PDA

Ver Versão Completa : Engraxar: simples, mas complicado...

UiRá
03/11/2011, 12:30
Amigos, hoje, após passar em 4 postos em Curitiba (todos na Av das Torres), no último, tinha engraxadeira. Beleza, na hora de engraxar os cardans/cruzetas, o bico da engraxadeira do posto não serviu nos bicos da viatura!!! Os da viatura são menores que o tamanho do bico da engraxadeira. :parede: :putz:

Algum amigo da cidade ou região pode me indicar um posto/local onde consigo fazer o serviço tão SIMPLES, e que tenha engraxadeira cujo bico seja COMPATÍVEL com o 90tinha? Agradeço bastante, pois estou preocupado em resolver isso hoje, já que neste finde rodarei 1000 km.

Grato, abraços landosos.

rafaelfernandez
03/11/2011, 13:51
Eu passei pela mesma dificuldade aqui em Belém quando comprei o carro. Acabei comprando uma bomba de graxa pequena e faço eu mesmo o serviço, afinal não poderia ser mais simples de executar.

DIY RULES!!! :cool:

[]´s
Rafael

lipe20
03/11/2011, 13:56
Qual graxa vc´s estão usando por ai?

rafaelfernandez
03/11/2011, 14:00

NGLI 2 à base de lítio. Gosto especialmente da Graxa azul por ser hidrorepelente.

[]´s
Rafael

UiRá
03/11/2011, 14:01
Fala Rafael, pois é mas não estou com "tempo" para comprar a bomba manual no momento se é que me entendes...hehe. Vou para a rua novamente parar de posto em posto até achar algum...afinal engraxar fica uns 6 reais, já uma bomba...rs.

Lipe, digite "engraxadeira" aí na pesquisa do fórum que vc achará várias dicas e especs. de graxas, inclusive valores do kg.

Valeu abraços.

Eu passei pela mesma dificuldade aqui em Belém quando comprei o carro. Acabei comprando uma bomba de graxa pequena e faço eu mesmo o serviço, afinal não poderia ser mais simples de executar.

DIY RULES!!! :cool:

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
03/11/2011, 14:05
Fala Rafael, pois é mas não estou com "tempo" para comprar a bomba manual no momento se é que me entendes...hehe. Vou para a rua novamente parar de posto em posto até achar algum...afinal engraxar fica uns 6 reais, já uma bomba...rs.

Lipe, digite "engraxadeira" aí na pesquisa do fórum que vc achará várias dicas e especs. de graxas, inclusive valores do kg.

Valeu abraços.

Paguei menos de R$30 em uma bomba pequena, dessas que pegam meio kilo de graxa apenas, e é suficiente para fazer esse serviço.

De qualquer forma, se preferir que alguém faça, procure os postos os caminhoneiros usam. Na estrada você consegue com certeza.

[]´s
Rafael

CGAUER
03/11/2011, 15:34
Molykote BR-2 Plus, com sulfito de molibdênio ( graxa preta ).

Mas confesso que curto também a azul e a vermelha... Por não fazerem tanta sujeira.

Lubrifico as cruzetas com Molycote (por preciosismo) a cada 5mil Km, sempre até começar sair a graxa nova. Logo muita sobra de graxa acaba sendo arremessada nos seus arredores, deixando um rastro de sujeira debaixo do carro, especialmente e na lateral do câmbio. Um vez por ano removo uma bela crosta de graxa velha.

Meu 90 chegou aos 150mil Km com zero de folgas nas cruzetas. Meu 110 por outro lado, foi premiado com um cardan dianteiro com defeito de fabricação. Seu tubo foi mal soldado, junto ao "U" das cruzetas. Mesmo balanceado originalmente de fábrica com 60g (!), vibrava entre 110-130km/h. Claro, que nos atuais 80mil KM, a segunda cruzeta já estava com folga.

Aproveitei o grande "fail" LR e instalei logo um belíssimo Bailey Morris reforçado, com cruzetas Spicer 1310 (a mais comum do mercado) e "U"s que permitem funcionamento suave até 30 graus de operação, caso eventualmente decida elevar a frente em alguns cm. A qualidade do cara ficou evidente pelo fato de o balanceamento ter levado talvez míseros 2g. Agora posso andar em qualquer velocidade sem ver imagem dupla no retrovisor ou temer eventual fadiga das cruzetas. Curti também o fato de o estriado do cardan da Bailey ser blindado e protegido dentro de um tubo, onde ao se montar, carrega-se com graxa que ao longo de toda a vida do carro será lentamente colocada para fora através de dois fortes retentores a prova d'água. Tudo muito bem planejado, em se tratando de um simples cardan. Uma meleca a menos...

Investir em uma boa bomba é um bom negócio. Em casa usamos uma pistola Wanner com mais de 50 anos de idade que meu pai já usava no seu Citroën 2CV nos anos 60. Ainda feita até hoje na Suíça:

Abnox - One-hand Pumps mINI WANNER (http://www.abnox.com/htm/658/en/One-hand-Pumps-mINI-WANNER.htm?Productcategory=OneHandPumpsMiniWanner)

Quem quer algo mais bacana existe esta:

Global Tooling - Wannner Grease Gun Instructions & Troubleshooting - Resources (http://globaltooling.bizhosting.com/resources/instructions-wanner-grease-gun.html)

Abraços

Clemente

Eduardo Tescarollo
03/11/2011, 15:57
Geralmente a graxa usada em posto de serviço é a chamada Chassi, usada para engraxar as molas da suspensão de caminhão, não indicada para cruzetas.

Abs

UiRá
03/11/2011, 15:57
amizades, fui para a rua novamente à caça do posto, e após mais umas 2 tentativas encontrei. Na BR-277, no bairro Borda do Campo (aprox. 20km de Cwb) tem um posto Ipiranga com fosso, e o bico da engraxadeira dos caras desta vez serviu (ufa).

A título de curiosidade vai aqui uma info sobre óleo para o motor. Em um dos primeiros postos que parei para tentar engraxar, tinha um óleo (nas specs para o motor, 5w/40, sintético) por módicos 49,90 o litro :shock:. Sim, pasmem. E neste posto de caminhões, um litro de óleo equivalente, mas não sintético, estava por 15 reais!

Bom quanto à graxa, o cara nem quis cobrar, pediu um 'café', dei cincão, ou seja, nem 1 real por bico. Agradeço às atenções. Fica aqui a info então para futuros props de Defender que queiram dar uma "engraxada" na região da capital paranaense...hehe. Solução enquanto a grana para uma bomba não aparece.

UiRá
03/11/2011, 15:58
hm...então acho que caí nessa...rs...tarde demais. De qq maneira acho melhor que nada, pois minhas cruzetas estavam precisando. Abs.

Geralmente a graxa usada em posto de serviço é a chamada Chassi, usada para engraxar as molas da suspensão de caminhão, não indicada para cruzetas.

Abs

Celso Conservatória
05/11/2011, 11:45
Amigos, hoje, após passar em 4 postos em Curitiba (todos na Av das Torres), no último, tinha engraxadeira. Beleza, na hora de engraxar os cardans/cruzetas, o bico da engraxadeira do posto não serviu nos bicos da viatura!!! Os da viatura são menores que o tamanho do bico da engraxadeira. :parede: :putz:

Algum amigo da cidade ou região pode me indicar um posto/local onde consigo fazer o serviço tão SIMPLES, e que tenha engraxadeira cujo bico seja COMPATÍVEL com o 90tinha? Agradeço bastante, pois estou preocupado em resolver isso hoje, já que neste finde rodarei 1000 km.

Grato, abraços landosos.

Oi Uirá
Realmente os bicos da engraxadeiras são mais largos do que o espaço das cruzetas. O que fiz, comprei um bico de engraxadeira mais fino que cabe nas cruzetas e que cabe na máquina do cara que engraxo o meu 110. Toda vez levo a ponta e troco na hora na máquina do cara. Ele cobra 1,50 por bico dou 9,00 + 6,00 pela mão de obra que dou, mas vale a pena. Tem que ser graxa de boa qualidade
Um abraço
Celso

Eduardo Lopes
06/11/2011, 16:25
Pelo que entendi é isto:
Graxa Molykote br 2 plus graxa em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/molykote-br-2-plus-graxa)

Engraxadeira Engraxadeira Manual - R$ 25,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205985714-engraxadeira-manual-_JM) tem vários modelos melhores mas essa já basta.

GVFERRAZ
06/11/2011, 17:32
Uirá, sou de ctba., engraxei as cruzetas no posto da Jubur Pneus próximo a churrascaria estrela, da mortors Vanns, na BR 476 No bairro Colina Verde. E eu também não prestei atenção no detalhe do tipo de graxa, quando coloquei a 110 na rampa tinha um caminhão na frente, o róprio motorista dele estava engraxando também caí, pela falta de experiência. Achei a soluão do Celso Conservatória, uma boa idéia, até se o Celso ver este post, gostaria que me informasse onde comprou os bicos para trocar...

Grato
Guido

UiRá
07/11/2011, 11:30
PessoALL, agradeço novamente as infos. Pelo que vi aí pela dica do Celso o preço da engraxadeira + graxa é bem mais acessível do que imaginei, ainda bem (ainda que em outros tópicos aqui do fórum sobre o mesmo assunto vi preços de engraxadeiras de até R$ 140 pilas, e que dizem ser melhores que essas pequenas e manuais para apenas 500g de graxa... mas como nunca tive uma, não sei afirmar, só sei que meu bolso prefere as mais baratas, mas sempre me procupo com a velha história do "barato sai caro" e as vezes prefiro esperar mais tempo para comprar o que for realmente bom).

Quanto a engraxar em posto de caminhão, ainda que não seja o ideal, eu realmente acho que foi melhor ter colocado uma graxa "meia boca" do que nada, pois rodei 1.000 km este fim de semana (500 ida 500 volta), e sem graxa nenhuma nas cruzetas com certeza ia dar m.....

Mas afinal de contas, alguém aí sabe explicar porque uma graxa é mais indicada que outra? A "não boa" causa algum tipo de problema/desgaste? Não é tudo graxa!?!? rsrs...

Abraçolanders

Celso Conservatória
09/11/2011, 07:33
Uirá, sou de ctba., engraxei as cruzetas no posto da Jubur Pneus próximo a churrascaria estrela, da mortors Vanns, na BR 476 No bairro Colina Verde. E eu também não prestei atenção no detalhe do tipo de graxa, quando coloquei a 110 na rampa tinha um caminhão na frente, o róprio motorista dele estava engraxando também caí, pela falta de experiência. Achei a soluão do Celso Conservatória, uma boa idéia, até se o Celso ver este post, gostaria que me informasse onde comprou os bicos para trocar...

Grato
Guido
Fala Guido
Vi a marca da bomba do cara que lubrifica para mim, e fui em uma loja que vende maquinário para mecanicas, posto de gasolina e pedi o bico mais fino para aquela engraxadeira
Solucionado o problema
Um abraço
Celso

BrunoRN-RS
12/11/2011, 14:38
Olá pessoal,
alguém sabe me dizer que tipo de graxeira devo comprar para as cruzetas da def90 (ano 2000)? Pedi para darem uma engraxada no posto de combustivel e o pessoal disse que tava sem as graxeiras das cruzetas. Será que tem algum modelo específico ou qualquer um serve?

A propósito, gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo engraxar estes componentes.
Um abraço!
Bruno

GVFERRAZ
14/11/2011, 10:15
Fala Guido
Vi a marca da bomba do cara que lubrifica para mim, e fui em uma loja que vende maquinário para mecanicas, posto de gasolina e pedi o bico mais fino para aquela engraxadeira
Solucionado o problema
Um abraço
Celso

Valeu Celso uma boa dica...:cool: É, pra quem tem Defender o método é o empírico mesmo... verificar, experimentar, adotar...
Abçs.
Guido

GVFERRAZ
14/11/2011, 10:20
Olá Bruno,

Eu sou novato na Defender, ainda estou no b a bá. Mas veja, a informação do Celso acima, trocar os bicos, por uns compatíveis com as graxeiras do posto, mas não jogar fora esses que estão nela, quem sabe resolva, pelo menos no momento.

Abçs

BrunoRN-RS
14/11/2011, 17:02
Olá Bruno,

Eu sou novato na Defender, ainda estou no b a bá. Mas veja, a informação do Celso acima, trocar os bicos, por uns compatíveis com as graxeiras do posto, mas não jogar fora esses que estão nela, quem sabe resolva, pelo menos no momento.

Abçs

Valeu pelas dicas, Guido e Celso!!
meu problema é que estou sem os bicos (!!!)... não foi questão de não servir nos que tinha no carro, mas de ausência de pontos de engraxe nas cruzetas. O mecânico me disse depois que devem ter trocado as cruzetas mas esquecido de colocar os bicos para graxa. Por isso perguntava pelas especificações destes... vou comprar os bicos novos e dar graxa logo, pois não sei há quanto tempo as cruzetas não recebem graxa...

De qualquer modo, valeu pela força... certamente eu estou num nível mais básico que o seu (se o seu é o do beabá, o meu deve ser ainda o reconhecimento das letras...rss); de mais a mais, tem sido uma experiência bacana contar com a experiência dos que já percorreram este caminho rumo à quase independência no trato com a própria viatura!!

Abraços!!
Bruno

UiRá
14/11/2011, 19:45
Bruno, já verificou também se TODOS os bicos estão ausentes ou só alguns? São 6 bicos para graxas embaixo da viatura se não me engano somente para cardans (2) + cruzetas (4) (alguém aí por favor me corrija se eu estiver errado). Abs e boa sorte. :concordo:

Valeu pelas dicas, Guido e Celso!!
meu problema é que estou sem os bicos (!!!)... não foi questão de não servir nos que tinha no carro, mas de ausência de pontos de engraxe nas cruzetas. O mecânico me disse depois que devem ter trocado as cruzetas mas esquecido de colocar os bicos para graxa. Por isso perguntava pelas especificações destes... vou comprar os bicos novos e dar graxa logo, pois não sei há quanto tempo as cruzetas não recebem graxa...

De qualquer modo, valeu pela força... certamente eu estou num nível mais básico que o seu (se o seu é o do beabá, o meu deve ser ainda o reconhecimento das letras...rss); de mais a mais, tem sido uma experiência bacana contar com a experiência dos que já percorreram este caminho rumo à quase independência no trato com a própria viatura!!

Abraços!!
Bruno

BrunoRN-RS
15/11/2011, 01:32
Bruno, já verificou também se TODOS os bicos estão ausentes ou só alguns? São 6 bicos para graxas embaixo da viatura se não me engano somente para cardans (2) + cruzetas (4) (alguém aí por favor me corrija se eu estiver errado). Abs e boa sorte. :concordo:

Uirá,
não sei responder porque não verifiquei, apenas ouvi do pessoal que engraxou e do mecânico. Acho que faltam só os das cruzetas, mas queria eu mesmo tirar a prova olhando embaixo da viatura.
Alguém tem fotos ou sabe dizer onde ficam exatamente os bicos?

Desde já agradeço a ajuda!!
Abraços!

rogerc
15/11/2011, 11:41
Amigos, além das cruzetas, quais outros pontos que devemos engraxar com frequência? Olha, se o Luiz nunca fez into na minha Disco, com certeza não vê graxa a muitos anos

bello
15/11/2011, 15:59
Rogério, além das cruzetas, tem os cardãns. ALém disso acho que só vai graxa nos munhões quando estes não usam óleo.
Abs
Sergio

Hugo4x4
15/11/2011, 19:25
Uirá e Bruno

Uma graxa é composta de um espessante + óleo + aditivos. As características dependem de qual e em que quantidade cada composto é utilizado. Para o cardan e cruzetas o espessante pode ser de sabão de lítio ou complexo de Lítio/Cálcio, entre os aditivos não pode faltar o EP (Extrema Pressão) e deve ter uma consistência NLGI 2. Entra as graxas que atendem estas especificações estão:

Molykote Longterm 2 Plus
SKF LGEP2
Shell Retinax HDX

Nas Defenders há seis graxeiras, uma em cada cruzeta (4) e uma em cada cardan (2).
O intervalo de lubrificação o faço cada 5.000 km ou após lavar a parte inferior do carro, tendo cuidado de limpar as graxeiras com um pano limpo antes de colocar o bico e bombear graxa até sair à velha pelas quatro vedações das cruzetas e as duas dos cardans.
Graxas sem graxeira têm nos munhões (2), nestes verificar o nível e trocar somente em caso de trocar os rolamentos do munhão. Nos rolamentos dos cubos (4) e nas estrias das tulipas/ponta dos semi eixos dianteiros (2) limpar a graxa velha e engraxar cada 40.000 km, nas tulipas/ponta de semi eixos traseiros (2) cada 20.000 km. Nestes pontos se estiverem contaminados com água limpar e trocar na verificação.
Em landroverclub.com.ar :: Ver tema - Cardanes y crucetas (mantenimiento y engrase.) (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=103742) poderão ver coisas interessantes.

BrunoRN-RS
18/11/2011, 23:27
Pessoal,
depois de ler as informações do site que o Hugo sugeriu (muito bom este fórum argentino, aliás...), fui a uma loja hj e aproveitei que eles tinham rampa e dei uma olhada geral por baixo da bichinha...
Aqui vão as impressões: meu primeiro medo, que era encontrar ferrugem no chassi (que aquele tópico ressuscitado me fez perder o sono!!), foi-se embora... o chassi tá novo, mas de qualquer forma vou ver um jeito de prevenir, pois minha viatura era do centro-oeste e agora tá pegando uma praia direto aqui em Natal; mas este é assunto pra o outro tópico.

vamos ao ponto deste: as graxeiras.
fui direto ver as cruzetas, que sabia onde ficavam graças ao que havia "estudado" ontem por aqui (antes tinha apenas uma vaga idéia do que era, mas se me dissessem que era a mesma coisa que a rebiboca da parafuseta eu não duvidaria...rss)
ela tinha o ponto para a graxeira, mas ele tava fechado com uma rosca que só saía com chave allen n.3. tiramos estas tampinhas das quatro cruzetas (as graxeiras dos cardans estavam lá, tudo ok) e colocamos graxeiras 3/4, acho...
só que o cara não tinha as graxas que o Hugo sugeriu, e acabei deixando sem nada, por enqto.

Alguém já viu algo parecido. É um tipo específico de cruzeta, ou alguma estratégia para deixa-las como se fossem daquelas blindadas?!?!

Sei lá... só temo que elas não vejam graxa há muito tempo... vou fazer isso o mais rápido possível!!

Valeu pela ajuda, pessoal!!
Um abraço!
Bruno

Airton R
21/12/2013, 23:55
Investir em uma boa bomba é um bom negócio. Em casa usamos uma pistola Wanner com mais de 50 anos de idade que meu pai já usava no seu Citroën 2CV nos anos 60. Ainda feita até hoje na Suíça:

Abnox - One-hand Pumps mINI WANNER (http://www.abnox.com/htm/658/en/One-hand-Pumps-mINI-WANNER.htm?Productcategory=OneHandPumpsMiniWanner)

Quem quer algo mais bacana existe esta:

Global Tooling - Wannner Grease Gun Instructions & Troubleshooting - Resources (http://globaltooling.bizhosting.com/resources/instructions-wanner-grease-gun.html)

Abraços

Clemente

Clemente, mais uma vez, valeu pela dica!
Havia comprado a melhor engraxadeira manual que achei aqui no RJ e nada de conseguir fazer a graxa penetrar nas cruzetas.
Comprei no mercado livre uma engraxadeira wanner bem pequena, acho que é de 500 g, e me surpreendi com o resultado. Consegui lubrificar os 6 bicos expulsando toda a graxa velha.
o melhor de tudo foi o estado da engraxadeira, estava anunciada como produto usado, mas para minha surpresa acho que ela nunca tinha sido utilizada, está muito nova.
abraço, Airton

paulo.serejo
22/12/2013, 10:14
Quanta besteira eu já fiz. Rodo 30 mil km por ano e só levo para engraxar na revisão anual...