PDA

Ver Versão Completa : Mais Fotos do Spider



billj
07/10/2003, 11:14
:D ..........

billj
07/10/2003, 11:15
:D

billj
07/10/2003, 11:17
:lol:

billj
07/10/2003, 11:19
:D

billj
07/10/2003, 11:21
:D

Alexandre X
07/10/2003, 11:32
Sabe que o Spider ficou até mais simpatico sem o vidro dianteiro :lol:

billj
07/10/2003, 11:40
Sabe que o Spider ficou até mais simpatico sem o vidro dianteiro :lol:

Tô penasndo em diexar ele assim mesmo, fazendo um tipo de grade só para não entrar galho...... :D

07/10/2003, 12:33
Eu gostei do painel, os instrumentos (Cronomac linha racing?) dispostos em forma de uma "Aranha". Bem bolado.

Só não sei se eu tivesse um carro desse e depois de ter feito tudo isso, eu teria coragem de levar pra lama, pois tá bonitão.

Parabens e continue o bom trabalho.

Ah, e outra coisa, esse parachoque dianteiro anti capotagem ficou bem bacana.

Quanto a proteção inferior, você pretende botar um "peito de aço" no Spider, Bill? Ou acha que não é necessário? É que assim como o meu, to achando a coluna de direção muito exposta.

billj
07/10/2003, 13:01
hehehehe :D Você foi o primeiro que percebeu a "tema" do painel. A minha intenção é de fazer um adesivo de uma aramha para ficar em volta dos instrumentos....... :D

Sim, são Cronomac Racing.....

Construi tudo isso para ralar mesmo. Já sei que vou quebrar ele, tombar ele, tudo isso. Mas isso faz parte do show........ :P

Quanto o peito de aço para a barra (está falando da barra, certo?), não acho necessário. Se ele entorta numa pedra, dá facilmente para retirá-la na hora para consertar. Peitos de aço só servem para reduzir o precioso vão livre.......

walter.andreis
07/10/2003, 15:04
Bill,
Onde mandou fazer a sua gaiola? Ou você mesmo que fez?
São tubos de 2 1/2" sem costura interna e 3mm de parede?
Ficou bem bonita e funcional hein...
Parabéns.
[]´s

billj
07/10/2003, 16:55
Fui eu mesmo que fiz, usando tubo HREW de 2" x 0,120" e 1,5" x 0,120". É tubo especialmente para uso estrutural. Tem costura, mas isso não influi em nada na resistência mecânica do material......

andretomasi
07/10/2003, 17:18
Bill,

Só por curiosidade, que motor tem o Spider? O original? Qual a potência?

[ ]´s

ramiro_eli
07/10/2003, 17:47
Bill, eu tô achando que a sua gaiola é beeem fraquinha, não vai aguentar nada...

hahahaha!!!

Voce projetou essa gaiola pra que? Alem do endurance vai participar de algum "demolicar"?

Se o Sadam Husein ver a sua gaiola vai querer compra-la p/ se proteger das "bombinhas" do Bush!!!

Parabens pelo trabalho! Ficou bacana!

07/10/2003, 18:00
Bill,

Só por curiosidade, que motor tem o Spider? O original? Qual a potência?

[ ]´s

Irei me adiantar ao Bill, acho tão bonito o Spider que sei tudo sobre ele.

O motor é o 1.6 16v Suzuki, portantp Plug and Play no Samurai. =)

andretomasi
07/10/2003, 18:20
Osvaldo,

Esse motor tem 97cv se não me engano, certo?
Interessante o bichinho arrastar os 35" com esse motor.. será que no CJ com o BF 161 não ficaria xoxo pneus desse tamanho?

[ ]´s pensando besteiras :lol:

07/10/2003, 18:35
Osvaldo,

Esse motor tem 97cv se não me engano, certo?
Interessante o bichinho arrastar os 35" com esse motor.. será que no CJ com o BF 161 não ficaria xoxo pneus desse tamanho?

[ ]´s pensando besteiras :lol:

Vou responder a 'la Bill´,

O segredo é a redução! O Spider é super reduzido, para você ter uma ideia, a velocidade de cruzeiro dele (3.500 RPM) na 1a reduzida são absurdos 7km/h. É quase um trator =)

Se voce reduzir bastante o CJ ele roda esses pneus sim, o problema seria se os eixos iriam aguentar. Os eixos do Spider são Dana 30, pois os pneuzinhos (nao sei se eram já os 35" ou os antigos 33" ) entortaram o eixo original do Spider.

billj
08/10/2003, 09:38
Irei me adiantar ao Bill, acho tão bonito o Spider que sei tudo sobre ele.

O motor é o 1.6 16v Suzuki, portantp Plug and Play no Samurai. =)

Plug and Play o car$alho!!!!!! :P Foi isso que eu achei seria, mas deu um puto trampo...... Na realidade, o trampo resultou puramente por problemas eletrônicos, a parte mecânica foi baba. E depois que achei o esquema elétrico do módulo e o camnho das pedras para ligar o distribuidor, o resto foi fácil também........

Como o Osvaldo falou, o motor é um 1.6 16V do Swift sedan. Gera 95 HP @ 5400 RPM e 13,7 kgmF @ 3000 RPM. Ainda não testei com a reduzida ligada, mas em 4x2 alta, já deu para perceber uma diferença razoável.....

Abraços,

billj
08/10/2003, 09:43
Vou responder a 'la Bill´,

O segredo é a redução! O Spider é super reduzido, para você ter uma ideia, a velocidade de cruzeiro dele (3.500 RPM) na 1a reduzida são absurdos 7km/h. É quase um trator =)

Se voce reduzir bastante o CJ ele roda esses pneus sim, o problema seria se os eixos iriam aguentar. Os eixos do Spider são Dana 30, pois os pneuzinhos (nao sei se eram já os 35" ou os antigos 33" ) entortaram o eixo original do Spider.


É isso mesmo, o segredo é a redução. O Spider "arrastava" esses pneus sem problema, mesmo com o motor original de 66 HP.

Os eixos do CJ aguentariam tranquilamente pneus de 35", desde que o motorista não abusar muito. Mas isso se aplica à qualquer configuração. Os eixos originais do Spider foram entortados com anos de uso e abuso, calçados com BFG 31 e depois com Swampers 32".........

Abraços,

fpandur
08/10/2003, 21:10
Bill, uma curiosidade, mas que não tem a ver com a parte mecânica, que aliás, acompanhei a saga pela Jipenet ... :D : é a respeito do fender flare que você utilizou. Parece ser de alguma borracha ou algo assim ? Teria como passar mais detalhes (comprou pronto, comprou o material e fez, etc) ? Utilizo os de 11 cm no CJ, mas são de fibra. Em trilhas apertadas ou quando raspa em algum barranco, já viu né ? :roll: Já tem vários trincos e um deles inclusive está faltando um pedacinho .... :? Por isso estou buscando uma solução que utilize algum material deformável. Para CJ existem os de borracha, mas somente de 5 cm de largura, insuficientes para "abrigar" os 33" ... :x

Abraços

walter.andreis
08/10/2003, 21:28
Flávio / All
Também estou prevendo este problema com o meu CJ, vou utilizar pneus 35" que tem a mesma largura dos seus 33" ( 12,5" ) e ainda não achei nenhum fender flare que de certo... ainda mais para o CJ3 (paralamas retos).. :?
Se souberem onde eu possa arrumar estes fender´s, favor dá um toque...

[]´s

fpandur
08/10/2003, 22:23
Fala Walter !!!

Pois é, pode crer que se puser a viatura p/ ralar mesmo, os de fibra são uma bos$#$@ :!: :evil:

Mas p/ CJ3, acho que é bem mais fácil, justamente por ser reto, não ? O do CJ5, os da frente são curvos e os traseiros, a caixa de rodas tem o recorte "quadrado". Aí que prevejo a dificuldade .... :roll: :?

Vamos aguardar a resposta do Bill.

Abraços

monge
09/10/2003, 00:50
Fala Gente... :D :D :D

Aproveitando o bom humor e a felicidade de ver o spider quase pronto, vou perguntar pro Bill o que é SPOA... :twisted: :twisted: :D :D :D

Ah Bill, e tem um tal de kit fess que é o bicho pra colocar no jeep... :D :D Apesar de não conhecer, tenho vontade de instalar... :D :P :twisted: Pq vc não coloca no Spider também? :D :D :D

Agora sério, Bill me lembro da maquina de fazer curvas que vc arranjou æ, estou com uma hidráulica aqui, mas nem por "reza braba" ela faz as curvas nos canos, entortam todos, amassam, enrrugam, achatam... :roll:

Alguém já me disse pra colocar areia, eu acho que são nos ajustes da máquina, pois ela tem 2 pontos de apoio para o cano, e eu não estou sabendo utilizá-la :oops: .

Como vc fez as curvas da sua gaiola???


[]'s fugindo das pedradas...

Eugênio

09/10/2003, 06:55
Fala Gente... :D :D :D

Aproveitando o bom humor e a felicidade de ver o spider quase pronto, vou perguntar pro Bill o que é SPOA... :twisted: :twisted: :D :D :D

Ah Bill, e tem um tal de kit fess que é o bicho pra colocar no jeep... :D :D Apesar de não conhecer, tenho vontade de instalar... :D :P :twisted: Pq vc não coloca no Spider também? :D :D :D

Agora sério, Bill me lembro da maquina de fazer curvas que vc arranjou æ, estou com uma hidráulica aqui, mas nem por "reza braba" ela faz as curvas nos canos, entortam todos, amassam, enrrugam, achatam... :roll:

Alguém já me disse pra colocar areia, eu acho que são nos ajustes da máquina, pois ela tem 2 pontos de apoio para o cano, e eu não estou sabendo utilizá-la :oops: .

Como vc fez as curvas da sua gaiola???


[]'s fugindo das pedradas...

Eugênio

Oi Eugenio!

A areia que voce tem que colocar é DENTRO DO CANO! =)

Faz o seguinte, pega o cano que voce quer dobrar, e feche uma ponta com jornal. Algumas folhas de jornais bem compactados e enfie numa ponta, ate ver que nao da pra passar a areia. Depois encha o cano de areia pelo outro lado, de forma que a areia fique bem compactada (de umas porradinhas no cano pra areia de alojar melhor). Depois feche o outro lado do mesmo jeito, com jornal.

Entao é dobrar o cano com a viradeira. =)

Quanto aos fenders do Bill, sao feitos com material de mangueira de incendio e sao flexiveis. Ele mesmo que fez, vamos esperar pra ele mandar pra voces mais info!

[]s!

billj
09/10/2003, 07:32
O flares foram feitos assim:

- três tiras de espuma de borracha de célula fechada (não absorve água)
- tiras de mangueira de incédndio entre as de borracha
- armação de aço inox rebitado à carroceiria
- parafusos passando por tudo para fixação

Tem 30 cm de largura, mas ainda não cobram por completo os pneus.... :P

billj
09/10/2003, 07:50
A minha "máquina" de dobrar cano não tem nada especial, é uma daquelas hidráulicas comuns para dobrar tubos Schedule. Por ser para esses tubos, os mandris não encaixam perfeitamente com tubo estrutural. Após experimentação, acabei tendo bons resultados usando o mandril de 1 1/2" para tubos de 2"x0,120" e o de 1 1/4" para os tubos de 1" x0,120".

O posicionamento dos pontos fixos é importante, devem estar localizados para que não haja forças excéntricas na haste do pistão. O seja, a força do mandril deveria ser bem distribuida ao longo do sua área de contato com o tubo.

Quanto o uso de areia, experimentei também como da maneira que o Osvaldo falou. Porém, os resultado não foram melhores, então deixei a sujeira do lado....:P

Você está tentando dobrar qual tipo de tubo?!? Se for tubo vagabundo "cano dágua", rugas são inevitáveis......

A "máquina".....
:P

billj
09/10/2003, 08:02
Agora, um pouco de rugamento parece inevitável de qualquer maneira com este tipo de dobradeira. Procurei nas minhas fotos para uma que mostra isso. Alias, por causa de sombras, nesta foto as rugas parecem enormes. Na realidade, são bem pequenas e não comprementem em nada a resistência da estrutura.

Agora, um problema sério que encontrei usando este equipamento foi a dificuldade de manter alinhamento nas peças. Depois de acertar os ângulos, em quase todos as peças precisei ajeitá-las com alavancas e macacos, usando o peso de um outro carro em cima do tubo como ponto de ancoragem.

A foto das rugas, em cima da cabeça do zequinha.......

fpandur
09/10/2003, 08:57
- três tiras de espuma de borracha de célula fechada (não absorve água)
- tiras de mangueira de incédndio entre as de borracha


OK Bill, mas onde você encontrou esses materiais ? Comprou por metro ou algo assim, ou somente em maior quantidade ? Essa espuma de borracha eu nunca ouvi falar ... :oops: :oops: Isso vende em placas ou tiras ? Tem de várias espessuras ou é um padrão único ?

E com relação às mangueiras, você as colocou originais mesmo, usando-as como tiras duplas, ou abriu elas ao meio, p/ usar como tiras simples ?

Se você tiver fones/nomes das empresas onde comprou esses materiais seria ótimo. Sabe como é, por aqui não temos as facilidades dos grandes centros, então muito provavelmente terei que "importar" esse material de Sampa, principalmente essa espuma de borracha .... :roll: :?

Abraços

billj
09/10/2003, 09:45
Comprei a espuma de borracha em São Bernardo do Campo, mas não lembro o nome da empresa. Peguei as Páginas Amarelas inclusive, mas não achei...... :?

De qualquer maneira, o material vem em diversas espessuras até 3/4" e larguras de até 02 metros. É espuma de borracha com cálulas fechadas (closed cell foam rubber) na basa de neoprene. É o mesmo material que usam para fabricar chinelos..... :)

Das mangueiras, as cortei no meio para fazer tiras simples. Com jeito, essa aí deveria ter como achar em qualquer empresa de porte média, já que ela tem que trocar as mangueiras da sua rede de incéndio periodicamente.

O mais difícil para mim foi a fabrição da armação, pois se trata de um perfil "L" de inox calandrada em arco..... Deu um tranpo razoável..... :P

fpandur
09/10/2003, 10:33
De qualquer maneira, o material vem em diversas espessuras até 3/4" e larguras de até 02 metros. É espuma de borracha com cálulas fechadas (closed cell foam rubber) na basa de neoprene. É o mesmo material que usam para fabricar chinelos.....

Ah, OK Bill. Pelo que você disse, esse material deve ser o popurlamente conhecido como EVA (usado p/ fabricar chinelos). Se for isso, será mais fácil encontrar por aqui. Realmente, ele não absorve água. De qual espessura você utilizou ?


Das mangueiras, as cortei no meio para fazer tiras simples.

Uma última pergutinha: qual o motivo de fazer o "recheio" com mangueiras ? P/ dar mais firmeza ao conjunto ?

Valeu !!!

billj
09/10/2003, 10:53
É isso mesmo!!!

EVA

Usei 03 camadas de borracha, cada uma de espessura 3/4". A mangueira de incéndio é para dar mais resistência mecânica ao conjunto, já que os furos de fixação ficam bem perto da berada da borracha......

fpandur
09/10/2003, 11:00
Beleza Bill !!! Então agora ficou bem mais fácil encontrar o material. Vou tentar pensar em uma solução p/ o CJ ...

Abraços

monge
09/10/2003, 12:21
Fala Gente.... :D

Bill a maquina de fazer curvas em cano que arrumei aqui é identica a sua. :D

Só que não consegui fazê-la funcionar. Estou usando tubos de 3" :shock:

O tipo de tubo não sei qual é não, vou verificar e depois coloco aqui.

[]'s

Eugênio

billj
09/10/2003, 13:17
Fala Gente.... :D

Bill a maquina de fazer curvas em cano que arrumei aqui é identica a sua. :D

Só que não consegui fazê-la funcionar. Estou usando tubos de 3" :shock:

O tipo de tubo não sei qual é não, vou verificar e depois coloco aqui.

[]'s

Eugênio

Tubo de 3"?!?!?!? :shock:

Está querendo fazer uma gaiola funcional ou apenas uma cópia da keko?!? Não tem nenhuma razão técnica de usar tubo tão grande..........

E se esse tubo que está usando for aquele vagabundo de parade de ~ 1 mm, piorou. A máquina nunca vai dobrar esse material corretamente......

09/10/2003, 13:53
Ola povo dobrador de tubo,

Vejam bem, eu nunca dobrei tubos por mim, mas ja vi fazendo quadno fiz meu parachoque e conversei com o cara.

As rugas são inevitaveis, mas no meu parachoque tem curvas quase de 90o e as rugas sao pouquissimas. O segredo nesse ponto é encher o cano de AREIA BRANCA SECA daquelas de praia, e bem compactada mesmo dentro do tubo. Com isso vai diminuir consideravelmente as rugas e dificilmente terá quebras.

monge
10/10/2003, 18:42
Fala Gente... :D

Bill o tubo de 3" que usei foi pra teste, era um pedaço que eu tinha pra servir de "rascunho" :D

Æ como ele enrrugou, achatou, amassou e entortou eu resolvi deixar isso pro futuro novamente. :D

O tubo oficial da minha gaiola, creio eu seja as mesmas especificações do seu.

[]'s

Eugênio

Dalger
12/11/2003, 00:31
Parabens. Espero conseguir chegar no estado de desenvolvimento que seu carro esta.
Incrivel, mas todas as coisas que vc implementou, são muito parecidas com as minhas. So que terei que sofrer um pouco com a minha suspensão.
Se não entendi mal, seu samuka utiliza um motor 1.6 16V. Isso é correto? Como é seu desempenho ? Torque, etc ???
No meu, tem um AP 2.0 a alcool, carburado. É razoavel.

Espero não estar sendo abusado, mas gostaria de trocar informações sobre tipo de mola, amortecedor de direção, etc.

Novamente, parabens pela máquina. Espero que possamos nos encontrar um dia. :)

billj
12/11/2003, 09:47
Parabens. Espero conseguir chegar no estado de desenvolvimento que seu carro esta.
Incrivel, mas todas as coisas que vc implementou, são muito parecidas com as minhas. So que terei que sofrer um pouco com a minha suspensão.
Se não entendi mal, seu samuka utiliza um motor 1.6 16V. Isso é correto? Como é seu desempenho ? Torque, etc ???
No meu, tem um AP 2.0 a alcool, carburado. É razoavel.

Espero não estar sendo abusado, mas gostaria de trocar informações sobre tipo de mola, amortecedor de direção, etc.

Novamente, parabens pela máquina. Espero que possamos nos encontrar um dia. :)



O motor é muito mais forte que o original, não esperava tanta diferença. Dá para soltar a embreagam "de vez" em quinta reduzida..... :P

Fábio
12/11/2003, 13:10
Incrivel, mas todas as coisas que vc implementou, são muito parecidas com as minhas.

Dalger, além do motor, o que você fez no seu Samuka?

O que ele tem de parecido com o Spider? Eixos, redução, pneus??... Conta para a gente, vai!!! :D

[]´s

Dalger
18/11/2003, 20:29
Praticamente nada. Apenas modifiquei o motor para um AP 2.0 e coloquei rodas de 16" com pneus Yokohama MT.
O que acontece é que eu tinha um guincho Work 12.000 e troquei por um Warn 8000 pois achava que era muito pesado para o pequeno Samuka. Pena que não tinha pesquisado antes.
Agora, vou comprar um 12 e passar o 8 para tras.
A suspensao também me agradou muito. Mas ainda tenho que estudar muito para executa-la. Apesar de ser engenheiro civil e ter feito 4 anos de engenharia mecanica, quando se trata de jeep e diferente. Tenho muito o que aprender e encontrei o local certo para trocar ideias, principalmente os que ja passaram maus bocados em oficina.
O problema é que eu estou mal acostumado. Tinha uma Land 90 e vendi, pois ficava com pena dela na trilha. Agora tenho um carro normal e o Samuka para trilha. Vamos ver o que vira.