Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida - Balanceamento Pajero Sport.

Gabriel Gasparini
05/11/2011, 07:02
Fala pessoal, blz ? Sou novo aqui no forum, e este é meu primeiro tópico, então ja peço desculpas adiantadas a moderação por qualquer erro da minha parte.
Somos os mais novos proprietários de um 4x4 da Mit (digo somos porque aqui em casa a todo mundo usa o carro conforme a necessidade, mais na verdade ele é do meu pai mesmo, rsrsrs), e estamos mais do que contentes com isso. :euforico:

O carro em questão é um Pajero Sport HPE 4x4 2.5 Diesel, ano 2010, em excelente estado. Ultimamente nossos ultimos carros tem sido do tipo perua e minivans (Palio Adventure, Meriva, Zafira...), acho que essa Pajeiro foi o nosso primeiro carro nesse estilo mais "bruto" e, tambem o primeiro com motor a diesel. Confesso que a sensação de escutar pela primeira vez o ronco do motor e aquele "barulinho fino" de turbo no fundo foi indescritivel. O carro esta com todas as revisões OK feitas na própria concessionária, quanto a questão de aquecimento que vi muitos falando aqui no forum ela trabalha com o ponteiro um pouco abaixo do meio (isso vimos fazendo uma viagem de 1.000 KM com o ar ligado e na velocidade de 110~120) e pelo que ja conseguimos calcular em 2 viagens que fizemos o consumo médio dela foi 9 KM/L, o que é impressionante e melhor do que a nossa antiga Meriva 1.8 FLEX.

Bom, chega de enrolação e vamos a dúvida em questão... o que meu pai reparou na primeira viagem que fez quando foi buscar o carro (ele foi buscar o carro em Montes Claros e tinha que voltar dirigindo ate em casa com ele, cerca de 1.100 KM até Santa Barbara) foi uma trepidação excessiva no volante, principalmente em altas velocidades. No dia seguinte ja foi feito alinhamento/balanceamento e toda uma revisão da parte de suspensão. A trepidação melhorou muito após isso mas, ainda continua... apesar de ter melhorado ainda sente-se aquele tremor... ficamos meio encanados pra saber se era algo normal do carro ou não, as vezes o que tremia mais era o proprio carro e o volante ficava paradinho, as vezes dava pra sentir o tremor tanto no volante como no carro em geral. Ficamos em dúvida tambem se podiam ser as próprias irregularidades do asfalto. Enfim, sei que não da pra comparar o estilo de dirigir com uma Meriva (que na pista pelo volante nem dava pra perceber que o carro estava andando) mais gostaria de saber se um "pouquinho" de trepidação nesse tipo de carro é normal devido ao porte dele ou se compensa levar para realizar um novo balanceamento.

Valew moçada, abraços.

Imperador!
05/11/2011, 10:24
Leva na ccs, pega um consultor, dá uma volta no carro e mostra o problema.
Eles tem que resolver, não é normal.

Carlos A. C. Azevedo
05/11/2011, 21:24
Como é ta o estado dos pneus? se eles forem yokohama seria o caso desconfiar deles. Não é por que o carro é maior que ele tem que passar esses tremilique ai na direção..

:concordo:

Paulista VM
05/11/2011, 21:34
acho que balanceamento ou pneu "quadrado" podem ser possiveis causas...
mas concordo com o imperador... leva na ccs...

Gabriel Gasparini
05/11/2011, 21:40
Então... os pneus são novos, praticamentes zerados, o antigo dono trocou um pouco antes de vender. Eles são da Pirelli modelo Scorpion (ART se não me engano). Procurando na internet achei outra pessoa com o mesmo problema, e no caso dessa pessoa era o cardã que estava um pouco empenado... seria esse o caso ?
Fugindo um pouco do assunto... quanto ao pneu, agora me surgiu uma duvida... o manual fala para colocar 26 libras, mais achei muito pouco, quando fui calibrar todos os pneus estavam com 30 libras... sera que era bom por 26 mesmo (mesmo com um carro pesando quase 2 toneladas) ? Ou era bom colocar um pouco a mais ? Valew.

acqualoco
08/11/2011, 13:48
Gabriel, eu tambem tive esse problema logo depois de balancear como diz o manual... a cada 10 mil kms.... porque? Ficou pior. Depois de pesquisar descobri que devido a tamanho/peso da roda é fundamental fazer o balanceamento com a roda no carro com um sistema que eleva o carro e uma especie de carrinho gira a roda atingindo a velocidade necessária para um bom balanceamento. Para mim resolveu 100%. Acredito que na sua cidade deve ter uma loja de pneus que tem este sistema... liga antes. Mas não demora porque com o tempo danifica o pneu.
A pressão do pneu é isso mesmo... 26lbs, siga o manual! Com 30lbs o conjunto fica duro.
Abs.

Paulista VM
09/11/2011, 23:18
Então... os pneus são novos, praticamentes zerados, o antigo dono trocou um pouco antes de vender. Eles são da Pirelli modelo Scorpion (ART se não me engano). Procurando na internet achei outra pessoa com o mesmo problema, e no caso dessa pessoa era o cardã que estava um pouco empenado... seria esse o caso ?
Fugindo um pouco do assunto... quanto ao pneu, agora me surgiu uma duvida... o manual fala para colocar 26 libras, mais achei muito pouco, quando fui calibrar todos os pneus estavam com 30 libras... sera que era bom por 26 mesmo (mesmo com um carro pesando quase 2 toneladas) ? Ou era bom colocar um pouco a mais ? Valew.

Mesmo que não seja o cardã, faca um favor a sua viatura e engraxe ele. Muita gente não faz isso, e deveria...
Dependendo do uso do carro, urbano por exemplo, a cada 15.000km, uso em estradas de terra a cada 15 ou 30 dias...

Eu mesmo achava que esta pratica cabia apenas aos caminhoes, pois bem, aprendi que não! Todo caminhonete ou carro que possua carda, tb deve ter este cuidado...

Gabriel Gasparini
10/11/2011, 14:13
Obrigado pelas dicas, era o que eu pensava mesmo... vamos tentar levar para fazer o balanceamento novamente em outro lugar o quanto antes... porque realmente gastar um pneu desse tamanho é algo que ninguem quer, ainda nao sei quanto custa um pneu desse porte, mesmo assim nao quero nem ver o custo na hora de trocar... hahaha.
Quanto aos pneus entao vou manter em 26lbs mesmo, valew.
Só pra constar, fomos até uma concessionária pra checar esse problema, o cara da de lá disso que isso é normal porque em altas velocidades se forma uma corrente de vento embaixo do carro o que contribui para que ele trema, nao sei na cidade de voces, mais aqui o pessoal tem muita má vontade por isso nao queriamos levar na css antes. Mais valeu a todos pela ajuda.

acqualoco
12/11/2011, 15:16
Gabriel, é incompetência essa da Concessionária... em vez de falar: "eu não sei, mas posso verificar", fala m#@%!
Estou com um pneu no limite de chumbo, que segundo onde levei, disseram que é comun em pneus Pirelli...!
Abs