PDA

Ver Versão Completa : Como devo fazer pra bomba injetora não deixar na mão?



jotasilvacantor
26/10/2011, 20:38
Comprei uma S10 4x4 2.8 MWM 2001 ha 6 meses, do nada ela apaga e não funciona,:sad: ia trabalhar. Tive que deixar o veículo na rua e arrumar outro carro, no outro dia chamei o mecânico que guinchou o carro pra oficina dele constatando que a bomba injetora quebrou aquele eixo do corpo da bomba e uma engrenagem de 4 dentes e um peça ondulada que faz o encaixe com essas 2 peças. Fiquei muito decepcionado com o carro pois tava tudo bem e estragou derrepentemente. Queria fazer umas viagens longas mais agora não confio no carro. Gostaria de conselho de como fazer.

Eduardo Velo
26/10/2011, 21:01
J Silva , bem vindo ao forum ...
VC deveria mandar essa msg no tópico das picapes , aí teria mais gente com S10 pra te responder ...
Qual o ano da S10 e qtos KM tem de rodagem ? como vc está com ela só 6 meses é bem provável que já veio com problema , não é comum dar problema em BI de MWM 2.8 , depois de trocar as peças e andando na boa não é pra ter problema nunca mais ... recomendo usar 500 ml de óleo 2 tempos de moto a cada 2 abastecidas além do aditivo pra diesel ...

abs ... Edu

jotasilvacantor
26/10/2011, 21:23
Obrigado Edu pela resposta. Ela é 2001 ta marcando 108 mil km

Eduardo Velo
27/10/2011, 04:20
Está até pouco rodado pelo ano ...
MWM 2.8 com BI mecânica é o mais usado em expedições , esse motor é muito bom ...
Outro site pra consulta é esse -
Fórum PicapesGM :: Índice (http://www.picapesgm.com.br/forum/index.php)

abs ... Edu

jotasilvacantor
31/10/2011, 22:53
Minha s10 ta no mecânico a mais de uma semana a BI quebrou, levei no bombista pra arrumar, ele trocou as peças quebradas e regulou ela na bancada ficou tudo ok com a BI, o mecânico montou ela hoje e o carro não pegou. To muito preocupado

Leo Maluf
01/11/2011, 21:29
..Com pouquissimo tempo de carro a diesel, a unica coisa de que tenho certeza até agora é que a tal da B.I. é uma tremenda "capa preta" !!!:twisted:

Sistema de alimentação mecânica a diesel exige cuidados acima da média (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/treinamento/537)

Neto1
02/11/2011, 11:07
Comprei uma S10 4x4 2.8 MWM 2001 ha 6 meses, do nada ela apaga e não funciona,:sad: ia trabalhar. Tive que deixar o veículo na rua e arrumar outro carro, no outro dia chamei o mecânico que guinchou o carro pra oficina dele constatando que a bomba injetora quebrou aquele eixo do corpo da bomba e uma engrenagem de 4 dentes e um peça ondulada que faz o encaixe com essas 2 peças. Fiquei muito decepcionado com o carro pois tava tudo bem e estragou derrepentemente. Queria fazer umas viagens longas mais agora não confio no carro. Gostaria de conselho de como fazer.

Meu amigo:

Enquanto a Petrosauro estiver vendendo minério de enxofre como se fosse diesel, o melhor a fazer é comprar veiculo a gasolina.

Abraços.
Neto

jotasilvacantor
02/11/2011, 22:13
recomendo usar 500 ml de óleo 2 tempos de moto a cada 2 abastecidas além do aditivo pra diesel ...

abs ... Edu


Eu peguei o carro na oficina ficou bom. Comprei óleo 2 tempos (Nautilus) enchi o tanque e coloquei 500 ml, esse não da fumaça é especial para barcos disse o vendedor, para não agredir o meio ambiente. To pensando em usar em toda abastecida, será que pode?

jotasilvacantor
02/11/2011, 22:26
Meu amigo:

Enquanto a Petrosauro estiver vendendo minério de enxofre como se fosse diesel, o melhor a fazer é comprar veiculo a gasolina.

Abraços.
Neto

Pois é. gosto d+ de carro a diesel, aqui na minha cidade os postos de combustível é uma máfia só a gasolina é muito cara e a maioria tbm é batizada os carros que já tive a gasolina viviam desregulados.

Abç. Jota

Fernando Costa
02/11/2011, 22:34
Comprei uma S10 4x4 2.8 MWM 2001 ha 6 meses, do nada ela apaga e não funciona,:sad: ia trabalhar. Tive que deixar o veículo na rua e arrumar outro carro, no outro dia chamei o mecânico que guinchou o carro pra oficina dele constatando que a bomba injetora quebrou aquele eixo do corpo da bomba e uma engrenagem de 4 dentes e um peça ondulada que faz o encaixe com essas 2 peças. Fiquei muito decepcionado com o carro pois tava tudo bem e estragou derrepentemente. Queria fazer umas viagens longas mais agora não confio no carro. Gostaria de conselho de como fazer.

Faça o reparo da BI com um bombista competente, troque todos os reparos (tudo mesmo), e faça a regulagem dos bicos. A regra é que a próxima revisão da bomba se dá com 100 mil Km , e a nova regulagem dos bicos, com 50 mil Km.
Não esqueça de trocar a válvula solenóide, compre uma nova da Bosch (R$ 70,00) e preste atenção se ela foi mesmo colocada, pois todas as demais são feitas na China, se forem colocadas travam e te deixam no meio da estrada dentro de um ano.
Troque todos aqueles "caninhos" de borracha que saem dos bicos injetores, travando-os com abraçadeiras.
Filtro de combustível, só compre o original MWM nas revendas da marca (R$ 50,00). Troque a cada 10 mil Km.
Usar 0,5% de óleo lubrificante de qualidade no tanque a cada abastecimento é ótima idéia. Somente abasteça em posto de confiança, de preferência que tenha clientela de caminhões, pois o diesel é sempre novo.

jotasilvacantor
02/11/2011, 22:42
Obrigado Fernando pelas dicas.

RoadRunner
02/11/2011, 22:46
Olá J

Pode ficar tranquilo que o pior ja passou, se vc ja revisou a bba injetora o resto são detalhes para acertar.

Se ela continua pegando ar, comece trocando os filtros de combustivel (marca boa), desconecte mangueira de combustivel do motor e do tanque e passe ar comprimido nos 2 sentidos. Se nao resolver, por ultimo tire o tanque para uma lavagem e verificar o estado dele caso seja de chapa.

[]'s

jotasilvacantor
02/11/2011, 22:56
Olá J

Pode ficar tranquilo que o pior ja passou, se vc ja revisou a bba injetora o resto são detalhes para acertar.

Se ela continua pegando ar, comece trocando os filtros de combustivel (marca boa), desconecte mangueira de combustivel do motor e do tanque e passe ar comprimido nos 2 sentidos. Se nao resolver, por ultimo tire o tanque para uma lavagem e verificar o estado dele caso seja de chapa.

[]'s

Pior que ela nunca deu entrada de ar, quebrou do nada, depois da revisão tbm não deu entrada ar até agora rsrs

obrigado pela resposta

pilotothiago
03/11/2011, 07:29
J Silva , bem vindo ao forum ...
depois de trocar as peças e andando na boa não é pra ter problema nunca mais ... recomendo usar 500 ml de óleo 2 tempos de moto a cada 2 abastecidas além do aditivo pra diesel ...



abs ... Edu

Eduardo esta informaçao do oleo 2T procede para qualquer picape a diesel ???

O porque é bom este procedimento de se colocar oleo no tanque???

Leo Maluf
04/11/2011, 12:28
Eduardo esta informaçao do oleo 2T procede para qualquer picape a diesel ???

O porque é bom este procedimento de se colocar oleo no tanque???

Boa pergunta. A adição do oleo 2T não vai ajudar a fazer uma melação danada nos bicos?

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 12:37
Esse óleo 2T é uma boa forma de jogar o dinheiro. Que diferença faz meio litro de óleo misturado em 70 litros de diesel? Se fosse bom viria recomendado em algum manual de algum motor.

Além disso, se fosse para mistura algum óleo no diesel, melhor seria mistura algum óleo lubrificante comum que é mais barato e lubrifica tão bem quanto o óleo 2T.

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 12:40
Esse óleo 2T é uma boa forma de jogar o dinheiro. Que diferença faz meio litro de óleo misturado em 70 litros de diesel? Se fosse bom viria recomendado em algum manual de algum motor.

Além disso, se fosse para mistura algum óleo no diesel, melhor seria mistura algum óleo lubrificante comum que é mais barato e lubrifica tão bem quanto o óleo 2T.

E ainda além disso tudo, a BI é uma das peças mais confiáveis num veículo e é peça meno provável a falhar...

jotasilvacantor
04/11/2011, 14:32
Esse óleo 2T é uma boa forma de jogar o dinheiro. Que diferença faz meio litro de óleo misturado em 70 litros de diesel? Se fosse bom viria recomendado em algum manual de algum motor.

Além disso, se fosse para mistura algum óleo no diesel, melhor seria mistura algum óleo lubrificante comum que é mais barato e lubrifica tão bem quanto o óleo 2T.
Os carros a diesel são fabricados pra rodar a diesel não com essa mistura que tem nos postos que leva enxofre e etc. por isso não aguenta muito tempo. Enquanto consertava a minha bomba estava vendo como fica dentro da bomba por causa do mau combustível, não só a minha, todas as que estavam lá. as peças que quebrou da minha tava enferrujada e todas as bombas que tinha lá estavam sujas de uma borra amarronzada. Pesquise sobre o diesel consumido no Brasil pra vc ver como é.

jotasilvacantor
04/11/2011, 14:42
Depois que o "Eduardo Velo" me deu a dica de adicionar óleo 2 tempos no diesel eu me lembrei de quando era mais novo eu tinha uma mobilete que lubrifica o motor apenas com o óleo 2 tempos adicionado a gasolina, se deixar faltar estraga o motor. O bombista não me falou nada sobre óleo 2 tempos, mais no entanto disse que quebra por falta de lubrificação, desgaste e quando enferruja por causa dos componentes do combustível ruim. Eu sempre abasteci em postos de Bandeira conhecida sempre no mesmo posto mas estou com esse carro apenas a 6 meses acho que o dono anterior não tinha esses cuidados. Porém se é bom ou não vou continuar colocando se quebrar novamente não vai ser por falta de lubrificação.

abç. Jota

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 15:01
Os carros a diesel são fabricados pra rodar a diesel não com essa mistura que tem nos postos que leva enxofre e etc. por isso não aguenta muito tempo. Enquanto consertava a minha bomba estava vendo como fica dentro da bomba por causa do mau combustível, não só a minha, todas as que estavam lá. as peças que quebrou da minha tava enferrujada e todas as bombas que tinha lá estavam sujas de uma borra amarronzada. Pesquise sobre o diesel consumido no Brasil pra vc ver como é.

Você está equivocado. Tá botando a culpa no diesel porque comprou uma picape mau cuidada. Acabei de vender pro meu irmão um Ranger que comprei em 2001 com 230.000Km. Nunca tive problema relacionado ao diesel. Nunca coloquei nada alem de diesel puro no tanque.

Outra coisa, o enxofre no diesel é justamente a substância responsável pela lubrificação da BI. Tanto que para o novo diesel sem enxofre a Petrobras teve que usar um aditivo para compensar a perda das propriedades lubrificantes do diesel.

Então, você que tem que pesquisar e deixar de ouvir a conversa de mecânico de fundo de quintal...

Se o diesel brasileiro fosse tão ruim quanto se aterrorizam aqui no fórum, tava cheio de ônibus e caminhões quebrados pela estrada e os bombistas milionários...

jotasilvacantor
04/11/2011, 19:23
Você está equivocado. Tá botando a culpa no diesel porque comprou uma picape mau cuidada. Acabei de vender pro meu irmão um Ranger que comprei em 2001 com 230.000Km. Nunca tive problema relacionado ao diesel. Nunca coloquei nada alem de diesel puro no tanque.

Outra coisa, o enxofre no diesel é justamente a substância responsável pela lubrificação da BI. Tanto que para o novo diesel sem enxofre a Petrobras teve que usar um aditivo para compensar a perda das propriedades lubrificantes do diesel.

Então, você que tem que pesquisar e deixar de ouvir a conversa de mecânico de fundo de quintal...

Se o diesel brasileiro fosse tão ruim quanto se aterrorizam aqui no fórum, tava cheio de ônibus e caminhões quebrados pela estrada e os bombistas milionários...

Nas viagens que faço vejo muitos caminhões e ônibus quebrados pelas estradas não sei o motivo, pode ser as estradas ou outras coisas tomara que não seja isso. Pode ser que o carro já estava pra estragar, mas o problema e o "deixar na mão", cara não tem coisa pior olha esse link sobre o diesel no brasil Diesel de consumo brasileiro é um dos piores do mundo! - Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/quimica/diesel-consumo-brasileiro-um-dos-piores-mundo.htm)

Walter L. L. Casitta
04/11/2011, 19:36
Nas viagens que faço vejo muitos caminhões e ônibus quebrados pelas estradas não sei o motivo, pode ser as estradas ou outras coisas tomara que não seja isso. Pode ser que o carro já estava pra estragar, mas o problema e o "deixar na mão", cara não tem coisa pior olha esse link sobre o diesel no brasil Diesel de consumo brasileiro é um dos piores do mundo! - Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/quimica/diesel-consumo-brasileiro-um-dos-piores-mundo.htm)

Você leu o que está escrito no link ou leu só o título? Uma coisa é um combustível de baixa qualidade do ponto de vista ecológico e nesse ponto eu concordo. Ele poluidor sim. Outra coisa é dizer que qualidade desse diesel é ruim para os motores. Muito pelo contrário, pois enxofre é o maior amigo da bomba injetora...

Carlos A. C. Azevedo
04/11/2011, 20:07
Jota, se a bomba foi feita com peças originais da bosch por ficar tranquilo, esse sprint não é motor de ficar dando susto assim.

Tem gente que usa óleo 40w, 1 litro a cada 3 tanques, meio litro a cada tanque e por ai vai, gente que usa óleo novo, óleo velho, vai depender de ti..

:concordo:

jotasilvacantor
04/11/2011, 20:08
Obrigado Walter pelas informações sobre o enxofre. Pesquisei sobre ele e vi realmente a sua importância para o veículo. Estou aprendendo muito aqui nesse fórum.

Quando o carro estraga dentro da cidade nem tem muito problema o ruim e no meio do mato nas estradas de chão onde nem pega celular. Esse é um dos maiores medos eu acho de todos. Imagine eu que sou músico vindo de um show em certos interior onde não tem asfalto de madrugada, eu que sempre vou só minha esposa e eu de repente da um problema desses. Eu uso carro a diesel por ser mais resistente e por oferecer maior segurança nas estradas. Por isso quero saber todos os cuidados que devo ter pra não ficar na mão.

Leo Maluf
05/11/2011, 11:42
jotasilva, por favor poste o resultado ( links e/ou referencias ) de suas pesquisas sobre o enxofre, o dito cujo sempre foi demonizado como a causa da baixa qualidade do nosso diesel.Eu acredito em informações bem embasadas , com dados concretos, etc...Acompanho com interesse as conversas sobre adição de oleo 2T ou outro lubrificante junto com o diesel na hora de abastecer, mas eu só colocaria algo alem do diesel ou um aditivo como o TeCCon 10 road o qual vinha experimentando até pouco tempo, havendo dado concreto sobre o beneficio de seu uso.
Muito se fala da má qualidade do noso diesel ( Há um topico aqui no forum sobre ferrugem em tanques e bocais de Pajero relacionados ao diesel ) e tb da gasolina embora com ela eu nunca tenha tido nenhum problema; na minha Pajero diesel só abasteço em posto com bandeira, de preferencia BR com o selo "de olho no combustivel " , já fiz um trabalho com a Petrobras e vi em campo que esse controle é sério.

jotasilvacantor
05/11/2011, 13:49
jotasilva, por favor poste o resultado ( links e/ou referencias ) de suas pesquisas sobre o enxofre, o dito cujo sempre foi demonizado como a causa da baixa qualidade do nosso diesel.Eu acredito em informações bem embasadas , com dados concretos, etc...Acompanho com interesse as conversas sobre adição de oleo 2T ou outro lubrificante junto com o diesel na hora de abastecer, mas eu só colocaria algo alem do diesel ou um aditivo como o TeCCon 10 road o qual vinha experimentando até pouco tempo, havendo dado concreto sobre o beneficio de seu uso.
Muito se fala da má qualidade do noso diesel ( Há um topico aqui no forum sobre ferrugem em tanques e bocais de Pajero relacionados ao diesel ) e tb da gasolina embora com ela eu nunca tenha tido nenhum problema; na minha Pajero diesel só abasteço em posto com bandeira, de preferencia BR com o selo "de olho no combustivel " , já fiz um trabalho com a Petrobras e vi em campo que esse controle é sério.
Teor de Enxofre no Diesel (http://www.clinicarms.com/noticias/96-teor-de-enxofre-no-diesel) eu li esse que diz "Os Compostos de enxofre presentes no diesel, sob certo aspecto, são benefícios para o combustível, pois aumentam sua lubricidade." Sobre óleo 2 tempos eu vou procurar depois eu coloco o link.

jotasilvacantor
05/11/2011, 23:08
Peguei essa discussão em outro fórum sobre óleo 2 tempos

"Como sabem aditivos de supermercado para diesel não faltam...

O único ou talvez o verdadeiro aditivo no mercado que é reconhecido por muitos é o Stanadyne. Este aditivo é inclusivamente recomendado por algumas bosch car service para lubrificar os sistemas de injecção actuais (common rail e outros.

Aqui há dias numa pesquisa web sobre aditivos deparei-me com um teste feitos a vários aditivos diesel em que utilizavam também o óleo 2 tempos para mistura...

Curiosamente, juntando ao gasóleo uma proporção de óleo 2 tempos de 0,05% os resultados finais eram melhores do que os de um dos melhores Stanadyne...

Num universo de 19 aditivos o óleo 2 tempos ficava em 6º e o Stanadyne ficava em 7º. o Stadnadyne performance formula que se vende por aqui ficou em 12º.

No caso do óleo dois tempos é verdade que a coisa tem alguma lógica:

- O óleo 2 tempos é inflamável na medida em que se mistura com a própria gasolina para o efeito de lubrificar e antes e se queimar.
- O óleo de dois tempos lubrifica por onde passa antes ser queimado.
- Uma vez queimado não vai entupir catalisadores e outros como poderia acontecer com o velho hábito de meter óleo dos carros no gasóleo.

Falo é claro de óleo 2 tempos sintético a cumprir no mínimo a normas JASO FC e ISO-L-E GD."

Segue o link Frum da ANTRAL: leo dois tempos como aditivo (http://www.antral.pt/forum/forum_posts.asp?TID=1746)

jotasilvacantor
05/11/2011, 23:21
A respeito de óleo comum comparado ao 2 tempos vi esta resposta:

"o oleo 2t foi formulado para lubrificar e ser queimado no interior da câmara de combustão. o oleo lubrificante normal não queima bem e produz residuos de carvão que vão arruinar as peças moveis do interior da câmara."

jotasilvacantor
05/11/2011, 23:23
Nas minhas pesquisa que eu fiz até agora de uma coisa eu tenho certeza, mau não faz colocar óleo 2 tempos

Walter L. L. Casitta
06/11/2011, 08:56
Nas minhas pesquisa que eu fiz até agora de uma coisa eu tenho certeza, mau não faz colocar óleo 2 tempos

Não tem problema nenhum mesmo. Motor diesel queima qualquer óleo como se fosse combustível. Ele rodaria com óleo 2T ou óleo lubrificante comum puro sem problema.

Se você quer aditivar com óleo, coloca óleo comum que deve ser mais barato e mais fácil de encontrar que óleo 2T. Agora tenha e mente que um litro de óleo diluído em 70 litros de diesel não é nada e homeopatia não funciona em mecânica...

RoadRunner
06/11/2011, 10:25
J,

Nem tudo que está na internet pode ser tido como verdade, principalmente em fóruns. Existem coisas aqui como em outros fóruns que estão mais para papo de boteco do que troca de informações entre usuários.

Se vc quer cuidar da viatura, tente encontrar um posto de confiança e sempre respeite as trocas dos filtros de combutivel.
Ainda assim se vc só abastecer em posto boca de porco basta trocar os filtro de combustivel em prazos menores (cada caso é um caso).

E só, pelo menos sobre bbas injetoras a vida é simples.

[]'s

Desnickadu
06/11/2011, 12:05
o óleo 2 tempos quando queima deixa resíduos SIM. Não tanto quanto o óleo 4 tempos é verdade, mas deixa sim.
A prova é que o motorzinho de mobilete que leva 0,04% de óleo 2 tempos na gasolina precisa necessáriamente ser descarbonizado periódicamente, ter os rolamentos do virabrequim trocados e a saída de escape, cabeça do pistão e cilindro limpos e a vela trocada. Caso contrário ocorre o que as fotos a seguir mostram, este é um motor de roçadeira [cortadora de grama] que quase se perdeu [riscou] por conta do carvão que se desprendia do pistão/cilindro:

http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02161.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02161.jpg)http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02167.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02167.jpg)http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02168.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02168.jpg)http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02170.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02170.jpg)http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02173.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02173.jpg)http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/th_DSC02175.jpg (http://s122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/?action=view&current=DSC02175.jpg)
[clicka pra aumentar]


A temperatura em que ocorre a combustão num motor 2 tempos de baixa cilindrada não é comparável à temperatura da camara num motor de grande cilindrada, ainda mais diesel. Nesse caso esse carvão não se formará porque a temperatura é suficiente para que ele queime e vire cinzas, saindo pelo escape junto com os gases residuais do diesel. Portanto, não existe problemas em utiliza-lo aí.
Como na BI o óleo passara na fase líquida, librificará sim.

Outra informação errada qeu vi no topico foi que o óleo 2 Tempos náutico é "ecológico". Totalmente errado. O óleo 2T náutico é menos viscoso [mais fino] que o óleo 2T comum [usado em motos e cortadores de grama :D], os motores náuticos trabalham em uma temperatura inferior se comparados com os motores de moto/cortadores, por isso ele precisa ser mais fino para oferecer a lubrificação necessária. Óleo 2 tempos polui SIM, independente de qual for e independente de como se usar, ele SEMPRE vai gerar mais gases/particulas se comparado com a queima do combustivel puro e não existe diferença significativa entre o óleo náutico e o "terrestre"/comum.


Só pra tirar qualquer dúvida, óleo 4 tempos é óleo utilizado em motores ciclo OTTO, ciclo DIESEL e motos, porém o óleo específico de moto tem uma composição um pouco diferente da utilizada nos autos, por conta de também ser utilizado na caixa de marchas e na embreagem, por isso não é bom usar óleo de automovel em moto.


Además, enxofre é só mais uma politicagem da petrobras. Uma forma de gastar menos pra ter o que precisa e cobrar mais por isso. O pior é que agente paga.

jotasilvacantor
07/11/2011, 07:58
jotasilva, por favor poste o resultado ( links e/ou referencias ) .....

Perguntei a um mecânico sobre óleo 2 tempos ele me disse que em carros mais antigos mecanizados pode ser bom, mais nos novos não, por ser eletrônicos. Ele disse que no modelos eletrônicos é bom usar aditivos específicos.

BRAVOECONOVEMBER
07/11/2011, 08:14
Perguntei a um mecânico sobre óleo 2 tempos ele me disse que em carros mais antigos mecanizados pode ser bom, mais nos novos não, por ser eletrônicos. Ele disse que no modelos eletrônicos é bom usar aditivos específicos.

Olha, sem dúvida nenhuma. Bico de injeção eletrônica é coisa delicada no que diz respeito a depósitos, vazamentos e trancamentos. Ou você colocaria óleo de 2 tempos em um motor a gasolina pra queimar? e para quê? Melhor usar combustível aditivado, ou aditivo comprado à parte. Tenho testemunhos de colegas que trabalham em oficinas automotivas abrindo motores todo tempo. Combustível aditivado faz uma diferença enorme em termos de limpeza de bicos e acúmulo de carvao no cilindro.
Já no diesel parece haver um consenso sobre abastecer em postos de procedência, trocar filtros na frequencia certinha, drenar sempre que houver suspeita o filtro (pelo menos aqueles que permitem, não sei se são todos). Fora isso, ficar colocando óleo no combustível vai ser só pra fazer mais fumaça. E, sim, o enxofre do diesel, que o torna bem poluente, lubrifica a BI. É o que temos por enquanto, sendo logração da BR ou não. Quando sair o diesel de baixo enxofre eu quero acreditar do fundo do meu coraçãozinho que eles vão compensar na aditivação.

jotasilvacantor
07/11/2011, 08:52
Olha, sem dúvida nenhuma. Bico de injeção eletrônica é coisa delicada no que diz respeito a depósitos, vazamentos e trancamentos. Ou você colocaria óleo de 2 tempos em um motor a gasolina pra queimar? e para quê? Melhor usar combustível aditivado, ou aditivo comprado à parte. Tenho testemunhos de colegas que trabalham em oficinas automotivas abrindo motores todo tempo. Combustível aditivado faz uma diferença enorme em termos de limpeza de bicos e acúmulo de carvao no cilindro.
Já no diesel parece haver um consenso sobre abastecer em postos de procedência, trocar filtros na frequencia certinha, drenar sempre que houver suspeita o filtro (pelo menos aqueles que permitem, não sei se são todos). Fora isso, ficar colocando óleo no combustível vai ser só pra fazer mais fumaça. E, sim, o enxofre do diesel, que o torna bem poluente, lubrifica a BI. É o que temos por enquanto, sendo logração da BR ou não. Quando sair o diesel de baixo enxofre eu quero acreditar do fundo do meu coraçãozinho que eles vão compensar na aditivação.

A intenção de colocar óleo 2 tempos é como eu disse no início do tópico. A bomba injetora do meu carro quebrou do nada sem apresentar problemas antes. E o bombista disse que era por falta de lubrificação, ferrugem. Eu pensava que o diesel lubrificava bem, mas quando eu vi dentro da BI fiquei espantado.

Walter L. L. Casitta
07/11/2011, 09:31
A intenção de colocar óleo 2 tempos é como eu disse no início do tópico. A bomba injetora do meu carro quebrou do nada sem apresentar problemas antes. E o bombista disse que era por falta de lubrificação, ferrugem. Eu pensava que o diesel lubrificava bem, mas quando eu vi dentro da BI fiquei espantado.

Óleo 2T suja um motor a gasolina simplesmente porque ele foi feito para ficar dentro do motor e lubrificar. Não queima. O que fica na câmara de combustão cozinha e vira aquela crosta como nas fotos que postou. Num motor diesel é diferente ele queima porque para esse motor ele é um combustível e queima como se fosse diesel. Se você encher o tanque com o óleo 2T a picape vai andar do mesmo jeito que fosse com diesel.

A ferrugem é por conta de água no diesel e não por falta de lubrificação. Se o tanque da sua picape dor de aço é bem provável que esteja enferrujado também. Tudo que você tem que fazer é abastecer em postos confiáveis. Se for usar algum tipo de aditivo, faz as contas de quanto gastaria num período de 100.000Km. Normalmente o que se gastaria com os aditivos daria para pagar a reforma da bomba.

Por exemplo: 100.000KM equivale a 200 tanques de combustível de diesel. Se a cada abastecida você colocar 1 litro de óleo de R$10,00, em 100.000Km terá gasto R$2000,00. Só pra você ter uma ideia, uma BI usada no ML custa em torno R$1800,00.

Mesmo que gaste R$5,00 a cada abastecimento não vale a pena, mesmo porque 1 litro de óleo diluído em 70 litro de diesel se perde.

jotasilvacantor
07/11/2011, 16:30
Tenho uma "Besta Kia" já a 4 anos e nunca estragou a BI, essa picape ta cmg a 6 meses e estrago sem dar sinais. Queria saber de Vocês sem o carro falhar ou dar entrada de ar, como saber se ta dando defeito na BI?

Anthoniusnikos
07/11/2011, 18:25
Jota, melhor a cada 100.000 K trocar todos os reparos da BI numa autorizada Bosch, assim vai evitar surpresas como quebras de alguma coisa. :karate:

Nota: Realmente o enxofre no diesel é um lubrificante para a BI e outros componenetes antes de queimar; o problema é que no coletor de escape e escapamento o dióxido de enxofre(SO2) formado reage com a água formando ácido sulfúrico(H2SO4) que vai acelerar a corrosão de ambos. E haja escapamento para ser trocado anualmente !

Anthon

jotasilvacantor
08/11/2011, 14:04
Se a BI aguentar 100.000 km sem dar problema, seria muito bom.

IVAOZIM
08/11/2011, 22:23
Nota: Realmente o enxofre no diesel é um lubrificante para a BI e outros componenetes antes de queimar; o problema é que no coletor de escape e escapamento o dióxido de enxofre(SO2) formado reage com a água formando ácido sulfúrico(H2SO4) que vai acelerar a corrosão de ambos. E haja escapamento para ser trocado anualmente !

Anthon

Bem lembrado amigo, e por isso que sempre que lembro na minha motoca eu jogo oleo queimado dentro do scape para lubrificar e preservar o danadinho, ja na F1000 nao tem geito.... so joguei no dia que turbinei a danada e trocamos a curva do scap... =[
Quanto ao oleo no combustivel, eu confesso eu jogo a cada 2 tanques 1 L de oleo... ja tenho 1 ano com a viatura e ela nao parou por isso!
Abrazz

pilotothiago
08/11/2011, 23:19
Jota, melhor a cada 100.000 K trocar todos os reparos da BI numa autorizada Bosch, assim vai evitar surpresas como quebras de alguma coisa. :karate:

Nota: Realmente o enxofre no diesel é um lubrificante para a BI e outros componenetes antes de queimar; o problema é que no coletor de escape e escapamento o dióxido de enxofre(SO2) formado reage com a água formando ácido sulfúrico(H2SO4) que vai acelerar a corrosão de ambos. E haja escapamento para ser trocado anualmente !

Anthon

Esta manutençao de troca de reparos que voce citou, voce tem uma noçao do valor que fica para ser feita ??? So para se ter uma base, nao precisa ser exatamente...

jotasilvacantor
09/11/2011, 08:42
Esta manutençao de troca de reparos que voce citou, voce tem uma noçao do valor que fica para ser feita ??? So para se ter uma base, nao precisa ser exatamente...

Na minha como tinha quebrado ficou mais caro. Ficou 1,800,00 R$. Se fosse só pra dar a manutenção ficaria d 700,00 a 900,00 disse o bombista. Mas vai depender da marca da viatura

jotasilvacantor
09/11/2011, 08:49
Thiago se vc quiser eu te passo o tel do bombista dizem que é o mais barato de Goiânia

jotasilvacantor
11/11/2011, 10:38
Fiz uma pesquisa com caminhoneiros 90% dos que eu perguntei usa algum óleo no diesel, 2 tempos ou comum.

jotasilvacantor
16/11/2011, 09:27
Depois de arrumar a BI fico dando entrada de ar, só quando fica parada quando ta andando fica normal. acima de meia hora parada que da entrada de ar