Conectar

Ver Versão Completa : Colocar freio no willys cj5

Gustavo01
04/11/2011, 20:57
Gente eu tenho um jeep 72 com tambor nas quatro rodas, só que tá dando muito problema, roda um pouco e as rodas começam a travar.Recentemente resolvi eu mesmo desmontar o freio do jeep, aproveitando que eu já ia colocar Dh.Coloquei o servo freio do Ford Pampa e não deu, ainda bem que o dono do desmanche é meu conhecido e deixou eu testar primeiro, mas minha dvida é qual o servo ideal para este sistema?:semideia

mali9ski
07/11/2011, 11:40
e bem vindo ao forum :euforico:

você é o segundo que eu dou as boas vendas hoje

amigo adaptação é adaptação, eu escuto o pessoal usar da s10 ou f1000 mas com pedaleiras suspença.....

a kombi tem um servo pequeno, e me falaram que tem um servo para triciclos que também e pequeno que TALVEZ de para adptar no lugar original

mas se você usar os freios originais da F75 tambor patins espelho e panela já fica um freio bem bom, mas não sei quanto que anda os preços talvez compense mais usar discos........

valew........

Rafaminc
07/11/2011, 16:02
Gente eu tenho um jeep 72 com tambor nas quatro rodas, só que tá dando muito problema, roda um pouco e as rodas começam a travar.Recentemente resolvi eu mesmo desmontar o freio do jeep, aproveitando que eu já ia colocar Dh.Coloquei o servo freio do Ford Pampa e não deu, ainda bem que o dono do desmanche é meu conhecido e deixou eu testar primeiro, mas minha dvida é qual o servo ideal para este sistema?:semideia
Amigo, se estão travando as rodas, tenta quebrar os cantos das lonas e afasta-las mais um pouco na regulagem.
No meu caso, meu CM original foi pro pau, e resolvi colocar um de duplo estágio da Kombi. Minha idéia era achar uma opção mais barata que o CM do Jeep (180 conto aqui contra 80 da kombi) e mais moderno, só que tem um problema, o Cm da Kombi tem pouca vazão e as lonas tem que ficar muiiiito bem reguladas para não faltar óleo na primeira bombada. O Cm original tem +-1" e o da Kombi +-7/8", portanto o freio fica mais leve, mas se quiser fazer a coisa certa, tem que colocar um servo e um CM com mais capacidade, tipo fa F1000...

Gustavo01
08/11/2011, 12:40
Pessoal, eu uso a coluna e pedaleira suspensa do Corcel 1 , elas são grudadas, um amigo do meu pai o que vendeu a caixa DH do Opala,disse que a do gol quadrado dá, mas segue a dúvida o servo freio tem quatro saídas mas será que conseguirá alimentar o sistema de lona?Seguem as fotos...:confused:319438319445319435
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

Rafaminc
08/11/2011, 13:07
Pessoal, eu uso a coluna e pedaleira suspensa do Corcel 1 , elas são grudadas, um amigo do meu pai o que vendeu a caixa DH do Opala,disse que a do gol quadrado dá, mas segue a dúvida o servo freio tem quatro saídas mas será que conseguirá alimentar o sistema de lona?Seguem as fotos...:confused:319438319445319435

Gustavo, veja abaixo estas informações que postei há algum tempo:

" Pois é, vi em outro tópico onde o colega Chapolin colocou a vazão dos cilindros, mas falta saber quantos ml o original do jeep desloca. Amanhã vou fazer um teste no meu cilindro velho e ver qual é o deslocamento dele.
Não quero aumentar o diâmetro do embolo com cilindros de +-28mm para que o freio não fique mais duro que já é, senão vou ter que reposicionar a haste de acionamento do cilindro.

Cilindro mestre Area cil. Curso Volume deslocado
Opala>22,22 387,8mm 25 9,96ml
Kombi>23,81 445,2 25 11,13ml
F-1000>28,5 641,0 25 16,03ml

Bom, só para titulo de informação:

O cilindro mestre original do Jeep possui um deslocamento de +-39mm total.

Como o diâmetro interno do cilintro tem 25,2mm, podemos dizer que o volume deslocado (total) é de +-19,4 ml, agora como o pedal não vai até o fundo, chegando normalmente só até a metade, eu chutaria que 10ml de óleo deve ser suficiente. "

Se o do gol quadrado tiver mais deslocamento que o da kombi, pode usar que não terá problemas. QUanto as 4 saídas, é só tamponar uma lateral. Em casas de componentes hidráulicos e pneumáticos, vc encontra isso.

Gustavo01
13/11/2011, 09:35
Pois é tive que fazer um suporte para o servo freio, como tinha 4 saídas resolvi colocar uma pra cada roda, mas ao termin ar a grande expectativa e coloquei o oleo sangrei e nada de freio...320212

Gustavo01
13/11/2011, 09:37
320214Seguem mais fotos:
320213

Rafaminc
16/11/2011, 13:19
320214Seguem mais fotos:
320213

Gustavo, se quando vc pisa no freio o pedal vai até o fundo e vc tirou todo o ar da tubulação, é sinal que o seu CM não tem capacidade suficiente para alimentar os cilindros de roda. A quantidade de óleo enviada para cada roda não consegue fazer com que as lonas encostem nos cubos, e quando vc tira o pé do freio, elas fecham muito rápido não dando tempo de encher na segunda bombeada.
Tenta levantar cada roda e encostar todas as sapatas nos cubos pelos dois parafusos de regulagem, e pedala novamente para testar.

Obs: Caso o parafuso de regulagem estiver engripado, passa um óleo penetrante antes e deixa agir por alguams horas. Depois vai girando nos dois sentidos até ele ir soltando.

vavarusso
16/11/2011, 14:35
Breve estarei instalando o CM da strada com 4 saídas, sendo que 2 tem válvulas. Por enquanto as 4 rodas sao freio a tambor. Será que funciona bem????

vavarusso
16/11/2011, 14:37
320214Seguem mais fotos:
320213

Caro Gustavo veja no youtube um tutorial do Marcelo Tonella sobre freio de fusca. Acho que vc vai aprender algo que te interessa.

Gustavo01
16/11/2011, 19:55
Gente desculpa a demora pra responder, é porque a net q eu uso ñ pode ver chuva :neutral:
Pois é, conversando com meu pai percebemos o seguinte o CM só dá aquela gorrifada de óleo só na primeira pisada, na segunda sai o minimo de oleo, se ficar bombando ñ adianta pois como eu disse só sai forte na primeira pedalada.
Conversando com um cohecido meu ele falou que esse sistema novo(sevo freio) só vai funcionar bem se eu colocar disco caso contrário só dor de cabeça...
Discutindo com meu pai o que melhor fazer, decidimos colocar o Kit freio a disco MDS(utiliza pinça da Kombi).
o que vcs acham desse sistema com o Cm que eu tenho?:putz:

Gustavo01
16/11/2011, 19:59
Lembrando que ainda ñ comprei nada, podem sugerir novas opções.

rodrigo.hoffman
17/11/2011, 00:00
Bom..

Vamos por partes...

Primeiro tem que decidir que freio vai usar.. Se for tambor nas 4 rodas o unico Cilindro Mestre que vai dar conta alem do original serão aqueles de diametro maior ou igual que 1" (25,4mm).. Normalmente o mais utilizado nesses casos é o da F1000.. Mas se instalar ele sem o servo-freio (hidrovacuo) vai ficar muito pesado.. O pedal vai ficar mais duro que com o original..

Se utilizar disco na frente e tambor a tras (uii) ou disco nas 4 rodas o cenario ja muda e ai um cilindro de 7/8 (22,22mm) que é usado em um monte de carros (gol, santana, pampa, etc) deve da conta do recado pq as pinças necessitam de muito menos fluido pra frear..

Servofreio não aumenta a capacidade de frenagem, só diminue o esforço no pedal..

Segue um topico muito bom sobre o assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/31115-freio-disco-na-4-rodas-frenagem-dificil.html

[ ]´s

Mário RED JEEP
17/11/2011, 01:56
Dá uma olhada no Tópico: Servo freio do gol:nova opção?

Gustavo01
26/11/2011, 10:21
Pessoal, o dono do servo freio conversando com meu pai falou q dá junto com um mecânico que disse que adaptou numa Rural e funcionou. Eles falaram que pode ser o reparo do CM...
Como o colega acima informou que o 7/8 ñ conseguiria alimentar os tambor tudo, esse do gol é 13/16" resolvi ñ ir na conversa dele e ñ trocar reparos.Será mesmo papo de vendedor?
Aparentemente os reparos estão bons.
:karate:
322361

Gustavo01
26/11/2011, 10:29
Eu queria colocar freio a disco dianteiro e posteriormente trazeiro, mas navegando aqui no fórum vi algumas pessoas falarem que a pinça pega na roda.
Eu mesmo uso as rodas originais 16x6 e estou com medo de instalar e depois de tudo ter que comprar alargador de roda.
322362322363

antonio umino
26/11/2011, 15:01
Com o aro 16 ... Tranquilo pode colocar que não pega.....a que pega é o aro 15. Ok.

abçs..

johncj5
27/11/2011, 23:11
Pessoal tenho uma duvida, recentemente um amigo me deu um hidrovacuo de Corsa, e uma pedaleira de bandeirantes, queria saber se eu consigo colocar esse conjunto, e se vai pegar freio com esse cilindro ,
obrigado

jaime_cj-5
28/11/2011, 13:59
Ok, mas qual a melhor afinal? pra colocar hidrovácuo no Cj-5?

fmsJeep75
28/11/2011, 15:30
Recentemente coloquei uma tampa do óleo do motor nova (motor bf 161, 6cc, 3m, ano 1975), aquela redondinha que fica em cima do cabeçote, porque a minha estava sem uma das presilhas internas, só tinha uma enquanto o normal são duas, e estava merejando óleo sobre o cabeçote quando o motor estava em movimento e aquecia. Então coloquei uma nova com as duas presilhas internas, só que o óleo continua merejando de forma identica a tampa anterior. É normal merejar óleo por esta tampa? Ela funciona como um respiro é isto? Aguardo ajuda. Obrigado.

Nelson Ortega
28/11/2011, 16:55
Boa tarde !

Gustavo geralmente o pessoal instala o servo freio da f1000 + reservatório e cilindro mestre e pedaleira suspensa do opala .

Alisson

vavarusso
28/11/2011, 18:40
Eu queria colocar freio a disco dianteiro e posteriormente trazeiro, mas navegando aqui no fórum vi algumas pessoas falarem que a pinça pega na roda.
Eu mesmo uso as rodas originais 16x6 e estou com medo de instalar e depois de tudo ter que comprar alargador de roda.
322362322363

Meu caro Gustavo explique como é a instalação de sua bomba da HD. Poste umas fotos. è puxada pela bomba d'agua ou pelo virabrequim???

Gustavo01
29/11/2011, 12:25
Meu caro Gustavo explique como é a instalação de sua bomba da HD. Poste umas fotos. è puxada pela bomba d'agua ou pelo virabrequim???
A adaptação é na bomba d'agua, o negocio foi o seguinte, eu tenho um amigo dono de uma auto-peças e no fundo uma oficina mecânica, ele me falou que tinha uma polia velha lá de um DEL REY mas só que era simples. Levei pra minha oficina de funilaria e cortei a parte do meio com o acetileno para encaixar certinho na original do jeep. Depois fiz um acabamento com um disco de corte já gasto(pequeno) para encaixar certinho e ficar alinhado. Para soldar utilizei solda eletrica( usei eletrodo fino), não é preciso soldar em volta tudo, só precisa dar 4 pontos de solda em volta, depois é só passar DECKVED para vedar e uma batida de Pedra, e pronto.
O suporte da bomba fui eu mesmo que fiz utilizando como chapa um feixe de mola que quebrrou em um Pampa. Ficou incrivelmente forte foi a mesma chapa que usei no suporte do setor. Bate uma marreta de 10kg e nem morgou...
Já ia me esquecendo a correia é em V do Belina/ Del Rey. Seguem as fotos:
322888322889322890322891

Gustavo01
29/11/2011, 12:33
Mais fotos:
322897322898322899

vavarusso
29/11/2011, 17:37
Mais fotos:
322897322898322899

Muito bom gustavo. Valeu

Gustavo01
06/12/2011, 10:40
Futuramente quero colocar rodas 15x10 e pneus 33 , será que o freio com pinças da kombi se omportará bem?:dance:

DCD
06/12/2011, 16:52
bom eu estou instalando freio a disco traseiro com roda original 16 e esta pegando na roda sim foi so colocar as pastilhas nas pinças e apertar a roda e pronto la estava a pinça pegando na roda fato estranho eu comprei essas pinças de um amigo do forum q me garantiu q esas pinças eram de kadett so q ao ir na loja pra conseguir pastilhas nenhuma do kadett serviu e pelo desenho vi q as q serviam eram na verdade do golf minhas pinças são da girlins (não sei se é assim mesmo q escreve) ou da lucas q são os nomes q as auto peças reconhecem girlins é o sitema q nem vargas teves etc sera q o suporte paras pinças de golf são diferentes do kadett bateu a furação mas ta dificil conseguir colocar as rodas com o sitema de freio sem espaçadores alias esta impossivel

vavarusso
13/12/2012, 23:31
Gustavo, se quando vc pisa no freio o pedal vai até o fundo e vc tirou todo o ar da tubulação, é sinal que o seu CM não tem capacidade suficiente para alimentar os cilindros de roda. A quantidade de óleo enviada para cada roda não consegue fazer com que as lonas encostem nos cubos, e quando vc tira o pé do freio, elas fecham muito rápido não dando tempo de encher na segunda bombeada.
Tenta levantar cada roda e encostar todas as sapatas nos cubos pelos dois parafusos de regulagem, e pedala novamente para testar.

Obs: Caso o parafuso de regulagem estiver engripado, passa um óleo penetrante antes e deixa agir por alguams horas. Depois vai girando nos dois sentidos até ele ir soltando.

Caro Rafaminc sangrei o sistema várias vezes e só dá freio após umas cinco bombadas. Será que o CM da strada nao tá dando conta do sistema?

Luiz Fernando de C
05/01/2013, 19:13
Pessoal, desculpe a intromissão, mas estou dando uma geral em meu sistema de freios e ao montar o cilindro de rodas deparei com a seguinte situação: 388285
Na posição 1 a sapata fica um pouco folgada e o retorno da mesma passa a não ser imediato e a roda ainda gira com certa dificuldade, mesmo estando suspensa no macaco...e ainda por cima quando vou retirar o tambor costuma agarrar..( fazendo isto sem mexer na regulagem atrás).Já na posição de maior pressão da mola (2) O tambor sai sem problemas e a roda gira livremente quando suspensa...e ainda por cima o sistema fica pressionado.Imagino que na posição de maior pressão seja melhor para diminuir a entrada de ar no sistema, penso também que poderia talvez com menor probabilidade aumentar o esforço de frenagem fazendo isso nas 4 rodas...não sei ao certo a posição original, que parece ser no furo bilongado idêntico, ao lado direito mas nele acontece os problemas que citei anteriormente. Gostaria de contar com quem já montou e desmontou isso e se lembra de como o sistema é montado originalmente.

antonio umino
06/01/2013, 00:07
Pessoal, desculpe a intromissão, mas estou dando uma geral em meu sistema de freios e ao montar o cilindro de rodas deparei com a seguinte situação:
Na posição 1 a sapata fica um pouco folgada e o retorno da mesma passa a não ser imediato e a roda ainda gira com certa dificuldade, mesmo estando suspensa no macaco...e ainda por cima quando vou retirar o tambor costuma agarrar..( fazendo isto sem mexer na regulagem atrás).Já na posição de maior pressão da mola (2) O tambor sai sem problemas e a roda gira livremente quando suspensa...e ainda por cima o sistema fica pressionado.Imagino que na posição de maior pressão seja melhor para diminuir a entrada de ar no sistema, penso também que poderia talvez com menor probabilidade aumentar o esforço de frenagem fazendo isso nas 4 rodas...não sei ao certo a posição original, que parece ser no furo bilongado idêntico, ao lado direito mas nele acontece os problemas que citei anteriormente. Gostaria de contar com quem já montou e desmontou isso e se lembra de como o sistema é montado originalmente.
388285

Pela foto.... é o trazeiro...

Está faltando peças do freio de mão....
O furo numero 2 é o onde tem uma alavanca em forma de bumerangue...
e entre as sapatas tem uma chapa que acionado pela alavanca faz o funcionamento do freio de mão..
Vamos ver a opinião dos amigos foristas.
Um abraço
até mais

Luiz Fernando de C
06/01/2013, 11:29
388285

Pela foto.... é o trazeiro...

Está faltando peças do freio de mão....
O furo numero 2 é o onde tem uma alavanca em forma de bumerangue...
e entre as sapatas tem uma chapa que acionado pela alavanca faz o funcionamento do freio de mão..
Vamos ver a opinião dos amigos foristas.
Um abraço
até mais

Então Sr Antônio, obrigado por ter respondido...mas por incrível que pareça esse daí é o dianteiro esquerdo (lado motorista).

RamonTeN
06/01/2013, 11:47
Pessoal, desculpe a intromissão, mas estou dando uma geral em meu sistema de freios e ao montar o cilindro de rodas deparei com a seguinte situação: 388285

Bom dia Luiz! Pode montar seguindo a opçao 2 sem medo de ser feliz!!Hehe è o seguinte,sistema de freio original de jeep é uma bagunça :? usam patins do freio traseiro na dianteira da dianteira na traseira e assim por diante,geralmente faz-se isso quando nao tem o patins original e querendo ou nao da certo sim pois em questao de tamanho é o mesmo. entao monta seguindo a opçao dois e depois que colocar o tambor no lugar faça uma boa regulagem de encosto das lonas que certamente terá um bom resultado!

RamonTeN
06/01/2013, 11:55
Só pra questao de lembrete mesmo tem que olhar tbem as posições da lonas! se estiver usando o sistema original do jeep as lonas devem ser montadas da seguinte forma: patins da frente com lona grande e patins e de tras com lonas pequenas isso em cada roda! ja se estiver usando freio da f75 é feita montagem ao contrario!

antonio umino
06/01/2013, 23:47
Então Sr Antônio, obrigado por ter respondido...mas por incrível que pareça esse daí é o dianteiro esquerdo (lado motorista).

Não tinha visto, realmente é o cubo dianteiro....

Coloca a mola na posição 2....
Desculpe o engano.
Um abraço.

Luiz Fernando de C
09/01/2013, 23:37
Então pessoal, os patins de freio tem alguma diferença de tamanho? hj fui trocar o cilindro de roda dianteiro direito e vi que os patins
(sapatas) são idênticos nessa roda e que também faltou lona em um deles pelo fato de ter sido colocada a lona menor..mas se forem diferentes, existe algum problema em montar dois com o mesmo tamanho?

juleymar73
04/03/2013, 23:22
Ola pessoal , eu sei que esse assunto e passado pra muintos aqui, mais eu to começando essa contenda e so achei esso topico sobre esse assunto , vamos la, ganhei de um amigo um Hidrovacuo do Opala com CM e tudo , ja vi dicas de adaptar esse hidro no jeep queria saber se o CM tambem serve??? ele e dupla ação ?? a marca do conjunto e BENDIX . depois posto fotos .

obrigado aos que me ajudar.