Ver Versão Completa : EGR Killer - L200 Triton.
AlexandreAlfafa
16/12/2013, 01:03
ale_ppd12@hotmail.com obrigado pela atenção, e me desculpe a demora a passar o endereço do e-mail!
MarceloGuerra
12/02/2014, 16:57
informe um e-mail!
Olá, pode mandar o gabarito pra androide@gmail.com também? Obrigado!
Abs
Marcelo
Olá pessoal que acompanha esse tópico.
Tive que remover a egr killer. Vivia acendendo a luz de injeção e tinha que, constantemente, apagar a falha via obd2 plugado constantemente no painel. Minha esposa ficava com o celular e o programa aberto monitorando o sistema, um saco. E mesmo refazendo a instalação com todas as juntas novas [são bem caras] e sem vazamentos, o sistema continuava apresentando falhas como underboost [P0299] e pressão absoluta [P0106]. Isso aconteceu tanto na Triton 2008 quanto na Dakar 2013.Alguem teve esse problema? Como resolveu? Tó ficando craque na montagem e desmontagem desse sistema.
Walter L. L. Casitta
20/02/2014, 14:43
Tive que remover a egr killer. Vivia acendendo a luz de injeção e tinha que, constantemente, apagar a falha via obd2 plugado constantemente no painel. Minha esposa ficava com o celular e o programa aberto monitorando o sistema, um saco. E mesmo refazendo a instalação com todas as juntas novas [são bem caras] e sem vazamentos, o sistema continuava apresentando falhas como underboost [P0299] e pressão absoluta [P0106]. Isso aconteceu tanto na Triton 2008 quanto na Dakar 2013.Alguem teve esse problema? Como resolveu? Tó ficando craque na montagem e desmontagem desse sistema.
A mina sempre da P0106 todas as vezes que vou de BH ao Rio de Janeiro, com ou sem o EGR Killer. Um Mistério...
A mina sempre da P0106 todas as vezes que vou de BH ao Rio de Janeiro, com ou sem o EGR Killer. Um Mistério...
Olá Walter.
Esse código indica que há algum erro na pressão absoluta. Pressão absoluta é a pressão atmosférica. Qdo vc liga o modulo faz essa leitura antes de o motor funcionar e dai, junto com outros dados, calcula a quantidade de combustível para o motor.
Esse erro para mim sumiu qdo removi a EGR Kill. Como vc sai de um lugar baixo para um local alto e vice versa, o sistema esta acusando erro na leitura da pressão atmosférica. Pare em um local seguro, desligue o motor, espere alguns segundos e bote o motor para funcionar, ele vai ler a nova pressão [pressão barométrica altera com a altitude e temperatura]. Eu não sei por que isso ocorre com a EGR tampada, pois, o sistema tem algumas estratégias para corrigir isso conforme ocorrem variações barométricas no caminho. Talvez esteja com vazamento em alguma das duas juntas do tubo, a menos que seja grande, é difícil de verificar, e, isso puxa o tapete do sistema no recalculo da nova pressão absoluta.
Um abraço. Espero ter ajudado. E, também, aguardo uma explicação melhor para esse código, pois, eu não tenho 100% de certeza do que causa esse erro.
Enrique
Walter
Perdão por invadir teu tópico com outro assunto! O motivo é que não consegui te enviar uma MP.
Tenho informação que vc possui uma tabela com o torque admissível para eixos Dana e Braseixos. Vc poderia compartilhar essa informação?
Muito obrigado!
Edintruder
26/02/2014, 08:50
Bruno, tivemos a mesma ideia, porém em dias diferentes!!! kkk
Walter, lembro certa vez que postasses uma tabela de resistência dos eixos Dana, Visteon, Braseixos e etc. Ainda tens essa tabela ou sabes aonde encontro?
Andei procurando pelo fórum mas não encontro no meio de tantos tópicos antigos desde as idas e vindas com as Rangers. heheheh.
hahahahha, verdade Edin!!! Vamos aguardar o Walter!
Imperador!
26/02/2014, 13:39
Bruno, tivemos a mesma ideia, porém em dias diferentes!!! kkk
Walter, lembro certa vez que postasses uma tabela de resistência dos eixos Dana, Visteon, Braseixos e etc. Ainda tens essa tabela ou sabes aonde encontro?
Andei procurando pelo fórum mas não encontro no meio de tantos tópicos antigos desde as idas e vindas com as Rangers. heheheh.
Tô acompanhando o tópico lá da F1000, e achei que a tabela estivesse no tópico em que ele fez a mudança da Ranger 2.5 pro 2.8TGV, mas não encontrei também... aprendo muito nesses tópicos de carros antigos...
Edintruder
26/02/2014, 14:28
Grande Imperador! Fazia tempos que não falava contigo! Andas de Ranger 3.2! Show de bola!
Imperador!
26/02/2014, 19:33
Grande Imperador! Fazia tempos que não falava contigo! Andas de Ranger 3.2! Show de bola!
Brinquedo novo, Edin... não tenho tempo, nem paciência, nem conhecimento pra ficar modificando muito meus carros, quisera eu saber a metade que você sabe!
Aliás, mesmo sendo nova, tem alguns relatos no tópico da nova Ranger de deixar qualquer dono de cabelo em pé... :shock:
Edintruder
27/02/2014, 09:13
Podia ser pior! Podia ser uma S-10 das novas que o pessoal anda devolvendo para a concessionária! kkkk
lucianomix
02/03/2014, 02:55
Oi pessoal, tenho uma L200 triton 2009 e a luz do painel acendeu com indicação de falha, logo mandei pra oficina e o scanner indicou "verificar válvula EGR", foi e voltou 2 vezes na oficina pelo mesmo problema, simplesmente depois de uns kilometros acendia novamente. Será que colocando o EGR KILLER iria resolver o problema da válvula EGR e iria apagar a indicação no painel?
Agradeço desde já pela ajuda
Luciano
Brumado-BA
A fumaça saía do coletor de escapamento em direção a válvula EGR que é controlada pela ECU e que dosa a quantidade que vai para o coletor da admissão. Simplesmente fechei a saída do coletor e agora ela só sai pelo escapamento.
A válvula EGR continua funcionando normalmente só que não passa mais nada por ela. Poderia também simplesmente retirar o conector elétrico da válvula, mas a luz da IE no painel permaneceria acesa.
Marcelo-HPE
02/03/2014, 11:57
Oi pessoal, tenho uma L200 triton 2009 e a luz do painel acendeu com indicação de falha, logo mandei pra oficina e o scanner indicou "verificar válvula EGR", foi e voltou 2 vezes na oficina pelo mesmo problema, simplesmente depois de uns kilometros acendia novamente. Será que colocando o EGR KILLER iria resolver o problema da válvula EGR e iria apagar a indicação no painel?
Agradeço desde já pela ajuda
Luciano
Brumado-BA
Fique atento , pois a EGR pode estar carbonizada , o que trava a movimentação da mesma. , sendo assim tem que retirar a egr para limpar a mesma , só depois colocar o EGR Killer
Já ví uma l200 triton na CCS mitsubishi daqui com a EGR queimada por acumulo de sujeira da carbonização.
Potanto fique de olho .
abs
Boa noite tenho uma explorer limited 98 v8. Eu vou bloquear a egr, li tudo desde a primeira pg.
Inclusive abri um topico no local da ford.
Vou fazer o seguinte:
tirar a valvula que fica presa no motor lado esquerdo, fazer una junta cega de inox
2mm.
Fazer um reset no modulo e rodar para teste.
depois na conexão do cano de escape tambem vou bloquear.
Apesar de nao ter nada haver com o carro de voces. Agradeceria por ajuda.
outra duvida seria quanto a junta cega que vai no cabeçote. Porque ali nao da para ter material
que estrague ja que os pedaços soltos de metal vao direto pros cilindros.
Junior-L200Power
25/03/2014, 18:55
Se colocar fotos dos locais onde vc ta falando ajuda bastante o pessoal!!
Pq aqui ninguém conhece muito de Explorer!!
Abraço
Fabio HDJ
25/03/2014, 20:00
Oi André,
e aí? como ficou resolvido seu problema com o
fechamento da EGR ?
abs.
A sua luz da injeção está acesa?
Porque matando a EGR usando junta cega ela não tem como ficar acesa não.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Assim que tirar eu coloco as fotos, mas pelo que andei lendo, é meio problemático isso na explorer, acendo luz no painel.
Fabio HDJ
27/03/2014, 00:02
Bom pessoal, viajei semana passada e não vi vantagem alguma na EGR fechada, o carro consumiu pouca coisa mais, nem levo isso em consideração.
Mas o carro ficou meio murcho em alta, pra passar de 150km/h era um sacrificio, sendo que antes ele dava 180/190km/h rapido.
Ai hoje resolvi tirar ela fora, resultado, como tinha colocado uma chapa fina de cobre, essa queimou e os detritos foram pra dentro do motor.
O motor tá funcionando bem, talvez tenha algo atrapalhando a admissão e por isso na alta o carro não esteja indo, mas de resto tá normal.
Vou andar uns dias e ver se vai limpar e vai voltar igual antes, se não voltar eu tiro a admissão e limpo ela.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Alguém sabe se o Costalonga ainda anda aqui pelo fórum?
gostaria de saber se ele conseguiu acertar o pajero dele!
Obrig.
Imperador!
27/03/2014, 08:22
Alguém sabe se o Costalonga ainda anda aqui pelo fórum?
gostaria de saber se ele conseguiu acertar o pajero dele!
Obrig.
Ele enjoou do fórum. Tenho falado com ele pelo Facebook quase sempre.
A Full dele tá com a EGR fechada faz bastante tempo...
SAPO-BOMBA
27/03/2014, 08:39
Uma pena ele estar sumido.... Outros bons colegas tb sumiram.
Lá no fórum das Picapes sumiu tb a turma das Hilux Triton e Frontier, só estão os chorões das Amarokas...
Imperador!
27/03/2014, 10:17
Uma pena ele estar sumido.... Outros bons colegas tb sumiram.
Lá no fórum das Picapes sumiu tb a turma das Hilux Triton e Frontier, só estão os chorões das Amarokas...
Você não acredita que eles acreditam que a Amarok corre como uma Ferrari e não quebra como uma Bandeirante?
:chorandoderir:
euclidesneto
27/03/2014, 11:43
Você não acredita que eles acreditam que a Amarok corre como uma Ferrari e não quebra como uma Bandeirante?
:chorandoderir:
Esqueceu que tem a estabilidade de um F1.
SAPO-BOMBA
27/03/2014, 13:04
Eu nem discuto mais, ficam idolatrando uma bosta de picape daquela que não aguenta nem uma poeira que seja, quando não entra na cabine entra no motor! Hahahahahahahahaha
E pensar que não teria picape mais frágil que as L200 Sport, me enganei feio! A Amarok consegue ser pior...
Fabio HDJ
28/03/2014, 14:59
Eu nem discuto mais, ficam idolatrando uma bosta de picape daquela que não aguenta nem uma poeira que seja, quando não entra na cabine entra no motor! Hahahahahahahahaha
E pensar que não teria picape mais frágil que as L200 Sport, me enganei feio! A Amarok consegue ser pior...
Auto lá....
Não fala das L200 nõ porque eu tive uma e fiz o diabo com ela e nunca me deixou na mão,
fui ao Atacama, voltei, subi cordilheira dos Andes a 5000 metros, só orgulho.... agora aquilo né... Eu cuidava dela !!!!
Sapo,
me tira uma dúvida por favor, hj convesei com um preparador de motor de SP e ele me disse
que ao fechar a EGR a temperatura nos pistões sobe consideravelmente e pode dar problema a logo prazo! O correto seria
remapear a injeção para a nova demanda de ar.
Você já fechou sua EGR a bastante tempo correto? notou algo, queda de rendimento, aumento no consumo de óleo motor... sei lá...
abs
SAPO-BOMBA
28/03/2014, 16:51
Eu não tive problemas até agora não... Mas lembrando que o sistema de arrefecimento do carro não tem nada de original.
A última "brincadeira" foi instalar um radiador de um Kia Bongo ( bem grande e com colmeia dupla ), defletor maior e novas mangueiras, as mesmas da Outdoor.
E adotei uma tampa de 1.1bar de pressão, a perda de líquido indo pro reservatório de expansão é mínima, só completo praticamente de mês em mês...
Não repare na sujeirada, além de não ter lavado o cofre pra tirar a foto, não tinha terminado os detalhes ( presilhas plásticas, etc... ) e eu consegui sujar ainda mais na instalação... :chorandoderir:
456814
456815
Fabio HDJ
28/03/2014, 20:59
Esse seu Galloper é um Clássico !
* mas eu acho q a temperatura de trabalho no motor não influencia nos pistões e vice versa (caso de fechamento da EGR)
enfim...
Vc deu uma olhada no coletor e na EGR depois que fechou ? Ficou tudo limpinho lá dentro ? Valeu a pena ?
abs.
Junior-L200Power
28/03/2014, 21:41
Eu acho que é bem ao contrário isso que falaram hein!!
Como pode o motor trabalhar com a temperatura mais alta fechando a EGR, sendo que os gases vão direto pro escape...?
Agora com a EGR funcionando sim eu acho que aumenta a temp. de trabalho do motor, já que os gases saem do coletor de escape "fritando" e são jogados dentro da admissão!!
Não sei se tem lógica isso que falei, mas parece ser o mais óbvio!!
A propósito, o intercooler da minha Outdoor não tá prestando pra nadaa...sempre que paro no posto pra dar uma olhada ele tá numa temperatura altíssima!! Não dá nem pra colocar a mão na colméia que tá um absurdo de quente!!
A minha já é 2010/11(série capada) e não tem o ventilador no intercooler...será que se eu colocar ameniza um pouco?
Pq sinceramente o intercooler ali não ta servindo pra nada!!
Eu jogo uma água ali em cima e saio pra dar uma volta e vira outro carro, bem mais esperto e potente!!
Assim que o intercooler esquenta já vira uma porcaria dnovo!!
Será que cabe uma ventoinha de 9" polegadas ali?? seria melhor eu colocar embaixo do intercooler ou em cima dele pra potencializar a tomada de ar que vem do capô??!
Valew a quem puder ajudar!!
Abraço pessoal!!
SAPO-BOMBA
28/03/2014, 23:02
Esse seu Galloper é um Clássico !
* mas eu acho q a temperatura de trabalho no motor não influencia nos pistões e vice versa (caso de fechamento da EGR)
enfim...
Vc deu uma olhada no coletor e na EGR depois que fechou ? Ficou tudo limpinho lá dentro ? Valeu a pena ?
abs.
No caso vc pergunta se ficou sujo de fuligem? Não, não ficou... De tempos em tempos eu limpo pq fica um pouco sujo de vapor de óleo, por causa do respiro da tampa do cabeçote vai direto pra mangueira de admissão da turbina, e acaba sujando um pouco.
Basta eu limpar a mangueira de admissão com diesel e água, secar e montar novamente. Mas isso só faço após alguns meses...
SAPO-BOMBA
28/03/2014, 23:07
Eu acho que é bem ao contrário isso que falaram hein!!
Como pode o motor trabalhar com a temperatura mais alta fechando a EGR, sendo que os gases vão direto pro escape...?
Agora com a EGR funcionando sim eu acho que aumenta a temp. de trabalho do motor, já que os gases saem do coletor de escape "fritando" e são jogados dentro da admissão!!
Não sei se tem lógica isso que falei, mas parece ser o mais óbvio!!
A propósito, o intercooler da minha Outdoor não tá prestando pra nadaa...sempre que paro no posto pra dar uma olhada ele tá numa temperatura altíssima!! Não dá nem pra colocar a mão na colméia que tá um absurdo de quente!!
A minha já é 2010/11(série capada) e não tem o ventilador no intercooler...será que se eu colocar ameniza um pouco?
Pq sinceramente o intercooler ali não ta servindo pra nada!!
Eu jogo uma água ali em cima e saio pra dar uma volta e vira outro carro, bem mais esperto e potente!!
Assim que o intercooler esquenta já vira uma porcaria dnovo!!
Será que cabe uma ventoinha de 9" polegadas ali?? seria melhor eu colocar embaixo do intercooler ou em cima dele pra potencializar a tomada de ar que vem do capô??!
Valew a quem puder ajudar!!
Abraço pessoal!!
Sobre a EGR ela ajuda a esfriar o motor da seguinte forma: Se vc diminui o oxigênio na mistura, com partes de gases do escape, menor a temperatura de queima. Por que?
Justamente porque os gases não tem poder de queima capaz de gerar calor. Então a função da EGR além de recircular e queimar gases pra melhorar as emissões de poluentes, também é diminuir a temperatura na câmara de combustão.
Sobre o intercooler, eu acho que vc poderia adaptar um ventilador ali, mas teria que ter uma rotação alta pra poder valer a pena.
Fabio HDJ
29/03/2014, 01:38
Pessoal,
presta mais atenção !!! não confundam temperatura operacional do motor com temperatura de queima "nos pistões" são coisas completamente distintas !!! acabei de receber outro email de uma empresa preparadora de motores que há uma boa aumentada
na temperatura dentro da câmara de combustão !!!
O ideal é pegar um carro que tenha feito isso ha bastante tempo e examinar para ver se houve algum desgaste prematuro, acumulo de fuligem, risco, etc... só aí poderemos saber se valeu 100% a pena.
abs.
Fabio HDJ
29/03/2014, 01:43
De forma alguma, o que os dois preparadores falaram está corretíssimo, com a demanda mais pura em oxigênio a queima é mais rica e consequentemente a temperatura sobe... aula de ciências da 5º série.
Interessante a ventoinha mais potente... mas coloca embaixo para não reverter o fluxo de ar !
abs.
SAPO-BOMBA
29/03/2014, 01:43
Tenho a EGR tampada desde os 140 mil km rodados... Isso tem uns 3 anos já. Tou com 199 mil km e algumas bolinhas, e sem problemas.
Junior-L200Power
29/03/2014, 09:16
Interessante a ventoinha mais potente... mas coloca embaixo para não reverter o fluxo de ar !
abs.
Como assim pra não reverter o fluxo?
Pq pretendo colocar ela empurrando ar pro intercooler na intenção de resfriar com o fluxo de ar direto, e não como exaustor!!
Sendo assim ela não vai puxar ar quente do cofre e ficar empurrrando na parte de baixo do intercooler??
Eu queria colocar em cima pra ela potencializar o ar que entra pela tomada do capô, onde pega o ar frio(aliás menos quente)!!
Minha idéia é revestir as mangueiras do intercooler e a lateral do intercooler com material isolante tbm pra ajudar a não esquentar tanto o ar admitido até chegar no intercooler e na admissão...pq sinceramente meu intercooler não tá servindo pra porr@ nenhuma...acho que até ao contrário viu!!
E com isso o carro tá perdendo muito rendimento e consumindo demais!!
Se conseguir amenizar isso já melhora bastante!!
Ah só pra constar minha EGR foi fechada já tem uns 4.000km desde que comprei a picape!!
Única coisa que percebi é que diminuiu um pouco a velocidade final...e antes chegava mais rápido na velocidade máxima dela!! O correto é fechar ali no pé do coletor de escape, ou lá em cima da entrada da válvula?? Tem diferença do local onde fecha ela? Eu fechei ali ao lado da válvula mesmo!!
Valew pessoal!!
saulosantiago
19/08/2014, 21:55
Olá galera sou novo aqui e aproveitando queria sanar uma dúvida. Tenho uma L200 triton 3.2 2009 e aconteceu do tubo da válvula da egr descolar e não ter como soldar e ficar tranquilo já que é alumínio com ferro, soldamos mas viajamos com medo de soltar, é muito dificil de achar pra comprar. Ai onde entra esse método do EGR KILLER se eu fizer isso, esse cano (tudo da egr) fica desabilitado? Podendo assim viajar tranquilo? Só p recordar esse cano é o que passa pôr trás quase encima do motor. Agradeço desde já :)
jeep4x4podre
30/08/2014, 17:41
Incrível como não inventam sistemas diferentes para reduzir a temperatura e as emissões. Não imaginava que os gases que saem do escape dos motores diesel, com muito mais partículas de fuligem como os carros movidos a gasolina, álcool ou gnv, podem retornar para a câmara de combustão, abreviando a vida útil do motor. Será que não seria mais fácil pelo menos colocar uma espécie de filtro, para barrar pelo menos parte dessa fuligem toda? Um filtro que tivesse a durabilidade de uns 10.000 km, acho que atenderia a todos os lados. Posso estar enganado, mas acredito que no exterior vendem esse tipo de filtro. Vou fazer uma junta cega para preservar um pouco o motor, que está com 55 mil km. Alguém poderia me passar o arquivo do gabarito para que eu possa levar para um serralheiro? Valeu!
Costalonga
15/10/2014, 10:32
Estavam com saudade de minha magra pessoa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom galera, fiquei um tempo afastado por vários motivos, alguns são sim aquele povo que acha que o carro deles por ter zilhões de sensores é melhor que o do vizinho e por ae vai, mas tambémfiquei afastado por conta de tempo, e que a Pajero é do meu pai, então fuçar em algo que é do outro não presta, e sendo de um veio ranzinza pior ainda kkkkkkkkkkkkkkk
Sim, eu tampei a EGR, porém coloquei uma chapa de cobre muito fina que acabou por furar com o calor e não adiantou de nada.
Semana passada que eu fiz uma nova tentativa, porém de forma diferente.
Como a Pajero daqui é 2006 e não é CR, a EGR é à vácuo, então simplesmente desconectei o cano dela, simples assim.
Porém ontem pensando um cado, me veio algo a cabeça [não foi chifre kkkkkkk], com a EGR fechada sem trabalhar, a fuligem que sai do escape vai sempre parar nela, até ai tudo ok, não vai pro motor, mas vai ficar trancando ali ela e a longo prazo pode danificar ela, e se quiser reativa-la por qualquer motivo ficaria inviável.
O que fiz foi reconectar o cano a EGR, e vou fazer uma junta cega de forma a acabar com isso.
De imediato não notei diferença alguma, consumo, aceleração, nada!
Mas como irei trocar óleo sexta feira, vou fechar novamente pois quero ver se diminui o escurecimento do óleo.
Hoje vou atrás de uma borracha nova para tampa do óleo, tá jogando muita sujeira pra fora, tá feio demais kkkkkkkkkkkk
No mais, um grande abraço a galera fuçona do fórum, e é isso, to de volta na ativa.
Odairmmf
19/10/2014, 13:13
Alem da egr existe o respiro do oleo jogando ar quente e oleo no corpo de admição. Famoso filtro de cabeçote em carros preparados turbo. Notem que tem uma mangueira saindo da tampa de valvolas e indo para o coletor.
Odairmmf
19/10/2014, 13:16
Essa daqui. Presente um todos os motores. Pode se fexa-la no coletor e no cabeçote coloca-se um filtro para poder expelir os gases em expanção. De preferencia com uma mangueira longa para nao sejar o seu motor.
Rogersok
21/10/2014, 10:28
Olá Amigos do forum!
Gostaria de saber se alguém tem ou oque me dizem sobre a triton 3.2 com câmbio manual. É um bom carro? Vou ter problemas na revenda por conta da aceitação do mercado [cambio mecanico para esse carro]?
Estou começando a pesquisa de satisfação X custo X... já que vendi a Gorda(Outdoor HPE 2008 - que por sinal só me deu alegrias, foram 6 anos e quase 100mil km de histórias).
Toda e qqr informação é sempre muito bem vinda.
Um forte Abraço,
Rogers.
Boa noite amigo! Você recolocou a EGR Killer ou está andando sem? Tenho uma L200 Triton 3.2 2013 e também está apresentando a falha P0299 e a P0106. Depois que vc retirou a EGR Killer, voltou a acender a luz da injeção?
Abraço!
É amigos, tive que tirar a EGR Killer, a luz de injeção estava apresentando a falha P0299 e a P0106. Depois que ela foi removida, a luz apagou sozinha e agora o carro voltou ao normal.
Olá Amigos do forum!
Gostaria de saber se alguém tem ou oque me dizem sobre a triton 3.2 com câmbio manual. É um bom carro? Vou ter problemas na revenda por conta da aceitação do mercado [cambio mecanico para esse carro]?
Estou começando a pesquisa de satisfação X custo X... já que vendi a Gorda(Outdoor HPE 2008 - que por sinal só me deu alegrias, foram 6 anos e quase 100mil km de histórias).
Toda e qqr informação é sempre muito bem vinda.
Um forte Abraço,
Rogers.
Começa que voce vai ver como é tão mais fácil manobrar uma picape q disterça. Qnto ao cambio mecanico? Voce vai ter realmente uma primeira reduzida nas descidas. As auto 4m ñ reduz legal em freio motor. Eu não tinha, até pegar uma auto 5m.
Ola a todos,
Li todos os relatos desde a primeira pagina, aprendi muito, e gostaria de opinar com meu humilde conhecimento na intencao de ajudar os amigos do Forum para que os motores de suas viaturas tenham vida util bem mais prolongada. (minha humilde opiniao).
FORMULA DO BOLO:
1) Acabou de pegar sua Triton (maquina!!) ZERO km? respeitar o periodo de amaciamento e sem fazer alteracoes pelo menos nos primeiros 2000km. Famoso pe na casquinha do acelerador, para que o "motor assente" corretamente. Normalmente, apos feito isso, promove uma melhora no consumo de combustivel e aumenta a longevidade do conjunto.
2) Se for possivel instale um snorkel de boa marca para uma entrada de ar mais limpa e mais fria. (Faz diferenca)
3) Ao invez de matar o EGR, instalar um "oil catch can" de boa marca (mishimoto por exemplo) que retem toda, ou grande maior parte, da "sujeira" dos gases do retorno (PCV). Liberando assim um ar limpo que passara pela EGR nao carbonizando o sistema de admissao e ainda promove a leitura normal pela ECU sem aumentar a temperatura na camara de combustao (economia de combustivel e vida longa ao motor).
4) Instalar um filtro de combustivel KOBRA ou outra marca que seja boa e tenha boa vazao (ANTES do filtro original), sempre retirando a agua ou sujeira retida por ele (que eh visivel por ter fundo transparente e facil de fazer). Assim o filtro original sera poupado aumentando sua vida util, eficiencia e sem entupimento.
5) Pode parecer obvio, mas muita gente que possui motor diesel turbinado esquece de respeitar aquele pequeno, mas preciosissimo, tempo de 30 segundos com o motor frio ligado antes de sair da inercia e de 1 a 2 minutos (dependendo do uso) antes de desligar o motor QUENTE. Parece bobagem , mas eh fundamental para a correta lubrificacao e funcionamento da turbina e consequentemente do motor como um todo.
6) Conforme o amigo ja citou, nao deixe de utilizar o "scanner bluetooth" que funciona nesses motores. Aproveitem isso, pois nao eh qualquer motor diesel que faz a leitura com um simples ELM 327 em APP TORQUE. O acumulo de codigos de falha modifica o comportamento da maquina. Por isso tenha um e apague sempre algum codigo de falha que aparecer. Muitas vezes eh so uma bobagem, mas a ECU entende como falha e faz automaticamente a "CORRECAO" que na verdade nao precisaria fazer. Porem, se apos apagar o codigo de falha e o mesmo codigo aparecer em seguida, voce ja sabera onde se encontra exatamente a falha e assim nenhum "mexanico" podera te passar a perna.
Desculpem o longo texto, mas acredito ser o basico pra aumentar a vida util de suas viaturas.
Abraco a todos
ereneu alves de oliveira
01/04/2015, 16:56
Boa tarde pessoal, comprei uma pajeiro full 2p diesel recentemente e me chamou atenção a forma como todos nos lidamos com nossas maquinas, sei que é muito bom o veiculo ficar agil e esperto mas nos esquecemos como era algums anos atras os motores, poucos tinhão alguma potência e andavam decentemente, a maioria dos motores a diesel éram fumarentos e lentos ao contrario de hoje.
Faço trilha e tenho um grand vitara 2p para o mesmo, a maioria dos veiculos em minha região são trollers a diesel e é dificil um com a injeção original, quase todos chipados e fumarentos e quando são exigidos soltam uma poluição absurda chegam a tapar tudo de fumaça, sei que muitos vão dizer que se não quiser poluir vá de bicicleta, má se cuidarmos de nossas maquinas e zelarmos o meio ambiente já estaremos contribuindo.
Tápar a egr ou desviar o respiro ou chipar nossas maquinas com certesa trará mais poluição para o meio ambiente, se estes recursos não fosem necessarios não fariamos leis para preservar o meio ambiente.
Já acelerei um motor diesel chipado e com preparação e sei que é bom demais, no entanto se você estiver em uma trilha ou estrada com um veiculo fumarento e poluidor em sua frente sei que não vai gostar.
Fiz este comentario porque o que não quero para mim não desejo para os outros.
Um abraço.
Amigo Ereneu,
Concordo plenamente com o que disse, por isso a colocacao do "oil catch can" no lugar de isolar o EGR. Assim o sistema de admissao de ar nao sera impregnado, pois esse oil catch can funciona exatamente como um filtro evitando que particulas de oxido, monoxido ou dioxido de carbono passem pela EGR. Bastando apena uma vez por mes fazer a drenagem do "oleo carbonizado" que ficou retido no filtro atraves de um bujao em sua parte inferior. Quando juntar o suficiente do que foi drenado, em uma garrafa plastica por exemplo, basta levar em um posto de troca de oleo que eles tem local especifico para despejar esse tipo de produto.
Assim o motor nao fica prejudicado com a implantacao do EuroV e o meio ambiente agradece.
Obs: o Oil Catch Can nao isola o respiro, apenas filtra o que passa.
Abc
Dinho_BH
03/04/2015, 19:06
Amigo Ereneu,
...por isso a colocacao do "oil catch can" no lugar de isolar o EGR. ...
Amigo,
Alguma dica/site/link/tutorial sobre a instalação do "oil catch can" na Triton?
Fiz uma pesquisa na internet e achei pouca coisa sobre o produto nas nossas mit.
Abraços.
Inspetor22
03/04/2015, 23:56
Boa Dinho!
Eu quem fiz o video explicando e mostrando como tampar a EGR da Triton. Apesar da minha Triton não ter alterado em NADA no visual o que sai do escapamento (não sai nenhuma fumacinha negra ou branc, está exatamente como original), com certeza alguma emissão está alterada para pior... E isso me incomoda, pois me preocupo com meio ambiente tb. Mas original tb não posso deixar, pq o prejuizo é enorme!
Então, se puder, mostre fotos do produto, onde vende, como instala... Pq ai poderemos nos animar e instalar pra liberar a EGR. Procurei e tem muito pouca informação na internet a respeito.
Junior84
04/04/2015, 00:48
Amigo,
Alguma dica/site/link/tutorial sobre a instalação do "oil catch can"na Triton?
Fiz uma pesquisa na internet e achei pouca coisa sobre o produto nas nossas mit.
Abraços.
Eu acho que esse "oil catch can" é o mesmo tipo de produto da "Purifilt".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/95174-purifilt-alguem-conhece-3.html
http://www.purifiltdobrasil.com.br/produtos
Será q to certo???
Dinho_BH
04/04/2015, 01:51
Inspetor22,
Achei excelente seu tutorial sobre como isolar a EGR. Mas confesso que ainda me preocupa a longo prazo o efeito sobre o motor.
Infelizmente esta prática é ainda recente para uma avaliação mais conclusiva, assim estou estudando outras possibilidades menos "radicais"... rsrsrs...
Abraços.
Junior84,
Creio que sejam produtos diferentes. Vamos ver o que o colega ruckert tem a dizer.
Abraços.
Fabio HDJ
06/04/2015, 01:37
Tampar EGR compromete a vida do motor e turbina trabalha forçada. Pergunte aos donos de retifica quantas Tritons já rodaram na mão deles. Desisti na hora, prefiro fazer descarbonização a cada 100mil km.
evandrom
06/04/2015, 01:44
É recomendado fazer isso para triton modelo 2015 que só é permitido diesel s10? É confirmado a melhoria de desempenho?
Ola a todos,
1) Digitar "Mitsubishi Triton DI-D 2.5Ltr ML/MN - Mann Provent 200 Oil Catch Can Kit" no YOUTUBE.
2) Entrar no site www.mishimoto.com, colocar o cursor em AUTOMOTIVE e clicar em "oil catch cans"...la explica direitinho.
3) Mishimoto eh dos mais caros, mas se usar um mais simples e que tambem realize a separacao e filtragem serve da mesma forma.
4) Fazer pesquisas no youtube digitando "oil catch can install" ou "oil catch tank install" vai achar muita coisa bem feita e varias muito ruins, basta filtrar o que ve.
No mais, somente solicito aos amigos aqui do forum que nao "desovem" o material recolhido diretamente no solo.
Abraco a todos e vida longa aos dois...nossas maquinas e o meio ambiente.
Amigo Dinho,
Esta instalacao nao eh uma coisa radical nao. Pra nois Brasileiros realmente parece que eh, porem se comecar a navegar em sites Norte Americanos, Europeus, Australianos, etc...vai ver que esse procedimento eh normal la fora. Nao lembro se eh na Africa do Sul ou na Australia em que concessionarias ja ate oferecem a instalacao desse produto.
Abracos aos meus parente ai de Beozonte e tudo de bom proce!:concordo:
UUUUIIIII!!!!!!
Aguem tira esse "i" do "nois" por favor. EU NAO FIZ ISSO:putz:
Ufa...melhorou (EU...TU...ELE...NOS...VOS...ELES) Lembrei hehe
Dinho_BH
06/04/2015, 16:16
Ruckert,
"Tá bão, sô?"... rsrsrs...
Obrigado pelo retorno.
Na realidade quando disse "radical" estava me referindo à obstrução da válvula EGR, ou seja, gostaria de tentar o "oil catch can" antes de tentar o "EGR killer".
Vou dar uma lida no material.
Abraços.
Inspetor22
06/04/2015, 22:11
Dinho e Ruckert,
Nunca li nada que realmente afirme que a EGR prejudique o motor a longo prazo. No exterior todo mundo tampa. Pode pesquisar no youtube que tem varios videos a respeito lá fora também.
Forçar a turbina, não tem nem como! Pois o que deixar de ir pra valvula, seguirá para o escapamento normalmente, não há nada retendo os gases ali.
A única coisa que li a respeito de se tapar a EGR, seria que a temperatura da mistura seria alterada levando o motor a trabalhar mais quente. Mas teria que saber o quanto mais quente seria isso e se realmente poderia prejudicar algo, pois a temperatura da agua por exemplo não se altera.
No forum da Triton do Facebook tem gente que já rodou 100 mil kms com EGR tapada sem problemas.
Tritons batendo motor por ai, pode até ser que existam, pois já viram o que fazem com esses carros por ai??
Não estou "defendendo" tapar a EGR, estou apenas comentando o que vi por ai até hoje pra promover esse debate. Pq se alguém apresentar um motivo concreto e embasado, serei o primeiro a liberar a EGR! Pq até hoje de concreto só vi os prejuizos de carbonização!
Dinho_BH
07/04/2015, 06:54
Inspetor22,
Obrigado pelo esclarecimento.
Vou pesquisar com carinho as possibilidades.
Abraços.
Inspetor22
07/04/2015, 07:29
Dinho, não estou dando CERTEZA de que não prejudica... Estou apenas repassando tudo que apurei até hoje a respeito pra levantar justamente a polêmica e a discussão saudável a respeito.
Sou mecânico de motos e entendo bem de gasolina, Diesel nada ou quase nada... Mas também não acho que um mecânico Diesel possa afirmar com toda a certeza se realmente foi tampar a EGR que fez com que um motor batesse. Já vi muito motor de moto esportiva bater a toa e muito motor "esmerilhado" durar muito! Então não dá pra afirmar nada com certeza.
Queria uma explicação técnica e fundamentada para NÃO tampar! Mas ai só de um Eng. Que tenha trabalhado no desenvolvimento do motor ou do sistema de EGR dela... Rsrsr
Dinho_BH
07/04/2015, 11:35
Inspetor22,
Concordo totalmente!!!
Por isto ainda estou na fase de avaliar as possibilidades.
E obrigado pelos esclarecimentos. Estão sendo de grande ajuda para entender o procedimento e sua eficácia.
Valeu!
Abraços.
Dinho e Ruckert,
Nunca li nada que realmente afirme que a EGR prejudique o motor a longo prazo...
Forçar a turbina, não tem nem como! Pois o que deixar de ir pra valvula, seguirá para o escapamento normalmente, não há nada retendo os gases ali.
Também não sou mecânico, apenas "sofro" com motores diesel já a alguns anos.
E penso da mesma forma do Inspetor22: não há porque se considerar uma "forçação" na turbina, visto que os gases reutilizados são em eventuais aberturas da Válvula EGR; e mesmo quando aberta, em quantidades mínimas.
Além do mais, mesmo com a EGR Killer, apenas o cano de escape do veículo já seria suficiente para expelir todo o gás emitido pelo coletor (de descarga) após a queima ocorrida na câmara de combustão.
:pipoca:
Galera a minha Triton AT 10/11 estava falhando terrivelmente em lenta, segurando a passagem de marcha, soqueando tanto que dava pancadas no diferencial. Foi feito dois scanner um não deu nada e num outro teste o tal mecânico me sugeriu limpar os bicos. Pois bem, Lendo neste tópico preferi tentar na minha velha oficina de confiança primeiramente apenas arriscar as dicas dos amigos do fórum : limpamos a EGR e o coletor que existe abaixo dela, e finalmente por o EGR Killer com uma chapa galvanizada de 2mm de espessura. Foi tirada muita sujeira e fuligem destas peças citadas. Troquei ainda os filtros de ar e de combustível. Bom; peguei hoje o carro e foi alegria total: A picape parou totalmente de falhar mas como rodei pouco, apenas na cidade, vou me resguardar a usar na estrada pra depois repassar aos amigos a impressão final... It'done: EGR Killed!
Inspetor22
09/07/2015, 23:15
Boa Gugu! Tomara que nunca mais dê nada!
Boa Gugu! Tomara que nunca mais dê nada!
Olá Inspetor e amigos.
Continuando:
Rodei pouco com a picape pois tive que viajar a trabalho.
Somente hoje voltei a dirigir o carro. Perfeito, sem falhas, sem trancos, só alegria, ( acredito que rodei somente uns 80km ao todo, peguei um pedaço de estrada mas só coloquei 100km/h, e até que...
Voltando sem nenhuma falha, a uns 50 metros de casa acendeu aquela luz amarela da injeção.
Fiquei chateado. Entrei na garagem e não tive mais saco de sair pra testar, até porque o carro não falhou.
O problema é que pelo que vi no fórum ficar com a luz da injeção acesa não é viável, pois em breve o carro pode entrar em modo de "proteção" ( não sei se é esse o nome) e se auto-desligar de forma a não haver algum dano no motor.( se auto desligar significa "ficar em pane na rua")
E agora: fico com a tampa EGR Killer, com a luz acesa mesmo?
Retiro pra ver se a luz da injeção apaga? ( já li que mesmo tirando a chapa da EGR tem que resetar na autorizada pois a luz no painel permanecerá acesa)
PERGUNTO: será que houve algum erro na montagem da Válvula EGR em si, já que não fiz a descarbonização em uma Oficina especialista em injeção.( mas aí nesse caso, não era pra ter acendido desde o primeiro instante que peguei o carro?)
É Phod@!!!
Alguém que já usa a muito tempo a EGR Killer sabe dizer porque comigo acendeu a luz da injeção?
Coloquei exatamente como muitos ensinaram, acima do trocador de calor. ( vídeo demonstrativo abaixo)
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Valeu.
https://www.youtube.com/watch?v=A6x5WKSSfzE
Inspetor22
12/07/2015, 20:36
Gugu, sua Triton é 10/11, praticamente igual a minha 2009 (que usei pra fazer esse video), não era pra acender a luz de injeção por EGR tampada!
E outra: um amigo meu tem uma 2009 tb, EGR aberta, com 80K acendeu a luz da injeção, mas o carro não falhava nada! Ai levou pra ver e era a valvula carbonizada! Gastou 5 mil na autorizada pra trocar a valvula e descarbonizar o entorno.
A meu ver, o mal funcionamento da valvula por travamento, não sei se daria tantas falhas assim, talvez não. Mas acenderia a luz de injeção pq os sensores acusariam um erro ali. (Se bem que se travar aberta, tvz desse um excesso de gases de retorno na hora "errada", pq se travasse fechada, seria igual a EGR KILLER, ou seja, sem falhas...)
Você já passou o aparelho pra ver o que ele diz sobre essa luz da injeção acessa e não acusou nada?? Você é do RJ? Se for, pode passar aqui em casa que eu plugo meu OBD2 e com o iPad pra ver se ele agora diz alguma coisa... Tenho uma desconfiança de que tem algo errado que não seja a EGR! Ela até poderia estar carbonizada e tal, mas o que ocasionou essa luz de injeção acessa, pode ser outra coisa...
Tá estranho!! Vai nos informando conforme for mexendo pra gente saber!
Você usa S10 ou S500? Tem usado pouco a Triton? O Diesel fica muito tempo no tanque?
Você falou em "limpeza de bicos", mas dizem que esses bicos nem se limpa! será que esse seu mecanico realmente é bom?
To achando que tem algo mais ai!
Gugu, sua Triton é 10/11, praticamente igual a minha 2009 (que usei pra fazer esse video), não era pra acender a luz de injeção por EGR tampada!
E outra: um amigo meu tem uma 2009 tb, EGR aberta, com 80K acendeu a luz da injeção, mas o carro não falhava nada! Ai levou pra ver e era a valvula carbonizada! Gastou 5 mil na autorizada pra trocar a valvula e descarbonizar o entorno.
...
Você já passou o aparelho pra ver o que ele diz sobre essa luz da injeção acessa e não acusou nada?? Você é do RJ? Se for, pode passar aqui em casa que eu plugo meu OBD2 e com o iPad pra ver se ele agora diz alguma coisa... Tenho uma desconfiança de que tem algo errado que não seja a EGR! Ela até poderia estar carbonizada e tal, mas o que ocasionou essa luz de injeção acessa, pode ser outra coisa...
Tá estranho!! Vai nos informando conforme for mexendo pra gente saber!
Você usa S10 ou S500? Tem usado pouco a Triton? O Diesel fica muito tempo no tanque?
Você falou em "limpeza de bicos", mas dizem que esses bicos nem se limpa! será que esse seu mecanico realmente é bom?
To achando que tem algo mais ai!
...
Inspetor a história foi assim:
1- falhando muito sem acender a luz, usei um aditivo que até fez parar de falhar por algum tempo;
2- mais ou menos 1 mês ficou boa, mas depois voltou a falhar terrivelmente, levei num cara que passou um scanner e disse que teria que limpar os bicos, mas desisti dessa ideia, passei a pensar somente em limpar a EGR;
3- fui direto numa outra Oficina de minha confiança mas que não conserta injeção eletrônica e como o serviço parecia fácil, arrisquei apenas descarbonizarmos e colocarmos a chapa EGR;
4- Saí de lá na quinta feira a tarde, rodei apenas 20km mas a picape ficou sem falhar perfeita, e sem acender luz no painel;
5- neste domingo, depois de 2 dias de uso ( ficou parada tb 2 dias) fui rodar e continuava sem falhar, perfeita, mas como alegria de pobre dura pouco, agora acendeu a luz da injeção.
Sou de Fortaleza, ( fiz um curso de 1 ano aí na cidade maravilhosa, em 1995); vou levar pra passar um scanner e contando a história aqui no fórum.
Só uso o S10, na capital nem encontramos mais o S500, e rodo muito pouco no carro, mas praticamente todo dia, dificilmente ela fica parada por muitos dias.
Valeu pela ajuda.
Detalhe: o carro está otimo, sem falhar, passando as marchas bem melhor que antes. A QUESTÃO é essa luz da injeção acesa desde ontem. Tenho medo do carro entrar em modo de segurança.
Inspetor22
13/07/2015, 19:15
Bom, a minha opnião é que NÃO é EGR. Ainda mais agora que você tampou! Se fosse, teria que parar de falhar já! Pq a obstrução não causa falhas... Tvz se ela ficasse aberta quando não devia, desse falhas.
Tente passar o aparelho pra ver o que essa luz diz! deve ter erro gravado! É a primeira coisa a se fazer! depois do diagnóstico, vemos as possibilidades...
Sobre o S10, você deve ter lido meus relatos... Pode até usar todo dia o carro, mas se encher o tanque e ficar com mais de 2 ou 3 meses parado no tanque, o risco de faltar lubrificação nos bicos é muito alto sem o uso de aditivos estabilizantes... Você usa aditivos tipo Teccon 10?
andreprz
13/07/2015, 21:43
Colegas...
Possou uma Triton Savana 13/13...atualmente a poderosa está com quase 70.000 km....eu Fechei a Egr com a junta cega quando a mesma estava com apenas 1.800 km...até hoje só alegria, nunca acendeu nada no painel que indicasse problema pelo fechamento da EGR...
Abraços a todos
Bom, a minha opnião é que NÃO é EGR. Ainda mais agora que você tampou! Se fosse, teria que parar de falhar já! Pq a obstrução não causa falhas... Tvz se ela ficasse aberta quando não devia, desse falhas.
Tente passar o aparelho pra ver o que essa luz diz! deve ter erro gravado! É a primeira coisa a se fazer! depois do diagnóstico, vemos as possibilidades...
Sobre o S10, você deve ter lido meus relatos... Pode até usar todo dia o carro, mas se encher o tanque e ficar com mais de 2 ou 3 meses parado no tanque, o risco de faltar lubrificação nos bicos é muito alto sem o uso de aditivos estabilizantes... Você usa aditivos tipo Teccon 10?
Inspetor mas é justamente isso o estranho: "parou de falhar já".
... a luz não deve ter a ver com o combustível, pois mesmo antes quando estava falhando o carro nunca acendeu essa luz no painel, só aconteceu de acender agora depois do serviço feito e justo quando parou de falhar e o carro ficou uma seda.
Se não fosse essa luz estaria perfeito!
Só mexi na EGR, Coletor, troquei o filtro de combustível e filtro de ar, e por fim coloquei a tampa cega ( EGR Killer).
Imagino que Tem que ter a ver com uma dessas coisas.
Amanhã vou passar o scanner e continuo postando aqui.
:confused: DETALHE:
Esse Fórum quando ingressei o pessoal postava bem mais. Tá acontecendo algo que não sei?
OBG aos que postaram.
:curtir:
Inspetor22
14/07/2015, 10:59
OK, estamos no aguardo de mais informações!
Te sugiro abrir um novo tópico só para seu caso.
Estou acompanhando e aguardando novidades!
OK, estamos no aguardo de mais informações!
Te sugiro abrir um novo tópico só para seu caso.
Estou acompanhando e aguardando novidades!
Quanto a abrir outro tópico acredito não precisar pois independente de não ter comprovada relação com a EGR , o fato aconteceu logo após a descarbonização e o fechamento da EGR.
:stop: Mas tenho sim mais informações:
Hoje pela manhã um amigo veio pegar o carro pra levar e passar o scanner. Pois bem, a luz da injeção não estava mais acesa. Decidimos não passar o scanner e esperar pra ver se acende de novo.
No entanto desde o serviço feito, o carro está funcionando perfeitamente.
Amanhã a noite vou viajar 150km de ida, devo ficar rodando por lá na cidade e também em off road por alguns dias, e caso surja algo novo volto a postar.
(Abaixo a foto que tirei ontem)
Valeu.
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/11738018_850183035074109_5960454041753778469_n.jpg ?oh=b8c483bcaaa17398f9a27f96c478750a&oe=56210A0D&__gda__=1444473703_28e4fcd93b711913ce401ba11b9465b 1
Inspetor22
15/07/2015, 18:58
Mesmo com a luz apagada, pode ter erro gravado na memoria! Seria bom passar o aparelho pra ver se tem... Mas, como está boa, vamos ver o que dá... Estou acompanhando!
Colegas...
Possou uma Triton Savana 13/13...atualmente a poderosa está com quase 70.000 km....eu Fechei a Egr com a junta cega quando a mesma estava com apenas 1.800 km...até hoje só alegria, nunca acendeu nada no painel que indicasse problema pelo fechamento da EGR...
Abraços a todos
André, Inspetor, primeiramente obg pelas dicas.
... Esse final de semana viajei com a Picape.
A Luz da injeção já apagou e acendeu por algumas vezes. Noto que acende depois de usar na estrada acima dos 100km/h.
O carro está andando bem, mas com um detalhe: onde antes ela colocava 140km/h muito fácil, agora é um suplício passar dos 120. ( parece que falta ar, ou combustível pra ele seguir com força)
Notei que em alguns momentos ela se solta novamente, mas em seguida já está presa de novo.
Amanhã vou passar o scanner e como trocamos os filtros de ar e de combustível estou torcendo para ser algo com essa mudança.
Depois posto o final dessa história.
OBG
Inspetor22
23/07/2015, 20:01
Torcendo muito aqui para que não seja os bicos injetores!! Acompanhando!
euclidesneto
23/07/2015, 22:29
A minha aconteceu isso. Mandei limpar turbina e coletor e resolveu.
A minha aconteceu isso. Mandei limpar turbina e coletor e resolveu.
Hoje fui levar o carro pra passar o Scanner e na hora de ligar o carro a M... da luz apagou. Decidi levar assim mesmo.
Não entendi muito o que o cara falou, mas disse que da outra vez quando ela estava falhando ( antes de limpar e fechar a EGR) tava dando algo como erro no controle de tração.
Dessa vez apresentou o mesmo da vez passada e mais um tal de erro do MAP, que segundo ele era porque eu tinha fechado a EGR.
:?
Eu queria era o código como já vi alguns amigos por aqui.
:pensativo:
No entanto resolvi aceitar a ideia dele e tirar a chapa (EGR Killer) pois vou novamente pegar estrada, e ver como ela se comporta.
Eu mesmo acho que é em razão dos filtros que coloquei que não são bons, pois agora o carro perde força somente depois de 120km/h.
Quando voltar posto aqui a impressão da picape.
Meu medo é ela com a luz acendendo, entrar no tal modo de segurança, e eu ficar "no prego". Puts! :shock:
Valeu.
Coophamat
23/07/2015, 23:40
Gugu7, compre um scanner elm-327 desse que vendem no mercado livre. Além de ele te dar os códigos, ele tira o motor do modo de segurança caso aconteça na estrada.
Inspetor22
24/07/2015, 14:03
Gugu, se entrar em modo de segurança, o carro vai parar de acelerar, fica na lenta... Mas basta desligar e ligar novamente que ele volta a acelerar!
Se não der certo isso (acho que sempre dá), a ultima solução é resetar o módulo! Pra isso basta desconectar o negativo da bateria e virar a chave pra posicão "ligado", só que obviamente as luzes do painel não acenderão! Aguarde uns minutos e pode reconectar a bateria. Nesse procedimento o ruim é que o erro que tinha, será apagado da memória também, mas o carro volta ao normal. Se entrar novamente é pq realmente está ruim!
Observe se sem a EGR killer irá dar erros... Eu tenho certeza que sim, pois a causa NÃO é ela!
Acompanhando!
Gugu, se entrar em modo de segurança, o carro vai parar de acelerar, fica na lenta... Mas basta desligar e ligar novamente que ele volta a acelerar!
Se não der certo isso (acho que sempre dá), a ultima solução é resetar o módulo! Pra isso basta desconectar o negativo da bateria e virar a chave pra posicão "ligado", só que obviamente as luzes do painel não acenderão! Aguarde uns minutos e pode reconectar a bateria. Nesse procedimento o ruim é que o erro que tinha, será apagado da memória também, mas o carro volta ao normal. Se entrar novamente é pq realmente está ruim!
Observe se sem a EGR killer irá dar erros... Eu tenho certeza que sim, pois a causa NÃO é ela!
Acompanhando!
Olá Inspetor e amigos.
Bom eu viajei na sexta feira de manhã. Fui direto até Fortim-Ce cerca de 150km, com velocidade de 100-110 e eventuais picos de 140 quando possível/seguro e até encostei nos 150 do painel para testar a picape.
O carro voltou ao normal. Muita força acima dos 120, ultrapassando com a mesma facilidade de quando a comprei.
Rodei ao todo mais de 400km entre cidade e estrada. Nem a luz laranja da injeção acendeu mais ( espero que não acenda)
Pois bem; a única coisa que fiz foi tirar a tampinha de metal.
O que posso concluir (por enquanto) é que comigo não deu certo fechar a EGR.
Particularmente Não entendo o porque, pois a minha é uma 10/11 e muitos colegas do fórum já fecharam e deu certo.
O importante agora é que o carro não apresente mais falhas ou acenda a luz.
De qualquer forma, se houver alteração, eu posto aqui.
Agradeço a atenção de todos.
:concordo:
euclidesneto
29/07/2015, 10:07
O ideal agora seria fechar de novo para ver o que acontece. :twisted:
Inspetor22
29/07/2015, 19:03
Exatamente Gugu! Mas rode mais pra ver antes... Pois ainda acho que não tem nada a ver com isso o problema! É apenas coincidencia.
Após uns 1.000 kms rodados, tampe e veja se o problema volta!
Exatamente Gugu! Mas rode mais pra ver antes... Pois ainda acho que não tem nada a ver com isso o problema! É apenas coincidencia.
Após uns 1.000 kms rodados, tampe e veja se o problema volta!
Srs. posso até fazer isso, colocar novamente a chapa vedando a passagem para a EGR, para testar e colocar aqui de experiência aos foristas; mas por enquanto vou rodar bastante, até porque depois de algum tempo com problemas vem o alívio( espero que esse alívio não seja temporário).
Mas sinceramente, tenho quase certeza que comigo simplesmente não deu certo. ( não sei o porque) Foi tirar a tampinha a picape voltou a normal ( ter força em alta velocidade) e a luz que já estava apagada, até agora não acendeu mais ( tomara que não acenda nunca mais hehehe).
Por mim eu andaria com a EGR Killer, pois vou tirar a foto da chapa já bastante "suja" com apenas 1 semana de uso, imagine aquela sujeira indo para a câmara de combustão todo dia por muito tempo.
De qualquer forma, (se tiver ficado realmente boa), o prejuízo foi só de descarbonizar a EGR e coletor, e por os filtros novos.
Obg a todos.
:euforico:
LucasDias Triton Hpe 2009
05/08/2015, 09:12
Bom dia Gugu7, você desembolsou quanto para descarbonizar a EGR e o coletor? Foi na Mit?
mauriciocsf
31/08/2015, 07:29
queria tampar a egr na s10 2013 diesel, alguem ja conseguiu fazer? no forum da s10 ninguem sabe.
Guima-MS
13/03/2016, 23:26
queria tampar a egr na s10 2013 diesel, alguem ja conseguiu fazer? no forum da s10 ninguem sabe.
x2 :pipoca:
Imperador!
15/03/2016, 19:42
x2 :pipoca:
Acionamento da EGR na S10 é eletrônico. Pra eliminar a EGR, é preciso reprogramar a central.
lincoln Bahia
08/05/2016, 22:49
boa noite, sera que vc pode me enviar uma cópia desse arquivo com as medidas? obrigado!
Senhores, li todos os comentarios tenho uma Pajero Dakar 2012 e quero instalar o EGR KILLER, você pode me enviar o arquivo para eu fazer esta junta cega o email e lincolnbahia@hotmail.com. Costa longa depois me passa seu email pois, gotaria de bater um papo contigo, ja que voce tambem e um conhecedor do assunto e residimos em cidades proximas. boa noite para todos
lincoln Bahia
08/05/2016, 23:44
Dinho, não estou dando CERTEZA de que não prejudica... Estou apenas repassando tudo que apurei até hoje a respeito pra levantar justamente a polêmica e a discussão saudável a respeito.
Sou mecânico de motos e entendo bem de gasolina, Diesel nada ou quase nada... Mas também não acho que um mecânico Diesel possa afirmar com toda a certeza se realmente foi tampar a EGR que fez com que um motor batesse. Já vi muito motor de moto esportiva bater a toa e muito motor "esmerilhado" durar muito! Então não dá pra afirmar nada com certeza.
Queria uma explicação técnica e fundamentada para NÃO tampar! Mas ai só de um Eng. Que tenha trabalhado no desenvolvimento do motor ou do sistema de EGR dela... Rsrsr
boa noite! Inspetor 22, estarei no RJ esta semana gostaria de conversar contigo sou novo e quero instalar esta o EGR Killer em minha Pajero dakar 2012, mas precisarei fazer a limpeza do sistema voce indica algum lugar para fazer o serviço ai no RJ, meu zap e 27 981088008, fico no aguardo
rodrigospinola
14/07/2016, 22:27
Boa noite a todos, instalei o egr killer numa triton 2008 e agora ao andar com o carro ele perde força, se desligar o motor e ligar novamente ela volta ao normal, depois de algum tempo volta a perder força novamente. Passei o scanner e deu o erro P0106 (sensor map), retirei o egr killer e o carro não deu mais problemas, já aconteceu isso com alguém?
pedrocuba
12/08/2016, 14:06
Meus caros, o consumo aumentou depois que tiraram o EGR?
pedrocuba
12/08/2016, 14:25
Pq a ideia da mesma é justamente reaproveitar os gases da exaustão para melhorar o consumo. Sinceramente não sei se vale a pena (pelo menos pensando no lado financeiro)
flaviofull
30/08/2016, 13:04
E o meio ambiente, pessoal?!
A sei la, compra um Prius......
José Bonifácio Reutemann
30/08/2016, 17:09
É porque o pessoal é mais esperto que os milhares de engenheiros que trabalharam no motor... e/ou curtem que a viatura tenha barulho e faça fumaça igual ônibus de prefeitura do interior.
josue_soares
31/08/2016, 23:06
Boa noite, pessoal!
A luz de injeção acendeu e o carro não mudou nada no comportamento (não perdeu potência nem aumentou o consumo). A única questão que surgiu foi um leve "solavanco" na hora que desliga o carro.
Ao realizar o escaneamento, minha aposta foi certa: a bendita EGR! Meu mecânico sugeriu proceder a descarbonização do coletor e da válvula, mas ele já havia me alertado que mesmo com uma limpeza perfeita é comum não apagar a luz de injeção, em razão do comprometimento do sistema eletrônico da EGR.
Pois bem, busquei o carro. Tinha uma carbonização considerável. O serviço foi feito por mio da técnica de imersão com diversos "banhos" em um líquido descarbonizante especial. Porém a luz não acendeu! Quando faz a leitura, acusa anomalia no funcionamento da válvula - mesmo totalmente limpa.
Alguma luz no fim túnel? Ou realmente a única solução é trocar a EGR? Mesmo se eu isolar a EGR, a luz continuará acesa. Essa peça não é nada barata, e não vai mudar em nada o funcionamento do carro, correto? Então pagar mais de mil reais somente para "apagar uma luz" do painel...
josue_soares
27/10/2016, 09:54
Pessoal, relato interessante, principalmente para aqueles que pensam em fechar a EGR.
Como postei recentemente, troquei a EGR do meu carro pois a mesma estava ocasionando no acendimento da luz de injeção no painel.
Acontece que meu carro estava dando um tranco / solavanco / trepidação forte na hora de desligar. Checamos tudo na oficina, e nada justificava isso estar ocorrendo. O carro está mais do que 100% revisado e a única "pendência" que havia era a EGR.
Após trocar a EGR, esse tranco / solavanco / trepidação na hora de desligar o veículo sumiu. Está tudo certinho agora!
Posso estar falando bobeira, mas se a EGR defeituosa estava interferindo nesse funcionamento do veículo, acredito que não seja adequado o fechamento / bloqueio da válvula.
Imperador!
31/10/2016, 12:54
Colegas, pra que não sabe, mais ou menos a partir do modelo 2013, não é mais possível fechar a Egr se utilizando apenas da tampinha que ia no trocado de calor. Agora, é preciso utilizar um piggback ou reprogramar a central.
Vou deixar o link abaixo para quem quiser consultar...
Mitsubishi Triton Pajero 2006-2014 Egr Blanking Module - No Plate! | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mitsubishi-Triton-Pajero-2006-2014-Egr-Blanking-Module-No-Plate-/172373924669?hash=item2822495b3d:g:4BgAAOSwa81XSKB-)
Sergio c
14/05/2017, 09:11
Ressuscitando o tópico, isolei a EGR da minha Triton 2015, no trocador de calor, saída p coletor de admissão. com 60.000 km, até que os canos não estavam tão carbonizados.
Sergio c
14/05/2017, 09:16
Até agora, rodei uns 200km e testei o motor em todas as marchas e rotações, não acendendo a luz da injeção. O motor parece que gira melhor sem essa fuligem voltando p admissão, e a arrancada parece que perdeu um pequeno lag que tinha na metade das rotações do motor.
Pega uma assadera de bolo da patroa Carlos.... Da vo, da mãe... Sei lah! Kkkkkk
Desconta em quem fez vc botar escape original de volta na viatura! Tua chance garoto!
Kkkkkkkkkkk amigo usei tampa de lata de tinta e não deu certo resumindo latas finas não aguenta temperatura e com isso tive que fazer com outro material.
Sergio c
03/08/2017, 08:58
use aço inox com no mínimo 2mm de espessura.
amigo usei tampa de lata de tinta e não deu certo resumindo latas finas não aguenta temperatura e com isso tive que fazer com outro material.
Anderson Cordeiro bhz
30/01/2018, 09:36
Colegas, pra que não sabe, mais ou menos a partir do modelo 2013, não é mais possível fechar a Egr se utilizando apenas da tampinha que ia no trocado de calor. Agora, é preciso utilizar um piggback ou reprogramar a central.
Vou deixar o link abaixo para quem quiser consultar...
Mitsubishi Triton Pajero 2006-2014 Egr Blanking Module - No Plate! | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mitsubishi-Triton-Pajero-2006-2014-Egr-Blanking-Module-No-Plate-/172373924669?hash=item2822495b3d:g:4BgAAOSwa81XSKB-)
Bom dia, Imperador, minha L200 2015 acendeu a luz da injeção depois de rodar 2000 km e após passar o scanner de falha na EgR, lembrando que ela estava isolada com a junta cega e limpa.
Aa pergunta é: esse modulo de supressão resolve?
Vc está usando?
Desde já agradeço a atenção.
Anderson
Whatsapp 31984281080
Pessoal,
por experiência própria passo algumas dicas que podem ser úteis quanto a essa egr:
Se forem fazer o isolamento dela não façam entre a válvula e o coletor de admissão porque isso fará com que a fuligem chegue até a porta de acesso dela e se acumule causando emperramento dessa porta e acendimento da luz de injeção, o pior acontece quando você retira a chapinha na intenção de resolver o problema, se esse emperramento ocorreu com ela aberta o carro perderá muito rendimento quando pisar fundo no acelerador em retomadas porque entrará mais gás do que o necessário ao motor fazendo com que altere a pressão no coletor de admissão;
Na minha ocorreu isso, depois de limpa pela primeira vez e imediatamente isolada, em apenas uma semana a porta de entrada eletrônica de gases emperrou aberta, imaginem toda a fuligem de uma semana se acumulando em um compartimento pequeno até demais (já que ela estava isolada). Não tem válvula que aguente porque a fumaça chega até ela e se aloja por não ter mais pra onde ir. Então retirei a chapinha e a situação piorou muito pelo motivo que comentei.
Mas se isolar no trocador de calor então a fuligem nem sequer chega até a válvula, e assim, por mais que eletronicamente a sua porta abra ou feixe não influenciará no funcionamento do motor ou admissão de fuligem, e nem corre o risco de emperramento da porta da válvula aberta.
Fiz novamente a limpeza e isolei no local correto - no trocador de calor - e tudo funcionou sem problemas.
correção: "abra ou feche".
Humberto Doria
10/12/2022, 08:04
Turma preciso da ajuda de vcs isolando com a chapinha da erro na ecu ou não ? Prq sem a chapa meu carro não acende nada coloquei a chapa acendeu o e o código P0299 apareceu vi uns vídeos o pessoal pondo um resistor no maf alguém pode me ajudar ?
Humberto Doria
15/12/2022, 12:08
Minha Triton acendeu a luz da injeção após isolar a Egr e verifiquei o código P0299 alguém poderia me ajudar como resolvo isso ?