Ver Versão Completa : Pajero Sport AT com câmbio de Triton
Olá Galera. Estou postando esse tópico, muito mais pra ajudar a quem possa se encontrar (espero que nunca) na mesma situação em que estive.
Era um feliz proprietário de uma Pajero Sport 2002 2.8 AT. Maravilha de carro, robusto confortável, boa relação de consumo de combustível x conforto, já fiz viagens nela, inclusive relatadas aqui pro Jalapão e outra mais.
Não mais que de repente, pra ser mais preciso, no dia 04/10/11, havia acabado de encher o tanque da 1113 (carinhosamente como a chamo) pra pegar a estrada rumo a Maceió no dia seguinte bem cedinho. Saí do posto, e depois do 2º semáforo, ao dar saída, ela não entrou 2ª marcha e depois deu um tranco forte, passando pra 3ª, passando a piscar o "N" no painel. Já tinha lido sobre isso, que, apesar não ser windows, os mitsubishi, entram em "modo de segurança", quando alguma anomalia é detectada no câmbio. Ao levar pra oficina que sempre faço a revisão, veio a surpresa: até então não havia dado ré e ao chegar lá pra manobrar, cadê a dita cuja? a marcha engatava, motor girava, mas nada de sair do canto. Senti um arrepio na espinha. Bom, resolvemos derramar o óleo do cárter da caixa para verificar se havia algum resquício de metal/limalha. Havia:shock::shock:. Não restava nada mais a fazer a não ser abrir. Ao abrir, percebemos que o conjunto acoplamento "planetário", que fica logo na frente da caixa, havia sido o responsável pela quebra. Ao que entendi (não sou expert em caixas AT), ele é quem faz a inversão do sistema para mudar de frente a ré. Mas a grande pergunta era: como poderia ter ocorrido isso? Sou dono cuidadoso e sempre defendo os cambios AT, e isso foi ocorrer justo comigo? Os cambios MIT, principalmente os da minha versão de Pajero (INVECS II) são muito bons.
Bom pra nossa surpresa, o câmbio já havia sido aberto e o antigo dono fez uma grande "gambiarra", como se diz aqui. Soldou as fixações das 3 engrenagens dos planetas e aí, uma delas rompeu a solda, deixando a engrenagem "fora de órbita" e quebrando tudo em efeito cascata.
Menos mal por um lado: agora sabia que a culpa não havia sido minha, nem do carro (continuo com a imagem de que é muito robusto), mas por outro lado sabia que o conserto não seria barato. Aí perguntava: o que fazer? Quanto irei gastar? Juro que pensei em jogar tudo no lixo! Justo agora que havia acabado de por 4 pneus zero km e trocado discos e pastilhas de freio!!??! É muito azar!!! Se fosse vender a ferro velho, perderia mais dinheiro, num carro que só tem 114.000km rodados. Passar pra mecânica, daria, mas iria gastar mais. Então o jeito era reparar ou trocar por uma nova.
Bom, depois de muita procura por uma pajero 2002-2003 num ferro velho sem sucesso, tentamos ver quanto sairia a recupração, trocando as peças. Não valeria a pena. Só de peças, gastaria mais de R$6.000,00. Então, descobrimos que o câmbio usado nas TRITON é exatamente o mesmo das pajero 2.8. Procurei em ferro velho e achei algumas, mas de origem dividosa, com caixas vazando e tals. Resolvi pegar de uma que achamos em Campinas-SP, que havia sido capotada com apenas 2 semanas de uso. Resumo da ópera: R$7.000,00 pela caixa nova AT, 200,00 de frete e mais R$1.000,00 de mão-de-obra.
Incrível: funciona perfeitamente, sem nenhuma diferença. Basta trocar alguns plugues de encaixe dos chicotes eletrônicos. Afora isso, até o calço é igual. Aliás, tem uma diferença sim, ela não tem o overdrive final que a antiga tinha. O que quero dizer é que quando estava em 4ª marcha, a uns 80 km/h, ao aliviar o acelerador, ela reduzia o giro, um pouquinho. Essa ainda não percebi isso, mas percebi que ela já entra no giro mais baixo, ficando na mesma.
Bom pessoal, agora pretendo rodar com a "1113" até o último pistão parar. Nem precisa mandar que já tenho no carro uns galhinhos de arruda e um pacotinho de sal grosso. Já marquei a próxima viagem: em MAR irei até o MS e se der, até o Paraguai.
Se alguém tiver alguma dúvida, fiquem à vontade. Ainda não viajei com ela pra ver se mudou algo em relação a consumo ou relação final de giro em alta velocidade, mas assim que perceber algo diferente, eu posto aqui.
Carlos A. C. Azevedo
06/11/2011, 17:23
Rapaiz, o essa foi foda hein, Até o encaixe da caixo no motor foi perfeito? muito boa a dica pro pessoal, mas acho que nem todo mundo tem toda essa coragem, ainda mais se tratando de "carro mitsubishi é descartavel".
Agora vai durar muito :concordo:
Pois é, tudo perfeito. As caixas externamente são as mesmas, tudo igual. Quanto a coragem, fazer que? Que opções eu tinha? então foi fechar os olhos e entrar de cara. Minha sorte foi ter vendido uma moto que tinha para fazer um serviço em casa, aí já viu, o serviço ficou "pra depois".
SAPO-BOMBA
07/11/2011, 01:11
Mas isso já era sabido... A maioria das caixas Mit dos motores Diesel são compatíveis entre si. Tanto AT quanto MT...
Inclusive tou ventilando a chance de trocar a minha caixa V5M21 completa por uma V5MT1 igualmente completa de uma L200 Outdoor 2010 que capotou e um amigo meu da oficina comprou de leilão... A vantagem é tanto ter uma caixa mais nova quanto com marchas mais alongadas. Mas terei tb que fazer a troca do arranque e da embreagem ( são diferentes ). Falta ver o custo da brincadeira e ver se tenho coragem...
euclidesneto
07/11/2011, 11:54
Aproveitando o tópico sapo, vc sabe me dizer se posso colocar uma caixa automática numa galloper manual?
SAPO-BOMBA
08/11/2011, 00:38
Pode sim, sem problemas... Desde que seja uma caixa que tenha furação idêntica ao bloco do seu motor, seja ele 2.5 Diesel ou 3.0 V6...
As caixas das Pajero Sport 2.5 e L200 Sport/Outdoor servem sem problemas, porém não tenho certeza se muda o volante do motor. O arranque eu sei que tem que mudar, mas é tranquilo.
O Sapo, dsesculpa a ignorãncia no assunto, mas quando tava no "desespero", a primeira coisa que pensei foi pegar a de uma L200 outdoor ou de uma pajero 2.5, pois seriam mais fáceis e mais baratas, mas elas não dão (assim fui informado). Então pra mim, tive muito traballho, pois as das full não servem também, ,então tive que morrer numa triton. Tem certeza se é simples e tão fáciol serem trocadas? Outra coisa que me disseram foi que só serviria as de pajero do modelo da minha, ou seja, 2001 a 2003. As 2004 a 2005, mesmo sendo 2.8 não servem. É isso mesmo?
SAPO-BOMBA
09/11/2011, 03:16
ri945, quero dizer assim: As caixas da MIT possuem várias aplicações, sendo que alguns modelos tem a vantagem de se trocar a caixa seca da transmissão, aproveitando o miolo ( que é o essencial/funcional ). Enquanto outras funcionam "plug and play" dependendo do bloco do motor.
As Pajero Sport 2.5, as L200 Sport/Outdoor e mesmo as L200 "quadradinhas" utilizam a mesma furação de encaixe da transmissão, portanto podem usar qualquer caixa de marcha que sirva uma na outrra, mudando apenas o volante e o arranque em alguns casos. Independente de ser AT ou manual!
A caixa da Full cabe na Triton, que cabe na Dakar e que por consequência, cabem na Pajero Sport antiga ( motor 4M40 2.8 ), pq a furação dos blocos é idêntica entre si. Lógico que existem várias versões de transmissões e algumas requerem eletrônicos à parte pra seu devido funcionamento, com a transmissão da Full...
:mrgreen:
felipetms
26/12/2011, 19:51
Eu tive o mesmo problema com minha Pajero, no qual o cambio travou, e nem ia pra frente nem pra trás. Já foi feita a troca duas vezes, e no momento esta uma caixa de marcha de uma L200 Triton 2008. Porem, ela, quando ligada de manha funciona bem, ate eu rodar alguns quilometros, quando o engate da marcha inicial demora, inclusive quando vou frear, ela para totalmente como se estivesse no neutro. A ré tambem demora a engatar. E quando é exigida dela um pouco mais (por exemplo rodar muito em um só dia), o "N" começa a piscar, e o engate fica terrível, principalmente quando reduzo a velocidade. Vocês podem me dar uma luz sobre isso?
Imperador!
26/12/2011, 19:59
Qual o óleo que tá usando nesse câmbio?
Eu começaria fazendo a troca de óleo, que é procedimento padrão para esse tipo de diagnóstico.
Carlos A. C. Azevedo
26/12/2011, 20:30
Isso ai, troca óleo e filtro, resolve em 80 % dos casos de demora, barulhos, tec tec, mas se tiver tranco o negocio fica mais feio...
Olha Galera, posso dizer que depois que troquei a cx AT por uma de TRITON está 10!! É verdade o que o felipetms falou. A minha, se estiver fria, os engates de 3ª para 4ª ficam mais "preguiçosos", mas 15 minutinhos estão normais. Como a caixa foi Zero km, o óleo foi colocado certinho e acompanhei os primeiros 10 mil km. Fora isso, jamais direi que foi trocada. O que o mecânico disse (acho que tem fundamento) é que, no meu caso, meu radiador é maior que o orinal MIT, e é de cobre, e não tenho válvula termostática, portanto, ela demora um pouquinho à mais para esquentar quando fria. Agora espero pelo menos 2-3 minutinhos antes de sair.
Na estrada está ótima. Nenhuma vibração, ruído, nada!! Consumo de 6 km/l na cidade e 8-9 km/l na estrada (andando entre 100-110 km/h)
Pedro Henrique Neves
16/01/2012, 12:17
ta ficando a quantos RPM a 100-110 KM/H na estrada?? a caixa da l200 triton é bem mais longa, deve ter ficado show!
Carlos A. C. Azevedo
16/01/2012, 13:04
(Foi mal o off topic aqui hehe)
Fala Pedro, como é que tá? tu sumiu depois de dizer que o motor da Pajero se lascou, como foi que ficou?
:concordo:
Prezados Srs
O câmbio de 5m da triton serve nas pajero full v6 3.0 e 3.5 e vice versa?
abraços
ljslacerda
28/05/2012, 14:30
muito bom o seu depoimento ric945, me ajudou a encorajar pra trocar a minha.Tenho uma MIT igual a sua, porém 2001. Quando está fria não entra a 4º marcha, o giro do motor fica alto.entre 2800 a 3000 rpm a 80 a 90 km/h. Fico alternando entre o N e D para ela com o tempo fazer a troca mas nem sempre acontece. Qdo paro, fica aceso o D e N simultaneamente e qdo engato a ré tbm.Já fui ao mecânico e ele me informou que teria que reparar o corpo de válvula.Já foi feita há 1 ano este serviço e voltou a apresentar problema.Troquei filtro de oleo e o óleo com 40000 km e nada.O preço do reparo do corpo de válvula é um pouco mais da metade de um caixa usada em bom estado.Me orientaram que a da Triton serviria só não tinha esssa confirmação.Muito obrigado
marcelo trida
13/07/2012, 17:26
Amigo estive com problema em meu cambio e pasei pelo que vc passou e e de doer.
me conte uma coisa vc teria como me diser se o conversor de troque e o mesmo?
no caso da central do cambio e a mesma.
Quando deu o defeito na minha fiquei louco com o preço das peças.
Pesquisei nos USA e descobri que um kit master do cambio V4A51 usado nas pajeros sport e pjerinho custa apenas U$315.
Segue o endereço para quem quiser conferir " R4A51,V4A51, R5A51, V5A51 Transmission Parts Mitsubishi & Hyundai Trans. (http://www.bulkpart.com/2/category/R4A51.html) "
Gostaria muito de saber que plugues mudar neste cambio pois sei de um cambio destes que teve perca total na triton e as vezes compro ele.
Atenciosamente Marcelo
marcelotbranco@gmail.com
tiagogvieira
05/09/2013, 19:58
revivendo o topico, gostaria de saber se o cambio manual da triton 3.2 tbm serve na pajero 2.8 hpé até 2006
Danielpsul
06/09/2013, 15:06
Eu já gostaria de pedir orientações quanto a instalar uma CX AT numa trinton GLS. Tenho como conseguir uma CX sem dificuldades, modulo e console interno. No mais me resta saber se haveria compatibilidade e se poderia dar certo essa empreitada. Abraços a todos
tiagogvieira
12/09/2013, 11:43
a sua é MT ou AT?
Danielpsul
13/09/2013, 01:04
MT. 2012. Aparentemente nao tem muitas diferencas. Obrigado.
tiagogvieira
19/09/2013, 16:46
concordo mas sera que nao muda cardã? essas coisas?
tiagogvieira
19/09/2013, 17:46
aproveitando o topico, na mudança de um cambio para outro mudasse o volante do motor? na mudança do at pra manual vou usar o volante da triton ou o da pajero mesmo to fazendo essa mudança
ai tiago deu serto a mudança para o cambio MT qual cambio usou? tenho uma pajero 2001 aut o cambio esta cheio de problema pra reparar sai muito caro estou analizando a possibilidade de colocar um manual nela
aproveitando o topico, na mudança de um cambio para outro mudasse o volante do motor? na mudança do at pra manual vou usar o volante da triton ou o da pajero mesmo to fazendo essa mudança
Olá amigos estou com problemas numa pajero Sport 2003 ela entrou em modo d segurança n estar passando as marchas e fica piscando a letra N no painel e a ré estar normal e consigo andar até os 80kmh com 2800 giros alguem pode me ajudar. Zap 85 989505859
Gustavofeitosa
07/08/2016, 23:12
Tenho uma pajero sport 2001, Meu câmbio está com a Ré sem força , primeira e segunda passando normalmente mas a terceira ela tipo dá uma escorregada e a quarta normal.. alguém conhece uma oficina boa para câmbio em fortaleza? De qualquer maneira uma que se no caso meu câmbio estiver condenado, que troque por um câmbio manual! Meu carro é muito bom..
Gustavofeitosa
07/08/2016, 23:14
Qual oficina vc fez essa mudança? To com essa idéia também!
Gustavofeitosa
07/08/2016, 23:37
Boa noite. Conta aí qual foi o procedimento e que cambio manual vc utilizou e uma oficina boa para isso?? Tenho uma pajero sport automático e quero ver essa possibilidade! Grato desde já
pedrocuba
10/08/2016, 20:22
Olha Galera, posso dizer que depois que troquei a cx AT por uma de TRITON está 10!! É verdade o que o felipetms falou. A minha, se estiver fria, os engates de 3ª para 4ª ficam mais "preguiçosos", mas 15 minutinhos estão normais. Como a caixa foi Zero km, o óleo foi colocado certinho e acompanhei os primeiros 10 mil km. Fora isso, jamais direi que foi trocada. O que o mecânico disse (acho que tem fundamento) é que, no meu caso, meu radiador é maior que o orinal MIT, e é de cobre, e não tenho válvula termostática, portanto, ela demora um pouquinho à mais para esquentar quando fria. Agora espero pelo menos 2-3 minutinhos antes de sair.
Na estrada está ótima. Nenhuma vibração, ruído, nada!! Consumo de 6 km/l na cidade e 8-9 km/l na estrada (andando entre 100-110 km/h)
meu caro, ainda pelo forum?
pelo o que andei lendo, o modelo do cambio da triton 3.2 até 2013 é exatamente o das sport até 06: V4A51
também estou pensando em trocar o da minha pajero. A duvida é a seguinte: Aonde fica a ECU do cambio?
por que se eu instalar o cambio de uma antiga triton, ele foi programado para efetuar as trocas de marchas em um motor 3.2 com 180 cavalos. O da minha pajero é 2.8 tem 156 cv ou 165 cv, algo do tipo.
Ou seja, se a ECU ficar dentro do cambio, vai ter que reprogramá-la. O que não é uma opção, no momento...
Se ela for fora, vai estar com a programação da pajero sport e está tudo OK.
alguem tem essa informação?
pedrocuba
12/08/2016, 14:13
Alguem chegou a fazer essa mudança?
estou realmente tentado
eder simoes
27/03/2019, 13:52
tenho uma pajero sport automatica v6, gostaria de trocar o cambio automatico pelo manual...qual cambio daria certo? será que o cambio da pajero sport a diesel manual daria certo?
Dogcam79
05/06/2019, 11:17
Pedro, bom dia!
E vc, acabou fazendo a troca?
Se fez, comente como foi e como ficou...
Abraços...
meu caro, ainda pelo forum?
pelo o que andei lendo, o modelo do cambio da triton 3.2 até 2013 é exatamente o das sport até 06: V4A51
também estou pensando em trocar o da minha pajero. A duvida é a seguinte: Aonde fica a ECU do cambio?
por que se eu instalar o cambio de uma antiga triton, ele foi programado para efetuar as trocas de marchas em um motor 3.2 com 180 cavalos. O da minha pajero é 2.8 tem 156 cv ou 165 cv, algo do tipo.
Ou seja, se a ECU ficar dentro do cambio, vai ter que reprogramá-la. O que não é uma opção, no momento...
Se ela for fora, vai estar com a programação da pajero sport e está tudo OK.
alguem tem essa informação?
Marcio_Brum
24/09/2019, 17:21
Caros colegas,
Recentemente minha Pajero Sport 2003 AT, apresentou problemas no câmbio.
Ele começou a dar trancos e fazer barulho. Ao verificar com o scaner, notei que estava com falha interna, falha de sincronismo nas marchas, logo em seguida começou a piscar o "N" com a caixa em "D", sinal que o câmbio estava em modo de emergência.
Aqui em Rondônia não temos oficina especializada em câmbio AT, sendo assim decidi entrar em contato com o Marcos da POWER TRAIN 41 996522552 em Curitiba.
O mesmo informou que eu poderia usar o câmbio da Triton 4 marchas V4A51. Ele comprou o câmbio em Curitiba, enviou para Rondônia.
Instalei o Câmbio na Pajero sport 2003 e já rodei mais de 1000 km, troca de marcha suavemente, sem trancos e barulho.
Até o chicote é o mesmo, não carecendo de qualquer adaptação.
Deixo aqui meu agradecimento ao Mecânico Marcos da POWER TRAIN 41 996522552 em Curitiba pelo total apoio.
Encerro aqui meu relato e espero estar ajudando que tenha algum problema semelhante.
Att,
Marcio Brum
Porto Velho-RO