012, 00:27
Ulisses,

deve ser entrada de ar.

Verifique as três vedações do sedimentador. São duas grandes no copo e um o-ring no parafuso. Veja se não tem nada entupido.

Abraços

Clemente

Bom Dia amigo,

Ontem limpei o tanque da minha 110 que fora de impressionar de tanta sujeira e impureza que saiu na lavagem. Fiz este procedimento pq devido a sujeira "entupia" as mangueiras e a viatura parava. Ao colocar o tanque de combustível novamente no devido lugar ocorreu outro problema ocorreu o carro não funciona com o sedimentador conectado (não sei o motivo mas não esta enchendo de diesel aquele copinho). Ai li seu post e queria saber o que é "o'ring", em caso de ter estragado está peça pode ocorrer está situação.
Agradeço pelo tempo e pode me ajudar nesta situação.

Ulisses.

mizo92
06/08/2012, 08:06
A minha aconteceu isso, mas o problema foi resolvido rápido, o parafuso de dreno do sedimentador costuma quebrar por ser de plastico, comprei uma de metal e está otimo.

Eduardo Tescarollo
20/08/2012, 12:45
Boa tarde!!

Vou limpar o sedimentador da minha 90, procurei para comprar as vedações antes de retirar o copo, mas não encontrei. Será que com as amostrar encontro com facilidade? Alguém tem alguma dica?

Obrigado

Abs

rafaelfernandez
20/08/2012, 12:52
Eduardo,

Teu sedimentador está com vazamento?

Se não estiver, não há necessidade de trocar. Basta abrir, limpar e fechar novamente. :concordo:

[]´s
Rafael

Eduardo Tescarollo
20/08/2012, 16:40
Eduardo,

Teu sedimentador está com vazamento?

Se não estiver, não há necessidade de trocar. Basta abrir, limpar e fechar novamente. :concordo:

[]´s
Rafael

Rafael, não tem vazamentos, mas geralmente quando se mexe começa.

Abs

vwinit
20/08/2012, 16:57

Abs

Desmonte pelo parafuso de cima (chave 11) sem usar a borboleta de plástico, que geralmente se quebra quando certo tempo sem manutenção...

365710

Veja o procedimento:
http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=93417&highlight=sedimentador

:concordo:

rafaelfernandez
20/08/2012, 18:33

Abs

Eduardo,

Pode ficar tranquilo que não vaza não. O único ponto critico nesse sistema é a borboleta, pois quando se fica muito tempo sem abri-la, pode emperrar e quebrar, como explicado pelo Hailton. Basta seguir as recomendações dele que não terás problemas.

Vale lembrar que ao dar a 1a partida após remontar o sistema, deixe a viatura funcionando em marcha lenta sem acelerar por alguns minutos para dar tempo do sedimentador encher novamente, assim evitas entrada de ar no sistema.

[]´s
Rafael

Eduardo Tescarollo
21/08/2012, 09:36
Eduardo,

Pode ficar tranquilo que não vaza não. O único ponto critico nesse sistema é a borboleta, pois quando se fica muito tempo sem abri-la, pode emperrar e quebrar, como explicado pelo Hailton. Basta seguir as recomendações dele que não terás problemas.

Vale lembrar que ao dar a 1a partida após remontar o sistema, deixe a viatura funcionando em marcha lenta sem acelerar por alguns minutos para dar tempo do sedimentador encher novamente, assim evitas entrada de ar no sistema.

[]´s
Rafael

Blz Rafael e Hailton, vou fazer a limpeza e se tiver algum problema posto aqui, mas por precaução vou encher o copo com diesel antes de recoloca-lo.

Abs.

Camilo JR
21/08/2012, 10:48
Blz Rafael e Hailton, vou fazer a limpeza e se tiver algum problema posto aqui, mas por precaução vou encher o copo com diesel antes de recoloca-lo.

Abs.

Cara, eu fiz semana retrasada a limpeza, só coloquei no lugar, parafusei e liguei o carro.. mto simples......

poeckster
21/08/2012, 11:04
eu só recomendo a quem desmontar dar uma boa olhada na base do parafuso, que é fixo, o meu corroeu junto da base, e o copo caiu me deixando na mão, semana retrasada um amigo foi limpar o dele, o parafuso estava muito detonado ali e ia acontecer o mesmo que o meu, ( 2x 90's com 11/12 anos de uso ) as vezes vale comprar um sedimentador novo na britcar
o meu ficou muito tempo nessa de só abrir a borboleta muito raramente.
Acho que foi o Clemente que explicou a química do diesel com água e enxofre fazendo isso com o tempo.

vwinit
21/08/2012, 13:46
eu só recomendo a quem desmontar dar uma boa olhada na base do parafuso, que é fixo, o meu corroeu junto da base, e o copo caiu me deixando na mão, semana retrasada um amigo foi limpar o dele, o parafuso estava muito detonado ali e ia acontecer o mesmo que o meu, ( 2x 90's com 11/12 anos de uso ) as vezes vale comprar um sedimentador novo na britcar
o meu ficou muito tempo nessa de só abrir a borboleta muito raramente.
Acho que foi o Clemente que explicou a química do diesel com água e enxofre fazendo isso com o tempo.

Água + Enxofre (presente no diesel) = Ácido Sulfúrico.
Uma solução fraca, mas ao longo do tempo sem manutenção adequada, pode complicar...

Abs.

Quanto à encher o copo com Diesel, é uma boa idéia.
O carro vai puxar combustível do tanque e encher o copo na lenta, mas pode acontecer de dar entrada de ar. Se não sabe tirar o ar, melhor encher o copo antes de montar, por via das dúvidas.
No meu caso, montei sem encher. Liguei e deixei na lenta. O bicho deu uma engasgada depois de alguns segundos ligados e continuou numa boa. Encheu o copo sozinho!! rsrsrs Saúde!!! kkkkkkk

Abraço!

henrique wamser
21/08/2012, 14:01
no caso das puma , encher o copo com diesel é "obrigatório", sob pena de não conseguir ligar o veículo,
conforme ocorrido com um amigo nosso, aqui do forum.:pensativo:

Eduardo Tescarollo
22/08/2012, 14:25
Limpeza efetuada, enchi o copo de diesel antes de montar, tudo tranquilo.

Abs

rafaelfernandez
22/08/2012, 14:35
Limpeza efetuada, enchi o copo de diesel antes de montar, tudo tranquilo.

Abs

Eduardo :concordo:!!!

Essa limpeza é muito rapida e tranquila de ser feita. Não faze-la pode acarretar uma serie de dores de cabeça desde as mais simples, como a corrosão do copo do sedimentador, até prejuízos mais sérios e caros, como a destruição dos componentes internos da BI.

Resumindo, faça a limpeza frequentemente e alem de evitar uma serie de dores de cabeça, ainda tens como ter uma ideia da qualidade do combustível com que tens abastecido a viatura.

[]´s
Rafael

Eduardo Tescarollo
22/08/2012, 15:44
Verdade Rafael, manutenção preventiva ajuda muito. Estes dias tomei um belo susto, a correia dentada estourou, estava me preparando para efetuar a troca, não deu tempo. A informação que tinha é que a correia tinha apenas 10.000km, mas um vazamento do retentor do vira a contaminou. Olha meu azar, eu tinha colocado o bujão da caixa da correia no final do ano quando fui a canastra, e me esqueci de retira-lo, não vi o vazamento. Ainda bem que este motor tem as SANTAS varetas, que são uma proteção do cabeçote, elas entortam e não pega as válvulas.

Abs

mouramares
31/08/2012, 15:07
Ressucitando o assunto, apenas para informar-los que hoje retirei meu sedimentador para limpeza, tinha uns tres dedos de lama no fundo...limpeza feita colocado de volta, deixamos funcionando na lenta para completar o sedimentador e tudo certo...é só acelerar até Jaragua do Sul.....kkkk
abçs
joao

gustavoullmann
28/10/2012, 16:08
É isso aí! Não basta drenar o sedimentador, as vezes é preciso desmontá-lo e fazer uma limpeza interna. Como já dito aqui, só é necessário uma chave 11mm e não mais do que 20 minutos. Hoje refiz esse serviço pela enésima vez e aproveitei para tirar umas fotos, que seguem a seguir.

Até hoje só tive problemas com entrada de ar uma única vez, conforme relato: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/80377-drenei-o-sedimentador-e-agora-o-motor-nao-pega.html

Seguem as fotos:

377677377678377679377681377682

Comentários:

Foto 1: um pouco de sujeira no fundo do sementador e nada de água no diesel! Em breve vou ter que retirar o tanque para limpar...
Foto 2: depois de limpo (WD40 + escova de dentes)
Foto 3: DICA: a tampa de dreno dos filtros de diesel da tecfil servem perfeitamente no lugar da original (essa da foto levo junto com as lâmpadas reservas do jipe)
Foto 4: com a tampa original do dreno no lugar, a qual eu sempre abro e fecho usando os dedos, nunca chaves ou alicate.
Foto 5: ao reinstalar o copo, sempre coloque o dreno na posição mais baixa. Se não me engano, de fábrica eles vem montados na posição mais alta... vai entender!

Espero ter colaborado!!

Grande abraço a todos!

Gustavo.

petcho
28/10/2012, 16:43
gustavo muito bom saber desa dica da tampinha da tecfil, ja vou providenciar uma pra deixar na caixa de ferramentas!!!

Abraço, Pedro

carlosth
09/03/2013, 18:49
Caro amigo,<br>
<br>
hoje tomei coragem e limpei o sedimentador... Fiz os passos do Gustavo acima mencionado e evitando entrada de ar, coloquei o filtro no lugar cheio de Diesel novo até o limite da rosca do parafuso.<br>
<br>
show de bola. Deixei de 5 a 10 minutos na lenta e pronto...<br>
<br>
sem problemas...<br>
pabrasss

Camilo JR
03/04/2013, 08:40
só por curiosidade, semana passada fiz a limpeza do meu sedimentador... e onde fecha a tamba, tinha só uma presilha pastilha ( aquela que gira pra fechar a proteçao ) ... nao dei mta bola, pq sempre tava uma só.. e ontem, andando no centro da cidade, um barulho forte de baixo do carro, e pelo espelho vi uma peça rolando.. fui la pegar, era a tampa de proteçao do sedimentador...

fica a dica, de ver se ta bem preso, e se os parafusinhos plasticos do fechamento esta com vida boa ainda....

Waldmartins
03/04/2013, 12:09
Hum...to precisando fazer isso...depois vejo o passo a passo pra fazer. Sei que o meu sedimentador ja esta sem a tampinha pq o mecanico quebrou... :?

carlosth
03/04/2013, 13:24
Manda ver Wald...

Bem tranquilo. No meu tinha muita borra de diesel. Aconselho a fazer isso periodicamente. Mas não precisa ser muito bitolado com isso... Acho que toda a troca de óleo é o período suficiente pra fazer o procedimento.

Deixo pros Papas aqui darem suas opiniões também.

Abrasss

Waldmartins
03/04/2013, 14:08
eu sei que na minha 90tinha foi feito logo apos a compra e segundo o mecanico da epoca, parecia que nunca tinha sido feito!!! rsrs

Como logo depois ela ficou semanas no estaleiro, vou deixar pra fazer na semana que vem qdo estiver em MOC e em casa. Estou em Unai e aqui eu teria que fazer na rua sob o sol forte (o carro nao coube na garagem!!!) :P

Waldmartins
07/04/2013, 14:14
Li e reli o tópico duas vezes...e estava criando coragem até que...

está armando um temporal aqui e como resolvi gastar comprando a Land e não reformando a garagem da casa (tb recém-comprada :)). chover forte aqui significa garagem = piscina :banho:

Num rola entrar debaixo do carro com snorkel...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Amanhã se o tempo ajudar eu faço isso...mas continuo com um ligeiro "cagaço" da famigerada entrada de ar no sistema...rsrsrs

Abs

Wald

Waldmartins
23/04/2013, 18:40
Finalmente criei coragem e fiz a limpeza!!! :euforico:

Apesar do medo do ar e tal deu tudo certo!!! MUITO simples!! :lol:

Até fiz umas fotos pra quem tiver receio...

O meu sedimentador está protegido por uma "coisa":

407365

Retirada a capinha, eis que surge o sedimentador!!!

407366

A minha borboletinha quebrou e um "mexânico" colocou esse parafuso no lugar:

407367

Chave 11 retirando o parafuso de cima (obs. É bom segurar o copinho embaixo pra ele não cair e ter algo por baixo [uma bacia, por exemplo] pra não sujar o chão, se for o caso)

407368

Com o copinho/sedimentador fora do lugar, dá pra ver a sujeira (não achei o meu tão sujo assim)

407369

Tirei a parte de cima do copinho e deu pra ver a sujeira e até mesmo um pouco de ferrugem no fundo (justamente onde o "mexânico" colocou o parafuso)

407370

Uma escovadinha com WD40

407371

e "voilá":

407372

A sujeira que sobrou...(não sei onde jogar isso fora!!! Vou deixar evaporar...rs)

407373

Copo cheio de diesel para evitar entrada de ar

407375

Copo no lugar...tudo apertado...

407377

partida sem acelerar durante uns 10 minutos (por precaução) e pronto!!!:safari-rig:

Abs

Wald

Waldmartins
30/09/2013, 01:56
Galera,

troquei o óleo e filtro na quarta-feira antes de viajar e rodei 400km sem notar nada. Na volta pra casa ontem reparei um cheiro de diesel.

Quando parei para abastecer eu vi uma mancha de vazamento embaixo da VTR, peguei a lanterna e vi que estava vazando diesel pelo filtro.

Eu comprei o filtro em uma revenda MWM e coloquei o mesmo filtro de antes. Ele tem na parte debaixo uma "borboleta" (que não sei pra que serve) que parece que o vazamento é ali.

Hoje a VTR ficou o dia inteiro parada e não vazou nada! Foi em sair com ela que o vazamento voltou...

Alguém tem alguma idéia? Pode ser o filtro estragado?

Abs

Wald

Antonio C Ribeiro
30/09/2013, 10:36
Olá Wald

Essa torneirinha é para limpar o filtro de acúmulo de água.

Eu também troquei recentemente e o gerente do posto me falou que o diesel vai acumulando água com o tempo e essa água fica retida neste filtro dianteiro e no sedimentador traseiro (que fica perto do pneu traseiro direito).

O manual diz que devemos sangrar o filtro uma vez ao mês (na minha há um adesivo no parabrisa dizendo isso).

Tente fechar essa torneirinha e veja se o vazamento acaba. Senão só pode ser defeito do filtro mesmo, defeito na torneira que não afeta o funcionamento do dispositivo como filtro de combustível.

Abraços

CGAUER
30/09/2013, 12:16
Wald,

verifique se você removeu a vedação do filtro anterior. Ela costuma ficar presa junto a rosca do suporte. Ao colocar o filtro novo, a soma das vedações (velha + mova) não permite o correto aperto do filtro.

Abs

Clemente

Galera,

troquei o óleo e filtro na quarta-feira antes de viajar e rodei 400km sem notar nada. Na volta pra casa ontem reparei um cheiro de diesel.

Quando parei para abastecer eu vi uma mancha de vazamento embaixo da VTR, peguei a lanterna e vi que estava vazando diesel pelo filtro.

Eu comprei o filtro em uma revenda MWM e coloquei o mesmo filtro de antes. Ele tem na parte debaixo uma "borboleta" (que não sei pra que serve) que parece que o vazamento é ali.

Hoje a VTR ficou o dia inteiro parada e não vazou nada! Foi em sair com ela que o vazamento voltou...

Alguém tem alguma idéia? Pode ser o filtro estragado?

Abs

Wald

vwinit
30/09/2013, 14:08
Vai ter que desmontar e recolocar...

*Manda passar um pouco de óleo de motor na borracha de vedação antes de recolocar o filtro.

Abraço!

Waldmartins
30/09/2013, 14:48
Vou fazer um novo teste agora a tarde.

Ontem a noite eu apertei bem a "borboleta"/torneira embaixo e andei uns 20km e só sujou...não vazou como antes. Agora dei uma reapertada e limpei bem e vou dar uma volta...vamos ver se vaza de novo.

Abs

Wald

MFREITAG
30/09/2013, 21:35
Wald, aperta o filtro com a mão, nada de ferramentas. Se a torneirinha esta vazando pode estar com problema ou sem uma arruelinha de vedação, em último caso arranca do filtro velho e enrosca no novo.

Waldmartins
02/10/2013, 19:24
Só pra dar um feedback aqui.

Eu reapertei a borboleta do filtro e agora está 100% seco. Acho que "ratiaram" na hora de instalar e abriram essa borboleta sem ver...

Abs

Wald

Gilberto HCPU
26/06/2014, 21:36
Olá Mizo92
Também estou com o mesmo problema do parafuso de plástico do decantador de óleo/água; por favor, me informe a especificação e local onde comprou o parafuso de metal.
Grato,
Gilberto HCPU

CassyFLU
04/08/2014, 08:55
Só pra dar um feedback aqui.

Eu reapertei a borboleta do filtro e agora está 100% seco. Acho que "ratiaram" na hora de instalar e abriram essa borboleta sem ver...

Abs

Wald

Eu tenho uma dúvida, o filtro (separador de água do óleo diesel) do lado da roda traseira é o mesmo do que está no motor? Tenho essa dúvida, pois não encontro a referência para comprar/trocar o referido filtro, somente para fazer a sangria. O meu por exemplo está com silicone vedando a borboleta de retirada de água. Obrigado pela atenção.

Eduardo Tescarollo
04/08/2014, 15:22
Eu tenho uma dúvida, o filtro (separador de água do óleo diesel) do lado da roda traseira é o mesmo do que está no motor? Tenho essa dúvida, pois não encontro a referência para comprar/trocar o referido filtro, somente para fazer a sangria. O meu por exemplo está com silicone vedando a borboleta de retirada de água. Obrigado pela atenção.

Não amigo. O de trás é apenas um separador de água/diesel, não tem filtro. Não é necessário sua troca, apenas uma limpeza de vez em quando e sangramento frequente.

Abc.

CassyFLU
04/08/2014, 23:23
Muito obrigado Eduardo, eu tinha essa dúvida e lia todos os materiais e não falava deste filtro, até ler um só da limpeza, daí a dúvida.

Ricardo Pocholo
28/11/2017, 09:46
Amigos, esse é um link com o tutorial de limpeza do vaso sedimentador das 300Tdi. É um novo canal no Youtube sobre Overland e no começo estou fazendo videos com manutenção de Defender. Estou postando vídeo novo toda quinta-feira às 20:00 horas.
Espero que seja útil e, se gostarem, inscrevam-se no canal. Abraço e muito obrigado!

TUTORIAL DE LIMPEZA DO FILTRO SEDIMENTADOR / SEPARADOR DE DIESEL - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=sxZhEdQ1ZyQ&t=169s)

vmterra
19/08/2018, 18:23
Boa noite Galera!!

Reativando o tópico aqui, a 1 semana estou com uma Defender 90 1999 aparentemente muito bem cuidada, sem problemas aparentes, como de praxe comecei a estudar a viatura e ocorre que não localizei o Filtro Sedimentador!! ele é instalado de Fábrica em todas as Defender? Quais meus problemas em não tê-lo? Obrigado a todos

560904
(Acho que alguém retirou e fez aquela emenda na linha)

560905
(Se estou certo é aqui que ele deveria estar)

vmterra
28/08/2018, 16:43
Ninguém pra informar???

radius.mk
29/08/2018, 10:40
Ninguém pra informar???

Infelizmente removeram o filtro sedimentador do teu carro. A função desse filtro é separar água do óleo diesel, se por acaso ir agua para a bomba injetora, a mesma pode ser danificada, pois o mecanismo interno da bomba é lubrificado pelo diesel.

Agua com diesel também pode produzir ácido sulfúrico, o que pode ser prejudicial para o motor.

Compre um e instale, não é muito caro, ainda mais considerando o prejuízo que a falta dele pode te trazer.