Conectar

Ver Versão Completa : Contra peso nas camionetas utilizadas como passeio

MAURI ZARDIM
04/11/2011, 16:51
Tenho uma ranger limited 2007 e estou muito feliz com ela. Utilizo somente para passeio e estou pensando em colocar um contra peso na caçamba para que ela não pule muito. Alguem ja fez isso ou sabem como posso fazer e que peso seria o ideal? Obrigado

Gabriel_Bertinatto
04/11/2011, 17:43
amigo coloque esse tópico no setor picapes` que la terá mais respostas e outra essa não é essa seção para esse tópico

RGamaJr_4x4
04/11/2011, 17:55
amigo coloque esse tópico no setor picapes` que la terá mais respostas e outra essa não é essa seção para esse tópico

Se usas a picape apenas para passeio seria melhor ajustar o feixe de molas e/ou colocar amortecedores mais macios para não pular.
Contrapeso seria mais indicado se a finalidade fosse aumentar estabilidade em curvas.

marciomeurer
04/11/2011, 18:32
Tenho uma ranger limited 2007 e estou muito feliz com ela. Utilizo somente para passeio e estou pensando em colocar um contra peso na caçamba para que ela não pule muito. Alguem ja fez isso ou sabem como posso fazer e que peso seria o ideal? Obrigado

pegue uma câmara de pneu de trator... divida em dois tipo meia lua ( e )... encha de areia e costure... coloque um em cada lado da carroceria da pick-up utilizando a carroceria inteira... eu tenho um desses para viagens longas

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 18:45
pegue uma câmara de pneu de trator... divida em dois tipo meia lua ( e )... encha de areia e costure... coloque um em cada lado da carroceria da pick-up utilizando a carroceria inteira... eu tenho um desses para viagens longas

Eu não faria isso, não levo peso morto de forma nenhuma, mas o meu irmão leva meia câmera de ar de caminhão com água em vez de areia. Fica mais fácil esvaziar se precisar de espaço assim como pra encher também...

Pedro Eduardo Patussi
04/11/2011, 18:54

caraiu de trator?? só falta dizer q é do pneu traseiro hehe...
de caminhão ja é mais q suficiente...da mais de 100kg brincando cheia de areia uma camera de ar de caminhão...

as vezes eu usava na silverado uma camera de ar de caminhão cheia de areia...mudava da agua pro vinho...ficava bem macia...
a ranger ja acho macia...q dira com peso na caçamba então...(a ranger é macia normalmente...mas em estrada de terra irregular pula 10x + q a silverado)

Pedro Eduardo Patussi
04/11/2011, 18:56

ja pensou numa caixa de som e umas baterias? pelo - não seria um peso inutil na caçamba fazendo gastar + combustivel...e qm sabe ate gastar mais pneu...

Edintruder
04/11/2011, 19:03
Se não tens problema com aumento de consumo, pouca coisa, coloca uns 100kg de areia como foi comentado que melhora bastante, mas é bom amarrar essa câmara para não escorregar em freiadas ou curvas mais fechadas. Outro dia carreguei cerca de 200kg de carga e a diferença é gritante, pois leve o suficiente para não alterar desempenho e pesado suficiente para afirmar a F1000.

MaurícioBsb
04/11/2011, 21:42
na minha Frontier estou usando um lastro de 100kg, o conforto e estabilidade fica show,fiz com 02 sacos de farinha de trigo cheios de areia e brita, o lado ruim 'e que o pó de areia ultrafino emporcalha minha caçamba!

GALEGUITO
04/11/2011, 22:04
Estou usando um estepe extra e 02 galões de 20l de água amarrados no final da caçamba, junto da tampa.
A diferença no pula-pula do cabrito é notada imediatamente e o melhor é que não carrego peso-morto pois os dois materiais têm extrema serventia.

MAURI ZARDIM
04/11/2011, 23:29

desculpe amigo é que sou novo por aqui, vou tentar fazer isso. obrigado

MAURI ZARDIM
04/11/2011, 23:33
ja pensou numa caixa de som e umas baterias? pelo - não seria um peso inutil na caçamba fazendo gastar + combustivel...e qm sabe ate gastar mais pneu...
Seria muito bom se tivesse a sua idade hehehe mas ja estou ficando velho pra isso

marciomeurer
05/11/2011, 08:36
caraiu de trator?? só falta dizer q é do pneu traseiro hehe...
de caminhão ja é mais q suficiente...da mais de 100kg brincando cheia de areia uma camera de ar de caminhão...

as vezes eu usava na silverado uma camera de ar de caminhão cheia de areia...mudava da agua pro vinho...ficava bem macia...
a ranger ja acho macia...q dira com peso na caçamba então...(a ranger é macia normalmente...mas em estrada de terra irregular pula 10x + q a silverado)

Pedro depende muito do trator que você pegar a câmara... eu não falei para pegar um daqueles com rodado duplo de 350 cvs... pegue um bem menor para dar uns 150 a 200 kilos... não ira alterar muito no consumo e como o Edin falou ela não pode ficar solta na carroceria... se ficar solta pode piorar as coisas... de trator encaixa certinho!!! como o Walter falou acima de água... pode ser tbm desde que esteja BEM CHEIA... pois se não fica "bambo" do mesmo jeito...

Costalonga
05/11/2011, 08:45
Alguns usuários de Hilux aqui da minha cidade, coloca camara no estepe e enche de agua.

Se funciona mesmo só Deus sabe.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

marciomeurer
05/11/2011, 10:02
o da água no estepe tbm dá certo... porem você terá que ficar com o peso morto o tempo todo... eu só uso em viagens longas para dar mais conforto e estabilidade... ao demais vai original mesmo

RONIE_VALIM
06/11/2011, 02:25
Eu uso amortecedores com regulagem de compressão...

Nota 10!

MAURI ZARDIM
06/11/2011, 21:20
pessoal, fiz um teste este final de semana e ficou excelente. peguei uma camara de ar média (de camionetas) e enchi com areia com um pouco de agua pra ficar mais densa. a largura deu certinho na caçamba da ranger. amarrei as pontas com arrame e comprei dois esticadores de borracha esses que usam em motos que foram amarrados nas pontas e assim podem ser encaixados nas alças que a camioneta tem nas laterais perto da tampa. ficou muito firme. além de ficar fácil para tirar quando vou carregar peso ou viajar com bagagens. o peso ficou em mais ou menos 80 kilos, nada que duas pessoas não consigam tirar e colocar. após isso baixei a pressão dos pneus dianteiros para 28 libras. ficou muito bom mesmo. confortável e com estabilidade. acho que esse peso não deverá alterar muito o consumo de combustivel, mas mesmo se isso resultar em alteração acho que o beneficio compensará o custo.

marciomeurer
07/11/2011, 09:00
mauri baixar a pressão dos pneus (principalmente dianteiros) deixa mais confortável sim, porem você perde frenagem!!! 28 libras não perde tanta mais perde! a sua tem abs na frente?

Nilo
07/11/2011, 09:18
Não acho legal ficar carregando peso morto, aumento de combustivel, perda de aceleração e retomada, mas entendo tb a busca de maior conforto para a familia.
Será que em um posto de mola, os ¨caras¨não conseguem resolver isso ???

Walter L. L. Casitta
07/11/2011, 09:39
Pô se eu tivesse que andar com peso morto e ainda ter que baixar a pressão dos pneus por conta de conforto, venderia a picape e comprava um automóvel.

Tio Eddie
07/11/2011, 10:13
Pô se eu tivesse que andar com peso morto e ainda ter que baixar a pressão dos pneus por conta de conforto, venderia a picape e comprava um automóvel.

X2!

Apesar de uma prática relativamente comum, nada me faria carregar peso morto!

[]s

Paulista VM
07/11/2011, 10:33
Nessa aí eu garanto que posso te ajudar!
Esquece esse negocio de câmara de pneu, eh coisa de boyzinho... Fica bonito (pouco aparente) mas não eh nada pratico.
Utilize galões de 20L de oleo... No mínimo cabem 4, na triton eu ando com 5 cheios de água.. Encostados na tampa traseira, isso fará os 100Kg pesarem no mínimo como uns 150 pra mola da caminhonete.
Vantagens: fica muito mais macia, não há nenhum aumento de consumo, não forca a caminhonete, e muito menos segura ela... Eu só ando assim quando não estou carregado... E ainda não vi hilux nenhuma passando por mim.. Kkkkk

Outra vantagem eh que ateh sua mulher tira o peso se vc precisar, eh soh abrir a tampinha do galão, e tombar ele... Depois vazio num pesa nada... E se a carga for grande, vc ammarra eles com qualquer meio metro de corda, ou nem isso...

Agora eu te aconselho a amarrar da seguinte forma quando estiverem cheios:
Amarra a ponta da corda num gancho desses mais perto da tampa, coloca os galões, enche, fecha a tampa da caçamba.
Passa a coada por trás de todos, ateh o gancho do outro lado, e firma os galões contra a tampa com uma carioquinha, depois passa a corda dentro da ALCA dos galões, de fora a foram e firma de novo com uma carioquinha forcando contra baixo... Pq a traseira vai pulando e afrouxando a corda, se num amarrar direito eles ficam meio soltos, aí da um baque quando cê rampa uma curva de nível ou quebra mola kkkk eh a única desvantagem.....

MAURI ZARDIM
07/11/2011, 10:34
eu acho que tem que analisar a situação de cada um. se vc utiliza somente para passeios (meu caso), se você utiliza no dia a dia ou se utiliza em estradas de terra. nestes 2 ultimos realmente não vejo o porque colocar um peso extra. mas em caso de passeios com a familia somente nos finais de semana acredito que tudo muda pois quem gosta de camioneta não troca por um carro de passeio, e desta forma, não por mim, mas para a familia vc estará tendo um pouco mais de conforto. não sei como são as rodovias por ai mas aqui na minha região as que não são pedagiadas são sofríveis, cheio de ondulações e com isso ficou excelente inclusive nos calçamentos.

Paulista VM
07/11/2011, 11:51
Amigo, estrada de terra que vc anda a 60-70 sem peso... Com um pouco de peso da pra andar macio a 90-100...
Dia a dia, ou na cidade tb.. E pra passear com a família eh um alivio pra quem anda atras...
Eu não consigo imaginar uma única situação em que eh desvantajoso esse peso...

Waldir Carlos
07/11/2011, 20:27
Moçada, todo o meu respeito às opiniões contrárias, mas nunca utilizei esse tipo de artifício - "peso morto". Acredito que jamais o farei.

Existe uma infinidade de "alternativas" para "calibrar" um veículo ao uso, mas é prudente NÃO esquecer que por trás das nossas vontades [necessidades] existe uma coisa chamada ENGENHARIA! As leis da Física que o digam.

Alguém poderia questionar; sabendo que eu sou adepto de algumas modificações. Exemplo: pneus maiores. Mas, "compenso" esses devaneios emocionais, dosando o pé.

Picape NÃO é sedan!

Boa noite.

[]s

serginhoarnoud
07/11/2011, 20:51
Claro que ele foi grosso, mas concordo em parte com o cara que falou que se tivesse que fazer esse monte de coisa pra ter uma picape confortável, comprava outro carro.
Eu sou um cara que cuido o peso do carro na hora de comprar. Por mais que o motor seja mais potente, o carro acaba ficando mais lerdo na arrancada e mais gastador na cidade. Tento não carregar muito lastro (apesar de ter uma caixa de som que pesa uns 30kg) e gosto de carros leves. Gostei da solução do amortecedor regulável, mas penso que: se não é pra carregar peso/cargas grandes, não tem necessidade de ser uma pick-up. Compre um SUV e ponha um reboque, pode resolver vários problemas e vc vai ter um carro bem mais confortável !
Tenho um hatch médio (C4) e uma SUV (Dakar). Puxo Jet-Ski, Buggy, moto, e tudo mais nos dois carros. Tenho reboque de cavalo que dá pra fechar e encher de tralha, então não tenho problemas com carga. Claro que poderia carregar tudo isso na caçamba duma Triton ou de uma Ram, mas o conforto do carro fechado é bem maior, a susp traseira não é feita pra agradar gregos (conforto) e troianos (capacidade de 1ton), mas sim voltada mais para conforto e performance. Sem contar na distribuição de peso, espaço interno e blá blá blá.
Não to condenando picapes, tivemos aqui em casa uma F1000, 2 L200, 3 Frontier sem contar nas 2 Stradas, uma Saveiro e uma Pampa, mas estas só pra trabalho mesmo. Mas dai na última que tivemos, vimos que o que a gente carregava já não justificava a caçamba e arriscamos na Dakar. Só alegria. Sem contar que agora com os reboques, não ficamos presos à caçamba, num eventual aperto (pai viaja com a Dakar por ex), dá pra puxar em qlq carro.

Desculpem o texto que ficou, acabei me empolgando hehe

Paulista VM
08/11/2011, 00:27
Fii do céu... Que picape sente o peso de 100 ou 200kg?
Se vc tiver uma, e com esse peso a mais, ela perder em retomada, gastar mais etc... Põe fogo no trem!
Nem minha antiga Strada ficava sentindo 200kg.. E eu jah coloquei 1000 kg de semente nela, lógico q aí eh beeem diferente...
A triton quase num sentiu os 400kg (8 saco de cimento que eu levei esse fds) vêio coladinho na cabine...
Ela pesou muito pouco no freio, e o consumo deu na mesmíssima... E num amarro nas retomadas...

Qualquer picape eh mais gostosa de dirigir com um pouco de peso... Chato eh qdo cê põe 1000, 1200kg... Aí muda...
Mai eh q nem o rapaz falou... Se num carrega peso, qual o sentido de ter uma caminhonete? Soh o gosto mesmo...

BRAVOECONOVEMBER
08/11/2011, 08:34
No final das contas, todos estão certos:
1- Picape "média"pra cima nenhuma sente 100 ou 200 kg de peso. Acho que a mecânica já é tão pesada que nem faz diferença no consumo... sai no leite...
2- Se o conforto é o PRIMEIRO parâmetro, compra um sedã, sem dúvida. Mas o peso a mais ajuda bastante quando a camionete vai descarregada...
3- ... pois como o colega bem lembrou, existe toda uma engenharia de projeto para calibrar suspensões e desempenho. Só que essa engenharia é feita pra 1000kg de carga. Com ela vazia não adianta, vai ficar penalizada.
4- Parte do ajuste é calibragem de pneus. Seguir o manual e calibrar conforme as condições de carga ajudam muito. E se o sujeito não for piloto de stock car de rua, andar com 2 libras a menos também não machuca não, ainda mais com pneus grandes (lembrem de compensar a calibragem pelo tamanho dos pneus maiores instalados).

PS: kkkk ... 1000kg numa strada... tadinha... tenha dó ômi!

Walter L. L. Casitta
08/11/2011, 08:39
Ninguém lembra dos freios. Os freios dessas picapes já são ruins quando não se leva carga nenhum.

BRAVOECONOVEMBER
08/11/2011, 08:50
Bom Walter, são ruins se a gente comparar com celtinha freiando... e pela (pouca) experiência com a minha até agora (que é cabine simples pra piorar a situação), um pesinho na traseira ajuda a estabilizar até na frenagem por causa da distribuição de peso ruim vazia. Fora isso... tem que se respeitar o uso do carro. Andar na boa, e carregar umas tralhas respeitando uma distância segura do veículo da frente. É aquilo, pelo preço de uma camioneta nova dá pra comprar BMW, Audi, Mercedes... esses, mesmo os mais baratinhos (aprox. 100K) são MUITO bons de freio. Mas não dá pra fazer com eles o que a gente faz com picape né? Ia ser engraçado te$$$$tar... kkkk... Fiquei imaginando alguém tentando carregar 8 sacos de cimento num BMW 118... acho que ia ficar ruim de freio também... fora o aperto... kkkk.

MAURI ZARDIM
08/11/2011, 09:10
Não acho ruim os freios da ranger. Tanto da 2003/2004 storm que eu tinha como essa limited que tenho agora. Não vejo problema com os freios. Talvez seja a questão de se acostumar ja que vc tem que pisar mais forte que um carro de passeio. Quanto a questão de vc optar por um carro de passeio ou camioneta é tudo questão de gosto, pois como disse tinha uma ranger storm que apos me da problema na bomba injetora e ter gasto r$-2.000,00 no conserto me desanimei e vendi e comprei um vectra 2008. Depois descobri que o problema na bomba era por causa do diesel abastecidos em postos meia boca. O vectra mesmo novo não me dava tesão pra dirigir, parecia que estava com uma mulher feia que vc tinha que por o travesseiro na cabeça. Decidi vender e achei essa limited 2006 com 70.000km, ai sim eu estava novamente em casa. Depois de 3 meses deixei ela do jeito que eu queria, não tem um grilinho, gastei uns 2.000 mas deixei ela zerada. A questão do peso agora resolveu um problema familiar (hehehe) pois somos em quatro e só um (eu) que fui favoravel a troca de carro ja que o vectra tinha mais conforto. Na verdade eu prefiro ela bruta mesmo, por isso que fiz uma adaptação facil de tirar. E como o colega falou, 80 kilos para uma camioneta dessas eu não vejo onde isso vai interferir na retomada de velocidade, além do mais não tenho ela pra disputa de corridas. Abraço

Paulista VM
08/11/2011, 12:59
Ninguém lembra dos freios. Os freios dessas picapes já são ruins quando não se leva carga nenhum.

Eu falei... Com 1000kg existe uma diferença bastante perceptivel, mas nada que as transforme numa locomotiva desgovernada kkkk..
400 500 kg num faz diferença NENHUMA!
E otra... Picape tem que andar na terra... Se o caboclo for mete o pezinho no freio por tudo, e num souber dirigir nessas condições, com areia e lama... Eh pastilha a cada 5 mil km...

Paulista VM
08/11/2011, 13:04
PS: kkkk ... 1000kg numa strada... tadinha... tenha dó ômi!

Kkkkk homem e mula, num pari, tem q sofre memo....
Concordo com vc...
Essas caminhonetes foram todas ajustadas pra andar com peso...
Eh a finalidade delas, foram feitas pra isso...
Ficam bem mais macias alem de tudo... Uma pkp q faz 10 km/L vazia e faz 9,5 com 1000kg em cima... Qual a diferença?
Td bem q a minha num faz isso... Maaaaaas... Kkkkk

Walter L. L. Casitta
08/11/2011, 13:57
Kkkkk homem e mula, num pari, tem q sofre memo....
Concordo com vc...
Essas caminhonetes foram todas ajustadas pra andar com peso...
Eh a finalidade delas, foram feitas pra isso...
Ficam bem mais macias alem de tudo... Uma pkp q faz 10 km/L vazia e faz 9,5 com 1000kg em cima... Qual a diferença?
Td bem q a minha num faz isso... Maaaaaas... Kkkkk

Não é bem assim. Com 300Kg e 4 pessoas a minha Triton virou um limousine de tão macia, mas baixou o consumo de 10Km/l para 7,8Km/l e freio uma merda.

Paulista VM
08/11/2011, 14:47
Aaaah... Mas aí cê ta falando de quase 700kg.. Kkkk quer dizer, dependendo dos ocupantes!
Eu falo na carga total amigo, lógico que as pessoas contam...
Eu ME elimino da conta... Mas sevc fizer uma carga de 1000kg, mais 5 pessoas (digamos, como eu...) o Total será de aprox. 1450kg.
Essas condições realmente alteram o comportamento da pkp.
O que eu disse, foi que o lastro que utilizo com ela vazia (100L de água=100kg) bem na tampa, digamos que faca a mola trabalhar como se fossem 150kg.. Não altera em nada o comportamento da viatura...
Estando eu sozinho, como qse sempre que vou pra fazenda, ateh uns 300~400kg de CARGA não fazem diferença significativa, com excessao do conforto...

E digo mais... Vazia, ou com lastro, do jeito que eu ando a minha faz em torno de 8,5~9km/L, quando ando com mais de 1000kg, eh lógico que ando numa velocidade bastante inferior (ateh uns 120) e o consumo acaba dando qse na mesma... De 8 a 8,5.

RGamaJr_4x4
08/11/2011, 14:58
Já que o cara que abriu o tópico quer apenas que a traseira pare de pular nos passeios ao shopping não seria mais fácil trocar os amortecedores por outros mais macios e/ou ajustar o feixe de molas?

Lastro na caçamba é mais indicado para aumentar estabilidade em viagens segurando a traseira nas curvas, embora também aumente o conforto.

Walter L. L. Casitta
08/11/2011, 15:06
Já que o cara que abriu o tópico quer apenas que a traseira pare de pular nos passeios ao shopping não seria mais fácil trocar os amortecedores por outros mais macios e/ou ajustar o feixe de molas?

Lastro na caçamba é mais indicado para aumentar estabilidade em viagens segurando a traseira nas curvas, embora também aumente o conforto.

Não tem nada de fácil em modificar a picape. Eu tinha amortecedor Rancho na Ranger pra isso, mas ao custo de mais de R$1000,00, nem lembro mais o quanto custou. Fácil é colocar o lastro mesmo...

RGamaJr_4x4
08/11/2011, 15:23
Ainda que a única solução seja o Rancho, para o uso dele o investimento valeria a pena. Na verdade ele não teria que investir R$ 1.000 a mais, e sim uns R$ 500,00 já descontado o valor dos amortecedores originais que já devem estar na hora de trocar.
Para adaptar para trilha muita gente gasta bem mais.

André F
08/11/2011, 16:17
Pessoal, considero as seguintes opções para amenizar as molas de feixe em algumas picapes mais "cabritas":

> Levar um lastro de 100~200Kg realmente não muda muito nem o consumo nem o desempenho das médias ou grandes, mas existe um risco: a carga tem que estar muito segura, pois você estará usando em viagem, por exemplo, não estará "lembrando" do lastro o tempo todo. Em uma eventualidade, pode ser muito perigoso.

> Amortecedores, como os Rancho 9000, ajudam bastante, possuem carga regulável.

> Conjuntos de molas especiais e amortecedores reguláveis é a solução ideal, porém é mais caro.

Por fim, existe a possibilidade de se usar tanques auxiliares de combustível - isso é muito usado na Austrália (os Long Rangers), não só para melhorar a dinâmica de picapes, mas também em suvs, pois a autonomia é facilmente duplicada ou triplicada. Existem vários tipos, depende da viatura - por gravidade, com bomba, etc.

Interessante notar que a RAM 1500 (não tem no Brasil) possui molas helicoidais, ao invés de feixes - resolveram o problema da picape, e não alterou a robustez ou capacidade de carga. Tem muita gente que torce o nariz p/ molas da 1500, mas os caras fizeram um trabalho muito bom.

Walter L. L. Casitta
08/11/2011, 16:36
Pessoal, considero as seguintes opções para amenizar as molas de feixe em algumas picapes mais "cabritas":

> Levar um lastro de 100~200Kg realmente não muda muito nem o consumo nem o desempenho das médias ou grandes, mas existe um risco: a carga tem que estar muito segura, pois você estará usando em viagem, por exemplo, não estará "lembrando" do lastro o tempo todo. Em uma eventualidade, pode ser muito perigoso.

> Amortecedores, como os Rancho 9000, ajudam bastante, possuem carga regulável.

> Conjuntos de molas especiais e amortecedores reguláveis é a solução ideal, porém é mais caro.

Por fim, existe a possibilidade de se usar tanques auxiliares de combustível - isso é muito usado na Austrália (os Long Rangers), não só para melhorar a dinâmica de picapes, mas também em suvs, pois a autonomia é facilmente duplicada ou triplicada. Existem vários tipos, depende da viatura - por gravidade, com bomba, etc.

Interessante notar que a RAM 1500 (não tem no Brasil) possui molas helicoidais, ao invés de feixes - resolveram o problema da picape, e não alterou a robustez ou capacidade de carga. Tem muita gente que torce o nariz p/ molas da 1500, mas os caras fizeram um trabalho muito bom.

Existe também uma versão da Triton com molas helicoidais, mas o problema são mesmo os amortecedores. Os Rancho na posição zero instalados na Ranger fazem quase o mesmo efeito de uma carga de 100Kg na caçamba, mas piora um pouco a estabilidade.

marciomeurer
08/11/2011, 17:59
modificar os amortecedores traseiros só iria trazer um pouco mais de conforto porem não dará estabilidade que é o principal... ninguém aqui vai fazer curvas a 180km/h... porem você pode estar chegando em algum trevo e calcular errado a velocidade para fazer ele e dar alguma merd@.. estabilidade para mim é tudo em um carro, só não compro um sedãn pois não tenho dinheiro para ter 2 carros (um sendo pick-up ainda)... gostei da ideia do André... dá muito trabalho por estes tanques reservas? da para tirar depois para o trampo? ou coloca por baixo?

André F
08/11/2011, 19:41
... dá muito trabalho por estes tanques reservas? da para tirar depois para o trampo? ou coloca por baixo?

Olá Marcio, existem vários modelos e fabricantes - em geral são fixos.
Há opções de substituir o tanque original por um maior, ou mesmo colocar no lugar do estepe (afinal, se usa lift e pneus maiores, o estepe vai na caçamba...).

Veja esse modelo para Ranger - são 126 litros mais 36Kg de peso do tanque:

:: The Long Ranger :: Long Range Fuel Tanks & Long Range Water Tanks :: Ford Ranger (http://www.thelongranger.com.au/rangerlongrangefueltank.html)
:: The Long Ranger :: TR53R MORE PICS (http://www.thelongranger.com.au/tr53r_tech.html)

Walter L. L. Casitta
08/11/2011, 21:28
Tanque reserva pra fazer a picape parar de pular? Pô pessoal agora viajou...

Paulista VM
08/11/2011, 23:31
As vezes tenho a impressão que querem re-inventar a roda...
O lastro, independente de que forma, eh o mais simples e barato.
Eu mesmo já quis mudar a suspensão da triton, para que fosse mais robusta, não por conforto, porém engavetei a idéia por questão de custo. Minha caminhonete eh um instrumento de trabalho, porém tb utilizo para o lazer, a mulher fica que nem pipoca lah trás, sem falar o nenezinho, que gosta dum balanço porém não duma britadeira kkkkk por isso utilizo o lastro.. Pra quem ta na frente não incomoda ela vazia...
Mas tem uma questão que eu acredito que o lastro (alguns dizem que eh peso morto) tem uma função importante: ele mantém a traseira no chão, melhorando a tração e a estabilidade, tanto no asfalto como na terra.
Mesmo o melhor dos amortecedores não trará mais tração, mesmo que melhore a estabilidade....

Os galões que utilizo tem o inconveniente de precisar de amarração, jah ateh pensei em utilizar aquelas cordas elásticas com gancho, porém não superam uma amarração bem feita, apesar de práticos, são fáceis de deixar que eles se soltem num baque maior.
Já a câmara, eh pouco pratica para por e tirar, quando necessário, mas uma vez em cima da carroceria eh só alegria...

Vai de quanto cada um precisa remover e colocar o lastro, escolher o mais adequado... A posição dele na carroceria tb depende do peso,
Não aconselho deixar mais de 200kg colados na tampa, com o resto vazio... E deixar em cima do eixo soh faz diferença em F-4000, numa pkp com carroceria padrão, estar no eixo ou colado na cabine não fará diferença positiva... Apenas deixo na tampa traseira para simular mais peso nas molas, afinal um lastro grande e muito pesado eh completamente sem sentido...

Não quero convencer ninguém de o que eu digo seja uma verdade absoluta, apenas estou compartilhando minha experiência, pois utilizei diversos tipos de lastro, e freqüentemente preciso utilizar a carroceria para transportar carga, que raramente estão abaixo dos 600kg, como acostumei andar com caminhonetes e caminhões carregados, eu estranho muito o comportamento da pkp vazia.
Talvez por isso insista tanto na questão de não ver desvantagem, muito pelo contrário, de andar com algum peso.

Abraço a todos.

André F
09/11/2011, 00:50
Tanque reserva pra fazer a picape parar de pular? Pô pessoal agora viajou...

Walter, um tanque de maior capacidade só traz vantagens para picapes.
A picape deixar de pular é resultado secundário de quando o tanque está com 2/3 da capacidade ou mais. Ter autonomia duplicada ou triplicada possibilita maior segurança em lugares distantes.
A instalação é simples e há produtos de qualidade - os tanques de maior capacidade são bem usados lá fora.

Ou comprar uma RAM - resolve os dois problemas...

Ram Proven Power | Truck Ride - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=HAcKdzv3QTY)

Walter L. L. Casitta
09/11/2011, 08:13
Walter, um tanque de maior capacidade só traz vantagens para picapes.
A picape deixar de pular é resultado secundário de quando o tanque está com 2/3 da capacidade ou mais. Ter autonomia duplicada ou triplicada possibilita maior segurança em lugares distantes.
A instalação é simples e há produtos de qualidade - os tanques de maior capacidade são bem usados lá fora.

Ou comprar uma RAM - resolve os dois problemas...

Ram Proven Power | Truck Ride - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=HAcKdzv3QTY)

Tudo bem tanque grande é bom, mas quando vou dirigindo para Cuiabá (1800KM). Daqui até lá preciso abastecer só 3 vezes. Saindo de BH, Brasília e Barra do Garças. se um tanque roda até 600Km, o que que eu ganharia com um tanque maior? Peso Morto? É mais fácil para para abastecer.

Agora a RAM com sorte da 7Km/L e se o tanque for pequeno você não chega no posto. Outra coisa, a RAM é pula, supensão é dura segundo relatos no fórum.

marciomeurer
09/11/2011, 09:45
Veja esse modelo para Ranger - são 126 litros mais 36Kg de peso do tanque:

:: The Long Ranger :: Long Range Fuel Tanks & Long Range Water Tanks :: Ford Ranger (http://www.thelongranger.com.au/rangerlongrangefueltank.html)
:: The Long Ranger :: TR53R MORE PICS (http://www.thelongranger.com.au/tr53r_tech.html)

eu pensava em algo tipo 100 litros a mais... tem?

Paulista VM
09/11/2011, 11:29
Tudo bem tanque grande é bom, mas quando vou dirigindo para Cuiabá (1800KM). Daqui até lá preciso abastecer só 3 vezes. Saindo de BH, Brasília e Barra do Garças. se um tanque roda até 600Km, o que que eu ganharia com um tanque maior? Peso Morto? É mais fácil para para abastecer.

Agora a RAM com sorte da 7Km/L e se o tanque for pequeno você não chega no posto. Outra coisa, a RAM é pula, supensão é dura segundo relatos no fórum.

Não que seja dura, mas essa mola quando completamente comprimida por causa de uma carga, não terá como trabalhas, e soh o amortecedor não basta, a bixa vai pular que nem cabrita. Jah a longarina, ainda trabalha, mesmo no limite... O único problema eh se a longarina quebrar num olhal...
A diferença eh mais ou menos como uma saveiro e uma Strada, uma eh mais confortável desde que não se coloque muito peso. A outra eh mais pro trabalho mesmo...

Essa caminhonete eh muito macia, como mostra o Video, porém por ser promocional, o que ele NÃO mostra eh quantos kg tem na carroceria, e a mola jah ta no fina zinho do curso jah....

Particularmente acho a F-150 mais interessante. Não soh na suspensão claro... Kkkkkk

André F
09/11/2011, 13:51
Agora a RAM com sorte da 7Km/L e se o tanque for pequeno você não chega no posto.

A RAM gasolina possui motor Hemi com MDS (Multi-Displacement System) - na estrada, quando não é exigido, trabalha com 4 cilindros - é tecnologia desenvolvida pela Mercedes, e é o motor de picape gas mais economico que existe.

Outra coisa, a RAM é pula, supensão é dura segundo relatos no fórum.

A RAM 1500 (do vídeo) não existe no Brasil.

André F
09/11/2011, 13:55
Não que seja dura, mas essa mola quando completamente comprimida por causa de uma carga, não terá como trabalhas, e soh o amortecedor não basta, a bixa vai pular que nem cabrita.

Essa caminhonete eh muito macia, como mostra o Video, porém por ser promocional, o que ele NÃO mostra eh quantos kg tem na carroceria, e a mola jah ta no fina zinho do curso jah....

Paulista, no segundo teste a picape está com carga máxima na caçamba, isso é dito no vídeo - e mesmo assim tem excelente articulação e a carroceria permanece estável, como dá para perceber.
Não espere ver isso numa F150 - a vantagem da F150 são os descontos...

Walter L. L. Casitta
09/11/2011, 13:55
A RAM gasolina possui motor Hemi com MDS (Multi-Displacement System) - na estrada, quando não é exigido, trabalha com 4 cilindros - é tecnologia desenvolvida pela Mercedes, e é o motor de picape gas mais economico que existe.
.

Isso só funciona no USA, onde todo mundo respeita o limite da velocidade. Aqui não funcionaria já que ninguém consegue andar a menos de 100Km/h...

André F
09/11/2011, 13:59
eu pensava em algo tipo 100 litros a mais... tem?

Olá Marcio - tem, mas não sei quanto a legislação brasileira - são tanques interligados: você troca o original por aquele maior, e usa outro auxiliar no lugar de estepe. Dá mais trabalho, tem que procurar alguém que faça esse serviço aqui - o pessoal que participa de competições conhece bem estes produtos.

André F
09/11/2011, 14:01
Isso só funciona no USA, onde todo mundo respeita o limite da velocidade. Aqui não funcionaria já que ninguém consegue andar a menos de 100Km/h...

Tem razão - é melhor usar um gol 1.0 com galões de gasolina no porta-malas.
Pode acelerar à vontade!

LuizBHZ
09/11/2011, 15:38
Na minha opniao 200 kg de lastro eh muito. Apesar de não usar no dia a dia,quando viajo com minha moto na caçamba, 102 kg + uns 15 kg de bagagem, ja sinto uma diferença boa no comforto e estabilidade. 100 kg parece ideal. Ainda mais pra quem usa pneus maiores e de composto mais duro. Desempenho, consumo e frenagem em uma condução normal fisicamente mudam é logico, mas quase não se sente diferença, quase imperceptivel (motores diesel claro). Não existe almoço grátis, mas o preço eh baratinho..vale a pena!

Paulista VM
09/11/2011, 15:47
Paulista, no segundo teste a picape está com carga máxima na caçamba, isso é dito no vídeo - e mesmo assim tem excelente articulação e a carroceria permanece estável, como dá para perceber.
Não espere ver isso numa F150 - a vantagem da F150 são os descontos...

Uma suspensão que trabalha quase 30 cm na traseira, parece mais que "descontos"...
Meu inglês não eh fluente, porém eu não acredito em carga máxima não... Ali num tem nem 1000kg com certeza!
Você acreditou na WV quando disse que o novo Gol vai de S. Paulo a Brasília com um tanque? Acho que eh bem por aí esse Video da dodge... Alias eu não disse que a pkp eh dura... Não com essa carga, mas sejamos honestos, a 150 ta uma geração a frente, e o melhor (ao menos pra mim): eh pro batidao... Pkp de serviço!

BRAVOECONOVEMBER
18/12/2011, 10:44
Uma suspensão que trabalha quase 30 cm na traseira, parece mais que "descontos"...
Meu inglês não eh fluente, porém eu não acredito em carga máxima não... Ali num tem nem 1000kg com certeza!
Você acreditou na WV quando disse que o novo Gol vai de S. Paulo a Brasília com um tanque? Acho que eh bem por aí esse Video da dodge... Alias eu não disse que a pkp eh dura... Não com essa carga, mas sejamos honestos, a 150 ta uma geração a frente, e o melhor (ao menos pra mim): eh pro batidao... Pkp de serviço!

Videozinho legal... mas na boa, deve ter somente uns 400 kg de carga na caçamba... E claro que molas helicoidais vão ser mais macias, é típico da construção delas. Só que eu gostaria de ver algumas medições com acelerômetros no eixo e no chassis. Porque uma câmera fixada no chassis não vai mostrar obviamente as oscilações do chassis. E pula sim... notaram o quanto o estepe sacode, apesar de eles dizerem que não? Não adianta gente... quer conforto compra carro de passeio, SUV... quem quer carregar 1000 kg de carga na caçamba tem que se conformar com algumas coisas. Ou alguém aí já tentou instalar suspensão pneumática em picape leve? Essa seria interessante... podendo calibrar dependendo da carga... que tal?

MAURI ZARDIM
18/12/2011, 10:55
Videozinho legal... mas na boa, deve ter somente uns 400 kg de carga na caçamba... E claro que molas helicoidais vão ser mais macias, é típico da construção delas. Só que eu gostaria de ver algumas medições com acelerômetros no eixo e no chassis. Porque uma câmera fixada no chassis não vai mostrar obviamente as oscilações do chassis. E pula sim... notaram o quanto o estepe sacode, apesar de eles dizerem que não? Não adianta gente... quer conforto compra carro de passeio, SUV... quem quer carregar 1000 kg de carga na caçamba tem que se conformar com algumas coisas. Ou alguém aí já tentou instalar suspensão pneumática em picape leve? Essa seria interessante... podendo calibrar dependendo da carga... que tal?

estou muito satisfeito com a adaptação que fiz. a camara de ar de uma camionete com areia e um pouco de agua pra ela ficar mais uniforme. faz uns 2 meses que a tenho e pra mim ficou muito bom. os 60 kilos foram amarrados nas pontas e acoplados nas alças laterais bem na trazeira da caçamba. assim a camioneta não pula e me da uma sensação de estabilidade impressionante. quando carrego carga tiro pois ficou bem facil de manejar. não perdi retomada nenhuma com essa adptação e principalmente a média de combustível continua exatamente a mesma. pra mim esta aprovado.

dalmolin
18/12/2011, 12:36
eu tbm nao carrego peso morto pra lado nenhum.

o que eu faço quando vejo que vou passar por asfalto ruim , o tipo pé de moleque , dou uma beliscada no freio pra cair um pouco a velocidade , e passo no asfalto ruim acelerando , com isso vc transfere peso pro eixo traseiro.

o que muita gente faz eh vir correndo , e quando ja esta no asfalto ruim , tira o pé do acelerador , dando freio motor , e deslocando o peso pra frente , "tirando" o eixo traseiro do chao . Ae fica bicho feio mesmo.

Paulista VM
18/12/2011, 21:02
Nas estradas de chão, quando num deu tempo de feriar antes dum buraco e meto o pe na embreagem... Não passa acelerando, nem freiando, o baque eh menor... Mas um peso na carroceria muda uma pkp em... Ixe e cooooomo...

Walter L. L. Casitta
18/12/2011, 22:15
eu tbm nao carrego peso morto pra lado nenhum.

o que eu faço quando vejo que vou passar por asfalto ruim , o tipo pé de moleque , dou uma beliscada no freio pra cair um pouco a velocidade , e passo no asfalto ruim acelerando , com isso vc transfere peso pro eixo traseiro.

o que muita gente faz eh vir correndo , e quando ja esta no asfalto ruim , tira o pé do acelerador , dando freio motor , e deslocando o peso pra frente , "tirando" o eixo traseiro do chao . Ae fica bicho feio mesmo.

Eu engato o 4x4 e continuo na mesma toada...

dalmolin
19/12/2011, 00:27
Eu engato o 4x4 e continuo na mesma toada...entao tá entao :karate: :pipoca:.

justamente deve ficar boa , e garanto que ninguem liga. Eu nunca andei com 4x4 , mas acredito que por a dianteira estar tracionando , a pkp nao atravessa , entao colocar peso só pra nao pular ja eh meio frescurinha demais eu acho.

Walter L. L. Casitta
19/12/2011, 08:09
entao tá entao :karate: :pipoca:.

justamente deve ficar boa , e garanto que ninguem liga. Eu nunca andei com 4x4 , mas acredito que por a dianteira estar tracionando , a pkp nao atravessa , entao colocar peso só pra nao pular ja eh meio frescurinha demais eu acho.

Mesmo com com lastro a picape atravessa. Só veículos tração dianteira ou 4x4 não atravessam...

Alex de Castro Capaldi
04/07/2014, 11:28
bom dia amigos!! Gostaria de saber se os contra pesos na caçamba da ranger C.S. 1997 resolve o problema da frenagem, pois o freio é muito sensível. Derrapa muito fácil.

obrigado a todos

hermesjunior
04/08/2015, 10:58
para nao bater de frente com um louco na contra-mão tive que sair para o acostamento e perdi a traseira da minha s10 a bixa saiu rodando feito uma louca, to nem ai para consumo vou colocar um peso morto na carroceria dela 100kg, se ajudar mesmo estabilizar ela para nao rodar com facilidade pois fiquei desanimado com ela depois disso.
Enquanto não posso comprar uma com controle de tração vou usar o peso morto mesmo.

Edintruder
04/08/2015, 11:22
Hermes, se for cabine simples, 100kg será muito pouco. Vai colocando peso até achares que está bom. Começa com os 100kg mas não pára por aí pois pode ser necessário até mais que isso. Na minha F1000 fica muito melhor de rodar com mais de 300kg na caçamba. Menos que isso é como se estivesse vazia. Sobre média de consumo, calibra os pneus entre 30 e 35lbs que a diferença de consumo será imperceptível. Uma das minhas melhores médias de consumo na F1000 foi com 700kg de carga na caçamba. Basta usar mais a inércia do peso extra que o consumo se iguala. Percebes bem que a picape pesada com pneus bem calibrados tem muito mais inercia do que vazia. Usa isso ao teu favor como forma de condução, antecipando um pouco ais a retirada do pé do acelerador e usando menos freios. Essa bobagem compensa a diferença de peso e te dá muito mais estabilidade, equilíbrio e conforto para rodar com a tua S-10.

Bem vindo ao fórum!

hermesjunior
04/08/2015, 12:16
Hermes, se for cabine simples, 100kg será muito pouco. Vai colocando peso até achares que está bom. Começa com os 100kg mas não pára por aí pois pode ser necessário até mais que isso. Na minha F1000 fica muito melhor de rodar com mais de 300kg na caçamba. Menos que isso é como se estivesse vazia. Sobre média de consumo, calibra os pneus entre 30 e 35lbs que a diferença de consumo será imperceptível. Uma das minhas melhores médias de consumo na F1000 foi com 700kg de carga na caçamba. Basta usar mais a inércia do peso extra que o consumo se iguala. Percebes bem que a picape pesada com pneus bem calibrados tem muito mais inercia do que vazia. Usa isso ao teu favor como forma de condução, antecipando um pouco ais a retirada do pé do acelerador e usando menos freios. Essa bobagem compensa a diferença de peso e te dá muito mais estabilidade, equilíbrio e conforto para rodar com a tua S-10.

Bem vindo ao fórum!

a minha é s10 lt 2014 Cabine Dupla automatica - Diesel, aro 16", vou ver se arrumo uma câmara de ar para encher de areia ou vou ver se compro um saco de areia que vende no ML, só sei que vazia não ando mais pois quase sai da pista e entrei na mata, foi muita sorte ela rodar duas vezes e ficar na pista.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/saco-areia-cacamba

pcnicolau
04/08/2015, 12:17
Edintruder to com problemas no freio da minha f1000 1990, troquei as lonas, as pastilhas e torneei os discos e campanas, só que agora os freios ficam encepados ( freados ), troquei daí o cilindro mestre dos freios, sangrei bem regulei as lonas e continuam freando agora o mecanico tá falando que pode ser o hidrovacuo, mas faz somente dois anos que troquei, outro fala que pode ser os flexiveis do freio da frente esses faz mais de 8 anos que não mexo. outra coisa to usando peças da controil hidrovacuo e cilindro mestre.

Moisés S.M
04/08/2015, 12:41
Acho que depois de 15 anos dirigindo caminhonete eu aprendi a segurar ela em curvas,nunca me perdi...Mas algo que anda me irritando é que em qualquer buraco que eu pegue sinto o eixo traseiro pulando,não sei se é impressão minha mas parece que as rodas traseiras saem do chão e como Porto Alegre é virada em buracos,é brabo...Atualmente minha Ranger é cs,caçamba só tem protetor mais nada,pneus 31,calibro 31libras em cada.Será que um peso em cima do eixo adianta?Sempre usei 31 libras nos pneus,qual a calibragem recomendada?Teria algum amortecedor pra substituir os traseiros?Algo mais macio.

hermesjunior
04/08/2015, 12:56
eu nunca tinha rodado pois sempre tive cuidado nas curvas, mais esse caso foi numa reta e o cara acho q dormiu no volante e vinha bater de frente comigo por isso tive que sair para o acostamento e quando fui voltar cade o carro responder comecou foi rodar

ricarvalhal
04/08/2015, 13:31
Hermes, eu uso 1 camara de ar de caminhao (100 kg) e duas de carro (2 x 30 kg) com arreia. e não precisa amarra-las na caçamba... se vc for em posto de beira de estrada que tenha borracharia o cara te da camaras usadas de graça...

a minha é s10 lt 2014 Cabine Dupla automatica - Diesel, aro 16", vou ver se arrumo uma câmara de ar para encher de areia ou vou ver se compro um saco de areia que vende no ML, só sei que vazia não ando mais pois quase sai da pista e entrei na mata, foi muita sorte ela rodar duas vezes e ficar na pista.
http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/saco-areia-cacamba

ricarvalhal
04/08/2015, 13:36
Pcnicolau, o que não deixa as pinças dianteiras retornarem a posição original é: obstrução nos flexiveis ou tubulação, cilindro da pinça ovalizado, anel de vedação do cilindro da pinça "emperrado",degrau na superficie de deslizamento entre pinça e cavalete.

Edintruder to com problemas no freio da minha f1000 1990, troquei as lonas, as pastilhas e torneei os discos e campanas, só que agora os freios ficam encepados ( freados ), troquei daí o cilindro mestre dos freios, sangrei bem regulei as lonas e continuam freando agora o mecanico tá falando que pode ser o hidrovacuo, mas faz somente dois anos que troquei, outro fala que pode ser os flexiveis do freio da frente esses faz mais de 8 anos que não mexo. outra coisa to usando peças da controil hidrovacuo e cilindro mestre.

hermesjunior
04/08/2015, 15:40
Hermes, eu uso 1 camara de ar de caminhao (100 kg) e duas de carro (2 x 30 kg) com arreia. e não precisa amarra-las na caçamba... se vc for em posto de beira de estrada que tenha borracharia o cara te da camaras usadas de graça...

e dar uma estabilidade boa, dar para andar a 140?

Mirão
04/08/2015, 16:40
Opa! pessoal, é lógico que às vezes a gente pisa forte nas viaturas no entanto elas não foram feitas para alta velocidade, 120 já é muito para caminhonetes dessa tecnologia. Me acostumei a sentir a pick-up cabritar e presto muita atenção quando pega remendos e a joga longe ou contrária ao fluxo da pista. Elas rodam fácil, capotam à toa, acredito que peso só serve para aumentar consumo e desgaste e tem mais, o carro é ruim de freio, quanto maior a velocidade e o peso adicional pior será o tempo de frenagem. Quando um maldito urubu saiu da mata e me acertou o parabrisa em cima de uma ponte minha mulher perguntou: -" Por que você não freiou?" ora, se freio em cima de uma ponte a capotada era certa (140 km/h) e elas possuem ressaltos na entrada e saida. Estamos sujeitos a todas as formas de acidente e nossas viaturas são muito limitadas, não aconselho a alterar nada em prol de um melhor conforto, o desconforto pode ser pior em uma situação de emergência. O ideal é ter cuidado e rezar para que nenhum mal aconteça.

hermesjunior
04/08/2015, 20:50
As vezes tenho a impressão que querem re-inventar a roda...
O lastro, independente de que forma, eh o mais simples e barato.
Eu mesmo já quis mudar a suspensão da triton, para que fosse mais robusta, não por conforto, porém engavetei a idéia por questão de custo. Minha caminhonete eh um instrumento de trabalho, porém tb utilizo para o lazer, a mulher fica que nem pipoca lah trás, sem falar o nenezinho, que gosta dum balanço porém não duma britadeira kkkkk por isso utilizo o lastro.. Pra quem ta na frente não incomoda ela vazia...
Mas tem uma questão que eu acredito que o lastro (alguns dizem que eh peso morto) tem uma função importante: ele mantém a traseira no chão, melhorando a tração e a estabilidade, tanto no asfalto como na terra.
Mesmo o melhor dos amortecedores não trará mais tração, mesmo que melhore a estabilidade....

Os galões que utilizo tem o inconveniente de precisar de amarração, jah ateh pensei em utilizar aquelas cordas elásticas com gancho, porém não superam uma amarração bem feita, apesar de práticos, são fáceis de deixar que eles se soltem num baque maior.
Já a câmara, eh pouco pratica para por e tirar, quando necessário, mas uma vez em cima da carroceria eh só alegria...

Vai de quanto cada um precisa remover e colocar o lastro, escolher o mais adequado... A posição dele na carroceria tb depende do peso,
Não aconselho deixar mais de 200kg colados na tampa, com o resto vazio... E deixar em cima do eixo soh faz diferença em F-4000, numa pkp com carroceria padrão, estar no eixo ou colado na cabine não fará diferença positiva... Apenas deixo na tampa traseira para simular mais peso nas molas, afinal um lastro grande e muito pesado eh completamente sem sentido...

Não quero convencer ninguém de o que eu digo seja uma verdade absoluta, apenas estou compartilhando minha experiência, pois utilizei diversos tipos de lastro, e freqüentemente preciso utilizar a carroceria para transportar carga, que raramente estão abaixo dos 600kg, como acostumei andar com caminhonetes e caminhões carregados, eu estranho muito o comportamento da pkp vazia.
Talvez por isso insista tanto na questão de não ver desvantagem, muito pelo contrário, de andar com algum peso.

Abraço a todos.

Amigo onde eu compro um lastro para colocar na minha s10 ou manda fazer?

duardobruno
05/08/2015, 08:28
Amigo onde eu compro um lastro para colocar na minha s10 ou manda fazer?

Pode ser esta.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676771819-saco-areia-cacamba-m-s10-ranger-hilux-amarok-frontier-triton-_JM

Edintruder
05/08/2015, 08:40
Opa! pessoal, é lógico que às vezes a gente pisa forte nas viaturas no entanto elas não foram feitas para alta velocidade, 120 já é muito para caminhonetes dessa tecnologia. Me acostumei a sentir a pick-up cabritar e presto muita atenção quando pega remendos e a joga longe ou contrária ao fluxo da pista. Elas rodam fácil, capotam à toa, acredito que peso só serve para aumentar consumo e desgaste e tem mais, o carro é ruim de freio, quanto maior a velocidade e o peso adicional pior será o tempo de frenagem. Quando um maldito urubu saiu da mata e me acertou o parabrisa em cima de uma ponte minha mulher perguntou: -" Por que você não freiou?" ora, se freio em cima de uma ponte a capotada era certa (140 km/h) e elas possuem ressaltos na entrada e saida. Estamos sujeitos a todas as formas de acidente e nossas viaturas são muito limitadas, não aconselho a alterar nada em prol de um melhor conforto, o desconforto pode ser pior em uma situação de emergência. O ideal é ter cuidado e rezar para que nenhum mal aconteça.

Mirão, sou obrigado a descordar com o amigo na questão do lastro. Picapes são veículos construídos para andar com peso, assim são desequilibrados por natureza quando vazios. Tanto que são mais estáveis com peso do que vazios pois se reduz esse desequilíbrio. Se notares os automóveis, são construídos de forma que a relação de peso entre os eixos em uso normal seja o mais próximo de 50/50%. O antigo Ômega CD é um carro que vazio tem essa proporção. Nas picapes o lastro serve exatamente para esse fim. Então o correto seria pesar o eixo dianteiro e o eixo traseiro separadamente e completar a diferença com o lastro de forma que a diferença de peso entre os eixos seja a menor possível. Se a teoria não se confirmasse, a condição de estabilidade não melhoraria a tal ponto de pessoas comuns perceberem isso. Outro detalhe, o freio traseiro arrasta muio fácil sem peso, reduzindo mais ainda a capacidade de frenagem, e com o lastro sobre o final da caçamba auxilia a aumentar a pressão do eixo traseiro sobre o asfalto a ponto de não arrastar tão facilmente os pneus no asfalto.
O maior risco do lastro é em uma colisão frontal, pois esse lastro será arremessado contra a frente da caçamba e traseira da cabine, podendo gerar sim mais lesões nos passageiros, porém em contra-partida esse mesmo lastro que pode machucar, pode evitar alguns acidentes.

Edintruder
05/08/2015, 08:50
Edintruder to com problemas no freio da minha f1000 1990, troquei as lonas, as pastilhas e torneei os discos e campanas, só que agora os freios ficam encepados ( freados ), troquei daí o cilindro mestre dos freios, sangrei bem regulei as lonas e continuam freando agora o mecanico tá falando que pode ser o hidrovacuo, mas faz somente dois anos que troquei, outro fala que pode ser os flexíveis do freio da frente esses faz mais de 8 anos que não mexo. outra coisa to usando peças da controil hidrovacuo e cilindro mestre.

PC, o amigo já te deu a dica. Experimenta trocar o fluído de freio todo com pressão de ar de forma a garantir que a tubulação seja limpa através de ar comprimido. Depois coloca fluído novo. É comum soltar resíduos do cilindro mestre, reservatório o reparos das pinças, e esses resíduos acabarem entupindo as conexões dos flexíveis ou a entrada de fluído das pinças. Na minha F1000 travou uma roda dianteira assim. Apenas sangrei o fluído da roda travada que ela soltou e não travou mais. Preciso trocar os flexíveis dianteiros e trocar o fluído de freio.

Edintruder
05/08/2015, 08:56
e dar uma estabilidade boa, dar para andar a 140?
Hermes, não é recomendável andar a 140km/h, pois mesmo com lastro a capacidade de guinar uma picape é muito limitada. Melhora muito a estabilidade sim, faz curvas melhor e freia melhor, mas guinada é sempre guinada. Numa dessas tu capotas ou dá de cara com um automóvel.
Eu sempre disse que picape deveria ter velocidade máxima limitada, pois muita gente que está acostumada com carros sempre que pega picapes acabam andando mais forte nelas. Já o pessoal que está acostumado com picapes há muito mais tempo, proporcionalmente andam bem mais devagar. Eu muito rodei a 150km/h de Ranger, mas hoje ando a 100km/h e se tiver pressa a no máximo 110km/h. Se eu dou de cara num carro tenho a consciência que eu matarei todos que estiverem dentro. Por isso não abuso da sorte e da prudência.

Edintruder
05/08/2015, 09:03
Acho que depois de 15 anos dirigindo caminhonete eu aprendi a segurar ela em curvas,nunca me perdi...Mas algo que anda me irritando é que em qualquer buraco que eu pegue sinto o eixo traseiro pulando,não sei se é impressão minha mas parece que as rodas traseiras saem do chão e como Porto Alegre é virada em buracos,é brabo...Atualmente minha Ranger é cs,caçamba só tem protetor mais nada,pneus 31,calibro 31libras em cada.Será que um peso em cima do eixo adianta?Sempre usei 31 libras nos pneus,qual a calibragem recomendada?Teria algum amortecedor pra substituir os traseiros?Algo mais macio.

Moisés, essa calibragem é a ideal. Eu uso sempre acima de 30 também ha anos. Experimenta sim colocar um lastro. Se ficar ruim é só tirar. Mas amarra ele encostado da tampa. Não usa ele solto.

Mirão
05/08/2015, 10:03
Edin, lastro solto é sinônimo de pedrada nos passageiros do banco de trás. Prefiro pressão 30/30 quando vazia e 30/35 com carga leve (nunca carreguei muito peso), 30/30 faz uma diferença enorme no conforto e na pilotagem. Você disse bem, caminhonetes não foram feitas para correr, sua potência deve ser aproveitada em trilhas, lamaçais e baixos alagados. Quer brincar? leve-as para o terreno delas. Em alta velocidade, vazia ou com carga, elas não tem manobrabilidade em situação de risco, a porrada é certa. A branquela ainda tá suja com areia e lama da região do Araguaia mas valeu a pena, lá ela saiu de traseira, venceu lamaçal, pegou rampa com lama, usou tração, enfim curtimos bastante o potencial dela. Agora amigo, uma pequena revisão para estar pronta para a próxima.

ricarvalhal
05/08/2015, 10:59
vou acrescentar um ponto, a cambagem de minha camionete esta bem proxima de 0 graus, assim se eu coloco o lastro próximo a tampa da caçamba, ela fica passarinhando na estada mas fica mais macia.... se coloco o peso encontado no fundo da caçamba ela não fica passarinhando. Vc pode fazer uns testes para ver qual o melhor ponto... mas quanto mais para tras... mais peso no eixo traseiro...

Moisés, essa calibragem é a ideal. Eu uso sempre acima de 30 também ha anos. Experimenta sim colocar um lastro. Se ficar ruim é só tirar. Mas amarra ele encostado da tampa. Não usa ele solto.

Edintruder
05/08/2015, 11:36
Isso Ricardo. É que o efeito do peso mais traseiro seria o mesmo que colocar mais peso que para a frente. Então se colocar perto da tampa tu otimizar o peso adicionado para equilibrar o veículo, e não propriamente para aumentar a sua massa. Colocar 100kg perto da tampa dá o mesmo efeito que colocar 200 no fundo da caçamba quando o assunto for diminuir a diferença de peso entre os dois eixos.

Moisés S.M
05/08/2015, 12:43
Desde que tirei o cilindro de gnv,que como vcs sabem na maioria das camionetes fica no fundo da caçamba senti a Ranger pular de mais.O cilindro pesava 90 kilos,e mesmo no fundo da caçamba dava uma equilibrada na Ranger.Mas vou seguir a dica do Edin e colocar um lastro perto da tampa da caçamba pra ver se melhora.Desde que tirei o cilindro +lona + santo antônio tirei um bom peso de trás da Ranger e ainda não peguei a estrada com ela só cidade,to meio preocupado,pq pula d ++++.Falando em caçamba aberta(sem lona)isso vai aumentar o consumo?ou afetar a estabilidade?ela pode jogar pros lados se bater um vento cruzado??nunca viajei sem lona,só quando carreguei alguma coisa,mas ai tinha o peso pra compensar e a baixa velocidade.

Edintruder
05/08/2015, 23:06
Moisés, na prática não muda nada com ou sem lona. Eu nunca notei nenhuma diferença nem de arrasto e nem de consumo.

Mirão
06/08/2015, 15:36
Nesse ponto, alona não interfere em nada mas o santantônio faz alguma diferença? me cansei de ver essa geringonça em cima da pkp, não influi nem na estética, enjoei dele.

hermesjunior
06/08/2015, 18:44
melhor então seria comprar uma com controle de tração e estabilidade que dizem que não roda nem que queira na pista rsrsr

Mirão
06/08/2015, 20:20
Kkkk! essa foi boa, concordo contigo hermesjunior, falei de tirar o santantonio foi por estética, não por peso. Particularmente não colocaria isso na caçamba nunca! deixa o povo gaguejar lá atrás, andei muito a cavalo então deixa a moleca pular, tô nem aí, dou conta do recado.

Mirão
06/08/2015, 20:24
Sem querer ofender os amigos, é apenas opinião, sei para algumas pessoas existe essa necessidade, respeito isso. Mas se puder, corre e compra uma "Maroca".

hermesjunior
07/08/2015, 08:50
Sem querer ofender os amigos, é apenas opinião, sei para algumas pessoas existe essa necessidade, respeito isso. Mas se puder, corre e compra uma "Maroca".

ou então um dodge ram, que um colega meu diz que entra em curva com 160 e ela nem treme.

Edintruder
07/08/2015, 10:41
Normalmente as picapes CD são mais equilibradas e não derrapam muito fácil, como o caso das Hilux antigas e L200. S10 e Ranger são as mais bandoleiras de traseira, e CS todas são. Basta controlar o pé e se acostumar. Mas se quiser andar como carro, daí o lastro é bem vindo. Eu também não uso nada na caçamba com esse fim, mas não ando além dos 100km/h.

Mirão, santo antônio só serve para quebrar a borda da caçamba. Pra amarrar carga só no santo antônio original. Se for esses cromados, nem pra amarrar carga mais pesada eles servem pois quebra tudo aonde são fixados. Na minha Ex-ranger ressoldei duas vezes a caçamba por causa do maldito santo antônio.

Moisés S.M
07/08/2015, 18:13
Eu tirei o Santo Antonio,da outro visual na Pickup.A Ranger dupla que eu tinha era um carro perto dessa cs que tenho hj.Essa sim pula!

Moisés S.M
07/08/2015, 18:16
Agora se vcs quiserem se perder na curva,mas se perder mesmo,andem uma Ranger cs V6 96 com aro 14.Essa sim é um perigo hehehehe.

Mirão
09/08/2015, 16:48
Verdade Moisés, mas também né? é um canhãozinho com traseira leve. Aproveito a oportunidade para desejar um FELIZ DIA DOS PAIS a todos os foristas que tenham filhos e netos. E não deixem de ensina-los a gostar de caminhonetes, da poeira e da lama. Pode ser também um agroboy que goste de ouvir músicas sertanejas e frequentar exposições com as carruagens, kkkk!

pcnicolau
11/08/2015, 09:24
Edintruder resolvi arquear as molas da minha f1000 1990 e colocar uma mola reforço subiu uns 2 dedos, só que ficou com a traseira quicando muito, qualquer buraquinho ou imperfeição na pista é sentido na cabine e no ato de dirigir a picape ficou um pouco projetada para frente ou seja traseira empinada, outro problema o amortecedor ficou sem curso muito esticado, será que existe algum amortecedor com maior curso para se colocar sem precisar de adaptações, o mecanico de molas que fez o serviço falou que o amortecedor da f1000 a partir de 92 tem um pouco mais de curso e são quase identicos e só cortar as laterais das buchas que são mais largas o resto é igual, então fiquei pensando nos amortecedores rancho para picapes levantadas, ou então voltar ela ao normal pois não gostei ficou muito desconfortavel para se dirigir, ainda mais que gosto de andar um pouco forte 110 ou 120km/h, ficou meio perigoso.

Edintruder
11/08/2015, 18:22
Nicolau, essa mola extra está esculhambando muito a suspensão da tua F1000. Fica muito dura. Só o arqueamento por si só já endurece o feixe, e com uma mola extra então. Na minha eu alterei os suportes dos amortecedores nos eixos. Tirei eles e girei mais para cima. Ando com a suspensão levantada em 20cm e configuração de feixes e amortecedores originais.

PauloHilux2003
18/12/2015, 07:50

Pensei em colocar uma chapa de aço de 1,35m x 0,9 m de uns 5mm ( teria cerca de 47kg) embaixo do protetor de caçamba da minha Hilux CD. Alguém já testou isso ?

Boinox
17/09/2019, 17:12
Prezados, nos últimos dias estive pensando em algum meio para melhorar um pouco a "maciez" ao dirigir minha bruta, ter mais estabilidade/tração na traseira, etc... foi quando me deparei com esse tópico aqui.

Alguém poderia dar alguma sugestão para o meu caso?

Tenho uma Ford Ranger 2013 (dessas "nova ranger") cabine dupla. Mexi no carro todinho de uns 2 anos pra cá... atualmente está com lift de 3" na suspensão, pneus 35" (35x12,5R20), dentre outras modificações como "chip" (reprogramação de central ECU), etc.

Meu perfil de uso não é muito o de quem usa muito a caçamba para carregar peso (o uso para essa finalidade é bem esporádico, e a maior parte do tempo a caçamba está vazia mesmo...)

Dito isso, o que vocês recomendariam para eu ganhar um pouco mais de estabilidade/tração atrás?

Com os pneus 35" (uso com pressão de uns 30 PSI em todos os pneus) reparei que a bruta pula mais atrás, quando passamos em trechos com pequenas imperfeições no terreno, etc.

Para meu caso, e considerando que raramente carrego peso na caçamba, quantos kgs de lastro eu deveria usar, e em que posição, para dar uma melhorada nessa questão da dirigibilidade?
Já com relação à pressão desses pneus... devo usar menos PSI para pular menos?

Obrigado desde já a quem puder dar uma boa dica/sugestão!

RicardoFLN
17/09/2019, 23:15
Prezados, nos últimos dias estive pensando em algum meio para melhorar um pouco a "maciez" ao dirigir minha bruta, ter mais estabilidade/tração na traseira, etc... foi quando me deparei com esse tópico aqui.

Alguém poderia dar alguma sugestão para o meu caso?

Tenho uma Ford Ranger 2013 (dessas "nova ranger") cabine dupla. Mexi no carro todinho de uns 2 anos pra cá... atualmente está com lift de 3" na suspensão, pneus 35" (35x12,5R20), dentre outras modificações como "chip" (reprogramação de central ECU), etc.

Meu perfil de uso não é muito o de quem usa muito a caçamba para carregar peso (o uso para essa finalidade é bem esporádico, e a maior parte do tempo a caçamba está vazia mesmo...)

Dito isso, o que vocês recomendariam para eu ganhar um pouco mais de estabilidade/tração atrás?

Com os pneus 35" (uso com pressão de uns 30 PSI em todos os pneus) reparei que a bruta pula mais atrás, quando passamos em trechos com pequenas imperfeições no terreno, etc.

Para meu caso, e considerando que raramente carrego peso na caçamba, quantos kgs de lastro eu deveria usar, e em que posição, para dar uma melhorada nessa questão da dirigibilidade?
Já com relação à pressão desses pneus... devo usar menos PSI para pular menos?

Obrigado desde já a quem puder dar uma boa dica/sugestão!

Parceiro,
Primeiro o óbvio, pressão dos pneus. Dê uma olhada nesse tópico que abri tempos atrás.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/166016-pressao-dos-pneus-metodos-para-determinar.html

Colocar lastro é muita chinelagem! Tu podes é melhorar o funcionamento dos feixes, tirar a mola mais curta, ou rebater ela pra baixo, colocar amortecedores decentes, espaçadores de Teflon entre as lâminas do feixe. Isso tudo fiz na minha velha Ranger, como essa tua é 2013 não sei o que é ou não possível fazer.

Sds.