PDA

Ver Versão Completa : Problema com câmbio S10



mcpereira74
07/11/2011, 22:55
Pessoal,

é o seguinte tenho uma S10, 2.8 sprinter, 4x2, 2001/2001 e estou com problemas no cambio, ela esta com 190.000km e troquei a embreagem com 180.000km, ela esta arranhando de 1ª para 2ª e um pouco de 2ª para terceira, fiz uma coisa este dias que nunca tinha feito que foi trocar o óleo da caixa de cambio e as arranhadas persistem.

Fui conversar com um pessoal e me disseram que a minha S10 tem duas opções de cambio, um importado Mazda e outro que pode ser Eaton, dizem que pelo ano a chance de Mazda é muito grande.

Pergunto: Vale a pena trocar os sincronizados ou partir para uma caixa semi-nova?

Alguém poderia me dizer com certeza se esse cambio é Mazda mesmo? Pois fiz uma cotação dos sincronizados e são bem mais caros que o dos Eaton.

Walter L. L. Casitta
07/11/2011, 23:19
Pessoal,

é o seguinte tenho uma S10, 2.8 sprinter, 4x2, 2001/2001 e estou com problemas no cambio, ela esta com 190.000km e troquei a embreagem com 180.000km, ela esta arranhando de 1ª para 2ª e um pouco de 2ª para terceira, fiz uma coisa este dias que nunca tinha feito que foi trocar o óleo da caixa de cambio e as arranhadas persistem.

Fui conversar com um pessoal e me disseram que a minha S10 tem duas opções de cambio, um importado Mazda e outro que pode ser Eaton, dizem que pelo ano a chance de Mazda é muito grande.

Pergunto: Vale a pena trocar os sincronizados ou partir para uma caixa semi-nova?

Alguém poderia me dizer com certeza se esse cambio é Mazda mesmo? Pois fiz uma cotação dos sincronizados e são bem mais caros que o dos Eaton.

1- S10 com mwm nunca teve cambio Mazda.

2- Embreagem nova não é garantia de que não seja ela a fonte do problema. Poderia ser de baixa qualidade ou o meca pode não ter tido todos os cuidados na montagem.

3- O câmbio usa tem patins de nylon na pontas dos garfos que se estiverem desgastado também dificultam o sincronismo das marchas

4- Verifica o óleo. O câmbio Eaton trabalha com óleo ATF dexton 3. Não funciona bem com outro tipo.

5- 180.000Km é sedo pra esse câmbio apresentar desgaste nos anéis.

csirani
08/11/2011, 09:06
As S10 2001 usavam o câmbio da Getrag, se não me engano era o NV3500.

Ele usa um óleo especial (STF), que se acha somente na concessionária. ( custava mais de 70,00 o litro, hoje não sei)

Algumas passaram por um recall branco, onde foi instalado o eaton. tem que ver se não é o caso da tua.

mcpereira74
08/11/2011, 09:14
Obrigado Walter,

vou checar o oleo, mas parece que colocaram foi o 90w80, cheguei a pensar que fosse talvez o acionador hidraulico da embreagem, mas o problema diminui bastante a partir que o conjunto todo esquenta, isto é, quando nos primeiros minutos de funcionamento e deslocamento do veículo, os problemas são mais aparente e depois eles diminuem bastante, mas ainda é incomodo na 2ª, tanto da 1ª p/ 2ª quanto da 2ª p/ 3ª e vice versa.

vou procurar saber deste óleo e conforme trocar, mas se não me engano no manual dela pede para utilizar este oleo que coloquei.

mcpereira74
08/11/2011, 09:20
Obrigado csirani,

Pergunta o que é recall branco? como faço para saber se é um cambio Getrag? prefiro trocar o óleo de 70 conto o litro do que ter que abrir o cambio. Vou dar uma checada a respeito sobre recall eu adquiri esta camionete do meu pai, em 2006 quando tinha 100.000km rodado.

csirani
08/11/2011, 09:33
Obrigado csirani,

Pergunta o que é recall branco? como faço para saber se é um cambio Getrag? prefiro trocar o óleo de 70 conto o litro do que ter que abrir o cambio. Vou dar uma checada a respeito sobre recall eu adquiri esta camionete do meu pai, em 2006 quando tinha 100.000km rodado.

Quando não envolve questão de segurança, onde as montadoras são obrigadas a divulgar o recall, elas fazem ele por baixo do pano, sem o proprietário saber as vezes. O que me consta é que conforme o pessoal ia reclamando (tiveram problema de trinca de casco que era de alumínio e desgaste prematuro dos sincronizadores) , eles iam trocando os câmbios que começavam a apresentar problema, quem não reclamou eles não trocaram.

Tive uma 2001 que usava esse câmbio, com o óleo 80w90 ficava dura a troca de marchas, mas era um câmbio de trocas precisas e que casou melhor com o sprint (hoje tenho uma 2003 com o eaton e parece que fica amarrada).

Nesse link tem fotos, o da minha era parecido com a segunda foto, mas tinha variantes dos cascos.

Pirate4x4.Com Bulletin Board - View Single Post - What 5 speed came in a 1995 C1500 5.0? NV4500? NV3500? (http://www.pirate4x4.com/forum/showpost.php?p=9352474&postcount=17)

CesarG
08/12/2012, 12:56
Tive o mesmo problema na minha, que comprei usada. Troquei o óleo da caixa por óleo 90 convencional e o problema de raspagem no engate das marchas sumiu. Acho que o óleo sintético atualmente recomendado é muito fino e causa essa dificuldade de engate enquanto frio. Por outro lado, sendo mais grosso, o óleo convencional implica em consumo de diesel um pouco maior.

juleymar73
10/12/2012, 01:09
Ola amigos , tenho uma a tres anos, tambem 2001 a marcha arranha quando reduzo de terceira pra segunda desde que comprei ela ,quando ligo e saio com ela depois de + ou - 5 klm ela para, um mecanico que andou nela sentiu a embreagem dura, outro que trocou logo depois o volante bi massa do motor disse que meu atuador tava meio ruin, ai a umas duas semanas atras viajando ela patinou a embreagem numa subida , dai voutei pra casa ai dois dias depois parou e ate agora nada de patinar , essa arranhaçào pode ter a ver com o atuador ?

Zezo440
18/07/2015, 20:04
Ola amigos , tenho uma a tres anos, tambem 2001 a marcha arranha quando reduzo de terceira pra segunda desde que comprei ela ,quando ligo e saio com ela depois de + ou - 5 klm ela para, um mecanico que andou nela sentiu a embreagem dura, outro que trocou logo depois o volante bi massa do motor disse que meu atuador tava meio ruin, ai a umas duas semanas atras viajando ela patinou a embreagem numa subida , dai voutei pra casa ai dois dias depois parou e ate agora nada de patinar , essa arranhaçào pode ter a ver com o atuador ?

Recentemente adquiri uma Blazer 4.3, ano 98, e ela estava com a embreagem lá em cima e a 2ª e a 3ª marcha estavam bem ruins para entrarem, especialmente quando o carro estava frio. Depois que o aquecia, melhorava um pouco, mas ainda era chato conduzir a viatura daquele jeito. Troquei a embreagem por uma nova, a qual ficou boa, especialmente macia, até porque foi trocado o atuador hidráulico. Não obstante, a caixa continuava com o mesmo problema. Fui ver o óleo, o qual vi que já estava bem escuro. O manual indicava o óleo 80W90 GL-3. Na ocasião achei um GL-5 e coloquei, continuando a mesma bosta. Fui então numa oficina de câmbios em Porto Alegre, no bairro Sarandi (A Dicaixas), e o dono me disse pra colocar o ATF (de câmbio automático), o qual é bem mais fino que o recomendado pela fábrica. Agora mesmo fria a viatura cambeou a 2ª e 3ª de boa. Taí uma dica pra quem tá se lascando com esse problema.

daniels10
05/10/2015, 11:56
Bom dia!
Possuo uma s10, 2.4, 2005/06 e ela esta apresentando problema na 2ª marcha, arranhando ao reduzir da 3ª para a 2ª.
Estou pensando em trocar a embreagem que no dia a dia não apresenta problema, contudo por umas 2 vezes qdo fiquei
parado por muito tempo em um congestionamento o aquecimento fez a embreagem patinar um pouco. Será que apenas trocando
a embreagem o problema se resolverá ou devo aproveitar a mão de obra para trocar mais alguma coisa? Vlw!

Edumar
05/10/2015, 13:59
Provavelmente vai ter que mexer no câmbio também.

mauriciocsf
05/10/2015, 21:19
se é apenas so a segunda que arranha, talvez seja sincronizador, mas vc disse que patina, ai é disco de embreagem

daniels10
06/10/2015, 21:05
se é apenas so a segunda que arranha, talvez seja sincronizador, mas vc disse que patina, ai é disco de embreagem

será que trocando a embreagem e o sincronizado irá resolver?

rfdex
06/10/2015, 22:34
Veja oleo do sistema de embreagem hidraulica. Veja (de preferencia troque) o oleo de cambio pelo recomendado pelo fabricante. Depois disso parta para ver embreagem e por ultima opcao abrir o cambio. Abraco

leandrim
05/10/2016, 14:57
Recentemente adquiri uma Blazer 4.3, ano 98, e ela estava com a embreagem lá em cima e a 2ª e a 3ª marcha estavam bem ruins para entrarem, especialmente quando o carro estava frio. Depois que o aquecia, melhorava um pouco, mas ainda era chato conduzir a viatura daquele jeito. Troquei a embreagem por uma nova, a qual ficou boa, especialmente macia, até porque foi trocado o atuador hidráulico. Não obstante, a caixa continuava com o mesmo problema. Fui ver o óleo, o qual vi que já estava bem escuro. O manual indicava o óleo 80W90 GL-3. Na ocasião achei um GL-5 e coloquei, continuando a mesma bosta. Fui então numa oficina de câmbios em Porto Alegre, no bairro Sarandi (A Dicaixas), e o dono me disse pra colocar o ATF (de câmbio automático), o qual é bem mais fino que o recomendado pela fábrica. Agora mesmo fria a viatura cambeou a 2ª e 3ª de boa. Taí uma dica pra quem tá se lascando com esse problema.
Vc resolveu seu problema..pois estou cm o mesmo problema...mais estou cm medo de colocar esse óleo

Alexsey
13/06/2021, 17:27
As S10 2001 usavam o câmbio da Getrag, se não me engano era o NV3500.

Ele usa um óleo especial (STF), que se acha somente na concessionária. ( custava mais de 70,00 o litro, hoje não sei)

Algumas passaram por um recall branco, onde foi instalado o eaton. tem que ver se não é o caso da tua.
ual seria o oleo indicado para o NGV 3500?

boltfusca
03/01/2022, 11:17
Ola amigo. Comprei uma Blazer 2.4 que esta com o mesmo problema na hora da redução da 3a para a 2a. Vc conseguiu identificar e resolver?

boltfusca
03/01/2022, 11:29
Olá amigo. Vc conseguiu resolver a situação com a troca de óleo da caixa?

boltfusca
03/01/2022, 11:33
Obrigado Walter,

vou checar o oleo, mas parece que colocaram foi o 90w80, cheguei a pensar que fosse talvez o acionador hidraulico da embreagem, mas o problema diminui bastante a partir que o conjunto todo esquenta, isto é, quando nos primeiros minutos de funcionamento e deslocamento do veículo, os problemas são mais aparente e depois eles diminuem bastante, mas ainda é incomodo na 2ª, tanto da 1ª p/ 2ª quanto da 2ª p/ 3ª e vice versa.

vou procurar saber deste óleo e conforme trocar, mas se não me engano no manual dela pede para utilizar este oleo que coloquei.


Olá amigo. Vc conseguiu resolver o problema? Pois estou com esse mesmo problema.

marcos sonntag
01/10/2022, 10:24
Minha blazer 2.8 4x4 2001 usa esse câmbio GV 3500. No manual do proprietário indica DEXRON III G 2,28L . Certa vez um mecânico colocou outro óleo e não engatava direito. Pedi para colocar o indicado e tudo ficou normal.
Pessoal,

é o seguinte tenho uma S10, 2.8 sprinter, 4x2, 2001/2001 e estou com problemas no cambio, ela esta com 190.000km e troquei a embreagem com 180.000km, ela esta arranhando de 1ª para 2ª e um pouco de 2ª para terceira, fiz uma coisa este dias que nunca tinha feito que foi trocar o óleo da caixa de cambio e as arranhadas persistem.

Fui conversar com um pessoal e me disseram que a minha S10 tem duas opções de cambio, um importado Mazda e outro que pode ser Eaton, dizem que pelo ano a chance de Mazda é muito grande.

Pergunto: Vale a pena trocar os sincronizados ou partir para uma caixa semi-nova?

Alguém poderia me dizer com certeza se esse cambio é Mazda mesmo? Pois fiz uma cotação dos sincronizados e são bem mais caros que o dos Eaton.