Ver Versão Completa : problemas no bf-161
renan909
11/11/2011, 22:54
meu cj5 começou a dar uns problemas.
primeiro, o carburador estava alagando e vazando. comprei o kit reparo carburador e troquei tudo, desde juntas até a bóia e consegui consertar. porém quando ligo ele,ele fica com o motor ligado por um min e meio e morre. quando tentamos acelerar o jeep, ele começa a "engasgar" e morre. também sai um pouco de água pelo cano de descarga quando o jeep é acelerado.
o jeep é todo original, o motor é o bf-161 6cil com 0% de modificação(muitas peças são ainda de 1962 e foram apenas remanufaturadas).
alguém sabe o que pode ser ou como consertar???
juleymar73
12/11/2011, 00:32
meu cj5 começou a dar uns problemas.
primeiro, o carburador estava alagando e vazando. comprei o kit reparo carburador e troquei tudo, desde juntas até a bóia e consegui consertar. porém quando ligo ele,ele fica com o motor ligado por um min e meio e morre. quando tentamos acelerar o jeep, ele começa a "engasgar" e morre. também sai um pouco de água pelo cano de descarga quando o jeep é acelerado.
o jeep é todo original, o motor é o bf-161 6cil com 0% de modificação(muitas peças são ainda de 1962 e foram apenas remanufaturadas).
alguém sabe o que pode ser ou como consertar???
Ola amigo ! seu carburador e o dfv 228 ? ou seja o original , pois se for esse carburador e muinto bom, essa coisa funciona mesmo em condiÇões precarias,mais tem que ta limpo , falo isso pois o meu e esse, vc tem que ver a parte eletrica tambem c abos de vela , velas , distribuidor que tem um carvõzinho que se quebrar da isso , o meu ja me deixou a pé , platinado...etc.
chinelao4x4
12/11/2011, 09:06
ta com cara de bomba de combustivel, filtro entupino
renan909
12/11/2011, 15:17
sim, o carburador é o dfv228 mesmo...
o filtro eu ja chequei, com ele ta tudo certo...
vo dar uma olhada nas velas e no platinado.
mas e a água no cano de descarga, é "normal"?
renan909
12/11/2011, 16:31
dei uma olhada no platinado e tinha uma espécie de metal partido em tres pedaços bem na parte mais saltada p/ fora do distribuidor .é um pedacinho bem pequeno, deve ter uns 4mm. que ferrinho é este e posso substituílo por outro tipo de metal?
renan909
12/11/2011, 17:39
desculpe pelo post triplo, mas n consegui editar os outros.
o metal retirado n foi do platinado, mas sim do distribuidor(de sua parte mais ressaltada). ficava entre uma peça preta e um ferrinho dourado que se liga atraves de uma mola á entrada do meio do distribuidor
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/membros/hil-albums-adap-s-picture6337-distribuidor-motorcraft-wapsa-bf-161-transformado-ignicao-eletronica-mostrando-mesa.jpg
o metal tava bem ali no meio
Charles_Curitiba
13/11/2011, 22:10
água no escape só quando liga ele frio? depois que esquenta pára? se for isso está normal. pq a gasolina tem alcool e consequentemente gera água agora se for continuo não é normal não, creio que seja junta de cabeçote ou mesmo cabeçote empenado.
renan909
13/11/2011, 22:43
então, n sei se é só na partida a frio, pq nao da tempo dele esquentar direito e ele ja morre e n pega mais.
depois que eu tirei o tal do metalzinho n pegou mais, acho que ele transmitia centelha p as velas e agora n da mais, acho q vo ver se acho um mecanico baum por aqui...
Charles_Curitiba
14/11/2011, 21:17
então, n sei se é só na partida a frio, pq nao da tempo dele esquentar direito e ele ja morre e n pega mais.
depois que eu tirei o tal do metalzinho n pegou mais, acho que ele transmitia centelha p as velas e agora n da mais, acho q vo ver se acho um mecanico baum por aqui...
ahhh....kkkk, agora entendi, vc isolou o distribuidour rsss...compra em autopeças, é o "carvãozinho" do distribuidor, ele é muito parecido com carvão de pilha e vem com a mola..ou compre uma tampa de distribuidor nova, já vem com ele, o mais encontrado é da Olimpyc.
ARINALDO ELOI
14/11/2011, 22:27
Renan, Não quero dizer que possa ter errado na montagem do seu carburador, mas na primeira vez que fiz uma limpeza nesse 228 eu não me dei conta de uma esfera de metal que tem, acho que no fundo do tubo do injetor de combustível. Por via das duvidas você lembra se colocou essa esfera? caso ela tenha caído sem que tenha percebido, esse motor nunca vai conseguir pegar direito ok? Um abraço e boa sorte.
matrakaum
15/11/2011, 12:08
Tem que colocar esta esfera. Fica ali no pistãozinho...
renan909
19/11/2011, 19:22
então, comprei o carvaozinho e ficou na mesma, mas pelo menos agora passa corrente p/ velas...
quanto a essa bolinha...danou-se, acho q deve ter caido na hora da montagem, pq n consigo achar isso em lugar nenhum...
mandei o carburador hoje p/ uma oficina (carburauto), acho que deve chegar entre segunda ou terça.
quando chegar eu posto os resultados...
vlw a todo mundo que ajudou ai
Por incrivel que pareça uma coisa simples que tbm dáo msmo problema é o parafuso da mistura.. que pode estar desregulado
Charles_Curitiba
19/11/2011, 23:06
então, comprei o carvaozinho e ficou na mesma, mas pelo menos agora passa corrente p/ velas...
quanto a essa bolinha...danou-se, acho q deve ter caido na hora da montagem, pq n consigo achar isso em lugar nenhum...
mandei o carburador hoje p/ uma oficina (carburauto), acho que deve chegar entre segunda ou terça.
quando chegar eu posto os resultados...
vlw a todo mundo que ajudou ai
é Renan, o duro é que voce vai ter que ir por eliminação mesmo, começa do mais facil pro mais dificil, se seu carburador voltar igual ao que tava voce vai ficar na duvida SERA QUE ELES ARRUMARAM? OU O CARBU TÁ FERRADO?
Yuri Trevisol
21/11/2011, 21:25
nao descarte e possibilidade de ter queimado a junta do cabeçote '...'
fmsJeep75
28/11/2011, 15:23
Recentemente coloquei uma tampa do óleo do motor nova (motor bf 161, 6cc, 3m, ano 1975), aquela redondinha que fica em cima do cabeçote, porque a minha estava sem uma das presilhas internas, só tinha uma enquanto o normal são duas, e estava merejando óleo sobre o cabeçote quando o motor estava em movimento e aquecia. Então coloquei uma nova com as duas presilhas internas, só que o óleo continua merejando de forma identica a tampa anterior. É normal merejar óleo por esta tampa? Ela funciona como um respiro é isto? Aguardo ajuda. Obrigado.
renan909
29/11/2011, 10:39
o carburador chegou faz uns 2 dias e quando instalamos deu certo, o jipe pegou, porem o carb começou a vazar gasolina de novo e voltou p/ oficina...
hoje ele volta.
quanto ao problema do oleo do fmsJeep75 será que não pode ser excesso de oleo?? o meu quando colocava oleo ate a metade da linha do cheio (no medidor dele) ele costumava vazar um pouquinho.
Rafaminc
29/11/2011, 13:16
Recentemente coloquei uma tampa do óleo do motor nova (motor bf 161, 6cc, 3m, ano 1975), aquela redondinha que fica em cima do cabeçote, porque a minha estava sem uma das presilhas internas, só tinha uma enquanto o normal são duas, e estava merejando óleo sobre o cabeçote quando o motor estava em movimento e aquecia. Então coloquei uma nova com as duas presilhas internas, só que o óleo continua merejando de forma identica a tampa anterior. É normal merejar óleo por esta tampa? Ela funciona como um respiro é isto? Aguardo ajuda. Obrigado.
Esse merejando que vc diz é jogar óleo para fora pela tampa? Se for isso, veja se o repiro que fica em uma das tampas das válvulas de escapamento (embaixo do coletor) não está entupido ou fechado.
HenriqueRS
29/11/2011, 22:07
ta com cara de bomba de combustivel, filtro entupino
Uma vez aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. O Jeep funcionava 1 ou 2 minutos na lenta (e funcionava razoavelmente bem) só que, de repente, apagava. Aí não tinha jeito de ligar. Esperava um pouco, batia arranque, e, as vezes com alguma dificuldade, ligava. Apagava logo em seguida de novo. Quando acelerava então era pior. Se não apagasse direto, então apagava logo em seguida, em pouco tempo. No meu caso era a bomba de gasolina que não tava funcionando.
Um teste simples que fiz e que acusou a bomba foi o seguinte:
*Fiz o motor rodar até ele apagar e não querer ligar;
*Desconectei do carburador a mangueirinha que abastece ele de gasolina;
*Com uma garrafinha com gasolina e um pedaço de mangueira preso na tampa dela, tentei jogar gasolina pra dentro do carburador, na mesma entrada onde tava conectada a mangueirinha que desconectei inicialmente;
Resultado: entrou um monte de gasolina antes da agulha fechar, logo a cuba tava vazia, o que quer dizer que a bomba não tava fazendo seu trabalho. Desmontei a bomba de gasolina (o meu Jeep é um CJ3b com a bomba de gasolina original, que dá pra desmontar) e era ali mesmo. O diafragma tava com problema. Consertei, depois o problema sumiu completamente.
Boa sorte
fmsJeep75
30/11/2011, 11:09
o carburador chegou faz uns 2 dias e quando instalamos deu certo, o jipe pegou, porem o carb começou a vazar gasolina de novo e voltou p/ oficina...
hoje ele volta.
quanto ao problema do oleo do fmsJeep75 será que não pode ser excesso de oleo?? o meu quando colocava oleo ate a metade da linha do cheio (no medidor dele) ele costumava vazar um pouquinho.
Ok! Obrigado. Vou verificar. Valeu!!!
fmsJeep75
30/11/2011, 11:15
Esse merejando que vc diz é jogar óleo para fora pela tampa? Se for isso, veja se o repiro que fica em uma das tampas das válvulas de escapamento (embaixo do coletor) não está entupido ou fechado.
Só molha de óleo levemente no entorno da tampa. Eu nem vejo pingar. É um merejamento muito leve só quando está em movimento. Só sei porque vejo o entorno da tampa molhado. Vou verificar o respiro das tampas das válvulas que vc disse, mas acredito que esteja tudo ok porque recentemente abri carter e cabeçote para limpar tudo e coloquei juntas novas. Desde já obrigado.
ele fica com o motor ligado por um min e meio e morre.
alguém sabe o que pode ser ou como consertar???[/QUOTE]
O meu jeep fazia mais ou menos isso e era a bomba de gasolina...:concordo:
A minha s10 começou a derramar óleo pela tampa do cabeçote onde se coloca o óleo, levei em dois mecânicos pra trocar uma idéia e um deles tirou a vareta do óleo e disse que se cuspisse óleo por ali tinha que fazer o motor, e cuspiu bastante :parede: o outro nem olhou já condenou tudo de cara:parede:.
Eu não acreditei muito neles porque meu motor funcionava direitinho, não queimava óleo nada, então fiz uma rápida pesquisa na net e resultado: RESPIRO DO MOTOR ENTUPIDO.
Já faz mais de um ano que to andando e nunca mais vazou.:concordo:
juleymar73
01/12/2011, 07:49
A minha s10 começou a derramar óleo pela tampa do cabeçote onde se coloca o óleo, levei em dois mecânicos pra trocar uma idéia e um deles tirou a vareta do óleo e disse que se cuspisse óleo por ali tinha que fazer o motor, e cuspiu bastante :parede: o outro nem olhou já condenou tudo de cara:parede:.
Eu não acreditei muito neles porque meu motor funcionava direitinho, não queimava óleo nada, então fiz uma rápida pesquisa na net e resultado: RESPIRO DO MOTOR ENTUPIDO.
Já faz mais de um ano que to andando e nunca mais vazou.:concordo:
Ola amigo , vc me faz lembrar do que tenho passado com mecanicos ultimamente , tambem tenho uma S10 e o mecanico que mexo ja me fez trocar varias peças caras e depois nao era elas que estavam ruins , uma das mais caras foi a vetoinha do motor que custou quase MIL reais , sem galar que tive que descobrir varios defeitos eu mesmo pois ele nao achava de jeito nenhum , e brincadeira esses caras so serven pra trabalhar de pião de obra e inventam de por uma mecanica.
Ola amigo , vc me faz lembrar do que tenho passado com mecanicos ultimamente , tambem tenho uma S10 e o mecanico que mexo ja me fez trocar varias peças caras e depois nao era elas que estavam ruins , uma das mais caras foi a vetoinha do motor que custou quase MIL reais , sem galar que tive que descobrir varios defeitos eu mesmo pois ele nao achava de jeito nenhum , e brincadeira esses caras so serven pra trabalhar de pião de obra e inventam de por uma mecanica.
Sim, já pensou retificar um motor que nunca foi aberto ou trocar um punhado de peças originais por ignorancia ou malandragem de um mexânico :parede:
renan909
05/12/2011, 22:04
entao, esse teste da bomba eu nao fiz ainda... assim que o carb chegar vo tentar...
notei que quando o jeep tava ligado, dava pra ver umas bolhinhas de ar passando pela mangueira de gasolina, pode ser que esteja ruim mesmo...
Outra pergunta:
quando ligamos o jeep e aceleramos, uma fumaça branca começou a sair no escapamento e debaixo do motor. Meu pai disse que quando lavaram ele lubrificaram umas partes com oleo e o mexanico disse que poderia ser resto de oleo que caiu no motor... vcs saem dizer se isso acontece mesmo???
entao, esse teste da bomba eu nao fiz ainda... assim que o carb chegar vo tentar...
notei que quando o jeep tava ligado, dava pra ver umas bolhinhas de ar passando pela mangueira de gasolina, pode ser que esteja ruim mesmo...
Outra pergunta:
quando ligamos o jeep e aceleramos, uma fumaça branca começou a sair no escapamento e debaixo do motor. Meu pai disse que quando lavaram ele lubrificaram umas partes com oleo e o mexanico disse que poderia ser resto de oleo que caiu no motor... vcs saem dizer se isso acontece mesmo???
Salve Renan! Estou com problemas no meu BF também, e vou esperar o retorno do seu carburador pra ver se era isso mesmo. Comprei uma ignição eletronica pois observei que hora tinha faisca e hora não tinha! Ela chega esta semana e quando colocar eu grito o que deu! Abraço
Claudio Almeida Machado
15/12/2011, 07:10
Fornara,
Por uma acaso vc comprou a ignição da marca CV? um amigo esta passando um perrengue com esta ignição, tomara que vc dê sorte...
Abraço