PDA

Ver Versão Completa : Engatei o P com ela andando... E agora??



br.fn
30/10/2011, 21:33
Ola Amigos Boa noite,

Infelizmente eu dei um vacilo essa semana com minha Gran Cherokee, estava muito apressado com alguns problemas pessoais, saindo da garagem do meu predio, quando fui parar a viatura para descer e abrir o portao estava quase parada ( foi vacilo meu ) eu engatei o P... ela fez um barulho estranho t, imaginei que no momento tinha fudido com o cambio com tudo, mas nao esta tudo normal ( eu acho) só percebi que a lavanca da reduzida ficou bammba. Nao funciona mais a reduzida... ficou bambinha, posso esta andando normal no D que a lavanca da reduzida fica bamba.


Minha duvida, sera que danificou alguma coisa a mais?? É complicado para consertar??
Posso ficar andando nela com a reduzida quebrada?
Custo + ou - para conserto?


Agradeço a todos pela ajuda..:)

Wilsonaa
31/10/2011, 01:23
Após o ocorrido , você já experimentou engatar o P e verificou se a VTR fica parada ?

Cara , a resposta para a sua pergunta é bem complexa , mas vou tentar te explicar como funciona o Park .

Quando você coloca o carro no Parque, existe uma alavanca que empurra um pino para dentro do cambio , travando uma engrenagem , quando acontece como voce relatou de engatar o P em movimento , este pino fica raspando nesta engrenagem até que se encaixe travando o cambio .

Pode parecer uma coisa simples para bloquear a transmissão e mantê-lo de spinning, mas na verdade existem alguns requisitos complexos para este mecanismo:


• Você tem que ser capaz de desprender-la quando o carro está em uma decida (o peso do carro estará descansando sobre o mecanismo).
• Você tem que ser capaz de envolver o mecanismo, mesmo que a alavanca não se alinha com a engrenagem.
• Uma vez engatado , algo tem que impedir que a alavanca de popping up e desengate.
O mecanismo que faz tudo isso é muito complexo , mas vou tentar explicar como funciona
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318300&d=1320030315

A saída da transmissão: Os entalhes quadrados são envolvidos pelo mecanismo de freio de estacionamento, para manter o carro parado.
O mecanismo de freio de estacionamento, engata os dentes na saída para manter o carro parado. Esta é a seção de transmissão que conecta-se ao eixo do disco - portanto, se esta parte não pode girar, o carro não pode se mover.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318301&d=1320030315

A caixa vazia de transmissão com o mecanismo de freio de estacionamento repare que o pino fica aparente quando o P é acionado
Acima você vê o mecanismo de estacionamento salientes na carcaça onde as engrenagens estão localizados. Note que ele tem os lados cônicos. Isso ajuda a soltar o freio de estacionamento quando estiver estacionado em uma ladeira - a força do peso do carro ajuda a empurrar o mecanismo de estacionamento fora do lugar por causa do ângulo do cone.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318302&d=1320030315
Esta haste aciona o mecanismo de parque.
Esta haste é conectada a um cabo que é operado pela alavanca das mudanças em seu carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318303&d=1320030315
Vista de cima do mecanismo de parque
Quando a alavanca é colocada no parque, a haste empurra a mola contra a bucha afilado. Se o mecanismo de parque está alinhado para que ele possa cair em um dos entalhes na seção de engrenagem de saída, a bucha cônica empurrará o mecanismo para baixo. Se o mecanismo está alinhado em um dos pontos altos na saída, então a mola empurrará a bucha cônica, mas a alavanca não vai travar no local até que o carro rola um pouco e os dentes alinhados corretamente. É por isso que às vezes o seu carro se move um pouco depois de colocá-lo no parque e solte o pedal de freio - tem que rolar um pouco para os dentes para a linha até onde o mecanismo de estacionamento pode cair no lugar.
Uma vez que o carro está em segurança no parque, a bucha tem a alavanca para que o carro não sai do parque, se for em uma decida .

O que acontecer por mau uso ou desgaste natural é este pino ou esta engrenagem sofrer um desgaste , nao engatando mais o Park, consequentemente as limalhas ou pedaços dos dentes ficariam rodando no óleo até entupirem ou quebrarem algo , se nada disso acontecer , estas limalhas ficarão presas no ima no fundo do cárter.

Com relação a não engatar a reduzida e a alavanca ficar bamba , creio eu que seja outro problema não relacionado a este mecanismo .

O que pode ter acontecido e uma outra haste que é responsável pelo acionamento da reduzida ter escapado devido a grande carga que o cambio sofreu no momento do evento , neste caso seria necessário uma inspeção visual em baixo d VTR para ver se nao escapou nada

Espero ter te ajudado

T+

Wilson

br.fn
31/10/2011, 07:16
Grande Wilson Obrigado, consegiu sim iluminar um pouco,

o Parque esta funcionando normal, esta segurando o carro beleza!

A unica coisa que aconteceu mesmo na hora que engatei o Parque , foi um barulho de engrenagem e a partir desse momento a Reduzida ficou bamba! ( não funciona mais) =(

Mas é isso ai, Obrigado pela ajuda.....


Abração

andretomasi
31/10/2011, 10:50
Viu só Wilson, é por isso que eu reclamava de tu usares o Google Tradutor! Agora o amigo br.fn vai ficar chamando o Park de Parque!

BR, estava rápido com ela quando aconteceu, ou estava devagar, tipo manobrando em garagem?
Se ainda está segurando quando em Park, pelo menos não estourou o pino; deve ter dado um tranco no câmbio mas quem sabe não tenha estragado nada, essa caixa é bem resistente.

Quanto à alavanca da tração solta, dá uma olhada embaixo dela, o acionamento da tração é mecânico com braços metálicos, e tem uma porca de ajuste pra regular a alavanca, dá uma olhada se não escapou nada com o tranco.

[ ]'s

Wilsonaa
31/10/2011, 11:11
Fala Grande André , desta vez não foi o tradutor não , foi erro meu mesmo , já passava das tantas :screwy::zzz: e nem me apercebi , obrigado pela correção .

T+

Wilson

andretomasi
31/10/2011, 11:17
Opa, Wilson, esqueci de colocar um : D na frase, mas era pra tirar sarro e não soar como um xixi, ok? Sem stress.. :D

[ ]'s

br.fn
31/10/2011, 13:37
Fala Grande Andre, esta segurando belezinha o Park... quando fiz essa merda estava praticamente parado, fui descer rápido do carro para abrir o portão, só que não esperei ela parar totalmente para engatar o Park.

hoje quando chegar do trabalho vou dá uma olhada no acionamento da tração que você citou!

Não tem problema de ficar rodando nela desse jeito não né?

Abraços

andretomasi
31/10/2011, 16:56
Ah então não deve ter estragado nada não, sem stress, pode rodar sim, até porque não apareceu nenhum sintoma de problema. Talvez o tranco tenha desengatado o acionamento da tração mesmo, dá uma olhada nele, o sistema é bem simples.

[ ]'s

Jeanilson
01/11/2011, 08:54
Fala Grande Andre, esta segurando belezinha o Park... quando fiz essa merda estava praticamente parado, fui descer rápido do carro para abrir o portão, só que não esperei ela parar totalmente para engatar o Park.

hoje quando chegar do trabalho vou dá uma olhada no acionamento da tração que você citou!

Não tem problema de ficar rodando nela desse jeito não né?

Abraços
Br.fn,

O problema que eu vejo de continuar andando assim é que, se realmente for algo da alavanca que se desprendeu, pode acabar de soltar alguma peça e cair, resultando em um conserto mais caro, por ter que repor a peça perdida.

E Wilsonaa, beleza de aula :palmas:.

[]'s

Wilsonaa
01/11/2011, 12:19
Grande ;Jeanilson , muito obrigado pelo elogio , isso nos da força para continuar :concordo:

Tive um grande problema quando desmontei o meu cambio com uma buchinha que na hora de retirar a Tcase ela estava ressecada e quebrou , tive que adaptar uma trava , até agora esta OK.


Segue algumas fotos de onde pode ter escapado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318530&d=1320156664


Estas duas fotos abaixo , são de um sistema diferente do meu , mas achei que vale como arquivo .

O Primeiro "circulo" acima é onde se encontra a regulagem

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318529&d=1320156664

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318528&d=1320156664


T+

Wilson

Frodo
02/11/2011, 15:13
Grande ;Jeanilson , muito obrigado pelo elogio , isso nos da força para continuar :concordo:

Tive um grande problema quando desmontei o meu cambio com uma buchinha que na hora de retirar a Tcase ela estava ressecada e quebrou , tive que adaptar uma trava , até agora esta OK.


Segue algumas fotos de onde pode ter escapado.


Estas duas fotos abaixo , são de um sistema diferente do meu , mas achei que vale como arquivo .

O Primeiro "circulo" acima é onde se encontra a regulagem

T+

Wilson

Put* m3rd4... ótimas fotos...
esses dias fui tirar umas para colocar num post... desisti.