Ver Versão Completa : Vazamento de óleo no setor de direção original - CJ5 !!!
Fala pessoal..... tudo nos contentos???
Mais uma vez venho recorrer ao amigos para ajudar solucionar um problema na minha viatura.... procurei no fórum e não encontrei nenhum cj com o mesmo vazamento.... caso alguém conheça um tópico que tenha a solução, favor me indicar.
pois bem, o dilema e o seguinte.... completei o óleo da caixa de direção da viatura (óleo 140... é isso msm???) e começou a vazar óleo pela parte de cima da caixa, onde entra a barra que toca a rosca sem fim. Não sei se existe algum tipo de retentor neste local.... assim não sei como seria o procedimento correto para estancar o vazamento.
alguém ai ja teve um problema parecido..... alguém ai pode me ajudar?
aguardo sugestões do que pode estar acontecendo...
a unica certeza que tenho e a de que não coloquei óleo alem do nível certo!!!
agradeço as opiniões e atenção!!!
grande abraço!
chinelao4x4
25/10/2011, 09:43
que eu saiba, esta caixa não vai oleo, é graxa.Porem posso estar enganado. mais que me lembro as que eu abri eram graxa.
antes tava com graxa... mas eu troquei e coloquei o 140 pois o manual do proprietário adverte que não deve ser usado graxa na caixa de direção e sim o SAE-140.... o problema e q não vaza nos lugares comuns, braço...juntas etc.... mas sim onde circulei na foto...
talvez esteja errado quanto ao óleo 140.... mas troquei a graxa por ele depois de ver o manual e o site: lubrificao da rural willys (http://ruralwillys.tripod.com/diversos/lubrificacao.htm)
que traz a seguinte citação:
CAIXA DE DIREÇÂO
Recomendação de fábrica: Completar com óleo para engrenagens SAE-140.
A caixa de direção usa o óleo para engrenagens SAE-140 que é um óleo muito viscoso (grosso). Evite de usar óleos com especificação EP GL-5 pois podem reagir e danificar as buchas e a engrenagem de latão do setor de direção. Escolha sempre um óleo mineral puro com especificação GL-1 ou outro similar com baixa aditivação. A alta viscosidade deste óleo deve ter sido definido em função da baixa velocidade de funcionamento da caixa de direção, evitar vazamentos, melhorar a resposta de direção preenchendo pequenas folgas e atuando como um amortecedor viscoso de impactos e vibração na direção. A viscosidade do óleo usado na caixa de direção poderá afetar a maneira que você sente a estrada no volante de direção.
Alguns mecânicos gostam de preencher a caixa de direção com uma mistura de graxa e oleo de motor talvez para evitar vazamentos (!?!) ou a entrada de lama e água. Na minha Rural fizeram esta gambiara quando troquei o setor de direção e isto pode estar causando problemas de resposta na direção. Aos poucos estou retirando esta mistura de graxa e colocando o lubrificante SAE-140 correto. O manual do proprietário adverte que não deve ser usado graxa na caixa de direção. Obs: a caixa de direção não possui parafuso dreno e a fabrica não menciona intervalo de troca, só completar o nível. Para drenar o óleo eu solto os parafusos da tampa lateral para sair o óleo. Após apertar a tampa lateral de volta é necessário regular corretamente (soltar e/ou apertar) a folga de direção usando o parafuso e contraporca de ajuste.
Certo usar oleo 140, tambem uso na minha. Vazar em cima é muito estranho, realmente ali não tem retentor nem nada, sempre achei isso estranho pois se alguma sujeira entrar pelo cano da direção vai parar em cima do rolamento da caixa de direção
Não deveria ter como o oleo ir parar ali.
Certeza que não esta vazando pela junta da tampa superior ?
Ou talvez a tampa superior possa ter rachado na montagem ?
A combinação calor do motor mais o vento que do ventoinha do radiador as vezes fazem o oleo andar para locais estranhos.
Pode estar vazando na junta da tampa e o oleo tenta subir pelo cano da coluna de direção
muito estranho msm.... mas e deste local que vem o vazamento.... não faço a minima ideia de como isso pode estar acontecendo..... neste fds retirei o para lama e lavei o setor e o chassis com um pouco de óleo diesel, retirei toda a sujeira de óleo que estava acumulada.... depois de duas voltas com a viatura o óleo já vazava novamente..... desta forma pude ter a certeza de que o óleo vem mesmo da parte de cima da caixa, onde entra a barra que toca a rosca sem fim.... olhando o jeep por baixo da para ter maior certeza
vou ver se consigo algumas fotos.
Abraço!!
HenriqueRS
25/10/2011, 20:27
No meu Jeep tô com o mesmo problema. Sempre que completo a caixa de direção começa a vazar exatamente no mesmo lugar que a tua. No meu caso já sei onde tá o erro, é na junta que vai entre a carcaça da caixa de direção e a peça onde vai fixado o cano que vem do volante (inclusive vão uns calços de ajuste dos rolamentos ali). Tenho que arrumar isso ali :rolleyes:
Meu Jeep é um cara de cavalo 1953, a caixa é diferente da sua, mas é muito parecida, de repente era uma boa idéia refazer a vedação dessa parte :concordo:
Boa sorte
(na foto dá pra ver como tava o setor quando desmontei ele, no início da restauração. Circulei em vermelho onde tá o vazamento na minha, vou colocar uma junta ali)
Já verifiquei todas as juntas.... o mais espantoso e que o vazamento não esta nas juntas.... e sim onde entra a barra q vem do volante.... como na imagem em anexo... não tenho ideia de como o óleo pode estar chegando ate ali...
valew pela dica....
HenriqueRS
26/10/2011, 10:04
Já verifiquei todas as juntas.... o mais espantoso e que o vazamento não esta nas juntas.... e sim onde entra a barra q vem do volante.... como na imagem em anexo... não tenho ideia de como o óleo pode estar chegando ate ali...
valew pela dica....
Que loucura, se o nível de óleo tá certo e o Jeep não foi mexido a ponto de mudar a inclinação do setor, então o problema deve ser o que o edgar falou("A combinação calor do motor mais o vento da ventoinha do radiador as vezes fazem o oleo andar para locais estranhos. ").
Eu acho que eu faria alguma vedação entre o setor e o canote que vai por cima do eixo da direção, só não sei como daria pra fazer isso, cola? :pensativo:
De repente dê pra colocar um o-ring entre o eixo da direção e o furo da peça de cima da caixa (aquela por onde passa o eixo e onde vai fixado o canote). Teria que achar algum meio de fixar o o-ring no eixo pra não subir nem descer). Talvez funcione :semideia, se essa peça de cima do setor não for rugosa por dentro.
HenriqueRS
26/10/2011, 10:07
Ah sim, outra coisa, o Jeep costuma ficar estacionado em ladeiras íngrimes? Se a resposta for sim, tenta estacionar o Jeep com a frente virada pra baixo. Pode ser esse o problema :shock:
Rafaminc
26/10/2011, 11:48
valew pela dica....
Veda com silicone entre o tubo e o setor e pode deixar até o nível mais alto. Como não existe pressão dentro da caixa e não é um componente crítico, quanto mais lubrificante melhor.
Se não quiser que entre sujeira, pode adaptar uma bucha de feltro (procure em casas de rolamentos) entre o tudo e a haste da direção. pelo menos os sólidos vão ficar presos ali antes de cair no engrenamento.
HenriqueRS
22/02/2012, 21:54
Seguinte, terminei a funilaria do meu Jeep (aleluia!) e resolvi botar os pingos nos "i"s. Um dos problemas que apareceram no chassis foi justamente um vazamento muito parecido com o que tu descreveu, na verdade tava vazando por tudo (por cima e por baixo :putz:).
O setor que tá no meu Jeep (CJ3b 53) é original e provavelmente é diferente do que veio no CJ5, mas acho que devem ser, ao menos, parecidos, então vou postar aqui o que fiz.
Fiz algumas modificações na caixa para não ter vazamentos. Uma delas foi prolongar o caninho que passa por dentro do caracol (aquele pelo qual o fio da buzina passa). Alem disso vedei muito bem a tampinha que fica em baixo do setor com cola, parece que ficou bom. Fiz uma junta nova para tampa lateral e colei ela com cola especial para juntas. Todos parafusos com veda-rosca. Mas o mais importante, que me motivou a postar aqui, fiz também o que sugeri em uns posts anteriores, só que no lugar de um o-ring usei um retentor mesmo, bastou um servicinho no torno pra abrir o alojamento para o retentor (na verdade o torneiro também teve que cortar o caracol da barra de direção e soldar novamente, centralizado, devem ter trocado o caracol original por um em melhores condições e soldaram torto, mas é um serviço que seria desnecessário na grande maioria dos casos).
Quanto a engraxadeira, parafusei ela com veda-rosca e tampei ela com uma camada grossa de cola, antes de aplicar a cola deixei um pouco de oleosidade, assim a cola seca mas não gruda, ficando uma tampinha que posso encaixar ou desencaixar, vamos ver se vai funcionar :concordo:
Enchi a caixa de óleo, até em cima. Não vi nenhum vazamento assim de cara, espero que continue assim, vamos ver semana que vem... :semideia
Ah sim, também dei uma leve pré-carga nos rolamentos axiais da barra de direção, seguindo o método de girar o eixo enquanto se apertam os parafusos. Não sei se é recomendável, mas vai manter o eixo sem folgas laterais nem axiais, além de evitar impactos nas pistas.
Aí vão fotos