Conectar

Ver Versão Completa : Folga na paleta da ventuinha danifica bomba dágua?

glessa21
03/11/2011, 08:07
Pessoal, troquei a palheta da ventoinha do acoplamento viscoso a algum tempo, e a concessionária deixou a mesma com folga. Fiz diversas reclamações e nenhuma resolução da concessionária. Agora a bomba d'água está roncando e o viscoso travado. Ao meu ver, estes itens estão correlacionados, alguém poderia me dar uma explicação mais técnica?

Edsontroller
03/11/2011, 22:14
A meu ver as duas peças são independentes, sem correlação, visto que a bomba de agua é acionada pela correia micro v o tempo todo pelo motor, já a helice da ventoinha é acionada apenas quando a temperatura subir o suficiente para "endurecer" o acoplamento viscoso.
Se voce tiver com o motor frio e desligado a helice deve girar facilmente, com o motor quente e desligado a helice deverá estar travada.
Se a bomba da agua estiver roncando, pode indicar que os rolamentos internos estão com folga e seja necessario a troca da bomba.
Conselho: nunca utilize apenas agua no radiador, a proporsão certa de aditivo é o que protege a bomba da agua.

Spike
03/09/2012, 11:44
Aproveitando o tópico sobre bomba d'agua. Tenho um Troller 2.8
A polia aonde fica fixado a ventuinha está com folga, essa folga pode comprometer algo?
1 - Bomba d'agua?
2 - Acoplamento viscoso?
Solução seria trocar somente o rolamento da hélice ou a bomba d'agua?
Obrigado

Vermeio
07/09/2012, 15:20
Troca o rolamento, e rápido. A minha estava com folga a algum tempo atras e acabou por estragar o viscoso...

Bomba d agua nao é ligada na ventoinha no 2.8

Spike
13/09/2012, 22:53
Troca o rolamento, e rápido. A minha estava com folga a algum tempo atras e acabou por estragar o viscoso...

Bomba d agua nao é ligada na ventoinha no 2.8

Valeu Vermeio. Mandei no meca e elevai terocar o rolamento da hélice, pois estava roncando...
Sobre a bomba vc me pegou, aonde fica a bendita e o termostato?
Obrigado

Vinícius-RS
14/03/2013, 21:06
Boa noite!
Comprei um Troller essa semana e estava com a bomba d'água danificada. Levei ele no mecânico para trocar a bomba e ele constatou uma folga na ventoinha...
Pergunto, é normal isso? O que pode afetar? O que devo fazer?

Obrigado

AMGOLDONI
15/03/2013, 09:49
eu tenho um 3.0 2009 , e esses dias a ventuinha estava colada , a viscosa nao funcionava mais

resumindo , quando eu reduzia marcha , forcava o rolamento e a bomba da agua , chegou a arrancar o rolamento fora na força que fazia , e a ventuinha acabou que danificou o radiador de tanto que ela saiu para frente

entao , ao meu ver , danifica sim

Leandro-SC
16/03/2013, 11:57
eu tenho um 3.0 2009 , e esses dias a ventuinha estava colada , a viscosa nao funcionava mais

resumindo , quando eu reduzia marcha , forcava o rolamento e a bomba da agua , chegou a arrancar o rolamento fora na força que fazia , e a ventuinha acabou que danificou o radiador de tanto que ela saiu para frente

entao , ao meu ver , danifica sim
Quando peguei o meu a ventoinha tava colada, acima de 2500 giro parecia um elicoptero, e o rolamento tava ruim tbm, tive que trocar os 2, acho que quando a ventoinha tranca ela força o rolamento pra frente onde danifica, ai já aproveitei e troquei o tencionador e o rolamento do alternador e a correia tbm, já que tava pagando mao de obra e tava com tudo desmontado, aproveitei.