Ver Versão Completa : SW4 93 consome água????
Ney_Niteroi II
08/11/2011, 10:26
Prezados,
Há poucos dias troquei a válvula termostática e a tampa do radiador da minha SW4-93.
Até então nunca havia precisado completar a água do tanque de expansão, só que hoje percebi que o nível havia baixado bastante em uma semana (250km)
Alguém tem um palpite? Pela tampa nova aparamentemente não vaza....
abs!
Ney
Prezados,
Há poucos dias troquei a válvula termostática e a tampa do radiador da minha SW4-93.
Até então nunca havia precisado completar a água do tanque de expansão, só que hoje percebi que o nível havia baixado bastante em uma semana (250km)
abs!
Ney
Ney, acho q o teu radiador tá furado, não sei o motivo da troca da tampa do radiador, mas com a tampa não vedando bem e uma nova supõe-se q vai vedar melhor, a pressão do sistema de arrefecimento é maior pode ser daí a chave, mas podem ser outros motivos, como até uma simples mangueira furada, experimente dar uma varetada no radiador, limpar e procurar por vazamentos, comigo aconteceu água baixando no reservatório de expansão constantemente, até q numa troca simples do líquido de arrefecimento começou a vazar pra valer, devido ao produto composto p radiador, espero q lhe ajude, abraço.
Prezados,
abs!
Ney
Vc trocou o fluido? É normal apos o primeiro uso baixar. Pode ser o aumento da pressão como o Herick falou. Verifique nas abraçadeiras que o mecânico teve que soltar para trocar a válvula termostática. A mangueira é velha e está acomodada, amassada, pela abraçadeira. Ai quando monta de novo, a abraçadeira pega em outro lugar na mangueira e fica vazando no vinco que ela já tinha, no amassado velho.
O local que vaza as vezes da para ver molhado, as vezes só fica um "sujo", pois seca rápido. Logo que desliga o motor quente é quando eu conseguia ver na minha.
Abraços
Ney_Niteroi II
09/11/2011, 09:33
Prezados,
Um amigo aqui do fórum me alertou que o nível máximo do tanque de expansão da SW 93 fica "lá em baixo"...
eu nunca tinha visto essa marcação, e estava enchendo até a boca... então o excesso era jogado fora,,,
agora vou observar se realmente vai ficar abaixo da marcação de nível mínimo...
Abs!
guilhermeabreu
09/11/2011, 11:25
Prezados,
Um amigo aqui do fórum me alertou que o nível máximo do tanque de expansão da SW 93 fica "lá em baixo"...
eu nunca tinha visto essa marcação, e estava enchendo até a boca... então o excesso era jogado fora,,,
agora vou observar se realmente vai ficar abaixo da marcação de nível mínimo...
Abs!
CARO AMIGO NEY_NITEROI II
Sofrí um bom tempo com o problema de água em minha SW4 93 ATÉ QUE BATÍ O MOTOR POR FALTA DE ÁGUA , mas vamos lá :
O reservatório de expansão não é lá embaixo , é no nível do radiador do lado esquerdo do carro , ( do lado do motorista ) lá la frente ao lado do radiador , SE ESTA SUMINDO ÁGUA ? É pq TEM VAZAMENTO , as vezes este vazamento é tão pequeno que vc não descobre pq a água sai em forma de vapor e vc não vê hora nenhuma , é uma merda , MANDEI REFORMAR O RADIADOR VARETAR E O ESCAMBAU A 4 , é uma merda , depois disto continuava a vazar( sumir água do radiador ) eu SEMPRE atento , ÍA SEMPRE COLOCANDO ÁGUA " mas as vezes eu esquecia " E DAVA UNS PEQUENOS ESQUENTES não ía no vermelho , MAS DAVA PEQUENOS ESQUENTES por mais de 10x , e o vazamento aumentou , teria que colocar água quase todos os dias , DAÍ CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE TERIA QUE COLOCAR UM RADIADOR NOVO , e para ísto teria que parar o carro pq UM RADIADOR NOVO ESTAVA UMA BABA E ACABEI MANDANDO FAZER UM NOVO NA " PACCINI RADIADORES " aproveitando a carcaça do meu , dica do LUCA daqui do forum paguei R$780,00 + frete , só que só pude fazer ísto depois que meu ENGESA saiu da reforma .
E 2 meses após de estar com radiador novo , precisei de andar forte 100km a 140km/h o tempo todo , ao chegar no destino o motor apresentou barulho , resumindo : derreteu um pistão , MAS NÃO DEU AQUECIMENTO , foi pq o pistão já estava compromentido com os mais de 10 esquentes que já tinha dado .
VOLTANDO AO SEU CASO :
Se a água agora esta enchendo o depósito de expansão COM CERTEZA VC ESTA COM UM VAZAMANTO NO RADIADOR E/OU MANGUEIRAS , pq neste sistema aberto de vaso de expansão , ele funciona SÓ QDO O SISTEMA ESTA TOTALMENTE VEDADO , se existe um pequenino vazamento que seja , NÃO FORMA VÁCUO NO SISTEMA e daí não tem como fazer a água que foi pra lá ( vaso de expansão ) voltar para o radiador , DIGO ÍSTO COM CERTEZA ABSOLUTA .
Acontecia ísto com o meu , a água só sai do radiador para o vaso de expansão qdo o motor esta em funcionamento ( quente ) e não volta para o radiador depois que o motor esfria , a medida que vc vai andando , a água entorna pelo vaso de expansão e vai sumindo a água do radiador , ATÉ UM DIA QUE VC DER BOBEIRA COMO EU DEI POR VÁRIAS VEZES E DEI VÁRIOS EQUENOS ESQUENTES E PERDÍ O MOTOR , TIVE QUE FAZER DE NOVO .
Minha sugetão é :
MANDAR FAZER UM RADIADOR NOVO NA PACCINI RADIADORES , vc vai gastar SÓ MAIS ESTA VEZ E RESOLVER SEU PROBLEMA EM DEFINITIVO .
HAVIA FALADO AQUI QUE IRIA COLOCAR AQUELE VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA COM SENSOR DE NÍVEL PARA ME ALERTAR ( com uma buzina ) QDO A ÁGUA ABAIXAR O NÍVEL E EU NÃO TER PROBLEMA DE AQUECIMENTO , acabo de chegar a conclusão que não precisa SIMPLESMENTE pq depois que coloquei o radiador novo NÃO BAIXA NEM 10 ML DE ÁGUA POR MÊS , o sistema esta todo 100% funcionando como deveria ou seja : O SISTEMA AGORA ESTA TOTALMENTE LACRADO , com ísto : a água vai para o vaso de expansão qdo o motor esta em uso e depois que esfria a água diminui de volume , faz vácuo dentro do motor aí a água que saiu para o reservatório de expansão volta de novo para o RADIADOR/motor , ficando o vaso de expansão com o nível NORMAL DE ÁGUA QUE É PELO MEIO DELE .
MAS ESTE VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA COM SENSOR É BOM COLOCAR COMO UMA GARANTIA A MAIS , é sempre bom vc ter mais de um sensor de proteção ainda mais para prevenirr a vida útil de um motor deste . Não vou fazer agora MAS RECOMENDO A TODOS EM COLOCAR .
Espero ter ajudado em alguma coisa .
RESPONDENDO A SUA PERGUNTA :
SW4 93 " NÃO CONSOME ÁGUA "
ABRAÇÃO
Ney_Niteroi II
09/11/2011, 12:22
Guilherme,
Tira uma dúvida: vc completa o tanque de expansão até a boca??? e mesmo assim não desce o nível?
sds
Ney
Ney_Niteroi II
09/11/2011, 12:25
CARO AMIGO NEY_NITEROI II
O reservatório de expansão não é lá embaixo , é no nível do radiador do lado esquerdo do carro , ( do lado do motorista ) lá la frente ao lado do radiador , RESPONDENDO A SUA PERGUNTA :
SW4 93 " NÃO CONSOME ÁGUA "
ABRAÇÃO
Guilherme,
Não quis dizer que o tanque é lá em baixo, mas sim que a marca "nível máximo" fica bem mais abaixo da boca do tanque. no seu não é assim?
Abs!
Ney
guilhermeabreu
09/11/2011, 13:00
Guilherme,
Não quis dizer que o tanque é lá em baixo, mas sim que a marca "nível máximo" fica bem mais abaixo da boca do tanque. no seu não é assim?
Abs!
Ney
SIM AMIGO
NÃO É NESCESSÁRIO ENCHER ATÉ A BOCA , pq se vc encher até a boca qdo o motor estiver frio , assim que ele aquecer a temperatura de uso a água vai expandir e jogar água fora , E DEPOIS QUE VC DESLIGAR O MOTOR A ÁGUA VAI VOLTAR AO VOLUME INICIAL , FARÁ VÁCUO NO SISTEMA E A ÁGUA IRÁ RETORNAR AO RADIADOR , FICANDO O RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NO NÍVEL NORMAL QUE +- NO MEIO .
Logo o nível normal é no meio do depósito , qdo o carro aquece ele enche mas sem entornar e qdo o carro esfria a água retorna novamente para o radiador e o nível volta ao inicial novamente , SE CASO VC COLOCAR MAIS ÁGUA DO QUE DEVE NO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO MESMO QUE NÃO SEJA NA BOCA , qdo o motor aquecer a água excedente do depósito será joga da fora , e permanecerá no nível normal que é +- no meio do depósito depois que o motor ficar frio novamente .
Respondendo mais diretamente a sua 1ª pergunta , NO MEU CASO SE EU ENCHER O DEPÓSITO DE EXPANSÃO ATÉ A BOCA ( que é errado ) , DEPOIS QUE EU ANDAR NO CARRO E DEIXAR O MOTOR ESFRIAR O NÍVEL IRÁ ABAIXAR ( pq qdo eu andei o motor esquentou e jogou o excesso de água fora ) , MAS SÓ NA 1ª VEZ QUE IRÁ ABAIXAR E MANTERÁ NO MEIO DAÍ EM DIANTE QUE É O NÍVEL CORRETO E NORMAL .
Não se se me fiz entender .
Ney_Niteroi II
09/11/2011, 15:55
Guilherme,
entendi sim! obrigado pela dica. como disse antes, estava fazendo errado... enchia até a boca, e quando ia olhar, o nivel tinha baixado... vou observar agora em qual nivel a agua para de baixar...
abraços
Ney
Ney, o nível correto é mais ou menos no meio. Tem uma marca (risca) por fora, é quase onde o reservatório estreita. Quando tá quente a água sobe, e depois que esfria volta ao normal, no nível. Vc pode abrir a tampa do radiador depois do carro estar frio para verificar. O radiador tem que estar completamente cheio, até no gargalo. Se a água abaixar dentro do radiador é porque o sistema tem furo e não ta puxando a aguá novamente, não ta formando vácuo. Só abrir depois do carro estar frio.
Se estiver abaixando mesmo, verifique onde mexeu com as mangueiras, na válvula termostática. Tem aquele lance de mangueira "viciada". Se antes não abaixava, é mais provável ser onde vc mexeu do que no radiador. Se vc colocou produtos para limpeza, ai sim. Pode ser radiador, ou mais provavel, bomba d'agua. De qq forma para verificar vazamento na bomba vc deve observar em baixo do motor, na tampa da correia dentada. A água sai ali.
Boa sorte.
Ney_Niteroi II
10/11/2011, 14:22
Ezahn,
consegui localizar as marcas no tanque: "Full" e "Low"... são quase invisíveis... precisei de 1 lanterna para achar...
aparamentemente nao está vazando... pois ainda está bem acima do "full" (lembre q eu havia enchido demais)...
Abs!
Ezahn,
consegui localizar as marcas no tanque: "Full" e "Low"... são quase invisíveis... precisei de 1 lanterna para achar...
aparamentemente nao está vazando... pois ainda está bem acima do "full" (lembre q eu havia enchido demais)...
Abs!
Legal. Achou o nível agora é só acompanhar. Tente tirar a água em excesso e deixar no nível full, ai fica mais fácil acompanhar.