PDA

Ver Versão Completa : Engate do 4x4

Gezoni
31/10/2011, 21:29
Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

É meu primeiro 4x4....

abraços

herbs
01/11/2011, 09:46
Você viu se o carro ficou 4x4 mesmo com a luz apagada? Pois a luz pode ter queimado, o que é fácil de trocar.

A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida

=)

Guiga Tostes
01/11/2011, 10:46
A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida
=)

Herbs, acho que vc pensou uma coisa e escreveu outra...4x4Lo(low) é o 4x4 reduzido e 4x4Hi(high) é o 4x4 normal. :concordo:

Abrs

Ezahn
01/11/2011, 23:28
Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?

Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...

É meu primeiro 4x4....

abraços

Gezoni, o engate é isto mesmo. Puxa a alavanca para trás e já esta ligado o 4x4. Este movimento aciona o cardã dianteiro. Para reduzir a mesma alavanca é colocada para o lado e depois para a frente. No meio do caminho fica neutro, e na frente engata a reduzida.

A sua tração 4x4 tá engatando. Ligue ela (e a roda livre se for o caso de ser manual) e tente andar e fazer curvas devagar. Se estiver engatando o 4x4 vai ficar esquisito quando faz curva. Não faça muitas curvas fechadas e nem rápido com o 4x4 ligado andando no asfalto que não é bom. Se vc perceber que ficou diferente então o 4x4 tá engatando. Então se não acende a luz pode ser a lampada do painel queimada ou o sensor que tem na caixa de redução quebrado ou mais possivelmente, com o fio solto. Esta caixa de redição é uma peça que fica mais para trás que o câmbio, na minha tem um protetor, e é de onde sai o cardã dianteiro. Ao lado desta peça tem o sensor e o fio.

De uma fuçada lá.

Boa sorte.

SandroGaúcho
03/11/2011, 14:30
Ezahn

Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!

O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|

SandroGaúcho
03/11/2011, 14:40
Vou tentar denovo:

318800

Gezoni
03/11/2011, 14:49
Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

Acho que ela está permanentemente em H4.

Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

obrigado

Gezoni
03/11/2011, 14:53
Em tempo: o que é roda libre??

obrigado

SandroGaúcho
03/11/2011, 15:14
Gezoni,

Como eu disse, sou recruta, mas pelo que eu entendi que patinou só a traseira significa que elas está em 4x2, ou seja, não está com tração nas 4 rodas, se tivesse em "4x4" todas as rodas patinariam/girariam ok?

A respeito da roda livre, significa que se tu não acoplar as rodas dianteiras na posição "LOCK" ela fica com tração traseira, que é o normal.

Qual o ano de sua Toy?

Tu tens o manual?

Ate mais

niomarpm
03/11/2011, 21:44
Ezahn

Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!

O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|

Desculpa a intromissão.

Se vc deixa no "N" o carro não sai do lugar. Pois libera todas as rodas. Usado geralmente em jeep que são puxados por cambão.

Segundo eu aprendi.

Ezahn
03/11/2011, 22:17
Ezahn

Vou dentar desenhar:

H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|

É isto mesmo. Na posição H2 tá com tração só atras. Na posição N o carro não anda, é como no N do câmbio, neutro.

Ezahn
03/11/2011, 22:47
Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.

Acho que ela está permanentemente em H4.

Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?

Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?

Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...

Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.

obrigado

Gezoni, No seu teste patinou só as de trás porque tava em 4x2 mesmo. H2 é 4x2. Nosso carro, quando em 4x2, é só as de trás que tem tração, diferente da maioria dos carros. Por isto que ela patinou, Se tivesse 4x4 provavelmente não patinaria, andaria. Patinar as 4 é só atolado.

A questão do movimento da alavanca e a sensação de engate é o seguinte. Uso normal é H2, o cardã traseiro está sempre acoplado. Quando passa para H4 ocorre apenas o acoplamento de uma engrenagem que que passa o movimento para o cardã dianteiro tb. Quando vamos engatar a reduzida (L4) é como se estivéssemos mudando de marcha. São outras engrenagens que são mexidas. Desengatamos da marcha alta (hi) e passamos para a lenta (low). Por isto é que tem o neutro no meio e a sensação é semelhante a do câmbio de marchas. A reduzida (L4) sempre é ligada com o 4x4 acionado no câmbio.

A questão da roda livre é porque quando desengatamos o 4x4 no câmbio, o cardã e diferencial dianteiros continuariam girando se não tiver como desacoplar o sistema da roda. O movimento das rodas giraria tudo, e é o que acontece se o carro tiver roda livre manual e não desligarmos a roda livre no cubo da roda. A roda libre fica no cubo das rodas dianteiras. Tem uma que são manuais, ai então tem uma peça de girar com a mão (look = ligado e free = desligado). Outras já é automático, ai é só na alavanca ao lado do câmbio mesmo que tem que mexer.

Observação: uso na rua deixar H2 e a roda livre no free. diferencial dianteiro fica parado. Uso em terra passar primeiro a roda livre para look e depois pode ligar o H4, e se precisar o L4. Se ligar o H4 antes não tem problema mas o carro continua tracionando só nas de trás até passar a roda livre para look.

Espero ter ajudado.
Abraços

Gezoni
06/11/2011, 20:43
Valeu, ajudou muito.

Pessoal, como disse moro em uma cidade que não possui bons mecanicos. Estou querendo resolver outro problema. Ela tem uma pequena folga no volante, algo abaixo de 3 cm, que segundo o manual é normal. Entretanto, quando pego estrada de terra o volante trepida muito.

Qual seria o problema? Na suspensão ou na direção.

Ela está com um vazamente do líquido de direção. Pare eu saber se é somente trocar o reparo eu tenho que desmontar?

Abraços.

Ps. Estou aprendendo muito com a ajuda dos senhores. Não sabia que a tração era traseira...rs Recruta mesmo.

guilhermeabreu
06/11/2011, 22:42
PESSOAL

O EZAHN explicou direitinho , mas para quem não conhece nada , ou quase nada em palavras fica até meio difícil de entender , vc na sua cidade deve ter algum amigo jipeiro ou que tenha um 4x4 , SW4 , JIPE , BAND ou outro qualquer para mostrar no seu carro como funciona , em 3 minutos vc irá entender perfeitamente .

SANDROGAÚCHO , a posição da sua alavanca esta correto em deixar na posição H2 para vc andar na cidade e seu desenho esta correto .

GEZONI , ela patinar só as rodas de tras quer dizer que a alavanca esta em H2 ou seja andando em 4x2 , sem tração nas 4 rodas e o consumo de 10km/l nesta sua viagem esta normal , se tivesse em H4 teria um consumo ligeiramente mais alto , quase que imperceptível e se tivesse em H4 LOW vc não passaria de 90km/h e o consumo seria uns 5km/l .

RODA LIVRE , é um dispositivo que tem em QUASE todos os 4x4 , ela pode ser " MANUAL " que é lá na roda da frente , tem um resssalto no meio do cubo da roda , que tem 02 posições FREE e LOCK , na posição FREE a roda fica desconectada do eixo ( A RODA ESTARÁ LIVRE sem ação da tração ) e na posição LOCK a roda fica conectada no eixo dianteiro ( aí sofre a ação da tração vinda do eixo dianteiro ) nesta posição se a alavanca do cambio estiver na posição H4 HIGHT ou H4 LOW a roda da frente terá tração do eixo dianteiro , DAÍ O CARRO ESTARA EM TRAÇÃO 4X4 .
E a RODA LIVRE pode ser AUTOMÁTICA que faz este serviço de mudança de H2 PARA H4 HIGHT e H4 LOW apenas qdo vc aciona a alavanca de marcha dentro do carro , ou seja : qdo vc muda a posição da alavanca da posição H2 pra H4 a RODA que estava LIVRE passsa a ficar na pisição LOCK com TRAÇÃO e qdo vc muda a alvanca da posição h4 HIGHT para a posição H4 LOW a RODA permanesse com tração e qdo vc volta a alavanca dentro do carro para a posição H2 AUTOMATICAMENTE A RODA FICA LIVRE NOVAMENTE , e na RODA LVRE MANUAL ísto só ocorre qdo vc muda a posição DESTE RESSALTO LÁ NA RODA DA FRENTE MANUALMENTE .

Nos carros que tem tração 4X4 permanente , NÃO TEM RODA LIVRE , mas tem mais um diferencial que é o CENTRAL para minimizar o esforço que faria no eixo dianteiro em curvas , pois caso não tivesse este 3º diferencial , as engrenagens dos dois diferencias não suportariam tanto esforço feito qdo o carro faria uma curva , mas ísto é outra estória , não tentem entender pq já começa a complicar um pouco .

Os amigos aqui responderam corretamente , apenas tentei explicar em outras palavras a mesma coisa para ver se ficaria mais claro o entendimento .

Gezoni
15/12/2011, 00:52
Valeu pelo retormo pessoal. A minha não está engatando mesmo o 4x4... O mecanico disse que o problema é em alguns dos chicotes elétricos ou em um motor elétrico que trava as rodas da frente .

Ele disse que o cambio está funcionando mas existe um motor elétrico que trava as rodas da frente para elas rodarem e este motor parou de funcionar.

Disse que o motor não está funcionando mais porque deve ter ressecado algum fiu e arrebentado. Procede?

abç

André Monteiro Costa
03/05/2012, 15:06
Meu amigo, acompanhei o seu drama que agora é o meu também. Te pergunto, você conseguiu resolver? Era mesmo o motor elétrico?

fgibin
03/05/2012, 20:39
Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
Grande abraço
Fabrizio

Ezahn
03/05/2012, 21:09
Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
Grande abraço
Fabrizio

O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.

E pergunto mais, este sistema é confiável nas toyotas?

Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
Abraços

ivancgbsb
04/05/2012, 14:40
O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.

Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
Abraços

Neste link: Toyota Tech: Defeating the ADD System - ORN (http://www.4x4wire.com/toyota/tech/add/) tem uma explicação sobre o ADD e a foto anexa que tirei de lá, mostra parte do sistema ADD. Nas Hilux brasileiras essa "confusão de mangueiras e fios" da foto, fica em uma posição mais baixa. Abaixo e para trás da caixa de fusíveis. Quando a 4x4 não funciona pode ser uma dessas mangueirinhas soltas ou furadas ou um fio de solenóide (que controla o vácuo) sem conduzir corretamente.

fgibin
04/05/2012, 22:51

Abraços

O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
345169

Ezahn
05/05/2012, 17:20
O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
345169

Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?

E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?

Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
Abraços.

sandro_ventania
05/05/2012, 18:15
Então a SW4 não tem bloqueio? Isto é, se uma roda patinar, já era a tração?

Ezahn
05/05/2012, 18:27
Então a SW4 não tem bloqueio? Isto é, se uma roda patinar, já era a tração?

É isto mesmo. No dianteiro não tem e na traseira muitas tem diferencial de deslisamento limitado, da uma ajuda mas não é bloqueio total. Mas ela não tem diferencial central, cada eixo tem tração independente de o outro eixo patinar. Mas se patinar uma roda, a outra do mesmo eixo já era! Se patinar uma da frente e uma de trás ai ficou!!!!!!

fgibin
05/05/2012, 22:51
Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?

E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?

Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
Abraços.

Ezahn,

É isso mesmo. Ficar girando sempre tudo...
Pelo que consegui ver, o sistema usa a mesma depressão criada pelo servofreio.
Grande abraço
Fabrizio

Ezahn
05/05/2012, 23:35
Ezahn,

É isso mesmo. Ficar girando sempre tudo...
Pelo que consegui ver, o sistema usa a mesma depressão criada pelo servofreio.
Grande abraço
Fabrizio

É isto. Li o artigo do link. Funciona com o vácuo do servo freio. Mas o cara do link tava ensinando a desligar o sistema. Pelos relatos funciona bem, mas nada é mais confiável do que a velha e boa roda livre manual, obviamente com menos conforto.
Abraços.

sandro_ventania
09/05/2012, 23:40
É isto mesmo. No dianteiro não tem e na traseira muitas tem diferencial de deslisamento limitado, da uma ajuda mas não é bloqueio total. Mas ela não tem diferencial central, cada eixo tem tração independente de o outro eixo patinar. Mas se patinar uma roda, a outra do mesmo eixo já era! Se patinar uma da frente e uma de trás ai ficou!!!!!!

Existe como adaptar o bloqueio nas SW4?
Aliás esse é um detalhe que nunca entendi, pois pra mim a tração deveria sempre ir para a roda que está oferecendo resistencia e não o oposto!

Ezahn
10/05/2012, 21:51
Existe como adaptar o bloqueio nas SW4?
Aliás esse é um detalhe que nunca entendi, pois pra mim a tração deveria sempre ir para a roda que está oferecendo resistencia e não o oposto!

Sandro, existem bloqueios de diferencial para hilux sim. Mais de um tipo.

A questão da força não ir para a roda que está oferecendo resistência é porque no carro, quando se faz curvas fechadas, as rodas do lado de dentro devem girar menos que as de fora. É um aparato mecânico, sem nenhuma eletrônica. Nos carros modernos com controle de tração ai sim a "inteligência" faz o carro saber se a roda esta sem tração ou simplesmente andando mais que a outra por estar do lado de fora da curva, ai então ele corrige a tração.

Entendeu???????

sandro_ventania
11/05/2012, 21:28
Oi Ezahn,
Eu entendo como funciona o diferencial...é que eu sempre achei que o projeto do diferencial deveria ser a de direcionar a tração para a roda de dentro da curva, para justamente o carro não perder a tração quando uma das rodas ficarem em falso.
Tá bom...eu sei que provavelmente a mecânica ficaria mais complicada.
Ainda bem que existe o bloqueio...he he he! Voce faz ideia de quanto custa e se tem algum efeito colateral indesejado?

Ezahn
12/05/2012, 19:09
Oi Ezahn,
Eu entendo como funciona o diferencial...é que eu sempre achei que o projeto do diferencial deveria ser a de direcionar a tração para a roda de dentro da curva, para justamente o carro não perder a tração quando uma das rodas ficarem em falso.
Tá bom...eu sei que provavelmente a mecânica ficaria mais complicada.
Ainda bem que existe o bloqueio...he he he! Voce faz ideia de quanto custa e se tem algum efeito colateral indesejado?

Cara, eu sei que existem vários tipos de bloqueio e alguns tem alguns inconvenientes, mas não sei muito sobre isto.

Quanto ao lance da tração, se jogar mais tração para a roda de dentro da curva, ou simplesmente igual para as duas como ocorre em um bloqueio de diferencial, no asfalto vai causar instabilidade e vai gastar pneu pre cacete!!!

Agora quanto ao bloqueio, é o preço de um guincho e o guincho resolve mais. Acho que vale a pena se usar para trilha mesmo e já tiver um guincho.
Abraços

Edu

André Monteiro Costa
06/01/2013, 22:05
Tenho uma sw4 2001 e estou com problema com o acionamento do 4x4 pois o mesmo não entra. Alguém já passou por isso e tem alguma informação que possa me ajudar?

fgonelli
07/01/2013, 11:15
Quanto ao lance da tração, se jogar mais tração para a roda de dentro da curva, ou simplesmente igual para as duas como ocorre em um bloqueio de diferencial, no asfalto vai causar instabilidade e vai gastar pneu pre cacete!!!

Edu

Edu, Não é bem assim. Os bloqueios automáticos de 100% funcionam exatamente jogando tração na roda que gira menos em uma curva mas essa resultante não se conssegue com engrenagens mas sim com catracas, dai o barulho e os trancos que eles fazem.
Esse tipo de bloqueio não causa instabilidade nem desgaste prematuro nos pneus (eu tive uma band com kaiser nos dois eixos e a estabilidade melhorou muito quando instalei os bloqueios, fora que ela ficou imune a aquaplanagem quando acelerando).

Bloqueios para o eixo dianteiro tipo ADD só conheço dois:
-ARB selecionável a ar comprimido
-EATON detroite true trac que é lsd por engrenagens. Mas não é 100% (assim que tiver uma grana vou comprar um desse).

Abraço, Felipe

fgonelli
07/01/2013, 11:19
Tenho uma sw4 2001 e estou com problema com o acionamento do 4x4 pois o mesmo não entra. Alguém já passou por isso e tem alguma informação que possa me ajudar?

André, fale mais sobre os sintomas. A alavanca não engata ou a luz não acende no painel?

André Monteiro Costa
07/01/2013, 14:37
Vou relatar desde o começo:
Quando comprei o carro em fevereiro de 2012 fui testar a tração e reparei que luz indicadora de tração não acendia no painel e o carro de fato não tracionava na dianteira. Primeira coisa que fiz foi olhar a caixa de fizível onde constatei que faltava o da tração. Coloquei o mesmo e o carro tracionou e a luz acendeu perfeitamente. Para minha surpresa no próximo passeio que fiz o problema voutou e fui direto para o fuzível vendo que o mesmo estava estourado. Fui para o mecânico que disse "achar" que o problema era no motor elétrico que fica na trasmissão dianteira que aciona o 4x4 após tirar a alavanca do H2 para H4. Tiramos o motor elétrico e costatamos que o mesmo estava queimado. Comprei outro motor elétrico coloquei no lugar ficando tudo perfeito por mais três passeios e o problema voltar. Levei o carro para um eletricista que disse não ter nenhum problema elétrico pois todo o sistema esta funcionando perfeitamente até a tomada que acopla no motor elétrico ( foi feito o teste na tomada acionando a alavanca do 4x4 e tirando o 4x4 ). O motor elétrico sei que não é pois comprei outro e o mesmo também parou. Agora te pergunto como resolvo esta encrenca?

fgonelli
07/01/2013, 19:04
Cara, pelo catalogo da toyota não é motor elétrico e sim atuador a vácuo.
ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_2001_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMST_4301.3.html)

André Monteiro Costa
07/01/2013, 22:19
Cara, pelo catalogo da toyota não é motor elétrico e sim atuador a vácuo.
ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_2001_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMST_4301.3.html)
Os modelos 2001 e 2002 são com motor elétrico e não atuador a vácuo.

fgonelli
08/01/2013, 12:39

Para o motor queimar deve ter alguma coisa travada ou fim de curso que não atua. Não conheço bem o sistema com motor elétrico pois a minha é a vácuo mas vou pesquisar mais.

jorge.duarte
08/01/2013, 17:32

A minha é 2002/2003 e vi que é a vácuo!

Abs

André Monteiro Costa
08/01/2013, 22:02
Para o motor queimar deve ter alguma coisa travada ou fim de curso que não atua. Não conheço bem o sistema com motor elétrico pois a minha é a vácuo mas vou pesquisar mais.
Provavelmente é por aí pois quando eu aciono a tração a luz do painel do ar condicionado que é digital dá uma caída o que para meu eletricista significa que o motor elétrico esta forçando.

fgonelli
09/01/2013, 21:46
Provavelmente é por aí pois quando eu aciono a tração a luz do painel do ar condicionado que é digital dá uma caída o que para meu eletricista significa que o motor elétrico esta forçando.

Cara tenta tirar o motor e procurar a chave de fim de curso se ela for direto no motor ele pode ter cido montado na posiçao errada.
O mais importante é achar o fim de curso e verificar o funcionamento em bancada.

André Monteiro Costa
10/01/2013, 18:03
Cara tenta tirar o motor e procurar a chave de fim de curso se ela for direto no motor ele pode ter cido montado na posiçao errada.
O mais importante é achar o fim de curso e verificar o funcionamento em bancada.
Valeu, depois coloco aqui o resultado.

ProjetoQuad
16/01/2013, 14:30
Bom para a galera que tem o sistema ADD como acionamento do 4x4 aqui vai a solução facil, sem precisar de por roda livre manual (ter que sair do carro para acionar).
Eu tive esse problema de não funcionar e resolvi, li e estudei muito o sistema ADD, sei como funciona de cor e salteado...... Bom olha essa discussão na segunda pagina tem a solução do problema.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/109437-4x4-hilux-sw4-94-nao-funciona-2.html