Ver Versão Completa : Engate do 4x4
Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?
Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...
É meu primeiro 4x4....
abraços
Você viu se o carro ficou 4x4 mesmo com a luz apagada? Pois a luz pode ter queimado, o que é fácil de trocar.
A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida
=)
Guiga Tostes
01/11/2011, 10:46
A 4x4 lo (low) é a famosa 4x4 simples, e a 4x4 hi (high) é a 4x4 reduzida
=)
Herbs, acho que vc pensou uma coisa e escreveu outra...4x4Lo(low) é o 4x4 reduzido e 4x4Hi(high) é o 4x4 normal. :concordo:
Abrs
Olá, na minha sw4 a luz do engate do 4x4 não acende, o que pode ser?
Notei que o engate no 4x4 lo é diferente do hi, fiquei com dúvida: para o hi basta puxar a alavanca? Não tem encaixe? Quando ponho o hi parece que a alavanca fica solta...
É meu primeiro 4x4....
abraços
Gezoni, o engate é isto mesmo. Puxa a alavanca para trás e já esta ligado o 4x4. Este movimento aciona o cardã dianteiro. Para reduzir a mesma alavanca é colocada para o lado e depois para a frente. No meio do caminho fica neutro, e na frente engata a reduzida.
A sua tração 4x4 tá engatando. Ligue ela (e a roda livre se for o caso de ser manual) e tente andar e fazer curvas devagar. Se estiver engatando o 4x4 vai ficar esquisito quando faz curva. Não faça muitas curvas fechadas e nem rápido com o 4x4 ligado andando no asfalto que não é bom. Se vc perceber que ficou diferente então o 4x4 tá engatando. Então se não acende a luz pode ser a lampada do painel queimada ou o sensor que tem na caixa de redução quebrado ou mais possivelmente, com o fio solto. Esta caixa de redição é uma peça que fica mais para trás que o câmbio, na minha tem um protetor, e é de onde sai o cardã dianteiro. Ao lado desta peça tem o sensor e o fio.
De uma fuçada lá.
Boa sorte.
SandroGaúcho
03/11/2011, 14:30
Ezahn
Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!
Seguinte... pelo que tu falou eu acho que estou fazendo coisa errada!
O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso
Vou dentar desenhar:
H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|
SandroGaúcho
03/11/2011, 14:40
Vou tentar denovo:
318800
Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.
Acho que ela está permanentemente em H4.
Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?
Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?
Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...
Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.
obrigado
Em tempo: o que é roda libre??
obrigado
SandroGaúcho
03/11/2011, 15:14
Gezoni,
Como eu disse, sou recruta, mas pelo que eu entendi que patinou só a traseira significa que elas está em 4x2, ou seja, não está com tração nas 4 rodas, se tivesse em "4x4" todas as rodas patinariam/girariam ok?
A respeito da roda livre, significa que se tu não acoplar as rodas dianteiras na posição "LOCK" ela fica com tração traseira, que é o normal.
Qual o ano de sua Toy?
Tu tens o manual?
Ate mais
niomarpm
03/11/2011, 21:44
Ezahn
Eu tava lendo o que voce escreveu nesse tópico e como sou recruta no mundo 4X4 me surgiu uma dúvida e aquele "frio na barriga"!
O câmbio do 4x4 na minha japa eu posiciono a alacanca conforme o antigo dono me instruiu, ou seja, pra deixar o 4x4 desligado eu deixo a alavanca na posição h2 e não em "N" neutro, isso tá certo? no manual não diz nada sobre isso
Vou dentar desenhar:
H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|
Desculpa a intromissão.
Se vc deixa no "N" o carro não sai do lugar. Pois libera todas as rodas. Usado geralmente em jeep que são puxados por cambão.
Segundo eu aprendi.
Ezahn
Vou dentar desenhar:
H2 H4low
| |
| N
| |
H4hi_____|
É isto mesmo. Na posição H2 tá com tração só atras. Na posição N o carro não anda, é como no N do câmbio, neutro.
Ola, Ezahn e colegas obrigado pelo retorno.
Acho que ela está permanentemente em H4.
Fiz o seguinte: cologuei em h2 e acelerei no barro, o carro patinou nas rodas trazeiras. Ele está em 4x4?
Depois que ele patinou me desesperei porque acabei de chegar de uma viagem de 3000 km...Durante a viagem o consumo ficou em 10 km/l em velocidade de 110 km/h. Em razão deste consumo achei que ela estaria em 4x2...Mas se ela patinou nas rodas trazeira é porque o 4x4 está acionado, correto?
Quando movo a alavanca dá para perceber o engate da L4, mas não a h2 e h4...
Conto com a ajuda dos senhores porque moro em cidade pequena e somente tem mecanicos açougueiros aqui.
obrigado
Gezoni, No seu teste patinou só as de trás porque tava em 4x2 mesmo. H2 é 4x2. Nosso carro, quando em 4x2, é só as de trás que tem tração, diferente da maioria dos carros. Por isto que ela patinou, Se tivesse 4x4 provavelmente não patinaria, andaria. Patinar as 4 é só atolado.
A questão do movimento da alavanca e a sensação de engate é o seguinte. Uso normal é H2, o cardã traseiro está sempre acoplado. Quando passa para H4 ocorre apenas o acoplamento de uma engrenagem que que passa o movimento para o cardã dianteiro tb. Quando vamos engatar a reduzida (L4) é como se estivéssemos mudando de marcha. São outras engrenagens que são mexidas. Desengatamos da marcha alta (hi) e passamos para a lenta (low). Por isto é que tem o neutro no meio e a sensação é semelhante a do câmbio de marchas. A reduzida (L4) sempre é ligada com o 4x4 acionado no câmbio.
A questão da roda livre é porque quando desengatamos o 4x4 no câmbio, o cardã e diferencial dianteiros continuariam girando se não tiver como desacoplar o sistema da roda. O movimento das rodas giraria tudo, e é o que acontece se o carro tiver roda livre manual e não desligarmos a roda livre no cubo da roda. A roda libre fica no cubo das rodas dianteiras. Tem uma que são manuais, ai então tem uma peça de girar com a mão (look = ligado e free = desligado). Outras já é automático, ai é só na alavanca ao lado do câmbio mesmo que tem que mexer.
Observação: uso na rua deixar H2 e a roda livre no free. diferencial dianteiro fica parado. Uso em terra passar primeiro a roda livre para look e depois pode ligar o H4, e se precisar o L4. Se ligar o H4 antes não tem problema mas o carro continua tracionando só nas de trás até passar a roda livre para look.
Espero ter ajudado.
Abraços
Valeu, ajudou muito.
Pessoal, como disse moro em uma cidade que não possui bons mecanicos. Estou querendo resolver outro problema. Ela tem uma pequena folga no volante, algo abaixo de 3 cm, que segundo o manual é normal. Entretanto, quando pego estrada de terra o volante trepida muito.
Qual seria o problema? Na suspensão ou na direção.
Ela está com um vazamente do líquido de direção. Pare eu saber se é somente trocar o reparo eu tenho que desmontar?
Abraços.
Ps. Estou aprendendo muito com a ajuda dos senhores. Não sabia que a tração era traseira...rs Recruta mesmo.
guilhermeabreu
06/11/2011, 22:42
PESSOAL
O EZAHN explicou direitinho , mas para quem não conhece nada , ou quase nada em palavras fica até meio difícil de entender , vc na sua cidade deve ter algum amigo jipeiro ou que tenha um 4x4 , SW4 , JIPE , BAND ou outro qualquer para mostrar no seu carro como funciona , em 3 minutos vc irá entender perfeitamente .
SANDROGAÚCHO , a posição da sua alavanca esta correto em deixar na posição H2 para vc andar na cidade e seu desenho esta correto .
GEZONI , ela patinar só as rodas de tras quer dizer que a alavanca esta em H2 ou seja andando em 4x2 , sem tração nas 4 rodas e o consumo de 10km/l nesta sua viagem esta normal , se tivesse em H4 teria um consumo ligeiramente mais alto , quase que imperceptível e se tivesse em H4 LOW vc não passaria de 90km/h e o consumo seria uns 5km/l .
RODA LIVRE , é um dispositivo que tem em QUASE todos os 4x4 , ela pode ser " MANUAL " que é lá na roda da frente , tem um resssalto no meio do cubo da roda , que tem 02 posições FREE e LOCK , na posição FREE a roda fica desconectada do eixo ( A RODA ESTARÁ LIVRE sem ação da tração ) e na posição LOCK a roda fica conectada no eixo dianteiro ( aí sofre a ação da tração vinda do eixo dianteiro ) nesta posição se a alavanca do cambio estiver na posição H4 HIGHT ou H4 LOW a roda da frente terá tração do eixo dianteiro , DAÍ O CARRO ESTARA EM TRAÇÃO 4X4 .
E a RODA LIVRE pode ser AUTOMÁTICA que faz este serviço de mudança de H2 PARA H4 HIGHT e H4 LOW apenas qdo vc aciona a alavanca de marcha dentro do carro , ou seja : qdo vc muda a posição da alavanca da posição H2 pra H4 a RODA que estava LIVRE passsa a ficar na pisição LOCK com TRAÇÃO e qdo vc muda a alvanca da posição h4 HIGHT para a posição H4 LOW a RODA permanesse com tração e qdo vc volta a alavanca dentro do carro para a posição H2 AUTOMATICAMENTE A RODA FICA LIVRE NOVAMENTE , e na RODA LVRE MANUAL ísto só ocorre qdo vc muda a posição DESTE RESSALTO LÁ NA RODA DA FRENTE MANUALMENTE .
Nos carros que tem tração 4X4 permanente , NÃO TEM RODA LIVRE , mas tem mais um diferencial que é o CENTRAL para minimizar o esforço que faria no eixo dianteiro em curvas , pois caso não tivesse este 3º diferencial , as engrenagens dos dois diferencias não suportariam tanto esforço feito qdo o carro faria uma curva , mas ísto é outra estória , não tentem entender pq já começa a complicar um pouco .
Os amigos aqui responderam corretamente , apenas tentei explicar em outras palavras a mesma coisa para ver se ficaria mais claro o entendimento .
Valeu pelo retormo pessoal. A minha não está engatando mesmo o 4x4... O mecanico disse que o problema é em alguns dos chicotes elétricos ou em um motor elétrico que trava as rodas da frente .
Ele disse que o cambio está funcionando mas existe um motor elétrico que trava as rodas da frente para elas rodarem e este motor parou de funcionar.
Disse que o motor não está funcionando mais porque deve ter ressecado algum fiu e arrebentado. Procede?
abç
André Monteiro Costa
03/05/2012, 15:06
Meu amigo, acompanhei o seu drama que agora é o meu também. Te pergunto, você conseguiu resolver? Era mesmo o motor elétrico?
Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
Grande abraço
Fabrizio
Somente complementando o que já explicou perfeitamente o Guillerme, na SW4 existe um dispositivo chamado ADD que desacopla o semieixo dianteiro direito com um comando pneumatico acionado quando passamos a alavanca em H4 ou L4. É um mecanismo que tem a mesma função de uma roda livre automatica.
A confirmação que acende a luz do painel passa tambem por este dispositivo alem que pela caixa.
Grande abraço
Fabrizio
O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.
E pergunto mais, este sistema é confiável nas toyotas?
Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
Abraços
ivancgbsb
04/05/2012, 14:40
O ADD das SW4 98 são por este sistema pneumático? Que história é esta de motor elétrico que o Gezoni disse no Post 15? As SW4 têm isto? É elétrico ou pneumático. Alguem que conhece bel pode explicar melhor.
Digo tudo isto porque tive um L200 que a roda livre automática engrenava como um tipo de uma "cremalheira" ou "catraca" e para desengrenar tem que dar ré. Achava uma merda pois se dava ré com o 4x4 ligado a roda livre soltava, e depois para ir para a frente tinha que ir na manha se não dava tranco no sistema em acoplamento e quebrava (quando comprei estava quebrado por isto). E um amigo teve uma ranger que tinha um tal sistema elétrico de roda livre automática que tb vivia quebrando. Este foi um fator que considerei na hora de comprar o carro com a famosa roda livre manual. Meio sacal mas não da chabu!
Abraços
Neste link: Toyota Tech: Defeating the ADD System - ORN (http://www.4x4wire.com/toyota/tech/add/) tem uma explicação sobre o ADD e a foto anexa que tirei de lá, mostra parte do sistema ADD. Nas Hilux brasileiras essa "confusão de mangueiras e fios" da foto, fica em uma posição mais baixa. Abaixo e para trás da caixa de fusíveis. Quando a 4x4 não funciona pode ser uma dessas mangueirinhas soltas ou furadas ou um fio de solenóide (que controla o vácuo) sem conduzir corretamente.
Abraços
O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
345169
O sistema é pneumático. É uma luva que deslizando entre as duas partes do semieixo dianteiro direito as conecta e bota tração nas rodas dianteiras. A roda esquerda é sempre engrenada mas, pelo funcionamento do diferencial que transmite a força somente na roda que opõe menos resistência, não recebe torque até que o ADD do lado esquerdo seja engrenado.
O mecanismo é bem visível no semieixo dianteiro (deitando em baixo do carro).
Pelo que sei, nunca deu problemas, não precisa de graxa mas pode ser desmontado como é bem explicado no manual de oficina.
345169
Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?
E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?
Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
Abraços.
sandro_ventania
05/05/2012, 18:15
Então a SW4 não tem bloqueio? Isto é, se uma roda patinar, já era a tração?
Então a SW4 não tem bloqueio? Isto é, se uma roda patinar, já era a tração?
É isto mesmo. No dianteiro não tem e na traseira muitas tem diferencial de deslisamento limitado, da uma ajuda mas não é bloqueio total. Mas ela não tem diferencial central, cada eixo tem tração independente de o outro eixo patinar. Mas se patinar uma roda, a outra do mesmo eixo já era! Se patinar uma da frente e uma de trás ai ficou!!!!!!
Entendi parcialmente. Pelo que vc colocou aqui o semi eixo da roda esquerda, as planetárias e uma parte do outro semi eixo, até a tal luva, ficam sempre girando, mesmo com a tração desligada?
E este sistema pneumático utiliza o vácuo do freio?
Quase entendendo agora. O que eu entendi é que funciona bem e não quebra nem desengata como o da L200.
Abraços.
Ezahn,
É isso mesmo. Ficar girando sempre tudo...
Pelo que consegui ver, o sistema usa a mesma depressão criada pelo servofreio.
Grande abraço
Fabrizio
Ezahn,
É isso mesmo. Ficar girando sempre tudo...
Pelo que consegui ver, o sistema usa a mesma depressão criada pelo servofreio.
Grande abraço
Fabrizio
É isto. Li o artigo do link. Funciona com o vácuo do servo freio. Mas o cara do link tava ensinando a desligar o sistema. Pelos relatos funciona bem, mas nada é mais confiável do que a velha e boa roda livre manual, obviamente com menos conforto.
Abraços.
sandro_ventania
09/05/2012, 23:40
É isto mesmo. No dianteiro não tem e na traseira muitas tem diferencial de deslisamento limitado, da uma ajuda mas não é bloqueio total. Mas ela não tem diferencial central, cada eixo tem tração independente de o outro eixo patinar. Mas se patinar uma roda, a outra do mesmo eixo já era! Se patinar uma da frente e uma de trás ai ficou!!!!!!
Existe como adaptar o bloqueio nas SW4?
Aliás esse é um detalhe que nunca entendi, pois pra mim a tração deveria sempre ir para a roda que está oferecendo resistencia e não o oposto!
Existe como adaptar o bloqueio nas SW4?
Aliás esse é um detalhe que nunca entendi, pois pra mim a tração deveria sempre ir para a roda que está oferecendo resistencia e não o oposto!
Sandro, existem bloqueios de diferencial para hilux sim. Mais de um tipo.
A questão da força não ir para a roda que está oferecendo resistência é porque no carro, quando se faz curvas fechadas, as rodas do lado de dentro devem girar menos que as de fora. É um aparato mecânico, sem nenhuma eletrônica. Nos carros modernos com controle de tração ai sim a "inteligência" faz o carro saber se a roda esta sem tração ou simplesmente andando mais que a outra por estar do lado de fora da curva, ai então ele corrige a tração.
Entendeu???????
sandro_ventania
11/05/2012, 21:28
Oi Ezahn,
Eu entendo como funciona o diferencial...é que eu sempre achei que o projeto do diferencial deveria ser a de direcionar a tração para a roda de dentro da curva, para justamente o carro não perder a tração quando uma das rodas ficarem em falso.
Tá bom...eu sei que provavelmente a mecânica ficaria mais complicada.
Ainda bem que existe o bloqueio...he he he! Voce faz ideia de quanto custa e se tem algum efeito colateral indesejado?
Oi Ezahn,
Eu entendo como funciona o diferencial...é que eu sempre achei que o projeto do diferencial deveria ser a de direcionar a tração para a roda de dentro da curva, para justamente o carro não perder a tração quando uma das rodas ficarem em falso.
Tá bom...eu sei que provavelmente a mecânica ficaria mais complicada.
Ainda bem que existe o bloqueio...he he he! Voce faz ideia de quanto custa e se tem algum efeito colateral indesejado?
Cara, eu sei que existem vários tipos de bloqueio e alguns tem alguns inconvenientes, mas não sei muito sobre isto.
Quanto ao lance da tração, se jogar mais tração para a roda de dentro da curva, ou simplesmente igual para as duas como ocorre em um bloqueio de diferencial, no asfalto vai causar instabilidade e vai gastar pneu pre cacete!!!
Agora quanto ao bloqueio, é o preço de um guincho e o guincho resolve mais. Acho que vale a pena se usar para trilha mesmo e já tiver um guincho.
Abraços
Edu
André Monteiro Costa
06/01/2013, 22:05
Tenho uma sw4 2001 e estou com problema com o acionamento do 4x4 pois o mesmo não entra. Alguém já passou por isso e tem alguma informação que possa me ajudar?
fgonelli
07/01/2013, 11:15
Quanto ao lance da tração, se jogar mais tração para a roda de dentro da curva, ou simplesmente igual para as duas como ocorre em um bloqueio de diferencial, no asfalto vai causar instabilidade e vai gastar pneu pre cacete!!!
Edu
Edu, Não é bem assim. Os bloqueios automáticos de 100% funcionam exatamente jogando tração na roda que gira menos em uma curva mas essa resultante não se conssegue com engrenagens mas sim com catracas, dai o barulho e os trancos que eles fazem.
Esse tipo de bloqueio não causa instabilidade nem desgaste prematuro nos pneus (eu tive uma band com kaiser nos dois eixos e a estabilidade melhorou muito quando instalei os bloqueios, fora que ela ficou imune a aquaplanagem quando acelerando).
Bloqueios para o eixo dianteiro tipo ADD só conheço dois:
-ARB selecionável a ar comprimido
-EATON detroite true trac que é lsd por engrenagens. Mas não é 100% (assim que tiver uma grana vou comprar um desse).
Abraço, Felipe
fgonelli
07/01/2013, 11:19
Tenho uma sw4 2001 e estou com problema com o acionamento do 4x4 pois o mesmo não entra. Alguém já passou por isso e tem alguma informação que possa me ajudar?
André, fale mais sobre os sintomas. A alavanca não engata ou a luz não acende no painel?
André Monteiro Costa
07/01/2013, 14:37
Vou relatar desde o começo:
Quando comprei o carro em fevereiro de 2012 fui testar a tração e reparei que luz indicadora de tração não acendia no painel e o carro de fato não tracionava na dianteira. Primeira coisa que fiz foi olhar a caixa de fizível onde constatei que faltava o da tração. Coloquei o mesmo e o carro tracionou e a luz acendeu perfeitamente. Para minha surpresa no próximo passeio que fiz o problema voutou e fui direto para o fuzível vendo que o mesmo estava estourado. Fui para o mecânico que disse "achar" que o problema era no motor elétrico que fica na trasmissão dianteira que aciona o 4x4 após tirar a alavanca do H2 para H4. Tiramos o motor elétrico e costatamos que o mesmo estava queimado. Comprei outro motor elétrico coloquei no lugar ficando tudo perfeito por mais três passeios e o problema voltar. Levei o carro para um eletricista que disse não ter nenhum problema elétrico pois todo o sistema esta funcionando perfeitamente até a tomada que acopla no motor elétrico ( foi feito o teste na tomada acionando a alavanca do 4x4 e tirando o 4x4 ). O motor elétrico sei que não é pois comprei outro e o mesmo também parou. Agora te pergunto como resolvo esta encrenca?
fgonelli
07/01/2013, 19:04
Cara, pelo catalogo da toyota não é motor elétrico e sim atuador a vácuo.
ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_2001_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMST_4301.3.html)
André Monteiro Costa
07/01/2013, 22:19
Cara, pelo catalogo da toyota não é motor elétrico e sim atuador a vácuo.
ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_2001_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMST_4301.3.html)
Os modelos 2001 e 2002 são com motor elétrico e não atuador a vácuo.
fgonelli
08/01/2013, 12:39
Para o motor queimar deve ter alguma coisa travada ou fim de curso que não atua. Não conheço bem o sistema com motor elétrico pois a minha é a vácuo mas vou pesquisar mais.
jorge.duarte
08/01/2013, 17:32
A minha é 2002/2003 e vi que é a vácuo!
Abs
André Monteiro Costa
08/01/2013, 22:02
Para o motor queimar deve ter alguma coisa travada ou fim de curso que não atua. Não conheço bem o sistema com motor elétrico pois a minha é a vácuo mas vou pesquisar mais.
Provavelmente é por aí pois quando eu aciono a tração a luz do painel do ar condicionado que é digital dá uma caída o que para meu eletricista significa que o motor elétrico esta forçando.
fgonelli
09/01/2013, 21:46
Provavelmente é por aí pois quando eu aciono a tração a luz do painel do ar condicionado que é digital dá uma caída o que para meu eletricista significa que o motor elétrico esta forçando.
Cara tenta tirar o motor e procurar a chave de fim de curso se ela for direto no motor ele pode ter cido montado na posiçao errada.
O mais importante é achar o fim de curso e verificar o funcionamento em bancada.
André Monteiro Costa
10/01/2013, 18:03
Cara tenta tirar o motor e procurar a chave de fim de curso se ela for direto no motor ele pode ter cido montado na posiçao errada.
O mais importante é achar o fim de curso e verificar o funcionamento em bancada.
Valeu, depois coloco aqui o resultado.
ProjetoQuad
16/01/2013, 14:30
Bom para a galera que tem o sistema ADD como acionamento do 4x4 aqui vai a solução facil, sem precisar de por roda livre manual (ter que sair do carro para acionar).
Eu tive esse problema de não funcionar e resolvi, li e estudei muito o sistema ADD, sei como funciona de cor e salteado...... Bom olha essa discussão na segunda pagina tem a solução do problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/109437-4x4-hilux-sw4-94-nao-funciona-2.html