Ver Versão Completa : Amortecedores da suspensao do troller de rally
ALEXKALIL
01/11/2011, 20:44
318584
ola.
estou estudando a forma de instalar no meutroller dois amortecedores para cada mola, como foi feito nos trolleres de rally. O meu ( troller rf 2000) atualmente estar com calços de mola de 40mm, body lift de 1,5'', pneus 35, relacao coroa e pinha reduzidas, semi eixos novos da enfer, alargadores de 38mm de roda e usa molas e amortecedores originais.
os amortecedores estao dando batente e vou prescisar troca-los por maiores e penso tambem em trocar as molas para as molas do troller novo ( acho que sao as de 2006 em diante). Dai veio a ideia de colocar dois amortecedores para cada mola, pois assim poupo a suspensao da sobrecarga dos pneus.
no forum tem inumeras dicas e opinioes sobre os amortecedores para o troller, no momento estou apto a testar os mb 1113, em virtude de serem faceis de achar aqui na minha cidade (na verdade em qualquer cidade) e haver opinioes de usarios satisfeitos com este amortecedor ,tanto no troller quanto em engese e camper.
nao estou questionando se esta alteraçao vai trazer beneficio para o uso em trilhas, pois imagino que, muito pelo contrario, vai deixar o troller com uma suspensao mais firme menos maleavel em trilhas, apesar que este fato nao vai limitar a abertura da suspensao, mais torna-la mais lenta.
solicito a quem possuir fotos, desenhos ou esboços do esquema de montagem do duplo amortecedor por mola que foi usado nos troller de rally.
abraço
alexandre
amortecedor de caminhao é apenas hidraulico e de açao simples, na hora que pegar uma estrada de terra e entrar em uma curva cheia de "costelas de vaca" voce vai ver a maravilha que ser segurar o jipe... ^o)
ALEXKALIL
02/11/2011, 16:46
Oi fabiano
falei com o pessoal da sob performace sobre os amortecedores dt. Eles me disseram que voce vai ser o repressentante deles em minas, mas eles nao tem a data de previsao de chegada. Qualo modelo da dt que voce aconselha, voce havia dito em abertura de 71cm, mas nao vai ficar muito grande, estava pensando em algo proximo aos 66cm, ou em caso de colocar o modelo com 71cm mudar tambem as molas para as originais diesel atuais ( pos 2006).
Nao sabia desta informaçao quanto aos amortecedores de caminhao, valeu pela dica.
Troquei o braço do pitmame ficou mais estavel a direçao, tanto que aquela folga da caixa de direçao nem esta mais me encomodando. Fiz tambem o alinhamento e balanceamento. Ai sair para testar na estrada de chao, ficou beleza, pena sao os solavancos , principalmete na traseira, andando devagar. Tambem rodei no asfalto ( asfalto ruimmmmmmmmmmmmmmm) no mesmo dia e nao estava passarinhando, desde que nao ultrapasse os 80 km/h do velocimetro, apartir dos 80 km/h balançava muito, mas nao sentia a direçao puchando como antes.
Resolvirentao colocar as barras estabilizadoras com as bieletas da f250 (tive que fazer um acoplador mais largo para conecta-las a barra), como so achei um par de bieletas fiz a instalaçao da barra dianteira. Ainda nao deu para pegar a estrada de chao depois da barra, mas na rua ficou muito melhor andar e no domingo tive que viajar de ultima hora ( viagem curta de 230 km), ai resolvir ir de troller. Quando o asfalto ta bom é tudo uma maravilha o troller nao puxa para lado nenhume e nao fica balançando ( demais!!!!!!!!!), nao tive nenhuma dificuldade em dirigir. So tem que tomar cuidado em asfalto irregular em alta velocidade. Ate em curva ficou tranquilo.
Dá para acostumar sem as barras, mas com elas fica mais facil para um iniciante. Quem sabe na frente eu as tiro. Quando colocar atraseira te informo. Este fim de semana vou colocar ele no barro, mas tem que ser algo leve, aqui nao tem outro jeepeiro, o pessoal gosta é de moto.
Achei que com a configuraçao que ele estar se tivesse mais uns cv no motor ficaria otimo. Mas nao estou pensando em mecher neste motor ate ele da sinal que vai dar pau. Vou tentar melhora o filtro de ar.
Agora quanto a colocar dois amortecedores por mola, procede meu pensamento na questao de aliviar a sobrecarga das rodas?
E os amortecedores quando chegam?
Estou querendo colocar tambem um outro amortecedor de direçao ( duplo). Poderia usar o mesmo original ( d20) ou troca los para o da f250. Tambem poderia trocar o original por um de melhor qualidade ( rancho ou pro comp). O que vc acha?????? A dt tem algum?????o que estar nele , logo apos chegar soltou do pino do munhao, soltou aquela "arruela, tampinha" de cima do terminal do amortecedor e ele sai dor cima. Foi feito uma solda com duas arruelas para substituir a tampinha, ate eu troca-lo.
Valeu, um abaço
alexandre
JEFFCATUNDA
02/11/2011, 17:29
318584
ola.
estou estudando a forma de instalar no meutroller dois amortecedores para cada mola, como foi feito nos trolleres de rally. O meu ( troller rf 2000) atualmente estar com calços de mola de 40mm, body lift de 1,5'', pneus 35, relacao coroa e pinha reduzidas, semi eixos novos da enfer, alargadores de 38mm de roda e usa molas e amortecedores originais.
os amortecedores estao dando batente e vou prescisar troca-los por maiores e penso tambem em trocar as molas para as molas do troller novo ( acho que sao as de 2006 em diante). Dai veio a ideia de colocar dois amortecedores para cada mola, pois assim poupo a suspensao da sobrecarga dos pneus.
no forum tem inumeras dicas e opinioes sobre os amortecedores para o troller, no momento estou apto a testar os mb 1113, em virtude de serem faceis de achar aqui na minha cidade (na verdade em qualquer cidade) e haver opinioes de usarios satisfeitos com este amortecedor ,tanto no troller quanto em engese e camper.
nao estou questionando se esta alteraçao vai trazer beneficio para o uso em trilhas, pois imagino que, muito pelo contrario, vai deixar o troller com uma suspensao mais firme menos maleavel em trilhas, apesar que este fato nao vai limitar a abertura da suspensao, mais torna-la mais lenta.
solicito a quem possuir fotos, desenhos ou esboços do esquema de montagem do duplo amortecedor por mola que foi usado nos troller de rally.
abraço
alexandre
Cara, no grupo Troller clube, do yahoo, recentemente foi discutido iddo, e como o Fabil já citou, deixar a susp. dura pode não ser o grande lance... O negócio é investir em um sistema que te forneça respostas rápidas...
Um amortecedor que chamou a atenção dos colegas do troller Clube foram os KAMONSEK, acho que é assim que se escreve, são muito usados em Rallys de velocidade, programáveis de fábrica (você encomenda já com a programação específica) e tem 5 anos de garantia do material, como também reprogramam e fazem reparos na propria fabrica, é uma industria nacional...
Fica ai essa opção que agradou também pelo preço, pois custam bem menos que os concorrentes das mesmas qualidades... a negociaçÃo deles parece que é direto com a fabrica... Bota ai no GOOGLE que você acha.
ALEXKALIL
02/11/2011, 17:51
Ola jeff
valeu pela dica. Vou mandar um email para a fabrica e aguarda resposta.
Quanto aos amortecedore de caminha, apos a orientaçao do fabil, ja desistir.
Alexandre
JEFFCATUNDA
02/11/2011, 19:54
Okapa, depois posta os resultados por aqui... Eu só não coloquei esses kamoseki porque os meus estão bons ainda, e uso pneus 31 AT em dunas...
Jeff.
Ola jeff
valeu pela dica. Vou mandar um email para a fabrica e aguarda resposta.
Quanto aos amortecedore de caminha, apos a orientaçao do fabil, ja desistir.
Alexandre
JORGE DELMANTO
02/11/2011, 21:30
Eu ja passei pela sua duvida e ja testei inumeras opcoes.
O Gemadinha tem suspencao com molas maiores - 70cm - de abertura da rota 4x4, minha equipe.
Inicilamente pus amortecedores MB1113. Como o Fabil bem falou, o efeito unico na pressao, deixava o carro muito mole nas curvas. O pessoal da equipe usa, eu nao curto.
Pelo preco baixo, pode ate servir para um teste e ver se curte.
Depois, passei pelo da f250, ram, mb 1414, cada qual com suas qualidades e defeitos.
Finalmente usei o procomp da dakota com lift.....muito bom.
Como era emprestado para ver se ficava bom no carro, mandei fazer - e ai fica a minha dica -AMORTECEDORES OFF SHOCK , da empresa off limits de floripa.
No site eles fazem um questionamento sobre o uso e seu carro, calibram para mais , para menos, conforme sua vontade e nada cobram por isso.
Comprei para o gemadinha. Por usar molas maior, achei-os duro. Mandei de volta e pedi para regular entre a pressao do troller e a dos procomp. FICOU EXCELENTE.
TENHO HJ UM TROLLER FIRME NAS CURVAS E COM BOA ABERTURA NAS TRILHAS. ACHO Q ESSE MEIO TERMO FICOU MUITO BOM.
Minha sugestao: OFF SHOCKS
Como o jeff falou, o assunto foi comentado, mas os Kamonsekis foram apenas citados, sem ninguem dizer q usa. Ja esses offshocks tem varios donos de troller q usam.
Alias, esses amortecedores do troler sertoes sao offshocks!
Ab
Jorge
ALEXKALIL
02/11/2011, 21:45
Ola jorge
eu ja ate fiz uma cotaçao do off shocks, ainda nao resposndiar a eles , mas achei um pouco salgado. Há varias opinios no forum quanto a boa qualidade deles.
placa: Veiculo:
Cor: Ano: / amortecedor: Offroad
p r o d u t o s
codigo referencia un descricao local qtd unit total
1290 fx5-153+4 un
fx5-153+4 - amort troller - diant / tras -
prolongado + 4"
4 545,00 2.180,00
total produtos r$ 2.180,00
total frete 135,23
taxa icms % 0,00
total icms 0,00
total orcamento 2.315,23
ALEXKALIL
02/11/2011, 21:51
No momento acho que vou esperar o fabil com os Doestch Tech.
Que usa os DT favor dá a sua opiniao e modelo usado?
Alexandre
ALEXKALIL
02/11/2011, 22:10
Ola Jorge.
Usando as minhas atuais molas( originais) com os calços de 40mm. Pelo que entendir nao ganho muito abertura da suspensao, memo usando amortecedores maiores, mas como meu objetivo nao é ganhar suspensao, mas estabilidade, estou satisfeito.
Entao qual seria o modelo da procomp que atenderia o troller, nao achei um modelo da procomp especifico para troller ( nao tem la fora ).
valeu
Alexandre
JEFFCATUNDA
02/11/2011, 23:01
Ola jorge
eu ja ate fiz uma cotaçao do off shocks, ainda nao resposndiar a eles , mas achei um pouco salgado. Há varias opinios no forum quanto a boa qualidade deles.
Então, e foi exatamente ai que pegou na discussão por lá, no troller Clube, os procomp e os off-shocks são excelentes e bem caros...
E foi ai que entraram os kamoseki, que teriam qualidade e o preço be pequeno, com todos ou mais garantias que estes mais caros, mas eu so estou relatando o que li, O Jorge usa, apesar de não conhecer os Kamonseki...
Os Kamonseki para troller custam parece que 400 reais, com 5 anos de garantia do material e com assist técnica da fabrica, egulagem e tal...
Por esse preço você só encontra os Rancho....
ALEXKALIL
02/11/2011, 23:15
OLA JEFF
Na Protune os amortecedores da procomp, modelo ES9000, estao saindo por voltas do 300,00. ja os MX6 sai por mais de 500,00.
JORGE DELMANTO
03/11/2011, 22:37
Jeff,
Ai que esta seu engano, falar muitas vezes sem saber a real.
Os precos sao bem semelhantes, cotando obviamente amortecedores da mesma caracteristica. Paguei 400 em cada off.
Ja com relacao a vc citar q eu nao conheco os kamonsekis, outro erro, pois como o pp cara da fabrica falou, o turcatto andou uma prova com eles....e advinha quem navegava? EU MESMO....apenas nao quis criticar o produto no tc, afinal, usamos apenas uma prova e nao gostamos!
JEFFCATUNDA
04/11/2011, 02:06
Jeff,
Ai que esta seu engano, falar muitas vezes sem saber a real.
Os precos sao bem semelhantes, cotando obviamente amortecedores da mesma caracteristica. Paguei 400 em cada off.
Ja com relacao a vc citar q eu nao conheco os kamonsekis, outro erro, pois como o pp cara da fabrica falou, o turcatto andou uma prova com eles....e advinha quem navegava? EU MESMO....apenas nao quis criticar o produto no tc, afinal, usamos apenas uma prova e nao gostamos!
Qual é Jorge?
Você mesmo que falou aqui mesmo... Eu só concordei com você...
fui bem claro quando falei que Eu só havia lido a respeito desses amortecedores, e que você tinha mais conhecimento sobre alguns deles, se falei o que não sei isso se refere a você...
Não sou adivinho, você não havia falado que não gostou dos Kamonseki por lá, como você mesmo postou aqui...
""..Como o jeff falou, o assunto foi comentado, mas os Kamonsekis foram apenas citados, sem ninguem dizer q usa. Ja esses offshocks tem varios donos de troller q usam...""
Alias, esses amortecedores do troler sertoes sao offshocks!
Ab
Jorge
Eu então escrevi:
mas eu so estou relatando o que li, O Jorge usa, apesar de não conhecer os Kamonseki...
Aprendo muito com você e os demais colegas, por favor, não me ensine errado.
obrigado.
JEFFCATUNDA
04/11/2011, 02:08
Na vida eu sou um eterno aluno.
JORGE DELMANTO
06/11/2011, 21:05
Jeff,
Eu nuca escrevi q nao conhecia os kamonsekis.....esse é o erro da frase!
E TB NUNCA FALEI MAL DELES!!!!
O problema que eu vejo em muitos foruns e que sempre tem alguem da empresa empurrando os produtos por interesse comercial e $$$. Nao se identifica como da empresa e começa a falar super bem disso ou daquilo...
Eu tenho a minha opiniao sobre varios produtos - algumas dessas opinioes ate sao de amigos que entendem do assunto - ou seja, sao terceirizadas.
Mas ainda que eu nao curta algo, nao sou de falar mal, pois as vezes o que nao foi bom para mim, pode ser para vc. os kamonsekis que usamos em apenas uma prova - dai nem citei minha opiniao - nao nos serviu para o que queriamos. Infelizmente nao tivemos retorno da empresa para modificar o produto. Ou seja, se eu comprei errado, o erro foi meu. Concordo 100%...
Já com os offshocks, eu instalei no gemadinha, mas o pessoal da Rota 4x4 - que me usa de cobiaia de teste - pediu para testar uma mola nova. Os amortecedores ficaram duros para essa mola nova. Liguei para o sul, falei com o tecnico, expliquei tudo, enviei a eles, mandei um amortecedor q se aproximava da pressao desejada e eles modificaram a pressao interna, ajustando o novo a CUSTO ZERO!
Ou seja, desde entao, pela experiencia, defendo o produto, QUE NAO TEM PREÇO MUITO SUPERIOR AOS DEMAIS.
E mais, o amortecedor da offshock nao tem solda. É totalmente parafusado....muito bom!
Fica a dica.
Vc viu o video recente no TC de BH?Todos aqueles Trollers com amortecedores amarelos usam off shock!
Ab
Jorge
Jorge,
Como os offshocks não tem solda? Precisa de óculos?
Vai lá olhar direito e depois retifica sua afirmação.
Os que não tem solda são os Rancho... são apenas ponteados.
Reinaldo
ALEXKALIL
06/11/2011, 23:22
Ola jorge e jeff
ate o momento o que eu concluir foi que os amortecedores "bons" para os troller modificados tem que ser do tipo dupla funçao e vai depender do uso do troller para definir o seu amortecedor.
Tem os ranchos que podem ser ajustados, mas pelas opinioes no forum deixam sempre o troller mole, ou seja é bom para trilha.
Tem os procom, off, doestch tech e kamonsek que sao monotubo, regulagem de pressao automatica de acordo com velocidade e que seria para uso misto off e on road.
Tem os amortecedores das picapes e caminhos nacionais, mas com as mudanças drasticas na suspensao e pneus acabam nao trazem beneficio em comparaçao com os originais. Os de caminhoes é uma boa pedida para troller que so faz trilha e nao passa dos 40km/h.
Neste momento estou entre os off, procomp ou doestch tech.
Ponto negativo para o kamonsek por nao responder ao cliente.
Ponto positivo para os off e procomp, ja que nao vi ninguem reclamando deles no forum
os doestch tech ate o momento nao possuem opinioes registrada
como sou do interior e nao tem clube de jeep proximo nao da para testar as novidades, ai tem que ver pelo forum a opiniao dos mais" entendidos" para acompanhar.
Gostria de opiniao sobre os doestch tech de quem ja usou ou usa.
Jorge
e os procom pela descriçao que te passei
Ola Jorge.
Usando as minhas atuais molas( originais) com os calços de 40mm. Pelo que entendir nao ganho muito abertura da suspensao, memo usando amortecedores maiores, mas como meu objetivo nao é ganhar suspensao, mas estabilidade, estou satisfeito.
Entao qual seria o modelo da procomp que atenderia o troller, nao achei um modelo da procomp especifico para troller ( nao tem la fora ).
valeu
Alexandre
Qual seria o modelo para o troller, lembra que quero um amortecedor mais firme, ou seja mais para rally do que trilha.
Abraço.
Alexandre.
ALEXKALIL
06/11/2011, 23:30
Os PROCOMP estao levando vantagem no preço que estar em conta na net, por volta de 300,00 reais.
ALEXKALIL
06/11/2011, 23:36
Ola.
Favor alguem me explicar qual a diferençao entre usar molas maiores e usar molas com calços de tecnil.
Alexandre
ALEXKALIL
15/11/2011, 20:40
Ola
e ai gente!!!!!!!!!
Quem tem imagem ou o esquema da instalaçao do duplo amortecedor por mola?
Pode ate ser que eu nao instale, mas o forum e para isto: Divulgar infomaçoes e esperiencias.
Alexandre
Brunoceno
12/06/2021, 11:56
Opa tudo bem galera? Tenho uma troller tx4 2020, to querendo mexer na suspensão dela, queria ajuda pra saber oque è melhor mexer! Pq uso o carro pra fazer rally e trilha. Precisa colocar um kit que sirva pro dois. Estava vendo o kit lift 2" com fx5 da offshox ou kit lift 2,5" tadssom (espacador de roda, calço e extensor de suspensao)
M-Beltrame
02/09/2021, 14:51
Opa tudo bem galera? Tenho uma troller tx4 2020, to querendo mexer na suspensão dela, queria ajuda pra saber oque è melhor mexer! Pq uso o carro pra fazer rally e trilha. Precisa colocar um kit que sirva pro dois. Estava vendo o kit lift 2" com fx5 da offshox ou kit lift 2,5" tadssom (espacador de roda, calço e extensor de suspensao)
Tanto pra trilha quanto pra rally, curso de suspenção extra vai bem (no caso do rally, priorizando a compressão).
O espaçador é o mais barato de longe, só ganha altura pra pneu maior.
É difícil achar mola de qualidade, então pensaria seriamente em manter as originais + calço e investir em amortecedores bons.
Off shocks não tem fama boa.
Eu iria de bilstein, que vai ficar na faixa de 4 ou 5k.
Tem uma marca muito bem falada que chama BARATEC, mas o jogo de amort custa 10k.
Vai do seu orçamento.
Se for usar pneu 35, levantaria o menos possível, 1" já deve resolver.
Abs.