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Ver Versão Completa : Várias melhorias possíveis no CJ5 ?



mpodolan
28/10/2011, 19:58
Olá pessoal do fórum.

Embora eu sempre acompanhe as postagens estou escrevendo pela primeira vez.
Possuo um Willys CJ5 1966 e fiz algumas modificações que acabaram por descaracterizar o jeep mas acabaram por eleva-lo a outro nível (me desculpem os aficionados por CJ originais).
A princípio prezei pela estética, modéstia parte, o meu jeep é um dos mais bonitos que já ví. Mas agora estou de saco cheio de ter que ficar me preocupando com ele no que se refere a parte mecânica.

Porém, agora penso em fazer outras melhorias, inclusive gostaria de sugestões.
Embora o jeep seja um poço de dinheiro (sem fundo), eu gosto dele porque é um carro que tem "personalidade", então quero gastar o mínimo dentro do possível mas fazer algumas modificações para que fique um carro legal e extremamente funcional.

A princípio penso em trocar o motor. Gostaria da opinião de vcs para saber qual o melhor motor no que diz respeito a custo-benefício e da caixa é claro. O que eu quero é não ter que me preocupar.
Me disseram VW 1.6, S10 2.4, Ranger 4cc ou Ford 1.6 mas não sei se dá pra adaptar a tração e não sei se é fácil de adaptar. O que quero é um motor relativamente novo e fácil de adaptar. O objetivo é poder rodar na cidade tranquilo e fazer viagens de até 400km com ele.

Meu chassis está meio torto então não sei se arrumo esse mesmo ou compro outro novo, ouvi falar de um lugar em SC que tem chassis de jeep nunca usados e relativamente baratos. O que vale a pena ?
Depois penso na parte de suspensão, o que pode ser melhorado ? Já li no fórum que tem gente que troca os eixos do jeep, suspensão, etc. Amortecedores Rancho, sei lá.

A capota eu pesquisei e pelo que li a melhor é da Bestop americana mesmo. A minha gaúcha ja está ressecada, sem falar nas enormes ferragens.
Direção hidráulica vale a pena ?
Desculpem o texto longo mas é isso.

Muito obrigado, Marcel.

Jones Ronaldi
28/10/2011, 20:51
Posta fotos da viatura ae pra nós ver sua maquina.

fabiano ruiz
28/10/2011, 20:59
reforma o seu chassis mesmo mete um motor ap (e de facil adptaçao e baixa manutençao, e como vc o quer para cidade e viagens blz serve)
eu nao tenho e nao gosto desses motores mais jeep pra mim é pra outra atividade (lammaaaa buraco pirambeira etc..) mas pro seu objetivo acho que os mais experientes no assunto nao vao ratificar a minha posiçao .

vfserra
28/10/2011, 21:38
concordo com o fabiano, se fosse para trilha eu recomendaria opala pois não tem a bendita correia dentada, mas para essa finalidade o ap é muito bom pois é de facil manutenção e bem ligeiro na estrada e ainda muito fácil de adaptar, existem várias empresas fabricando kits prontos para esse motor com câmbio de chevette e reduzida willys.posta fotos do seu carro para vrmos se é tão bonito assim.

Fábio Alexandre
28/10/2011, 22:58
No caso da suspensão pode colocar o kit de suspenão da Toyota (vende o kit em lojas especializadas, como tratorgama e paulista4x4) dizem que fica muito bom, pretendo colocar no meu em breve.

pedro bonadio
29/10/2011, 01:20
Suspensão da Toyota com jumelos atrás dos eixos, amortecedores de dupla ação, se possível à gás.
Centro de gravidade baixo(SPUA/calços de carroceria e jumelos pequenos)
Rodas mais largas e com off-set negativo
Motores:
4 cilindros- AP 2.0 i.e./Ford 2.3 i.e./GM 2.2 ou 2.4 i.e./MWM 2.8TDI
6 cilindros- Vortec V6/Ford V6/Jeep L6 4.0L
Câmbio 5 marchas(Clark/Eaton/ZF/Toy)
Reduzidas de Troller(BW1354), Toy hilux por corrente(VF1A) - Menos barulho("roncação" dentro do carro)
Diferenciais(4.88:1 - Motor 4 cilindros/4.10:1 - Motor 6 cilindros e MWM), eixos flutuantes e se possível bloqueio LSD no traseiro
Pneus 33"x12.5"x15" de perfil AT ou MT
Capota de fibra + Ar condicionado + Trio elétrico(trava, alarme, vidros) + Som + Direção Hidráulica(Landau, S10)
Hidrovácuo e freio à disco nas 4 rodas
Bancos reguláveis e cintos de 3 pontos

Isso é mais ou menos o que você precisa fazer num Jeep para ele ficar confortável, confiável, seguro e econômico para se usar na cidade.

DCD
29/10/2011, 12:07
existem varios tipos de configurações possiveis para o jeep vc precisa é saber se essas viagens de 400 km q vc quer fazer são em asfalto ou terra etc -precisa tbm ver se o combustivel motor (deisel gasolina alcool biodiesel /motor ap 6cc de opaloa enfim) e a capacidade do tanque chegam na outonomia q vc deseja 400km ah e vc dise q a parte estetica dele fo so o q vc fez ok poste fotos do coração valente para vermos e pelo q eu sei o ideal é começar por direção freios suspensão motor para depois ir para estetica mas ok pelo menos é o q estou fazendo no "OBRA DE ARTE" ABRAÇS

mpodolan
01/11/2011, 08:25
Obrigado ao pessoal que me respondeu, isso vai ser de grande ajuda pra mim.
Pesquisei sobre um motor VW 1.6 2006 completo e está na faixa de 3300, esse é um que ta valendo a pena ?
Os 400 km que mencionei são em asfalto, embora eu pense em manter a tração para trilhas leves.
Ainda estou um pouco perdido quanto a organização dessa reforma, vou ter que fazer um planejamento quanto ao que fazer primeiro, quais peças comprar primeiro, etc. Alguém tem alguma dica quanto a isso ?

Uma foto ai galera.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318502&stc=1&d=1320142300

Muito obrigado, Marcel P.

Rafaminc
01/11/2011, 11:05
Obrigado ao pessoal que me respondeu, isso vai ser de grande ajuda pra mim.
Pesquisei sobre um motor VW 1.6 2006 completo e está na faixa de 3300, esse é um que ta valendo a pena ?
Os 400 km que mencionei são em asfalto, embora eu pense em manter a tração para trilhas leves.
Ainda estou um pouco perdido quanto a organização dessa reforma, vou ter que fazer um planejamento quanto ao que fazer primeiro, quais peças comprar primeiro, etc. Alguém tem alguma dica quanto a isso ?

Uma foto ai galera.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=318502&stc=1&d=1320142300
Muito obrigado, Marcel P.
1.6 a gasolina original é fraco, tem pouco torque. Vai de 2.0 pra cima para não se arrepender depois...

mpodolan
01/11/2011, 13:39
Tudo bem então, mas nesse caso, de ser 2.0 pra cima, qual o motor indicado ? Tendo em vista que existe uma infinidade de motores 2.0, fico meio perdido.
Gostaria de pegar um relativamente novo, penso em 2006+ injetado, fácil de adaptar, pra não ter que esquentar a cabeça. Pensei em um VW 1.6 porque é "comum" e tem manutenção barata. Já ví um jeep com motor 4cc da ranger e ficou bom. Mas já não posso dizer nada sobre o custo benefício, uma vez que o preço e a manutenção desse motor são altos.
Alguém aqui do fórum possui um jeep com motor nessas especificações pra falar sobre a experiência ?

mali9ski
01/11/2011, 13:55
Tudo bem então, mas nesse caso, de ser 2.0 pra cima, qual o motor indicado ? Tendo em vista que existe uma infinidade de motores 2.0, fico meio perdido.
Gostaria de pegar um relativamente novo, penso em 2006+ injetado, fácil de adaptar, pra não ter que esquentar a cabeça. Pensei em um VW 1.6 porque é "coum" e tem manutenção barata. Já ví um jeep com motor 4cc da ranger e ficou bom. Mas já não posso dizer nada sobre o custo benefício, uma vez que o preço e a manutenção desse motor são altos.
Alguém aqui do fóru possui um jeep com otor nessas especificações pra falar sobre a experiência ?
amigo por fAvor leia isto, que vc esta mais perdido que fdp em dia dos pais........ Volkswagen AP (http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_AP)

Edemar
01/11/2011, 22:46
Mpodolan _ Um Jeep é um Jeep . JEEP e HARLEY DAVISON" são o que são .... Ums odeiam e detestam ..... muitos os amam.
Se o seu negócio é conforto e andar de vêz em quando em "ESTRADINHAS DE TERRA", o seu perfil está mais para uma destas "cabines duplas" modernas que para um Jeep.
Por mais que o "modernize" ainda assim ele continuará "UM JEEP" .

Naõ tire a "TRAÇÃO"... ele é um Jeep ! por favor não o "MUTILE".... Ela ainda fará falta.

Grande abraço

Flaibam
01/11/2011, 23:00
Olá pessoal do fórum.
....
Possuo um Willys CJ5 1966 e fiz algumas modificações .......Direção hidráulica vale a pena ?
Desculpem o texto longo mas é isso.
Muito obrigado, Marcel.
Eu cortei todo o texto porque vc já citou tudo o que quer fazer. Tem grana? Faça. Troque o motor, o câmbio, instale direção hidráulica, freio a disco nas quatro rodas, turbine, injete faça tudo isso.
Você já fez um monte de coisa e ainda não gostou do jeep? Continue fazendo.
Mas como disse o amigo Mali9ski, acima, vc está procurando conforto e eficiência que nunca vai ter num jeep.
Melhor mudar o projeto e partir para uma Hi-Lux ou coisa parecida.
Aproveita que seu jeep está bonito e o venda assim. Se mudar muito, do jeito que está querendo, vai perder o valor investido.
E será que é o mais lindo mesmo? Cadê as fotos? Meu jeep, para mim, também é o mais lindo.

juleymar73
02/11/2011, 00:39
Ola amigos ! bem uma modificacao que quero fazer no meu jeep e por um volante menor , tipo 32 cm de diametro, isso depois de adapitar a caixa de direção do gol , tem gente falando comigo que vai ficar ruin de virar a direção, outros diz que a direção do gol fica bem macia , quem pode me responder ? o que devo fazer?

Will4x4
02/11/2011, 02:14
Ola amigos ! bem uma modificacao que quero fazer no meu jeep e por um volante menor , tipo 32 cm de diametro, isso depois de adapitar a caixa de direção do gol , tem gente falando comigo que vai ficar ruin de virar a direção, outros diz que a direção do gol fica bem macia , quem pode me responder ? o que devo fazer?

Eu to com a hidraulica do gol e com volante dessa medida, fica macio só que achei o volante muito pequeno fico ruim de dirigir, já to com um maior pra instalar com 35 cm, a princípio vai ficar bem melhor.

maxdelta
02/11/2011, 08:08
Ola amigos ! bem uma modificacao que quero fazer no meu jeep e por um volante menor , tipo 32 cm de diametro, isso depois de adapitar a caixa de direção do gol , tem gente falando comigo que vai ficar ruin de virar a direção, outros diz que a direção do gol fica bem macia , quem pode me responder ? o que devo fazer?
Meu jipe está com o volante shutt, mas com a caixa original, do cj5 80. Em breve colocarei a direção mecanica do gol, é mais leve q a original, apenas! Macio mesmo só hidraulico! No meu caso eu já tinha o volante e comprei o cubo da direção!

Boa sorte!

juleymar73
02/11/2011, 09:58
Meu jipe está com o volante shutt, mas com a caixa original, do cj5 80. Em breve colocarei a direção mecanica do gol, é mais leve q a original, apenas! Macio mesmo só hidraulico! No meu caso eu já tinha o volante e comprei o cubo da direção!

Boa sorte!
meu volante e da medida desse seu amigo, entao da pra usar ne ? valew abraço.

Yuri Trevisol
02/11/2011, 13:02
cara nao concordo, se é um motor 1.6 2006, provavel que seja um motor flex, esse motor flex e muito forte tem 100cv tem torque tem giro.
Eu uso um motor ap com bloco 1.8 e cabeçote 2,0 injetado turbo, e muito bom, tendo em vista que ja que vai por um motor desses pode muito bem turbina-lo, que gastaria menos que um vortec por exemplo, e teria o mesmo desempenho.

tuna
05/01/2012, 17:17
Cadê as fotos do jeep?

SAPO-BOMBA
06/01/2012, 00:38
Motor 1.6 em Jeep não presta, vai ficar fraco e vai beber pra cacete.

Se fosse MEU Jeep ( e estou correndo atrás de montar o meu ), começaria com um GM 2.0 Flexpower ou com um 6 cilindros injetado ( Vortec V6 ou 4.1 MPFi da Silverado )


- Motor em Jeep pra começar a ficar decente, só 2.0 pra cima ( GM Flexpower por exemplo ). A partir daí tem uma infinidade de opções, carburado, injetado, 4 ou 6 cilindros em linha, V6...

- Tenho fotos de uma adaptação da caixa de direção da F-1000, foi a que mais me atraiu por ser aparentemente simples e sem muitas alterações profundas.

- Molas, dizem que da Band são as melhores escolhas.

- Sistema de pedaleiras suspensas de Opala e cilindro mestre de Opala ou F-1000 parece que fica show também.

- Freio a disco nas 4 rodas, com duplo circuito.

- Tanque embaixo do banco traseiro seria minha escolha.

O resto vai mais por capricho ou necessidade de cada um, como pneus, bancos, volante, capotas, etc...

juleymar73
06/01/2012, 01:07
Motor 1.6 em Jeep não presta, vai ficar fraco e vai beber pra cacete.

Se fosse MEU Jeep ( e estou correndo atrás de montar o meu ), começaria com um GM 2.0 Flexpower ou com um 6 cilindros injetado ( Vortec V6 ou 4.1 MPFi da Silverado )


- Motor em Jeep pra começar a ficar decente, só 2.0 pra cima ( GM Flexpower por exemplo ). A partir daí tem uma infinidade de opções, carburado, injetado, 4 ou 6 cilindros em linha, V6...

- Tenho fotos de uma adaptação da caixa de direção da F-1000, foi a que mais me atraiu por ser aparentemente simples e sem muitas alterações profundas.

- Molas, dizem que da Band são as melhores escolhas.

- Sistema de pedaleiras suspensas de Opala e cilindro mestre de Opala ou F-1000 parece que fica show também.

- Freio a disco nas 4 rodas, com duplo circuito.

- Tanque embaixo do banco traseiro seria minha escolha.

O resto vai mais por capricho ou necessidade de cada um, como pneus, bancos, volante, capotas, etc...
Ola amigo , entao me diz ai , vc acha que da pra adaptar num cj 5 um motor da s10 cs 2.2 com caixa e tudo ? sera que fica bom ? sera que da pra adaptar a T-case da willys na caixa desse motor ?

SAPO-BOMBA
06/01/2012, 01:13
Ola amigo , entao me diz ai , vc acha que da pra adaptar num cj 5 um motor da s10 cs 2.2 com caixa e tudo ? sera que fica bom ? sera que da pra adaptar a T-case da willys na caixa desse motor ?


Tudo indica que sim... basta fazer uma flange pra T-case Willys, se eu não estiver esquecendo de nada.


Eu não lembro ao certo os valores de torque que essa T-case suporta, mas creio que o motor 2.2 não causará problemas quanto a isso.