PDA

Ver Versão Completa : Qual a velocidade maxima que posso rodar com o 4x4 na S10?



queirozl
26/10/2011, 14:12
Bom o título já falou tudo.

A minha s10 está aguardando reparos e um mec.,(para mim mais curioso), disse que as S10 que rodam em vel. acima de 50km\h, ou acima disso sempre dão PAU! Putz....a gente escuta cada coisa.

Bom estou perguntando pois não estou com o manual agora.

Sei que na Ranger a vel. para o 4x4 pode ir até cerca de 110/120km/h(consta no manual, senão me engano).

O que vc´s falam?

RGamaJr_4x4
26/10/2011, 14:34
Talvez o limite que ele se referiu fosse a velocidade máxima para acionar o 4x4. Que no caso da Ranger é 90km/h. Depois de acionado.... desconheço limite... até porque nas situações em que se recorre ao 4x4, as condições não permitem grandes velocidades.

RGamaJr_4x4
26/10/2011, 14:40
.... o pessoal do fórum que faz rally deve saber informar se dá problema ou não.

Walter L. L. Casitta
26/10/2011, 15:17
Pode rodar na velocidade que você aquentar, mas pra engatar e desengatar o 4x4H tem que ser abaixo de 80Km/h e pro 4x4L tem que estar parado.

queirozl
26/10/2011, 16:30
É isso mesmo. Já fui de concess. Ford e fiz treinamentos da Ranger com o pessoal da Ford e era isto mesmo, a vel de acionamento em até 80km\h e podia rodar até cerca de 110\120 não lembro ao certo e acho que isso tem até no livreto. Qdo fiquei sabendo do comentário do mechanico, não sabia se ria ou se xingava o elemento.

O cara falou mesmo que quem roda com a S10 no 4x4 acima de 50km\h, destrói a tração e que já viu mto isso.(?!?!??!)

Sei mto bem que não posso colocar a Low andando, tem que parar, pisar no freio e embreagem(ranger). Para desgantar e engatar as outras opçoes posso estar andando, etc.

Não posso curvar com o Hi e Low, por causa do bloqueio do dif. etc.


Estou no 3o 4x4 ( o melhor foi uma Defender) !

Edintruder
30/10/2011, 00:18
Queirozl, a limitação é apenas para acionamento, depois pode acelerar novamente. A Ranger é 90 km/l pelo que eu lembro. Cansei de passra o botão para 4x4hi acima dos 120km/h e depois de um tempo olhar para o painel e descobrir que ainda não tinha entrado pois não tinha aliviado o pé. É tirar o pé para o módulo aceitar a velocidade de acionamento e pisar fundo novamente.

XAVIER S4T
01/11/2011, 22:21
A não ser que vc esteja na transamazônica, em época de muuuuito barro, fugindo de um enxame de marimbondos negros assassinos carnívoros, ou uma onça gigante de 200 kg com muita fome, ou ainda fugindo da KING COBRA ou super anaconda, não conheço situação em que se justifique usar a pick up traçada numa velocidade dessas....

Pedro Eduardo Patussi
01/11/2011, 22:44
A não ser que vc esteja na transamazônica, em época de muuuuito barro, fugindo de um enxame de marimbondos negros assassinos carnívoros, ou uma onça gigante de 200 kg com muita fome, ou ainda fugindo da KING COBRA ou super anaconda, não conheço situação em que se justifique usar a pick up traçada numa velocidade dessas....


kkkkkkkk

X2...

Edintruder
01/11/2011, 23:06
Vou citar algumas que eu utilizei muito.
- Para ir e voltar do serviço entre 2007 e 2009, eu rodava cerca de 10km em estradas do interior de chão batido, muitas costeletas e buracos. Por muitas vezes em horário de almoço tinha que ir buscar meu filho na escolinha ou resolver problemas com horários apertados, então seguidamente rodava a mais de 100km/h nessa estrada em péssimas condições, e utilizava o 4x4 por manter um bom equilíbrio dinâmico, e principalmente por não deixar a Ranger perder a traseira nos buracos e curvas.
- Viajando em rodovias na serra com chuva, ligava o 4x4 para manter a estabilidade nas curvas.
- Por vezes rodando na praia, sozinho, por mais de 6 km que eventualmente percorria, costumava usar o 4x4 para passra por areiões ou bolos fofos que formavam em épocas de tempos ruins ou sob chuva, e no liso a 120km/h sem problemas.
- A última vez que rodei com 4x4 na rodovia eu estava com o carro da minha esposa no towbar andando a 120km/h e peguei um bom trecho de chuva pesada, e por segurança o 4x4 veio a acalhar.

Então, se tem o recurso, porque não usar? É igual à câmbio AT, se souber usar corretamente, é a melhor transmissão para qualquer terreno ou serviço, porém se o motorista for limitado, poderá ser a pior escolha para ter em um carro.

Walter L. L. Casitta
02/11/2011, 11:04
A não ser que vc esteja na transamazônica, em época de muuuuito barro, fugindo de um enxame de marimbondos negros assassinos carnívoros, ou uma onça gigante de 200 kg com muita fome, ou ainda fugindo da KING COBRA ou super anaconda, não conheço situação em que se justifique usar a pick up traçada numa velocidade dessas....

A estabilidade da picape com o 4x4 ligado melhor muito e eu já usai a tração acima de 120Km/h várias vezes e em estrada pavimentada mesmo.

Então pra almentar a segurança seria uma boa justificativa...

Waldir Carlos
02/11/2011, 16:37
Sigo esse "padrão":

a] em estradas de chão [piçarra, chão batido e outras] - seja boa seja ruim -, 4x4Hi sempre;
b] estrada pavimentada [até 110ph] - chovendo - sempre;
c] nunca demoro [quinzenalmente] para acionar o 4x4Hi teste.

[]s

caiquempm
15/10/2012, 23:00
ISSO É MENTIRA O 4X4 DA S10 SO TEM LIMITE DE VELOCIDADE PARA A ATIVAÇÃO DEPOIS DIÇO NÃO TEM LIMITE DE VELOCIDADE
4X4 HI: Engatar a Tração 4x4 HI (High = Alta), significa colocar acionar a tração nas quatro rodas para trânsito em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em velocidades normais em estradas de terra e com baixo atrito. Veículos equipados com diferencial central podem trafegar em 4x4HI em qualquer tipo de terreno.
4x4 L: Engatar a Tração 4x4 L (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada.

rocco66
05/11/2012, 19:09
Pode rodar na velocidade que você aquentar, mas pra engatar e desengatar o 4x4H tem que ser abaixo de 80Km/h e pro 4x4L tem que estar parado.

rocco66
05/11/2012, 19:16
http://www.centplay.com/affiliate/id_139/

Rondon_rp
07/11/2012, 17:32
Boa tarde.
Tenho uma s10 2.8 4x4 2005. Peguei rodovia e começou a chover, é 4x4 na mesma hora. Ligo o 4x4HI entre 90km/h até 120km/h, rodo o quanto for necessário e só desligo quando chego ou para de chover. Faço isto desde 2007 e nunca foi necessário trocar nada (manutenção a cada 1 ano pois rodo de 600 à 1000 km por semana) Só fui aconselhado a não deixar de acionar o sistema 1 x por mês.
quanto a gastar diesel. 4x2 média de rodovia 12,3 e 4x4 10,8.

hermesjunior
10/08/2015, 12:09
eu também estou com dúvida na minha s10 lt 2014, pois me disseram que depois de ativada a tração 4x4 eu posso andar a qualquer velocidade no asfalto e na estrada de chão.

Martin427
10/08/2015, 12:34
De uma vez por todas: NÃO PODE USAR 4X4 NO ASFALTO, SEJA NA CHUVA OU NO SECO.

4x4 Part Time só pode ser usada em piso LISO, pois gera ARRASTO devido a DIFERENÇA DE VELOCIDADE ENTRE OS EIXOS.

Usar no asfalto NÃO aumenta a estabilidade, é apenas uma ilusão devido ao arrasto das rodas e o efeito de "segurar" que isso provoca no carro.

Duvida de quem vos escreve? Vá até um shopping ou supermercado, daqueles que tenham piso de concreto polido, liga o 4x4, faça algumas curvas em baixa velocidade e observe a reação do carro e o barulho.

Usar o 4x4 no asfalto ou em terra batida diminui drasticamente a vida útil do sistema - e não importa o que aquele aquele tio do irmão do seu amigo tenha dito ("andei 150.000 km na minha caminhoente com 4x4 no asfalto e nunca aconteceu nada"), diminui a vida útil do sistema e ponto.

Quando usar o 4x4: lama, areia, argila, erosões onde uma ou mais rodas podem perder contato com o solo, travessia de alagamentos (nese caso, e SOMENTE NESSE CASO, no asfalto também), subidas/descidas cheias de pedras soltas ou alta velocidade em terra batida. Notando que nesse último caso, o 4x4 ajuda somente se o motorista também ajudar, pois a caminhonete a 90 por hora em terra batida, arrastando as 4 rodas nas curvas, vira um monstrengo totalmente diferente do que se está acostumado ao andar no asfalto. A única utilidade do 4x4 em terra batida é evitar que a traseira escorregue nas curvas, e isso só faz diferença em altas velocidades.

Ainda sobre esse último caso, eu, particularmente, quando ando em áreas rurais, procuro ter uma coisa chama "respeito" por quem mora na região e nunca ando a mais de 50, 60 km/h. Prefiro que as pessoas digam "olha lá, o zé da caminhonete veio dar role por aqui de novo" do que "olha lá, aquele imbecil jogando poeira em todo mundo outra vez". Mas vai de cada um.

Mais duas sugestões: não engate o 4x4 nem parado, nem em alta velocidade, mas sim a 20-50 km/h, em marcha alta (3a pra cima), no plano e andando em linha reta. É o jeito que torna o engate mais fácil para o sistema. Se isso não for possível, é preferível parar e engatar com o pé na embreagem e o câmbio em N. Em curvas, durante aceleração/frenagem ou em altas rotações, o engate é muito mais penoso para todo sistema. Reduzida: só vale a pena usar se você precisar andar em velocidades mais baixas que o mínimo possível em 1a marcha, ou se precisar parar durante a travessia do obstáculo, pois a reduzida facilita muito tirar o carro do lugar. Fora isso, é desencessário - andar a 40, 50 km/h na reduzida por longos períodos, por exemplo, gera uma rotação absurdamente alta na caixa de trasnferência e ferve o óleo da mesma. Inútil e desnecessário.

Abraço,
Martin

Edintruder
10/08/2015, 17:44
eu também estou com dúvida na minha s10 lt 2014, pois me disseram que depois de ativada a tração 4x4 eu posso andar a qualquer velocidade no asfalto e na estrada de chão.

Hermes, filtra o que o colega escreveu aí em cima pois tem muita coisa fantasiosa nesse texto. Se ao menos ele conhecesse uma CT ele saberia que falou bastante coisa irreal.

Quando usas o 4x4 no asfalto? Debaixo de chuva forte aonde a aderência do piso cai muito. Mas sempre que a velocidade cair dos 60km/h tu desligas a tração pois a aderência dos pneus em baixa velocidade é maior do que em alta velocidade. Podes perceber nitidamente que a CT está sob esforço pelo ruído que ela produz, e esse ruído é muito baixo em velocidades mais altas pois a tensão dos pneus sobre o asfalto se reduz bastante.
Quem te disse que podes rodar a qualquer velocidade com o 4x4 acionado está correto. Ele tem limitação de velocidade de engate pois nos sistemas que possuem rodas livres automáticas, ao acionar a tração, o sistema precisa tirar o cardam e o diferencial dianteiro do repouso e igualar a rotação com o resto do conjunto, para assim o garfo de acionamento dentro da CT se acople pela ação da mola. Então, se a tua picape possuir rodas livres automáticas, é interessante ligar o sistema com ela parada a fim de preservar o sistema de discos e esferas que geram atrito no conjunto dianteiro para rolar o diferencial.

Em situação de asfalto seco, não utilize a tração pois não há necessidade.

Quanto ao aumento de estabilidade, o veículo quando tracionado melhora muito a estabilidade dinâmica sim. Podes testar em pista. A picape joga a traseira muito fácil ao usar 4x2, porém ao usar o 4x4 ela passa a derrapar por completo, não mais saindo de traseira. Fiz muitos testes desses antigamente, e se isso não fosse uma VERDADE, o pessoal que corre em rallys não utilizaria o 4x4 acionado.

Isso que o Rondon faz, acima da tua pergunta, eu fazia com a Ranger. Com a atual F1000 4x4 não faço pois as rodas livres são manuais e o sistema dianteiro é todo por cruzetas, que geram mais vibrações que o sistema moderno de homocinéticas, porém mesmo na F1000 muito rodei com o 4x4 acionado em rodovias sob fortes chuvas. A última viagem lembro de ter rodado um trecho de 235km nessa condição. Minha segurança e da minha família prevalecerão sempre, então se o teu veículo possui um recurso que te aumenta a segurança, é bom usar sim. Tem gente que tem veículo 4x4 e nunca usa a tração com medo de estragar, daí quando precisa do 4x4 ela não funciona por algum motivo. Normalmente pela falta de uso mesmo.

Sugiro ao Martin comprovar mais o que diz, pois metade do que disse é absurdo.

Terra batida com costeletas de vaca, aciona o 4x4 e veja a sua picape andar alinhada sem ficar se atirando para os lados. Rodar a 20km/h em estradas de chão, talvez quando vai num sítio a 2km do asfalto, acredito que sim, mas experimenta rodar mais de 100km em estradas de chão no meio do nada para ver se tu não irás rodar a 100km/h também.

Em linha reta o sistema não tem efeito de "segurar" o veículo, e em curvas o conjunto fica muito mais estável pois todas as rodas irão tracionar num mesmo sentido, reduzindo muito o risco de derrapagens por destracionamentos.

Ferver óleo de CT mecânica??? NUNCA vi isso acontecer. Se usares óleo SAE90 na CT até pode ser, mas CT com correntes precisam usar óleo ATF, e a temperatura dessa caixa não chega nem perto de 60°C em uso normal. Quem dirá chegará a 235°C para "ferver" o ATF.

Baseado em quê afirmar que engata-se de 20 a 50km/h? Já abriu uma CT para ver o seu funcionamento?

Não usar reduzida pois é inútil? kkkk No asfalto eu estradas firmes realmente não é necessário usar reduzida, mas já andasses em dunas ou areia fofa de praia? Arrancar em 4x4 hi ajuda a patinar a a embreagem e reduz milhares de kilômetros a vida útil por arrancada nessa condição. Mas trechos de 40km em condições pesadas? Não tens como parar para tirar da reduzida, faz o quê? Se mata? Vai na reduzida o trecho que for necessário, em baixa velocidade, em 5a marcha mesmo até num lugar firme. Mas se quiseres andar 1000km em reduzida, podes andar. Estraga? ÓBVIO QUE NÃO. Apenas gastará muito mais combustível.

Engatar o 4x4 em curvas, se o sistema for todo manual é possível que não conseguirás essa façanha, porém se o engate for elétrico, daí conseguirám engatar pois a tensão da mola sobre a luva será constante até os dentes se coincidirem e o sistema acoplar, mas o desgaste dos dentes será inevitável, sendo assim, evita engatar o 4x4 numa curva.

lfschmitz
10/08/2015, 19:04
Eu uso o seguinte critério para saber se posso acionar a tração nas 4: se destraciona em segunda marcha em linha reta, eu engato. Se não patina em segunda, é muita aderência e pode danificar a transmissão (além de não ser necessário).

E, como disse o Edin, a limitação de velocidades é para o acoplamento da tração. Depois, sem cris. Isso em 4x4hi, claro, pois na reduzida é bom ter mais juízo; a Triton tem inclusive limitação eletrônica a 50km/h na reduzida, provavelmente pelo risco de aquecimento excessivo da CT em alta velocidade na reduzida.

Edintruder
10/08/2015, 19:14
Lfschmitz, a limitação deve ser pela caixa de marchas, e não pela ct, pois a caixa de marchas é quem gira mais rápido perto do limite de rpm do motor. A CT só vira mais rápido o conjunto de entrada. O conjunto de saída, corrente e acoplamentos giram em baixa velocidade. Nesse regime de giro elevado em reduzida, tens uma geração térmica elevada do motor mais caixa automática e pouca refrigeração por deslocamento. Mas a CT não aquece nada por isso.

Junior84
10/08/2015, 22:41
Boa discussão. Mas to ficando confuso com as informação.

LÂMPADA MÁGICA
11/08/2015, 07:36
Eu tenho uma S10 99 diesel 4X4 e por ignorância e por falarem que a tração dela é feita de cristal uso exclusivamente em situações de pedras soltas e barro no meu sítio. Ja peguei a pista com chuva e ela escorrega bastante se não tomar cuidado, porém eu acabo não ligando o 4X4 justamente pq dizem que no asfalto não pode e etc etc etc, enfim....

Minha dúvida então: vamos supor que eu esteja na pista, chovendo e ligue o 4X4....é possível que por algum motivo sei lá qual, possa quebrar alguma peça e por isso eu ficar na mão, parado na pista?

pois se for pra pifar e ficar na mão eu prefiro não acionar e vir devagar mesmo. Qual a melhor atitude a tomar?

grato

Martin427
11/08/2015, 11:22
Vamos a uma explicação/tradução.


Hermes, filtra o que o colega escreveu aí em cima pois tem muita coisa fantasiosa nesse texto. Se ao menos ele conhecesse uma CT ele saberia que falou bastante coisa irreal.

Exatamente. Justamente por que eu não conheço uma CT, não tenho vivência em oficina, nunca tive e não tenho jipe/caminhonete é que estou falando todas essas coisas fantasiosas. Meu objetivo é confundir todo mundo.


Podes perceber nitidamente que a CT está sob esforço pelo ruído que ela produz, e esse ruído é muito baixo em velocidades mais altas pois a tensão dos pneus sobre o asfalto se reduz bastante.

Não. O ruído dos pneus no asfalto, do vento e do motor em altas velocidades é que mascaram o barulho da tração sendo forçada.


Quem te disse que podes rodar a qualquer velocidade com o 4x4 acionado está correto.

O cardan dianteiro da maioria dos 4x4 tem uma peça que se chama "junta CV" (Constant Velocitiy), que serve para permitir que o cardan trabalhe defasado tanto vertical quanto horizontalmente, devido ao diferencial não ser horizontalmente alinhado com a saída da caixa de transferência. Essa junta é, em geral, o que limita a velocidade máxima que se pode usar o 4x4 sem risco de quebras. Consulte o manual do carro para saber qual é essa velocidade.


Ele tem limitação de velocidade de engate pois nos sistemas que possuem rodas livres automáticas, ao acionar a tração, o sistema precisa tirar o cardam e o diferencial dianteiro do repouso e igualar a rotação com o resto do conjunto, para assim o garfo de acionamento dentro da CT se acople pela ação da mola. Então, se a tua picape possuir rodas livres automáticas, é interessante ligar o sistema com ela parada a fim de preservar o sistema de discos e esferas que geram atrito no conjunto dianteiro para rolar o diferencial.

Nem toda pickup tem roda livre automática - algumas tem queixo duro, i.e., todo conunto dianteiro é arrastado mesmo com o 4x4 desligado. As que tem roda livre automática são projetadas para serem ligadas até a velocidade máxima citada no manual do proprietário. É preferível ligar com a caminhonete andando, pois ao ligar com ela parada, nem sempre a luva de engate na CT está na mesma fase que o cardan dianteiro, o que gera um engate incompleto e um estralo ao tirar o carro do lugar. Se quiser ser BEM chato mesmo, ligue o 4x4 a 5-10 km/h, com a caminhonete desengatada.


Fiz muitos testes desses antigamente, e se isso não fosse uma VERDADE, o pessoal que corre em rallys não utilizaria o 4x4 acionado.

Desconheço ralis no asfalto.


na F1000 muito rodei com o 4x4 acionado em rodovias sob fortes chuvas. A última viagem lembro de ter rodado um trecho de 235km nessa condição. Minha segurança e da minha família prevalecerão sempre, então se o teu veículo possui um recurso que te aumenta a segurança, é bom usar sim.

Aumenta mais ainda a segurança andar numa velocidade compatível com as condições da rodovia.


Tem gente que tem veículo 4x4 e nunca usa a tração com medo de estragar, daí quando precisa do 4x4 ela não funciona por algum motivo. Normalmente pela falta de uso mesmo.

Exatamente por isso deve-se ligar o 4x4 e a reduzida pelo menos uma vez por mes, ou a cada 2, no máximo.


Sugiro ao Martin comprovar mais o que diz, pois metade do que disse é absurdo.

Que boa notícia! Se metade era absurdo, a outra metade estava correta; média 5/10, to aprovado.


Terra batida com costeletas de vaca, aciona o 4x4 e veja a sua picape andar alinhada sem ficar se atirando para os lados. Rodar a 20km/h em estradas de chão, talvez quando vai num sítio a 2km do asfalto, acredito que sim, mas experimenta rodar mais de 100km em estradas de chão no meio do nada para ver se tu não irás rodar a 100km/h também.

Exatamente - nessa situação, o 4x4 ajuda muito. Inclusive, me parece quase suicídio 100 km/h em costelas de vaca no 4x2.


Em linha reta o sistema não tem efeito de "segurar" o veículo, e em curvas o conjunto fica muito mais estável pois todas as rodas irão tracionar num mesmo sentido, reduzindo muito o risco de derrapagens por destracionamentos.

Sim. Na terra.


Ferver óleo de CT mecânica??? NUNCA vi isso acontecer. Se usares óleo SAE90 na CT até pode ser, mas CT com correntes precisam usar óleo ATF, e a temperatura dessa caixa não chega nem perto de 60°C em uso normal. Quem dirá chegará a 235°C para "ferver" o ATF.

Aqui me expressei mal. "Ferver" foi modo de dizer, mas o esforço na caixa é exagerado ao andar em velocidades altas na reduzida. E quem já viu quebrada/ja quebrou uma caixa de transferência sabe o quanto essa merda, apesar de aparentemente robusta, é delicada. E cara de arrumar. Há sim que se ter um cuidado com o conjunto - caminhoente não é carro de rally nem trator.

Quanto a seu outro comentário sobre alta RPM na caixa de redução, concordo. Eu estava errado nessa.


Baseado em quê afirmar que engata-se de 20 a 50km/h? Já abriu uma CT para ver o seu funcionamento?

Respondido acima.


Não usar reduzida pois é inútil? kkkk No asfalto eu estradas firmes realmente não é necessário usar reduzida, mas já andasses em dunas ou areia fofa de praia? Arrancar em 4x4 hi ajuda a patinar a a embreagem e reduz milhares de kilômetros a vida útil por arrancada nessa condição. Mas trechos de 40km em condições pesadas? Não tens como parar para tirar da reduzida, faz o quê? Se mata? Vai na reduzida o trecho que for necessário, em baixa velocidade, em 5a marcha mesmo até num lugar firme. Mas se quiseres andar 1000km em reduzida, podes andar. Estraga? ÓBVIO QUE NÃO. Apenas gastará muito mais combustível.

Não entendi muito bem a contestação - eu disse exatamente isso, mas com outras palavras. Bottom line: usar a reduzida só quando for estritamente necessário, e um bom jeito de saber se é necessário é se a velocidade que você vai andar é inferior a mínima controlada em 1a marcha, ou se vai ser necessário parar/sair durante a travessia. Por exemplo, não há nenhuma razão para atravessar alguma coisa a 3.000 rpm em 3a reduzida se você conseguiria fazer o mesmo em 1a marcha normal nos mesmos 3.000 rpm.



Abraço,
Martin

Gerson 666
11/08/2015, 13:07
Eu não consigo imaginar uma situação onde andando a 100km/h, eu precise acionar a tração. Eu, particularmente, só utilizo quando atolo, desatolou, desligo. Asfalto com chuva, se não sentir firmeza, eu tiro o pé, é mais fácil e mais lógico. Quanto ao desgaste, vamos pegar o seguinte comparativo, não é porque um motor é projetado pra rodar até 4-5 mil giros que vc vai rodar nessa faixa de rotação. Aguentar ele aguenta, mas quanto maior a velocidade/rotação, mais vc potencializa um problema. Lógico que engatar a tração em 10km/h e a 80km/h vai ter diferença; mesmo dentro da margem de segurança, o atrito de engate das engrenagens vai ser muito maior que 10.
Lembrando que como tudo tem uma vida útil, dirigir de forma espartana pode abreviar a vida dos componentes da viatura. Agora, cada um tem uma crença, um jeito de dirigir, e o dono do veículo tem todo direito de extrair 100% de desempenho da viatura. Só não vá chorar pro mecânico depois rsrs

enasor
11/08/2015, 14:08
Eu não consigo imaginar uma situação onde andando a 100km/h, eu precise acionar a tração. Eu, particularmente, só utilizo quando atolo, desatolou, desligo. Asfalto com chuva, se não sentir firmeza, eu tiro o pé, é mais fácil e mais lógico. Quanto ao desgaste, vamos pegar o seguinte comparativo, não é porque um motor é projetado pra rodar até 4-5 mil giros que vc vai rodar nessa faixa de rotação. Aguentar ele aguenta, mas quanto maior a velocidade/rotação, mais vc potencializa um problema. Lógico que engatar a tração em 10km/h e a 80km/h vai ter diferença; mesmo dentro da margem de segurança, o atrito de engate das engrenagens vai ser muito maior que 10.
Lembrando que como tudo tem uma vida útil, dirigir de forma espartana pode abreviar a vida dos componentes da viatura. Agora, cada um tem uma crença, um jeito de dirigir, e o dono do veículo tem todo direito de extrair 100% de desempenho da viatura. Só não vá chorar pro mecânico depois rsrs

Boa!!!! ... também acho que é por aí mesmo!!! ... e, claro, com alto apreço pelos comentários e debates altamente técnicos dos colegas acima, onde, confesso, aprendi muito! ... Abs.

KG Maniaco
11/08/2015, 14:15
De uma vez por todas: NÃO PODE USAR 4X4 NO ASFALTO, SEJA NA CHUVA OU NO SECO.

4x4 Part Time só pode ser usada em piso LISO, pois gera ARRASTO devido a DIFERENÇA DE VELOCIDADE ENTRE OS EIXOS.

Usar no asfalto NÃO aumenta a estabilidade, é apenas uma ilusão devido ao arrasto das rodas e o efeito de "segurar" que isso provoca no carro.

Duvida de quem vos escreve? Vá até um shopping ou supermercado, daqueles que tenham piso de concreto polido, liga o 4x4, faça algumas curvas em baixa velocidade e observe a reação do carro e o barulho.

Usar o 4x4 no asfalto ou em terra batida diminui drasticamente a vida útil do sistema - e não importa o que aquele aquele tio do irmão do seu amigo tenha dito ("andei 150.000 km na minha caminhoente com 4x4 no asfalto e nunca aconteceu nada"), diminui a vida útil do sistema e ponto.

Quando usar o 4x4: lama, areia, argila, erosões onde uma ou mais rodas podem perder contato com o solo, travessia de alagamentos (nese caso, e SOMENTE NESSE CASO, no asfalto também), subidas/descidas cheias de pedras soltas ou alta velocidade em terra batida. Notando que nesse último caso, o 4x4 ajuda somente se o motorista também ajudar, pois a caminhonete a 90 por hora em terra batida, arrastando as 4 rodas nas curvas, vira um monstrengo totalmente diferente do que se está acostumado ao andar no asfalto. A única utilidade do 4x4 em terra batida é evitar que a traseira escorregue nas curvas, e isso só faz diferença em altas velocidades.

Ainda sobre esse último caso, eu, particularmente, quando ando em áreas rurais, procuro ter uma coisa chama "respeito" por quem mora na região e nunca ando a mais de 50, 60 km/h. Prefiro que as pessoas digam "olha lá, o zé da caminhonete veio dar role por aqui de novo" do que "olha lá, aquele imbecil jogando poeira em todo mundo outra vez". Mas vai de cada um.

Mais duas sugestões: não engate o 4x4 nem parado, nem em alta velocidade, mas sim a 20-50 km/h, em marcha alta (3a pra cima), no plano e andando em linha reta. É o jeito que torna o engate mais fácil para o sistema. Se isso não for possível, é preferível parar e engatar com o pé na embreagem e o câmbio em N. Em curvas, durante aceleração/frenagem ou em altas rotações, o engate é muito mais penoso para todo sistema. Reduzida: só vale a pena usar se você precisar andar em velocidades mais baixas que o mínimo possível em 1a marcha, ou se precisar parar durante a travessia do obstáculo, pois a reduzida facilita muito tirar o carro do lugar. Fora isso, é desencessário - andar a 40, 50 km/h na reduzida por longos períodos, por exemplo, gera uma rotação absurdamente alta na caixa de trasnferência e ferve o óleo da mesma. Inútil e desnecessário.

Abraço,
Martin

Por isso comprei uma 4x2, justamente por quase não precisar do 4x4, antes a C10 não era 4x4, F100, não era 4x4, d-20 não era 4x4 e estas camionetes trabalhavam pra cacete em estrada precarias.

Abs.

Marcos.

Edintruder
11/08/2015, 18:52
Sobre tração dianteira na minha ex-ranger só mexi em dois itens.
1° - Uma coifa de homocinética rasgada, que quando desmontei vi que as homocinéticas estavam novas, mesmo com 150.000km e uso bem "severo", com muito esforço e muita reduzida.
2° - A homocinética ou "CV Joint" do cardam, que se desgastou com o uso e o estriado espanou.

Eu tenho 4x4 e uso sem medo. Dou o uso que o veículo me permite pois eu tenho 4x4 por precisar de um 4x4.

Na minha atual F1000 que tem um motor muito mais parrudo, já explodi os dois cardans juntos e a CT está intacta. Já quebrei um semi-eixo dianteiro e já troquei a luva deslizante do semi eixo dianteiro direito (Suspensão TTB - Twin Traction Beam). Já estourei um par de RLs automáticas também, mas estou falando de um motor de 4.3 litros turbo diesel repotenciado que gera em 1500rpm cerca de 55kgfm de torque. Ele despeja o torque de forma brusca, um pouco diferente dos HSD's que o torque surge na medida que a pressão da turbina cresce, de forma um pouco mais gradativa. Originalmente nas F1000 tem um sistema que inibe o funcionamento da LDA para limitar a potência do motor quando está usando reduzida. Na minha tirei isso.
A CT original que equipa as F1000, nos eua equipam F250 e F350 com o famoso motor diesel International 7.3 Power Stroke. Porque não aguentaria um MWM X-10? Olhem os vídeos das F250 V8 arrancando tracionadas com mais de 1000cvs. Qual a CT que a maioria usa? CT original Borg Warner 1356!
A caixa pode parecer frágil pois tem peças de alumínio, plástico, antimônio, molinhas e corrente, mas não se enganem com isso. É uma caixa muito forte sim. A caixa das Rangers são da mesma linha, porém trabalham com menor torque. São usadas pela Mitsubishi nas L200 RS pois são mais fortes que as CTs da L200 de linha.

A CT da S-10 é tão forte como a CT da Ranger, tanto que pela simplicidade do sistema de acionamento linear, o pessoal usa bastante nas F75 e Rural casadas com os motores 4.9i das F1000. É uma caixa fantástica e muito forte sim. Quem disse que é de cristal não sabe do que está falando. Garanto que não sabe diferenciar uma CT de S-10, Hilux, Ranger, L200 e etc. A CT da Hilux é forte também e relativamente barata. É a mesma CT que usa na Tundra V8, mais pesada e muito mais forte que a Hilux. Mesma CT!

Quando eu usei 4x4 na chuva com a Ranger por exemplo. Puxando carro no towbar de baixo de chuva forte. Um reboque sem freio, no caso era um carro leve, porque vou correr o risco de um susto se basta virar um botão e ter mais tração? Uso o que eu tenho! Na F1000? Serra, subidas e descidas. Como a picape é pesada, ela tem uma tolerância maior para aquaplanagem, porém aquaplanar a traseira numa curva é derrapagem certa. Para isso basta usar o 4x4 que afirma muito.

Nos EUA, Canadá, europa, e países que nevam, o pessoal usa o 4x4 direto no asfalto! Alguém conhece Ushuaia, Andes ou similares? Asfalto simplesmente congela, e do nada o veículo perde tração. Se tu não tiveres correntes, pelo menos usa o 4x4. Eu tenho um par de correntes que muito uso com o 4x4 junto. É fantástico o quanto aumenta a capacidade de tração ao se utilizar correntes no eixo traseiro.

Sobre rodar a 100km/h em estradas de chão, é como eu disse, de 2004 a 2009, no meu trajeto diário para o trabalho eu percorria estradas de chão batido, às vezes com pressa, às vezes para atender alguma ocorrência, às vezes para cumprir algum compromisso, e às vezes por diversão. Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não!

Que mecânico mexe nas minhas picapes? EU MESMO, pois não confio em mecânicos trocadores de peças. Sabem quanta gente eu ajudo por telefone, e-mail e pelo fórum justamente por largarem suas picapes em merdânicos que não solucionam os problemas? MUITOS. Depois que postei o vídeo do funcionamento da CT no YT, toda a semana tem gente que aparece pedindo ajuda. E na grande maioria das vezes as pessoas estão desenganadas pelos MITOS que se espalham viralmente no mundo dos desinformados, e pelos mesmos mitos que estou ferrenhamente combatendo aqui. Esse tipo de lorota é que deixa as pessoas com medo de usar o 4x4 e simplesmente as pessoas não aprendem a usar. Daí quando fazem algo de errado perdem muito $ arrumando ou sendo engambelados por trocadores de peças.
É a tal coisa, CT está com barulho. Os merdânicos respondem: - corrente!
Trocam a corrente e o barulho continua! Porque o merdânico não olhou com cuidado a CT antes de montar a corrente nova? Teria visto que na maioria das vezes é um anel trava de R$0,50 quebrado!

Sabem o que estraga a CT? Fluído velho, fluído contaminado com água ou fluído errado!

Engatar parado ou andando? É projetada para engatar assim! Que engate assim! A minha CT tem 20 anos e está com a corrente original! Modifiquei o engate dela pois não gosto do sistema elétrico.

Não conheço muito de tração de picapes, pois nunca mexi em tração de Nissan, Tracker, Suzuki e Hilux, mas nessas mais manjadas como S-10, Ranger, L200, Engesa, Wilys, Bandeirantes, F1000, Mercedes, Dodge (antigos) e afins eu já mexi e conheço um pouco.

Edintruder
11/08/2015, 19:01
Só para completar, o penúltimo camarada que eu ajudei a solucionar um problema na CT, ele tem uma Ranger V6 preparada para trilha. Ele quebrou duas carcaças da CT. O problema? Luxa estriada do cardam enforcada! Coisa simples que o mecânico que trocou as duas vezes não viu. O pior é que quando eu dei esse sintoma, ele falou para o merdânico e o cara se sentiu ofendido e descartou essa hipótese. O cara levou em outra oficina e pediu para avaliar a dica que eu dei e "na mosca". Luva estriada enforcada. O cara faz uso pesado e severo em trilhas pesadas com a Ranger e não quebrou mais.

Hoje tem uma mensagem no vídeo do YT me esperando, pedindo ajuda com uma tração de Ranger.

Não tem mistério nenhum, não é ciência de foguete! É lógica e percepção. Se te falam algo, pergunta mais, veja quanto a pessoa sabe. Indaguem da onde a pessoa disse e afirma que a tração da S-10 é de cristal! Porque não posso rodar com o 4x4 no asfalto? Porque o cara é cagão não me basta!

Edintruder
11/08/2015, 19:09
Eu tenho uma S10 99 diesel 4X4 e por ignorância e por falarem que a tração dela é feita de cristal uso exclusivamente em situações de pedras soltas e barro no meu sítio. Ja peguei a pista com chuva e ela escorrega bastante se não tomar cuidado, porém eu acabo não ligando o 4X4 justamente pq dizem que no asfalto não pode e etc etc etc, enfim....

Minha dúvida então: vamos supor que eu esteja na pista, chovendo e ligue o 4X4....é possível que por algum motivo sei lá qual, possa quebrar alguma peça e por isso eu ficar na mão, parado na pista?

pois se for pra pifar e ficar na mão eu prefiro não acionar e vir devagar mesmo. Qual a melhor atitude a tomar?

grato

Amigo, muito andei nessas S-10. Recentemente um amigo comprou uma Prata dessas também. Sabes o que estraga nela? O sistema de acionamento a vácuo da roda livre, que na verdade é no diferencial dianteiro. Outro problema que costuma apresentar é motor elétrico engripado por falta de uso ou mau contato no chicote do motor elétrico.

A tração da S-10 é forte? MUITO FORTE! Podes usar sem medo. Asfalto debaixo de chuva forte, liga o 4x4 high e seja feliz. Se baixar a velocidade tu desligas. Caiu na terra, pedras soltas, barro. Tens o 4x4 a disposição, porque não usas? Só porque o bunda-mole te disse que é de cristal não é o bastante.

O que acontecerá se não usares o 4x4 da tua S-10? Simples, ela vai parar um dia num desmanche, daí alguém irá comprar a CT dela e adaptar em algum jipe, gaiola ou veículo para trilha, e usará o 4x4 de forma intensa e a CT irá trabalhar como nova pois estará nova, mesmo daqui há 20 ou 30 anos...

Se usares a tração normalmente, o que pode ocorrer? NADA! vais ter que fazer a manutenção normal, como trocar cruzetas, homocinéticas e óleo. Nada de diferente do que fazes até o momento.

Edintruder
11/08/2015, 19:25
Exatamente. Justamente por que eu não conheço uma CT, não tenho vivência em oficina, nunca tive e não tenho jipe/caminhonete é que estou falando todas essas coisas fantasiosas. Meu objetivo é confundir todo mundo.

Kkk! Não acredito que queiras de fato confundir, mas acabas confundindo e deixando as pessoas com medo de usar um acessório do veículo, assim como o bunda-mole que disse para o colega Lâmpada Mágica que a tração da S-10 dele é de cristal...
Entenda que o fórum é para debatermos problemas e soluções, e não ficar mistificando mais ainda as coisas. É como dizer que a Fé tem que ser cega, sem lógica. Isso não me basta! Tem que ter um fundamento, uma lógica, se não não me serve. É mistificação.



Não. O ruído dos pneus no asfalto, do vento e do motor em altas velocidades é que mascaram o barulho da tração sendo forçada.

Se fechares os vidros escutas muito bem a transmissão trabalhando. A minha F1000 97 é muito silenciosa. Investi muito tempo e dinheiro para abafar o ruído do MWM X-10, e mesmo assim escuto a CT trabalhando quando sob esforço.



O cardan dianteiro da maioria dos 4x4 tem uma peça que se chama "junta CV" (Constant Velocitiy), que serve para permitir que o cardan trabalhe defasado tanto vertical quanto horizontalmente, devido ao diferencial não ser horizontalmente alinhado com a saída da caixa de transferência. Essa junta é, em geral, o que limita a velocidade máxima que se pode usar o 4x4 sem risco de quebras. Consulte o manual do carro para saber qual é essa velocidade.

Amigo, ela tem CV somente no acoplamento com a CT. No diferencial ainda usam cruzetas. Nas F1000, F250, Ram ainda usam somente cruzetas, e a velocidade máxima de engate do manual é a mesma das Rangers, S-10, Triton e afins. Cruzetas geram vibrações e ressonâncias, e as CVs não.



Nem toda pickup tem roda livre automática - algumas tem queixo duro, i.e., todo conunto dianteiro é arrastado mesmo com o 4x4 desligado. As que tem roda livre automática são projetadas para serem ligadas até a velocidade máxima citada no manual do proprietário. É preferível ligar com a caminhonete andando, pois ao ligar com ela parada, nem sempre a luva de engate na CT está na mesma fase que o cardan dianteiro, o que gera um engate incompleto e um estralo ao tirar o carro do lugar. Se quiser ser BEM chato mesmo, ligue o 4x4 a 5-10 km/h, com a caminhonete desengatada.

O sistema das RLs é acionado por diferença de giro entre o semi-eixo e o cubo, sendo o sistema fixado pela ponta de eixo que é fixa, não gira. São 3 peças distintas e que trabalham separadamente. O engate das RLs é suave, mas na CT nem sempre. Um sistema automático usa esferas e cavas numa base de metal duro a fim de gerar atrito. Isso é feito para trabalhar assim, mas essa peça se desgasta e demanda trocas com o tempo. Como estamos no Brasil, essas peças custam muito, dessa forma preservam mais a fim de durar mais.



[QUOTE=Martin427;2304381]
Desconheço ralis no asfalto.

Aumenta mais ainda a segurança andar numa velocidade compatível com as condições da rodovia.

Rally no asfalto! Bebesses? Estávamos falando de estabilidade, e não de asfalto. O 4x4 acionado eumenta a estabilidade, e isso é fato! Não é impressão como afirmas.

Sobre velocidade compatível, sim concordo, mas duvido que andes sempre na velocidade máxima da via...
É o Sujo falando do mal lavado? rsrsrrs



Que boa notícia! Se metade era absurdo, a outra metade estava correta; média 5/10, to aprovado.

Exatamente - nessa situação, o 4x4 ajuda muito. Inclusive, me parece quase suicídio 100 km/h em costelas de vaca no 4x2.


Kkkkk




Abraço,
Martin
Abraço! Nada pessoal, mas são coisas que vemos diariamente aqui e são mitos que escuto muitas vezes.

LÂMPADA MÁGICA
12/08/2015, 07:26
Amigo, muito andei nessas S-10. Recentemente um amigo comprou uma Prata dessas também. Sabes o que estraga nela? O sistema de acionamento a vácuo da roda livre, que na verdade é no diferencial dianteiro. Outro problema que costuma apresentar é motor elétrico engripado por falta de uso ou mau contato no chicote do motor elétrico.

A tração da S-10 é forte? MUITO FORTE! Podes usar sem medo. Asfalto debaixo de chuva forte, liga o 4x4 high e seja feliz. Se baixar a velocidade tu desligas. Caiu na terra, pedras soltas, barro. Tens o 4x4 a disposição, porque não usas? Só porque o bunda-mole te disse que é de cristal não é o bastante.

O que acontecerá se não usares o 4x4 da tua S-10? Simples, ela vai parar um dia num desmanche, daí alguém irá comprar a CT dela e adaptar em algum jipe, gaiola ou veículo para trilha, e usará o 4x4 de forma intensa e a CT irá trabalhar como nova pois estará nova, mesmo daqui há 20 ou 30 anos...

Se usares a tração normalmente, o que pode ocorrer? NADA! vais ter que fazer a manutenção normal, como trocar cruzetas, homocinéticas e óleo. Nada de diferente do que fazes até o momento.

Valeu pelas informações Edin !

abraços

robertomojr
12/08/2015, 11:11
"Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não!"

Mais impressionante que o sistema 4x4 é esta velocidade numa estrada de chão com um veículo que deve pesar perto de 2.000 kilos.

É provável que você seja um grande piloto, um motorista excelente. Espero que o pessoal da sua região também seja, pois você, ainda que seja um excelente motorista, não tem nenhuma margem de manobra para uma emergência.

E confesso que motoristas como eu, pobre mortal, às vezes erram. Se errarmos na frente de um grande piloto trafegando a 140 km/h numa estrada de terra, que Deus nos ampare.

Muito mais do que um sistema de tração 4x4, vamos precisar de um milagre.

;)

enasor
12/08/2015, 11:44
... Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não! ...

Particularmente, sem tirar a razão do colega do comentário retro, esta informação do colega Edintruder foi bastante providencial para mim, pois tinha esta dúvida ... em minha última viagem, com o asfalto molhado em razão do tempo levemente chuvoso, estava eu na estrada, com a viatura no modo 4H (na minha, 4x4 no modo simples, com diferencial central atuante/desbloqueado), por longo tempo atrás de umas duas carretas compridas (como andam essas carretas!!!!) necessitando ultrapassá-las ... não gosto de correr (confesso que sou um "pé-de-pluma" ... minha velocidade de cruzeiro nas estradas raramente ultrapassa 110 kms/h) ... mas, quando deu oportunidade para efetuar a ultrapassagem, não teve outro jeito, tive que colocar 140 km/h (acho que até um pouco mais!!!) ... como o carro estava traçado, estava imaginando, até agora, que com este procedimento havia agredido o sistema 4x4, ou seja, que deveria ter colocado no modo 4x2 e, em seguida, efetuar a ultrapassagem ... Dúvida esclarecida!!!! ... esclarecimento, dentre outros, pelo qual, agradeço o colega e aos demais.

Forte abraço a todos.

Edintruder
12/08/2015, 14:33
"Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não!"

Mais impressionante que o sistema 4x4 é esta velocidade numa estrada de chão com um veículo que deve pesar perto de 2.000 kilos.

É provável que você seja um grande piloto, um motorista excelente. Espero que o pessoal da sua região também seja, pois você, ainda que seja um excelente motorista, não tem nenhuma margem de manobra para uma emergência.

E confesso que motoristas como eu, pobre mortal, às vezes erram. Se errarmos na frente de um grande piloto trafegando a 140 km/h numa estrada de terra, que Deus nos ampare.

Muito mais do que um sistema de tração 4x4, vamos precisar de um milagre.

;)

Amigo, não sou louco não, e tão pouco ando assim normalmente. Mas tu nunca excedesses o limite de velocidade? DUVIDO! É o que eu falei lá em cima, o sujo falando do mal lavado.

Ando assim quando a estrada está em boas condições e sem movimento. Para cruzar com outros motoristas eu SEMPRE reduzo a velocidade, ao ultrapassar outros veículos, principalmente motos e animais, eu reduzo mais ainda por conta da poeira, ao passar pro propriedades eu reduzo pois normalmente tem animais e a poeira que levanta é absurda. Coisas assim. Creio que saibas muito bem o que é andar por horas a fio em estradas de chão. Hoje a maioria das estradas estão pavimentadas, então essa prática reduziu muito, e para o meu trabalho hoje uso via asfaltada. Não preciso mais castigar meus carros em buracos como antigamente

Em rodovias ando na casa dos 100km/h pois tenho noção que se eu bater a minha picape em algum carro, eu mato uma família inteira.

Sobre a velocidade e tamanho do veículo, posso te afirmar que uma picape tracionada é muito mais estável do que um gol na mesma velocidade.

Mas creio que sejas um motorista extremamente prudente que NUNCA infringe nenhuma regra de trânsito. DUVIDO QUE TU ANDES A NO MÁXIMO 60KM/H em estradas de chão! De 61km/h em diante estás no mesmo erro que eu. É excesso de velocidade!

Eu obedeço TODAS as regras. Paro em semáforos de madrugada, ando SEMPRE com cinto de segurança dou todos os sinais, sou cortês e educado, porém quando estou absolutamente sozinho no meio do nada eu aperto o acelerador. Sou também por formação instrutor e examinador de trânsito, mas sou gente e também acelero. Na praia deserta acelero. Para acessar um terreno que eu tenho no meio do nada, acelero, para ir para o sitio a 30km de qualquer alma viva, eu acelero. No meio da cidade ou de outras pessoas? Ando conforme as regras.

Se andares conforme as regras de trânsito não irás cometer erros. Porém os outros... Eu cuido de mim e dos outros, principalmente dos outros!

Mas voltemos para o tópico que se trata de rodar com o 4x4 acionado e não da forma que eu conduzo, pois é mais fácil tu seres vítima de um assalto ou sequestro do que te envolveres num acidente comigo!

marcos_cps
12/08/2015, 22:04
Assunto tenso este do 4x4!
Bom, vou compartilhar minhas experiências e opniões.
Cresci no sitio, D20, F1000, silverado, f250... e toda a nova geração.
Hj com um amarok highline de 6 marchas, gosto de escolher a marcha,
4x4 no asfalto? Liga, vira toda direção para um lado e veja como o carro se comporta?
Ate trator com o 4x4 ligado asfalto força tudo, fica o rastro preto do pneu de tanto q força o conjunto.

Oq o Martins 427 disse esta correto, no meu caso, eu preciso engatar o 4x4 sem estar com o pé na embreagem, se nao...nao engata.
4x4 low em 4 marcha por ex, não faz sentido, anda como a 2 normal, prefiro parar e usar o 4x4 normal. Pois não faz todo aquele barulho de 100 engrenagens girando,
Qts vezes usei o 4x4 low, umas 10 no maximo... em ilhabela na trilha dos castelhanos, no sitio brincando de passar curva de nível.....subindo rampas na terra bem inclinadas, e brincando com erosoes em estradas sem conservação.
tem gente q acha q a 1 marcha 4x4 low é para andar no barro..kkkkkk.. vai ficar atolado,
Mas o 4x4 H uso mto, terra, subidas com pedras, areia, ate mesmo passar por ruas alagadas ( asfalto..hehee ) ou seja, 99,9% na terra.

Qdo começou a surgir esta moda 4x4? O pessoal do barro só tinha 4x2. Aqui onde moro é cheio de pickup 4x4 e posso afirmar q ninguem usa pra nada! Oq faz um adesivo "4x4" hem....kkkkkkkk

Não sou eng mecânico, mas sim elétrico, minha opnião de usar 4x4 no asfalto por achar q vai ter mais controle? balela.. vai ferrar o carro.. quer 4x4 no asfalto, compra um carro 4x4 permanente, diferencial central foi feito para isto.
Respeito quem acha q pode usar.... pois cada um é dono de seu veiculo.

Comparar pickup antigas com estes modelos novos, é covardia. Eu ande 400.000km em uma D20 com motor ST4plus com bomba aberta e mais de pressão de turbina, ( fazia isto com os tratores tb..kkk) um veneno e sempre com pé colado no assoalho....pergunta se algum me deixou na mão? nunca...um trator. Carro para aguentar carga, trabalho..... Já as pickup de hj não foram projetadas desta forma. Outro conceito. + velozes, confortáveis, mtoooooo mais economicas, cheias de mimos.... e mta eletrônica para dar problemas..kkkkkkkk ( maldito filtro de DPF e válvula ERG )...

Outra coisa, 4x4 ligado no asfalto consome mais pneu (tá barato ), mais combustivel (tá barato), e claro desgaste prematuro no sistema de transmissão ( a minha falam no forum que custa 40k)...boto fogo no carro..kkkkkkkk
Abç.

ah, ia esquecendo.
Realmente depois de engato o 4x4 H, não tem limite de velocidade final, mas ja cansei de andar a 200km na minha amarok, não vou fazer isto na terra, entao acho meio sem sentido este assunto, 4x4H ate 80km esta de bom tamanho, não faço raly dos serto˜es.


.

joaoslf
13/08/2015, 22:20
até que enfim alguém ( edintruder) com a mesma opinião que a minha, parabéns pela coragem, também acho muito cuidado com o uso do 4x4, mesmo com vários manuais falando pra usar,
outra coisa que lembrei, cansei de atolar com D10, D20, e F1000 4x2, era melhor andar de pick-up fiat 147 que atolava menos, as grandonas 4x2 pareciam "colar" no barro, kkkk,
desculpe a polemica, mas cada um usa do jeito que acha certo, nas 4x4 que tive sempre usei no asfalto com chuva forte, estrada de chão ( a estabilidade aumenta muito) e ainda vejo elas, e estão sem problemas,
sds, joao.

Antero Jobson
05/04/2018, 20:49
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tom_crf
07/04/2018, 14:52
Rodo muito e em toda condição de terreno rodo 100mil km ano atualmente uso um S10 high country, se chove LIGO o 4x4 e faz toda diferença na estabilidade são 4 pneus buscando, o sistema estiver com o óleo dentro das especificações não vai ter desgaste demasiado. O risco é muito maior em um atoleiro cheio de lama e em baixa velocidade. 4x4 foi feito pra trabalho apesar de ser caro em nosso pais é um carro feito pra trabalhar é o mesmo que pensar que caminhão tem que andar maneiro se não quebra.

tom_crf
07/04/2018, 15:00
Mais importante do que como VC usa é como VC faz manutenção, se quiser fazer uso mais drástico vai ter que fazer manutenção mais vezes, carro foi feito pra rodar em estrada se usando o 4x4 a 110km/h causar danos existe um erro no projeto procuro outro veículo.

Roberto Miglioli
18/08/2018, 23:45
Está muito interessante este tópico. Aprendi bastante.

Faz anos que eu não desligo o 4x4 da minha Pajero TR4. Vou repetir: faz ANOS que eu ando somente com o 4x4 ligado, asfalto ou terra, chova ou faça sol sem voltar a alavanca para a posição 4x2. Não consome mais, não faz ruído, não estraga.

Infelizmente a S10 não tem um diferencial central de maneira que não posso fazer o mesmo.

Uma dúvida: quais veículos 4x4 possuem diferencial central?

mfcb
19/08/2018, 19:48
Está muito interessante este tópico. Aprendi bastante.

Faz anos que eu não desligo o 4x4 da minha Pajero TR4. Vou repetir: faz ANOS que eu ando somente com o 4x4 ligado, asfalto ou terra, chova ou faça sol sem voltar a alavanca para a posição 4x2. Não consome mais, não faz ruído, não estraga.

Infelizmente a S10 não tem um diferencial central de maneira que não posso fazer o mesmo.

Uma dúvida: quais veículos 4x4 possuem diferencial central?

Sei de alguns... Hilux Sw4 modelo antigo (2008 a 2015), Amarok AT, linha Subaru AWD Impreza, Forester, Outback etc..., Mitsubishi Pajero, L200 algumas versões... É um exercício de memória kkkk

Abraço