Ver Versão Completa : Semi eixo / pinça de freio
Bom galera vamos la tenho dois probleminhas com o 'obra de arte' primeiro o semi eixo traseiro do lado do passageiro vai até encostar no suporte da pinça o q no meu ver esta errado pois do outro lado ele trava proximo ou seja na distancia certa para instalar as pinças de ferio a disco e ai vem o segundo probleminha não sei se por causa disso (semi eixo solto acho eu) a pinça desse lado prende na roda mesmo eu colocando arroelas de calço o q deu certo na roda do lado do motorista ou seja estou com as pinças de freio instaladas no carro mas so a do lado do motorista é q esta correta ou apta para o uso a do passageiro a roda trava. E o semi eixo tem uma marca? Ou travinha q prenda o semi eixo no rolamento e ou vice versa? Sei la algo q trave ou mesmo um pingo de solda e se alguem sabe a distancia exata alguem tem alguma informação sobre isso ???
chinelao4x4
24/10/2011, 09:00
se for sobre a cruzeta no semi eixo ela tem trava, fica interna, mais pode dar uns pingos de solda para travar, eu fiz no meu e esta normal , pois nao achava a cruzeta com trava interna, entao a da f1000 coube, sem trava, ai pinguei solda.
sobre as pincas, fico te devendo.
abrçs
Então eu não vi cruzeta nenhuma qdo tirei o semi eixo para colocar as pinças e o suporte o rolamento tava travado no semi eixo mas por pingo de solda ai depois q soltei e fui colocar novamente ele não trava mais passa direto e o semi eixo vai até encostar no suporte ou seja mesmo depois do semi eixo encaixado ele ainda se movimenta pra dentro até encostar no suporte da pinça
georgevalle
24/10/2011, 12:36
DCD acredito que o suporte esteja montado errado, é muito importante que poste fotos da montagem tanto do lado esquerdo quanto do lado direito, acho que o chinelão estava se referindo ao eixo dianteiro e no seu caso você relatou que está instalando freio a disco no eixo traseiro correto?
antonio umino
24/10/2011, 22:44
Ce tá colocando freio a disco na trazeira...
Com certeza desmontou o sistema de freio original...
Se for dos anos de 60 a 66. o rolamento é conico.
Para regular este rolamento no sistema original tem calços do lado direito. (regular a folga do rolamento da Roda).
Vc retirou o rolamento? Se tirou veja se vc não colocou invertido a capa e o cone do rolamento. Pois se colocar ao contrario, entra tudo pra dentro (semi eixo) até encostar no calço dentro da caixa satelite. e o semi eixo fica saindo para fora. Se vc montou certo e tem folga (lateral)no semi eixo. tem que tirar calço. até que fique na folga correta.
Este calço fica entre o espelho e a carcaça. Colocando o suporte da pinça, no lugar do espelho da roda, aperte 3 dos 6 parafusos e confere a folga. outra coisa o cubo dos willys do ano de 1960 até o ano de 1964 a campana é pelo lado de dentro do cubo, e nos de ano 65 e 66 o cubo tem a campana pelo lado de fora. alias todos os willys a partir do ano
de 1965....são todos iguais...(campana de freio) .com certeza tem relação com os calços da roda. ou os cubos de roda são diferentes. um por dentro e outro por fora (as campanas). Ok. abçs
bom galera vamos la primeiramente obrigado desde ja e sim sitema de freio a disco na traseira (ja tenho na frente mas esse não deu problemas na instalação rsrs) afinal o obra de arte merece esse luxo rsrsrs o rolamento não é conico pelo q eu saiba mas posso ter colocado ele do lado errado ah e o obra de arte é do anos de 69 eu vou tirar umas fotos amanha e tbm tenatar fazer um video e antonio eu não sei o q é campana e algumnas outras coisas q vc citou mas vou verificar e como falei coloco as fotos amanha dede ja obrigado novamente antonio george e chinelão abraços ah por amanha entenda hj 25/10
MOV00888.3GP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Sk_fOxwkt2Y)
MOV00887.3GP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cvUzaIH_5fY)
georgevalle
26/10/2011, 09:49
DCD este suporte das pinças faz parte de algum kit ou você que fez, pergunto pois acredito que esteja errado o alinhamento da fixação das pinças deve ser diferente do alinhamento onde o suporte é fixado no eixo, veja no kit da recuperg (nesta foto é um kit dianteiro mas pode ser instalado na traseira tambem a diferença é que não terá freio de estacionamento por cabo e deve tambem ter pinças de tamanho diferente na frente para compensar a força de frenagem que .......)enfim no sistema original todo o conjunto fica instalado dentro da roda e nos freios a disco se olharmos a roda de cima (como no video) devemos ver parte do sistema das pinças coisa que no teu caso não vai ocorrer, portanto fico com a teoria que o teu suporte está errado.
george esse kit foi comprado o q é estranho é q do outro lado q o semi eixo esta preso direitinho não tenho esse problema eu não entendi muito bem o q vc quis dizer com o sistema ficar dentro da roda e vc olhar por cima no caso desse video q eu sei q ficou ruim so esta o semi eixo e o disco colocado para q vcs possam ver a folga do semi eixo e esse kit q comprei os suportes são iguais o meu kit da frente vou tentar fazer um video mais favoravel hj q pretendo desmontar e montar tudo de novo ok
antonio umino
26/10/2011, 13:43
DCD. O seu eixo é o canela grossa ou é do modelo de 1967 e 68. onde é canela fina e o semi eixo tal qual o do video.
Se for deste dos anos de 67/68. tem uma porca com ranhura para regulagem do rolamento do eixo trazeiro. Se o eixo for de canela grossa.o rolamento é o de bola e não tem regulagem. Neste caso se o semi eixo (ponta de eixo) está entrando e saindo (folga) com certeza o rolamento está ruim...... O semi eixo estiver entrando e saindo no limite para dentro tem um calço na caixa satelite isto nos modelos anteriores a 1968. em 1969 foi eliminado este calço. e o rolamento da roda passou a ser de bola. não é cone e capa.
Verifica o rolamento da Roda.......... abçs
Bom galera desmontei tudo e montei tudo de novo inverti o rolamento mas nadafuncionou continuo com o roda traseira direita travando de tanto q pega na pinça alias ela nem pega prende mesmo na pinça o estranho é q do outro lado ta perfeito não tenho mais ideia do q fazer para resolver isso se alguem puder dar uma passada aqui para ver fico agradecido mesmo pq com a roda travada não tenho como tirar o jeep da garagem e se destravar a roda fico sem freio se alguem puder me ajudar estou no aguardo urgente
antonio umino
31/10/2011, 20:25
DCD. Perguntei se o seu jeep é canela fina. pelo jeito é canela grossa. O semi eixo tem o rolamento preso por um anel que entra prensado.
para prender o rolamento e este na carcaça do diferencial atraves de uma chapa de 6 furos. Pelo video o seu eixo está entrando e saindo.
Ou é o disco que tem folga entre a ponta de eixo (chapeu com parafusos de roda), Mas pelo video vc colocou arruelas pelo lado de fora do disco como se estivesse colocando a roda correto? não pode e nem haveria folga entre o disco e o semi eixo..... A folga é no semi eixo na carcaça.
318438Esta pagina e do manual de peças. veja na parte onde esta escura. tem o retentor. o anel trava. o rolamento, a chapa de encosto do rolamento na carcaça. e o semi eixo.....
BOA TARDE GALERA COMPREI AQUELES KITS PLUG AND PLAY SO Q NO LADO DO PASSAGEIRO NÃO CONSIGO O ACERTO DE MANEIRA NENHUMA ACHEI Q ERA POR CAUSA DO MEU SEMI EIXO MAS NÃO POIS SOLUCIONEI O PROBLEMA SEMI EIXO TEMPORARIAMENTE E MESMO ASSIM QDO COLOCO A RODA ELA CHEGA A TRAVAR ISSO MESO TRAVAR NÃO É Q RASPA NA PINÇA TRAVA MESMO E A RODA NEM GIRA EXISTE ALGUMA DIFERENÇA DE TAMANHO SEI LA DISTANCIA DE UM LADO PARA O OUTRO??? POIS DO LADO DO MOTORISTA RASPAVA AI COLOQUEI ARRUELAS ENTRE O DISCO E A RODA E PRONTO ESTA PERFEITO AGORA DO LADO DO PASSAGEIRO JA MARRETEI A RODA DEI UMA ESMIRILHADA COLOQUEI ARRUELAS ENTRE O DISCO E A RODA E ATÉ AGORA NADA MUDO PARACE Q TUDO Q FIZ NADA ADIANTOU :parede::parede::parede::evil::evil::evil::evil::e vil::evil::evil::evil::freaking::freaking::freakin g: A UNICA ALTERNATICA Q VEJO É TROCAR AS RODAS Q SÃO ORIGINAIS MAS SERIA UM ABSURDO POIS COMO MENCIONEI NO OUTRO LADO FICOU TUDO EM ORDEM OU COMPRAR PRISIONEIROS MAIS COMPRIDOS E COLOCAR ESPAÇADORES MAIS LARGOS Q ARRRUELAS MAS AI ISSO NÃO COMPROMETERIA EM NADA O JEEP? EIXO, RODA, ESTABILIDADE, DIRIGIBILIDADE,ETC, E ATÉ MESMO O FREIO????? SE ALGUEM TIVER UMA SOLUÇÃO OU ATÉ SE PASSA POR AQUI PELO CAMPO BELO E RESOLVER ISSO PAGO ATÉ UMA BREJA RS ALIAS UMA CAIXA DE LATINHAS POIS JA ME DEIXOU MALUCO ISSO E AINDA NÃO CONSEGUI RESOLVER ABRAÇOS ESTOU NO AGUARDO
antonio umino
03/11/2011, 18:30
É a quando coloca a roda é que o disco trava........... ou quando coloca o disco.... Travando com a roda":::::::::::: a roda está pegando na pinça. Se a roda for de aro 15. tem que raspar a pinça. (esmerilhar desbastar). Isto tem acontecido com a pinça de Kombi nas rodas de aro 15.......Eita trabalhão. heim................. abraços.
georgevalle
04/11/2011, 08:39
Denis não conheco este kit das rodas traseiras, revendo o tópico teve uma resposta em que você comentou que desmontou e inverteu o rolamento??? Até onde sei o rolamento da ponta de eixo é preso por um anel elastico que para trocar eu corto (na compra de rolamento novo vem o anel tambem) pois este anel não é recomendado reutilizar e não fico muito confortavel com a idéia de esquentar a ponta de eixo para retirar o antigo para depois reaproveitar, voltando ao problema do teu suporte até onde sei são os mesmos parafusos que prendem a chapa que fecha o rolamento que segura tambem o suporte da pinça, então novamente estou achando que está com a montagem errada a ordem deve ser da ponta do tubo do diferencial a chapa que fixa o rolamento (sei que no sistema original vem 1º a chapa do freio mas temos que compensar esta diferença de 1 a 2mm da chapa original para sei lá uns 5mm do suporte da pinça) depois a chapa de fixação da pinça, agora quanto a ela estar "travando" pelo que vi no video me parece que precisa esmerilhar um pouco o suporte da pinça pois o disco deve entrar sem "roçar" no suporte, acredito que este "possivel defeito de fabricação" possa ter servido para vermos uma falha na montagem pois se os rolamentos ficarem fora de posição logo irão quebrar, como falei antes não conheço este kit apenas estou analisando de longe (muito longe +/-500km) a situação, outra dica é se ninguem conseguir ir até você para compartilhar as "geladas" manda umas passagens de avião que vou até ai para fazermos uma "convenção médica" para estudar o caso (não sei claro se depois das geladas o jeep sai andando mas que aproveitarei o passeio...), brincadeiras a parte desmonta tudo de novo inclusive o lado do motorista para ter certeza quanto ao encosto do rolamento e posta fotos que continuaremos dando os pitacos.
Bom galera primeiramente agradecer muito a minha familha 4x4 aqui do forum a pessoa q readecuou meu topico pois eu não sabia como fazer e criei outro mas graças a pessoa ela o colocou aqui e a todos vcs q não importando a distancia estão sempre prontos a ajudar. Antonio o meu kit é traseiro com as pinças do kadett q comprei do cezar aqui do forum e o q esta travando é a roda na pinça o disco eu esmerilhei o eixo e o encaixe esta perfeito e george qto ao rolamento ele não estava travando no semi eixo eu não sei sobre anel elastico pois qdo tirei o meu eixo so tinha o rolamento e um anel de ferro q é o q eu mantenho e o q ficou colocado qdo virei o rolamento do outro lado o rolamento ficou travado ai acho q isso resolveu mesmo q temporariamente so q mesmo assim a roda continua travando na pinça eu esmirilhei um pouco a roda e coloquei tres arruelas entre o disco e a roda em cada parafuso e mesmo assim parece q não mudou nada pois continua travando com a mesma intensidade parece q não ganhei nem um centimetro de espaço qto a chapa q fecha o rolamento eu tirei e coloquei o suporte diretamente encostado no rolamento o q a grosso modo deveria me dar ainda mais alguns centimetros de vatagens mas não me deu mas eu as tirei e não as coloquei pois segundo o vendedor da loja disse q o proprio suporte faria esse papel de proteção do rolamento etc ja me falaram de um retentor tbm mas como disse qdo desmontei o semi eixo do obra de arte tudo q tinha eu mantive mas o tudo é somente um anel de ferro grosso e o rolamento não tinha anel elastico nem retentor mas mesmo assim acredito eu q apesar desses intens faltarem e poderem prejudicar de alguma forma não seria na questão da roda travar na pinçadentre todas alternativas q ja foram faladas tentadas me sobrou apenas comprar os parafusos q orende as rodas mais compridos para q possa por mais espaçadores para q a roda não trave na pinça ou numa pior possibilidade a troca da roda por um modelo q tenha uma curvatura diferente sei lae em relação a geladas mesmo eu não sendo muito fan de beber seria uma prazer tomar umas com vcs por tudo q fazem e tbm pq na ha nada melhor no mundo do q novas amizades abraços e grato a todas não vejo a hora de estar com o "obra de arte em pefeito estado para pode viajar e encontrar a todos obrigado familha 4x4
Tive um jeep com esse eixo e quando comprei já veio com freio a disco traseiro do kadet, mas se não me engano tinha algumas arruelas entre o suporte e a pinça para ela ficar mais para dentro e ele tbem tinha rodas originais e funcionava muito bem até o freio de mão.
vfserra me explica direito essas arruelas entre suporte e pinça pois pelo q eu montei primeiro vem o suporte e depois a pinça pois a fixação é na rosca da pinça e se eu colocar arruelas vou estar pondo a pinça mais pra fora mais em direção a roda do q tirando dela se vc tiver fotos me mande quero entender aproveitando queria saber com o pessoal aqui do forum se aqueles espaçadores q usam para rodas grandes serviriam pois pelo q vi acho q seriam perfeito para esse meu problema nessa roda ja q nas demais tudo ok se não fossem os preços absurdos q pedem mas eu poderia verificar de ver se alguem faz e qto cobraria ou mesmo se alguem tem aqui no forum pra vender a um preço mais de acordo
DCD não me lembro ao certo, faz muito tempo mas se de um lado da certo e do outro não vc precisa ver se o kit veio errado uma flange de cada tamanho ou de um modelo de eixo diferente ou se fizeram alguma gambiarra nesse lado do eixo.