Ver Versão Completa : Motor sofrendo REVERSÃO quando desliga.
michelzampieri
02/11/2011, 19:23
Pessoal, BLz?
Preciso da Ajuda de Vcs....
Tenho um motor ap 2.0 no jeep, funcionamento perfeito mas quando desligo o motor ele gira ao contrário e assopra no carburador nossa faz um barulho feio no motor, alquem poderia me ajudar
com isso, lembrando que eu coloquei o motor recentemente mas nunca andei com jeep..rsrs
é meu primeiro jeep e não vejo a hora de rodar...hehe
Obrigado pessoal318649
vavarusso
02/11/2011, 20:32
Meu caro eu tive um chevete 93 que apresentava a mesma coisa, e depois de ouvir muita conversa um mecanico descobriu que era o cabeçote que era de um motor 1.4 e o meu chev era 1.6. Isso pode te ajudar.
maxdelta
02/11/2011, 20:55
parece retrocesso! Verifique o ponto da correia dentada e o ponto do distribuidor!
Yuri Trevisol
02/11/2011, 21:56
arruma o distribuidor teu ponto deve estar atrasado, o meu fazia isso mas era turbinado e tinha que ter o ponto um pouco atrasado.
gustavo seixas
02/11/2011, 22:42
com certeza está fora do ponto
verifica a correia, depois o distribuidor
se possível passa uma lâmpada de ponto q fica zerado.
georgevalle
03/11/2011, 08:03
Gente não é ponto atrasado não, o michelzampieri (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/michelzampieri.html), relatou que o motor gira ao contrario quando desliga então ja não existe mais alimentação no sistema de ignição, ja vi varios motores fazerem isso, se for algo esporádico acredito que não deva ser nenhum problema, entendo que seja até indicação que a compressão do motor esta exelente pois quando o virabrequim esta quase parando e o mesmo não tem inércia suficiente para terminar a compressão de algum cilindro este faz com que o motor volte a girar em sentido contrario pela pressão que formou na câmara e como no sentido inverso nunca ira formar compressão da a impressão que o motor chega a funcionar por alguns segundos em modo reverso assoprando pelo carburador, não me preocupava com este defeito.
ereneu alves de oliveira
03/11/2011, 08:30
tive este problema em meu jeep e o problema estava no distribuidor, não sei identificar espesificamente o problema mas sei que varios fatores interferem, ponto, posisionamento do distribuidor, mau estado da tampa e umidade. verifique e seu problema estara resolvido.
ARINALDO ELOI
03/11/2011, 09:22
Michel, acho que o mais proximo e plausivel, sem desmerecer as demais respostas dos colegas, foi a do Georgevalle. Seu motor pode está com excesso de compressão. Só deve ser preocupante se voce notar que esse giro ao contrario é muito acentuado, tipo: 3 ou 4 voltas ao contrário. Lembre-se que as valvulas de admissão e descarga trabalham numa sequencia tal que essa compressão, mesmo ao contrario deveria sair por uma delas quando o motor desse o primeiro giro ao contrário. Como falei, se o motor está dando giros em demasia, isso deve ser investigado. Se seu carro está desenvolvendo bem, retomando velocidades e sem pedir marcha em subidas, acredito que seu ponto de distribuidor está correto. Existe o perigo ainda de pre-ignição quando acontece uma volta ao contrario. Se um restinho de gasolina cair na câmara no momento dessa volta, e um resquicio qualquer de carbonização ainda estiver com a temperatura de ignição, existe a possibilidade do motor querer voltar a funcionar pois esplodirá esse combustivel na câmara. Nessa ocasião, voce escutará apenas um estouro pois a chave ja estará desligada. Um maneira de evitar isso é jamais acelerar o carro demasiadamente nos momentos que precedem o desligamento da chave. Se essa volta ao contrário for apenas "meia volta" ou "uma volta", não ha motivo para preocupação. Os colegas que me corrijam ou completem meu raciocionio. Um abraço.
HenriqueRS
03/11/2011, 10:16
Sem querer me meter, mas já o fazendo :oops: concordo com o arinaldo e o georgevalle. De vez em quando meu Jeep fazia a mesma coisa (o carburador até parecia um jeiser :shock: pq ainda tava sem filtro de ar). A única diferença é que era mais frequente quando batia arranque e não pegava. Fazia exatamente a mesma coisa. O motor girava (pela força do burrinho) e quando eu parava de bater arranque o motor voltava +- meia volta (dava a impressão de girar ao contrário) e espirrava pelo carburador. Pode acontecer ao desligar o motor também, a única diferença é que a força para iniciar a compressão vem do restante da inércia do volante do motor ao invés do motor de arranque.
Acho que não tem problema nenhum, já que é apenas a compressão que foi dada em algum dos cilindros empurrando ele de volta antes do PMS, fazendo o motor girar ao contrário meia volta e depois parando.
espero ter ajudado :concordo:
vavarusso
03/11/2011, 17:48
Meu caro eu tive um chevete 93 que apresentava a mesma coisa, e depois de ouvir muita conversa um mecanico descobriu que era o cabeçote que era de um motor 1.4 e o meu chev era 1.6. Isso pode te ajudar.
É justamente o que eu falei! O meu chevete dava reversao pois o cabeçote era de um motor 1.4, entao aumentava consideralvelmente a compressao. Entao reversao na certa...
michelzampieri
03/11/2011, 22:06
Pessoal obrigado pela ajuda "MESMO", vou verificar tudo distribuidor, ponto, correia dentada e etc . O engraçado e que isso acontece sempre quando utilizo o giro alto do motor ou quando dou umas bombadas no acelerador e depois de alguns minutos ao desligar o
motor gira ao contrário e assopra no carburador e o mais preocupante é que ele gira de 3 a 4 vezes eu fico assustado porque
parece que não quer desligar. O motor foi feito recentemente e está zerado!!!
Obrigado pela força de TODOS.
vavarusso
03/11/2011, 22:36
Acho que rebaixaram demais o cabeçote do seu jeep, fazendo a taxa de compressao ficar muito alta. Lembrando que a reversao queima o CDI no caso de distribuicao eletronica
Pablo.pinto2007
10/11/2011, 22:31
Eu li todo o tópico e fiquei pensando... todos devem ter um pouco de razão, pois também já ouvi tanta coisa a respeito disso... e sinceramente não sei se o meu ainda faz isso, só sei que o meu também dá essa reversão, mas não é muito... e aí por seu motor ter sido feito recentemnte, pode ter acontecido isso sim da retífica ter rebaixado demais seu cabeçote e vc vai ficar com o motor assim, infelizmente... no meu caso era engraçado, ele dava um pulo era quando ia ligar, por exemplo, quando dava só meia chave, ele dava um pulo, ou seja, mandava uma faisca pro sistema... de lá pra cá já troquei o distribuidor (por outro motivo claro), sendo que meu cabeçote já está quase morto, ou seja, quando foi retificado o motor o cabeçote quase vai pro saco, é como se fosse a última medida aceitável... sendo que meu motor é álcool e 1.8... a taxa de compressão é maior que gasolina... também ouvi dizer em ponto, de que a distribuição dos cabos do dstribuidor, ou seja a ordem de queima ao invés de começar no 4 está começando no 1, ou o inverso, coisa do tipo... mas isso nunca me incomodou...
Você pode ter atirado no que viu e acertado sem querer no que não viu... mas claro se tiver interesse você pode partir para a preparação do motor. Tem muitas dicas na net... e a preparação semi-pesada é rebaixando o cabeçote... aí vc já fez sem querer o trabalho pior...
Vê aí leva num meca de responsa que ele mata essa charada pra você! Pergunta a ele da sequência de queima e pergunta sobre em qual cilindro começa... e aproveita e pergunta que é o primeiro cilindro se é o fora (correia dentada) ou o de dentro (virabrequim)... nunca soube qual era...
Forte abraço!
(nossa deu quase um livro de miolo de pote)
Pablo
diego zucchetto
28/02/2014, 09:30
Tenho um Jeep com motor de opala, Foi rebaixada 2mm a tampa de válvulas e ficou assim quando desliga ele gira ao contrario mas é entorno de meio giro ou quando a bateria esta fraca que não faz ele pegar. É muita compressão.
Pablo eu aprendi que os cilindros vêm em sequência a partir do volante do motor.
Pablo eu aprendi que os cilindros vêm em sequência a partir do volante do motor.
Se motor for fiat sim, motor de opala o primeiro cilindro conta da ventoinha pro volante