PDA

Ver Versão Completa : Rebocando fora da Trilha



Augusto Braga
21/06/2005, 20:03
Volta e meia um Jeep volta rebocado da Trilha, é melhor usar a tração no asfalto, quando se reboca, para dividir o esforço nos diferenciais/transmissões? Abraços.

Sandro Tannuri
21/06/2005, 21:10
Augusto,

Se o rebocador tiver tração full time tudo bem mas se for part time nunca deve ser usado em solo firme.

Abraços,

Augusto Braga
21/06/2005, 21:27
Sandro, nem no caso de um Jota, que o conjunto caixa/diferencial não é la estas resistencias tds, rebocando outro Jota ( mesmo peso) ? Abrs.

Sandro Tannuri
21/06/2005, 21:42
Desculpe a minha ignorância mas o JPX e part time não é?
Se é, não deve usar no asfalto.
Lands,Nivas,Cherokees e Pajeros tem tração full time e podem usar no asfalto.

Abraços,

dero
21/06/2005, 21:45
Augusto,

No caso do Jota não se deve usar traçao em solo firme, sem estar rebocando e muito menos rebocando, em ambos casos há esforços excessivos e não previstos no projeto do carro.

Este tipo de tração acionável foi feito para compensar com "deslizamento" (patinaçao) a roda cuja potência a mais for fornecida pelo trem de força, em caso de uso em solo firme isso não ocorre e pode danificar os componentes que passam a não ter mais essa válvula de escape.

O mesmo não ocorre nos carros cuja tração for full time, que contam com um terceiro diferencial ( o central) que equilibra e distribui as forças tanto em o solo derrapante quanto em solo firme.


valeu

Augusto Braga
21/06/2005, 21:57
Valeu mesmo, Eu estava partindo do principio errado que seria poupar td o conjunto traseiro . Qt ao solo firme, Eu entro na trilho e reduzo logo para ter mais força e poupar a embreagem, é dificil ficar parando td hora para desacoplar reduzida onde o terreno fica mais firme intermitente , mais se precisar rebocar em trecho firme já sei como agir. Obrigado e Abrs.

Augusto Braga
21/06/2005, 22:00
Sandro, postamos jts. O J é part-time, no caso do meu não tem roda livre .

Sandro Tannuri
21/06/2005, 22:02
Sandro, postamos jts. O J é part-time, no caso do meu não tem roda livre .

Então não use a tração no asfalto.

Abraços,

Wallace
22/06/2005, 18:45
Por isso que sempre sobra para mim rebocar os outros... (Cherokee Sport que tem opção 4x4 Full-time a Defender 110 que é 4x4 Full-time).

Martin Melcop
05/07/2005, 00:08
Po Augusto o Jota mal tem força para leva-lo imagina rebocando outro..... :shock:

Augusto Braga
05/07/2005, 16:26
Fala Martin. Aconteceu comigo, fiquei sem alternador e fui rebocado por outro jota,com tração ligada. Assim Vc não vende a Enterprise !

FlavioHulk
18/04/2007, 11:36
Eu tenho um Vitara 97 canvas 1.6 8v Mec. um dia desses eu tava numa trilha de areia fofa e vinha reduzido eh claro, so que tive que pegar 1 km de asfalto pra pegar uma outra trilha e como a fila vinha grande eu nao parei pra tirar a tração pois meu carro por ser roda livre automatica tem que dar ré, entao fui reduzido mesmo, nao sai rasgando mais fui bem rapido pois cheguei ate a quinta marcha, ja sei entao que isso pode comprometer o carro, estou certo? :parede:

Luciano SHAKALL
18/04/2007, 15:50
"...tive que pegar 1 km de asfalto pra pegar uma outra trilha ...... fui reduzido mesmo, nao sai rasgando mais fui bem rapido ....... isso pode comprometer o carro ...?"Não necessariamente, Flavio. Se vecê tiver andado só em linha reta, fique tranqüilo... ;)

Alexandre Zocrato
18/04/2007, 18:17
Nas full time não se deve bloquear a viatura.

Murillus
05/09/2007, 18:03
... tive que pegar 1 km de asfalto pra pegar uma outra trilha e como a fila vinha grande eu nao parei pra tirar a tração ... fui reduzido mesmo ...


segundo o manual nao pode usar a rerduzida (4x4 LO) no asfalto... se for 4x4 HI, pode mas nao deve...

Edintruder
14/09/2007, 07:48
segundo o manual nao pode usar a rerduzida (4x4 LO) no asfalto... se for 4x4 HI, pode mas nao deve...

No manual não diz muita coisa que muitas vezes é necessário ser feito... Diz que não deve ser usado o 4x4 no asfalto seco e ainda mais o Low pois não proporciona velocidade. Mas se andar não quer dizer que vá estragar.

Murillus
14/09/2007, 13:43
... Mas se andar não quer dizer que vá estragar ...


Mas isso vai depender da velocidade e da distancia... pior ainda se tiver rebocando alguem... ainda acho melhor (prudente) nao testar... prefiro rebocar alguem sempre usando 4x2 com o outro veiculo no neutro...

Luciano SHAKALL
14/09/2007, 14:57
Acho que o problema não está em rodar ou não no asfalto, e sim, FAZER CURVAS EM PISOS COM ALTO ÍNDICE DE ADERÊNCIA, COMO O ASFALTO. Se o trajeto for em linha reta - e geralmente não é :mrgreen: - , podería-se utilizar o 4x4 (ou o bloqueio central, nos 4x4 "Full Time") sem problema :concordo: . O sistema NÃO vai sofrer esforços demasiados rodando em linha reta :discordo: .

Se estiver reduzido, mantendo uma baixa velocidade (o Niva - o meu, pelo menos :twisted: - chega a 80/90 Km/h em 5ª reduzida) também não há problema. O problema em "Correr" quando reduzido, é que as engrenagens da caixa de transferência giram muito mais rápido que na posição "Hi", gerando muito mais calor e, principalmente se o óleo das caixas for velho e/ou de má qualidade, pode gerar um aquecimento indesejável com perda da capacidade de lubrificação... Aí ja viu... :putz:

[]'s

Murillus
17/09/2007, 13:42
Acho que o problema não está em rodar ou não no asfalto, e sim, FAZER CURVAS EM PISOS COM ALTO ÍNDICE DE ADERÊNCIA, COMO O ASFALTO...


:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: bem dito...

Morcego
05/10/2007, 22:25
Sempre que ando em asfalto com muita chuva uso 4x4 Hi no meu Vitara,e recomendo, acho que ele fica mais estavel e agarra mais no chão, claro ! Mas somente com muita chuva, que acaba simulando um piso com pouca aderencia.