Conectar

Ver Versão Completa : espaçador (calço) de Uma polegada: altera a cambagem???

cézão_MTB
25/10/2011, 12:00
Preciso colocar uns calços em cima dos amortecedores da minha GM Tracker.

espaçador (calço) de Uma polegada: altera a cambagem???

O calço é esse : Espaçador de Molas de 1" (http://sob.net.br/Produto-GVTRACKER-Suspensao-Espacador-de-Molas-de-1-versao-101-129.aspx)

cézão_MTB
25/10/2011, 12:01
o meu é um GM Tracker

Fabil
25/10/2011, 21:22
sim.. altera..

voce precisa oblongar o furo superior de fixaçao do amortecedor ao munhao para que se possa corrigir a cambagem

cézão_MTB
26/10/2011, 12:08
sim.. altera..

voce precisa oblongar o furo superior de fixaçao do amortecedor ao munhao para que se possa corrigir a cambagem

Obrigado pela resposta.

cézão_MTB
02/11/2011, 21:49
sim.. altera..

oblongar = tornar oval/elíptico.

Interessante. Agora é fazer o orçamento e conferir como é feito. Assim que sobrar tempo e $$$$. rsrsrs

cézão_MTB
02/11/2011, 21:51
Suzuki 4x4 Pelotas: Editorial Cuidados que devemos ter com LIFT de SUSPENSÃO by Mairon (http://suzuki4x4pelotas.blogspot.com/2011/06/editorial-cuidados-que-devemos-ter-com.html)

Por último, devido ao vitara (Tracker) possuir balança, as rodas dianteiras vão ficar deitadas (parte inferior mais para dentro, tipo roda de fusca) por causa dos calços, chama-se "cambagem" e fica negativa, a solução mais barata é limar o furo de cima do amortecedor, deixando o furo oblongo, para a parte superior da roda ir mais para dentro, corrigindo a cambagem que vai ficar em 0.

Felipe RS
02/11/2011, 23:06
sim.. altera..

Se aplica tanto às rodas dianteiras quanto às traseiras? Há algum problema em por calços de 1" somente no eixo traseiro, já que somente neste local que os pneus maiores(225/70/16) pegam com o carro lotado?

Fabil
03/11/2011, 08:51
nao.. as traseiras nao sofrem mudanças na cambagem devido ao lift

T+

Felipe RS
03/11/2011, 13:47
nao.. as traseiras nao sofrem mudanças na cambagem devido ao lift

T+

Buenas, obrigado pelo esclarecimento. Segundo o responsável pela oficina Adam4x4, o ideal para solucionar o problema gerado pela troca dos pneus originais, é colocar um calço na suspensão traseira e trocar os amortecedores originais por outros mais 'firmes'. Na frente não se faz necessària alguma alteração, a princípio.
O que acham?

cézão_MTB
03/11/2011, 17:20
Buenas, obrigado pelo esclarecimento. Segundo o responsável .pela oficina Adam4x4, o ideal para solucionar o problema gerado pela troca dos pneus originais, é colocar um calço na suspensão traseira e trocar os amortecedores originais por outros mais 'firmes'. Na frente não se faz necessària alguma alteração, a princípio.
O que acham?

Acho que a troca de amortecedores é aconselhada para "lift" de altura maior, esse de 1" acho que não é necessário.

Felipe RS
03/11/2011, 22:54
Acho que a troca de amortecedores é aconselhada para "lift" de altura maior, esse de 1" acho que não é necessário.

O argumento do cara é a excessiva `macies` dos amortecedores Monroe originais, e não a necessidade de um com o curso maior, como é o caso dos de Suprema utilizados no lift de 2 ". Ele disse que fica BEM melhor... Seria verdade?

james.assis
07/11/2011, 11:46
Sim. Fica bem melhor, a traseira fica firme nas curvas. Troquei os meus pelo do omega suprema.

mairo
07/11/2011, 12:48
Suzuki 4x4 Pelotas: Editorial Cuidados que devemos ter com LIFT de SUSPENSÃO by Mairon (http://suzuki4x4pelotas.blogspot.com/2011/06/editorial-cuidados-que-devemos-ter-com.html)

Por último, devido ao vitara (Tracker) possuir balança, as rodas dianteiras vão ficar deitadas (parte inferior mais para dentro, tipo roda de fusca) por causa dos calços, chama-se "cambagem" e fica negativa, a solução mais barata é limar o furo de cima do amortecedor, deixando o furo oblongo, para a parte superior da roda ir mais para dentro, corrigindo a cambagem que vai ficar em 0.

hehehehehe, acharam uns artigos que eu cato aqui do fórum e posto no blog da nossa região!!!! só o cara não colocou o resto das fotos que mandei!

Vou postar aqui o gabarito para oblongar o amortecedor dianteiro para corrigir a cambagem!!!

mairo
07/11/2011, 13:02
cara, o pessoal coloca calços de 1" quando não pretende mudar mais nada na viatura, inclusive o câmber!
Se vc vai trocar logo amortecedores, ajustar cambagem, etc, ja poe logo um lift de 2", a viatura vai ficar show e não vai se arrepender!

Meu vitara ta com 3" na suspensão e to pensando em colocar mais 2" na carroceria!

cézão_MTB
07/11/2011, 13:59
cara, o pessoal coloca calços de 1" quando não pretende mudar mais nada na viatura, inclusive o câmber!
Se vc vai trocar logo amortecedores, ajustar cambagem, etc, ja poe logo um lift de 2", a viatura vai ficar show e não vai se arrepender!
Meu vitara ta com 3" na suspensão e to pensando em colocar mais 2" na carroceria!

é somente para colocar pneus 225/70-R16 que raspam às vezes.:cool:

cézão_MTB
17/11/2011, 09:23
Uma opinião de que é melhor trocar os parafusos do que modificar o amortecedor.

Cesar sua mensagem ficou presa no anti-span e identificamos agora.

Sobre a cambagem, qualquer elevação que se faça na suspensão vai alterar a cambagem do veículo, entretanto 1" não é o suficiente para prejudicar a dirigibilidade. Porém se você necessitar temos os parafusos para ajuste: Parafuso para Ajuste de Cambagem CAM12 para Vitara, Sidekick, Grand Vitara e Tracker (http://www.sobperformance.com.br/cam12.html)

nanito
17/11/2011, 11:28
Uma opinião de que é melhor trocar os parafusos do que modificar o amortecedor.

Cesar sua mensagem ficou presa no anti-span e identificamos agora.

Sobre a cambagem, qualquer elevação que se faça na suspensão vai alterar a cambagem do veículo, entretanto 1" não é o suficiente para prejudicar a dirigibilidade. Porém se você necessitar temos os parafusos para ajuste: Parafuso para Ajuste de Cambagem CAM12 para Vitara, Sidekick, Grand Vitara e Tracker (http://www.sobperformance.com.br/cam12.html)

Não acho que seja melhor trocar os parafusos. Já viram a quantidade de metal que existe na área do furo da cambagem no amortecedor?! O que se desbasta ali pra regular o parafuso não é nem 1% do material que tem ali.

aryrj
23/11/2011, 19:12
cezao_MTB, me dá uma luz sobre como funcionam esses parafusos? Com eles não há necessidade de mexer no furo do amortecedor? Tem alguma foto deles montados?

cézão_MTB
24/11/2011, 09:24
cezao_MTB, me dá uma luz sobre como funcionam esses parafusos? Com eles não há necessidade de mexer no furo do amortecedor? Tem alguma foto deles montados?

Botei mais fé na opinião do Nanito.

aryrj
24/11/2011, 09:57
Bom, to subindo a viatura pro 2º andar no final do mês. Acho que vou fazer alguns testes pois tenho 2 cam12 aqui. Vejamos como vai funcionar. Posto aqui qq coisa.

Fábio Henrique
24/11/2011, 14:18
Vou subir minha viatura apenas 1" colocando calços nas molas e gostaria de saber se é necessário também colocar o calço na bandeja traseira.
Desde já agradeço!

Fábio Henrique

Vitara 97 1.6 16v 5p

Bandinho
24/11/2011, 14:47
Outro detalhe é que quando se coloca o calço de 2", a barra estabilizadora força as bieletas estourando as borrachas com frequência. Isso aconteceu no meu GV, 1.6/2002. Depois mostro a solução que dei, estou aguardando os resultados.
Abs

cézão_MTB
06/12/2011, 20:04
Vou subir minha viatura apenas 1" colocando calços nas molas e gostaria de saber se é necessário também colocar o calço na bandeja traseira.
Desde já agradeço!
Fábio Henrique
Vitara 97 1.6 16v 5p

Vai subir só a dianteira??

Fábio Henrique
13/12/2011, 13:26
Vai subir só a dianteira??
Só a traseira, pois quando tem duas pessoas no banco de trás, o pneu fica encostando no para-lama.

cézão_MTB
14/12/2011, 09:07
Só a traseira, pois quando tem duas pessoas no banco de trás, o pneu fica encostando no para-lama.

depois poderia informar se a suspensão ficou muito macia (solta)????

porque dizem que acontece com os amortecedores originais.

Thank You.

cézão_MTB
26/12/2011, 13:25

pior que eu encontrei pneus 235/70-R16 que acho que ficariam excelentes com esse calço de apenas 1". Menos de R$400 cada pneu e ainda parcelado em 10 vezes!!!!

cézão_MTB
27/12/2011, 15:38
Espaçador de Molas de 1" Traseiro para Vitara/Sidekick/Grand Vitara/Tracker - Suspensão - Grand Vitara/Tracker - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/grand-vitara-tracker/suspensao/sk7211.html)

PFernando
30/12/2011, 19:32
Será que com apenas 1" na suspensão dá pra colocar os 235/70/16? Tava querendo levantar 2" mas tenho medo de ter que frequentar muito a oficina. Vou trocar meus pneus e se colocar os 235/60 de novo vou ter que rodar uns quatro anos arrependido.
Flw.

aryrj
30/12/2011, 21:15
"...tenho medo de ter que frequentar muito a oficina."

Esquece isso. Compre um kit bom e completo, RC4x4, Tecnotrilha, Alternativa. Monte com mecânico de confiança...e seja feliz!

Qual é sua viatura? GV, Tracker?

cézão_MTB
31/12/2011, 12:58
"...tenho medo de ter que frequentar muito a oficina."

Esquece isso. Compre um kit bom e completo, RC4x4, Tecnotrilha, Alternativa. Monte com mecânico de confiança...e seja feliz!

Qual é sua viatura? GV, Tracker?

O problema é alguma colisão que danifique alguma parte do LIFT de 2", isso com o espaçador de 1" é praticamente impossível de acontecer, afinal, é só um calço. Vai de 225/70 Firestone Destination ou BF GoodRich Long Trail.

aryrj
31/12/2011, 15:46
O problema é alguma colisão que danifique alguma parte do LIFT de 2", isso com o espaçador de 1" é praticamente impossível de acontecer, afinal, é só um calço. Vai de 225/70 Firestone Destination ou BF GoodRich Long Trail.

Não entendi...mas se o caso é esse, os pneus q eu uso (assinatura) são excepcionais. E na medida que foi sugerida e tem menos de 5mil km, estado de 0km. Se interessar, tem negócio.

cézão_MTB
01/01/2012, 21:38
Não entendi...mas se o caso é esse, os pneus q eu uso (assinatura) são excepcionais. E na medida que foi sugerida e tem menos de 5mil km, estado de 0km. Se interessar, tem negócio.

o pneu 225/70 roda com o carro mesmo sem o qualquer ajuste na suspensão; em caso de colisão, poderá ser retirada qualquer modificação sem que o carro pare de andar, já com um pneu maior isso provavelmente não irá acontecer, ou seja, o pneu não servirá no veículo. Imagine acontece um acidente e não tem nenhuma oficina aberta e você não vai poder usar os pneus que estão no carro ... situação perigosa!!!

o LIFT é feito nas 4 rodas, se uma delas estraga, as outras deverão ser retiradas imediatamente, principalmente com pneus maiores que 225/70.

aryrj
01/01/2012, 22:44
Sem querer polemizar (detesto isso!):

"...o pneu 225/70 roda com o carro mesmo sem o qualquer ajuste na suspensão;"
Concordo;

"...em caso de colisão, poderá ser retirada qualquer modificação sem que o carro pare de andar, já com um pneu maior isso provavelmente não irá acontecer, ou seja, o pneu não servirá no veículo."
Retirada de qualquer modificação? Que modificação pode ser retirada com um veículo acidentado, no meio de uma estrada? Se o pneu não servir no veículo por ter sido atingido e inutilizado, e o estepe? Não seria para isso mesmo?

"...o LIFT é feito nas 4 rodas, se uma delas estraga, as outras deverão ser retiradas imediatamente, principalmente com pneus maiores que 225/70..."
Ao invés de retirar 03 rodas, não seria mais viável trocar a roda avariada? E aí entra o estepe de novo!

E mais...

"...O problema é alguma colisão que danifique alguma parte do LIFT de 2", isso com o espaçador de 1" é praticamente impossível de acontecer, afinal, é só um calço..."
Sim e não. Se vc imaginar as diferenças entre os dois lifts, de 1" e de 2", seriam:

1o. Na dianteira, a diferença seria os dois prolongadores de amortecedor. Uma colisão frontal ou lateral que atinja um batente do amortecedor, alterando substancialmente a geometria da suspensão/direção, imobiliza qq veículo, com ou sem lift;
2o. Na traseira, a diferença seria de novo os prolongadores de amortecedor, caso existam; outras modificações seriam o upperwishbone e o prolongador de cardã. Novamente, um choque traseiro ou lateral, que atinja a suspensão traseira, a ponto de comprometer o lift e seus agregados, já atingiu links, o eixo traseiro e até o tanque, a pto de impedir a continuação da viajem...

Desculpe, não consigo visualizar um acidente que diferencie um veículo com rodas maiores de um com rodas menores...

Ou eu não entendi nada ou...vai ver, é a ressaca mesmo...:)

cézão_MTB
02/01/2012, 09:59
"...o LIFT é feito nas 4 rodas, se uma delas estraga, as outras deverão ser retiradas imediatamente, principalmente com pneus maiores que 225/70..."
Ao invés de retirar 03 rodas, não seria mais viável trocar a roda avariada? E aí entra o estepe de novo!

Eu não entendi como o carro andará com 3 rodas com LIFT de 2" e uma sem (o lift) e com pneu (estepe) original...:rolleyes:

aryrj
02/01/2012, 13:45
Então me explica como aconteceria "3 rodas com LIFT de 2" e uma sem (o lift)"?
Me ajude... dê um exemplo em que isso seja possível... Obviamente, uma situação em que o veículo possa continuar a viajem.

cézão, o que eu to tentando dizer é que, para um sistema de lift ser "atingido" em uma colisão, ele certamente não será a causa maior para a imobilização da viatura. Para que vc "perca" um lift em uma das rodas, só me vem o caso de colapso do calço na mola, por defeito de fabricação e/ou montagem; e veja que estamos falando de um lift com calços.
No caso de um sistema baseado em molas maiores e amortecedores de curso maior, aí então é que, em termos de segurança em colisões, não há diferença alguma.

Vamos admitir que houve o tal colapso do calço...

Dianteira e traseira: Levante o carro; retire a roda; retire o calço; remova o extensor do batente da suspensão, se houver; coloque o estepe. E vá em frente!:)

E só. Que alguém me corrija se estiver errado.

[]'s quase sóbrios...

PFernando
02/01/2012, 15:12

Nem penso em colisão, pois acho que se quebrar a suspensão iria ter que rebocar o carro de todo jeito. Tenho receio da quebra de outros itens. A barra estabilizadora, por exemplo, tem gente dizendo que as bieletas não conseguem mais ficar inteiras. O carro é do dia a dia também, não tenho tempo nem gosto de ficar em oficina toda semana acompanhando potenciais quebras de peças.

aryrj
02/01/2012, 15:36
PFernando, se esse problema de fato existisse, 95% dos usuários desse fórum seriam sócios de oficinas.
Geralmente em lift de 2", são as homocinéticas que mais sofrem, pois passam a trabalhar com uma inclinação superior àquela para que foram projetadas. Mas para isso ser verdadeiramente nocivo, estaríamos falando de lifts acima de 3"!
De qualquer modo, se vc quiser ser cauteloso (como eu), bastar rebaixar o diferencial em cerca de 1", utilizando um dropped kit, R$200,00 na RC4X4, 01 hora de mecânico. Fim de papo.

PFernando, vou bater na tecla de sempre: Veja qual será a sua utilização do veículo. Ela é que dirá o que deve ser feito ou não.

[]'s e boa sorte!

aryrj
02/01/2012, 15:55
..................................

PFernando
02/01/2012, 16:17
PFernando, se esse problema de fato existisse, 95% dos usuários desse fórum seriam sócios de oficinas.
Geralmente em lift de 2", são as homocinéticas que mais sofrem, pois passam a trabalhar com uma inclinação superior àquela para que foram projetadas. Mas para isso ser verdadeiramente nocivo, estaríamos falando de lifts acima de 3"!
De qualquer modo, se vc quiser ser cauteloso (como eu), bastar rebaixar o diferencial em cerca de 1", utilizando um dropped kit, R$200,00 na RC4X4, 01 hora de mecânico. Fim de papo.

PFernando, vou bater na tecla de sempre: Veja qual será a sua utilização do veículo. Ela é que dirá o que deve ser feito ou não.

[]'s e boa sorte!
Nada de trilha pesada, só passeios em estrada de terra. Só que aqui no Norte as estradas são um pouco sinistras. Tava querendo ganhar uma altura para não encostar o "papo" na bitola.

aryrj
02/01/2012, 16:42
O que EU faria:

1- Estrada ruim, carro com 4 pessoas e bagagem: Kit de 2" - Tecnotrilha, o mais completo;
2- "para não encostar o "papo" na bitola" - Mas pro caso de encostar - Proteções inferiores. Todas.
3- "só passeios em estrada de terra" - BF Goodrich AT -235X75X15.

Isso se não quiser passar tempo algum em oficina e ter uma viatura pronta pra qq coisa.

Minha opinião.

PFernando
03/01/2012, 10:36
Vlw pelas dicas amigo.

cézão_MTB
17/04/2012, 20:06
o amortecedor do Omega Suprema serviu corretamente no Tracker, mas a mola do Opala/Caravan ficou batendo na lataria.
Tive que abandonar a ideia da mola e voltar ao 2º plano que era o calço de 1".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=341989&d=1334703700&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=341989&d=1334703700)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=341990&d=1334703722&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=341990&d=1334703722)
Para a minha surpresa ficou mais alto do que eu imaginei, acho que cabe até um 235/70, mesmo assim vou investir no Firestone Destination 225/70 A/T.

douggarcez
08/12/2013, 00:39
hehehehehe, acharam uns artigos que eu cato aqui do fórum e posto no blog da nossa região!!!! só o cara não colocou o resto das fotos que mandei!

Vou postar aqui o gabarito para oblongar o amortecedor dianteiro para corrigir a cambagem!!!

Sei que o topico é antigo, mas como sou novo tenho minhas duvidas.... nao consegui entender perfeitamente seu gabarito, poderia explicar melhor?? mesmo com lift de 1 seria nescessario oblongar o furo? com o lift de 1 consigo usar pneus 235/70 no tracker?? valeu!!