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Ver Versão Completa : [MWM 2.8 TCE] Falha P0299 - "Turbo Underboost"



Lucas Nassif
03/11/2011, 13:57
Pessoal,

quem acompanha o tópico do meu Marruá, sabe que estou pelejando com um problema na IE do MWM 2.8 TCE.

Acontece o seguinte: se eu tiver numa estrada plana a 90km/h, o manômetro do turbo marca exatos 0,8kg de pressão. Em qualquer subida, caso eu queira manter a mesma velocidade, a pressão sobe para 1,2/1,3kg. Após uns 5 segundos, a luz de injeção acende e o carro entra em modo de segurança, não passando de 2.500 RPM. O fato mais estranho é que isso só acontece por volta dos 1,3kg. Se eu encarar a mesma subida com 1,5kg ou 1,75kg (pressão máxima), o carro sobe beleza e nada acontece. O erro aparece apenas em acelerações medianas.

Pra ilustrar:

MWM 2.8 TCE acendendo a luz de injeção (2) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-vUF5dqjaD0)


Já levei o carro em autorizadas Bosch e em um cara especialista em IE de tudo quanto é tipo. Ambos acharam o mesmo código de erro (P0299 - "Turbo Underboost"), porém ninguém descobriu a causa.

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/314564_228064680576175_100001179355202_529202_3517 99705_n.jpg

Pelo que já pesquisei (já li e reli os fóruns gringos), esse erro P0299 acontece muito nos Passat`s/Audi`s Turbo, e está relacionado a perda de pressão na linha de admissão.

Já verifiquei todos os mangotes desde o snorkel até o coletor de admissão, mangueiras da Wast Gate, já substituí o sensor de pressão do turbo, válvula moduladora, etc.. e o problema persiste!


O que mais pode ser?
Problema na própria turbina?
Wast Gate defeituosa?



Deixo aqui o espaço livre para quem puder me ajudar nessa!




[]`s

Davi Gonçalves
03/11/2011, 14:12
Problema na peça que comanda tudo isso......
O motorista kkkkkk

Pessoal,

quem acompanha o tópico do meu Marruá, sabe que estou pelejando com um problema na IE do MWM 2.8 TCE.

Acontece o seguinte: se eu tiver numa estrada plana a 90km/h, o manômetro do turbo marca exatos 0,8kg de pressão. Em qualquer subida, caso eu queira manter a mesma velocidade, a pressão sobe para 1,2/1,3kg. Após uns 5 segundos, a luz de injeção acende e o carro entra em modo de segurança, não passando de 2.500 RPM. O fato mais estranho é que isso só acontece por volta dos 1,3kg. Se eu encarar a mesma subida com 1,5kg ou 1,75kg (pressão máxima), o carro sobe beleza e nada acontece. O erro aparece apenas em acelerações medianas.

Pra ilustrar:

MWM 2.8 TCE acendendo a luz de injeção (2) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-vUF5dqjaD0)


Já levei o carro em autorizadas Bosch e em um cara especialista em IE de tudo quanto é tipo. Ambos acharam o mesmo código de erro (P0299 - "Turbo Underboost"), porém ninguém descobriu a causa.

http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/314564_228064680576175_100001179355202_529202_3517 99705_n.jpg

Pelo que já pesquisei (já li e reli os fóruns gringos), esse erro P0299 acontece muito nos Passat`s/Audi`s Turbo, e está relacionado a perda de pressão na linha de admissão.

Já verifiquei todos os mangotes desde o snorkel até o coletor de admissão, mangueiras da Wast Gate, já substituí o sensor de pressão do turbo, válvula moduladora, etc.. e o problema persiste!


O que mais pode ser?
Problema na própria turbina?
Wast Gate defeituosa?



Deixo aqui o espaço livre para quem puder me ajudar nessa!




[]`s

Walter L. L. Casitta
03/11/2011, 14:31
Já que a válvula EGR tá na moda, da uma olhada na sua. É muito fácil saber se ela tem problema é só bloquear a tubulação que sai do coletor de escapamento...

Lucas Nassif
03/11/2011, 14:36
Já que a válvula EGR tá na moda, da uma olhada na sua. É muito fácil saber se ela tem problema é só bloquear a tubulação que sai do coletor de escapamento...

Walter, pelo que eu vi aqui o Marruá não tem EGR.

Após a turbina, o tubo de escapamento segue "livre" até o final, não tem nenhum "desvio" de gases pra admissão.



[]`s

pedro bonadio
03/11/2011, 15:39
Lucas, olhou todos os canos/tubos que saem/entram no turbo e viu se eles estão furados ou estão restringindo alguma coisa, olharia também o filtro de ar.
Abraços!

Lucas Nassif
03/11/2011, 16:38
Lucas, olhou todos os canos/tubos que saem/entram no turbo e viu se eles estão furados ou estão restringindo alguma coisa, olharia também o filtro de ar.
Abraços!

Então, já verifiquei todos os mangotes sim, inclusive a mangueirinha que sai da WG e que vai até a moduladora.
Coisa visível não tem, só se tiver algum rachado bem pequeno que ao receber pressão, ele expande.




[]`s

Costalonga
03/11/2011, 17:32
Lucas, tudo certo?
Porque tu num troca esses mangotes.

A tua região é perto de BH num é isso?
Em BH você deve encontrar esse tipo de mangueira fininha, ai vai trocando pra ver.

O carro tem mais algum sensor espalhado fora do cofre do motor?
Tipo diferencial e tals?

Ah, uma dica boba, compra uma lata de limpa contato e mãos a obra, se fosse eu começaria por isso.
Coloca fita crepe no sensor e marca da onde ele é, e vai limpando ele.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

pedro bonadio
03/11/2011, 18:23
As do Marruá são aquelas mangueiras azuis de silicone SPA? Ou são as pretas de borracha mesmo?

Troque todas pelas de silicone azul SPA.
SPA Turbo - Mangueiras de pressurizao / Silicone (http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.browse/category_id,350/option,com_virtuemart/Itemid,1/vmcchk,1/)

Existem em vários tamanhos, um conhecido, que tem um Troller 3.0, teve problemas com as mangueiras depois que "chipou", foi só trocar todas as mangueiras por essas e ficou bala, tenho um amigo que tem um Toy Band com 14B e está trocando as mangueiras por essas!

Abraços

Kim
03/11/2011, 22:40
Lucas, vou chover no molhado.
A pressão não pode subir tanto assim, 1,3kg
O Wg deve deixa-la sempre com 0,8~0,9kg.

Uma D20 que tinhamos, deu um problema, e a pressão da turbina fazia o ponteiro de relógio dar a volta.
A pkp tava andando muito, muito mesmo.
O que tinha acontecido, que pode ser o problema que ocorre ai, foi uma rachadura na mangueira entre o caracol frio e o WG.
Não aparecia, mais quando enchia, a racha aparecia (uia).
No seu caso, com a falha no WG, a turbina enche demasiadamente, fazendo o módulo entrar no modo de segurança.

Observe isso.

Abraços.

Kim.

Walter L. L. Casitta
03/11/2011, 23:03
Na verdade nesse motor a wastegate é controlada pela ECU. Pra isso existe uma válvua moduladora. Então, essa válvula controla a pressão do turbo.

No motor mecânico a pressão máxima é menos que 1,2Kgf. Acho que não está certo o eletrônico atingir a tanto.

O problema poderia estar nessa válvula moduladora...

Kim
03/11/2011, 23:08
Olha, já está aparecendo um caminho!

Pode ser um cisco! rsrsrs

Me lembra a história do freio!
E o ancião disse:
-Meu filho, troca o frexiver, ele está intupido!
O freio ficou zerado!

Hahahahahaha

R.Becker
03/11/2011, 23:23
tmb pode ser algum sensor de pressão... quando dá certa pressão ele deixa de ler direito e faz entrar em modo de sergurança... n custa tmb dar uma olhada..

Lucas Nassif
04/11/2011, 08:18
André,

vou comprar essas mangueiras finas e substituir a da WG e da moduladora e ver se melhora algo. Além dos sensores do motor, só tem o sensor da velocidade que fica na tcase. Fora isso não tem mais nenhum.

Todos os conectores já foram limpos com "limpa contatos", foi a primeira coisa que fiz quando peguei o carro e apresentou o problema. :rolleyes:



Pedro,

As mangueiras parecem ser de silicone, laranjadas antes do intercooler e azul depois. Nessa foto aqui elas aparecem:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=303564&d=1311459263




Kim,

Vale ressaltar que esse motor da Agrale não é o mesmo do MWM da S10. Entre as várias diferença, está incluída a turbina.

Na S10 (grande maioria), a turbina é uma Garret GT22 que tem pressão máxima de 1,25kg (já li isso na época que meu pai tinha uma S10). Nos Trollers, me parece que o mesmo motor saía com WG regulada pra 0,8kg máx, a galera é que aumenta regulando na haste.

Já o MWM da Agrale tem turbina BorgWarner K14, e no Marruá ela trabalha com pressão máxima de 1,5kg (acho que é pra compensar o carro ser mais pesado). Na época que peguei o carro eu assustei com a pressão que apareceu no manômetro, e procurei saber a pressão máxima dessa turbina. Realmente dá 1,5kg! Como o meu motor tá com a ECU reprogramada, a pressão sobe um pouco, chegando até a 1,75kg. Mas não sou de andar acima de 1,5kg nas subidas pra não forçar a turbina atoa.

Vale ressaltar também que o erro não acontece quando a pressão tá acima de 1,5kg.




Walter,

A moduladora foi substituída, colocamos 3 válvulas diferentes e não mudou nada.




Becker,

o sensor de pressão também já foi substituído, na época que troquei também a válvula moduladora. Inclusive ando com um sensor reserva dentro do porta luvas.




Em tempo: meu primo que tem uma frota de Vans (sprinter), comprou recentemente uma Sprinter 413 2010. Fui lá ontem ver o carro e ele me disse que está com o mesmo problema do Tôrim. Cortando na estrada e entrando em modo de segurança. Já levou em tudo quanto é lugar também, inclusive na concessionária, e ninguém acha a zica.

Eu e ele estamos sofrendo com o mesmo problema do cap3ta. :putz:

E quem descobrir a causa primeiro avisa o outro.





[]`s

junior braga
04/11/2011, 08:34
bão....ja tem varios pitacos, masssss segue o meu:

- ja verificou o intercooler, se for o caso faça o teste nele....


[ ],

Costalonga
04/11/2011, 08:59
"Pregunta"!
Antes de você remapear a ECU o carro dava o mesmo problema?

Eu num to intendendo o porque de ele dá problema quando a pressão tá abaixo desses 1,3KG.
Em qualquer marcha ele dá esse problema, ou só quando tá numa determinada velocidade e utiliza essa pressão?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Lucas Nassif
04/11/2011, 09:05
Junior Braga,

Ainda não fiz o teste do intercooler, mas quero fazer!
Alguém recomenda algum lugar pra fazer isso em BH?



André,

Sim, o problema apareceu antes do módulo Reiko.
Na maioria das vezes ocorre só de 5a marcha, mas se numa subida eu tiver de 4a marcha com o motor a +/- 2.500 RPM e pressão por volta dos 1,3kg, ele corta também.

Enquanto não acho o problema, estou andando no carro observando a pressão no manômetro. Na estrada estou evitando andar acima de 1kg. Dependendo da subida ou eu coloco 1,5kg ou então deixo com 1kg mesmo (perde velocidade mas não corta). Andando desta maneira, com o auxílio do manômetro, consigo ir e voltar da faculdade (90km) sem o problema aparecer.



[]`s

Costalonga
04/11/2011, 09:11
Lucas, tenta dá uma olhada se tem algum sensor no diferencial traseiro.
Um amigo meu tem uma Ranger dessas eletronicas, e tava ascendendo a luz de injeção direto, ai acabou que era um sensor no diferencial traseiro, trocou e ficou tudo certo.

Se o carro estiver parado e você manter esses 1.3KG nada acontece?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Lucas Nassif
04/11/2011, 09:37
Lucas, tenta dá uma olhada se tem algum sensor no diferencial traseiro.
Um amigo meu tem uma Ranger dessas eletronicas, e tava ascendendo a luz de injeção direto, ai acabou que era um sensor no diferencial traseiro, trocou e ficou tudo certo.

Esse eixo D70 não tem nenhum sensor, ao contrário do D70 da F250.




Se o carro estiver parado e você manter esses 1.3KG nada acontece?



Não, nem de 1a marcha. Na última trilha que fiz eu subi um barranco de 1a a 4.000rpm e foi beleza! Não cortou hora nenhuma.
O que tenho observado é que ocorre quando o motor está com carga.



[]`s

Costalonga
04/11/2011, 09:48
Mas que increnca hein!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom regular a haste da turbina você já deve ter regulado.

Esse motor tem alguma valvula na admissão?
Se tiver dá uma desmontada e ve o que tem.

E tenta ver o intercooler também.

Abraços.

Atencisoamente,
André Costalonga.

RoadRunner
04/11/2011, 09:54
Lucas,

Por pura sapeação no assunto (mal sei trocar um pneu :rolleyes: ), a turbina responde do resultado rotação do motor + combustivel injetado. Como em teoria, a parte do ar esta 100%, alguma chance dos (bicos/bba alim/ECU) negar fogo justamente nesta situação?

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 09:59
Eu procuraria alguma oscilação de pressão no sensor. O scanner não consegue mostrar isso. Teria que usar um osciloscópio...

Carlos A. C. Azevedo
04/11/2011, 18:18
Lucas, sempre acontece da mesma forma do video? ela acende nas 2500, quando diminui a rpm ela apaga, e sem carga chega nos 3000 normal mas se tu dimunir de novo pra 2500 rpm ela acende e apaga de novo quando diminui a rpm? fica nisso acendendo e apagando? tem como tu testar ela nas outras marchas numa subida a 2500 pra ver se ela acende? essas peças que tu colocou foram as originais MWM ou de outras ?

SERGIO AUGUSTO
04/11/2011, 21:08
Junior Braga,




André,

Sim, o problema apareceu antes do módulo Reiko.
Na maioria das vezes ocorre só de 5a marcha, mas se numa subida eu tiver de 4a marcha com o motor a +/- 2.500 RPM e pressão por volta dos 1,3kg, ele corta também.

Enquanto não acho o problema, estou andando no carro observando a pressão no manômetro. Na estrada estou evitando andar acima de 1kg. Dependendo da subida ou eu coloco 1,5kg ou então deixo com 1kg mesmo (perde velocidade mas não corta). Andando desta maneira, com o auxílio do manômetro, consigo ir e voltar da faculdade (90km) sem o problema aparecer.



[]`s
Fala Lucas:
Me esclareça algumas dúvidas;
1-Voce trocou toda a ECU(módulo), por um "fabricado" pela Reiko, ou, como imagino, "chipou" a ECU original? Pois como falou acima, o problema apreceu antes do "up grade" na ECU.
2- Onde fica exatamente, o sensor de pressão do turbo,no coletor de admissão, ou outro local, da linha de pressurização?
3- Como é a ligação(transdutor de pressão), entre o sensor de pressão e a ECU, se é que o sinal vai diretamente a ECU, ou para outro ponto(alguma válvula, como esta tal moduladora, que não deve ser nada mais que uma solenoide 2/3 VIAS)?
Este sintoma, nos leva a imaginar que o "pressostato" do sistema, (dentro ou fora da ECU), pode estar com defeito de leitura, nesta faixa de pressão( se é que isso é possivel), fazendo "sumir" o sinal de pressão para a ECU, nesta faixa, e ela por sua vez, entende que não tendo pressão, não é para injetar combustível. E isso pode ter vindo defeituoso de fábrica.
Da uma atenção nas conexões, de todos os tipos, que fazem a ligação SENSOR DE PRESSÂO/ECU, e a entrada do "sinal de pressão da admissão" na ECU. Tenta ver se alguem te consegue o ou os esquemas eletricos do sistema de injeção do motor.
Baseado nos seus relatos, sinceramente não vejo possibilidade de problemas "mecanicos"( do tipo mangueiras rachadas, carcaças quebradas, furos, etc.), senão, voce não teria picos de pressão de 1.7 Kg, a não ser(por isso que pergunto lá atrás, onde está instalado o sensor de pressão), que a pressão seja "lida" antes do coletor de admissão, e entre ele(coletor) e a fonte depressão(turbina), tenha algum estragulamento( entupimento, ou coisa que o valha.
Abraço
Sérgio

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 21:26
Existe um possibilidade remota de alguma válvula de admissão não estar vedando e estar causando muita oscilação na pressão dentro do coletor de admissão e isso poderia incomodar o sensor de pressão.

Lucas Nassif
04/11/2011, 23:15
Bom regular a haste da turbina você já deve ter regulado.



Não mexi na WG, que eu saiba tá na regulagem original.




Esse motor tem alguma valvula na admissão?

Hein?! Como assim?





Lucas,

Por pura sapeação no assunto (mal sei trocar um pneu :rolleyes: ), a turbina responde do resultado rotação do motor + combustivel injetado. Como em teoria, a parte do ar esta 100%, alguma chance dos (bicos/bba alim/ECU) negar fogo justamente nesta situação?

Na oficina onde meu CJ5 está reformando, os Marruá`s das mineradoras fazem revisão. Já vi uma porrada de MWM com bico ruim e bomba ruim, o sintoma é totalmente diferente. O carro falha demais, custa pra pegar (de manhã só pega com WD40) não acelera, etc...

Acho que não seria o caso, tanto é que se fosse isso o scanner acusaria...




Eu procuraria alguma oscilação de pressão no sensor. O scanner não consegue mostrar isso. Teria que usar um osciloscópio...

Se isso for problema no sensor, ao substituí-lo o problema seria sanado. Ou tô viajando? :parede:





Lucas, sempre acontece da mesma forma do video? ela acende nas 2500, quando diminui a rpm ela apaga, e sem carga chega nos 3000 normal mas se tu dimunir de novo pra 2500 rpm ela acende e apaga de novo quando diminui a rpm? fica nisso acendendo e apagando? tem como tu testar ela nas outras marchas numa subida a 2500 pra ver se ela acende? essas peças que tu colocou foram as originais MWM ou de outras ?

A velocidade máxima que eu consigo no carro é a que ele chega de 5a marcha a 2400 RPM. Atualmente com os 37", nesta rotação eu estou por volta dos 90/95km/h. Se eu quiser andar mais que isso, tipo a 120km/h, não tem como. O motor ultrapassa os 2500 RPM e começa a cortar.

Quando a luz acende, se eu tirar o pé, a luz não apaga mais. Daí tenho que desligar e ligar o motor novamente. Se na hora que ela acender, eu aliviar um pouco no acelerador, quando a pressão baixar de 1kg a luz apaga sozinha e volta ao normal.

No vídeo que postei eu estava tentando andar a mais de 2500 RPM, e pelo que você viu, a luz não parava de acender.

Os sensores que substituí são todos originais MWM.




Fala Lucas:
Me esclareça algumas dúvidas;
1-Voce trocou toda a ECU(módulo), por um "fabricado" pela Reiko, ou, como imagino, "chipou" a ECU original? Pois como falou acima, o problema apreceu antes do "up grade" na ECU.


Sergio,

eu tenho 2 módulos desse motor, 1 deles veio no Marruá com a programação original, o outro eu ganhei e mandei pra Reiko. Atualmente ando com os 2 módulos no carro, porém com o chicote ligado na reiko. Se acontecer de pifar, na hora mesmo eu troco pro original.

Antes de eu mandar o módulo pra Reiko, o problema já tinha aparecido no módulo original.




2- Onde fica exatamente, o sensor de pressão do turbo,no coletor de admissão, ou outro local, da linha de pressurização?

Fica na entrada do coletor, vide foto em anexo. Na foto não aparece pois não tinha instalado ainda, mas a mangueira do manômetro de pressão está ao lado do sensor.






3- Como é a ligação(transdutor de pressão), entre o sensor de pressão e a ECU, se é que o sinal vai diretamente a ECU, ou para outro ponto(alguma válvula, como esta tal moduladora, que não deve ser nada mais que uma solenoide 2/3 VIAS)?
Este sintoma, nos leva a imaginar que o "pressostato" do sistema, (dentro ou fora da ECU), pode estar com defeito de leitura, nesta faixa de pressão( se é que isso é possivel), fazendo "sumir" o sinal de pressão para a ECU, nesta faixa, e ela por sua vez, entende que não tendo pressão, não é para injetar combustível. E isso pode ter vindo defeituoso de fábrica.
Da uma atenção nas conexões, de todos os tipos, que fazem a ligação SENSOR DE PRESSÂO/ECU, e a entrada do "sinal de pressão da admissão" na ECU. Tenta ver se alguem te consegue o ou os esquemas eletricos do sistema de injeção do motor.
Baseado nos seus relatos, sinceramente não vejo possibilidade de problemas "mecanicos"( do tipo mangueiras rachadas, carcaças quebradas, furos, etc.), senão, voce não teria picos de pressão de 1.7 Kg, a não ser(por isso que pergunto lá atrás, onde está instalado o sensor de pressão), que a pressão seja "lida" antes do coletor de admissão, e entre ele(coletor) e a fonte depressão(turbina), tenha algum estragulamento( entupimento, ou coisa que o valha.
Abraço
Sérgio

Pô, agora você me apertou sem abraçar! :lol:

Sou um jumento em se tratanto de parte elétrica/eletrônica. :parede:

Hoje estava indo pra BH e escutei um assovio no motor, quando cheguei na faculdade vi que a mangueira que sai da turbina estava com um rasgo de uns 2cm. Voltei 45km pela BR, normalmente, apenas com a pressão máxima reduzida pra 1kg, e a luz não acendeu hora nenhuma. :confused:

Amanhã vou providenciar outro mangote desse e substituir...




Existe um possibilidade remota de alguma válvula de admissão não estar vedando e estar causando muita oscilação na pressão dentro do coletor de admissão e isso poderia incomodar o sensor de pressão.


O motor não apresentaria outros problemas?! De qualquer forma, torço pra que não seja isso!! :putz:



[]`s

Kim
04/11/2011, 23:30
Lucas!

Vou mo chute agora.

Como está alinha de combustível?

Não estou adentrando nos filtros.

Experimentou retirar a linha e fazer a bomba funcionar, para saber se sai a quantia necessária de combustível, o fluxo!
Depois mede a pressão!

Lucas Nassif
04/11/2011, 23:44
Lucas!

Vou mo chute agora.

Como está alinha de combustível?

Não estou adentrando nos filtros.

Experimentou retirar a linha e fazer a bomba funcionar, para saber se sai a quantia necessária de combustível, o fluxo!
Depois mede a pressão!

Kim,

mês passado mandei descer o tanque pra lavar, daí aproveitamos e conferimos as mangueiras, filtro, bomba de baixa, etc.
O cara mediu a pressão e estava de acordo com a que a MWM manda.



[]`s

Kim
04/11/2011, 23:51
Lucas, tive o seguinte problema no gol de meu sogro.

A bomba tinha pressão, mais quando precisava, não tinha fluxo.

Medindo, estava Ok, mais quando o motor precisava, o carro ficava fraco.

Havia um pedaço de plástico enroscado numa emenda (acho que era plástico da costura do tanque), então, quando a injeção abria os bicos, o plastico era pressionado e trancava.

Foram vários dias até descobrir isso.

SAPO-BOMBA
05/11/2011, 00:21
Lucas Nassif, vou dar um pequeno "pitaco" por uma experiência que eu já observei antes: Limpa seu tanque de combustível, bota diesel novinho em folha e PULA o filtro de combustível... Sim, faz um bypass, ligando a mangueira que vem do tanque direto na alimentação, sem usar o filtro.

Faz o teste e me fala o que aconteceu...

Costalonga
05/11/2011, 08:30
Se você não mexeu na haste da turbina pode ser ela.

Mas eu estou me referindo a alguma valvula na entrada da admissão, como nas L200, tipo essa que você mostrou na tua foto ae.
Talvez pode ter algum vazamento ali, pequeno, mas que quando o motor precisa esse pouco faz diferença.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

SAPO-BOMBA
05/11/2011, 12:28
Por isso que eu pedi pra esse "bypassar" o filtro e aquele cabeçote do filtro... ligando direto do tanque pra alimentação da injeção. Já vi nego perder muito cabelo por causa disso, achei válido citar essa opção pra ele ver se resolve ( e descobre ) o problema.

Lucas Nassif
05/11/2011, 15:58
Hoje estava indo pra BH e escutei um assovio no motor, quando cheguei na faculdade vi que a mangueira que sai da turbina estava com um rasgo de uns 2cm. Voltei 45km pela BR, normalmente, apenas com a pressão máxima reduzida pra 1kg, e a luz não acendeu hora nenhuma. :confused:

Amanhã vou providenciar outro mangote desse e substituir...

Substituí os mangotes entre a turbina e o intercooler. Esses agora são de silicone, comprei em loja de preparação de carros turbo.

Aproveitei e fiz uma curva diferente da original, ficou melhor! O vazamento sumiu, o carro voltou a dar os 1,75kg de pressão, mas o problema continua.

Vindo embora, numa descida, coloquei 130km/h com o motor a 3.000 rpm. Mas assim que chegou na reta, o motor não aguentou manter essa velocidade e cortou.

Eliminei a hipótese de vazamento na tubulação.

Meu próximo passo é arrumar uma WG emprestada pra substituir, ou quem sabe uma turbina completa.



[]`s

Pablo RR
05/11/2011, 18:42
Lucas, lendo um topico vi que voce explicou que o marrua trabalha com uma turbina com pressao superior a S-10, troller, e frontier com o mesmo motor... já tentou ver se o modulo da injeção para o marrua não é diferente, ou então o sensor que detecta essa pressão também não seria especifico?

Minha interpretação seria a seguinte: O sensor da S-10 foi feito para que aos 1,3kg enviasse informação (de excesso de pressão) para o modulo de S-10, que por sua vez, estaria programado pra cortar injeção caso o recebesse informação desse sensor, assim diminuindo a pressão. Já tentou andar sem o tal sensor?

Um modulo especifico pra Marrua ou um sensor teria que interpretar a informação de pressão acima de 1,3kg como 'normal' e continuar trabalhando normalmente...

Posso estar viajando... mas tentei ajudar.hehe

Lucas Nassif
05/11/2011, 20:38
Lucas, lendo um topico vi que voce explicou que o marrua trabalha com uma turbina com pressao superior a S-10, troller, e frontier com o mesmo motor... já tentou ver se o modulo da injeção para o marrua não é diferente, ou então o sensor que detecta essa pressão também não seria especifico?

Minha interpretação seria a seguinte: O sensor da S-10 foi feito para que aos 1,3kg enviasse informação (de excesso de pressão) para o modulo de S-10, que por sua vez, estaria programado pra cortar injeção caso o recebesse informação desse sensor, assim diminuindo a pressão. Já tentou andar sem o tal sensor?

Um modulo especifico pra Marrua ou um sensor teria que interpretar a informação de pressão acima de 1,3kg como 'normal' e continuar trabalhando normalmente...

Posso estar viajando... mas tentei ajudar.hehe

Pablo, o módulo que está no carro é original da Agrale. Na foto percebe-se que tá escrito "Marruá AM-200". Foi este módulo que mandei pra Reiko.

Ao meu ver o sensor é padrão tanto pro MWM S10/Frontier/Troller quanto pro MWM Agrale, pois ele só informa a pressão pra ECU. A zica se justificaria caso a própria ECU fosse da Frontier, por exemplo. E o problema seria maior acima de 1,3kg, imagina um módulo "preparado" pra receber pressão máx. de 1,2kg e recebesse 1,75kg!! :twisted:

Lembrei que tenho um chicote completo desse motor aqui em casa, de reserva, que peguei na época do "caveirão" (um outro marruá que tinha e que bateu o motor). Quem sabe não pego ele e troco p/ eliminar de vez (ou não né) a hipótese de chicote defeituoso... :rolleyes:




[]`s

SERGIO AUGUSTO
05/11/2011, 22:14
Não mexi na WG, que eu saiba tá na regulagem original.





Hein?! Como assim?






Na oficina onde meu CJ5 está reformando, os Marruá`s das mineradoras fazem revisão. Já vi uma porrada de MWM com bico ruim e bomba ruim, o sintoma é totalmente diferente. O carro falha demais, custa pra pegar (de manhã só pega com WD40) não acelera, etc...

Acho que não seria o caso, tanto é que se fosse isso o scanner acusaria...





Se isso for problema no sensor, ao substituí-lo o problema seria sanado. Ou tô viajando? :parede:






A velocidade máxima que eu consigo no carro é a que ele chega de 5a marcha a 2400 RPM. Atualmente com os 37", nesta rotação eu estou por volta dos 90/95km/h. Se eu quiser andar mais que isso, tipo a 120km/h, não tem como. O motor ultrapassa os 2500 RPM e começa a cortar.

Quando a luz acende, se eu tirar o pé, a luz não apaga mais. Daí tenho que desligar e ligar o motor novamente. Se na hora que ela acender, eu aliviar um pouco no acelerador, quando a pressão baixar de 1kg a luz apaga sozinha e volta ao normal.

No vídeo que postei eu estava tentando andar a mais de 2500 RPM, e pelo que você viu, a luz não parava de acender.

Os sensores que substituí são todos originais MWM.





Sergio,

eu tenho 2 módulos desse motor, 1 deles veio no Marruá com a programação original, o outro eu ganhei e mandei pra Reiko. Atualmente ando com os 2 módulos no carro, porém com o chicote ligado na reiko. Se acontecer de pifar, na hora mesmo eu troco pro original.

Antes de eu mandar o módulo pra Reiko, o problema já tinha aparecido no módulo original.





Fica na entrada do coletor, vide foto em anexo. Na foto não aparece pois não tinha instalado ainda, mas a mangueira do manômetro de pressão está ao lado do sensor.






Pô, agora você me apertou sem abraçar! :lol:

Sou um jumento em se tratanto de parte elétrica/eletrônica. :parede:

Hoje estava indo pra BH e escutei um assovio no motor, quando cheguei na faculdade vi que a mangueira que sai da turbina estava com um rasgo de uns 2cm. Voltei 45km pela BR, normalmente, apenas com a pressão máxima reduzida pra 1kg, e a luz não acendeu hora nenhuma. :confused:

Amanhã vou providenciar outro mangote desse e substituir...






O motor não apresentaria outros problemas?! De qualquer forma, torço pra que não seja isso!! :putz:



[]`s

Fala LUCAS;
Veja, entendo que o problema é de ordem "eletro/eletronica", mesmo depois de voce relatar o "rasgo" no mangote. Veja se depois de substituir o mangote, o problema voltará a acontecer. Acredito que vai acontecer de novo. Aposto na ligação SENSOR DE PRESSÂO/ECU, ou outro sinal eletronico(de sensor), que pode interferir na injeção de combustível. Por exemplo( como não tenho experiencias com outors sistemas de injeção eletronica DIESEL), a DAKOTA DIESEL, tem, alem do sensor de posicionamento de agulha de injeção, que fica no primeiro "bico", o sensor de temperatura do combustivel, o sensor de pressão(MAP), etc, etc. Então, se qualquer um destes não estiver funcionando, ou o sinal deles não chegue à central de comando( a popular ECU), a injeção não funcionará a contento. É lógico, que, se uma ECU, recebe sinal, " dizendo" que tem pressão na admissão( oxigenio para queimar combustivel), "logicamente" ela irá mandar injetar combustivel pra ser queimado, mas se , pelo contrario, a ECU, não recebe sinal de pressão, ela não "mandará" combustivel pra ser queimado. Raciocinio SIMPLES, e lógico. Porém, temos os outros parâmetros( temperatura, rotação, carga,etc,etc.), que interferem, só que, a principio, NO SEU CASO, com base nos relatos, parece que eles estão "sendo interpretados" pela ECU.
Veja a ligação entre o SENSOR DE PRESSÂO e a ECU(fios, conectores, plugs, e tudo mais).
Abraço
Sérgio
Sérgio

Lucas Nassif
05/11/2011, 22:30
Sergio,

após a substituição dos mangotes, o problema continua.

Hoje fui pra BH com o mangote rasgado, mal mal chegava a 1kg, e no trajeto todo (50km) a luz não acendeu NENHUMA VEZ. Na reta eu conseguia colocar 100km/h sem problemas, mas na subida não passava de 75km/h. Pé no talo, manômetro marcando 0.8kg e aquela barulhada de ar soprando no motor, e não cortava.

Bom, pelo fato do motor estar mais fraco, eu andei pisando mais, e foi relativamente tranquilo, sem o problema aparecer.

A turbina mandava a pressão normal, porém só chegava 0.8kg no SENSOR de pressão. Mesmo com a turbina soprando os 1,75kg máx, a ECU recebia informação de 0.8kg, correto? Por isso não cortou, pois o problema só aparece quando a ECU recebe informação de pressão a 1,3kg.

Se é assim eu vejo o seguinte, se a válvula moduladora estivesse com problema, o carro iria cortar do mesmo jeito, já que NA VÁLVULA a pressão seria igual a que a turbina manda. Ou não?

Com base nisso dá pra concluir alguma coisa a respeito do sensor de pressão/chicote?




[]`s

Walter L. L. Casitta
06/11/2011, 08:51
Sergio,

após a substituição dos mangotes, o problema continua.

Hoje fui pra BH com o mangote rasgado, mal mal chegava a 1kg, e no trajeto todo (50km) a luz não acendeu NENHUMA VEZ. Na reta eu conseguia colocar 100km/h sem problemas, mas na subida não passava de 75km/h. Pé no talo, manômetro marcando 0.8kg e aquela barulhada de ar soprando no motor, e não cortava.

Bom, pelo fato do motor estar mais fraco, eu andei pisando mais, e foi relativamente tranquilo, sem o problema aparecer.

A turbina mandava a pressão normal, porém só chegava 0.8kg no SENSOR de pressão. Mesmo com a turbina soprando os 1,75kg máx, a ECU recebia informação de 0.8kg, correto? Por isso não cortou, pois o problema só aparece quando a ECU recebe informação de pressão a 1,3kg.

Se é assim eu vejo o seguinte, se a válvula moduladora estivesse com problema, o carro iria cortar do mesmo jeito, já que NA VÁLVULA a pressão seria igual a que a turbina manda. Ou não?

Com base nisso dá pra concluir alguma coisa a respeito do sensor de pressão/chicote?




[]`s

Se você já trocou a válvula moduladora e o sensor de pressão, não tem mais nado que ver aí. O problema tá noutro lugar...

SERGIO AUGUSTO
06/11/2011, 11:38
Sergio,

após a substituição dos mangotes, o problema continua.

Hoje fui pra BH com o mangote rasgado, mal mal chegava a 1kg, e no trajeto todo (50km) a luz não acendeu NENHUMA VEZ. Na reta eu conseguia colocar 100km/h sem problemas, mas na subida não passava de 75km/h. Pé no talo, manômetro marcando 0.8kg e aquela barulhada de ar soprando no motor, e não cortava.

Bom, pelo fato do motor estar mais fraco, eu andei pisando mais, e foi relativamente tranquilo, sem o problema aparecer.

A turbina mandava a pressão normal, porém só chegava 0.8kg no SENSOR de pressão. Mesmo com a turbina soprando os 1,75kg máx, a ECU recebia informação de 0.8kg, correto? Por isso não cortou, pois o problema só aparece quando a ECU recebe informação de pressão a 1,3kg.

Se é assim eu vejo o seguinte, se a válvula moduladora estivesse com problema, o carro iria cortar do mesmo jeito, já que NA VÁLVULA a pressão seria igual a que a turbina manda. Ou não?

Com base nisso dá pra concluir alguma coisa a respeito do sensor de pressão/chicote?




[]`s
Lucas:
Eu tinha feito um "relato" meio longo, mas minha NET hoje, está sofrível, e caiu o sinal antes de eu enviar a resposta. Então resumindo, vou dar uma opinião;
1-Verifica o SENSOR DE ROTAÇÃO, que deve ficar na caracaça do motor, em volta do volante. Checa os contatos, chicote, conectores, entrada na ECU(onde a ECU recebe o sinal do sensor de rotação). SE POSSIVEL, veja se consegue um emprestado, de uma carro(IGUAL AO SEU), pra fzer um teste.

2- Verifica do mesmo jeito( minusiosamente), o PEDAL DE ACELERADOR, conexões, plugs, chicote, entrada na ECU, do mesmo jeito que fará para o SENSOR DE ROTAÇÃO. Este "conjunto" pedal de acelarador, tem um SENSOR DE POSIÇÃO DO PEDAL, que junto com outros parâmentros enviados a ECU( temperatura de combustível, temp. do motor, rotação do motor, pressão na admissão e mais alguma coisa), leva a ECU a DETERMINAR a CARGA que o motor está sendo submetido, e "CALCULAR" a quantidade de diesel a injetar. Se tiver algum mal contato, interferencia(provocada por exemplo, por umidade), pode causar erro. Tenta conseguir um emprestado, pra tirar o seu e colocar um emprestado pra testar.
3- Verifica os SENSORES DE TEMPERATURA(motor e combustível), devem ficar no cabeçote.
Abraço
Sérgio

Lucas Nassif
07/11/2011, 21:29
Pessoal,

Avistei uma luz no fim do túnel [sem ser um trem :mrgreen: ] : AJUDA S10 MWM ELETRONICA FALHA QNDO CHEGA 3000RPM (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/23185-ajuda-s10-mwm-eletronica-falha-qndo-chega-3000rpm)

No caso do criador do tópico, o problema estava na WasteGate.

No decorrer da semana vou fazer os testes sugeridos naquele fórum e posto aqui.




[]`s

Kim
13/11/2011, 23:12
Opa Lucas!

E a luz????

Alguma notícia???

Lucas Nassif
14/11/2011, 09:16
Opa Lucas!

E a luz????

Alguma notícia???


Kim,

fiz o teste dos sensores novamente e estão ok.


Aquele meu primo que citei neste tópico, que comprou uma Sprinter 413 com o mesmo problema, já resolveu a zica no carro dele.

No caso da 413 era a válvula moduladora + turbina.

Primeiro ele trocou a moduladora e não resolveu por completo, depois mandou verificar a turbina/wastegate e o problema tava lá. Resolvido!!

Como a moduladora eu já troquei, vou partir pra turbina/wastegate agora. Ia levar o carro hoje pra olhar isso, mas fui num evento esse fds e o Marruá está com barro até dentro do porta luvas :mrgreen: , então vou levar só semana que vem.



[]`s

Lucas Nassif
11/08/2012, 16:07
Atualizando..

O problema da injeção simplesmente sumiu, do nada, desde o início do ano que o motor está funcionando perfeitamente. Não sei o que era, mas agora está quase normal.

O única coisa que me incomoda atualmente é a perda de pressão na turbina. Tenho ECU reprogramada pela Reiko, e o manômetro dava picos de 1,75bar e estabilizava em 1,7bar de pressão. A alguns meses a pressão caiu pra 1,5bar e consequentemente o desempenho na estrada ficou ruim.

Já conferi todos os mangotes, troquei as abraçadeiras, mas continua não passando de 1,5bar.

Alguma ideia??



[]`s

srgrande
11/08/2012, 20:25
Atualizando..

O problema da injeção simplesmente sumiu, do nada, desde o início do ano que o motor está funcionando perfeitamente. Não sei o que era, mas agora está quase normal.

O única coisa que me incomoda atualmente é a perda de pressão na turbina. Tenho ECU reprogramada pela Reiko, e o manômetro dava picos de 1,75bar e estabilizava em 1,7bar de pressão. A alguns meses a pressão caiu pra 1,5bar e consequentemente o desempenho na estrada ficou ruim.

Já conferi todos os mangotes, troquei as abraçadeiras, mas continua não passando de 1,5bar.

Alguma ideia??


[]`s

Seus filtros de Ar e de Diesel sao originais e foram trocados recentemente?
Ja regulou as valvulas do cabecote?
Confirou as conexoes do manometro do turbo? Coisa simples mas aconteceu comigo, problema no T ligado na manguerinha a wastegate.

Carlos A. C. Azevedo
12/08/2012, 18:20
Lucas e sobre a turbina, sobre o problema da sprinter do teu primo? foi verificado? tava tudo certo?

Lucas Nassif
13/08/2012, 10:19
Seus filtros de Ar e de Diesel sao originais e foram trocados recentemente?
Ja regulou as valvulas do cabecote?
Confirou as conexoes do manometro do turbo? Coisa simples mas aconteceu comigo, problema no T ligado na manguerinha a wastegate.

srgrande,

Os filtros de ar e de Diesel são novos e originais.

De acordo com o manual do Marruá, a regulagem de válvulas deve ser feita a cada 45.000 km. Atualmente o carro está com 42.500km, no próximo mês vou colocar o carro na oficina pra regular. Pode ser isso?

Semana passada retirei o manômetro e conferi tudo, ele vai ligado na entrada do coletor de admissão. Troquei todas as abraçadeiras dos mangotes (aqueles azuis, da SPA Turbo). Estou desconfiado que eles estão "inchando" ao receber pressão. Tem fundamento?




Lucas e sobre a turbina, sobre o problema da sprinter do teu primo? foi verificado? tava tudo certo?

Ele trocou a válvula moduladora e fez uma bela revisão na turbina, de acordo com ele o problema foi resolvido e de lá pra cá está rodando filé.




[]`s