Conectar

Ver Versão Completa : Ponteiro da temperatura subiu e depois desceu



pedrogsncombr
24/10/2011, 11:28
Pessoal,

fui pra praia esse fim de semana com o carro, e peguei um bom transito pra sair de SP e o ponteiro da temperatura subiu pros 110 graus, o que nao e normal.

Quando peguei a estrada, peguei a primeira parte dela que e uma subida boa e estava a 110 com o giro alto, o ponteiro foi ate o topo da temperatura, acendeu o check gauges, e ficou assim durante um minuto, como acendeu o check gauge eu diminui o ritmo para 80 e fui com o giro mais baixo e a temperatura foi baixandoquando peguei a a descida da serra o ponteiro voltou pros 100 e nao deu mais nada, nem na ida nem na volta....

o que pode ser?

Sera que ta com pouco liquido de arrefecimento?


abracos,

AlexPalma
24/10/2011, 13:18
Pedro:

Faz tempo que trocou o líquido de arrefecimento? O nível está normal entre Máx e Min?

Sei que é difícil comparar, mas tive uma Parati 1.6 ano 86 que a temperatura subia direto: estava com o radiador entupido de sujeira...provavelmente o dono anterior só usava água e não fazia manutenção.

Claro, não quero dizer que você não tenha cuidado, mas às vezes confiamos em um mau mecânico.

pedrogsncombr
24/10/2011, 13:50
Opa Alex, entao quando comprei ela foi feita a limpeza de todo o sistema.

O nivel esta normal, mas as duas ultimas vezes que eu completei, completei so com agua.

Hoje comprei o monoetilenioglicol, vou colocar um pouco.

AlexPalma
24/10/2011, 13:57
Falowww, se o problema persistir cheque a válvula termostática.

Abraço.

DR CHRYSLER
24/10/2011, 19:32
boa alex
ja vi que manda bem nos comentarios
ve se aparece mais la no topico oficina on line

se o carro não ferveu depois dessa pode ser
o proprio sensor tambem que deu a informação errada
pois se fosse algo grave vc pode apostar que o carro teria jogado a agua toda pra fora
derrepente alguma pane eletronica aonde o pcm processou essa informação e o ponteiro fez o alerta do check
devido ter subido bruscamente a temperatura

mais pelo que vc descreve vc nem chegou a parar

limpa contatos tambem é uma ferramenta muito boa ok

sandro

AlexPalma
24/10/2011, 19:39
Valeu, Dr!

Podendo ajudar...conte comigo!

Abraço.

Glaicon
25/10/2011, 07:14
Opa Alex, entao quando comprei ela foi feita a limpeza de todo o sistema.

O nivel esta normal, mas as duas ultimas vezes que eu completei, completei so com agua.

Hoje comprei o monoetilenioglicol, vou colocar um pouco.
O carro está baixando o nível de água em intervalos curtos?
Está perdendo água pelo reservatório de expansão?
Percebes alguma umidade na grade do radiador?
Ele roda só na gasolina ou tem alguma alteração de combustível?
Dependendo das respostas, tenho uma opinião.
No aguardo.:concordo:

pedrogsncombr
25/10/2011, 10:49
Entao Sandro, imaginei isso, alguma leitura errada, mas coincidentemente, ele "esfriou" quando eu peguei a descida da serra.

Glaicon, nao baixa o nivel, nao perde agua, nao percebi essa umidade, vou verificar e so roda na gasolina... troquei o sensor de rotacao semana passada, pois ela tava morrendo no calor e so ligava de novo quando esfriava.... ai depois disso dei um reset nela...

MARCELOLUCHESI
25/10/2011, 11:02
Oi Pedro, o Meu TJ está começando a fazer isso também. Após uma trilha que tapou o Radiador de barro, limpei e não esquentou mais, ou seja não passa mais dos 95 graus no ponteiro, porém o marcador de temperatura, "as vezes" dá uma caida grande e volta, "Ocila", acho eu que é quando abre a valvula termostática. Pórem essas "ocilações" para baixo são muito rápidas.....ou seja o ponteiro esta mexendo mais ligeiro que eu acho qeu deveria. Estou desconfiado que o problema é no sensor de temperatura

Glaicon
26/10/2011, 08:57
Entao Sandro, imaginei isso, alguma leitura errada, mas coincidentemente, ele "esfriou" quando eu peguei a descida da serra.

Glaicon, nao baixa o nivel, nao perde agua, nao percebi essa umidade, vou verificar e so roda na gasolina... troquei o sensor de rotacao semana passada, pois ela tava morrendo no calor e so ligava de novo quando esfriava.... ai depois disso dei um reset nela...
Que bom.
Eu já iria condenar o cabeçote, imaginando que ela rodasse no gás.
Então NÃO tenho opinião!:mrgreen:

Rones Jr
26/10/2011, 09:48
Pedro,
a minha ex-XJ fazia isso tb. Sempre que o motor ficava quase no extremo, tipo engarrafamento, e depois pegava alguma subida ou mesmo quando a subida era longa....o ponteiro disparava pra cima, dava check gauges e se parasse ou começasse a descer tudo voltava ao normal. Depois de trocar tampa de radiador, aditivo, bomba dágua, travar temporariamente a ventuinha e trocar a termostática: NADA MUDOU! Forçava na subida ou no trânsito e a porqueira da temp disparava, check gauges, etc...bla, bla, bla...

Até que apelei para um forum americano e mandaram eu ver a MANGUEIRA INFERIOR, por que a mesma tem uma mola interna que não deixa a mesma torcer, isso mesmo torcer e interromper o fluxo. Não acreditei...mas fiz o teste...peguei uma longa e inclinada serra no interior do ES....depois de 20 min...pimba...check gauges...parei o carro e pedi pra acelerar até o talo...alguma vezes...sim...VI A PESTE DA MANGUEIRA SE RETORCENDO.

Voltei na mesma hora, parei na CSS Jeep de Vitória e comprei a mangueira. Sim, tem uma mola e mesmo as duas frias, a rigidez da mangueira nova (opss!!!) é muito maior, tipo...a velha no lugar e com a pressão do sistema era possível apertar com uma mão....a nova fora...nem mexia! Instalei no mesmo dia e fomos pro teste...só que agora ao sol de meio dia no verão...

Resultado: o mesmo trecho e nada...ficava entre 95 e 100º o tempo todo. O carro ficou outro...ah...apreveitei e troquei a mangueira superior tb e destravei a ventuinha. E mangueira velha...nem sinal da mola que deveria estar lá dentro. Mangueira FDP!

Veja isso...estas subidas MUITO rápidas de temp acho que não podem ser outra coisa a não ser duas hipóteses: sensor ruim ou interrupção do fluxo de água, seja pela válvula, seja pela mangueira ...velha, cansada, retorcida....rsss

Depois pensei até em mandar fazer um tubo de inox ou alumínio...mas pensei que era melhor manter a original e ficar de olho assim sempre eu checaria outros itens tb.

Ah...a minha tinha GNV, nunca deu pau no cabeçote nem na CA e era 99...e não adianta dizer que é coisa de XJ e tal...os antigos Opalas 6 canecos tinham a mangueira com mola tb...depois mudaram a saida do radiador e a mangueira ficou mais reta...não precisando de mola pra manter a rigidez da mangueira!


Pessoal,

fui pra praia esse fim de semana com o carro, e peguei um bom transito pra sair de SP e o ponteiro da temperatura subiu pros 110 graus, o que nao e normal.

Quando peguei a estrada, peguei a primeira parte dela que e uma subida boa e estava a 110 com o giro alto, o ponteiro foi ate o topo da temperatura, acendeu o check gauges, e ficou assim durante um minuto, como acendeu o check gauge eu diminui o ritmo para 80 e fui com o giro mais baixo e a temperatura foi baixandoquando peguei a a descida da serra o ponteiro voltou pros 100 e nao deu mais nada, nem na ida nem na volta....

o que pode ser?

Sera que ta com pouco liquido de arrefecimento?


abracos,

Jeanilson
26/10/2011, 19:47
Oi Pedro, o Meu TJ está começando a fazer isso também. Após uma trilha que tapou o Radiador de barro, limpei e não esquentou mais, ou seja não passa mais dos 95 graus no ponteiro, porém o marcador de temperatura, "as vezes" dá uma caida grande e volta, "Ocila", acho eu que é quando abre a valvula termostática. Pórem essas "ocilações" para baixo são muito rápidas.....ou seja o ponteiro esta mexendo mais ligeiro que eu acho qeu deveria. Estou desconfiado que o problema é no sensor de temperatura
Isso acontecia na minha viatura também. O problema era mau contato no conector do sensor da temperatura.

[]'s

MARCELOLUCHESI
26/10/2011, 21:55
Ok vou verificar isso então. Não me preocupei muito pois o ponteiro quando "passeia" é sempre para baixo dos 95C. E quando estava entopido as colméias do radiador ele subiu direitinho acima dos 110C como deveria.

Jeanilson
27/10/2011, 08:42
Ok vou verificar isso então. Não me preocupei muito pois o ponteiro quando "passeia" é sempre para baixo dos 95C. E quando estava entopido as colméias do radiador ele subiu direitinho acima dos 110C como deveria.
Sim, é isso mesmo. A oxidação do contato aumenta a resistência do circuito, o que diminui a corrente. E essa corrente menor é interpretada pelo painel como temperatura mais baixa.

[]'s

pedrogsncombr
28/10/2011, 12:24
pessoal, eu completei a agua no radiador e completei no reservatorio de expansao de plastico, e depois notei que ele ficou vazio,. nao e normal isso certo?

acho que ele ta furado.... vou ver este fim de semana e aviso voces...

pedrogsncombr
28/10/2011, 13:20
alguem ja tapou buraco no reservatorio de agua de expansao? qual seria o melhor material?

AlexPalma
28/10/2011, 14:58
Não é normal...e se estiver vazando é melhor trocar.

Se você não achou o furo é melhor ter certeza que o vazamento não é pela tampa do reservatório ou por alguma mangueira de ligação.

Abraço.

Glaicon
07/11/2011, 07:54
pessoal, eu completei a agua no radiador e completei no reservatorio de expansao de plastico, e depois notei que ele ficou vazio,. nao e normal isso certo?

acho que ele ta furado.... vou ver este fim de semana e aviso voces...
Resolvido?:pipoca:

MARCELOLUCHESI
07/11/2011, 10:25
Sim, é isso mesmo. A oxidação do contato aumenta a resistência do circuito, o que diminui a corrente. E essa corrente menor é interpretada pelo painel como temperatura mais baixa.

[]'s

Porr@ Jean poque que vocÊ foi me dar essa Dica cara!! Eu passei limpa contato nos contatos do sensor de temperatura e nos Plugs e agora ta MARCANDO MAIS:twisted::twisted::twisted:. Eu era feliz antes e não sabia:cool::cool::cool:. Fiz uma trilha esse findi e fiquei todo cagado que a temperatura ia passar do 100C.
Sorte que deu tudo certo!

abs

MARCELOLUCHESI
07/11/2011, 10:37
Porr@ Jean poque que vocÊ foi me dar essa Dica cara!! Eu passei limpa contato nos contatos do sensor de temperatura e nos Plugs e agora ta MARCANDO MAIS:twisted::twisted::twisted:. Eu era feliz antes e não sabia:cool::cool::cool:. Fiz uma trilha esse findi e fiquei todo cagado que a temperatura ia passar do 100C.
Sorte que deu tudo certo!

abs


ps. Ia Me esquecendo, o Ponteiro agora PAROU DE PASSEAR pelo marcador. Problema resolvido.

Solução: Desplugar o plug do sensor de temperatura e passar limpa contatos em ambas peças.
Resultado: ponteiro para de passear pelo marcado e começa a marcar certo. Psicológicamente é ruim!kkkkk. Pois antes marcava menos.

Jeanilson
09/11/2011, 16:06
Porr@ Jean poque que vocÊ foi me dar essa Dica cara!! Eu passei limpa contato nos contatos do sensor de temperatura e nos Plugs e agora ta MARCANDO MAIS:twisted::twisted::twisted:. Eu era feliz antes e não sabia:cool::cool::cool:. Fiz uma trilha esse findi e fiquei todo cagado que a temperatura ia passar do 100C.
Sorte que deu tudo certo!

abs
KKKK :chorandoderir:!

Agora sim você vai saber a temperatura correta da viatura.

E pode ficar tranquilo, se estiver tudo correto no sistema de arrefecimento, a temperatura chega perto dos 100ºC mas não deve passar disso :concordo:. Esses motores L6 da Jeep são "esquentados" mesmo.

[]'s

EFANTONI
13/12/2011, 18:32
cara, estava dando uma olhada no fórum, e vi que ano passado vc ja teve problema com o voltimetro, que de uma hora pra outra ele caia a voltagem, acendia o Check Gauges e ia descarregando a bateria, tenho uma cherokee, e esta semana começou a fazer isto, vc lembra o que era com a sua.?
valeu

pedrogsncombr
15/12/2011, 14:43
Efantoni, o problema era alternador..... troquei bateria, ela durou um mes e descarregou... foi trocar o alternador e resolveu.....

e o importante e medir ele bem direitinho, por que a primeira medicao que o cara fez pra ve se tava carregando fez rapido, e ai pareceu que tava ok, mas depoius uma pessoa mais cuidadosa mediu, ligou, ligou farol e tudo mais e viu que nao tava carregando.....

abracos,