Ver Versão Completa : Compressor do MB om-364
Sergioporto
28/10/2011, 15:49
Vou colocar freio 'a ar na toy.Por causa de outro acessório necessito 110 libras no reservatório.
Algum colega sabe me informar se compressor consegue encher deposito com esta pressão sem abrir o bico?
cristiano
29/10/2011, 17:31
Claro que consegue, normalmente o conjunto do freio a ar vem com um regulador de pressão que não deixa passar de 8 bar no cilindro, no seu caso vai demorar um pouco mais para encher completamente, só isso.
Com mais ou menos 2 bar de pressão no cilindro você já consegue ter freio... agora o segredo é arrumar espaço para o cilindro embaixo da viatura.
elmestizo
29/10/2011, 17:48
Ops...
Já tive uma band com freio a ar... é um luxo sem igual!!!!
Na minha o reservatório era embaixo do porta malas, no lugar do antigo estepe.
Tenho saudades da fiona!!
abrass
Cadü Smith
09/02/2012, 21:07
Caro colega Sérgio ,
A diferença no conforto e capacidade de frenagem não se comparam, mas isso também depende do peso extra que a Band vai suportar. Pra coisa ficar boa, sem surpresas, também dimensione corretamente os outros sistemas para não sobrecarregá-los . Com mais peso, toda a mecânica e dinâmica do carro muda.
Entenderia o motivo se fosse pra instalar numa Band chassi-pelado , ou chassi-cru, daquelas que se monta pequenos caminhões pra transporte exclusivo de cargas. A melhor viatura para terrenos difíceis onde a entrega precisa chegar. Melhor 4x4 de trabalho que qualquer outro na categoria , muito mais confiável.
Lembrando que para descer uma serra por exemplo se usa bastante o freio, e ficar sem ar no tanque só se este for grande (e pesado) o suficiente pra sua carga transportada, e contando ainda com a habilidade do piloto. Mesmo havendo pouca carga, e o tanque sendo pequeno - e com o tempo apresentando prováveis vazamentos - pode baixar bem a pressão do tanque, nessas situações. Além do pedal, ônibus e caminhões contam com o recurso do freio-motor, responsável por mais da metade da capacidade de frenagem de alto esforço ( paradas de emergência em alta velocidade e descida de serra com vários Km ).
Com freio a ar vai ter o inconveniente do peso extra considerável no desempenho off-road e consequente aumento na média geral de consumo de diesel.
Imagine um tanque que desenvolveu um pequeno vazamento de ar na válvula por exemplo, e toda manhã vc vai ter de esperar o compressor carregar o cilindro ( uns 10 min. pelo menos - não dá pra ligar e sair andando, pois o freio trava sem ar, como uma trava carneiro ).
Sem querer ser chato e estraga-prazer dos outros, mas será que não tem outro jeito de melhorar esse freio aí ? colocar um sistema totalmente hidráulico de caminhão, ou mesmo um hidrovácuo mais potente, somando a freios nas 4 rodas, ventilados na dianteira, aliados a pinças e pastilhas maiores, num sistema de tubulações e flexíveis maiores e mais resistentes , trabalhando tudo com fluído DOT4 pra ser mais fácil de encontrar no mercado, que acha dessa receita ? Não sei se existem essas possibilidades que citei, mas todas elas me parecem mais leves e mais viáveis que freios a ar.
Vc pode sim usar um compressor de motor do OM-364, acho excelente a possibilidade de utilizar ferramentas pneumáticas e outros equipamentos alimentados por ar comprimido, a idéia é brilhante !! Mas acho que deve armazenar esse ar comprimido em um tanque menor, à parte do sistema de freios. Isso já não é tão impossível de se fazer, basta usar equipamentos e materiais dentro da especificação e tudo fica mais seguro.
Já sofri muito com freio a ar em carro velho . . . fiquei traumatizado.
um abraço !
Sergioporto
10/02/2012, 08:43
Caro colega Sérgio ,
A diferença no conforto e capacidade de frenagem não se comparam, mas isso também depende do peso extra que a Band vai suportar. Pra coisa ficar boa, sem surpresas, também dimensione corretamente os outros sistemas para não sobrecarregá-los . Com mais peso, toda a mecânica e dinâmica do carro muda.
Entenderia o motivo se fosse pra instalar numa Band chassi-pelado , ou chassi-cru, daquelas que se monta pequenos caminhões pra transporte exclusivo de cargas. A melhor viatura para terrenos difíceis onde a entrega precisa chegar. Melhor 4x4 de trabalho que qualquer outro na categoria , muito mais confiável.
Lembrando que para descer uma serra por exemplo se usa bastante o freio, e ficar sem ar no tanque só se este for grande (e pesado) o suficiente pra sua carga transportada, e contando ainda com a habilidade do piloto. Mesmo havendo pouca carga, e o tanque sendo pequeno - e com o tempo apresentando prováveis vazamentos - pode baixar bem a pressão do tanque, nessas situações. Além do pedal, ônibus e caminhões contam com o recurso do freio-motor, responsável por mais da metade da capacidade de frenagem de alto esforço ( paradas de emergência em alta velocidade e descida de serra com vários Km ).
Com freio a ar vai ter o inconveniente do peso extra considerável no desempenho off-road e consequente aumento na média geral de consumo de diesel.
Imagine um tanque que desenvolveu um pequeno vazamento de ar na válvula por exemplo, e toda manhã vc vai ter de esperar o compressor carregar o cilindro ( uns 10 min. pelo menos - não dá pra ligar e sair andando, pois o freio trava sem ar, como uma trava carneiro ).
Sem querer ser chato e estraga-prazer dos outros, mas será que não tem outro jeito de melhorar esse freio aí ? colocar um sistema totalmente hidráulico de caminhão, ou mesmo um hidrovácuo mais potente, somando a freios nas 4 rodas, ventilados na dianteira, aliados a pinças e pastilhas maiores, num sistema de tubulações e flexíveis maiores e mais resistentes , trabalhando tudo com fluído DOT4 pra ser mais fácil de encontrar no mercado, que acha dessa receita ? Não sei se existem essas possibilidades que citei, mas todas elas me parecem mais leves e mais viáveis que freios a ar.
Vc pode sim usar um compressor de motor do OM-364, acho excelente a possibilidade de utilizar ferramentas pneumáticas e outros equipamentos alimentados por ar comprimido, a idéia é brilhante !! Mas acho que deve armazenar esse ar comprimido em um tanque menor, à parte do sistema de freios. Isso já não é tão impossível de se fazer, basta usar equipamentos e materiais dentro da especificação e tudo fica mais seguro.
Já sofri muito com freio a ar em carro velho . . . fiquei traumatizado.
um abraço !
Tenho freio muito bom na Toy,disco nas quatro.Mas como gosto muito de acampar,encher colchao com bomba manual é um saco!Baixar pressao de pneus na trilha e depois encher,às vezes roda-se muito para calibrar.O 364 já tem compressor que original faz vácuo para o freio.
Problema de espaço para tanque nao tenho pois sobressalente nao é mais embaixo.Tenho acessórios que necessita de ar,entao está fácil.
obrigado pelas explicaçoes,valeu!!
Abs
Carlo Pecca
11/02/2012, 12:19
Sérgio
O que eu acho legal no freio a ar é o "xíiiii, xíiiiiii!". Quando vc tiver feito todo o serviço de ar pode mostrar em fotos os detalhes?
gostaria de saber se é possivel colocar compressor no OM314S, Nao percebi o local no bloco do motor , p/ colocar o compressor.
qual cuica de freio vc pretende adaptar nas rodas?
Sergioporto
11/02/2012, 12:53
qual cuica de freio vc pretende adaptar nas rodas?
Deve ter a tampa atras da bomba injetora,mas Vai que colocar biela que vai no comando,nao sei, nao lembro deste motor.
E dai Edwint,ficou com coroa do guincho ?Montei o meu e ficou ótimo.
Deve ter a tampa atras da bomba injetora,mas Vai que colocar biela que vai no comando,nao sei, nao lembro deste motor.
E dai Edwint,ficou com coroa do guincho ?Montei o meu e ficou ótimo.
Bom dia Sergio,
Fiquei sim, esta montada mas ainda nao testei, estou dando uma boa reforma no guincho, vai ficar 10!!!
Cadü Smith
29/02/2012, 00:13
Tenho freio muito bom na Toy,disco nas quatro.Mas como gosto muito de acampar,encher colchao com bomba manual é um saco!Baixar pressao de pneus na trilha e depois encher,às vezes roda-se muito para calibrar.O 364 já tem compressor que original faz vácuo para o freio.
Problema de espaço para tanque nao tenho pois sobressalente nao é mais embaixo.Tenho acessórios que necessita de ar,entao está fácil.
obrigado pelas explicaçoes,valeu!!
Abs
Sergião, revisitei este tópico aqui, e tive uma nova colaboração pra sua tremenda idéia. RODOAR na Band !! Lembrei que uma vez eu vi numa Band baú frigorífico. O maluco levava de tudo nela, de picolé a corte bovino, entregando nos vilarejos do sertão bahiano.
Seria incrível se houvesse algum sistema de rodoar como os do Hummer H1, que a tubulação de ar vem por dentro do cubo da roda, e a parte exposta é blindada contra pedras, etc. Não era o caso do maluco açougueiro sorveteiro, que tinha rodoar igual de caminhão, totalmente externos. Estes sempre estragam em trechos muito ruins. Deve ter algo possível para as Bandeirantes.
um abraço !
Sergioporto
01/03/2012, 17:44
Sergião, revisitei este tópico aqui, e tive uma nova colaboração pra sua tremenda idéia. RODOAR na Band !! Lembrei que uma vez eu vi numa Band baú frigorífico. O maluco levava de tudo nela, de picolé a corte bovino, entregando nos vilarejos do sertão bahiano.
Seria incrível se houvesse algum sistema de rodoar como os do Hummer H1, que a tubulação de ar vem por dentro do cubo da roda, e a parte exposta é blindada contra pedras, etc. Não era o caso do maluco açougueiro sorveteiro, que tinha rodoar igual de caminhão, totalmente externos. Estes sempre estragam em trechos muito ruins. Deve ter algo possível para as Bandeirantes.
um abraço !
Deve ficar esquisito,assim como apara barros!Dá mais trabalho mas prefiro compressor,coloca uma mangueira c/ bico,enche pneu,assopra interior ou mesmo uma ferramenta pneumática.
Rodoar é para quem viaja muito e em asfalto pois se furar pneu o rodoar manterá pressao até parar a viatura anulando o risco de perder o pneu.:concordo:Se tem nao conheço!
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