Ver Versão Completa : Para a família vale a pena mesmo um suzuki ?
Angelo RJ
27/10/2011, 08:46
Olá pessoal,
Na procura por um 4x4 (até 23 mill) para atender a família em viagens de finais de semana e férias (por estrada de difícil acesso) , estou me deparando com o velho dilema entre comprar um carro á diesel (pela economia) ou um á gasolina (pela manutenção mais barata). To na duvida entre a Sportage 2001 (super economica e confortável, porem com problemas de aquecimento) e um Vitara ou Grand Vitara do ano 95 a 99 (sem problemas de aquecimento mas que bebem mais e são movidos a gasolina ) .
Se for possível, gostaria de saber de quem possui um Vitara ou Grand Vitara (à gasolina) e utilizam esses carros para passeios com a família, se estes carros bebem demais mesmo em percursos por rodovias e se isso torna inviável a utilização desses carros para esse fim, além é claro se oferecem conforto e segurança para a família.
Obrigado
VRODRIGUES
27/10/2011, 09:54
Rapaz, eu peguei um Grand Vitara Gasolina 01-02 no inicio do ano... Paguei um pouquinho mais do que vc está pondo como maximo... Tive a oportunidade de fazer uma viagensinha com uns amigos no fim de semana (eu mais 4 pessoas de medio/grande porte) e o conforto foi muito bom! Tá certo que a estrada tava em boas condições, mas nos trechos de barro "semi-offroad" não ouvi muitas reclamaçaões dos passageiros! Hahahahahaha! No máximo eu pretendo mexer na suspensão pra melhorar um pouco em relação ao pulos quando a mala estah vazia, que dependendo da velocidade em alguns quebra-molas deixava a coisa mais emocionante...
Por esse valor de até 23 mil tu encontrarás facilmente um Vitara 4 portas (Sidekick até 95) com motor 1.6 16V (mais potente e mais econômico). O único porém deste motor é que ele tem fama de ser frágil, dependendo da kilometragem. Se tiveres sorte, podes encontrar um bem inteiro. Este motor anda bem e faz 10 km/L em média, com a regulagem em dia.
Na estrada, desenvolve 100 km/h de cruzeiro tranquilo, pois a relação é ligeiramente maior que a dos Vitaras 8v.
Quanto ao restante da viatura, é um excelente veículo, tem um bom conforto para um 4x4, tem um bom espaço (porta-malas quase do tamanho do que de uma parati), o ar-condicionado é bom, etc.
Se quiser algo melhor que isso, só com Grand Vitara, mas daí achar um GV inteiro por 23 mil é muito difícil.
Abraços!
Angelo RJ
27/10/2011, 10:12
Ola VRodrigues
Qual o consumo medio do seu grand vitara na estrada ?
Com relação a mecanica, aonde vc leva o seu carro no Rio ?
Abs
Angelo RJ
27/10/2011, 10:16
Pois é Nanito ......
A velha dúvida, pegar um carro a diesel ( com suas vantagens e desvantagens) ou um carro a gasolina(com suas vantagens e desvantagens).
Ja tive BAnd e JPX, ambos a diesel, era muito bom pela economia, mas por exemplo, o Jota tinha sempre aquele medo de aquecer e a Band o problema da falta de conforto.
Aí vc encontra o grand Vitara e acha tudo de bom, mas fica com medo do consumo ...enfim, não tem jeito.
Angelo, um vitara para a família sem chance, é bem pequeno dentro, para 4 pessoas e sem porta malas, tem que ser um 4 portas (sidekick) ou gran vitara mesmo! Se vc não quer um consumo muito alto, fuja dos automáticos!!!!
VRODRIGUES
27/10/2011, 10:42
Ola VRodrigues
Qual o consumo medio do seu grand vitara na estrada ?
Com relação a mecanica, aonde vc leva o seu carro no Rio ?
Abs
Sobre o consumo : Eu gastei um pouco menos que meio tanque da gasolina comum BR num trajeto de aprox 288 Km com velocidade media de 80Km/h. Se o o tanque do GV tem 60L, dá mais ou menos 9Km/L
Sobre a mecânica: Eu comprei ele no incio do ano, mas só comecei a usar mesmo mês passado pois nao tinha CNH ainda... Mas como ele esta muito bem conservado pra idade dele, o dono anterior me disse que sempre levava o carro no Jr, lá em Icarai, Niteroi. Eu pretendo passar a usar os serviços do Zézuki (Campo Grande) por ser mais próximo, ou começcar a cuidar da manutenção eu mesmo!
NOTA: Corrigindo meu post anterior: foram apenas 2 pessoas no banco de tras mas com espaço de sobra pra mais uma pessoa de medio/pequeno porte ou uma criança...
Pois é Nanito ......
A velha dúvida, pegar um carro a diesel ( com suas vantagens e desvantagens) ou um carro a gasolina(com suas vantagens e desvantagens).
Ja tive BAnd e JPX, ambos a diesel, era muito bom pela economia, mas por exemplo, o Jota tinha sempre aquele medo de aquecer e a Band o problema da falta de conforto.
Aí vc encontra o grand Vitara e acha tudo de bom, mas fica com medo do consumo ...enfim, não tem jeito.
O Grand Vitara 4 portas é mais caro, manutenção um pouco diferenciada, a preparação é mais cara também e gasta mais combustível, por ser motor 2.0 16V.
Vai vir uns dizendo que faz 12km/L na estrada, já to vendo...
Em compensação ele é um pouco mais confortável para dirigir.
Angelo RJ
27/10/2011, 10:45
Valeu pela dica Mairo.......
Dizem que veiculo a diesel é bom para quem roda muito.....não é meu caso, mas....
To colocando tudo na "balança" para depois decidir. Vouter que vender meu Pálio (1.8, 2004) para comprar o 4x4 ou então, conforme for, colocar ele na negociação.
O Grand Vitara 4 portas é mais caro, manutenção um pouco diferenciada, a preparação é mais cara também e gasta mais combustível, por ser motor 2.0 16V.
Vai vir uns dizendo que faz 12km/L na estrada, já to vendo...
Em compensação ele é um pouco mais confortável para dirigir.
Nanito, não se precipite em falar pelos outros companheiro!!! :D Peguei meu GV há um ano com 75 mil km por apenas 24,500.....de lá pra cá já gastei um bocado, mas foi tudo com muito prazer. Pois o resultado depois do passeio é legal. Quanto a beber, é só sair de 1.0 pra cima que seu bolso já sofre. Meu carro fazia 8,5 no misto estrada/cidade. Hoje depois das modificações só consigo 6,5 no máximo 7. Conheci um companheiro com uma strada adventure que disse que na cidade a bixinha só fazia 5 com um litro... ;)
Aqui mesmo no fórum tem um parceiro vendendo um 98 vermelho por 22 mil.
Angelo RJ
27/10/2011, 11:59
Pois é Elisson ....
Esse consumo é que me assusta e isso me deixa numa duvida enorme em pegar um carro a diesel.
Como dizem...."não tem almoço gratis" ...rs
Allan4x4
27/10/2011, 13:10
Olha, eu tenho um vitara 3p 97 e o carro é muito bom.
Frequentemente faço viagens de Niterói a Saquarema, Macaé, Arraial do Cabo e Cabo Frio e não tenho problemas quanto ao conforto. Mas ele bebe e muito, o meu tá fazendo 7 km/l no trânsito e nessas viagens costuma fazer uns 9,5/10. Mas não dá defeito nenhum tbm, não faço absolutamente nada no vitara, tô com o carro a quase 8 meses, rodei 3 mil km e não tive um problema sequer, nem uma mísera lanterna queimada.
No seu caso de ir com a família, acho que seria melhor o Grand Vitara, que deve beber menos e ainda é mais confortável.
Se precisar de ajuda com dúvidas sobre o vitara, é só me perguntar.
Abs
Ângelo RJ,
Sem ser passional, acho que, no seu caso, a melhor opção pode ser um Grand Vitara.
Já tive um Vitarinha 91/91, cujo carburador funcionava igual um relógio! Hoje, tenho um GV 1.6 16V 98/99. Se você o mantiver original, o consumo é honesto; senão, vai subir mesmo!
Mas o principal é a segurança: como você quer um carro para viajar com a família, um Suzuki dificilmente vai lhe deixar na mão. Ou, pela economia de $$$, vale o risco e a aporrinhação de ficar com a mulher e os filhos em um acostamento, sujeito a todo tipo de perigo, por causa de um carro que superaqueceu?
É claro que isso também pode acontecer com um Vitara ou um GV, mas é muuuuuuuuuuuuito mais difícil.
Eu, particularmente, fujo dos carros baratos que têm manutenção cara como a Sportage: sempre acho que o dono anterior está vendendo porque não pôde manter... Ai, já viu! Enfim.
[]´s
carlos muller
27/10/2011, 14:42
recomendo gastar um pouco mais e pegar um gran vitara 99 pra cima ou uma tracker 2001 pra cima...nao vai se arrepender...entra no site best cars e confere a opiniao dos donos....ou escreve no google opiniao do dono seguido do carro e ano que voce procura. ex: "opiniao do dono chevrolet tracker 2004"...vai abrir varios links onde contem opiniao de proprietarios do veiculo que vc escolheu...
Angelo RJ
27/10/2011, 14:50
Obrigado Allan....
Mas será que o grand vitara é mais economico que um Vitara ou um Sidekick ???
na minha opinião, quando se trata dos 4x4 suzuki com motorização a gasolina, pode ser o 1.6, 2.0, 8 ou 16v, não importa.. vc vai gastar com combustível. Não só os Suzuki como a maioria dos 4x4 por sinal, muita peça mecânica por baixo + veiculo alto + pneus 'grandes' = peso e arrasto.. não tem milagre.
Nenhum desses carros vai fazer 10km/l no dia-a-dia, não que seja impossível com alguns modelos mas teríamos que no mínimo andar um tanque inteiro com pézinho de princesa e isso é simplesmente impraticável, fora utilizar gasolina sempre da melhor qualidade que acabaria sendo custoso de qualquer maneira.
Resumindo, 4x4 à gasolina vai gastar e ponto final. O único que possa ser excessão à regra é o Samurai mas não vem ao caso para o uso que vc quer fazer do carro. Se vc está preocupado com o consumo de combustível acho interessante pensar com carinho nos carros a Diesel sim.
O motor 2.0 16v da GV tem aqui no forum um tópico extenso sobre o consumo mas a média do pessoal é 8,5km/l na cidade. Eu particularmente não acho nenhum exagero, mas obvio, está longe de econômico..
Ivo Paris
27/10/2011, 23:20
Cara
Também tive um vitarinha 91/91 JX, carburado
Vendi e depois comprei um Grand Vitara 2002 Gold Edition. O pessoal aqui em casa adora o carro.
Aí vendi meu outro carro, que era um polo sedan e comprei um Jimny.
Tá difícil curar a febre dos suzukis.
Quanto ao conforto, a GV é excelente, você nem percebe o asfalto ruim da cidade.
Já o Jimny é pequeno pra quem tem 2 crianças como eu, mas uso ele no dia a dia sem problemas, é tudo questão de adaptaçao.
Quanto ao consumo, todos eles fazem entre 8 e 11km/l, na média. Podia ser melhor, principalmente no caso do Jimny. Mas com os pneus grandes do HR e a gasolina fantástica que vendem no Br, não tem muito o que fazer.
Até mesmo o 91 foi um jipe muito confiável, mesmo com quase 20 anos de uso, e olha que comprei usado e os donos anteriores eram bem relaxados.
Sem ser passional, acho que, no seu caso, a melhor opção pode ser um Grand Vitara.
Já tive um Vitarinha 91/91, cujo carburador funcionava igual um relógio! Hoje, tenho um GV 1.6 16V 98/99. Se você o mantiver original, o consumo é honesto; senão, vai subir mesmo!
Mas o principal é a segurança: como você quer um carro para viajar com a família, um Suzuki dificilmente vai lhe deixar na mão. Ou, pela economia de $$$, vale o risco e a aporrinhação de ficar com a mulher e os filhos em um acostamento, sujeito a todo tipo de perigo, por causa de um carro que superaqueceu?
É claro que isso também pode acontecer com um Vitara ou um GV, mas é muuuuuuuuuuuuito mais difícil.
Eu, particularmente, fujo dos carros baratos que têm manutenção cara como a Sportage: sempre acho que o dono anterior está vendendo porque não pôde manter... Ai, já viu! Enfim.
[]´s[/QUOTE]
carlos muller
28/10/2011, 10:13
vejo que vc da muita importancia ao consumo, entao não tem jeito, vc deve pegar um carro a diesel!!pra nao gerar arrependimento!! grand vitara 99 vc pega por 30 a 36mil e tracker (dificil, mas nao impossivel) por 35 a 45mil....mas é diesel!!!!
vai sem medo e tenha paciencia em pesquisar....um carro assim como vc procura pode levar 3 meses para achar.... e quando se interessar por algum nao deixe de gastar uns trocados com um mecanico para fazer uma geral e atestar a qualidade do carro!!!...melhor prevenir que remediar.
boa sorte!!!
vejo que vc da muita importancia ao consumo, entao não tem jeito, vc deve pegar um carro a diesel!!pra nao gerar arrependimento!! grand vitara 99 vc pega por 30 a 36mil e tracker (dificil, mas nao impossivel) por 35 a 45mil....mas é diesel!!!!
vai sem medo e tenha paciencia em pesquisar....um carro assim como vc procura pode levar 3 meses para achar.... e quando se interessar por algum nao deixe de gastar uns trocados com um mecanico para fazer uma geral e atestar a qualidade do carro!!!...melhor prevenir que remediar.
boa sorte!!!
Só lembrando a ele Carlos, que com o consumo ele vai ficar tranquilo. Mas em compensação a manutenção do Diesel e até alguns "problemas" relatados por alguns proprietários de GV/Tracker a Diesel dão uma put@ dor de cabeça. Então, antes de comprar qualquer 4x4 seja gasolina ou Diesel é bom saber direitinho o funcionamento e até detalhes dos carros pra depois não se arrepender. Ainda sou mais o meu no consumo, que um Diesel com manutenção pesada e problemática!!!!
Angelo RJ
28/10/2011, 19:09
Só lembrando a ele Carlos, que com o consumo ele vai ficar tranquilo. Mas em compensação a manutenção do Diesel e até alguns "problemas" relatados por alguns proprietários de GV/Tracker a Diesel dão uma put@ dor de cabeça. Então, antes de comprar qualquer 4x4 seja gasolina ou Diesel é bom saber direitinho o funcionamento e até detalhes dos carros pra depois não se arrepender. Ainda sou mais o meu no consumo, que um Diesel com manutenção pesada e problemática!!!!
Valeu pessoal ...muito obrigado pelas opinioes.
Ja tive 4x4 a gasolina e a diesel e sei das vantagens de cada um, porem nunca tive um Suzuki e nem uma Sportage. Andei na Sportage e gostei muito assim como gostei do Grand Vitara.
Tive uma Band com todo seu desconforto e barulho, mas que me levou no interior do Pantanal, atravessando rios e lagoas.
Tive um JPX com toda sua fama de aquecer, mas nunca aqueceu comigo devido aos cuidados que tomava e me levou a 2mil metros de altura na Bocaina.
Enfim, é assim mesmo....quando a gente gosta do carro, trata dele bem e respeita seus limites.
Qualquer novidade, comunico ....obrigado mais uma vez
mas.marco
01/11/2011, 18:38
E ae Angelo!
Vc tá no dilema heim.... 1.000 tópicos pra ajudar! ahaha
Mas é assim mesmo.
Posso dar uma dica bem legal? Voce tem que focar. Um dia vc tá no Samurai, outro no Vitara, outro no GV, outro no Sportage.... daqui a pouco você vai comentar da TR4...
Lembro que comentamos (já faz um tempo) sobre os Vitaras....
Vou deixar aqui minhas observações, ok? Espero que ajude e.... pula logo nessa água rapaz! A chuva chegou na praia, não tem como não se molhar.
Vitara Sidekick = Procure os de fabricação 1997 (tem modelos 1997 e 1998). Eles são quadrados. Motor 1.6 16v. A manutenção preventiva é ridícula e você tem diversas lojas à disposição que entregam aqui no RJ. Além disso, tem em São Cristóvão também, na Rua Escobar. A média de consumo fica em 9km/l. Apesar do automático ser um conforto EU não gosto. Primeiro pelo prazer do engate e segundo pelo consumo, que é maior. Como você comentou da outra vez, dá pra colocar GNV e ainda sobra um espacinho (zinho...) na mala. EU também não recomendo o uso de GNV nos Suzuki's mas não é nenhum bicho de 9 cabeças. Tem um tópico aqui sobre isso. Vai clarear suas ideias. Você encontra um BOM na faixa de R$ 23.000,00
Grand Vitara = Nessa faixa de preço, você encontrará de 2 ou 4 portas até 2001. Mesma coisa em relação ao câmbio automático (maior consumo). Sobre a motorização, tem 1.6 16v e 2.0 16v (2 ou 4 portas). O consumo é menor nos de 3 portas devido ao peso também ser menor. EU votaria num 2.0 16v 3 portas mas como é pra família, o entra e sai do carro vai ficar um exercício diário. Portanto recomendo o 2.0 16v 4 portas. EU ACHO que o 1.6 16v no 4 portas não empurra bem devido ao peso mas.... já já surgirão alguns comentários sobre isso... As peças são um pouco mais caras que os 1997/98 mas pouca coisa MESMO. Também acho que houve uma melhora na suspensão e na relação de torque desses motores nos GV's. Mais novos, mais tecnologias.... Você encontra um BOM na faixa de R$ 26.000,00
Eu estou vendendo (até final de Novembro - senão vendê-lo levarei para o sítio) meu Samurai pra pegar um GV no final do ano, de única dona, justamente pelo conforto na estrada (tô viajando de 15 em 15 dias por mais de 250km).
Se você achar um Vitara Sidekick em condições, pegue pois o custo geral anual será menor do que o do Grand Vitara. Se você estiver disposto a pagar um pouco mais, vá de GV, por ser, em todos os sentidos, melhor carro (não tô dizendo em preparações para trilhas, lagos, corridas, etc, etc... pelo amor de deus). Estou sendo cético até demais pois precisei disso quando busquei dicas e só chegaram informações sobre pneu gigantesco, proteções disso e daquilo, levantar o carro.... etc, etc.... e etc...
Pegou a ideia Angelo? Sobre oficina Suzuki no RJ, eu fui em uma e achei o serviço péssimo (e olha que só faltam endeusar o cara...). Na semana que vem, levarei o Samurai em outra pra fazer uma limpeza no ar condicionado e trocar os freios.
Se quiser ir comigo, a gente bate um papo no caminho, você conhece a oficina, vê de perto outros Suzuki's e quem sabe, já sai de lá certo da sua investida.
Grande abraço,
roberson.rs
03/11/2011, 15:19
Boa tarde!
Amigo, não aconselho a Sportage a Diesel.. Se pifar o motor então!!!
Para o que voce procura:
Carro a diesel se voce não for rodar no minimo 800km por dia, não vale a pena pagar mais caro por ele.
Vitara carro muito confortavel e confiavel.
Pois é Nanito ......
Angelo RJ
04/11/2011, 15:37
Boa tarde!
Amigo, não aconselho a Sportage a Diesel.. Se pifar o motor então!!!
Para o que voce procura:
Carro a diesel se voce não for rodar no minimo 800km por dia, não vale a pena pagar mais caro por ele.
Vitara carro muito confortavel e confiavel.
Valeu pessoal ,,,,estou decidindo, mas surgiu uma SPortage que to gostando, em todo caso...eu comunico a vcs.
Obrigado pelas dicas !!!
Se não for agora, com certeza um dia terei um Suzuki.