Ver Versão Completa : Freio todo original não freia.
Eduardo Lopes
03/11/2011, 21:59
Olá, estou com problemas no freio, o sistema é todo original desde bomba, hidro, pastilhas, foi drenado fluido, não tem vazamentos mas não freia mais direito, parece um abs retardado, começa a freiar somente quando baixa a velocidade, alguém tem alguma dica, já li vários posts e não achei nada.
Eduardo - Defender 110 05/05
Edu,
verifique se o vácuo produzido pela bomba está forte. Coloque o dedo no tubo. Se depois de uns 5 segundos estiver com uma boa marca de pressão, parta para o booster ("hidrovácuo") jutamente com o cilindro mestre.
Um teste que pode-se fazer para verificar o sistema de vácuo:
1) com o motor desligado bombar 10 vezes o freio até o fim.
2) colocar e manter o pé no freio com força média
3) ligar o motor
Se em 5-8 segundos após ligar o motor, o pé baixar, o sistema de vácuo deverá estar ok. Partir para o cilindro mestre.
Se nada mudar, suspeitar da bomba de vácuo e hidrovácuo.
Sinceramente, estes problemas de freio dos Defender e Discos 300TDI são uma vergonha. Isso é um sério motivo para um recal. Indiferente da idade do carro, freio é freio, deve ser construído parar no mínimo durar 15 anos, com mandam as novas regras norte-americanas e européias.
Abraços
Clemente
Olá, estou com problemas no freio, o sistema é todo original desde bomba, hidro, pastilhas, foi drenado fluido, não tem vazamentos mas não freia mais direito, parece um abs retardado, começa a freiar somente quando baixa a velocidade, alguém tem alguma dica, já li vários posts e não achei nada.
Eduardo - Defender 110 05/05
Eduardo Lopes
04/11/2011, 13:27
Beleza Clemente, cou fazer esse passo a passo, a bomba foi trocada por outra original, eu que mandei trocar e o serviço foi realizado com perfeição, as lonas e o fluído da mesma forma, e de uns 2 meses pra cá venho sentindo o que parece ser uma falta de pressão nas freadas, o motor em lenta ou giro baixo o freio funciona perfeitamente, já com giro maior fica mais difícil frear, não entendo, com mais giro tinha que ter mais vácuo certo?
Te agradeço esse suporte e atenção, grande abraço.
luiz ccosta
04/11/2011, 14:40
Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.
Luiz
Tive exatamente o mesmo problema, e observei as trincas em 100% dos Defenders que andei xeretando com certa idade.
No meu 90, não vi necessidade de soldar, resolvi cobrindo as rachaduras com Sica Flex. Como apliquei por fora, o vácuo é fica preservado no interior. Novamente uma grande falha dos sistema. Aquele ponto trabalha com a força do pedal e mesmo com solda acredito que voltaria a abrir, tornando ainda mais difícil o diagnóstico, por isso minha escolha por algo flexível.
Me surpreende que tais falhas ainda não renderam acidentes.
Abraços
Clemente
Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.
Luiz
Eduardo Lopes
04/11/2011, 20:13
Beleza, vou fazer essa verificação, se for este o caso precisa retirar o hidro do lugar para aplicar a sica ou aonde está aparafusado ele está vedado?
rafaelfernandez
04/11/2011, 22:12
Realmente esse é um defeito cronico, porém, normalmente ele acontece por excesso de torque na fixação do mesmo.
Tive esse problema na minha, entretanto preferi soldar com solda amarela, deixando a área que sofre maior esforço reforçada. Para isso é necessário desmontar o hidrovacuo pois o calor da solda pode derreter a borracha interna.
[]´s
Rafael
Eduardo Tescarollo
05/11/2011, 10:10
Opa, a minha esta com o mesmo defeito, vou fazer as verificações e depois posto aqui.
Abs
Luciano Valois
05/11/2011, 16:41
Também fiz o mesmo procedimento que o colega Rafael, o servo freio da 110 foi soldado com solda amarela e resolveu de vez o problema.
Uma solução muito boa/prática e mais econômica pois um hidrovácuo novo e bem carinho e concerteza após um tempo apresentará o mesmo defeito.
Boa sorte colega Eduardo.
Luciano.
Eduardo Lopes
06/11/2011, 15:48
Obrigado a todos pelos depoimentos e troca de experiência, vou partir para a ação e correção dos problemas, abraço a todos.
Pessoal,
Onde exatamente devo procurar as tais rachaduras? devo soltar os parafusos da frente do booster para ver?
Será que alguem tem uma foto do lugar que devo verificar? tenho a impressão que meu freio perde eficiencia depois de alguns segundos freiando (começa freiando bem)
abs
Ka2
Eduardo siga as instruções do Clemente mas da uma olhada no hidrovacuo proximo aos parafusos de fixação do cilindro mestre deve ter umas micro rachaduras partindo dali pede pra alguem frear pressionando o pedal com bastante força e voce fica olhando , dai não faz vacuo direito e o carro parece que escorrega quando voce freia. já vi isso numa meia duzia de lands inclusive da pra soldar ( solda metal ) até voce trocar.
Luiz
gustavoullmann
26/06/2012, 23:50
Prezados,
O freio da minha 110/2002 já não tem mais a eficiência de outrora. Todo o sistema é original, exceto as pastilhas que são EBC de kevlar, em um jipe com 85k km.
Há algum tempo reparei num barulhinho vindo do motor, semelhante ao de válvulas desreguladas. Como regulei as válvula há pouco, sei que não são elas e desconfio que seja a bomba de vácuo com problemas. A mesma bomba de vácuo apresenta uma baba contínua de óleo, embora não pingue no chão. Uma vez quase fiz o serviço de inspeção na mesma, mas acabei desistindo por receber a informação de que a baba de óleo é normal se não for excessiva.
Bom, há algum tempo eu reparo que o freio está fraco, ineficiente. O problema é que no dia a dia a gente se acostuma e compensa isso freiando antecipadamente, mas no caso de uma emergência isso pode fazer uma grande diferença.
Bom, descobri esse tópico hoje e logo após fazer a leitura do mesmo fui procurar pelas tais rachaduras no hidrovácuo e... Bingo! Lá estava a desgraçada! Coloquei o dedo sobre a mesma e ouvi um assobio do ar sendo puxado! Bom, identifiquei um dos problemas do meu freio.
Contudo agora me deu vontade de fazer uma geral caprichada em todo o sistema, para ficar 110% (sem trocadilho! heheh)
Das coisas que me ocorrem em fazer, listo as seguintes e peço a contribuição dos senhores para outros itens/verificações/consertos que seriam interessantes fazer:
1- Aplicar sicaflex nas rachaduras do hidrovácuo (prefiro sicaflex por que posso fazer o serviço em casa);
2- Aplicar ar comprimido na linha de vácuo para retirar o pó (entre a bomba de vácuo e o hidrovácuo);
3- Remover e inspecionar a bomba de vácuo (se necessário trocar pela recondicionada da Perim);
4- Verificar a espessura dos discos de freio;
5- Inspecionar as pinças de freio quanto a vazamentos;
6- Inspecionar os clipes plásticos que fixam os tubos rígidos sobre o chassi e eixos (procurar por desgaste causado pela vibração dos tubos em contato com qualquer outra parte do jipe);
7- Inspecionar flexíveis quanto a contato/atrito com outras parte do jipe (havia um recall disso, se não me engano...);
8- Trocar o fluido de freio e sangrar o sistema (tenho vontade de trocar os flexíveis pelos GoodRidge), mas isso eu vou fazer lá na oficina do Josino! hehehe
Agora eu me pergunto quanto pó não está acumulado no hidrovácuo... Será que existe alguma maneira de verificar e limpar por dentro?
Existe alguma maneira de testar o cilindro mestre?
Agora é juntar as pecinhas, melecas e pesquisar como fazer cada um dos itens acima! Conforme for fazendo o serviço vou postando as fotos e os "how to" aqui!
Aquele tradicional grande abraço a todos!!!
Gustavo,
eu faria somente estes itens que deixei no quote.
Se continuar ruim, apostaria na bomba de vácuo. Sicaflex na trinca resolve para sempre. Solda não, pois volta a trincar. É impressionante a quantidade de intes passíveis de falha no sistema de freio dos Defender.. PQP.
Deixe a poeira que entrou no hidrovácuo lá... Se esta alojada, que assim continue. Não tem como desmontar sem ter que recondicionar. Pode tentar bater um pouco e pela "entrada" do vácuo, aspirar a sujeira.
Com 85mil Km, deve estar tudo ok com pinças, discos e flexíveis. A recomendação de trocar os flexíveis com 5 ou 10 anos é um pouco extrema... Mas quando chegam os 15 anos, é prudente...
Boa sorte. Um bom Defender deve travar as rodas quando se freia forte. Mas cuidado, o 110 vazio trava antes atrás que na frente. Outra coisa genial... Falta uma válvula de equilíbrio conforme a carga (até o Jimny tem), ou EBD, conforme os modelos com ABS.
Abs
Clemente
Prezados,
1- Aplicar sicaflex nas rachaduras do hidrovácuo (prefiro sicaflex por que posso fazer o serviço em casa);
2- Aplicar ar comprimido na linha de vácuo para retirar o pó (entre a bomba de vácuo e o hidrovácuo);
5- Inspecionar as pinças de freio quanto a vazamentos;
6- Inspecionar os clipes plásticos que fixam os tubos rígidos sobre o chassi e eixos (procurar por desgaste causado pela vibração dos tubos em contato com qualquer outra parte do jipe);
7- Inspecionar flexíveis quanto a contato/atrito com outras parte do jipe (havia um recall disso, se não me engano...);
8- Trocar o fluido de freio e sangrar o sistema (tenho vontade de trocar os flexíveis pelos GoodRidge), mas isso eu vou fazer lá na oficina do Josino! hehehe
Agora eu me pergunto quanto pó não está acumulado no hidrovácuo... Será que existe alguma maneira de verificar e limpar por dentro?
gustavoullmann
27/06/2012, 23:35
Valeu, Clemaaa! hehehe
Dicas sempre preciosas!
Vou deixar a função de revisar a bomba de vácuo caso não haja melhora no sistema após as verificações do quote. Contudo o barulhinho de válvulas desregulas (que não vem das válvulas) me deixa com uma pulga atrás da orelha! Tenho quase certeza de que o barulho vem da bomba...
Bom, consegui a doação de um resto de sicaflex de um amigo velejador, mas o tubo só chegará na segunda feira então vou demorar para fazer o reparo.
Segue abaixo uma foto do hidrovácuo, onde eu destaquei com uma elipse vermelha a trinca existente:
355972
Como é complicado enxergar toda a volta do hidrovácuo, verifiquei com a mão por trincas na parte de baixo do mesmo. Não senti nada, mas para garantir vou providenciar um espelho.
Pretendo lixar com uma lixa bem fina os entornos da trica, limpar bem com algum solvente e depois aplicar uma boa camada de sicaflex. Simples assim!
Peço desculpas pela sujeira do hidrovácuo! O land não tem visto muito asfalto ultimamente... hehehe
Obrigado e grande abraço a todos!!!
Gustavo.
Gustavo,
é aí mesmo que trinca, em ambos os lados. Peguei esta trinca em 90% dos LR rodados que coloquei a mão. No meu entender, caberia um recall.
Não lixe nada, pois a tinta evita a corrosão e o sicaflex adere sem problemas sobre a tinta.
Claro, limpe tudo muito bem limpo antes de mandar a meleca.
Por hora, coloque aquela massa de calafetar ou chiclete bem mascado. Resolve quase tão bem quanto o Sica, pois a tendência é o vácuo sugar a massa para dentro.
Abs
Clemente
Valeu, Clemaaa! hehehe
Dicas sempre preciosas!
Vou deixar a função de revisar a bomba de vácuo caso não haja melhora no sistema após as verificações do quote. Contudo o barulhinho de válvulas desregulas (que não vem das válvulas) me deixa com uma pulga atrás da orelha! Tenho quase certeza de que o barulho vem da bomba...
Bom, consegui a doação de um resto de sicaflex de um amigo velejador, mas o tubo só chegará na segunda feira então vou demorar para fazer o reparo.
Segue abaixo uma foto do hidrovácuo, onde eu destaquei com uma elipse vermelha a trinca existente:
355972
Como é complicado enxergar toda a volta do hidrovácuo, verifiquei com a mão por trincas na parte de baixo do mesmo. Não senti nada, mas para garantir vou providenciar um espelho.
Pretendo lixar com uma lixa bem fina os entornos da trica, limpar bem com algum solvente e depois aplicar uma boa camada de sicaflex. Simples assim!
Peço desculpas pela sujeira do hidrovácuo! O land não tem visto muito asfalto ultimamente... hehehe
Obrigado e grande abraço a todos!!!
Gustavo.
gustavoullmann
29/06/2012, 20:23
Hahahahaah
Chiclete bem mascado?!
É o jipe do Macgyver!!!
Mais um item pra levar na caixa de ferramentas!!!
Valeu de novo, Clemente!
Quando proceder com o conserto definitivo, usando sicaflex e não chicletes, posto as fotos aqui!
Abraços!!!
isaianet
29/06/2012, 21:06
é aí mesmo que trinca, em ambos os lados. Peguei esta trinca em 90% dos LR rodados que coloquei a mão. No meu entender, caberia um recall.
Aposto que a grande maioria destas trincas ocorrem na troca do cilindro mestre de embreagem..
É bem comum o pessoal soltar um pouco o pedal de freio para facilitar a troca, e usa o hidrovácuo para forçar para o lado para facilitar a entrada do pedal+cilindro mestre da embreagem no lugar.
henrique wamser
29/06/2012, 21:40
Pqp Pqp Pqp. Com uma dedada de silicone ,tampei a trinca , liguei o motor, a trinca deu uma chupada no silicone,coloquei mais um pouco,espetei 10 min e. Fui dar uma volta ...Pqp...arrasta tudo!abc Desculpem a preeecariedede via iPhone depois de duas caipirinhas!
meu freio tb nao ta bom, como o mesmo sintoma q o Eduardo Lopes relatou, tipo um ABS retardado, so freia bem quando ta devagar.
fiz os testes q o clemente falou, do pedal descer e da bomba de vacuo e os dois parecem bons, tb nao achei rachaduras no hidrovacuo.
sera q é o cilindro mestre??? vou começar trocando o fluido, alguem tem um DIY de como fazer ou pode mandar um passo a passo????
agradeço desde ja!!! abraço, Pedro
henrique wamser
30/06/2012, 16:43
O freio da 130 ficou perfeito comsilicone nas trincas do servo.
meu freio tb nao ta bom, como o mesmo sintoma q o Eduardo Lopes relatou, tipo um ABS retardado, so freia bem quando ta devagar.
fiz os testes q o clemente falou, do pedal descer e da bomba de vacuo e os dois parecem bons, tb nao achei rachaduras no hidrovacuo.
sera q é o cilindro mestre??? vou começar trocando o fluido, alguem tem um DIY de como fazer ou pode mandar um passo a passo????
agradeço desde ja!!! abraço, Pedro
bom achei esse tutorial!!!
Aprenda como fazer a sangria dos freios Garagem C/D Como fazer? (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/como-fazer/aprenda-como-fazer-a-sangria-dos-freios/101)
qual a ordem de sangria dos freios da 90tinha ano 2000????
outra coisa, meu freio ta duro, isso nao se deve a falta de vacuo??? mas fiz o teste da bomba e ta tendo vacuo na mangueira (nao sei se o suficiente) e o pedal desceu no teste sugerido pelo clemente :cry:
abraço, Pedro
rafaelfernandez
02/07/2012, 14:55
outra coisa, meu freio ta duro, isso nao se deve a falta de vacuo??? mas fiz o teste da bomba e ta tendo vacuo na mangueira (nao sei se o suficiente) e o pedal desceu no teste sugerido pelo clemente :cry:
Petcho,
Há uma grande chance de estares com uma rachadura no hidrovacuo. A mesma que já foi amplamente comentada aqui no forum.
Pede para alguem pisar no freio com toda a força que conseguir e verifica o hidrovacuo perto dos parafusos de fixação. Se chega vácuo na ponta da mangueira há grande chances de ser lá o problema.
Caso esteja tudo ok no hidrovacuo, verifica toda a extensão da mangueira quando a presença de rachaduras.
[]´s
Rafael
Alexandre Tietsche
02/07/2012, 16:39
Uma adaptação que pode ser feito no freio da Defender e eliminar dois problemas de uma vez só.
Instalar freio da F250
Minha viatura tem e quem andou diz que o freio é um absurdo de bom.
.356869
Além disso, já elimina o problema da bomba de vácuo, no lugar a minha só tem uma chapa pra fechar o buraco.
Não sei quanto custa isso porque minha viatura já veio com o freio instalado. Meu vizinho tem uma 110 e vivia reclamando do freio, dele um dia pegou a minha pra dar uma volta e na primeira freada quase quebrou os dentes do volante..kkkk
Abs,
Alexandre
Petcho,
Há uma grande chance de estares com uma rachadura no hidrovacuo. A mesma que já foi amplamente comentada aqui no forum.
Pede para alguem pisar no freio com toda a força que conseguir e verifica o hidrovacuo perto dos parafusos de fixação. Se chega vácuo na ponta da mangueira há grande chances de ser lá o problema.
Caso esteja tudo ok no hidrovacuo, verifica toda a extensão da mangueira quando a presença de rachaduras.
[]´s
Rafael
Rafael, brigado pela sugestao, eu dei uma olhada no hidrovacuo procurando por rachaduras e nao encontrei, vou fazer o teste q vc mencionou e ver qq da!!!
problemas no cilindro mestre fazem o freio ficar duro????
vou trocar o fluido, tem algum segredo na troca ou é so seguir esse tutorial mesmo??
abraço, Pedro
rafaelfernandez
02/07/2012, 17:54
Rafael, brigado pela sugestao, eu dei uma olhada no hidrovacuo procurando por rachaduras e nao encontrei, vou fazer o teste q vc mencionou e ver qq da!!!
problemas no cilindro mestre fazem o freio ficar duro????
vou trocar o fluido, tem algum segredo na troca ou é so seguir esse tutorial mesmo??
abraço, Pedro
O que sei é que cilindro mestre com defeito(vazamento) faz exatamente o contrario, deixando o freio "esponjoso".
[]´s
Rafael
Solução milagrosa!! eu achava que a Defender não freava de fábrica. Afroxei os parafusos em torno do hidrovacuo e besuntei silicone o quanto deu nas regioes em torno...
Estou estranhando muito que agora freia, rsrsrs
abs e obrigado pela dica
Ka2
henrique wamser
05/07/2012, 14:24
357546as trincas aparecem na primeira dobrinha em volta dos parafusos.
fiz com silicone branco, ficou feio, mas vou tirar e colocar preto. o que interessa é que o freio passa a funcionar perfeitamente, se o resto estiver bom!
rafaelfernandez
05/07/2012, 16:55
É amigos,
De nada adianta a bomba funcionando 100% se boa parte do vácuo criado por ela se perde justamente na hora em que ele é fundamental(quando aplicamos força no pedal).
Vale lembrar que o vácuo é responsável por diminuir a pressão(força) necessária no pedal para efetuar a frenagem. Sem ele, não é que o carro não freie, mas sim é necessário se aplicar muito mais força para se conseguir o mesmo efeito do sistema 100% vedado.
[]´s
Rafael
P.S: Quando tive esse problema, achei melhor soldar usando solta amarela e reforçar bem o local onde ocorre essa famigerada rachadura. Já estou rodando com essa solda a mais de 100.000km e até agora tudo ok.
Caso alguem resolva adotar o silicone como solução definitiva, acho interessante anotar a km em que foi feito o reparo para futura referencia da durabilidade da solução.
Caros,
melhor usar Sicaflex. Silicone resseca. Sicaflex é base PU (poliuretano). Feito para barcos ou reparos em concreto, Sicaflex é praticamente eterno.
Aliás, pensou em usar silicone, use Sicaflex, vale para tudo. Claro, se for para colocar nos peitos, melhor ficar com a primeira opção. ;) rsrsr
Abs
Clemente
rafaelfernandez
06/07/2012, 14:16
Clemente,
No caso de uma eventual manutenção, o Sicaflex é tranquilo de ser removido?
[]´s
Rafael
Caros,
melhor usar Sicaflex. Silicone resseca. Sicaflex é base PU (poliuretano). Feito para barcos ou reparos em concreto, Sicaflex é praticamente eterno.
Aliás, pensou em usar silicone, use Sicaflex, vale para tudo. Claro, se for para colocar nos peitos, melhor ficar com a primeira opção. ;) rsrsr
Abs
Clemente
Sim,
mas alí não vejo porque retirar.
Abs
Clemente
Clemente,
No caso de uma eventual manutenção, o Sicaflex é tranquilo de ser removido?
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
06/07/2012, 21:21
Aliás, pensou em usar silicone, use Sicaflex, vale para tudo. Claro, se for para colocar nos peitos, melhor ficar com a primeira opção. ;) rsrsr
Clemente,
Estava pensando na citação acima quando perguntei sobre a facilidade de remoção. :concordo:
[]´s
Rafael
Sim,
mas alí não vejo porque retirar.
Abs
Clemente
O freio do nosso 90ntinha 2001, era bem duro e preguiçoso, então eu (filho do dono do land), fui verificar se haviam trincas, e surpresa...havia duas trincas grandes, passei uma camada de silicone e passei durepox por cima, esperei secar lixei e pintei, e falei pro meu pai dar uma volta e ver se deu alguma diferença, ficou muito bom, o pedal ficou bem mais leve e a frenagem ficou mais eficiente, mesmo com os 33''.
Obrigado pelas dicas.
Abrass
gustavoullmann
15/07/2012, 22:11
Prezados,
É impressionante a melhora nos freios após tão simples conserto. Não obstante, estamos falando de um dos sistemas mais importantes num veículo de 2 toneladas. Creio que apenas o sistema de direção seja mais importante do que os freios.
Enfim, recomendo com veemência que TODOS os proprietárias de Defenders inspecionem seus hidrovácuos! A identificação e eliminação do problema é extremamente simples e barata! O ganho em segurança e controle do carro são impressionantes!
Após aplicar uma generosa camada de sicaflex preta sobre a trinca existente no hidrovácuo da minha 110 e deixar curar por 2 dias, saí para um teste e pude sentir o sistema de freio do land funcionando com muito mais eficiência! Antes, se eu pisasse no freio com toda a minha força as rodas não travavam e a luz indicadora do nível de água acendia bem no final da freiada (a luz da água acende pois em uma freiada a água de desloca para a frente do reservatório por inércia, baixando a bóia e acionando o alarme). Agora, depois do reparo, qualquer pisada no pedal com um pouco mais de força e o jipe já "um tranco" e a luz do nível de água já acende! Fiquei com medo de pisar com toda a força no pedal, para se ter uma idéia...
Segue uma foto do hidrovácuo com a sicaflex aplicada:
359075
Muito obrigado a todos pelas dicas! O freio tá show agora!!!
E um muito obrigado ao Sr. Ary pela força especial!!!
Grande abraço a todos!!!
Fabrício Bastos
15/07/2012, 22:37
Numa inspeção rápida na black nada de rachaduras!
Num teste rápido numa volta do quarteirão resolvemos testar "mesmo" e até deu uma cantada nos pneus a bichinha!
ou seja, tá freiando!!!!rsrsrs
Stefano Vieira
27/05/2013, 21:22
Boa noite pessoal, esse é o meu primeiro post aqui no fórum, vou contar um pouco de mim, recentemente consegui realizar meu sonho de criança, de ter um Defender, na minha família sempre tivemos jipes e afins, 3 Bandeirantes (uma 608 e duas 709, uma caminhonete cabine dupla e um jipe curto, ambas furtadas), D-20, F-1000... Tivemos ainda 2 discoverys, um 97 V8 que vendi recentemente (impressionante como é difícil vender um desses, apesar do ótimo estado de conservação) e um outro 94 300 tdi. Contei esse breve relato, para mostrar que apesar da minha pouca idade (22) tenho até que um bom histórico de jipes, aprendi a dirigir com 11 anos de idade, e dirigi todos esses veículos.
Meu 90tinha é CSW de 2001, tem 128 mil km (uma quilometragem baixa até), e estou com ele há 3 semanas, inclusive fiz a transferência sexta feira... Procurei cerca de 1 ano por um defender que estivesse bom de carroceria, não muito rodado, interior conservado e sem problemas mecânicos. Esse que eu peguei estava pelado (quase como veio ao mundo rsrsrs) o único acessório, para vcs terem uma ideia, era o estribo, mas eu já coloquei escada, peito de aço, protetor de diferencial e de para-lamas, enfim, aos poucos vou deixando ele ao meu gosto (mas digo que doeu no coração quando eles furaram a carroceria para colocar o protetor de para-lamas...). Quando andei nele pela primeira vez, antes mesmo de fechar negocio, percebi que o freio tava duro demais, a noite entrei neste tópico e li sobre o assunto, e pensei que seria algum trinco no hidrovácuo, um pouco de Sicaflex como o Clemente indicou, e voilá, não haveria mais problemas. Fechei negocio, paguei um bom preço, um dia numa subida, farol fechado, para segurar o carro, tive que pisar com ambos os pés no pedal do freio, no msm dia procurei no hidrovácuo algum trinco e nada, ai como na mangueira havia vácuo, resolvi trocar o servo freio, troquei eu mesmo, não comprei wabco e sim uma marca paralela (bearmach) atraves da inglaterra, não comprei pelo exportador de mesmo nome... O antigo estava com alguma coisa quebrada, peguei na mão e não havia trincos como aconteceu com muitos, mas ele fazia barulho de algo solto por dentro, pisei no freio e percebi uma coisa boa e uma ruim. O freio ficou baixo demais, mas pelo menos a alavanca ficou macia.
Dai levei num lugar que mexe com sistemas de freio, eles disseram que o disco e as pastilhas estavam espelhadas, muito provavelmente pq o carro ficou um bom período sem um hidrovácuo, e por causa da força que o motorista fazia para frear, acabou acontecendo isso com as pastilhas (pois as mesmas eram novas). OK, comprei o jogo dianteiro e traseiro, o cara lixou todos os discos naquela maquina, sangrou o sistema, colocou fluido novo. O freio melhorou consideravelmente, mas ainda não está 100%, o discovery do meu pai, freia bem mais ainda... Imagino que o problema seja com o cilindro mestre do freio, uma vez que a resposta do pedal é um pouco tardia. Espero que não seja a bomba de vacuo (até porque chega vacuo na mangueira). Se alguem tiver alguma informação que possa me ajudar a resolver o problema, eu agradeço desde já.
Abraço
Waldmartins
27/05/2013, 21:39
Um pitaco rapido porque estou sem tempo...rs
O que vc chama de hidrovacuo e o que vc chama de servofreio? pra mim os dois sao a mesma coisa. As pessoas que usam o nome hidrovacuo no servofreio de maneira erronea.
Abs
Wald
Boa noite pessoal, esse é o meu primeiro post aqui no fórum, vou contar um pouco de mim, recentemente consegui realizar meu sonho de criança, de ter um Defender, na minha família sempre tivemos jipes e afins, 3 Bandeirantes (uma 608 e duas 709, uma caminhonete cabine dupla e um jipe curto, ambas furtadas), D-20, F-1000... Tivemos ainda 2 discoverys, um 97 V8 que vendi recentemente (impressionante como é difícil vender um desses, apesar do ótimo estado de conservação) e um outro 94 300 tdi. Contei esse breve relato, para mostrar que apesar da minha pouca idade (22) tenho até que um bom histórico de jipes, aprendi a dirigir com 11 anos de idade, e dirigi todos esses veículos.
Meu 90tinha é CSW de 2001, tem 128 mil km (uma quilometragem baixa até), e estou com ele há 3 semanas, inclusive fiz a transferência sexta feira... Procurei cerca de 1 ano por um defender que estivesse bom de carroceria, não muito rodado, interior conservado e sem problemas mecânicos. Esse que eu peguei estava pelado (quase como veio ao mundo rsrsrs) o único acessório, para vcs terem uma ideia, era o estribo, mas eu já coloquei escada, peito de aço, protetor de diferencial e de para-lamas, enfim, aos poucos vou deixando ele ao meu gosto (mas digo que doeu no coração quando eles furaram a carroceria para colocar o protetor de para-lamas...). Quando andei nele pela primeira vez, antes mesmo de fechar negocio, percebi que o freio tava duro demais, a noite entrei neste tópico e li sobre o assunto, e pensei que seria algum trinco no hidrovácuo, um pouco de Sicaflex como o Clemente indicou, e voilá, não haveria mais problemas. Fechei negocio, paguei um bom preço, um dia numa subida, farol fechado, para segurar o carro, tive que pisar com ambos os pés no pedal do freio, no msm dia procurei no hidrovácuo algum trinco e nada, ai como na mangueira havia vácuo, resolvi trocar o servo freio, troquei eu mesmo, não comprei wabco e sim uma marca paralela (bearmach) atraves da inglaterra, não comprei pelo exportador de mesmo nome... O antigo estava com alguma coisa quebrada, peguei na mão e não havia trincos como aconteceu com muitos, mas ele fazia barulho de algo solto por dentro, pisei no freio e percebi uma coisa boa e uma ruim. O freio ficou baixo demais, mas pelo menos a alavanca ficou macia.
Dai levei num lugar que mexe com sistemas de freio, eles disseram que o disco e as pastilhas estavam espelhadas, muito provavelmente pq o carro ficou um bom período sem um hidrovácuo, e por causa da força que o motorista fazia para frear, acabou acontecendo isso com as pastilhas (pois as mesmas eram novas). OK, comprei o jogo dianteiro e traseiro, o cara lixou todos os discos naquela maquina, sangrou o sistema, colocou fluido novo. O freio melhorou consideravelmente, mas ainda não está 100%, o discovery do meu pai, freia bem mais ainda... Imagino que o problema seja com o cilindro mestre do freio, uma vez que a resposta do pedal é um pouco tardia. Espero que não seja a bomba de vacuo (até porque chega vacuo na mangueira). Se alguem tiver alguma informação que possa me ajudar a resolver o problema, eu agradeço desde já.
Abraço
Amigão ...
pelo seu relato realmente parece ser a bomba de vácuo...
Se tivesse escapando ar, poderia ser as trincas no hidrovácuo, mas se o freio tá duro e sem ação eu apostaria na bomba.
Uma Wabco custa caro. Eu coloquei uma Britpart de 400 reais e tem ainda as Rafaela vendidas pela Bearmach que são boas e mais baratas que as Wabco.
Todos aqui no fórum não gostam da Britpart, incluindo Eu mesmo... mas resolvi na época apostar na bomba e acertei. Já tem um bom tempo instalada e está firme e forte.
Porque arrisquei? Bem, a minha era original wabco e foi enviada para reparo na Perin em SP. Hoje ela é reserva...
Como você está em SP, tem no mínimo 3 opções se seu problema for bomba de vácuo.
Abraço e boa sorte!
Uma adaptação que pode ser feito no freio da Defender e eliminar dois problemas de uma vez só.
Instalar freio da F250
Minha viatura tem e quem andou diz que o freio é um absurdo de bom.
.356869
Além disso, já elimina o problema da bomba de vácuo, no lugar a minha só tem uma chapa pra fechar o buraco.
Não sei quanto custa isso porque minha viatura já veio com o freio instalado. Meu vizinho tem uma 110 e vivia reclamando do freio, dele um dia pegou a minha pra dar uma volta e na primeira freada quase quebrou os dentes do volante..kkkk
Abs,
Alexandre
Alexandre...
Eu queria colocar este freio na minha viatura, mas troquei a bomba de vácuo e resolveu.
Desde então mantenho original.
Isto é um hidrobooster. É verdade, vem na F250 de fábrica.
Vai no Encontro 2013, Curitiba? Quero dar uma volta... :concordo:
Abraço!
mouramares
28/05/2013, 18:58
Um pitaco rapido porque estou sem tempo...rs
O que vc chama de hidrovacuo e o que vc chama de servofreio? pra mim os dois sao a mesma coisa. As pessoas que usam o nome hidrovacuo no servofreio de maneira erronea.
Abs
Wald
:concordo:
Stefano Vieira
04/06/2013, 20:54
Hidrovacuo e servo freio para mim são a mesma coisa, hidrovacuo é comumente utilizado quando a peça é de caminhão, e servo freio para veiculos de passeio em geral. Utilizei as 2 expressões para não repetir a mesma palavra. Mas voltando ao problema, descobri qual era o problema, há uma pequena borracha entre o hidrovacuo e o cilindro mestre. E tal borracha havia caido, provavelmente na troca do hidrovacuo (vou utilizar uma só expressão de agora em diante... kkkk). Depois de trocar as pastilhas e também retificar os discos, o menino está freiando como deveria.
Waldmartins
16/11/2013, 02:39
galera,
vou ressuscitar esse tópico. Se a galera não me responder, eu crio um novo.
Seguinte, meu servofreio/panela começou a vazar. Sempre que desligo a VTR eu consigo ouvir um barulho: PSSSSSSSSSSS
Abri o capô e verifiquei que é no servofreio.
Hoje joguei sabão(espuma) nele e vi que é na parte inferior próximo ao parafuso que prende o cilindro do freio nele.
439456
Só que, pelo que pude sentir, parece que, o vazamento é mais próximo ao parafuso na parte que fica coberta por essa chapa:
439457
Eu gostaria de saber algumas coisas:
1) o ar/vácuo que entra no servofreio sairia pela abertura do parafuso ou ali é vedado?
2) Posso retirar os parafusos e afastar um pouco o cilindro mestre para verificar o furo?
3) posso fazer isso (afastar o cilindro) e ligar o carro?
Eu passei silicone há um tempo (dá pra perceber a "sujeira") e hoje tentei vedar de novo com silicone preto, mas duas horas depois tive que sair e acho que isso pode ter feito voltar a vazar. O ideal é esperar quanto tempo para vedar, se usar silicone?
Abs
Wald
pode sim tirar o cilindro mestre e ligar o carro. só não vá pisar a embreagem...
alberto megda
16/11/2013, 13:01
Bota um novo fio, freio é segurança! Por mais que fique bom com sika, eu nunca rodaria tranquilo. Isso é gambiarra.
Waldmartins
16/11/2013, 13:10
Bota um novo fio, freio é segurança! Por mais que fique bom com sika, eu nunca rodaria tranquilo. Isso é gambiarra.
OK...mas alguém pode responder às minhas dúvidas!?!? Não tenho o servofreio "guardado na gaveta" aqui de casa pra colocar um novo HOJE, SÁBADO depois de um feriado !!! :freaking:
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir::chorandoderir::chorandod erir::chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir: :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir:
alberto megda
16/11/2013, 14:02
Ja foi respondido
pode sim tirar o cilindro mestre e ligar o carro. só não vá pisar a embreagem...
Waldmartins
16/11/2013, 14:13
Ja foi respondido
o que que a embreagem tem a ver com o freio? :pensativo:
o cilindro a qual me referi é o do freio e não o da embreagem...
Abs
Wald
alberto megda
16/11/2013, 14:29
Foi mal
Eu no seu caso só lambuzaria por fora e efetuaria a troca por um novo posteriormente. Com sika, silicone resseca e sai. No meu caso ele vazava na junção tbm, não só na rachadura típica de excesso de torque perto dos parafusos. Tava igual um balão furado
abraço e boa sorte
Waldmartins
16/11/2013, 15:02
Foi mal
Eu no seu caso só lambuzaria por fora e efetuaria a troca por um novo posteriormente. Com sika, silicone resseca e sai. No meu caso ele vazava na junção tbm, não só na rachadura típica de excesso de torque perto dos parafusos. Tava igual um balão furado
abraço e boa sorte
Valeu Alberto.
Eu lambuzei ontem, mas tive que sair duas horas depois...não sei se foi o tempo curto que esperei ou se não adiantou lambuzar com silicone preto.
Acho que meu caso é igual ao seu. Vou ver se resolve lambuzado mais e deixando mais tempo sem usar. Até eu conseguir importar um.
Valeu!
Abs
Wald
Waldmartins
18/11/2013, 14:23
Bom, então estou tentando comprar/importar um servofreio novo, mas estou querendo encontrar o "caminho das pedras".
Achei um na Britcar por 47 libras + 40 libras de envio (DHL...parece que não mandam via Royal Mail) fica em R$ 305,00 (mais ou menos).
O problema é que se for taxado, esse valor quase dobra e acho por esse valor aqui no Brasil (em torno de R$ 600,00).
Alguém que compra na Britcar pode me ajudar?
Abs
Wald
MiltonRibeiro2013
02/03/2016, 23:08
Olá pessoal!
Estou com problemas no freio da minha Land 110; ocorre que quando dou a primeira pisada no freio ele funciona; já na segunda pisada ele endurece e neste caso preciso forçar muito e mesmo assim freio pouco e não arrasta. Já verifiquei a secção da bomba de vácuo esta ok; já verifiquei se há trincas na carcaça do hidrovacuo e também e nada achei. Sendo assim pergunto: o que pode estar avariado?
Se alguém puder ajudar eu agradeço. Obs. já estou pesquisando no mercado um hidrovacuo novo, o que achei mais barato foi de R$750,00 marca TRW, (http://defender-parts-brasil.webnode.com.br/products/hydrovaqu/).
At. Milton
JonathasLO
26/04/2018, 16:32
Pessoal, alguém já adaptou na Defender bomba de vácuo elétrica?
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