Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas feixes de molas Hilux Japonesa

marcelot
03/11/2011, 10:24
Tenho algumas dúvidas relacionadas aos feixes de molas da Hilux Japonesa (feixe nos 2 eixos).

- No eixo dianteiro, é normal que as laminas fiquem quase retas, ou até invertidas (envergadas para cima)?
- O que se costuma fazer para ganhar mais conforto? Estou achando muito duro. Nas valetas principalmente, preciso passar bem devagar. Ou é assim mesmo?
- Após uma viagem longa em estrada de terra com muita "costela", percebi que as molas estão fazendo um rangido (nhec-nhec). Como resolver isso?

Obrigado.

HERICK
03/11/2011, 11:00
A minha só em feixe atrás, mas depois q eu coloquei buchas de poliuretano o nhec, nhec aumentou, mas dizem q é mais durável, qto à dureza já tive uma japa era isso mesmo, abraço.

herbs
03/11/2011, 13:50
- Na minha Japa 94 os laminas ficam quase retas, mas não chegam a ficar invertidas
- Descobri que isso não tem solução, mesmo com Rancho (que ajuda, mas não resolve). Tem gente que troca a lamina maior, faz um monte de modificações e diz que resolve (olha a do Claudio Maggioni)

André-4WD
07/11/2011, 10:18
Salve..
Na minha estava invertida.. foi para o moleiro dar um jeito e ficou na posição original, ou seja, quase reta.
abraços
andre

marcelot
07/11/2011, 16:19
Vou levar no moleiro para deixar quase reta então.

Obrigado.

elmestizo
07/11/2011, 19:13
ops..

um pouco arqueada é o correto e em trabalho, pode inverter.

Abraço

guilhermeabreu
07/11/2011, 20:40
Pelo pouco que entendo de feixes de molas , as molas foram feitas para fezerem o molejo da suspensão juntamente com os jumelos , nunca ví um carro 0K saír com um feixe de molas quase retas , elas estão quase retas ou invertidas pq já perderam suas características físicas para retornarem a posição inicial de qdo novas .

Minha sugestão seria em colocar mais uma mola em cada feixe e LÓGICO arqueando as molas cansadas para ficarem arqueadas novamente , NÃO ARQUEAR DEMAIS senão os jumelos não trabalham ou ficam invertidos ou colocar um feixe novo .

Mas qdo tive uma BAND assim que a comprei , a traseira ficava arreada , mandei arquear , com 3 meses de uso voltaram a posição anterior , bunda arreada , daí acrescentei uma mola em cada feixe , DAÍ só o lado direito arreava , DAÍ coloquei mais uma mola de espessura mais fina SÓ DO LADO DIREITO , E NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA DE BUNDA ARREADA E LADO DIREITO ARREADO .

CONCLUSÃO : A conclusão que chego é que estas TOYOTAS com feixe de molas foram feito com molas SUBDIMENSIONADAS PARA O TRABALHO PROPOSTO PARA O CARRO , embora seja uma TOYOTA , eles tb podem errar num projeto ninguem é infalível neste mundo .

AS MOLAS TEM DE SEREM ARQUEADAS PARA FAZEREM A SUSPENSÃO TRABALHAR , molas retas , quase retas ou invertidas não tem esta função com eficiencia COM CERTEZA ABSOLUTA .

ESTE FEIXE DE MOLAS ESTA SUBDIMENCIONADO .

Embora vc colocando mais uma mola em cada feixe o seu carro ficará mais macio , ou melhor MENOS DURO , pq como esta é como se o carro não tivesse suspensão , seria um carro com rodas e eixo sem molas .

E SE VC LEVAR NUM MOLEIRO PARA ARQUEAR AS MESMAS , COM 3 MESES DE USO ELAS FICARÃO INVERTIDAS NOVAMENTE PELO MOTIVO JÁ EXPOSTO , SERÁ GASTAR DINHEIRO A TOA , EXPERIENCIA MINHA JÁ COMPROVADA , SÓ QUE FOI NUMA BAND , MAS FEIXE DE MOLAS É FEIXE DE MOLAS EM QUALQUER CARRO QUE TENHA ESTE TIPO DE SUSPENSÃO , SEJA ELE UM CAMINHÃO ,TRATOR , JIPE E PICAPE , O PRINCÍPIO FÍSICO DA SUSPENSÃO SÃO IGUAIS EM TODOS ELES .