PDA

Ver Versão Completa : Diário de uma transformação - Band 88 motor 608 turbo.



JLG
21/06/2005, 23:54
Tudo bem Pessoal?!

Sou novo aqui no fórum. Comecei a descobrir o mundo das trilhas a pouco. Mas, como muitos já vinham me avisando, virou cachaça.
Possuo uma Band 88 caçamba longa com motor 608 turbo e caixa de quatro marchas.
Pelas primeiras trilhas que fiz pude perceber algumas alterações que precisarei fazer:
:arrow: a caixa de quatro marchas é estranha, as duas primeiras são muito curtas e a terceira e quarta muito longas;
:arrow: a embreagem original não aguenta a força do motor 608 turbo e vive patinando, acho que precisarei instalar uma de 608;
:arrow: ela possui um enorme entreeixos, o que é muito interessante nos atoleiros, mas nada interessante em subidas ingremes, quando ela acaba ficando "travada" por baixo. Para tanto pretendo primeiramente encurtar um pouco o chassis, mas não muito, e erguer bastante, mas não somente erguer a carroceria, gostaria mesmo de ampliar o curso das suspeções.

Sou novo neste mundo dos jipes, mas tenho por mania gostar de por a mão na massa e a cabeça pra funcionar, coisas que certamente vão ser necessárias nesse novo projeto.

Andei pesquisando o fórum e pude perceber que o pessoal conhece muito e pensei em montar um diário da minha reforma na Band, onde quem quiser pode opinar, criticar e principalmente, aprimorar o projeto.

Pretendo adicionar algumas fotos da Band como esta, antes de começar a desmontar, neste fim de semana.

Grande abraço a todos e muito obrigado pela atenção!

Fernando Figueiredo
22/06/2005, 00:08
JLG,
bem vindo ao fórum.
A caixa de marchas da Band é assim mesmo. Está voltada para força e não velocidade. Note o buraco que existe entre a segunda e a terceira.
Faça todas as transformações que o pessoal do fórum te indicará na parte de suspensão, SPOA etc, mas a história de encurtar o chassi está fora de cogitação!!!
Não está feliz com o entre eixos? Troque por uma band normal, mas não estrague a longa, pois não foi feita para trilha, justamente pelo tamanho.
Já tive uma Band 89 cabine dupla com caçamba de madeira. Era um caminhão de 6,70 m que servia para carregar tralhas, não para trilhas.

JLG
22/06/2005, 00:33
Olá Fernando!

Muito obrigado pelas dicas.
Já haviam me dito que a caixa de quatro da Band era assim mesmo e eu também não tenho velocidade como objetivo na Band. O problema é que algumas vezes na trilha a segunda fica curta e a terceira longa demais. Será que a caixa de cinco marchas resolveria este problema ou possui as mesmas características só com mais uma marcha over-drive?
Fiquei um pouco preocupado com o que disseste com relação a Band longa não servir para a trilha. Deixa eu te lembrar que a minha não é a CD + caçamba, é a pick-up. Como coloquei, sou novo nas trilhas, mas observando percebi que por ter entreeixos longo ela leva vantagem em relação a jipes mais curtos no quesito tração, mas como coloquei, preciso corrigir o problema de ficar "içado". Será que somente erguendo (aumentando o curso da suspenção) consigo resolver?

Abraço.

Diego Durigon
22/06/2005, 18:14
Olá Fernando!
Muito obrigado pelas dicas.
Já haviam me dito que a caixa de quatro da Band era assim mesmo e eu também não tenho velocidade como objetivo na Band. O problema é que algumas vezes na trilha a segunda fica curta e a terceira longa demais. Será que a caixa de cinco marchas resolveria este problema ou possui as mesmas características só com mais uma marcha over-drive?
Fiquei um pouco preocupado com o que disseste com relação a Band longa não servir para a trilha. Deixa eu te lembrar que a minha não é a CD + caçamba, é a pick-up. Como coloquei, sou novo nas trilhas, mas observando percebi que por ter entreeixos longo ela leva vantagem em relação a jipes mais curtos no quesito tração, mas como coloquei, preciso corrigir o problema de ficar "içado". Será que somente erguendo (aumentando o curso da suspenção) consigo resolver?


A caixa 4 marchas possui a mesma relação da 5 marchas(mas essa possui overdrive).
Que pneus sua band tem? Pneus maiores melhoram consideravelmente o desempenho nas trilhas...

Aumentar o curso de suspensão da band... não tem muito pra onde correr... SPOA.

JLG
22/06/2005, 19:43
Tudo bem Fernando?!

Essa sua informação de que a caixa de 4 e cinco marchas possuem as mesmas relações, sendo que, a de cinco apenas possui uma over-drive a mais foi muito importante. Sendo assim não me interessa trocar, pois só uso a Band na trilha mesmo.

Quanto a alternativa para melhorar o curso da Band, não sei exatamente qual o significado de SPOA, mas já pude entender que está relacionado a trabalhar o sistema original seja com jumelos articulados, escolha de lâminas, etc... é por aí?
Por aqui estivemos pensando, meu irmão e eu , em mudar o sistema. Ao invéz de feiche de molas, molas helicoidais. Acredito que poderíamos ganhar bastante altura e curso com isso.
Atualmente a Band utiliza pneus Frontier na roda 16. Mas pretendemos colocar uns 35 após a reforma.

Abraços,

JLG
Futura Band MOnstrO

havoc
22/06/2005, 19:47
qual o turbo que está instalado nela? teria como mandar uma foto de como ficou pra cá ou para meu email?

luizhavoc@gmail.com

obrigado

Diego Durigon
24/06/2005, 23:12
Quanto a alternativa para melhorar o curso da Band, não sei exatamente qual o significado de SPOA, mas já pude entender que está relacionado a trabalhar o sistema original seja com jumelos articulados, escolha de lâminas, etc... é por aí?
Por aqui estivemos pensando, meu irmão e eu , em mudar o sistema. Ao invéz de feiche de molas, molas helicoidais. Acredito que poderíamos ganhar bastante altura e curso com isso.
Atualmente a Band utiliza pneus Frontier na roda 16. Mas pretendemos colocar uns 35 após a reforma.


SPOA, significa feixe de molas sobre o eixo.
Trabalha com feixe de molas mesmo, sai mais barato e querendo ou não, a principio, é mais fácil do que retrabalhar a suspensão usando molas helicoidais...
Pesquise bem :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/cb9257075324a22c36c992d9ae5e2039.jpg