Ver Versão Completa : Troca do óleo de câmbio/transmissão - DIY.
gustavoullmann
26/10/2011, 22:09
Pessoal,
Resolvi (finalmente) trocar o óleo de câmbio do jipe. Sinceramente eu não sei quando foi a última troca, pois já peguei o jipe com esse óleo na caixa e rodei mais 25k km com ele, ultrapassando assim o limite recomendado de troca. Bobeada...
Fui atrás do famoso MTF-94, mas só encontrei o MTF-06 nas concessionárias Honda. Não havia nenhum tipo de informação sobre viscosidade, classificação API ou qualquer coisa do tipo na embalagem. Simplesmente comprei pois havia a informação (fóruns e MQG) de que esse era o óleo correto): 3 embalagens de 1 litro por R$ 40,30 cada...
Precisei de:
1- 3 litros de óleo (na caixa cabem aproximadamente 2,67 litros);
2- Chave torx T55 para o bujão de enchimento e chave de boca 32mm para o bujão de dreno;
3- Desengraxante e escovinha com cerdas metálicas para limpar o entorno dos bujões antes de abri-los;
4- Loctite 5699 para fixar a arroela de cobre no bujão de dreno (opcional) e Loctite 567 para vedar a rosca dos dois bujões;
5- 1 metro de mangueira plástica flexível transparente para fazer uma bomba de óleo movida a pulmão (hehehe);
6- Bacia plástica (de preferência branca para se poder visualizar os resíduos do óleo);
7- Força, paciência e saco para soltar o bujão de dreno...
Fiz mais ou menos o seguinte:
- Limpei muito bem o entorno dos bujões, pois a região fica bem suja devido a graxa que voa da cruzeta;
- Tive que usar um pano molhado num balde cheio de gelo para resfriar o bujão e faze-lo contrair um pouco, permitindo sua retida. "A seco" não saiu nem a pau... E eu estraguei a lateral da cabeça do bujão nas escapadas que a chave dava... (Acho que só dá para colocar cachimbo sextavado nesse bujão se o cardan for retirado). Vou providenciar um novo bujão da UK para a próxima troca...:concordo:
- Drenei o óleo na bacia e me impressionei com a limalha na ponta magnética do bujão e também com a limalha existente no óleo... Coloquei uns 100ml de óleo novo para "lavar" um pouco as engrenagens e o fundo da caixa. Levantei um pouco a dianteira do jipe e deixei escorrendo por uma noite inteira.
- Limpei os dois bujões, seus alojamentos e a arroela de cobre (como eu reaproveitei esta, passei uma lixa beeeem fininha para eliminar rebarbas e melhorar a "pega" do loctite). Colei a arroela no bujão com loctite grey para garantir seu correto posicionamento entre a caixa e o bujão. Recoloquei o bujão de dreno com o Loctite veda rosca e deixei secar por uma noite.
- Fiz uma gambirra na tampinha de um dos óleos: fiz dois furos com uma broca e coloquei um pedaço de mangueira que ia até o fundo da embalagem e tinha a ponta curta e outra mangueira que mal passava a tampa e era bem comprida. Assim eu só precisei colocar a mangueira curta no furo de enchimento e soprar a mangueira longa pra fazer o óleo (que é bem fino) fluir... Facinho e sem sujeira!!!
- Com o óleo no nível, limpei de novo a rosca do furo de enchimento, passei veda rosca no bujão e aplicei 30Nm nele... (no bujão de dreno usei o braço pra dar torque, pois não tinha como colocar o cachimbo e o torquímetro ali... Segundo o manual o torque nesse bujão deve ser de 50Nm).
Não sei se é coisa da minha cabeça, mas eu posso jurar que senti as marchas "entrarem" melhor após a troca do óleo. No entanto o que mais me agradou foi saber que toda aquela limalha está fora da minha caixa agora... :dance: Daqui pra frente trocas religiosas de 20 em 20k km!
E sigo sonhando com um radiador de óleo...
Abraços!
317730317731317732317733317734
Ótimo how-to, parabéns.
abs
Ka2
rafaelfernandez
26/10/2011, 23:46
Gustavo,
É isso ai! :palmas:
Só para esclarecer um ponto: o MTF-06 vendido pela Honda é o MTF-94. Só que na embalagem da Honda e com o preço da Honda. Exatamente por isso na embalagem não vem qualquer indicação de especificação e/ou viscosidade.
Pode ficar tranquilo que o óleo usado esta CORRETO! :karate:
[]´s
Rafael
Mandou bem Gustavo!!
Agora no meu 2005, o bujão inferior é um 1/2 polegada tradicional, que se abre-se com uma catraca qualquer de 1/4"...
Quanto a limalha; absolutamente normal. A outra limalha na bandeja, cor dourada, é dos sincronizadores. Também normal.
Valeu
Abraços
Clemente
Nelson Defender 110
27/10/2011, 16:33
Gustavo,
muito boa a sua bomba para o óleo.
Vou copiar !
Tempos atrás comprei uma "seringona" de 1 litro em uma casa especializada para fazer a troca do oleo.
Mas dá trabalho para usar e faz uma sujeirada.
Um dica: se quiser economizar no Loctite 567, também possível usar uma fita teflon usada em conexões de agua (torneiras, chuveiros, etc..) que vende em qualquer loja de ferragens.
Eu uso sempre e veda perfeitamente.
Abração,
Nelson
mouramares
27/10/2011, 17:16
Gustavo...pode patentear sua bomba.....rssss, com sua permissao vou tentar fazer uma por aqui, mas avisando a todos que copiei.
parabens.
gustavoullmann
27/10/2011, 23:11
KA2,
Valeu! Conforme for fazendo mais DIY vou colocando aqui, até por que se eu fizer alguma besteira vai ter gente para me chamar a atenção! hehehe
Rafael,
Pode ser que as especificações do óleo MTF 94 e 06 sejam as mesmas, mas a cor do 94 é vermelha enquanto a do 06 é amarela. Sinceramente não sei se isso tem alguma relação com as especificações, mas é bom saber que não gastei 120 latinhas no óleo errado!!! hehehehe
Clemente,
Baita dica! Vou providenciar 3 bujões magnéticos de 1/2 (1 para a caixa e mais 1 para cada diferencial) a fazer a troca!!!
Ainda bem que essa limalha é normal, pois confesso que me assustei um pouco... O material dos sincronizadores é latão, correto?
Nelson,
Também comprei uma seringa, mas a minha tem 200ml... Se essa "bomba" que eu fiz não tivesso funcionado, ia encher a caixa com (muitas) seringadas!!! hehehehe
Quanto a fita de teflon, eu tenho um rolinho intocado na caixa: logo após ter comprado essa teflonada eu descobri que a loctite faz fita veda rosca de alta pressão (Loctite 55: R$ 20/150 metros!!!). Segundo as informações da embalagem aguenta mais pressão e pode ser aplicado em roscas com diâmetros muito maiores do que as fitas tradicionais, mas usei apenas nos bujões metálicos do arrefecimento...
Mouramares,
Vou patentear a bomba sim e vou exigir, como royaltie, que o usuário do "invento" tome pelo menos uma cervejinha gelada depois de completado o serviço! hahahaha...
Grande abraço a todos!
Gustavo,
Encontro esses bujões magnéticos nas lojas de auto-peças?
Ou temos que pedir específico para Lands??
Não sei se os meus já são assim...
:pensativo:
gustavoullmann
28/10/2011, 23:46
Hailtão, meu rei! :D
Em algum lugar eu li que esses bujões magnéticos de 1/2 polegada são o padrão nas discos II.
Encontrei os ditos cujos na expedition exchange e na brit-car:
Expedition Exchange Incorporated :: Defender :: Land Rover Genuine Parts Magnetic Drain Plug (TYB500120) (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18677&cat=289&page=2)
Britcar (UK) Ltd > TYB500120 DRAIN PLUG PLASTIC AXLE CASING DEF (G) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=97830)
Serão a compra do mes que vem juntamente com os plugs de latão do arrefecimento:
Britcar (UK) Ltd > ERR4686B RADIATOR PLUG - BRASS (P) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=97623)
e com o conjunto de buchas originais da direção e suspensão dianteira! (desses eu não tenho o link).
Não sei se é possível encontrar esses bujões magnéticos aqui no Brasil fora das concessionárias LR... Alguém sabe??
Grande abraço, uai! hehehe
Bah, então vou comprar na Britcar com Mr Duncan!!!
Valeu dimaisdaconta a dica, sô...
hahhahaaa
Abraço!
gustavoullmann
03/11/2011, 22:32
Opa!
Só para fechar o relato: hoje eu verifiquei como estavam os bujões da caixa de câmbio em relação a vazamentos, pois eu nunca havia usado o Loctite 567.
Para minha felicidade, após algumas centenas de km rodados não há o menor sinal de vazamento, sequer há qualquer "umidade" de óleo no entorno dos bujões! :D
Gostei desse Loctite, pois é bem fácil de trabalhar e se este é capaz de segurar um óleo fino como o do câmbio não tenho dúvidas de sua eficiência com o restante dos óleos do land. Só podia ser um pouco mais barato... hehehe
Daqui 20k km vamos ver se os bujões vão soltar com facilidade ou se eu vou precisar usar um pano com água gelada de novo...
Grande abraço!!
Aqui em casa pode faltar leite, mas Loctite 567 sempre tem!
Ele vem em um tubo aparentemente vazio, cheio de ar, por justamente ser um selante anaeróbico; endurece quando fica sem ar.
Uso em 100% dos bujões da transmissão e até hoje está tudo seco. Curiosamente ainda não abri nenhum destes bujões, pois ainda não chegou a hora de substituir os "bons fluídos". De todo modo ele não é um trava rosca, mas sim, um veda rosca, coisas distintas. De qualquer modo ele aumenta um pouco torque para remoção do bujão em relação ao torque aplicado no momento de aperto. Porém como a rosca ficará selada, não existe motivo para apertar em excesso.
Eu tenho horror de ver bujões suando óleo. Sei que é doentio, mas se posso fazer 100% perfeito, porque deixar o serviço pela metade? Objetivo é parecer que nem óleo lá dentro do eixo tem.
Bons mecânicos deixam boas marcas, como loctite 567 e graxa de cobre. Maus mecânicos deixam marcas de chave, bujões vazando e garantidas dores de cabeça para o futuro. É nos detalhes que se vê toda a fotografia... Vacilou no detalhe, suspeite de todo o resto.
Abraços
Clemente
Opa!
Só para fechar o relato: hoje eu verifiquei como estavam os bujões da caixa de câmbio em relação a vazamentos, pois eu nunca havia usado o Loctite 567.
Para minha felicidade, após algumas centenas de km rodados não há o menor sinal de vazamento, sequer há qualquer "umidade" de óleo no entorno dos bujões! :D
Gostei desse Loctite, pois é bem fácil de trabalhar e se este é capaz de segurar um óleo fino como o do câmbio não tenho dúvidas de sua eficiência com o restante dos óleos do land. Só podia ser um pouco mais barato... hehehe
Daqui 20k km vamos ver se os bujões vão soltar com facilidade ou se eu vou precisar usar um pano com água gelada de novo...
Grande abraço!!
Usei fim de semana passado o metodo das mangueiras na tampa do vasilhame de óleo sugerido pelo gustavo. Funciona maravilhosamente bem. Como eu tinha que colocar o óleo em um ponto ainda mais alto do que o da caixa de transferência (overdrive), acabei usando um compressor de ar para empurrar o óleo através da manguiera e funcionou muito bem também e muito rápido.
Abs
Sergio
gustavoullmann
19/12/2011, 23:33
Usei fim de semana passado o metodo das mangueiras na tampa do vasilhame de óleo sugerido pelo gustavo. Funciona maravilhosamente bem. Como eu tinha que colocar o óleo em um ponto ainda mais alto do que o da caixa de transferência (overdrive), acabei usando um compressor de ar para empurrar o óleo através da manguiera e funcionou muito bem também e muito rápido.
Abs
Sergio
Sergio,
Só não se esqueça de tomar a cervejinha gelada após usar o método da mangueira na tampa! É o "royaltie"... hehehe
Grande abraço!!!
Sergio,
Só não se esqueça de tomar a cervejinha gelada após usar o método da mangueira na tampa! É o "royaltie"... hehehe
Grande abraço!!!
Opa! não esqeuci não. Paguei logo em dobro. Tomei duas!!! hahaha
Usando o compressor, só fiquei com medo que a garrafinha estourasse. Ela inflou feito um balão. hahaha.
Abs
Sergio
Msrezende
16/01/2013, 20:12
Aonde encontro o similar deste oleo da Honda? Queria ver se achava o de mesma qualidade/similar e especificacao mas sem o preco de marca de bacana.. :D
Nelson Defender 110
17/01/2013, 16:53
Aonde encontro o similar deste oleo da Honda? Queria ver se achava o de mesma qualidade/similar e especificacao mas sem o preco de marca de bacana.. :D
Infelizmente não tem similar.
Pode usar o Texamatic B (Dexron II) da Texaco ou qualquer oleo com especificação Dexron II (como manda o manual)
Mas o MTF da Honda é superior.
Msrezende
18/01/2013, 18:04
Infelizmente não tem similar.
Pode usar o Texamatic B (Dexron II) da Texaco ou qualquer oleo com especificação Dexron II (como manda o manual)
Mas o MTF da Honda é superior.
OK Entao vou nele mesmo. Aqui na minha cidade nao tem consessionaria honda, vou ter que dar uma pesseio pra achar...
Infelizmente não tem similar.
OK Entao vou nele mesmo. Aqui na minha cidade nao tem consessionaria honda, vou ter que dar uma pesseio pra achar...
Seguinte pessoal. Eu vi esse tópico e decidi ir até a concessionária Honda aqui da cidade e a mulher que estava atendendo no departamento de peças nem sabia do que se tratava, e disse que não tinha.
Com a frustração de não encontrar o Fluído, somado ao seu preço, resolvi fazer umas pesquisas e tentar encontrar as especificações desse fluído sagrado. Eu acho que encontrei...
Aparentemente a própria Honda afirma no manual de seus carros (lá fora pelo menos; quem tiver pode verificar pra gente e posta aqui!) que no caso de não encontrar o MTF, ela mesmo recomenda o uso de óleo 10w30 em suas transmissões. Muitos palpitam que esse aditivos são os responsáveis pelo afinamento do 10w30 que provavelmente é utilizado como base para o MTF.
Uma pessoa disse que com a ajuda de um amigo que trabalhava na engenharia da Honda que a especificação é MTF-7280, com uma viscosidade de 75w/80w, equivalente às de um óleo (adivinhem) 10w30, com a única diferença de um grande uso de cálcio em sua composição para uma melhor aderência dos sincronizados.
Essa afirmação está aqui: I have found the Honda MTF specification...Nedd Aussie/Brit Help! - S2KI Honda S2000 Forums (http://www.s2ki.com/s2000/topic/199972-i-have-found-the-honda-mtf-specificationnedd-aussiebrit-help/)
Em um outro fórum, um outro usuário enviou uma amostra do MTF para análise em um famoso laboratório e adivinhem!? A afirmação acima mostrou ser exata: Virgin Honda MTF - Bob Is The Oil Guy (http://www.bobistheoilguy.com/forums/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=1971039#Post1971039)
Lá fora o pessoal tem várias opções para o similar, e tenho certeza que agente aqui também tem. Só temos que ser um pouco mais teimosos, pesquisar e encontrar essas alternativas. :computador:
Agora tá tarde e tô morrendo de sono. Depois eu procuro mais sobre o assunto. Eu só tava ansioso pra compartilhar isso aqui com vocês. :)
Airton R
18/08/2013, 00:00
Há alguma marca mais indicada?
obrigado, Airton
Aqui em casa pode faltar leite, mas Loctite 567 sempre tem!
Ele vem em um tubo aparentemente vazio, cheio de ar, por justamente ser um selante anaeróbico; endurece quando fica sem ar.
Uso em 100% dos bujões da transmissão e até hoje está tudo seco. Curiosamente ainda não abri nenhum destes bujões, pois ainda não chegou a hora de substituir os "bons fluídos". De todo modo ele não é um trava rosca, mas sim, um veda rosca, coisas distintas. De qualquer modo ele aumenta um pouco torque para remoção do bujão em relação ao torque aplicado no momento de aperto. Porém como a rosca ficará selada, não existe motivo para apertar em excesso.
Eu tenho horror de ver bujões suando óleo. Sei que é doentio, mas se posso fazer 100% perfeito, porque deixar o serviço pela metade? Objetivo é parecer que nem óleo lá dentro do eixo tem.
Bons mecânicos deixam boas marcas, como loctite 567 e graxa de cobre. Maus mecânicos deixam marcas de chave, bujões vazando e garantidas dores de cabeça para o futuro. É nos detalhes que se vê toda a fotografia... Vacilou no detalhe, suspeite de todo o resto.
Abraços
Clemente
Waldmartins
18/08/2013, 00:22
aproveitando...
qual é a chave usada para abrir o bujão? O cara que abriu pra trocar usou uma chave allen do Uno...:pensativo:
Abs
Wald
Há alguma marca mais indicada?
obrigado, Airton
To comprando da Dow Corning (Molykote);
HSC Plus
CU 7439 Plus
Airton R
18/08/2013, 11:24
Wald,
O bujão superior é torx 55 e o inferior é 32 mm. Esta inferior vou trocar, seguindo dicas acima, pelo bujão com ímã do diferencial da discovery de 1/2 pol ( TYB500120 ), pois assim poderei usar o torquímetro.
abs, Airton
aproveitando...
qual é a chave usada para abrir o bujão? O cara que abriu pra trocar usou uma chave allen do Uno...:pensativo:
Abs
Wald
Airton R
18/08/2013, 11:26
Valeu Marado,
Não sabia que a molykote produzia graxa com cobre. Já encomendei br2 plus da molykote de um distribuidor do RJ ou SP, não lembro ao certo!
To comprando da Dow Corning (Molykote);
HSC Plus
CU 7439 Plus
Denilsom
07/05/2014, 13:55
Colegas adquiri uma Defender 98 a pouco tempo e to querendo eu mesmo fazer a troca dos oleo de cambio T case e diferenciais, mas pelo que vi no manual que ela tem não se encontra a especificaçao pedida .tem lido varias coisas sobre o assunto mas não cheguei a conclusao nenhuma , alguem trocou recentemente e poderia me passar qual oleo ? transferencia , diferencial e cambio ? grato
Denilsom
A minha tabela é:
Motor: Cada 5.000 km troco óleo e filtro, 7 l Lubrax Top Turbo 15W 40(o fabricante recomenda 6,65 l).
Câmbio: Cada 40.000 km 2,4 l Honda 06 MTF (compro na concessionária Honda).
Transferência: Cada 40.000 km 2,3 l Lubrax Gold 75W 90.
Diferencial Dianteiro: Cada 40.000 km 1,7 l Lubrax TRM-5.
Diferencial Traseiro Rover: Cada 40.000 km 2,3 l Lubrax TRM-5 (para o teu Salisbury 2,8 l).
Denilsom
07/05/2014, 21:59
Obrigado Hugo vou procurar esses oleos por aqui !!
Denilsom
A minha tabela é:
Motor: Cada 5.000 km troco óleo e filtro, 7 l Lubrax Top Turbo 15W 40(o fabricante recomenda 6,65 l).
Câmbio: Cada 40.000 km 2,4 l Honda 06 MTF (compro na concessionária Honda).
Transferência: Cada 40.000 km 2,3 l Lubrax Gold 75W 90.
Diferencial Dianteiro: Cada 40.000 km 1,7 l Lubrax TRM-5.
Diferencial Traseiro Rover: Cada 40.000 km 2,3 l Lubrax TRM-5 (para o teu Salisbury 2,8 l).
Carrilho
13/03/2015, 09:20
Bom dia caros,
Alguém já usou o Ursa Synthetic MTF HD SAE 75W-80 na transmissão?
Abraço
Bom dia caros,
Alguém já usou o Ursa Synthetic MTF HD SAE 75W-80 na transmissão?
Abraço
Esse não é o igual ao Texaco MTF94 recomendado para o câmbio manual R380 das Defenders 300 Tdi e hoje encontrado nas concessionárias Honda como 06MTF.
landlover
29/03/2017, 16:16
Amigos, boa tarde! Acabo de fazer uma cotação para troca dos fluidos da minha Defender 110 ano 2002 e achei muito bom o preço no posto BR (procure um na sua cidade e confira), ou seja, com toda a linha de lubrificantes Lubrax. Me recomendaram usar o dexron III para o câmbio, mas acabo de ler aqui que o manual recomenda o dexron II. Alguma ressalva quanto a isso? Não entendo muito das nomenclaturas e siglas, muito complicadas, sobre as especificações de uso de cada produto, mas sigo boas dicas.
landlover
29/03/2017, 16:27
Ah... para os diferenciais, recomendaram o GL5 SAE 90, para o motor o Extra Turbo CG4 15W40, fluido de freio DOT3 e graxa AUTOLITH 2 à base de sabão de lítio. Obs.: o dexron III do câmbio tem uma referência ATF TDX (500ml)
- Para o câmbio é consenso mundial óleo Honda MTF, não coloca outro.
- Para os diferenciais pode o GL5 se não for rodar em lugares com temperaturas iguais ou menores a zero grau centígrados.
- Para o motor pode o Extraturbo, más o Topturbo e melhor.
- Fluido de freio indicado é DOT4, não deve utilizar DOT3.
Nelson Defender 110
03/04/2017, 22:24
Amigos, boa tarde! Acabo de fazer uma cotação para troca dos fluidos da minha Defender 110 ano 2002 e achei muito bom o preço no posto BR (procure um na sua cidade e confira), ou seja, com toda a linha de lubrificantes Lubrax. Me recomendaram usar o dexron III para o câmbio, mas acabo de ler aqui que o manual recomenda o dexron II. Alguma ressalva quanto a isso? Não entendo muito das nomenclaturas e siglas, muito complicadas, sobre as especificações de uso de cada produto, mas sigo boas dicas.
De fato o manual manda o DEXRON II.
Eu mesmo usava o TEXAMATIC dexron II.
Mas tenho usado o MTF da Honda.
A caixa de velocidades merece e é facil de achar na Honda.
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