PDA

Ver Versão Completa : Tracker 07/08 faz barulho quando dá-se a partida e......



Ganso
23/10/2011, 21:54
:???: Olá caros amigos,

Sou novo por aqui, moro em Belo Horizonte, e na sexta feira passada, comprei uma TRACKER 07/08, impecável, mas com 77000 km rodados.
Tenho uma duvida, pois quando dou a partida na chave, a mesma faz um barulho paracendo que está serrando algo. As vezes acontece outra hora não.
Outra coisa que está me encucando é um pequeno barulho do tipo de valvula batendo um pouco, do tipo tec tec tec tec tec tec....... sei que este carro tem tuchos hidráulicos, mas..
Poderiam me ajudar e informar se seria algo mais grave?
Este é o meu primeiro 4x4, e hoje já andei cerca de 160kms sendo 50kms em estrada de terra molhada de chuva, e tive de passar de 2H para 4H, pois senti que estava perdendo a aderência.
Foi muito legal. Gostei muito deste modelo.
Grande abraço a todos e desculpem se a pergunta é boba.

Ganso.:parede:

Ivo Paris
23/10/2011, 22:41
Tenho um grand vitara 2002, com unds 70000km e tambem faz um barulho quando liga.
segundo pesquisei, naquele 1ou2 segundos é o tempo que leva pro esticador de corrente entrar em ação
As vezes quando deixo muito temoo parado tambem ouço um tec tec de valvula.
consultei o mecanico e ele me disse que isso nao chega a ser um defeito, pois os tuchos hidraulicos descarregam e levam esse instante inicial oara se encher com o óleo
mas nos dois casos, se o barulho persiste ao andar com o carro, aí pode ser um problema mesmo

wchaves
24/10/2011, 08:19
A questão já foi levantada antes aqui, mas sempre vai voltar a medida que novos proprietários vão surgindo e isto é que é o legal do fórum. Segundo o que eu levantei, é normal mesmo, é o tempo que o óleo leva para chegar aos tuchos e também ao mecanismo que tenciona a corrente do comando, isso quando o carro ficou muito tempo parado e o óleo desceu todo para o carter. Como foi dito pelo amigo, não pode persistir por mais de alguns segundos. Uma forma de atenuar o "problema" é usar um óleo que consiga alcançar o mais rápido possível as partes do motor, mas sem fugir da especificação do manual, eu passei a usar o Elaion 15w40 e deu uma melhorada, outra dica é trocar o lubrificante e o filtro de óleo no tempo certo.

Elisson
24/10/2011, 10:34
:???: Olá caros amigos,

Sou novo por aqui, moro em Belo Horizonte, e na sexta feira passada, comprei uma TRACKER 07/08, impecável, mas com 77000 km rodados.
Tenho uma duvida, pois quando dou a partida na chave, a mesma faz um barulho paracendo que está serrando algo. As vezes acontece outra hora não.
Outra coisa que está me encucando é um pequeno barulho do tipo de valvula batendo um pouco, do tipo tec tec tec tec tec tec....... sei que este carro tem tuchos hidráulicos, mas..
Poderiam me ajudar e informar se seria algo mais grave?
Este é o meu primeiro 4x4, e hoje já andei cerca de 160kms sendo 50kms em estrada de terra molhada de chuva, e tive de passar de 2H para 4H, pois senti que estava perdendo a aderência.
Foi muito legal. Gostei muito deste modelo.
Grande abraço a todos e desculpem se a pergunta é boba.

Ganso.:parede:

Ganso, desde já parabéns pela aquisição e bem vindo ao "mundo 4x4". Se seu carro tá arranhando assim que você dá a partida isso pode ser o motor de partida sujo. Interessante fazer a retirada do motor por um profissional em elétrica fazer a limpeza e lubrificação. Meu GV com a mesma quilometragem que o seu carro, há um ano atrás, teve o mesmo "problema". Faz a limpeza e lubrificação e fica novo, tinindo. A questão de quando o motor pegar ele fazer um "traaaaaaaaaaaaaaaaaaa'" por alguns segundos pode ser a questão dos tuchos ainda enchendo. Se o barulho não cessar depois de uns 5 segundos e assim permanecer com o motor ligado aí sim pode ser problema.

Ganso
01/07/2012, 22:09
Amigos,

Só agora depois de oito meses, encontrei uma TRACKER bala, com apenas 50000 kms, porém na cor PRATA. Zero mesmo.
Esta jóia foi indicação do Dudu, Edmur e Anderson, da oficina mais respeitada aqui em BH a MINAS MOTORS, situado no bairro de Santo André.
A outra devolvi à agência em que comprei, três dia após por conselho dos três amigos citados acima.
Recebi meu dinheiro de volta, guardei e aguardei com paciência, procurando controlar à ansiedade e acabei encontrando.
Obrigado a todos que me ajudaram com as respostas e dicas.
De coração, muito sucesso a todos.
Este forum é show!!!
Abraços.

Ganso.
:bananadança:

Ganso
19/08/2012, 19:04
Pessoal,

Notei uma pequena folga na caixa de direção ou coluna de meu Tracker, quando subi um morro de pedras minéiro.
Seria normal? Ela está com 51000kms rodados, pneus str scorpion Pirelli 235/60/16 novos, alinhado e balanceado.
Fiquei um pouco encucado, pois no aslfalto roda liso e sem barulhos.
Ou seja, esta trepidação sinto no volante. Seria alguma coisa grave no setor de direção?
Abraços a todos.

Ganso.

m_bispo
24/02/2013, 16:49
Pessoal,

Notei uma pequena folga na caixa de direção ou coluna de meu Tracker, quando subi um morro de pedras minéiro.
Seria normal? Ela está com 51000kms rodados, pneus str scorpion Pirelli 235/60/16 novos, alinhado e balanceado.
Fiquei um pouco encucado, pois no aslfalto roda liso e sem barulhos.
Ou seja, esta trepidação sinto no volante. Seria alguma coisa grave no setor de direção?
Abraços a todos.

Ganso.

Eu tenho uma trk 07/08 e acontece o mesmo problema.
Já troquei suspensão dianteira (amortecedores e as buchas) e recondicionei a balança, fiz uma revisão no sistema direção, com a troca dos braços , que tinham folga, mas quando eu trafego em estrada com pedras, sinto umas pancadas no volante tb.
Tb tive o problema com o motor de arranque esta semana. Eu mesmo desmontei aqui em casa.
Levei ao eletricista e o mesmo cobrou 30,00 para fazer uma limpeza.
Tinha muito resto de escovas e a graxa das planetarias estava ressecada, o que dificutava o retorno da engrnagem.
Ele fez um boa limpeza, levei minha graxa de rolamentos e passamos limpa contatos.
As escovas estão com mais da metade e não foram trocadas.
Montei ontem mesmo e o motor de partida esta novinho.
Vlw

PauloEstrella
26/02/2013, 10:01
Tenho uma tracker 2008 , to com um problema, cuando ando nela de segunda ou primeira marcha ela engasga e ate da en alguns casos esploçao na descarga, o meu mecánico diz que pode ser as bobina das velas, sera?

Elisson
26/02/2013, 10:46
Tenho uma tracker 2008 , to com um problema, cuando ando nela de segunda ou primeira marcha ela engasga e ate da en alguns casos esploçao na descarga, o meu mecánico diz que pode ser as bobina das velas, sera?

Troca as velas primeiro, se não resolver aí parte para bobina.

bhallacktracionado
26/02/2013, 11:27
tenho uma tracker 2008 com 29000 km e quando passo de 100km/h escuto um ronco e quando tiro o pé do acelerador o ronco some .Alguem ja teve algo parecido?







Troca as velas primeiro, se não resolver aí parte para bobina.

Executor
26/02/2013, 20:02
Pessoal,

Notei uma pequena folga na caixa de direção ou coluna de meu Tracker, quando subi um morro de pedras minéiro.
Seria normal? Ela está com 51000kms rodados, pneus str scorpion Pirelli 235/60/16 novos, alinhado e balanceado.
Fiquei um pouco encucado, pois no aslfalto roda liso e sem barulhos.
Ou seja, esta trepidação sinto no volante. Seria alguma coisa grave no setor de direção?
Abraços a todos.

Ganso.


Ganso e m_bispo,

quase certeza que essas pancadas na direção das suas viaturas são da peça que conecta a barra de direção à caixa de direção, a qual o pessoal atribui vários nomes: coluna inferior de direção, junta universal da direção, cruzeta da direção, etc... Na minha está com o mesmo problema. Essa peça na TK tem duas juntas flexíveis de borracha, uma é a junta elástica que outros carros tb costumam ter e a outra fica acima da junta elástica e é uma espécie de luva (não achei um termo melhor). A folga pode ser na junta elástica ou na "luva". No caso da folga na junta elástica, é possível substituí-la, porém não sei de que carro caberia e, além disso, pra retirá-la é necessário esmerilhar os rebites que a prendem e subistituí-los por parafusos com porcas travantes de nylon. Na verdade toda essa peça foi feita para ser substituída e não reparada. Se a folga for na outra junta já era.

Na minha viatura estava batendo insuportávelmente, a folga era na "luva", então, até conseguir outra dei o seguinte jeito.
Observei que alguns GVs não possuem a tal outra junta fexível de borracha, a tal em forma de "luva" (têm apenas a junta elástica), e outros possuem as duas. Vejam as fotoas abaixo:

397636397637

a peça da primeira foto é igual a nossa e possui a segunda junta, a que é em formato de luva e está circulada.
a segunda foto é a msm peça de um GV, porém não possui a tal articulalção.

Pensando em imitar a segunda peça que não possui essa junção eu soldei a mesma neste ponto e dessa forma ela não é mais articulada.

O resultado foi que as batidas diminuiram em 90%. Não sumiu complatamente porque a junta elástica tb está com algum desgaste e depois verei a sua substituição.

Com relação à segurança, a solda foi muito bem feita e reforçada e, em um caso extremo, na pior das hipóteses, se a solda partir, a peça aida possui a sua fixação original, onde um parte fica travada dentro da outra.
Está assim já há uns dois meses e até agora não tive problema.

Lembrando que também pode haver foga nas juntas universais da peça, o que não é o meu caso, daí acho que só substituindo msm.

Um abraço!

m_bispo
13/03/2013, 14:30
Excelente tutorial.
Pergunto se foi você mesmo que retirou esta peça ou levou para algum mecânico?
Se não foi, você chegou a ver como ele tirou a mesma?
Quero tirar lá em casa mesmo e levar para algum lugar e tentar reolver.
Cheguei a conclusão que quando você leva a peça desmontada a solução é mais rápida e barata.
Abrç

Executor
13/03/2013, 16:34
Excelente tutorial.
Pergunto se foi você mesmo que retirou esta peça ou levou para algum mecânico?
Se não foi, você chegou a ver como ele tirou a mesma?
Quero tirar lá em casa mesmo e levar para algum lugar e tentar reolver.
Cheguei a conclusão que quando você leva a peça desmontada a solução é mais rápida e barata.
Abrç

Fala m_bispo!
Antes de mais nada, parabéns pela sua iniciativa de catalogar os tópicos úteis para nossas viaturas. Show de bola! Tenho certeza que vai aparecer muita coisa legal que não fica tão evidente num fórum com tanta informação. Acabei de deixar a minha contribuição relatando um problema que tive com minha roda livre manual.

Sobre a peça, deixa eu dar mais uma dica. Com ela ainda no lugar, segure-a e sacuda firmemente e fique observando que aí vc tem uma noção do local onde está a folga nela.
Fui eu mesmo que a retirei, é um pouco chato mas nada impossível. Primeiro vc retira os dois parafusos de cima e solta ela da coluna de direção, depois vc precisa entrar embaixo do carro e retirar o parafuso que a prende na caixa de direção. Para desencaixa a peça da caixa de direção vc precisa encontrar uma posição onde vc consiga bater na peça de baixo pra cima com um ponção ou outra coisa. Essa é a parte mais chata porque a posição é horrível.
Outra dica: antes de executar a retirada deixe a direção reta e depois que retirar a peça não mexa mais no volante, se não vai dar problema no ponto certo da cinta da direção hidráulica.

Vlw!

lauro tracker
13/03/2013, 21:49
Estou aprendendo muito... obrigado..:)

Executor
13/03/2013, 22:42
Estou aprendendo muito... obrigado..:)

Show de bola! Antes eu não tinha saco pra mexer em carro, era só abastecer e andar. Mas agora, com a minha TK é diferente, ela é o meu xodozinho :dance:

m_bispo
14/03/2013, 14:12
Primeiro vc retira os dois parafusos de cima e solta ela da coluna de direção, depois vc precisa entrar embaixo do carro e retirar o parafuso que a prende na caixa de direção. Para desencaixa a peça da caixa de direção vc precisa encontrar uma posição onde vc consiga bater na peça de baixo pra cima com um ponção ou outra coisa. Essa é a parte mais chata porque a posição é horrível.
Outra dica: antes de executar a retirada deixe a direção reta e depois que retirar a peça não mexa mais no volante, se não vai dar problema no ponto certo da cinta da direção hidráulica.

Vlw!

Prezado Executor,

li suas observações e fui verificar. Há uma folga na luva!
Para desmontar a parte superior é fácil são 2 parafusos numa espécie de luva tb. Sem problemas.
A parte inferior da coluna, você retirou por baixo do veiculo. Minha Tracker tem as proteções inferiores que são um saco para retirar.
Vi que dá para tirar por cima, pelo vão do motor. Mas para isso, você precisa de 2 coisas: uma chave com catraca, pois o espaço é pequeno para movimentação e girar o volante para que o parafuso apareça e fique numa posição mais pŕoxima do carter do motor. Nesta segunda, dará problema com o que falou sobre não girar o volante depois de alinhá-lo pra frente.
Pergunta-se:
1) o que é este "ponto certo da cinta da direção hidráulica."
2) não dá para fazer todo serviço, mesmo girando o volante, colocar a coluna de qualquer maneira, depois alinha-se as rodas pra frente (o volante estará desalinhado) e acerta-se o volante afrouxando-se esta luva superior e depois apertando no ponto certo.
Não sei se me fiz entender.
Abraços

Executor
14/03/2013, 15:33
Prezado Executor,

li suas observações e fui verificar. Há uma folga na luva!
Para desmontar a parte superior é fácil são 2 parafusos numa espécie de luva tb. Sem problemas.
A parte inferior da coluna, você retirou por baixo do veiculo. Minha Tracker tem as proteções inferiores que são um saco para retirar.
Vi que dá para tirar por cima, pelo vão do motor. Mas para isso, você precisa de 2 coisas: uma chave com catraca, pois o espaço é pequeno para movimentação e girar o volante para que o parafuso apareça e fique numa posição mais pŕoxima do carter do motor. Nesta segunda, dará problema com o que falou sobre não girar o volante depois de alinhá-lo pra frente.
Pergunta-se:
1) o que é este "ponto certo da cinta da direção hidráulica."
2) não dá para fazer todo serviço, mesmo girando o volante, colocar a coluna de qualquer maneira, depois alinha-se as rodas pra frente (o volante estará desalinhado) e acerta-se o volante afrouxando-se esta luva superior e depois apertando no ponto certo.
Não sei se me fiz entender.
Abraços

m_bispo, sua dúvida ficou bem clara.
Só que eu acabei complicando na minha explicação. Onde se lê "cinta da direção hidráulica" na verdade era pra ser CINTA DO AIRBAG.
Então, logo embaixo do volante, preso aos controles da seta, limpador de parabrisa, etc, existe uma caixinha que possui uma fita (ou cinta) dentro parecida com um cabo flet. Essa cinta é responsável por mandar energia para a buzina e o Airbag do volante. Ela se enrola e desenrola conforme vamos girando o volante. O jogo normal do carro dá umas duas voltas do volante pra cada lado, e a cinta possibilita umas duas voltas e meia pra cada lado, muito pouca sobra. Então vamos supor que a gente tirou a coluna de direção inferior e não prestou atenção no volante e este foi girado uma ou duas voltas solto. Acontece que na hora da montagem, se o volante não estiver na posição inicial certa com relação à cinta do airbag, que é de 2,5 voltas (mais ou menos) pra cada lado, vai ficar com sobra da cinta para um lado e para o outro vai ficar sem folga suficiente para completar as duas voltas do jogo do volante, e quando o volante for girado para esse lado a cinta irá se partir. Preju total porque essa peça que leva a cinta dentro custa a bagatela de 600 pratas!
Espero que tenha dado pra entender, desculpe a confusão inicial.
Então, respondendo a sua pergunta, agora que vc sabe como a tal cinta funciona, vai saber o que deve fazer pra não perder o ponto central do volante, mesmo ser for necessário movimentá-lo solto.
Só mais uma observação, tirar o parafuso de baixo não foi a pior parte para mim, difícil mesmo foi desencaixar a coluna de direção inferior da caixa de direção que no meu caso tava super arroxada. Não teve outro jeito a não ser bater coluna de direção inferior de baixo pra cima por baixo do carro. Essa é a verdadeira parte chata do negócio.
Cara, acabei escrevendo muito, espero que tenha dado pra entender mas se precisar pode perguntar quantas vezes quiser.

Vlw!

m_bispo
14/03/2013, 17:17
Executor,

mais uma vez obrigado pelas informações.
Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
3) fazer umas marcações de referencia;
4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
Seguem as folhas do manual.
Abraços400574400575400576400577400578400579400580

Executor
14/03/2013, 18:11
Executor,

mais uma vez obrigado pelas informações.
Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
3) fazer umas marcações de referencia;
4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
Seguem as folhas do manual.
Abraços400574400575400576400577400578400579400580

Blz!
Tb tenho a pretenção de comprar um torquimetro, mas por enquanto vai na sensibilidade msm. Não apertei exageradamente, somente até sentir que ficou firme. Acho que dessa forma vc já pode ir mexendo e depois corrigir com o torquimetro.
Um abraco!

Executor
14/03/2013, 18:15
Executor,

mais uma vez obrigado pelas informações.
Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
3) fazer umas marcações de referencia;
4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
Seguem as folhas do manual.
Abraços400574400575400576400577400578400579400580

Ah, repare que nos desenhos do manual a coluna inferior da direção não possui aquela tal junta feito uma "luva" onde deu folga nas nossas Tks. Acho que isso reforça que soldar ali, se for feito direitinho, é uma solução viável.

leodinossauro
22/03/2013, 19:00
Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?

Executor
22/03/2013, 22:29
Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?

leodinossauro, acho que entendi o que vc quis dizer. Mas a parte que é soldada originalmente não possui movimento longitudinal ou movimento telescópico, ela funciona mais como um coxim para absorver impactos, entre as duas partes existe borracha e o desgaste desta borracha é o que gera a folga. Para o body lift é necessário trocar os parafusos e "tubinhos" da junta elástica por maiores.

m_bispo
25/03/2013, 14:00
Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?

Não sei lhe informar. Assim que desmontar a minha vou ver uma solução.
Com relação ao abaixamento, até onde eu consegui analisar a coluna montada no carro, eu tentaria achar aquela luva superior de 2 parafusos, que liga a barra do volante à coluna inferior da direção, em formato mais cumprido de outro carro ou mandaria fazer ou soldaria 2 luvas e faria a compensação introduzindo ou retirando a coluna inferior na luva, conforme a necessidade de altura.
Com isso, eu ficaria com os parafusos e "tubinhos" da junta elástica originais.
Concordo com o Executor acima, poderia soldar a coluna na luva e evitar o problema do impacto sentido no volante.
Mesma situação, fazendo uma análise rápida da peça montada, visualizei colocar uma parafuso de fixação de forma que possa ser possível trocar esta borracha, quando necessário.
Mas repito, estas idéias foram tidas com a peça montada. Pode ser que após desmontá-las, nada disso seja possível.
Se o Executor puder opinar, será uma boa.

402528

Executor
25/03/2013, 21:51
Não sei lhe informar. Assim que desmontar a minha vou ver uma solução.
Com relação ao abaixamento, até onde eu consegui analisar a coluna montada no carro, eu tentaria achar aquela luva superior de 2 parafusos, que liga a barra do volante à coluna inferior da direção, em formato mais cumprido de outro carro ou mandaria fazer ou soldaria 2 luvas e faria a compensação introduzindo ou retirando a coluna inferior na luva, conforme a necessidade de altura.
Com isso, eu ficaria com os parafusos e "tubinhos" da junta elástica originais.
Concordo com o Executor acima, poderia soldar a coluna na luva e evitar o problema do impacto sentido no volante.
Mesma situação, fazendo uma análise rápida da peça montada, visualizei colocar uma parafuso de fixação de forma que possa ser possível trocar esta borracha, quando necessário.
Mas repito, estas idéias foram tidas com a peça montada. Pode ser que após desmontá-las, nada disso seja possível.
Se o Executor puder opinar, será uma boa.

402528

m_bispo, obrigado por solicitar o minha opinião!

Concordo que uma "luva superior" mais comprida e compátivel seria uma solução viável, mas não recomendaria soldar duas luvas. Na minha opinião não é seguro soldar duas partes separadas neste sistema, a não ser que fosse uma solda de extrema confiança. Pode imaginar o que aconteceria se a solda se partisse com o veículo em movimento. Aí alguém pode perguntar: mas vc não soldou a sua? No ponto onde a minha foi soldada já existe o travamento original de uma peça dentro da outra, de forma que não existe movimento giratório de uma peça dentro da outra, a solda foi apenas para eliminar a trepidação.

Porém a solução dos tubinhos e parafusos maiores já é consagrada nos fóruns gringos. Além do mais, devido à posição em que trabalha a coluna de direção inferior, o prolongamento da "luva superior" teria que ser muito maior que o prolongamento dos tubinhos e parafusos para alcança a mesma distância de rebaixamento. Fiz um gráfixo para ilustrar melhor.

402565
Na Solução A o prolongamento teve que ser muito maior para alcançar uma certa distância de rebaixamento. Já na Solução B o prolongamento foi muito menor e o rebaixamento foi até maior que na Solução A.

Futuramente eu colocarei pneus maiores na minha viatura e vou precisar fazer o body lift, com relação ao prolongamento da barra de direção eu vou utilizar os tubinhos e parafusos maiores.

Vlw!

Executor
25/03/2013, 23:46
Fiz uma correção no desenho. Esqueci de levar em consideração a fixação na parte de baixo, sou seja, onde quer que seja feita a modificação a peça precisa se articular de forma diferente para seguir a direção da fixação na caixa de direção. No novo desenho há uma linha vermelha que é a distantia (simulada) entre estes dois pontos que agora está sendo respeitada. A consequencia é que a diferença nos prolongamentos não é tão desproporcional mas mesmo assim a teoria é a mesma.
402614

m_bispo
26/03/2013, 11:20
Fiz uma correção no desenho. Esqueci de levar em consideração a fixação na parte de baixo, sou seja, onde quer que seja feita a modificação a peça precisa se articular de forma diferente para seguir a direção da fixação na caixa de direção. No novo desenho há uma linha vermelha que é a distantia (simulada) entre estes dois pontos que agora está sendo respeitada. A consequencia é que a diferença nos prolongamentos não é tão desproporcional mas mesmo assim a teoria é a mesma.
402614

Mais uma vez excelente post, conseguiu expressar com clareza o que eu visualizei.
Eu optaria pela Solução A, pois é mais simples e fácil de mexer.
Lógico que a B já é consagrada e é mais fácil de achar, além de vir com o lift.
Abraços

Executor
26/03/2013, 23:21
Mais uma vez excelente post, conseguiu expressar com clareza o que eu visualizei.
Eu optaria pela Solução A, pois é mais simples e fácil de mexer.
Lógico que a B já é consagrada e é mais fácil de achar, além de vir com o lift.
Abraços

Concordo com a questão da praticidade em substituir a peça superior por uma maior (como na solução A). Desmontar todo o sistema da junta elástica iria realmente dar mais trabalho, principalmente se a junta estiver ok e não estivesse precisando trocar. Além disso, tem que pensar na questão dos parafusos (dos parafusos nem tanto) e dos tubinhos na medida, que possívelmente seria necessário mandar um torneiro fazer. O ideal seria achar essa luva superior na medida necessária, de preferência de outro carro.
Tava muito empolgado em colocar logo a mão na massa e fazer o body lift o quanto antes, mas meu carro começou a apresentar possíveis problemas sérios no motor devido a alta quilometragem e temo ser necessária uma retífica. Se for o caso, a longa conclusão do meu projeto de deixar o TK um monstrinho vai ter que se prorrogar por mais um ano... :(
Vo levar o carro no meca amanhã e torcer pra que não seja nada sério...

chicok
27/03/2013, 09:12
Executor, desculpa a curiosidade, mas qual kilometragem? E qual o óleo usado até o momento.
Obrigado.

Executor
27/03/2013, 11:29
Executor, desculpa a curiosidade, mas qual kilometragem? E qual o óleo usado até o momento.
Obrigado.

Fala chicok!
Ta beirando os 150000 e no momento to usando o 15w-40 semi sintético. Acabei de voltar do meca e ele comprovou o que eu temia, ta realmente batendo biela. Tinha esperança de ser corrente de comando, a facada seria menor. Mas vou pedir uma segunda opinião pra ter certeza. Se for biela msm é encostar e retifiicar :cry:
Vlw!

m_bispo
27/03/2013, 11:47
Executor,

tentei retirar a coluna inferior ontem. Retirei os 2 parafusos da luva superior, mas a bichinha nem se mexe. Tive que dar uma batidas nela para descer um pouco.
Não sei estou fazendo algo errado ou se ela está emperrada mesmo. Já passei desingripante e vou tentar de novo hoje.
Quando você retirou a sua, foi fácil ou deu trabalho?
Abraços

Executor
27/03/2013, 19:22
Executor,

tentei retirar a coluna inferior ontem. Retirei os 2 parafusos da luva superior, mas a bichinha nem se mexe. Tive que dar uma batidas nela para descer um pouco.
Não sei estou fazendo algo errado ou se ela está emperrada mesmo. Já passei desingripante e vou tentar de novo hoje.
Quando você retirou a sua, foi fácil ou deu trabalho?
Abraços

E aí m_bispo! Estamos na luta!
No meu caso eu tirei essa peça umas 3 vezes do lugar (primeiro para conhecer, depois para avaliar uma solução, depois para corrigir). Acontece que na primeira vez ela é meio ruin de sair sim, daí tem que meter porrada msm, mas com carinho, hehehehe. Experimenta bater com um toco de madeira para não ofender a peça. A pior parte mesmo é a fixação na caixa de direção. Veja o tando de porrada que vc vai ter que dar pra tirar a parte de cima, daí imagine que vc vai ter que fazer a mesma coisa na parte de baixo e naquele posição maravilhosa. Mesmo assim não é nada muito complicado, se precisar tirar ela uma segunda vez vc já vai com a manha e já não será tão difícl. Na pior das hipoteses vc vai ter que tirar o peito de aço pra bater de baixo pra cima.
Boa sorte meu amigo. Se precisar de mais informações é só falar!

m_bispo
02/04/2013, 13:57
Executor,

consegui tirar a parte de cima, após dar umas pancadas bem fortes.
Limpei e lubrifiquei e agora ela entra e sai com facilidade.
Agora, a parte de baixo, eu fiquei com medo da força das pancadas que estava dando e nem se mexia, que desisti e montei novamente a parte de cima.
Vou ver se meu mecanico retira pra mim para fazer as trocas/soldas necessárias.
Assim que tiver uma solução eu posto aqui.
Abraços

Executor
03/04/2013, 21:10
Executor,

consegui tirar a parte de cima, após dar umas pancadas bem fortes.
Limpei e lubrifiquei e agora ela entra e sai com facilidade.
Agora, a parte de baixo, eu fiquei com medo da força das pancadas que estava dando e nem se mexia, que desisti e montei novamente a parte de cima.
Vou ver se meu mecanico retira pra mim para fazer as trocas/soldas necessárias.
Assim que tiver uma solução eu posto aqui.
Abraços

Tá falado m_bispo!
Um abraço!

m_bispo
08/04/2013, 11:57
Olá Executor,

aconteceu algo no mínimo misterioso.
Ontem estava voltando de um sítio e peguei uma estada de pedra muito ruim.
Para minha surpresa, o barulho na coluna de direção e as pancadas sentidas no volante sumiram!
Fiquei analisando o que poderia ter acontecido e cheguei a 2 conclusões:
1) na montagem devo ter encaixado melhor a tal luva ou esticado ela de forma haja um espaço entre os metais;
2) encaixado melhor a junção onde estão os tubinhos ou também esticado ela de forma que não houvesse contato entre metais.
3) troca das bieletas, pois havia trocado elas recentemente, mas não tinha feito nenhum teste.
Quando estava tentando retirar a coluna, dei pancadas em baixo e tentei puxar também por cima. Isso pode ter ajudado no encaixe dessas peças.
De qualquer forma, o problema está resolvido. Vou continuar monitorando para ver se o barulho volta.
Abraços.

mas.marco
08/04/2013, 13:00
Olá Executor,

aconteceu algo no mínimo misterioso.
Ontem estava voltando de um sítio e peguei uma estada de pedra muito ruim.
Para minha surpresa, o barulho na coluna de direção e as pancadas sentidas no volante sumiram!
Fiquei analisando o que poderia ter acontecido e cheguei a 2 conclusões:
1) na montagem devo ter encaixado melhor a tal luva ou esticado ela de forma haja um espaço entre os metais;
2) encaixado melhor a junção onde estão os tubinhos ou também esticado ela de forma que não houvesse contato entre metais.
3) troca das bieletas, pois havia trocado elas recentemente, mas não tinha feito nenhum teste.
Quando estava tentando retirar a coluna, dei pancadas em baixo e tentei puxar também por cima. Isso pode ter ajudado no encaixe dessas peças.
De qualquer forma, o problema está resolvido. Vou continuar monitorando para ver se o barulho volta.
Abraços.

misterios da meia-noite que voam longe. Que você nunca. Não sabe nunca. Se vão, se ficam. Quem vai, quem foi...

Executor
08/04/2013, 18:35
Olá Executor,

aconteceu algo no mínimo misterioso.
Ontem estava voltando de um sítio e peguei uma estada de pedra muito ruim.
Para minha surpresa, o barulho na coluna de direção e as pancadas sentidas no volante sumiram!
Fiquei analisando o que poderia ter acontecido e cheguei a 2 conclusões:
1) na montagem devo ter encaixado melhor a tal luva ou esticado ela de forma haja um espaço entre os metais;
2) encaixado melhor a junção onde estão os tubinhos ou também esticado ela de forma que não houvesse contato entre metais.
3) troca das bieletas, pois havia trocado elas recentemente, mas não tinha feito nenhum teste.
Quando estava tentando retirar a coluna, dei pancadas em baixo e tentei puxar também por cima. Isso pode ter ajudado no encaixe dessas peças.
De qualquer forma, o problema está resolvido. Vou continuar monitorando para ver se o barulho volta.
Abraços.

Olá m_bispo!
Grata surpresa hein!
Uma coisa que eu reparei futucando é que a coluna inferior de direção tem um ponto te tensionamento ideal. Se ela ficar pouco tensionada sacode bastante (faz barulho) e a direção fica estranha de virar, um pouco mais dura. Quando ela fica tensionada demais eu reparei que as partes dela trabalham forçadas, principalmente a junta elástica. Depois de montar assim muito tensionada e achar que estava forçando eu afrouxei um pouco sem testar dirigindo. O melhor resultado de ajuste que obtive foi que a direção ficou bem leve mas as batidas continuaram e daí parti pra solda. Agora que vc citou o seu caso, pode ser que o certo seja a coluna inferior de direção bem tensionada, já que não cheguei a dirigir com ela assim, porém no meu caso, o desgaste onde fiz a solda era bem evidente. Por outro lado, realmente deixar a peça muito tensionada não parece correto. O ideal seria a opinião de um especialista que manje bem dos suzukis.

Vlw!

roos
08/10/2013, 18:22
Turma,

não mexi nessa coluna, mas ao trocar terminais e axial e a direção continuar batendo, fui verificar então e constatei que a bucha da coluna está muito desgastada, pensei em tirar e levar num torneiro e mandar fazer, mas acabei comprando no ebay:
Bushing Joint Assy Universal Steering Suzuki Grand Vitara 1998 2006 48220 65D20 | eBay (http://www.ebay.com/itm/BUSHING-JOINT-ASSY-UNIVERSAL-STEERING-SUZUKI-GRAND-VITARA-1998-2006-48220-65D20-/261249346784?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3ASuzuki&vxp=mtr&hash=item3cd3acace0)

Assim que resolver o problema, posto aqui.

Abs.

Digao
12/01/2015, 00:11
Pessoal, como está a folga com a solda depois desse tempo? Identifiquei início de folga e também acredito que seja na tal luva. Já folguei a junção superior da barra articulada com a barra de direção e estiquei pra cima, o que diminui a folga, mas deixa o conjunto um pouco mais pesado para esterçar. Estou pensando em fazer uma pequena solda na luva com ela montada, mas tenho receio de destemperar o aço e fragilizar a peça. Alguma dica?

marcilio74
06/05/2016, 17:13
Pessoal, reparei que minha Tracker está roncando quando tiro o pé do acelerador numa descida. O barulho vem da frente do carro. Quando volto a acelerar ou coloco em ponto morto o ronco para. Alguém já passou por isso. Alguma dica. Obrigado

cwb2009
03/01/2021, 20:48
Olá colega. Depois de tanto tempo, conseguiu resolver a situação da solda? Tô pensando em fazer no meu,.pois há uma pequena e chata folguinha.